Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Enredo 903: Ceres, a Deusa dos Cereais também é cidade no interior de Goiás

Ceres, a Deusa dos Cereais também é cidade no interior de Goiás

Motivo do Enredo
A ideia para o enredo veio simplesmente do motivo que eu moro na cidade de Ceres em Goiás e sei que a Deusa tem a ver com a criação do município.
Introdução
Vamos começar o desfile com a história da Deusa dos Cereais, todas as suas crenças e seus dramas, e depois vamos mostrar que a ligação da Deusa com a cidade Ceres vai muito além do nome, mostraremos como se formou e como está a cidade.
Sinopse
De acordo com a Mitologia Romana, o homem tem a habilidade de arar, plantar e colher tudo graças a Ceres a deusa dos cereais, a deusa matriarcal.
Vamos começar a contar sua histótia. Com medo de que algum filho tomasse seu lugar o Deus Saturno, come seus filhos assim que nascem e Ceres era filha de Saturno e teve esse destino, por ser imortal todos os filhos comidos viviam no estomago do pai e cresceram lá, até que Júpiter o filho mais novo embebedou o pai e fez com que vomitasse seus irmãos um a um (Juno, Vesta, Plutão, Netuno e Ceres).
Ceres tinha uma filha chamada Prosérpina, que enquanto colhia flores encontrou um lindo narciso, quando puxou-o o chão se abriu e Prosérpina se viu diante de Plutão o Deus das Trevas e irmão de Ceres, mais ao comer um caroço de Romã acaba se casando com o tio e ficaria no inferno por toda a eternidade. Ceres procurou pela filha por nove dias e nove noites e ao pedir ajuda a seu irmão e pai de sua filha Júpiter não obteve sucesso, Ceres estava enfurecida e não aceitava a perda da filha, a deusa ordenou que a terra secasse. Nada a faria mudar e o mundo estava condenado a ir à ruinas por falta de alimento. Ao ver tal situação Mercúrio o deus da comunicação fez o intercâmbio ente Ceres e Plutão para que entrassem em um acordo, resolveram que durante seis meses do ano Prosérpina moraria com a mãe e nos outros seis com Plutão, isso fez com que surgissem as quatro estações, quando Prosérpina estava com Ceres acontecia a Primavera e o Verão, e quando estava no submundo acontecia o Outono e o Inverno.
Ceres representa a experiência da maternidade, não só a gestação, mas a da descoberta do corpo como algo precioso e valioso que requer muita atenção. Significa os prazeres simples da vida, a conscientização de que somos parte da natureza. Ceres representa uma sabedoria que vem da natureza, da capacidade de esperar até que as coisas estejam maduras para agir. ela também representa a aceitação das mudanças e separações, inclusive aquelas que envolvem muita dor. É o amadurecimento do grão que se transforma em árvore e doa seus frutos para os filhos. Por outro lado, sua figura de mãe enlutada, com a vida marcada por mudanças bruscas e separações traumáticas, representa o rancor e a mágoa.
A história da deusa se entrelaça com a história de uma certa cidade que começa com o carioca Bernardo Sayão que a pedido de JK, largou a tranquilidade das praias do Rio de Janeiro para desbravar terras inóspitas no coração do Brasil e rasgar o país com o sonho da Belém-Brasília. Tal era a sua importância que o engenheiro Bernardo trabalhava diretamente na construção de Brasília, Bernardo chegou em1940 num campo vazio de terra ao lado do rio das almas e ao se juntar com outras pessoas como Álvaro de Melo e o Dr. Domingos Mendes surgiu a cidade.
O rio que banha esta cidade tem um nome com uma certa etimologia o Rio das Almas, esse nome lhe foi dado graças a uma promessa que dizia que o primeiro que achasse ouro, mandaria rezar uma missa às almas do purgatório. E assim ficou denominado até os dias de hoje. Estima-se que também as almas vagam por lá e também por ser um rio muito perigoso e várias mortes terem acontecido.
Era 15 de janeiro de 1959 quando o rádio noticiou que um acidente havia ocorrido. Uma árvore caiu na barraca de Sayão, durante as obras da estrada Belém/Brasília, em Açailândia (MA), e ele não resistiu, no bolso de sua camisa estava um papel escrito “Ceres a Deusa dos Cereais” e em forma de homenagem a cidade recém-inaugurada levou este nome.
A emancipação do município acelerou o processo migratório para a região, cuja fertilidade do solo fomentou a exploração da agricultura até parece que a deusa deu uma ajuda. As atividades agrícolas já foram responsáveis pela base da economia. Com o passar do tempo, profundas alterações econômicas e sociais ocorreram em Ceres, e a cidade transformou-se em um município urbano, deixou de ter uma economia agrícola para tornar-se um polo de serviços. A educação, a saúde e as infraestruturas básicas urbanas estão bem acima da média das cidades brasileiras, colocando a cidade com um dos melhores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Além de boa localização, a cidade se desenvolveu muito, principalmente nas áreas de medicina, educação, informática, construção civil e telecomunicações, e hoje é polo regional administrativo, educacional e de saúde, muitos consideram Ceres como a cidade do Futuro.
Setor 1: Ceres: a deusa dos cereais
Setor 2: Prosérpina sua filha iludida
Setor 3: O que Ceres representa?
Setor 4: O surgimento e os mistérios da cidade de Ceres
Setor 5: Bernardo Sayão, o amigo de JK
Setor 6: Ceres, a cidade do futuro
6 Alegorias
21 Alas
Roteiro dos desfiles
Setor 1: Ceres: a deusa dos cereais

Comissão de frente: Um novo reflorescer
A comissão representa todo o drama vivido por Ceres desde seu nascimento, ao ser comida pelo pai sua vida no estômago dele e sua chegada de volta à Terra onde tudo em sua volta antes morto volta a florescer.
1º Casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira
Ela virá representando Ceres com uma bela fantasia cheia de flores e frutos, ele representa o agricultor que adquiriu o dom de arar, plantar e colher de Ceres.

Carro Abre-Alas: Ceres, a deusa dos Cereais.
Um grande milharal enfeita o abre-alas, vários brincantes fantasiados de inseto andam pela alegoria, várias composições em cima de milho fantasiadas de borboletas e ao centro uma escultura de Ceres(como na imagem)
Setor 2: Prosérpina sua filha iludida

Ala 1: Presérpina
A primeira ala do desfile vem retratando a filha única de Ceres, a quem tem um imenso amor.
Ala 2: Narcisos
A ala vem representando os narcisos a flor que atraiu Presérpina ao Submundo de Plutão.
Ala 3: Plutão, o deus das trevas
A ala retrata o irmão de Ceres que sequestrou a sobrinha por quem é apaixonado.
Ala 4: Um caroço de romã para a eternidade
A ala representa o fruto que fez com que Presérpina se torna-se a rainha dos mortos, já que ao comer o fruto ficou presa pela eternidade no inferno.
Ala 5: O acordo de Mercúrio
A ala vem representando o mensageiro dos deuses que intermediou o acordo de Ceres e Plutão.
2º Carro Alegórico: Ceres e as quatro estações

A segunda alegoria traz dois mundos paralelos o inferno e a Terra e tudo isso com Presérpina ao centro, o lado do inferno são as trevas várias folhas secas enfeitam o carro lembrando o outono, já do lado Terrestre várias flores compõe a alegoria.
Setor 3: O que Ceres representa?

Ala 6(Baianas): Ceres, a mãe
Ceres representa a experiência da maternidade, não só a gestação, mas a da descoberta do corpo como algo precioso e valioso que requer muita atenção. A ala de Baianas vêm com uma barriga falsa e todas seguram uma boneca representando um bebê.
Ala 7(Crianças): Os prazeres da vida
Ceres representa os prazeres das coisas simples da vida.
Ala 8(Velha-Guarda): A sabedoria
A Velha-Guarda vem mostrar que somos parte da natureza e dela vem a nossa sabedoria.
Ala 9: A capacidade de esperar
Ceres e a capacidade de esperar até que as coisas estejam maduras para agir.
Ala 10: O rancor e a mágoa
Ceres tem sua figura de mãe enlutada, com a vida marcada por mudanças bruscas e separações traumáticas, ela também representa o rancor e a mágoa.
3º Carro Alegórico: O amadurecimento do grão que se transforma em árvore e doa seus frutos para os filhos.
Um carro com uma imensa árvore ao centro várias crianças e idosos compõe a alegoria inúmeras sementes serão distribuídas para o público.
Setor 4: O surgimento e os mistérios da cidade de Ceres
Bateria: O desbravador carioca
A bateria vem representando o carioca Bernardo Sayão que a pedido de JK  sai do Rio de Janeiro e vai desbravar terras inóspitas com o sonho da Belém-Brasília.
Ala 11(Passistas): Álvaro de Mello
A ala de passistas vem representando o político, militar, escoteiro, ferroviário e co-fundador da cidade de Ceres: Álvaro de Mello.
Ala 12: Quer discutir com o Dr. Domingos?
A ala representa o Dr. Domingos Mendes co-fundador da cidade, e tem um bordão que circula em Ceres, após um acidente o Dr. Estava contando os mortos e chegou a conclusão de 23 mortos mais um dos dados como morto falou doutor são 22 porque eu estou vivo e recebeu em troca a frase “fica quieto, quer discutir com o Dr. Domingos?
Ala 13: Em troca do Ouro a missa.
A ala representa uma lenda sobre o Rio das Almas em que a pessoa que achasse ouro no rio deveria fazer uma missa para as almas do purgatório.
4º Carro Alegórico: O Rio com Almas


Reza a lenda que o Rio que banha Ceres é assombrado por almas que morreram ali. O carro tem a base como um rio e vários fantasmas voando sobre o carro.

Setor 5: Bernardo Sayão, o amigo de JK

Ala 14: O arquiteto de Brasília
Benrnardo Sayão era o arquiteto de confiança de JK  e ajudou na construção de Brasília e na rodovia Belém-Brasília, duas construções que não viu serem concluídas.
Ala 15: O rádio anuncia a morte do arquiteto de Brasília.
Em 15 de janeiro de 1959 o rádio noticiou que um acidente havia ocorrido com Bernardo Sayão uma árvore caiu sobre sua barraca na construção da rodovia e ele não resistiu.
Ala 16: Um pedaço de papel foi encontrado.
Um pedaço de papel foi encontrado no bolso de Bernardo na hora de sua morte “Ceres, a deusa dos Cereais” e este virou o nome da cidade.
Ala 17: Avenida Bernardo Sayão
Várias ruas, avenidas e cidades levaram o nome do arquiteto em homenagem.
5º Carro Alegórico: Aplausos a Bernardo Sayão

Uma enorme escultura de Bernardo ao centro do carro rodeados por várias mãos batendo palmas para Bernardo, a família do arquiteto vem no carro.
Setor 6: Ceres, a cidade do futuro

Ala 18: Os imigrantes e a agricultura
Após a emancipação da cidade muitas migrações ocorreram e fizeram a agricultura tornar sua principal econômia.
Ala 19: De município agrícola a polo regional
Profundas alterações econômicas e sociais ocorreram em Ceres, transformou-se em um município urbano, deixou de ter uma economia agrícola para tornar-se um polo de serviços.
Ala 20: Educação e Infraestrutura
A educação e a infraestrutura de Ceres é a maior da região
Ala 21: Cidade da Medicina
Ceres tem uma enorme quantidade de farmácias e médicos foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ter ambulância e o primeiro do interior de Goiás a ter UPA.
6º Carro alegórico: A cidade do futuro
Ter uma educação, infraestrutura e saúde acima do esperado fez com que Ceres se tornasse a cidade do futuro. Vários prédios futuristas enfeitam o carro.
Autor do enredo: Lucas Xavier Sousa
Bibliografia:
http://www.ceres.go.gov.br/informacoes/42-ceres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores