Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Enredo 916: Fafá de Belém

Título:
A estrela que brilha forte no norte
– Fafá


  
Introdução
Fafá de Belém com suas músicas, sua voz e sua alegria, se faz presente, neste enredo, para nos contar suas histórias, de sua vida e dos 40 anos de carreira consagrada no cenario nacional e internacional também!  
Tranformamos, Fafá, em nossa estrela maior, que reluz, que brilha forte e se destaca em meio a tantas outras, a estrela que está na bandeira do Pará é ela.
Nossa estrela que brilha forte, então, nos conduz por sua história desde o inicio em Belém do Pará, passando pelo inicio de sua carreira, suas histórias, seus trabalhos além da música, o canto de sua gente, sua reliogisiodade e a emoção que disperta no público e as emoções que ela sente. Viva Fafá de Belém!

                                                              




Bandeira do Pará




Sinopse
No norte brilha uma estrela, azul em meio a tantas outras, mas com um brilho diferente, forte! Está lá na bandeira do Pará, azul reluzente. É ela Fafá.
Fafá de Belém. Que ao som de “eu e a brisa” teve sua voz, percebida pelo seu primo, que lhe disse para continuar:
– Cante mais Fafá, cante!
A menina de 9 anos, que adorava se meter no meio dos adultos, conseguiu. Era a cantora oficial dos saraus e serenetas da família, anos depois a menina cresce e continua seus saraus e serenetas, agora também entre os colegas da escola. Em uma dessas apresentações ouve um conselho para seguir carreira musical, mas Fafá nem pensava nisso, queria ser psicóloga. Não adiantava não querer, estava escrito! Então Fafá estreia como cantora no músical “Tem muita goma no meu tacacá” , que foi realizado no Teatro da Paz e fazia uma crítica a  politica paraense da época.
Anos depois, com a música “filho da Bahia”, que era faixa da novela “Gabriela”, Fafá ficava conhecida nacionamente.
Em seu primeiro disco, “ Tamba tajá”, já mostra o quão ecletica é. No segundo, “água”, já vende 100 mil cópias e se consagra nacionalmente, com sucessos como “ontem ao luar” e logo depois com “sob medida” de Chico Buarque.
Fafá de tantas histórias, como as das críticas que recebeu por colocar em seu repertório músicas regionalistas. Fafá só diz uma coisa:
 –  Vem criticar, vem!
 – Tô nem aí!
E seu coração Pernabucano? Bate forte, bate por amor, por essa terra na qual, no carnaval, conduz o galo.
E seus títulos de musa? Das diretas, pelo seu empenho no movimento que buscava eleições diretas no Brasil, fazendo comicios memoraveis e entoando canções como “menestrel das alagoas” .
Musa do Benfica, pela alta popularidade da toada “vermelho” entre os torcedores do clube, Fafá chegou a se apresentar no estadio do clube. Mas essa não é a única relação dela com Portugal, por lá é conhecida como “a cantora Brasileira mais Portuguesa do mundo”, Fafá tem dupla nacionalidade e ganhou uma medalha do turismo de Portugal, ou seja ela é portuguesa com certeza!
E como é talentosa nossa estrela.  Em trabalhos como atriz, Fafá fez participação no seriado PLUFT PLAFT ZUM interpretado uma sereia e cantando a música de mesmo nome. Na novela “Caminhos do coração” encarnou Ana Luz, esposa de Pepe (Perfeito Fortuna), juntos são donos do Circo Don Pepe. No filme Garotas do ABC, participou como Solange e em Encantados deu vida a Alaci, nesse filme que contava a história da pajé Zeneida.
Fafá participou, em 2011, da encenação do espetáculo da “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém, fazendo o papel de Maria e em 2012 foi jurada do programa Ídolos que ajudava a busca novos talentos da música.
Se Fafá é a estela do norte, ela canta sua terra, sua gente. Sucesso com a toada “vermelho” do Boi Garantido do festival folclorico de Parintins.
Com “Bom dia Belém” e “Esse rio é minha rua” canta a cidade, que lhe dá sobrenome e seu estado de imensos rios, que viram verdadeiras ruas. Canta carimbó com “Sinha pureza” e com o brega do Pará, em seu novo trabalho canta “Ao pôr do sol” e Fafá se declara ao brega com, “Meu coração é brega”.
Fafá, como todo paraense, é muito religiosa, para começar seu nome , Maria de Fátima, é em referência á Nossa Senhora de Fátima, da qual é devota também. Fafá teve a honra de cantar para tres papas, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Em suas apresentações para eles sempre emocionou.
O Círio de Nazaré, Fafá, faz questão de divulgar, comanda a varanda de Nazaré, que tem como objetivo, justamente, de divulgar o Círio para pessoas notaveis de outros estados. Em músicas como “Ave Maria” e “Eu sou de lá”, Fafá, canta em clamor, amor e devoção á Nossa Senhora de Nazaré.
E na emoção de sua voz, suas grandes interpretações que emocionam. A emoção que Fafá imprime em suas canções tal qual “abandonada” e “volta”, tal qual a emoção que ela tem, sua alegria que erradia, o som de sua risada a ecoar.
Fafá você não é mais só de Belém.
És Fafá do mundo!
És nossa rainha!
És nossa diva!
És a estrela que brilha forte no norte!
És do tamanho certo para seu sorriso!!!
HAHAHA (risada de Fafá)


Desenvolvimento
 Setor 1: Em Belém, do Pará
O primeiro setor apresenta o inicio das cantorias de Fafá, suas apresentações nos saraus e serenetas e seu primeiro trabalho como cantora.
Comissão de frente
A estrela que brilha forte no norte
A comissão de frente nós apresenta a estrela que irá nos conduzir nesse enredo, a estrela é Fafá.   Na coreografia os componetes formam a bandeira do Pará na busca de saber quem é a estrela, no desenrolar da coreografia ao centro surge a estrela, que é ela Fafá, fantasia azul que brilha.

1º Casal de Meste Sala e Porta Bandeira
Eu e a Brisa
Representam a 1º música que Fafá cantou, eu e a brisa que foi eternizada na voz de Maisa. Na fantasia predomina a cor branca tanto no mestre sala quanto na porta bandeira. No inico da apresentação a personagem da estrela, presente na comissão de frente, vai até o casal e coloca uma estrela azul na fantasia deles e fica assistindo a apresentação do casal.



Ala 1
Familiares e amigos
Velha Guarda
Podemos dizer que eram os primeiros públicos que Fafá teve. Na roupa tem fotos do Pai, mãe e outros familiares e amigos de Fafá da época.

Tripé 1
Entre saraus e serenetas
Com varias notas musicais, temos no tripé a neta de Fafá, Laura, representando a avó com uma pessoa designada para acompanha-lá. 

Ala 2
Psicóloga?
O desejo de Fafá não era ser cantora e sim psicóloga,  fantasia branca com uma prancheta e caneta de espuma na mão.

Alegoria 1
Tem muita goma no meu tacacá
Abre alas acoplado, na frente a encenação do músical com a filha de Fafá, Mariana Belém, representando a mãe, saia do carro com pinturas como o teto do teatro da Paz e cuias com tacacá. O segundo carro são os camarotes do Teatro da paz, com composições vestidas para assitir o músical.


Vissão interna do Teatro da Paz



Filha e neta de Fafá, Mariana Belém e Laura, respectivamente


Setor 2: O inicio da carreira
O setor apresenta o inicio da carreira de Fafá, seus primeiros sucessos,  primeiros discos e sua consagração nacional.
Ala 3
Filho da bahia
Coreografada
Representa o primeiro sucesso de Fafá, que foi faixa da novela Gabriela, homens dão vida ao moreno da canção dançando na avenida, com a fantasia uma calça e blusa branca.




Ala 4
Tamba Tajá
Titulo de uma música que eu nome ao primeiro disco de Fafá, predonina a cor verde, com varias folhas no chapéu, e por toda fantasia.


Capa do primeiro disco de Fafá

Ala 5
Água
Segundo disco de Fafá, no qual já alcança o sucesso nacionalmente, tons azuis.

Ala 6
Ontem ao luar
Um dos primeiros sucessos de Fafá, fantasia predominando a cor azul  e no chapéu uma lua.




Ala 7
Sob medida
Música de Chico Buarque entoada por Fafá que fez muito sucesso, ajudando também a elevar o nome de Fafá rumo a consagração nacional. Predominio das cores amarelas e laranja, fantasia com fitas metricas




Alegoria 2
Consagração nacional
A alegoria representa a consagração nacional de Fafá. Temos na alegoria o predominio das cores verde, azul, branco, amarelo com disco de vinil na saia do carro, microfones etc.

Setor 3: Histórias de Fafá
O setor conta as histórias de Fafá, passando pelas criticas que recebeu por ser regionalista até sua relação com Portugal.

Ala 8
Vem criticar, vem!
A ala representa as criticas que Fafá recebeu por colocar em seu repertorio músicas regionalistas, vemos na fantasia uma plaquinha com fio no pescoço escrito “Vem criticar, vem”, o chapéu e a fantasia apresenta traços sertanejos, pois era esse o tipo de música que Fafá cantou.

Ala 9
Coração pernambucano
Representa o amor de Fafá por pernambuco, temos no chapeu um galo, representando o galo da madrugada, no qual Fafá canta, predominio das cores azuis  com um arco-ires nas cores vermelha, verde e amarela, cores da bandeira de Pernambuco.


Fafá durante apresentação no galo da madrugada


Ala 10
Musa das diretas
Baianas
Representa o titulo de musa que Fafá recebeu por seu empelho no movimento das diretas, na saia das baianas tem escrito “Diretas já” no chapéu uma pomba , predominio das cor branca, verde e amarela.


Fafá durante um comicio a favor das diretas.

Ala 11
Menestrel das alagoas
Representa uma das músicas que Fafá mais cantou durante os comicios das diretas, apresenta em tons de verde, o Brasil que foi percorrido durante o movimento de esperança.



                                                                 Ala 12      
Musa do Benfica
Representa outro titulo de musa de Fafá, o de Musa do Benfica, clube de Portugal, a toada “vermelho” tem forte identificação com o clube, a fantasia tem cores vermelhas com um adereço de mão com o escudo do clube.

Alegoria 3
A cantora brasileira mais portuguesa do mundo
Representa Portugal, País amado por Fafá e onde ela é sempre bem acolhida. Com as cores vermelhas e verdes, temos uma escultura de uma medalha igual a qual Fafá recebeu do governo Portugues. Muitas bandeiras de portugal na traseira do carro.


Fafá com a medalha que ganhou pelo turismo, do governo Portugues


Setor 4: Fafá para além de cantora...
O setor apresenta os trabalhos de Fafá como atriz e jurada de programa de televisão.
Ala 13
A sereia de PLUFT PLAFT ZUUUM
Fantasia de uma sereia com cabelos morenos e fantasia com cor dourada com varias conchas.

Ala 14
Ana Luz
A personagem de Fafá na novela caminhos do coração, a fantasia apresenta traços circences pois Ana Luz era dona do Circo Don Pepe, junto de seu marido, o Proprio Don Pepe.


Fafá interpretando Ana Luz  na novela Caminhos do Coração.


Ala 15
Circences do Don Pepe
Bateria
Representam os circences que trabalhavam no circo Don Pepe junto com Ana Luz, fantasia multi colorida com peruca colorida e nariz de palhaço.

Ala 16
Jurados e juradas
Passistas
Fafá foi jurada do progama Idolos, a fantasia tem predominio das cores azuis e pratas, com micofone no chapéu e “I” nas costas.

Ala 17
Maria, mãe de Jesus
Representa o trabalho que Fafá fez no espetaculo da Paixão de cristo em Nova Jerusalém, fantasia com veu azul e vestido longo na cor marrom.


Fafá interpretando Maria em Nova Jerusalém

Ala 18
Garotas do ABC
Representa a participação de Fafá nesse filme, ala composta por mulheres com adereço de mão com as letras ABC.

Alegoria 4
Encantados
Representa o filme que Fafá participou, a alegoria predomina as cores verdes Com arvores, canoas e uma escultura da personagem principal Zeneida, desfilam na alegoria alguns dos atores que particciparram do filme, Carolina de Oliveira, Thiago Martins e Dira Paes.

Setor 5: Cantando seu povo
As músicas regionais, nortistas e paraenses que Fafá faz questão de cantar.
Ala 19
Garantidamente vermelho
Representa  toada do boi garantido que ficou bastante conhecida na voz de Fafá, fantasia vermelha com o Boi garantido no chapéu.


Fafá durante uma apresentação em um programa de televisão com o Boi Garantido



Ala 20
Bom dia Belém
Fafá canta sua cidade também, a fantasia tem no chapéu o mercado do ver-o-peso, predominio das cores amarelas, azuis e verde representando as mangueiras da cidade com guarda-chuva nas mãos representando a famosa chuva da tarde.




Ala 21
Esse rio é minha rua
Nas laterais temos componentes vestidos com fantasias em tons de marrom representando um rio, no centro poraques, cobras grande e boto preto, que são citados na canção.



Ala 22
Sinhá Pureza
Coreografada
Representando o carimbó, na ala casais dançando carimbó nas mulheres saias com estampa florais e homens com calças brancas.

Casais dançando Carimbó




2º casal de mestre sala e porta bandeira
Brega do Pará
Representa o estilo que Fafá enfatiza em seu novo disco, a fantasia tem cores vermelhas e branca com notas músicais bordadas.

Ala 23
Ao pôr do sol
Representa uma das músicas que fazem parte do tal estilo “Brega do Pará”, a fantasia com tons de amarelo.



Alegoria 5
Meu coração é brega
Música que Fafá deretesse ao brega por inteiro,  na alegoria uma escadaria que leva a um vulcão com corações, cartas e radios ao redor, nas escadarias pessoas fazem coreografias, predominio do vermelho, branco, marrom e preto.




6º setor: A religiosidade de Fafá
A religiosidade de Fafá, suas devoções, suas homenagens e seus cantos a três papas.
Ala 24
Nossa senhora de Fátima
Representa a devoção de Fafá a Nossa Senhora de Fátima que lhe da nome a fantasia é um veu branco com velas cenograficas nas mãos, pois em Belém a procissão das velas de Nossa senhora de Fátima reune centenas de pessoas nas ruas de Belém.

Ala 25
Cantora Papal
Fafá é a única cantora que cantou para tres papas, João Paulo II, Bento XVI E Francisco. A fantasia apresenta uma bata branca com detalhes em dourado, chapéu em forma de mitra dourada e um cajado.

Ala 26
Ave Maria
A ala apresenta quatro fantasias uma representando as terras morenas, nas cores marrom; outra os campos, nas cores verdes; a outra as matas, nas cores verdes com folhas, galhos e borboletas e a outra as noites serenas, nas cores azuis escuro com estrelas douradas.




Ala 27
Eu sou de lá
Fantasia com fitinhas coloridas do Círio de Nazaré,  no pulso cordas simbolizando a corda que entrelaça todos nós, além do colorido predomina as cores amarela e azul.




Ala 28
Círio dos anjos de Nazaré
crianças
Representa o Círio, mas nessa ala o Círio é das crianças, fantasiados de anjos, com a berlinda (tripé 2) no centro. Tons de branco com aureolas como chapéu.

Tripé 2
A berlinda
Representa a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. O tripé vem no meio da ala 28, o conjunto ala + tripé representam o Círio.

Alegoria 6
Na varanda da Fafá e de Nazinha
Representa o projeto de divulgação do Círio de Nazaré comando por Fafá. A alegoria apresenta uma varanda de tres andares com pinturas coloridas do Círio e varios brinquedos de miriti, barquinhos, casas cores brancas e amarelas. A ideia da alegoria e que a ala a frente reproduza o Círio e a alegoria a varanda, a alegoria solta balons amarelos e brancos.  


Fafá em uma de suas apresentações na varanda de Nazaré, comandada por ela


Setor 7: Apoteose às emoções de Fafá
O setor apresenta as emoções que atraves de sua voz Fafá desperta, as emoções que ela sente, a alegria e a risada inconfundivel.
Ala 29
A voz
Fantasia com a cor encarnado com detalhes em preto para representar a potência vocal de Fafá.

Ala 30
Abandonada
Coreografada
Um dos maiores suecessos de Fafá que faz emocionar, a ala apresenta casais mulheres de vermelho com uma rosa na orelha e homens de preto; encenando como se as mulheres fossem abandonadas.




Ala 31
Volta
Representa uma das melhores interpletações de seu novo disco, fantasia preta com chapéu vermelho.



Ala 32
A alegria
Fantasia com panos coloridos, para representar a alegria e o bom humor de Fafá.


Fafá é sua alegria que erradia


Ala 33
Fafá do mundo
Fafá não é mais só de Belém, é do mundo, fantasia azul com estampa de atlas e um globo no chapéu.


Alegoria 7
Fafá é do tamanho certo para seu sorriso
Apoteose a estrela que brilha forte no norte, que por toda sua história merece a homenagem, suas risadas inconfundiveis. A alegoria tem uma imensa estrela azul com luz de led, varias bocas representando risadas e seus sorrisos, varios “hahaha” e “kkkkk” pintam a saia do carro. Em um local de destaque no centro da alegoria está ela, Fafá, vertida com um vestido vermelho com um chapéu de penas vermelhas, azul e branca no meio de seu vestido uma estrela azul. O carro solta papel picado em forma de estrela azul.


Fafá é do tamanho certo para seu sorriso



Ala 34
Compositores
Apoteose aos compositores
Aos compositores da nossa escola e aos compositores que emprestaram canções para a voz de Fafá, nos ternos vermelhos dos compositores os rostos dos compositores que compususeram músicas de Fafá citadas no enredo.

Autor: Aleff Carvalho
Email: Patrikaleff@gmail.com



Um comentário:


  1. Enredo muito bom. Conta uma história mas não embarca em clichês, usa de um ótimo fio condutor que rege a história contada perfeitamente. Vemos Fafá em tudo. A exaltação as suas raízes e a cidade que lhe da nome, fecha com uma coisa pouco comum entre as cantoras de sucesso atuais, a emoção da voz da Estrela do enredo. Um show!
    Ass: Larissa Lopes

    ResponderExcluir

Marcadores