Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Enredo 942: Persea Gratíssima!



Persea Gratissima não é um enredo é apenas um relato de como foi o Enredo: “Viajando sob a sombra de um abacateiro especial”. Eu fiz esse enredo em 2003, a intenção foi fazer uma brincadeira desenvolvendo um enredo sobre o abacate.Infelizmente, como vários enredos que eu possuía no computador, ele foi perdido. Hoje, em 2016 a intenção será apenas reapresentar essa ideia, contando o que eu me lembro, trazendo muitas imagens e ilustrações, procurando representar mais ou menos como teria sido este insano enredo!
O enredo era bastante delirante, a proposta era fazer uma grande viagem sob a sombra de um abacateiro espacial. Eu escolhi não exatamente falar do Abacate, mas falar do Abacateiro, pegar a árvore e dela explorar um mundo de possibilidades.
Meus setores com base na árvore foram: 




Primeiro setor – Um homenagem a árvore
Era um setor de síntese do enredo, com a proposta de fazer um tributo a árvore. Começando o enredo destacando a importância que pode ter um abacateiro, uma imensa árvore que pode chegar até 30 metros, ser rodeada e sustentar todo um ecossistema inteiro. A ideia apresentar uma grande árvore rodeada de animais (borboletas, pássaros, formigas) e até outras plantas que podem aproveitar a sua sombra ou seu caule para usar de suporte (como as orquídeas).

É basta comum encontrar músicas e poesias falando de um abacateiro: 


 Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba

O segundo setor – A história do Abacateiro



Esse segundo setor era bastante imponente, a proposta foi contar a história do abacateiro, falar dos astecas e incas, como esse fruto era utilizado em rituais, entender o seu nome “manteiga que vem da madeira” ou "testículo" conforme a fonte.
Recordo de algumas alas representado rituais importantes dessas civilizações. Procurei bastante para ver se acho boas referencias sobre a história do abacate, é impressionante como não achei quase nada sobre aquelas histórias que contei no enredo.



Pesquisa rápida só para informação, da Wikipédia inglesa: A evidência mais antiga de uso abacate foi encontrado em uma caverna localizado em Coxcatlán, Puebla, México, que data de cerca de 10.000 BC. A árvore de abacate também tem uma longa história de cultivo em Central e América do Sul, provavelmente começando tão cedo quanto 5000 aC. [4] Um jarro de água em forma de um abacate, datado de 900 dC, foi descoberta no pré-inca cidade de Chan Chan. [8] A conta mais antiga conhecida por escrito do abacate na Europa é o deMartín Fernández de Enciso (cerca de 1470-1528) em 1519, em seu livro, Suma De Geographia Que Trata De Todas Las Provincias Partidas Y Del Mundo. [9 ] [10] O primeiro registro escrito em Inglês do uso da palavra "abacate" era por Hans Sloane em um índice de plantas jamaicanas 1696. A planta foi introduzida para a Indonésia em 1750, Brasil em 1809, na África do Sul e Austrália no final de 1800, e do Levante, em 1908

O terceiro setor – O legume e as variedades
Contando as utilidades do abacate, seria explorado o abacate com legume, ou seja, comido salgado.
Também apresentava o grande número de variedades de abacates.




Guacamole - Prato com abacate e pimenta!


O quarto setor – A fruta e a chegada no Brasil

Mostrava o fato do abacate virar “fruta”, passar a ser comido doce, com açúcar, um costume português.
Continuando a desenvolver a história do abacateiro, este setor trazia a Quinta da Boa Vista, o abacate também teria seduzido a família imperial, o setor também falava e relatos que espécies de abacateiros foram encontrados no Norte do Brasil e por tanto esta seria uma fruta não mexicana, mas também genuinamente Brasileira.

Quinto Setor – A folha
Iria explorar a folha e sua propriedades medicinais.

Encontrei algumas imagens por aí: 



O Abacate seria considerado alimento afrodisíaco

Sexto Setor – A Flor
Este setor a intenção era chegar na flor do abacate e homenagear um tipo especial de Flor, o Rancho Flor de Abacate. Neste setor tinha um pedaço de história do carnaval.
Sétimo Setor – IVONE LARA um fruto especial do abacateiro.
Um setor para homenagear um fruto do Rancho Flor de Abacate, era um extravasamento da ideia. Mas com base no fato de Dona Ivone ser filha de uma pastora do rancho flor de abacate o enredo se rendeu essa grande dama do samba, lhe colocando como um fruto especial, momento para tentar surpreender e delirar um pouco.

Lembrando que em 2003 ela ainda não tinha sido homenageada pelo IMPÉRIO SERRANO. 
Oitavo setor – Encerramento aumentando o delírio, o Abacate Azul que seria o planeta Terra!


Viajando na sombra do abacateiro, o quando a mente humana pode viajar, momento para refletir sobre uma viagem maluca que passa por astecas, passa por Dona Ivone Lara e vai muito mais além... Trazia no final do setor Chico Xavier que trabalhava na sombra de um imenso abacateiro.
Momento para ir para o espaço, chamar a terra de um grande abacate azul, comparando que a terra também tem casca, polpa e caroço.
E assim fechar “Uma viagem sob a sombra de um abacateiro espacial”.
Se a Terra é um abacate, seria o universo a sombra de um abacateiro imenso? Você já foi mais ao fim do Universo para poder contestar essa afirmação?
FINAL


Hoje eu faria diferente?
Faria bastante, não extravasaria tanto o tema enredo, não teria o setor de Dona Ivone Lara, ficaria mais centrado na história do Abacate e a desenvolveria com mais profundidade.

Eu teria mais humor também, como em uma porção de imagens que encontrei por aí. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores