Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Enredo HC 938: Os índios tomam conta… do mundo!

De Khmeres a Guaranis, os índios tomam conta… do mundo!
Esta é uma apresentação especial, este enredo disputou o QUARTO CONCURSO DE ENREDOS.


AUTOR: Luiz Eduardo Thannus dos Reis

Explicação do enredo:
Esse enredo jamais foi contado da forma que será contado agora, pois eu abrangi uma variedade de cultura pele-vermelha que ninguém jamais fez.
Portanto, vocês verão países como a Indonésia, o Peru, o México, os Estados Unidos, o Brasil e até o Pólo Norte se encaixarem, formando uma história interessante, e bem ousada!
Introdução:
Índios: por muitos amantes do carnaval, são tratados como “enredo batido”. Acho que não é por aí.
O melhor enredo da história (Tupinicópolis) é sobre índio, e esse enredo, também será.
Eu pretendo misturar países, aparentemente diferentes, em um único enredo, com um simples e famoso elo de ligação: índios.
Portanto, esse enredo vai falar, de Khmeres a Guaranis, dos índios, que tomarão conta do mundo!


Sinopse:
Voltando ao tempo, a mais ou menos 3000 anos atrás, nas distantes terras do Sião e da Insulíndia, uma civilização desconhecida no ocidente: os Khmeres, a primeira civilização indígena organizada, florescia.
Os Khmeres eram hinduístas, e eram também grandes construtores. Foram eles que fizeram o maior templo da história: Angkor (situada no atual Camboja), a antiga capital.
A Indonésia possui inúmeros monumentos grandiosos e magníficos, especialmente em Java: Borobodur, conhecida como a montanha dos mil Budas, por possuir 597 estátuas do Avatar indiano (além de contar a história do deus apenas com desenhos em alto relevo); Phrambanam, o templo das três cabeças (Vishnu, Brahma eShiva) e Palembang, a cidade de Ganesha.
Bom, os Khmeres ocuparam todo o Sião e a Insulíndia, chegando à Papua Nova Guiné, onde deram origem aos Papuásios.
A saga dos Khmeres e Papuásios não ficou restrita apenas ao sudeste asiático, eles foram, através de canoas, para as ilhas da Melanésia, Polinésia e Micronésia (onde se dividiram em várias tribos diferentes, porém, a essência da cultura e do idioma de cada uma delas é a mesma).
Graças à migração Khmer/Papuásios, todas as ilhas do pacífico são povoadas.
Os micronésios resolveram migrar (por meio de canoas e barcos) para o leste e para o norte. No leste, chegaram à Ilha de Páscoa (famosa pelas esculturas do HapaNui, que foram construídas pelos nativos).
E no norte chegaram ao Havaí (arquipélago famoso pelos Tikis, estátuas de madeira semelhantes aos Hapa Nui). O Havaí não foi o destino final. 
Os índios acabaram conquistando a América, quando desembarcaram no sul do Canadá, alguns migraram para o norte, virando esquimós; outros foram para o leste, virando os índios norte-americanos; e outros foram para o sul, criando as civilizações pré-colombianas. Na América Central e na América do Sul, os Astecas, Maias e Incas formaram civilizações tão grandiosas, que até os europeus tiveram inveja, pensando que aquele era o Eldorado, a civilização perfeita.
Por fim, os índios chegaram a Amazônia, onde os mistérios da floresta fizeram crenças e mitos maravilhosos, que até hoje encanta os brasileiros, e até mesmo pessoas de outros países.
Da Amazônia, foram para o resto do Brasil, tornando o país um país de índios, os verdadeiros donos da terra.
Terminando nossa viagem pela história dos peles-vermelha, vamos homenagear esse povo tão sofrido, vítima da cobiça e da inveja, que merece todos os privilégios que lhe foram tirados, e terminando nessa “índio-mania”, vamos dizer: OS ÍNDIOS TOMAM CONTA DO MUNDO![]
Fotos de arquiteturas Khmeres:
Templo de Phrambanam, em Java, Indonésia.

Templo de Angkor, Camboja.


Cúpulas de Borobodur

Distribuição de setores:
1-glória Khmer
 
2-de Papua ao Havaí
 
3-índios norte-americanos
4-civilizações pré-colombianas
5-a chegada ao Brasil
6-festa tupi-guarani
7-é índio dominando o mundo!

Desenvolvimento do enredo:

Setor 1:

Comissão de frente: Guardiões de Angkor: 14 componentes
Será uma fantasia luxuosa. Os 14 componentes estarão vestidos com uma bata indiana laranja, com uma ombreira cheia de desenhos indianos e com um chapéu parecido com o chapéu do deus Shiva (dourado, azul escuro, verde jade e magenta). A ombreira dará sustento para um grande esplendor de plumas de pavão (largura e altura) e faisão (volume e acabamento). Ambas as plumas estarão em cores naturais. Os 14 componentes terão uma lança trabalhada com desenhos indianos e que terá fogos de artifício. A coreografia será simples, pois o tamanho da fantasia será o mais importante. Eles apresentarão a escola e soltarão fogos de artifício e cortinas de fumaça.

Ala 1: Angkor, a capital religiosa: 70 componentes.

Ala 2: Phrambanam, o budismo indígena sagrado de Java: 80 componentes.

Ala 3: Borobodur, o templo dos mil Budas: 100 componentes.

Segundo casal de mestre sala e porta bandeira: Ganesha e Parvati
Ele: Ganesha, o deus da fortuna: seria uma fantasia vazada, só ombreira, calça, costeiro e chapéu. Costeiro: seria em plumas de faisão e pavão, nas cores naturais. Chapéu: seria uma cabeça de elefante com pedras incrustadas na testa e nas presas. Ombreiras: seria uma ombreira vazada com desenhos indianos e pedrarias incrustadas. Calça: seria uma calça balão laranja, com acabamento em desenhos indianos e pedrarias na cintura e na barra (o sapato seria aqueles que tem um bico, o chamado sapato de Aladim). O leque seria feito em plumas de faisão e avestruz, ambas as plumas pintadas de dourado.

Ela: Parvati, a deusa da fertilidade: a fantasia será bem luxuosa.
Saia: seria uma flor de lótus, toda dourada, cheia de incrustações de pedrarias de diversas cores. Busto: seria um tecido leve na cor laranja, o costeiro seria de plumas de faisão e pavão, ambas em cores naturais. A cabeça da fantasia seria uma coroa indiana, com várias pedrarias incrustadas.


Abre alas: Glória Khmer, a magnífica civilização indígena. 43 m de comprimento, 11 m de largura, 12 m de altura, 40 componentes, 7 destaques.
Será um carro triplo, que terá 43 m no total.
No carro da frente, veremos a representação de cúpulas de Borobodur, que serão na verdade fontes em cima de um espelho (serão 25 cúpulas). Acima de cada cúpula, veremos um componentes HOMEM vestido de Buda, sentado em posição de meditação.
O nome da escola estaria bem visível na frente das fontes/cúpulas, a letra seria feita como se fosse um alto relevo, decorado com cipós.
No carro de trás, veremos um palácio parecido com o templo de Angkor, com várias estátuas indianas de aproximadamente 8 m de altura.
Os 7 destaques serão representados da seguinte forma:
Destaque 1: Buda, o deus supremo: a fantasia será basicamente uma toga indiana (na cor amarelo açafrão) com um luxuoso esplendor em plumas de faisão sustentado por uma estrutura dourada enriquecida em pedrarias. O chapéu seria uma peruca igual à usada por Buda (incluindo a orelha alongada). Braceletes e caneleiras indianas. Encontrará-se na cúpula central do carro da frente.
Destaque principal: imperador khmer: virá na torre central do carro de trás. A fantasia será toda dourada (toda feita com pedrarias e bordados, será em desenhos indianos) com um esplendor gigantesco, que virá confeccionado com plumas de avestruz e de faisão (na cor dourada e azul). O chapéu da fantasia será semelhante ao chapéu do destaque 1.
Destaque 3: jóias indonesianas: virá na entrada da réplica do templo (na frente do carro de trás), com um esplendor de plumas de pavão e faisão. A fantasia será dourada e azul.
Os componentes do carro de trás viriam nos queijos que seriam em forma das torres do templo de Palembang (ver fotos), vestidos de guerreiros khmeres.


Setor 2:

Ala 4: embarcando para Papua: 110 componentes

Ala 5: os índios chegam à polinésia: 100 componentes

Tripé: moais da ilha de páscoa: 4m de comprimento, 9 m de largura, 8 m de altura.
Será um tripé sem destaques, ou seja, não contará como alegoria. Será a representação de 12 estátuas moais, nas cores cinza e verde musgo (já que estarão pintadas como se estivessem cheias de musgos). A saia do carro imitará o aspecto de pedras com musgo.

Ala 6: oceano das tormentas: 90 componentes
Ala 7: baianas: dançarinas de Hula-hula: 130 baianas
A fantasia das baianas será simples e leve. O corpo da fantasia será apenas um bustiê decorado com flores. Virá também com um colar de orquídeas de plástico. O costeiro será leve, pois será apenas uma estrutura com um fio cheio de orquídeas de plástico. O chapéu das baianas será uma coroa de hibiscos vermelhos feitos de pano e plástico. A saia será feita de juta, o acabamento da saia (parte da cintura) será feito com as mesmas orquídeas de plástico, na cor lilás. Dessas orquídeas da cintura, penderão fios cobertos das mesmas flores para até a barra da saia.


Carro 2: dançarinos do Havaí: 17 m de comprimento, 10 m de largura, 11 m de altura, 50 componentes, 2 destaques.
O carro será a representação de um vulcão. Na frente do carro, esculturas de dançarinos de hula-hula. A saia do carro será confeccionada com pano azul claro, simbolizando o mar. Acima do pano azul claro, teremos várias palafitas havaianas, que são casas de madeira e palha de coqueiro (serão suportes para queijos de componentes de carro). O vulcão (centro do carro), viria todo pedregoso e sua boca soltaria fumaça e dispararia fogos de artifício. Na parte da frente do vulcão, viríamos o destaque principal, que viria de erupção vulcânica, com sua fantasia vermelha e laranja, esplendor de plumas de pavão tingidas de vermelho e a fantasia em forma de labaredas. Na frente do carro, viríamos a destaque, que estaria na frente das esculturas, que estaria vestida também de dançarina de hula-hula. A fantasia da destaque seria confeccionada com flores de plástico. O esplendor seria de plumas de faisão tingidas de lilás. Seria interessante ver também que o gerador do carro estaria coberto por esculturas de hibiscos gigantes. Por todo o carro, veríamos também vários coqueiros. Os componentes do carro estarão vestidos de dançarinos de hula-hula.

Setor 3:

Ala 8: a chegada ao Pólo norte: 100 componentes

Ala 9: esquimós: 100 componentes

Ala 10: povoamento das grandes planícies: 120 componentes

Ala 11: totens das rochosas: 110 componentes

Ala 12: povoamento do Texas: 110 componentes


Carro 3: do pólo norte ao Texas, os índios norte americanos. 20 m de comprimento, 10 m de largura, 11 m de comprimento, 40 componentes e 3 destaques.
Será um carro duplo, cada um com 10 m.
Carro da frente: pólo norte: seria uma enorme geleira, com uma enorme escultura de um urso polar bem na frente do carro, toda articulada. O carro seria cheio de iglus também, e dentro desses iglus veríamos componentes deitados, desfilando lá dentro. Pilares de “gelo” seriam suportes de queijos, onde veríamos mulheres e homens vestidos de esquimós (logicamente a fantasia seria um tapa sexo, uma ombreira de pelúcia, botas de pelúcia, punhos de pelúcia e um capuz com pele, já que uma roupa de esquimó é muito pesada e quente). O destaque dessa parte do carro virá no centro, em cima da geleira, e estará vestido de gelo eterno, com uma fantasia toda branca e prata. O esplendor de plumas de pavão terá um suporte em forma de um cristal de gelo, cujas pontas sairá leques de plumas de pavão tingidas de branco.
Carro de trás: América do norte: a saia do carro será em espuma, com o aspecto de pedra. As bordas laterais virão cheias de totens, que serão na verdade queijos para componentes de carro. O centro do carro virá com duas ocas de pano americanas e atrás uma enorme escultura de um chefe pele vermelha norte americano. Os dois destaques virão em cima das ocas. Na oca da esquerda, veremos o destaque vestido de índios das rochosas, com seu esplendor de plumas verdes escuras, e plumas de faisão tingidas de verde escuro. A fantasia será uma bata indígena e um cocar. Na oca da direita, veremos o destaque vestido de índios do Texas, com seu esplendor em plumas tingidas de cor de areia e as plumas de faisão na cor natural. Será a mesma fantasia (bata e cocar), só diferencia o costeiro.

Setor 4:

Ala 13: O eldorado surge: 60 componentes

Ala 14: maravilha Asteca: 70 componentes

Porta-destaque: Tenochitlán, o paraíso do Quetzal: 3 m de comprimento, 8 m de largura, 7 m de altura, 1 destaque e 2 componentes (conta como alegoria).
Seriam 3 pirâmides astecas, sendo que a central seria o dobro das duas laterais. Na pirâmide central, veríamos o destaque, que estaria vestido de quetzal (uma ave mexicana. Ela é toda verde com o peito vermelho). A fantasia seria o seguinte: os braços seriam asas, o peito seria vermelho, e o resto da fantasia seria verde. O esplendor seria de plumas de pavão tingidas de verde cítrico (a cor do quetzal). O chapéu seria a cabeça co quetzal.
Os outros dois componentes estariam vestidos de sacerdotes jaguares. O tripé seria a representação da grande pirâmide.

Ala 15: mistério maia: 80 componentes

Primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: Chauchiuhitlicue e Tlaloc (deusa da água e deus da chuva)
Ele: Tlalocserá uma fantasia azul ultramarina, com um costeiro de plumas de faisão e plumas de avestruz. As pedrarias da roupa serão em forma de gotas. A fantasia terá desenhos astecas bordados por miçangas.
Ela: Chauchiuhitlicueserá uma fantasia azul turquesa. Na saia, teremos a máscara da deusa dos rios feita em miçanga verde água. A barra da saia será feita com pedrarias em forma de gotas, ao invés de barra de plumas. O costeiro será feito de plumas de pavão tingidas de azul turquesa e plumas de faisão azul turquesa. A fantasia terá pedrarias em forma de gotas.

Bateria: jóias de Yucatán: 240 componentes
A fantasia seria uma bata asteca com uma ombreira toda trabalhada em pedrarias e desenhos astecas. Os punhos seriam braceletes astecas, e o chapéu seria uma coroa asteca com várias plumas.

Ala dos passistas: o mistério de Tehotihuacán: 80 componentes, 40 homens e 40 mulheres.

Ala 18: o condor de ouro: 90 componentes

Ala 19: Inca, o império do Sol: 90 componentes.


Carro 4: O condor de ouro brilha em Machu Pichu: 15 m de comprimento, 10 m de largura, 11 m de altura, 30 componentes, 1 destaque.
O carro será uma representação de Machu Pichu. Na frente, veremos uma escultura toda articulada (técnica de Parintins) de um condor dos Andes, que será todo dourado. Atrás desse condor, veríamos uma montanha com as ruínas de Machu Pichu. A saia do carro se estenderia até o topo do carro (tudo em forma de uma montanha, recortada pelas ruínas de MachuPichu). Os 30 componentes virão nas ruínas e nas encostas da montanha. Na ruína, veremos o destaque principal, que virá vestido de imperador sol (esplendor em plumas de faisão amarela e laranja, fantasia dourada). O carro terá o efeito de fumaça, já que está representando uma montanha brumosa.


Setor 5:

Ala 20: como está verde meu Xingu: 100 componentes

Ala 21: indo para o litoral: 80 componentes

Ala 22: índio antropofágico: 80 componentes

Ala das crianças: lendas: sateré-maué: 80 componentes
A fantasia das crianças será simples e leve. Será uma roupa de índio, na cor verde escuro e vinho, e o costeiro será composto por várias frutas de guaraná. A ala não será coreografada.

Ala 25: lendas: jaçanã: 70 componentes (todas mulheres)


Carro 5: a dança dos seres míticos: 11 m de comprimento, 9 m de largura, 7 m de altura, 20 componentes, 1 destaque.
Bem na frente do carro veremos três esculturas articuladas: uma Iara no centro, ladeada por dois botos cor de rosa, um de cada lado. Atrás das esculturas, uma fonte com várias vitórias régias. Atrás da fonte, troncos de árvores cheios de queijos, onde os componentes estarão alternando a fantasia: ora saci, ora curupira. O destaque principal virá de Guaraci, o astro supremo, com uma fantasia de índio amazônico, toda dourada e laranja, e seu esplendor em plumas de avestruz, rabo de galo e faisão. As de avestruz serão amarelas, as de rabo de galo serão laranjas e as de faisão, vermelhas.

Setor 6:

Ala 26: tupinambás: 90 componentes

Ala 27: guaranis: 80 componentes

Ala 28: tupiniquins: 90 componentes

Ala 29: tupinambôs: 80 componentes

Ala 30: goitacás: 90 componentes


Carro 6: tupi-festa: 10 m de comprimento, 10 m de largura, 7 m de altura, 40 componentes, 1 destaque.
O carro será uma festa na oca. Será um carro circular, com 10 m de diâmetro.  O centro do carro será uma oca circular, onde veremos o destaque principal: o grande pajé.
Em volta da oca, veremos 40 pessoas fazendo uma dança coreografada, uma mistura entre dança indígena e samba. Em volta do carro, teremos um corrimão de segurança, decorado com penas coloridas e juta, para dar uma caracterização indígena. A saia do carro será toda feita em palha e juta.
O grande pajé (destaque) virá com uma fantasia simples, mas luxuosa. Será uma bata recoberta por juta, e um cocar de penas de arara nas cores amarela, vermelha e azul. O esplendor será em plumas de avestruz no centro, tingidas de branco, e 4 camadas de penas de arara, de dentro para fora: amarela, verde, vermelha e azul (azul será a camada da borda).
Empoladas na oca, veremos esculturas de araras e tucanos em tamanho natural.


Setor 7:

Ala 31: índio é gente! 70 componentes

Ala 32: índio é vida! 80 componentes

Ala 33: índio é natureza! 100 componentes

Ala 34: índio é alegria! 90 componentes

Ala 35: índio é cultura! 90 componentes


Carro 7: os índios tomam conta do mundo! 17 m de comprimento, 10 m de largura, 9 m de altura, 30 componentes e 2 destaques:
Será um carro acoplado, pois serão 2 carros, o da frente de 7 m e o de trás de 10 m.
Carro da frente: mundo índio: será um enorme globo terrestre, cujos continentes serão desenhados com penas coloridas, e o globo girará, mas o eixo dele será um enorme cocar. A saia do carro será vários estandartes de plumas. Bem em cima do cocar, veremos o destaque do carro: mundo índio, com a fantasia de plumas azuis. O costeiro será um desenho da Terra rodeada por um esplendor de plumas de pavão tingidas de azul ultramarino. Os 15 componentes virão em queijos entre os estandartes de plumas, na base do carro.
Carro de trás: festa índia: o carro virá com um enorme rei momo vestido de pajé. No lugar de sua coroa veremos um cocar. Estará com braceletes de penas, cocar de penas e uma bata de juta. O trono será em forma de toras de madeiras decorada com palha e folhas de coqueiro. Em volta do rei momo, esculturas de pierrôs, colombinas e arlequins, todos vestidos de índios. Os 15 componentes dessa parte serão apenas mulheres, que estarão vestidas de “índias malucas”. O destaque dessa parte do carro virá atrás do trono do rei momo, vestido de carnaval indígena.

Velha guarda: pajés sábios

Compositores: ecos da floresta

Fim!
 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores