Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Enredo 913: Os Saltimbancos trapalhões

Os Saltimbancos trapalhões

Motivo do enredo
O enredo surgiu quando vi a notícia de que Renato Aragão pretendia fazer um remake da obra “Os Saltimbancos Trapalhões” a obra já foi um teatro musical, então pensei já que sofreu tantas alterações por que não sofrer mais uma e virar um desfile de Carnaval, por isso reformulei a história para a avenida.
Introdução
O filme “Os Saltimbancos Trapalhões” é a inspiração para esse Carnaval, seremos fiéis e infiéis ao filme basta ao folião descobrir onde é criação e aonde é inspiração será uma grande homenagem à Renato Aragão e Dedé Santana para que possam colher “flores em vida”.
Sinopse
Vou lhes contar uma certa história que adora uma repetição, numa terra nem tão distante pelos interiores do Brasil o Grand Circo Bartolo chega a cidade em uma caravana de alegria desembarcam mágicos, palhaços, trapezistas e entre astros existe também simples funcionários, aqueles que abrem as cortinas sim entre esses “funcionários” estão Didi, Dedé, Zacarias e Mussum, todos são empregados de um certo Barão.
O Barão é um miserável e a única comida que os empregados ganham é macarrão, isso faz com que as vezes os Trapalhões roubem as galinhas do Barão e dão a entender que o Leão comeu e até chegaram a pegar o coelho da cartola do mágico, os quatro inicialmente estava fazendo da primeira apresentação do circo um fiasco com direito a soltar a corda do trapezista em meio a apresentação, e fazer com que o magico não tenha o que tirar da Cartola já que seu coelho foi roubado, mas tudo muda quando o Barão manda tirar o cenário do show de ilusionismo e eles acabem se atrapalhando e divertindo a plateia correndo atrás de galinhas, depois em uma seção de magnetismo combinada Didi acaba hipnotizando o mágico, isso fez com que o mágico Assis Satã  enfurecesse e os expulsassem do circo mais a ganância do Barão fez com que os trapalhões não fossem expulsos do circo porém eles deveriam fazer um número musical com Karina a filha do Barão, tudo uma desculpa já que eles iriam se tornar a grande atração do circo.
Após tal decisão o trabalho dos quatro dobrou e com menos dinheiro tiveram que dar várias “piruetas” para não passarem fome, juntamente com Karina a trupe eram os verdadeiros saltimbancos como os da história com o galo, o cachorro, o burro e claro várias “histórias de uma gata”.
Todos os integrantes do circo trabalham incansavelmente e recebem pouco quase nada porque o tal Barão é um miserável e desvia todo o dinheiro do circo em um lugar secreto. 
Karina sonha em casar com Frank, o trapezista, já Didi sonha em se casar com Karina, mas o Barão não permite e quer que a sua filha se case com alguém rico. Frank conta aos trapalhões que eles são explorados e por causa disso Assis a mando do Barão hipnotiza Frank e faz ele escrever uma carta de despedida dando a entender que ele abandonou o circo, mais na verdade foi preso na jaula dos leões.
Achando que o trapezista deixou o circo os trapalhões resolvem fugir e vão para a cidade grande e com o sonho de chegar na Marquês de Sapucaí, esse argumento faz com que Karina fuja junto com eles, e quando chegam percebem que a cidade grande é mais perigosa do que o esperado, os Trapalhões vivem fazendo números na rua mais sempre a polícia chega e eles tem que fugir, sem ter aonde dormir acabam convivendo junto com meninos de rua.
Durante a primeira noite na rua, uma tempestade acontece e então eles resolvem voltar para o circo mais já era tarde alguém havia roubado a camionete, sem opção voltam a trabalhar na rua.
Enquanto se apresentavam os Trapalhões vem a sorte mudar, um carnavalesco gosta da desenvoltura deles e o chamam para desfilar em uma escola de samba, finalmente os sonhos vão se realizar, mais algo surpreendente acontece que a história dos Trapalhões o comove e eles não vão só desfilar vão ser a grande estrela desse Carnaval.
26 alas
7 alegorias


1º setor: A chegada da caravana
2º setor: a primeira apresentação
3º setor: verdadeiros saltimbancos
4º setor: um setor dedicado ao barão
5º setor: a cidade grande
6º setor: a realidade assusta
7º setor: todo sonho é possível

Roteiro do desfile
1º setor: A chegada da caravana

Comissão de frente: Caravana da alegria.
A comissão representa a cena inicial do filme onde os protagonistas estão chegando a uma nova cidade.
A comissão de frente traz uma réplica do caminhão da imagem onde saem os trapalhões (Didi, Dede, Mussum e Zacarias) também sai o motivo dos sonhos de Didi a filha do Barão Karina, muitas pessoas estarão acompanhando a caravana e claro o Barão comandara tudo.
Ala 1: trupe de saltimbancos
Uma ala circense com muita acrobacia representa a trupe do Grand Circo Bartolo que acaba de chegar na cidade alguns com roupas sujas e velhas outros com roupas coloridas e velhas.
Carro abre-alas: com vocês: o grand circo bartolo

O Carro Abre-Alas mostrará a fixação do circo na cidade recém-chegada. Com dois carros acoplados o abre-alas tem em sua primeira parte uma enorme escultura da camionete da comissão de frente com esculturas dos protagonistas do filme, a segunda parte vem com uma reprodução do Grand Circo Bartolo(como na imagem) porém sem lonas em volta para que o público veja o picadeiro onde teremos várias apresentações circenses.
2º setor: a primeira apresentação

Ala 2: as galinhas do barão
Cansados de só comer macarrão Mussum e Zacarias roubam uma galinha do Barão para comerem e colocam a culpa no leão. Este estará de boca aberta sobre a cabeça do brincante que terá uma fantasia de galinha no resto do corpo.
Ala 3: Frank, o trapezista
O trapezista recém-chegado no circo que por um deslize acaba no chão durante sua primeira apresentação. A fantasia contém um traje típico de trapezistas e tem a corda do trapézio enrolado em seu corpo mais sem atrapalhar a evolução.
Ala 4: eu vou “popotizar” você
Frase que Didi repete ao ouvir do mágico em um número de hipnose combinado mais o mágico é quem acaba hipnotizado. Os brincantes tem um turbante branco e um terno preto com plumas brancas e rubis vermelhos
Ala 5: assis satã e tigrana
Uma ala coreografada traz o magico e sua assistente a passarela. Os homens com trajes de mágico como terno e cartola e as mulheres com um colã com pele de tigre
Ala 6(BAINAS): roubando a cena
As baianas representam o momento do filme em que os trapalhões salvam a apresentação. A saia é toda listrada em preto e branco como roupa de presidiário uma máscara também compõe o figurino.
Ala 7: salvos pela ganância
O momento em que o Barão salva os trapalhões de serem expulsos para pagarem uma suposta dívida tudo parte de uma armação para salvarem o circo da falência sem saberem, uma fantasia simples como a da ala 1 todos sujos e carregando suas malas.
2º carro alegórico: salvando o show
O carro resume toda a cena do momento que os trapalhões roubam a cena. Várias arquibancadas envolvem o carro que contém uma escultura do mágico do circo Assis Satã a frente e atrás dele os trapalhões acenando para o público.
3º setor: verdadeiros saltimbancos

Ala 8: Piruetas
Uma ala coreografada vários brincantes vestidos como a imagem acima com nariz de palhaço, representam a clássica música “Piruetas”.
Ala 9: macarrão com cachorro
A fome dos trapalhões não diminuía e sem mais galinhas ou coelhos para roubar acabam tentando capturar um cachorro que os ataca e os deixam apenas com macarrão. A fantasia tem uma cabeça de cachorro uma panela como gola e vários espaguetes lembrando macarrão no corpo.
Ala 10: a garantia do fundo
Ao tentar pegar dinheiro emprestado com o Barão recebem várias desculpas inventadas e acabam com dó do Barão que recebe dinheiro dos Trapalhões. A ala vem com um enorme extrato fiscal com uma interrogação na costa do brincante e vários dólares saindo pela roupa.
1º Casal de Mestre-sala e porta bandeira
Ela representa a personagem Karina vestida de gata rosa e ele o burro que durante a apresentação “Histórias de uma gata” era interpretado por Dedé e Didi sendo a cabeça e o torço do animal, respectivamente.
Ala 10: Zacarias, O Galo
Durante a apresentação “Histórias de uma gata” Zacarias era o Galo da trupe dos Saltimbancos. A fantasia contém uma cabeça de galo laranja uma máscara de mão do Zacarias e uma fantasia de galo laranja.
Ala 11: Mussum, O Cachorro
Durante a apresentação “Histórias de uma gata” Mussum era o Cachorro da trupe dos Saltimbancos. A fantasia contém uma cabeça de cachorro uma máscara de mão do Mussum e uma fantasia de cachorro.
3º carro alegórico: nós gatos já nascemos pobres.

O carro conta com inúmeros brincantes fantasiados de gata, galo, cachorro e burro uma enorme escultura ao centro com a imagem acima e várias cabeças de fantasias como a usada pelos brincantes.
4º setor: um setor dedicado ao barão

Ala 12(Velha-Guarda): Vem Excelência nos-visitar
Trecho da música “Meu caro Barão” que em seu clipe mostra onde o Barão esconde o dinheiro do circo. Por isso a Velha-Guarda vem de Barão com notas falsas de dinheiro no bolso.
Bateria: os trapalhões
Uma fantasia simples e de fácil entendimento uma parte da bateria vem de Didi outra de Dedé, outra de Mussum e outra de Zacarias.
Ala 13: O AMOR IMPOSSÍVEL
Frank e Karina se amam mais o Barão não deixa, Didi ama Karina mais ela não o ama. A Fantasia brinca com isso em tons de vermelho e vários corações com o rosto dos três apaixonados.
Ala 14: carta de despedida
Ao ser hipnotizado por Satã, Frank faz uma carta em que se despede de Karina dando a entender que desistiu do circo. A fantasia é toda em um tecido que remete a papel.
Ala 15: de cara com o leão
Frank é largado na jaula do leão por Satã. A fantasia vem com o brincante fantasiado de leão.
4º carro alegórico: Meu caro Barão
O carro mostrara a fortuna escondida do Barão que vive na miséria dando de comida a seus funcionários apenas macarrão. Na frente do carro terá uma máquina de escrever em que os Trapalhões escreveram a carta ao Barão a letra da música aparecerá no papel, ao centro uma escultura do barão envolta do carro macarrão e brincantes com roupas sujas e velhas, já na parte de cima da alegoria onde temos o barão dinheiro.
5º setor: a cidade grande
Ala 16: ó nos aqui!
Trecho da música “Hollywood” de Chico Buarque retrata o sonho dos Saltimbancos em chegar a Marquês de Sapucaí. A roupa tem inspiração na foto acima pois eles estão sonhando.
Ala 17: Olha o rapa!
Cena em que os Saltimbancos fogem da polícia, essa Ala tem duas fantasias uma de trapalhão e outra de policial.
Ala 18: Karina e os meninos de rua
Quando ficam sem lugar para dormir acabam conhecendo garotos de rua, Karina resolve ensinar os garotos a serem artistas. É uma Ala coreografada inúmeros adolescentes com roupas sujas e velhas e uma bailarina representando Karina com a roupa de gata rosa.
Ala 19(Passistas): O sonho da cidade grande
A ala de passistas vem futurista porque representam o que eles esperavam encontrar na cidade grande. A fantasia é toda prateada essa ala faz contraste com a 5º alegoria.
5º carro alegórico: A cidade grande

Esse carro representa a realidade da cidade grande totalmente diferente do sonho. O carro tem vários prédios como na imagem que ficarão subindo e descendo na composição da alegoria estão os mendigos que acolheram os Saltimbancos.
6º setor: a realidade assusta

Ala 20: O Pesadelo
Essa ala representa o pesadelo que Didi teve em sua primeira noite na rua onde é atacado por ETs e cowboys. A ala traz os brincantes cobertos de folhas secas já que esse era o cobertor de Didi e uma cabeça de ET com chapéu de cowboy.
Ala 21: Os Mendigos
A ala representa os companheiros dos Saltimbancos: os mendigos, A ala traz brincantes com roupas e plumas nas cores cinzas e preto.
Ala 22: A Tempestade
Uma tempestade faz com que os Trapalhões queiram voltar ao circo. Uma capa de chuva e um costeiro de nuvem preta compõe a fantasia
Ala 23: crianças exploradas
Essa ala traz a grande decepção que os Saltimbancos tiveram ao ver crianças sendo exploradas por adultos, A fantasia traz um adulto segurando uma marionete que representa a criança.
6º carro alegórico: A vida nas ruas
A alegoria traz um imenso número de ratos e mendigos vários postes compõe a alegoria.
7º setor: todo sonho é possível

Ala 23: A virada do jogo
Essa ala representa o momento em que os Trapalhões são encontrados pelo Carnavalesco.
Ala 24: um sonho de Carnaval
A ala representa o sonho dos saltimbancos que está se tornando realidade.
Ala 25: um carnaval atrapalhado
A ala traz vários arlequins com nariz de palhaço, mostrando a chegada dos Saltimbancos ao Carnaval.
2º casal de mestre-sala e porta bandeira
Ela representa colombina ele arlequim a roupa de ambos são azul e branco e estão com nariz de palhaço.
Ala 26(Crianças): O seu sonho é possível
Fechando o desfile as crianças vêm com um sonho de esperança que todos os sonhos podem se realizar como os dos Trapalhões.
6º Carro alegórico: a grande estrela desse carnaval

O carro é muito luxuoso remetendo ao teatro último palco dos Trapalhões ao fundo a escultura da praça da apoteose e no centro quatro totens (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) seguram uma varanda onde estão Renato Aragão, Dedé Santana, Lucinha Lins e todo o elenco do filme e musical reverenciando a plateia e sendo reverenciados.
Autoria do enredo: Lucas Xavier Sousa
O ENREDO CONTEM REFERENÇIAS AO FILME “OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES” E MUSICAS DE CHICO BUARQUE NO ÁLBUM “OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores