Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Enredo 904 - O número 4 – Quebrando profecias!

O número 4  Quebrando profecias!







Autor: Douglas Quinto
Email: Douglasquinto10@gmail.com



Introdução
O enredo parte de uma profecia constituida e consumada ainda na 1º época do concurso de enredos em 2003 e 2004, quando nenhum enredista escrevia enredo no concurso seguinte, após ser 4º colocado. A profecia continuo se cumprindo, anos depois, na volta do concurso. Até que no 8º concurso, este autor que vos escreve que teve o mal agouro de cair nesta posição. Como nenhum enredista nunca escreveu o que poderia acontecer com o autor que escrevesse? Pelo bem ou pelo mal, fiz esse enredo pensando em te-ló como amuleto para que coisas ruins não aconteçam.
O enredo parte de um jogo de dados, onde estramente sempre da o número 4, para desvendar esse mistério embarcamos na história e vemos que na Ásia, mais precisamente, chineses, Japoneses, coreanos e taiwaneses, o  número 4 é um número ruim, nada referente a esse número pode ser feito, conhecido como o numero da morte. Até que chegamos ao concurso de enredos onde jamais o 4º colocado escreveu no concurso seguinte, vemos todos os enredistas que passaram por isso e a estranha parada no tempo que o concurso deu após sua 4º edição. Depois, o autor busca a solução para o caso é ver em seu potencial em sua sabedoria a solução, tendo em vista que a rede de dormir não era amaldiçoada nem nada. Ao fim deixamos a incógnita se a profecia foi realmente quebrada ou se continuara a permear a história do concurso de enredos!








Sinopse
Estamos nós num jogo de dado...
Até que, muito misteriosamente o número 4 é sorteado.
O que mais espanta é que sempre o 4 é o numero sorteado.
Abre-se então o paraiso dos números 4. Muitos 4 estão sendo vistos.
Mas qual o segredo guardado por trás desse número??
Os asiáticos acreditam ser azar.
Evitam parar no 4º andar.
Evitam comprar 4 coisas iguais.
Evitam os números 40 ao 49.
O 4º mês do ano, o 4º dia do mês ás 4º horas, são coisas amaldiçõadas.
Seria o 4 o número da morte? Para eles sim. É sim o 4 o número da morte. Das trevas, das coisas ruins, dos maus presságios.
E no concurso de enredo, Um mistério que  intrigou os participantes. Nenhum autor que ficou no 4º lugar participou do concurso seguinte. O que estarias por trás?? Coincidencia?? Algum feiticio?? Não se sabe... Sabe-se que nunhum enredista 4º colocado escreveu no concurso seguinte. Desde o enredo sobre Jorge Ben Jor, no primeiro concurso de autoria de Rapazacka; passando pelo enredo em homenagem a Ilha do governador, com o titulo “A Ilha de todos os sambas” escrita pelo Imperial, pelos contos da raça que foi escrito por Fabio Slva e Arthur Macedo e chegando a voz do povo da música, concebido por Felipe Mocidade, que foi o 4º colocado no 4º concurso de enredos.
Até que, muito estranhamente, após o 4º concurso, as atividades foram suspensas e o concurso de enredos parou no tempo por 10 anos.
E o tempo passou...
E até que o concurso voltou, mas a profecia se cumpriu mais vezes. Assim o enredo sobre a lua de Christian Fonseca ficou em 4º lugar. Toni Mancine em uma homenageem a Michel Jackson, no sexto concurso, que teve que ficar com a 4º colocação. E no 7º um alguém que (NÃO PODEMOS CITAR O NOME) teve seu em 4º, não voltará a escrever nunca mais no concurso (graças a deus!!).
No oitavo concurso, esse autor que vós escreve, teve que conviver com o incomodo 4º lugar. E lhes indago, o que fazer para quebrar a profeccia do 4? Ir para igreja e rezar? Fazer uma promesssa a um santo? Implorar clemencia divina? Fazer um ebó? Se consultar com as erveiras do Ver-o-peso? Como quebrar o tabu? Um banho de sal grosso?
Lhes digo: O que importa é participar...E ser destemido... Apegar-se ao seu potecial, acreditar e seguir em frente sem temer. O que mais podera acontecer? Vamos saber agora, pois a rede balançou, balançou no 4º lugar, estranhamente, parou e para provar que não era amladiçoada, nasceu esse enredo para quebrar as profecias!
E, esse enredo quebrar aqui um tabu. Quebra a profecia e esperar sentado para saber qual mau presságio guardava o número 4 no Concurso Brasileiro de Enredos.
Terá acabado aqui a profecia? Quem viver verá...






Roteiro do desfile

1º setor... A sorte está lançanda?
No primeiro setor vemos se é a sorte que está sendo lançada mesmo. A escolha do número 4 num mistérioso jogo de dados fazendo assim começarmos a nós intrigar, até chegar no Paraíso do 4.

Comissão de frente: Jogo de dados 
A comissão de frente representa os dados, os dados são quadrados e mistériosamente os dados da comissão de frente apresentam somente o número 4, ou seja sempre o número 4 é sorteado, os dados soltam fumaça e papel picado. Apresentando 15 componetes a comissão de frente, os componentes tem fatasias pretas com bolas brancas.

Ala 1 – O número 4
Representa o número que vai nortear o enredo, a fantasia apresenta o número 4 numa roupa de led onde vemos 4 de todas as cores.

Ala 2 – a sorte do 4?
Representa a pergunta, o 4 é de sorte ou de azar? A ala apresenta quatro fantasias de de “trevo de quatro folhas” , nas cores preta, branca, azul e marrom.

Abre alas –  Paraíso do 4
O abre alas é acoplado e apresenta um paraiso do numero 4, com varias coisas que remetem ao número, na primeira parte do carro, temos um portão na frente com a frase: “Bem vindos ao paraiso do 4”, temos também na primeira parte 4 esculturas grandes do numero 4 na cor branca feita de acrilico, 4 destaques um em cima de cada um 4, varios quadrados (tem 4 lados), 4 em algarismos romanos (IV). Na segunda parte 4 esculturas de pessoas fazendo a possição “de 4” na cor vermelha e preta e tendo varios destaques fazendo o quadradinho de 4 em queijos em volta do carro.



2º setor... O 4 maligno dos asiáticos...
No segundo setor vemos que na Ásia o  numero 4 é um número de azar.

Ala 3 – Não pare no 4º andar!
Representa uma das coisas que, os asiaticos dizem serem maus. A fantasia apresenta uma barra de elevador apenas com numeros 4.

Ala 4 – Número 4 asiático - Baianas
Representa a escrita do numero em lingua asiatica, o malagouro está ligado a pronuncia do numero que é bem aprecida com a pronuncia do termo morte.A fantasia apresenta a escrita, em lingua asiatica do número com as cores vermelhas, pretas e brancas.



Ala 5 – Não compre 4 coisas iguais!
Outro fato sobre o mal do numero 4 é que jamais pode-se comprar 4 coisas de um produto iguais. A fantasia aprsenta 4 fantasias diferentes de um produto alimenticio.

Ala 6 –  40 a 49 de azar -  velha guarda
Os numeros 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 e 49 também fazem parte da profecia do mal do número 4. A fantasia apresenta os números 40 ao 49, esstampados em ternos  brancos.

Ala 7 – 4º mês do ano e 4º dia do mês
Representa o dia que mais os asiáticos não gostam. A fantasia apresenta cores amarelas em referencia ao sol e azul escuro em referencia a lua com o número 44 na cor preta no peito.

Ala 8 – 4 horas
Representa a hora que mais os asiáticos destestam. Fantasia com relógios marcando 4 horas nas cores pretas e vermelhas.

Alegoria 2 – O número da morte
A alegoria apresenta cor preta, cinza, marrom e vermelha, com 4 esculturas de caveiras vermelhas, 4 cruzes na trazeria, 4 cabeças de bruxas na frente.


3º setor... O 4º lugar do concurso de enredos
No terceiro setor, chegamos no concurso de enredos e vemos todos os enredos atingidos pela profecia do numero 4.

Ala 9 – Jorge ben
Representa o 1º enredo atingido pela maldição do 4º lugar no concurso de enredos. A fantasia apresenta microfones no espledor com um violão nas mãos e peruca e óculos imitando Jorge Ben jor.

Ala 10 – Ilha de todos os sambas
O segundo enredo atingido foi o enredo sobre a Ilha do governador. A fantasia apresenta cores vermelha, azul e branca com uma aguia na cabeça e com o adereço de mão o pavilhão da ilha.

Ala 11 – Contos da raça
Enredo que falava da relação de orixás. A ala apresenta seis fantasias representando  os orixás citados no enredo, Yemanja, Exu, Oxum, Ossain, Nana e Xango.

Ala 12 – Voz do povo passistas
Voz do povo foi um enredo que falava sobre a música, ficou em 4º lugar no 4º concurso de enredos. A fantasia apresenta notas músicais no espledor com as cores da bandeira Brasil.

1º casal de mestre de sala e porta bandeira – fim após a 4º edição
Após a 4º edição o concursos de enredos parou, foram mais de dez anos que separam a 4º edição da 5º. A fantasia apresenta cors pretas brancas com palavras escritas, representando o enredos do concurso. No chapéu de ambos um abacate azul.

Ala 13 – A lua Cheia – Bateria
No 5º concurso de enredos a briga pela 4º colocação foi dura, mas a lua cheia foi quem ficou com a posição. A fantasia apresenta na roupa com pelugem como de um lobisomem com uma lua no chapeu.  

Ala 14 – Homens nos espelhos
O homem no espelho era um dos enredos que poderiam ter ganhos o 6º concurso de enredos, mas não deu e ficou em 4º. A fantasia apresenta um esplelho no espledor com a roupa tendo inspiração em Michel Jakson, que era o grande homenageado do enredo.

Alegoria 3 – CENSURADA
No 7º concurso de enredos UM ALGUÉM QUE NÃO PODEMOS CITAR O NOME que num concurso tão concorrido foi a única das primeiras colocações que não teve nenhum empate.  A alegoria apresenta uma escultura CENSURADA com um homem andando em circulos em volta da escultura. Varias esculturas que remetem ao budismo cercam o carro. Desfilam na alegoria os enreditas do concurso: Beto Limberger, Fabio Granville, Danilo Guerra e Cleiton Almeida. Vestidos de terno, calça e chapéu panamá com estampa da roda da samsara.



4º setor... Correndo atrás de resolver
No ultimo setor buscamos a solução para o caso, como quebrar a profecia? E vemos que a solução está na confiança de seu potencial. E deixamos no fim uma icognita, se vai continuar ou não a profecia?

Ala 15 – Rezando
Rezar pode ser uma saida. A fantasia apresenta mão rezando no esplendor com roupas de pano fino e véu na cabeça.

Ala 16 – Faça uma promessa!
Uma promessa e que nada de ruim poderá acontecer. A fantasia apresenta cor amarela com penas brancas, tendo uma caneta nas mãos para anotar os pedidos.

Ala 17 – Clemência divina
A fantasia apresenta cores brancas com panos cortados em tirar e uma nuvem na cabeça.

Ala 18 – Faz um ebó
Um despacho pode ser que resolva o caso. A fantasia apresenta cores de roxa, nos espledor velas vermelhas brancas e na cabeça folhas verdes.

Ala 19 – Banho de ervas
Para tirar toda energia negativa um banho de ervas. A fantasia apresenta na cabeça folhas verdes, no esplendor várias garrafas  e na roupa calça e camisa  branca.

Ala 20 – Banho de sal grosso
E um banho de sal grosso resoverá? A fantasia apresenta a cor branca com muita pedraria.

Alegoria 4 – A rede balança mas não cai!
O enredo sobre Rede de dormir no 8º concurso, ficou com a incubencia de ser 4º colocado no concurso de enredos. O mesmo autor desse enredo quebra a profecia e participa do concurso seguinte. A alegoria apresenta várias redes em sua volta, tendo uma escultara do autor sentado na rede com martelo na mãos bantendo  na alegoria e um efeito em telão de led faz com pareça que ele está quebrando algo a cada martelada, na traseira componentes motam e desmontam um 4.





Ala 21 – É quebrada a profecia?
Fantasia branca representando a pagina em branco de fim de profecia.

Ala 22 – Segue a bola em frente! – compositores
E nos proximos concursos, a profecia seguira ou não? A fantasia tem estampa de bola em preto e branco.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores