Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Enredo 919: Sis puella magica


Sis puella magica
os encantos da esperança e os assombros do desesespero

Da esquerda para a direita: Kyouko Sakura, Sayaka Miki, Mami Tomoe, Akemi Homura e Kaname Madoka.

Justificativa:

O começo do ano de 2011 foi um dos momentos de reviravolta geral para a história da animação japonesa. Depois do dia 20 de janeiro, quando o terceiro episódio de Puella Magi Madoka Magica foi ao ar, as pessoas não conseguiam parar de discutir o que aconteceria dali pra frente na história da menina Madoka Kaname.

Madoka Magica (também chamado de MadoMagi ou simplesmente Madoka - porém, este último não será utilizado neste desfile para que não haja confusão com a personagem Madoka) pertence ao gênero de anime mahou shoujo, que conta histórias de jovens garotas recipientes de poderes mágicos e é famoso por obras como Sakura Card Captor e Sailor Moon. Nesse gênero, muitas vezes os sentimentos femininos, o amor e a amizade são valorizados como as únicas respostas para o mal. Porém, isso não acontece facilmente em MadoMagi. Ali, as garotas podiam morrer sempre que agissem de maneira sentimental, os romances clichês não aconteciam e os poderes mágicos vinham com um fardo muito maior do que qualquer menina de 14 anos poderia aguentar.

Além de chocante, Madoka Magica ainda é um poço de referências culturais, sendo baseado na história do Fausto de Goethe e na religião budista, contendo um pouco da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen e encontrando rapidamente com Van Gogh e Picasso, e isso se limitando apenas aos exemplos mais visíveis, afinal a quantidade de simbolismo da série é enorme.

Aqueles que não conhecem a história dos animes podem não acreditar, mas Madoka Magica revolucionou pra sempre o estilo das histórias que o Japão tem para contar. Graças a esse anime, todas as barreiras que limitavam "o que pode se tornar uma história sombria e dramática" foram derrubadas e uma nova geração de animes onde os personagens passam longe de serem heróis perfeitos nasceu*.

Porém, por mais que tenha sido o anime mais importante do século XXI, quase ninguém que não é fã de animações japonesas conhece esta história. Por isso, esse enredo irá apresentá-la. A sinopse foi escrita de forma mais abstrata, apresentando alguns conceitos presentes em MadoMagi sem revelar muito da história (já que o desfile contará ela). Ao longo do desfile, as partes a que a sinopse se refere serão explicadas junto com a história do anime.

* Nota: Madoka não foi o primeiro anime a executar esse feito e provavelmente não será o último. Porém, a animação japonesa estava numa época calma após o efeito K-ON (2009) ter lançado uma série de animes mais descontraídos e Madoka representou o retorno ao estilo determinado por Neon Genesis Evangelion em 1995 com algumas adições próprias. Uma explicação mais detalhada tomaria muito espaço desnecessário aqui.

[ALERTA: Daqui para frente, TUDO conterá spoilers pesadíssimos do anime. Se você já conhece Madoka Magica e pretende ver o anime num futuro próximo, é recomendável que pare de ler aqui e assista antes de ver o enredo.]
[Não esqueça de clicar nas partes sublinhadas, são links com conteúdo para deixar o desfile mais claro e fácil de entender.]

Sinopse:

Ser uma garota mágica sempre foi uma tarefa fácil.

Encontre um bicho fofo, ganhe um amuleto misterioso, receba poderes mágicos e vença o mal.

---

Quando Johann Wolfgang von Goethe escreveu a história de Fausto, ele testou a coragem humana. Qual o preço de fazer um pacto com Satã? Você confia no demônio? É capaz de aceitar suas condições? Fausto ganhou o conhecimento que desejava, mas no fim, coube a Gretchen salvá-lo de perder sua alma para Mephistopheles.

Isto não deveria, de maneira alguma, relacionar-se a histórias de garotas mágicas. Mas se relaciona.

---

Madoka Kaname e Homura Akemi não foram abençoadas pela sorte.

Ser uma garota mágica para elas não é a mesma coisa do que ser uma garota mágica para qualquer outra.

Sofrimento. Angústia. Desespero. Uma batalha constante pela vida.

Sentimentos que todos os seres humanos evitam. Sentimentos que elas foram forçadas a confrontar.

Tudo por causa… de um demônio.

---

Algumas pessoas não têm direito à escolha.

À beira da morte, uma garota vê uma única chance de salvar sua vida.

Numa vida marcada por pobreza e heresias, uma garota vê a chance de salvar-se da miséria.

Outras pessoas possuem o direito de escolha. E o fazem do pior jeito possível.

A garota apaixonada que faz o desejo para realizar seu amor e torna-se incapaz de alcançá-lo chora.

A garota que prendeu a si mesma no ciclo do desespero sofre com as marcas de sua dor.

A salvação existe?

---

Ser uma criatura mágica parece simples à primeira vista. Você faz coisas que nenhum ser humano normal faz e é um ser fantástico.

Mas não do jeito que você esperava.

O que acontece com a sua alma quando você se torna um ser mágico? O que acontece se a sua alma se corromper? O que você pode fazer para que isso não aconteça?

São tantos “o que”, mas não há respostas certas. E experimentar não é a melhor solução. O impacto que esses experimentos podem causar é enorme.

---

Na Europa, é comum, na noite do dia 30 de Abril, a Noite de Santa Valburga. Uma enorme fogueira é queimada na festividade. Em alguns países, isso simboliza a reunião das bruxas em torno do fogo. Em outros países, a fogueira representa as bruxas indo embora.

Quem são essas bruxas? Elas devem ser temidas ou acolhidas? A natureza de um ser mágico maligno mora nas profundezas do coração humano, e é lá que as respostas para essas perguntas se encontram.

As bruxas nascem das trevas dentro de nós?

---

Dizia Buda que a fonte do sofrimento é o desejo. Apenas aquele que consegue se livrar das tentações mundanas e egoístas desse mundo poderá ser iluminado e alcançar o Nirvana. Aquele que se livra da vontade de fazer um desejo para si e torna o seu desejo a imagem do bem.

---

Meu nome é Madoka Kaname.

Minha história não é feliz. Eu sofri, sangrei, chorei e tive que suportar o mal se aproximando cada vez mais da minha alma. Vi cada uma das minhas amigas pagando pelos seus pecados e a imoralidade de seres que eu nem sabia que existia.

Mas eu superei isso. Apesar das histórias clichês de contos de fadas não existirem, a magia existe. E se a magia foi capaz de trazer o desespero para aqueles que sofreram o carma de seus desejos… é possível usar ela para trazer algo bom.

Existe uma força mágica capaz de fazer isso. Não é uma força que depende de desejos, criaturas fofas, poderes sobrenaturais ou Joias da Alma. É uma força que nasce e cresce dentro de cada Garota Mágica que acreditou no poder de seu desejo, e se essa força já se acabou no coração de alguém, eu mesma a devolverei.

Afinal, esse foi o meu desejo. E essa é a minha mensagem.

Permita-me que eu me apresente de novo.

Meu nome é Madoka Kaname.

Eu sou a esperança. A sua esperança.


Apresentação:

Setor 1
Salve, terrae magicae

O primeiro setor do desfile recria os acontecimentos do episódio 1. Nele, Madoka e Sayaka têm seu primeiro contato com o mundo das Garotas Mágicas. Além disso, o setor também representa os animes que influenciaram Madoka Magica e o Fausto de Goethe, a inspiração principal para a obra.

Comissão de Frente
Magia
“Eu acreditava nos contos de fadas que diziam que nossos desejos sempre se tornariam realidade.” - Magia by Kalafina
A comissão de frente deste desfile tem três funções: apresentar as personagens de Puella Magi Madoka Magica, representar o gênero de anime mahou shoujo e mostrar a abordagem tomada por MadoMagi em descartar o esquema de animes felizes usado pelo gênero, substituindo-o por algo mais filosófico e sombrio. A comissão se apresentará em dois estágios e utilizará um tripé que possui a forma da máscara de Mephistopheles (que utilizará efeitos especiais para que seus “cabelos” estejam em constante movimento, dando a impressão de assombrado) tal como representada no tema de encerramento de Madoka Magica. No primeiro estágio, será apresentada a parte "mágica", com 10 garotas mágicas em seus uniformes mundanos. 5 delas são as Garotas Mágicas de Madoka Magica: Madoka, Sayaka, Homura, Kyouko e Mami. As outras 5 pertencem a outros animes famosos do gêneromahou shoujoSakura Kinomoto de Sakura Card CaptorUsagi Tsukino de Sailor MoonHikaru Shidou de Magic Knight RayearthIchigo Momomiya de Tokyo Mew Mew e Nanoha Takamachi de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha. Durante a coreografia, as 10 garotas irão simultaneamente fazer sua transformação em garotas mágicas, trocando seus uniformes mundanos pelos trajes mágicos na frente do público. Depois disso, as integrantes da comissão entram em contato com a máscara do tripé e se escondem nele, dando início ao segundo estágio, que representará o "trágico". Aqui, as 10 garotas sairão do tripé vestindo versões completamente negras (com detalhes em cinza) de seus trajes mágicos. Junto delas, 5 integrantes, também usando a mesma máscara de Magia representada no tripé, vestem longas capas negras e carregam tridentes na mão. A coreografia envolve a transformação das garotas de MadoMagi em marionetes (através de movimentos sincronizados) e elas atacando as demais.

Guardiões de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Mephistopheles
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Fausto e Gretchen
“A alma de Fausto será clamada se, em algum momento, sua felicidade for tanta que ele deseje que aquele momento dure para sempre.” - Fausto de Goethe (não é uma citação exata)
O casal de mestre-sala e porta-bandeira representará a obra que foi a principal inspiração para a história de Madoka: o Fausto de Goethe. O casal vestirá roupas de cor vinho, sendo que cada fantasia terá detalhes na cor do personagem que o representa na história de Madoka Magica: cinza e roxo para o mestre-sala (Homura - Fausto) e rosa para a porta-bandeira (Madoka - Gretchen). Na mesma linha de pensamento, os guardiões vestirão um traje branco com detalhes vermelhos (Kyubey - Mephistopheles). Ao final de cada apresentação do casal perante os jurados, os guardiões atacarão os dois e farão o casal cair de joelhos no chão, representando o momento em que Mephistopheles clama a alma de Fausto.

Ala #01
O pesadelo
“Que horror!” - Madoka Kaname
A história começa com a protagonista, Madoka Kaname, tendo um pesadelo. A garota se vê presa num lugar misterioso, similar a um labirinto, marcante por seu chão preto e branco similar a um tabuleiro de xadrez. A ala é composta de demônios (uma vez que estes são associados a pesadelos) que alternam cores pretas e brancas de maneira ordenada. Metade da ala entrará no recuo antes da bateria e sairá num ponto específico do desfile, que será mencionado depois.

Ala #02
A batalha apocalíptica
“Cabe a você mudar o curso dessa destruição e tristeza.” - Kyubey
Ao sair do labirinto, o que Madoka encontra é uma cena de uma batalha cruel entre uma criatura enorme que trazia destruição para os arredores e uma garota da idade de Madoka. Outra criatura, esta menor e aparentemente inofensiva, diz a Madoka que ela pode mudar isto. Ela acorda logo depois. As fantasias desta ala buscam lembrar árvores quebradas e prédios destruídos.

Ala #03
A garota do sonho
“Eu sou Homura Akemi. É um prazer conhecê-los.” - Homura Akemi
Madoka vai à escola naquele dia e se surpreende com a imagem da garota que vira em seu sonho/pesadelo se apresentando lá. Seu nome é Homura Akemi. Ela imediatamente se dirige a Madoka com um ar de frieza, perguntando pelas pessoas queridas por ela. A fantasia desta ala busca dar uma identidade de “sonho”, usando cores pálidas e fracas, ao mesmo tempo em que se assemelha à Homura.

Ala #04
A barreira da Bruxa
“Isso é tão estranho… o caminho continua mudando!” - Madoka Kaname
Junto de sua amiga Sayaka Miki, Madoka decide ir ao shopping naquele dia e escuta um pedido de ajuda que só ela podia ouvir. Ao seguir a voz, ela e Sayaka acabam em um lugar estranho, distorcido e que parecia sobrenatural. A ala usa cores escuras, organizadas em camadas para criar um efeito psicodélico, similar ao das barreiras de Bruxa no anime.

Carro Alegórico #01 (Abre-Alas)
Conexão
“Façam um contrato comigo e se tornem Garotas Mágicas!” - Kyubey
Ao ficarem presas na barreira da Bruxa, Madoka e Sayaka se deparam com Mami Tomoe e Kyubey e ficam encantadas com os poderes mágicos da menina, que salva as duas da barreira enquanto Kyubey oferece um contrato mágico a elas - se aceitassem virar Garotas Mágicas e combater as misteriosas Bruxas, Kyubey realizaria qualquer desejo delas. O abre-alas apresenta um mundo mágico fantasioso, com muitos efeitos luminosos para representar Garotas Mágicas como guerreiras do bem e defensoras de uma causa pura e justa. Além de apresentar a realidade que Madoka e Sayaka achavam que encontrariam, o abre-alas também faz uma conexão direta com o tema de abertura de Madoka Magica, que também iludiu os espectadores pelos primeiros episódios com uma falsa imagem do anime.


Setor 2
Credens justitiam
O segundo setor recria os acontecimentos dos episódios 2 e 3. Neles, Madoka e Sayaka conversam com Kyubey e Mami sobre o que deveriam saber sobre serem Garotas Mágicas antes de fazerem seu desejo. Além disso, também conta-se a história de Mami até sua morte brutal nas mãos de Charlotte.

Ala #05 (Passistas Femininas)
Joias da Alma
“Isto é uma Joia da Alma. Uma pedra preciosa, nascida do contrato entre uma garota e Kyubey.” - Mami Tomoe
Mami, vendo a oportunidade de ganhar duas amigas e aliadas no combate às Bruxas, decide agir como mentora de Madoka e Sayaka ao lado de Kyubey, explicando a elas como ser uma Garota Mágica. Quando Kyubey faz um contrato, ele cria uma Joia da Alma, uma pedra preciosa que emana o poder mágico usado para as garotas combaterem Bruxas. A fantasia da ala de passistas é decorada com joias de diferentes cores e possui um adereço com a Joia da Alma, este último posicionado de maneira diferente em cada fantasia.

Ala #06
Bruxas e seus Familiares
“Não podemos pegar leve com os Familiares.” - Mami Tomoe
Mami decide treinar Madoka e Sayaka para combate e leva elas a uma barreira de Bruxa para que vejam ela em combate e aprendam algumas coisas. Lá, elas se encontram com os servos das Bruxas, os Familiares, antes de acharem a própria e lutarem com ela. Esta ala retrata criaturas estilizadas de maneira similar à ala 4, sendo que alguns integrantes utilizarão fantasias de tamanho maior para representar as Bruxas.

Ala #07 (Passistas Masculinos)
Sementes da Aflição
“Isto é uma Semente da Aflição. É como o ovo de uma Bruxa.” - Mami Tomoe
Após derrotar a Bruxa, Mami pega uma pequena pedra negra que caiu no chão e apresenta às garotas aquilo como a Semente da Aflição. O oposto de uma Joia da Alma, uma Semente da Aflição é o coração de uma Bruxa. Uma vez destruída a Bruxa, a pedra pode ser usada para restaurar a magia gasta pela Joia da Alma na batalha, impedindo esta de ficar turva. A fantasia é vazada e combina as cores preta e cinza.

Ala #08
O desejo da vida
“Eu sequer tive tempo pra pensar.” - Mami Tomoe
Madoka se mostra indecisa sobre o que desejar e pergunta a Mami qual fora o desejo dela. Mami decide contar, embora não fosse uma história muito feliz. A menina estava quase inconsciente após um acidente terrível de carro que tirara a vida de seus pais até ver a silhueta de Kyubey, que lhe ofereceu um desejo. Mami simplesmente disse que “queria alcançar a vida”. Poder continuar vivendo e desfrutar o tempo que não lhe seria roubado. A ala usa uma fantasia composta principalmente por fios amarelos, representando a vida de Mami.

Ala #09
Uma máscara de solidão
“Eu só estou forçando a mim mesma a ter coragem.” - Mami Tomoe
A vida de Garota Mágica parecia uma salvação, mas não uma salvação perfeita. Sozinha por causa da morte de seus pais e sem tempo para socializar-se devido às lutas constantes contra as Bruxas, Mami ficou presa num mundo solitário por muito tempo, criando uma personalidade forte como fachada. A fantasia da ala tem máscaras nos costeiros e cores em sépia.

Ala #10
Não tenho mais medo
“Um tiro é tudo o que eu preciso.” - Mami Tomoe
A grande virada na vida de Mami teve a chance de ocorrer quando ela viu Madoka e Sayaka presas na barreira de uma Bruxa e foi informada por Kyubey de que elas eram candidatas a virar Garotas Mágicas. Ali, Mami viu a oportunidade de fazer amigas que conhecessem seus problemas e seu mundo particular. Com isso, a garota finalmente conseguiu libertar-se de seu isolamento e de sua fachada de força. Esta ala tem uma fantasia bem colorida, principalmente usando as cores azul e rosa, as cores dos trajes mágicos de Madoka e Sayaka.

Carro Alegórico #02
Morte
“Lembrem-se de tudo o que acabaram de ver. Isto é o que significa se tornar uma Garota Mágica.” - Homura Akemi
Mami vai ao combate contra a Bruxa Charlotte. Homura tenta interromper, mas é amarrada por Mami. Porém, Mami é pega de surpresa por um truque de Charlotte e é morta pela Bruxa quando esta a decapita, devorando sua cabeça. O carro mostra o corpo sem cabeça de Mami caído no chão e Charlotte em volta deste com sua barreira de Bruxa, que lembra um mundo de doces macabro, ainda ativa. A imagem pesada da morte no carro representa o fim da fachada de Madoka como um anime mahou shoujo comum e a entrada no território mais pesado e filosófico - demarcado no próprio anime também pela morte repentina de Mami.


Setor 3
Decretum
O terceiro setor recria os acontecimentos dos episódios 4, 5, 6 e 7 (este último, minoritariamente). Neste setor, passa-se pelo desenvolvimento de Sayaka Miki como Garota Mágica, mostrando os motivos de seu desejo, as revelações chocantes e a mudança de atitude da garota.

Ala #11
As lágrimas de Madoka
“Sabíamos que não seria fácil. Só não podemos voltar atrás agora.” - Madoka Kaname
Após escaparem da barreira de Charlotte com a ajuda de Homura, Madoka e Sayaka são forçadas a lidar com a morte de Mami. Madoka fica desolada e incapaz de acreditar no que acontecera, e ao mesmo tempo não se sente capaz de recusar a chance de fazer um desejo, mas ainda quer escolher melhor. Kyubey insiste em pressioná-la a fazer um desejo, citando como motivo um “potencial mágico enorme que ele não consegue explicar” vindo de Madoka. A fantasia desta ala é azul-clara e é inspirada na forma da lágrima.

Ala #12
O som do violino
“Se eu usasse meu desejo para curá-lo, como ele reagiria?” - Sayaka Miki
Sayaka também foi atingida pela morte de Mami, mas ela tinha outras preocupações. Sem a Garota Mágica veterana, a cidade ficaria desprotegida das Bruxas. Pensando em se tornar a nova guardiã da cidade, Sayaka faz seu desejo: curar as mãos de Kyousuke Kamijou, um menino que Sayaka gostava e que tocava violino até sofrer um acidente que paralisou suas mãos e deixou ele no hospital. A ala lembra uma orquestra de violinos, com todos os integrantes vestidos a caráter e portando o instrumento.

Ala #13
Guerreira justa, guerreira egoísta
“Não me diga que você fez um contrato com ele pela simples razão de “ajudar as pessoas” ou por “justiça”...” - Kyouko Sakura
Uma nova Garota Mágica aparece na cidade. Chamada Kyouko Sakura, ela mostra-se imediatamente ser uma guerreira extremamente egoísta, roubando abates de Bruxas, e deixando Familiares crescerem a ponto de tornarem-se Bruxas. Confrontada por Sayaka, ela diz que soube da morte de Mami e decidiu ocupar o território deixado por ela, criando assim uma disputa por Sayaka sobre quem cuidaria da cidade. Eventualmente, Kyouko diz que os motivos de Sayaka para virar uma Garota Mágica são fúteis. A ala ilustra esse conflito vestindo uma fantasia metade grená (cor dos trajes de Kyouko), metade azul-céu (cor dos trajes de Sayaka), além de possuir uma lança-alabarda numa mão (arma de Kyouko) e uma espada na outra (arma de Sayaka), ambas cenográficas.

Bateria
Lichs mágicos
“Como responsável por formar contratos com Garotas Mágicas, meu trabalho é remover suas almas e permutá-las em Joias da Alma.” - Kyubey
Kyouko e Sayaka começam a conflitar constantemente e se envolvem em brigas toda hora, até que, em uma das brigas, Madoka se irrita e atira a Joia da Alma de sua amiga longe. Alguns segundos depois, Sayaka desmaia sem nenhum sinal de vida, e Kyubey revela que a transformação em Garota Mágica exige a transmutação da alma em uma Joia da Alma, uma vez que isso torna mais difícil a morte de uma Garota Mágica em combate - efetivamente transformando-as em um tipo de lich. A fantasia dos bateristas representa os lichs tal como as criaturas assombradas que as Garotas Mágicas se tornam após o contrato com Kyubey, na forma de magos de vestes escuras com adereços azul-esverdeados (similar ao personagem Karthus, do jogo League of Legends) À frente da bateria, um integrante dança enquanto carrega uma Joia da Alma de cerca de 30cm de altura, também na cor azul-esverdeada, que de vez em quando flutua com a ajuda de efeitos. Toda vez que a bateria for executar uma paradinha, a luz da Joia da Alma se apaga, voltando a acender quando a bateria estiver prestes a retomar o batuque.

Ala #14
Coração partido
“Sayaka, você pode encarar seus verdadeiros sentimentos?” - Hitomi Shizuki
Sayaka mal havia se recuperado do impacto de descobrir que se tornou algo similar a um cadáver ambulante quando recebeu outro choque. Sua amiga, Hitomi Shizuki, decidira se confessar para Kyousuke e disse a Sayaka que, se quisesse impedi-la, deveria confessar-se antes dela. Porém, a soma dos impactos impediu Sayaka de fazer qualquer coisa a respeito, e ela só pôde ver enquanto Kyousuke se afastava dela. A fantasia da ala combina vermelho e preto, de forma a lembrar um coração corrompido.

Ala #15
Heroísmo macabro
“Depois de algum tempo, você vai aprender a bloquear completamente a dor.” - Kyubey
Abalada com tudo o que se passava ao seu redor, Sayaka tornou-se uma presa fácil para as manipulações misteriosas de Kyubey. O familiar explica que, através da separação do corpo e da alma, é possível bloquear a recepção de dor para que as Garotas Mágicas resistam melhor ao combate. Sayaka decide tentar fazê-lo e acaba levando uma mentalidade irracional a combate, destruindo Bruxas impiedosamente por sede de batalha. A fantasia apresenta manchas vermelhas sobre a cor azul e possui uma máscara negra.

Destaque de Chão
Não sinto mais dor
“Com um corpo como esse, não tenho como sentir dor nenhuma!” - Sayaka Miki
Num estado psicológico completamente alterado, Sayaka é vista combatendo brutalmente uma Bruxa por Madoka e Kyouko, fazendo as duas pensarem o que havia de errado com a garota. A Joia da Alma de Sayaka estava começando a escurecer num ritmo alarmante e não parecia ser puramente por desgaste de magia. A fantasia deste destaque representa a Sayaka ferida que ainda buscava combate e tem como principais cores o azul escuro e o preto.

Carro Alegórico #03
A pequena sereia mágica
“Você não tinha um desejo que queria realizar mesmo que isso significasse uma vida de constante batalha?” - Kyubey
O carro alegórico que encerra o terceiro setor traça a analogia entre a história de Sayaka e sua inspiração direta, “A Pequena Sereia” de Hans Christian Andersen. A imagem central do carro é de uma sereia com o rosto de Sayaka que parece ser feita de água, com lágrimas saindo de seu rosto e destaques representando corações de cristal partidos. Na parte de trás do carro, a bruxa que transformou Ariel em humana ao custo de sua voz é representada com os olhos vermelho-rosados de Kyubey.


Setor 4
Anima mala
O quarto setor recria os acontecimentos dos episódios 7 (majoritariamente) e 8. Aqui, apresenta-se a história de Kyouko Sakura, sua mudança de ideia sobre ser uma Garota Mágica e a transformação em Bruxa de Sayaka Miki.

Ala #16
O herege
“Ele começou a pregar coisas que não eram parte dos ensinamentos usuais.” - Kyouko Sakura
Preocupada com o estado de sua rival, Kyouko havia até mesmo contado sua história para a garota para tentar tirar o pensamento de Sayaka das batalhas brutais. Kyouko era nascida numa família católica e seu pai era um padre. Porém, ele não se conformava somente com os ensinamentos da Igreja. Ele sentia que o mundo precisava avançar mais e, tendo isso em mente, começou a pregar algumas ideias próprias. Ele acabou sendo excomungado da Igreja. A fantasia é preta, inspirada em vestes de padres e possui rasgos em vários pontos.

Ala #17
O desejo da fé
“Eu pedi que todos ouvissem a palavra do meu pai.” - Kyouko Sakura
A partir do momento em que o pai de Kyouko foi expulso da Igreja, a vida começou a desandar para ele e para sua família. Eles não tinham comida, não tinham abrigo e não eram ouvidos por ninguém. Foi quando Kyubey apareceu e ofereceu um contrato a Kyouko. A garota prontamente aceitou a vida de matar Bruxas sob a condição de que seu pai fosse ouvido. As fantasias desta ala são brancas e douradas, contrastando com as da ala anterior, e são moldadas para que lembrem fiéis em procissão.

Tripé
Bruxaria
“Ele chamou a mim, sua própria filha, de bruxa enganadora.” - Kyouko Sakura
O pai de Kyouko percebe que algo de estranho aconteceu para que as pessoas voltassem a ouvi-lo e acusa sua própria filha de bruxaria. Depois disso, ele mata toda a sua família para que a bruxaria parasse, exceto que Kyouko sobrevive por ser uma Garota Mágica. Graças a esse incidente, Kyouko nunca mais quis utilizar a magia para outra pessoa que não ela mesma. O tripé se assemelha a uma enorme fogueira e usa efeitos especiais para parecer que está pegando fogo. Em meio ao fogo, fica um único homem vestido de padre, representando o pai de Kyouko.

Ala #18
Estendendo a mão
“Você não queria ajudá-la?” - Kyouko Sakura
Apesar do incidente, Kyouko percebeu que Sayaka estava numa situação complicada. Ela própria não enfrentava problemas em ter tornado-se uma lich, já que usava a magia apenas para si própria, mas Sayaka usou seu desejo pelo bem dos outros, tentou ao máximo usar seus poderes para aqueles ao seu redor e não para ela, e acabou abalada por tudo o que aconteceu. Assim, Kyouko decide que não fará mal ajudar Sayaka dessa vez. A ala tem uma fantasia primariamente grená, representando a própria Kyouko, e possui vários laços por toda a sua extensão, simbolizando a tentativa da menina de ajudar Sayaka.

Ala #19
A guerreira vencida pelo desespero
“Eu sou… uma idiota.” - Sayaka Miki
Porém, o estrago já havia sido feito e num estado grande demais para ser revertido. Sayaka desaparece numa noite, e Kyouko encontra-a numa estação de trem próxima de onde ela mora. Ela havia acabado de matar dois homens que conversavam entre si sobre assuntos extremamente misóginos como se não fosse nada. As palavras de Kyouko não conseguem tirá-la do estado de depressão, e Sayaka chora. Uma única lágrima cai sobre sua Joia da Alma, e uma explosão enorme acontece no lugar. A ala veste um azul turvíssimo e possui decorações douradas extremamente distorcidas, simbolizando a destruição da alma de Sayaka.

Destaque de Chão
A alma negra
“SAYAKA!” - Kyouko Sakura
A Joia da Alma de Sayaka tornou-se completamente negra naquele instante e o cenário da estação de trem onde ela e Kyouko estavam instantaneamente ganhou um tom abissal. Naquele momento, a Joia tornava-se uma Semente da Aflição e Sayaka transformava-se numa Bruxa de nome Oktavia von Seckendorff. A fantasia desse destaque é cheia de pedras preciosas (ou réplicas) de cor preta, representando a Joia da Alma de Sayaka.

Carro Alegórico #04
O palco de Oktavia von Seckendorff
“OLHE PARA MIM” - Oktavia von Seckendorff (mensagem escrita nas runas da barreira)
Sayaka, completamente transformada em Bruxa e com seu corpo humano imóvel, começa a atacar Kyouko, que estava na localização onde a barreira se abriu. O carro alegórico inteiro é uma grande orquestra psicodélica, tal como a barreira de Oktavia. Tons escuros de azul e verde-musgo compõem o cenário (referenciando novamente “A Pequena Sereia”), cadeiras vermelhas vazias representam a plateia, destaques com violinos distorcidos passeiam pelo carro, e no centro, uma grande mistura de armadura, maestrina e sereia dá forma a Oktavia.


Setor 5
Symposium magarum
O quinto setor recria os acontecimentos do episódio 9. Trata-se de toda a discussão sobre a transformação de Garotas Mágicas em Bruxas, da amoralidade de Kyubey e do sacrifício de Kyouko para derrotar a Bruxa que Sayaka se tornou, Oktavia von Seckendorff.

Ala #20 (Coreografada)
Transformação bruxólica
“Quando Joias da Alma estão negras e entorpecidas, tornam-se Sementes da Aflição, e então, nos tornamos Bruxas.” - Homura Akemi
Após a terrível transformação, Homura ajuda Kyouko a escapar da barreira e revela a ela e Madoka o que sabia sobre as Joias da Alma: uma Joia da Alma enegrecia quando sua Garota Mágica gastava sua magia ou era tomada por desespero. Uma vez completamente negra, ela transforma-se em uma Semente da Aflição e, por consequência, sua Garota Mágica numa Bruxa. A ala representa isso através de uma coreografia, onde várias pessoas sob panos de cores escuras, formando uma massa disforme, juntam-se ao redor de um único integrante vestindo branco e começam a rodar em volta dela até que a pessoa no centro transforma-se em outro integrante da massa.

Ala #21 (Baianas)
Garotas viram mulheres
“Este país chama de “garotas” as mulheres que não amadureceram completamente, certo?” - Kyubey
As próximas duas alas referem-se a uma das mais famosas e sombrias frases proferidas no anime, cortesia de Kyubey. O familiar, até então, parecia alguém que fazia tudo por um motivo nobre. Porém, a partir da transformação de Sayaka, fica claro que ele tinha alguma intenção de se aproveitar dos desejos das garotas. Ele então explica a origem do termo “Garotas Mágicas”: se uma mulher antes era uma garota, uma Bruxa antes deveria ser uma Garota Mágica. A ala das baianas representa isso através de uma fantasia inspirada num buquê de flores (que representa a passagem da fase de “garota” para a fase de “mulher” em várias culturas).

Ala #22 (Baianinhas)
Garotas Mágicas viram Bruxas
“Como vão se tornar Bruxas um dia, faz sentido chamá-las de “Garotas Mágicas” primeiro.” - Kyubey
A ala das baianinhas complementa a ala das baianas com a segunda parte da frase de Kyubey. A transformação da Garota Mágica em Bruxa é representada por uma fantasia similar à da ala das baianas, porém com detalhes mais inspirados no imaginário infantil (Garota Mágica) e num tom bem escuro de roxo (Bruxa).

Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O universo e a entropia
“A alma de vocês é um tipo de fonte de energia que contra-ataca a entropia.” - Kyubey
Sem mais motivos para esconder algum fato sobre o destino que aguardava Madoka, Kyubey decide responder a ela quando questionado sobre o porquê dessa transformação e sofrimento fazerem parte do ciclo de uma Garota Mágica. Segundo Kyubey, a entropia do universo vem crescendo num ritmo alarmante, e a alma humana possui o poder de anular ela. Porém, a energia necessária para isso só é obtida no momento em que a Garota Mágica se transforma em Bruxa. O mestre-sala veste uma mistura de preto e azul-escuro, representando o universo, e a porta-bandeira traz preto e vermelho, representando a entropia.

Ala #23
Kyubey, o familiar amoral
“Se você estiver disposta a se sacrificar pelo universo, então você é bem-vinda a me procurar a qualquer hora. Estarei esperando.” - Kyubey
Kyubey, além disso, revela sua origem: um ser alienígena de uma raça que, há muito tempo, anulou suas próprias emoções e as considera um erro. Através dos desejos, a raça dos Incubadores (de onde vem o nome Kyubey, “Incubator”/”In-KYUBEY-tor”) consegue atrasar a morte térmica do universo ao utilizar a energia anti-entropia das Bruxas. O custo de ter que sacrificar alguns humanos é completamente irrelevante para Kyubey, que explica a Madoka que não consegue entender o porquê de humanos preocuparem-se tanto com a morte de algumas poucas pessoas se a população humana é enorme e vai crescendo a cada segundo. A ala usa roupas brancas com dois grandes pontos vermelhos e várias formas de criaturas monstruosas desenhadas em espaço negativo na parte da frente da fantasia.

Ala #24
A batalha pela alma de Sayaka
“Se você chamar por ela, talvez ela possa reaver suas memórias de quando era humana.” - Kyouko Sayaka
Kyouko pergunta a Kyubey se seria possível, de alguma maneira, trazer Sayaka de volta. O familiar diz que nunca houve um caso assim, mas não se surpreenderia se fosse possível. Dito isso, a garota pede para Madoka tentar chamar Sayaka de volta à sua consciência. Querendo sua amiga de volta, Madoka aceita tentar. Porém, numa aversão ao que comumente acontece no gênero mahou shoujo (e em animes em geral), o chamado não faz absolutamente nada acontecer. A ala veste-se como uma armadura de Oktavia, porém azulada e dando a impressão de fantasmagórica.

Carro Alegórico #05
Um adeus trágico à solidão
“Não se preocupe. Eu ficarei com você, Sayaka.” - Kyouko Sakura
Incapaz de alcançar Sayaka com suas palavras, Madoka é atingida e cai desmaiada na barreira de Oktavia. Kyouko decide, então, se sacrificar para eliminar a Bruxa, tanto para que ela possa sentir, uma vez mais, o que é lutar pelo bem dos outros, quanto para não deixar Sayaka sozinha na morte. O carro alegórico mostra Kyouko e Sayaka abraçadas, de olhos fechados, empalando uma a outra no tronco com suas armas (a lança de Kyouko perfura Sayaka e a espada de Sayaka perfura Kyouko). A armadura de Oktavia aparece, caída, desfeita e sem “vida”, no chão do carro.


Setor 6
Puella in somnio
O sexto setor recria os acontecimentos do episódio 10. A verdade sobre Homura Akemi é revelada: ela já viveu o ciclo de vida e morte de Garotas Mágicas muitas vezes e, por isso, sabe em quem pode e não pode confiar. A calamidade causada por Walpurgisnatch se aproxima.

Ala #25
A criação da prisão temporal
“Eu quero encontrar a Kaname-san novamente!” - Homura Akemi
Neste momento, Homura decide que Madoka precisava saber o que ela já havia enfrentado. Quando se viram pela primeira vez, Homura era uma nova aluna no colégio de Madoka, de aparência inofensiva e coração fraco devido a uma doença. Um dia, ela acabou topando com uma barreira de Bruxa e foi salva por Madoka e Mami, duas Garotas Mágicas que lhes apresentam esse mundo mágico. Porém, algumas semanas depois, as duas morreram em combate contra uma Bruxa poderosíssima de nome Walpurgisnatch. Desolada, Homura faz um desejo a Kyubey e pede para poder encontrar Madoka novamente, para que possa protegê-la e agradecer por sua gentileza. Assim se inicia o ciclo temporal sob o qual a história de Madoka Magica se passa. A ala possui relógios no costeiro e correntes ligando estes relógios aos pulsos do componente.

Ala #26
Kriemhild Gretchen
“Madoka, por favor, aguente firme!” - Homura Akemi
Homura volta no tempo para o instante em que conhece Madoka, contando a ela animadamente que tornou-se uma Garota Mágica. Dessa vez, Homura sente que, se treinar junto de Madoka e Mami, elas poderão derrotar a Walpurgisnatch. Infelizmente, o plano não funciona, Mami acaba morrendo novamente e Homura descobre a cruel verdade sobre as Joias da Alma quando vê Madoka transformar-se na Bruxa de nome Kriemhild Gretchen diante de seus olhos após a garota usar toda a magia que possuía no combate. Kriemhild Gretchen é ainda mais poderosa que Walpurgisnatch e possui uma barreira capaz de prender quem for pego nela numa máquina lotófaga. A fantasia tem a forma da Bruxa que nomeia a ala, com dezenas de fios de 1,5 mm de espessura formando a “saia” de Gretchen.

Ala #27
Assustadora verdade
“Se as Joias da Alma chocam Bruxas… não deveríamos todas morrer?” - Mami Tomoe
Homura usa a volta no tempo outra vez, e agora ela tem duas informações importantes: Walpurgisnatch é uma Bruxa poderosa demais para apenas três Garotas Mágicas, e se não tomarem cuidado, ela e as demais podem se tornar Bruxas. Assim, Homura decide recrutar Sayaka e acaba topando com Kyouko em sua busca, montando um time de cinco garotas. Porém, nenhuma das demais acreditou quando Homura lhes contou sobre as Joias da Alma e isso culminou na transformação de Sayaka em Oktavia von Seckendorff. Após derrotarem a Bruxa, o choque: Mami mata Kyouko atirando em sua Joia da Alma e tenta fazer o mesmo com Madoka e Homura. A fraqueza mental da garota pesou naquele momento e fez com que ela sentisse medo do que poderia se tornar, preferindo então uma morte menos sofrida. Madoka é forçada a matar Mami para impedir mais casualidades, e isso deixa Homura sem força suficiente para enfrentar Walpurgisnatch. A batalha acaba desastrosamente, com Madoka pedindo a Homura que mate-a agora, volte no tempo e impeça ela de fazer o contrato com Kyubey. Sem escolha, Homura faz isso. A fantasia dessa ala é composta por cristais falsos estilhaçados e cada integrante carrega uma réplica dos mosquetes de Mami para apontar para outro integrante da ala, representando a virada psicológica e a “traição” da menina.

Destaque de Chão
A luta solitária
“Não dependerei de mais ninguém.” - Homura Akemi
Percebendo que não conhecia o bastante sobre as garotas para ter ajuda no combate, sabendo que poderia usar seus poderes de parada temporal para montar um arsenal enorme, e ainda determinada a ficar forte o bastante para ser capaz de proteger Madoka, Homura decide fazer sua quarta tentativa por conta própria, matando o máximo de Bruxas por si só para impedir que alguma outra Joia da Alma seja corrompida e usando-as como treinamento para o combate com Walpurgisnatch. Para o azar dela, mesmo quantidades enormes de explosivos e lança-mísseis não foram efetivas, e Homura é derrubada em combate de novo. O destaque de chão representa esse combate tanto por estar sozinho quanto pela sua fantasia, inspirada em armas.

Ala #01
O pesadelo
“A Madoka de agora provavelmente destruiria este planeta em dez dias.” - Kyubey
Aqui, a metade que recuou da primeira ala do desfile retorna à passarela, uma vez que o sonho que Madoka teve no começo é nada menos do que a quarta tentativa de Homura de conter Walpurgis. Com Homura falhando uma vez mais, Madoka faz um desejo e torna-se Kriemhild Gretchen instantaneamente após derrubar Walpurgis. Homura volta no tempo mais uma vez.

Ala #28
Persistência
“Não importa quantas vezes, eu sempre escolherei retornar.” - Homura Akemi
Homura está presa num ciclo temporal desesperador. Ela já viu suas companheiras morrerem várias vezes, transformarem-se em criaturas medonhas, traírem umas às outras por seus medos próprios, está ciente de que qualquer erro pode fazer com que o sofrimento delas aumente, sabe que corre ela mesma o risco de morrer ou de virar Bruxa, e ainda assim insiste que voltará no tempo quantas mil vezes forem necessárias para que o ciclo do desespero seja quebrado. A ala representa o momento do anime em que fica clara a determinação de Homura através de uma réplica da primeira ala deste setor, porém com a cor vermelha dominando na fantasia e nos relógios (que estarão com seus ponteiros ajustados para rodar em alta velocidade).

Carro Alegórico #06
Walpurgisnatch se aproxima
“Essa é… a Walpurgisnatch.” - Madoka Kaname
O poder de Walpurgisnatch vem do fato de ela ser uma Bruxa capaz de acumular o poder de outras Bruxas e, com isso, criar um conglomerado capaz de devastar uma cidade apenas com sua aparição. Ela não usa uma barreira, ao contrário das demais Bruxas, fazendo com que seus Familiares apareçam pela cidade em números enormes e comecem uma onda de devastação absurda. O carro alegórico representa a origem de seu nome e as suas características como Bruxa. O primeiro é conseguido através de um círculo de bruxas que ocupa a parte da frente do carro e que cerca uma fogueira de chama verde, representando o festival europeu de Santa Valburga (conhecido em alemão como Walpurgisnatch - daí o nome da Bruxa). Já a segunda parte dá forma ao carro: Walpurgisnatch é a “Bruxa construtora do palco” e sua ambição é transformar o mundo num palco para o espetáculo da destruição. Por isso, o carro é formado por engrenagens, tal como o corpo da Bruxa, e elementos do palco teatral, como as cortinas. Na parte de trás, Walpurgisnatch aparece de ponta-cabeça - no momento em que Walpurgisnatch vira-se, o mundo estará condenado à destruição. Os destaques do carro representam seus Familiares.


Setor 7
Nux Walpurgis

O sétimo setor recria os acontecimentos do episódio 11. Homura sai para tentar vencer Walpurgisnatch uma vez mais. Enquanto isso, Kyubey tenta convencer Madoka a fazer seu desejo para poder captar a energia liberada por sua Bruxa. Ao final do setor, Homura está prestes a perder a esperança.

Ala #29
Causa e efeito temporal
“Bom trabalho, Homura. Você tornou a Madoka a Garota Mágica mais poderosa de todos os tempos.” - Kyubey
Ao saber sobre os poderes temporais de Homura, até mesmo Kyubey ficou surpreso e curioso com a situação. Antes, o familiar não conseguia explicar o porquê de Madoka ter um potencial mágico tão grande. Porém, os poderes de viagem temporal de Homura e o fato dela ter voltado no tempo sempre tendo Madoka como sua razão para lutar contra o destino afetaram a causa e efeito que cercava a garota. O potencial de uma Garota Mágica é determinado pela causa e efeito que a cerca, e com tantas linhas temporais centradas em Madoka, ela acabou tornando-se um poço de causa e efeito enorme, tendo assim um potencial mágico inédito para Garotas Mágicas. Esta ala utiliza as cores rosa, preto e branco, e todos os seus integrantes são amarrados uns aos outros com cordas/fios, representando as linhas do tempo que tornaram Madoka uma recipiente mágica poderosíssima.

Ala #30
O gado da entropia
“Por exemplo, você sente qualquer simpatia por animais de fazenda?” - Kyubey
Depois de contar para Homura o que descobriu, Kyubey decide tentar persuadir Madoka a fazer seu desejo novamente. Madoka ainda estava desolada com as perdas de Sayaka e Kyouko, e Kyubey tenta convencê-la de que as mortes não faziam diferença. Para isso, ele decide fazer uma comparação dos seres humanos em relação à entropia ao gado, colocando a humanidade na posição de cria e recebendo a expansão do tempo de vida do universo como recompensa, assim como as espécies de animais que viraram gado possuem um sucesso reprodutivo maior. Para Kyubey, isso é algo trivial e natural. A ala é composta por seres humanos com cabeças de vacas separados por um curral cenográfico, de forma a lembrar um abatedouro.

Ala #31
A magia constrói a história
“Poderia ser que vocês todos ainda estivessem nus e vivendo em cavernas.” - Kyubey
Com a tentativa inicial tendo o efeito oposto do esperado, Kyubey decide mostrar a Madoka que fazer desejos e tornar-se uma Bruxa era natural da história da humanidade. Ou seja: Garotas Mágicas existiam há milênios, desde os primórdios da civilização humana. Muitas personagens históricas mulheres alcançaram sua fama através de um desejo, dentre elas Cleópatra, Joana D’Arc e Anne Frank. A fantasia desta ala mistura os trajes mágicos de animes mahou shoujo com os trajes típicos de antigas civilizações.

Ala #32
O ciclo do desespero de Homura
“Quando ela perceber que qualquer coisa que faça não irá mudar o seu destino, Homura Akemi cairá em desespero e sua alma se tornará uma Semente da Aflição.” - Kyubey
A tempestade que Walpurgisnatch causou chega à cidade e Madoka é forçada a evacuar para um abrigo de emergência. Lá, Kyubey reaparece e volta a falar com ela. Enquanto observa Homura sair para seu enésimo combate contra a Bruxa, Madoka se pergunta por que Homura se recusa a desistir. Kyubey, então, explica para Madoka que desistir não é uma opção para ela. Ela prendeu a si própria em um ciclo de desespero onde a única opção é continuar lutando. Se ela, em algum momento, vier a desistir, ela cairá em desespero e tornará-se uma Bruxa. A fantasia da ala é baseada em Homulily, a Bruxa de Homura - a representação concreta de seu desespero.

Ala #33
Walpurgis uma vez mais
“Foi o meu desejo final. E agora… é o único caminho que resta.” - Homura Akemi
Homura mostra os esforços que acumulou buscando derrotar Walpurgisnatch por conta própria. Tendo roubado o arsenal inteiro do Japão, a garota começa a disparar arma atrás de arma, pente atrás de pente, tudo num grande esforço para destruir a Bruxa. Walpurgis acaba sendo empurrada de uma explosão direto para outra - de tantas vezes que Homura já lutou contra a Bruxa, ela sabe exatamente como as armas afetam ela e onde ela deve atingir para o maior dano possível. A fantasia mistura os trajes mágicos de Homura com fardas militares, e cada integrante carrega uma arma.

Destaque de Chão
A Bruxa mais poderosa
“Tenho que fazer alguma coisa para parar o seu avanço!” - Homura Akemi
Infelizmente, Walpurgisnatch é poderosa demais. Nenhum dos ataques de Homura consegue causar um dano significativo à Bruxa, e esta imediatamente manda Homura voando pelos ares com um ataque simples, fazendo-a colidir com um prédio enfraquecido pela tempestade e derrubá-lo sobre a garota, selando a batalha a favor de Walpurgis. Esta destaque de chão representa Walpurgisnatch com uma fantasia feita de engrenagens, mais presentes na saia e no costeiro.

Carro Alegórico #07
O último lampejo de esperança
“Toda vez que eu voltar no tempo, o fardo da Madoka vai aumentar...” - Homura Akemi
Homura prepara uma nova volta temporal. Porém, as palavras de Kyubey mais cedo voltam à sua mente - se ela voltar no tempo mais vezes, o poder de Madoka vai crescer mais e mais. Ela percebe que não pode jogar o peso de suas escolhas para a pessoa que ela quis salvar em primeiro lugar, e desiste do salto temporal, ficando à beira do desespero. Sua Joia da Alma enegrece numa velocidade enorme. A alegoria representa isso através da imagem de uma Homura chorando, com várias luzes arroxeadas ao seu redor acendendo-se e apagando.


Setor 8
Sagitta luminis
O último setor recria os acontecimentos do episódio 12, o episódio final. Madoka faz um desejo que remoldará o universo para que Garotas Mágicas não precisem mais sucumbir ao desespero, tornando-se o conceito abstrato da esperança.

Ala #34
A luz de Madoka
“Finalmente encontrei um desejo que quero realizar.” - Madoka Kaname
Madoka, tendo saído do abrigo, aparece diante de Homura. A Joia da Alma da garota para de enegrecer por um instante para ouvir as palavras de Madoka. Kyubey também está lá, e ouve atentamente enquanto Madoka pede desculpas a Homura e anuncia que quer fazer seu desejo naquele instante. Esta ala não usará uma “fantasia”. Em vez disso, todos os integrantes da ala serão cosplayers de Madoka Kaname, representando a presença de Madoka no clímax da série de uma maneira simples.

Ala #35
O desejo do bem
“Eu desejo apagar todas as Bruxas antes que elas sequer tenham nascido. Todas as Bruxas que já existiram, existem e existirão deverão sumir.” - Madoka Kaname
Madoka faz o desejo na citação. Kyubey fica espantado com o nível do desejo de Madoka - se um desejo desse nível fosse realizado, ele quebraria as leis do espaço-tempo e a própria causa e efeito, tornando Madoka uma espécie de Deusa. Porém, Madoka não liga para isso. “Deus ou qualquer coisa assim está bem. Todas que têm lutado com Bruxas… todas as Garotas Mágicas que acreditaram na esperança...  Não quero que elas sofram. Quero que elas mantenham seus sorrisos até o fim. E se há regras que me impedem de fazer isso… me veja quebrá-las. Me veja mudá-las. Este é o meu desejo. Agora, realize-o, Incubator!”. Esta ala virá com roupas brancas com detalhes rosa, representando o desejo de Madoka e a luz de sua Joia da Alma.

Ala #36
O Nirvana mágico
“Você não só estará nos dando esperança. Você estará se tornando a esperança em si.” - Mami Tomoe
Neste ponto, fica clara a conexão entre a história inteira de Madoka Magica e os ensinamentos do Budismo, religião comum no continente asiático e com números muito expressivos no Japão. Os desejos são uma analogia ao conceito do karma, princípio de causa e efeito da cultura budista. O ciclo de desespero em que todas as Garotas Mágicas, mas em especial Homura, ficam presas remete ao samsara, o ciclo eterno da vida e da morte - que por sua vez leva ao dukkha, sofrimento, e que é exemplificado no fato de que Garotas Mágicas que agem puramente por impulso de seus desejos (como Sayaka) acabam tornando-se Bruxas mais facilmente. A libertação desse ciclo é atingida por Madoka quando ela faz seu desejo pelo bem de cada Garota Mágica que já existiu, processo análogo à iluminação. Ou seja, Madoka atingiu o Nirvana, a plenitude no Budismo. A fantasia da ala possui em seu costeiro uma imagem de Buda e de Madoka libertando-se do samsara. e é primariamente dourada, tal como várias estátuas de Buda são comumente representadas. Como referência adicional, a ala é composta por exatamente 108 integrantes, em referência às 108 tentações mundanas que devem ser superadas para se alcançar o Nirvana segundo o Budismo.

Ala #37
A vitória final da esperança
“Meu desejo foi a destruição de todas as Bruxas. Se ele foi mesmo realizado… eu não preciso entrar em desespero!” - Madoka Kaname
O desejo de Madoka liberou uma esperança enorme quando Kyubey o concedeu. Infelizmente, para tal quantidade de esperança, um desespero de mesmo tamanho deveria se formar, e este foi tão grande que separou Madoka de Kriemhild Gretchen, colocando a esperança e o desespero num confronto final. Porém, o desejo feito por Madoka era poderoso demais, e apagaria todas as bruxas, incluindo a própria Gretchen. Assim, a criatura é derrotada num único ataque. A fantasia da ala é preta na parte de baixo, mas vai ganhando cores vívidas (principalmente verde-claro) conforme vai subindo, representando a queda do desespero e a vitória da esperança.

 Carro Alegórico #08
Lei dos Ciclos - Madokami
“Se alguém um dia me disser que ter esperança é um erro, eu vou rejeitar essa afirmação todas as vezes.” - Madoka Kaname
Madoka ficou incubida de uma missão enorme por causa de seu desejo. Ela reescrevera o sistema para que ela mesma destruísse as Bruxas antes que estas nascessem. Com isso, Madoka tornou-se o próprio conceito de esperança, e toda vez que uma Garota Mágica está prestes a ter sua Joia da Alma enegrecida, seja por exaustão de poderes ou por desespero, Madoka aparece diante dela para iluminá-la com a esperança antes de levá-la para o Céu e dar a ela um fim mais digno, num fenômeno conhecido dentre as próprias Garotas Mágicas como a Lei dos Ciclos. O último carro representa a apoteose abstrata de Madoka com um ar divino, utilizando-se extensivamente da cor branca. A forma divina de Madoka, conhecida como Madokami (junção entre as palavras “Madoka” e “kami”, “deus” em japonês), é representada numa enorme escultura móvel que ocupa o centro do carro e veste um longo vestido de seda, também branco. Em suas mãos, ela aponta sua arma, o arco-e-flecha, para a frente. Várias vezes no desfile, Madoka apontará o arco para cima e disparará um único fogo de artifício (pequeno) rosa/branco, representando a sagitta luminis, a flecha de luz que conduz a esperança. Integrantes no carro vestem uniformes de garotas mágicas em cores extremamente pálidas.

Velha Guarda
A mensagem de esperança
“Não se esqueça. Alguém, em algum lugar, está lutando agora por você. Enquanto você lembrar desse alguém, não estará sozinho.” - Sequência de encerramento final de Madoka Magica
A velha guarda encerra o desfile representando a principal mensagem que o final de Madoka Magica (e, portanto, o último setor do desfile) pretende passar: a esperança sempre existirá enquanto alguém acreditar nela. Os componentes vestem uma roupa que lembra a andorinha, o pássaro-símbolo da esperança. Após a passagem da velha guarda, uma faixa será estendida por dois integrantes contendo a citação desta última ala, finalizando definitivamente a passagem da escola de samba pela Avenida.


Referências musicais:

O nome de cada setor, da comissão de frente, do abre-alas e o próprio título do enredo fazem referência a várias das músicas da trilha sonora do anime:

      Sis puella magica: "ser uma garota mágica"
Música tema de Kyubey e das Garotas Mágicas em geral.
      Salve, terrae magicae: "bem-vindos ao mundo da magia"
Música utilizada para os segmentos de "no próximo episódio".
      Magia (pronuncia-se com o mesmo G de “Guilherme”)
Música de encerramento do anime após o terceiro episódio. Além disso, também foi a primeira música a tocar no anime, como música-tema da primeira cena do anime inteiro.*
      Connect: “conexão”
Música de abertura do anime.
      Credens justitam: "acreditar na justiça"
Música tema de Mami Tomoe. A letra da música está em Kajiuran, um idioma criado pela compositora da trilha sonora de Madoka Magica, Yuki Kajiura, e que não necessariamente possui significado.
      Decretum: "decisão"
Música tema de Sayaka Miki.

      Anima mala: "alma má"
Música tema de Kyouko Sakura.
      Symposium magarum: "simpósio de bruxas"
Música tema da Bruxa Oktavia von Seckendorff.
      Puella in somnio: "a garota no sonho"
Música tema de Homura Akemi.
      Nux Walpurgis: "a noz de Walpurgis"
Música tema da Walpurgisnatch. O nome da música é um trocadilho duplo: se assemelha a "Nox Walpurgis", que significaria "Noite de Walpurgis" (ou seja, Walpurgisnatch), e faz uma relação direta com a Bruxa de Homura Akemi, uma vez que esta é baseada no espetáculo de balé “O Quebra-Nozes”. Ou seja, metaforicamente, Walpurgisnatch "é a única noz que Homura nunca conseguiu quebrar".
      Sagitta luminis: "flecha de luz"
Música tema de Madoka Kaname.

* Note que isso representa o fato da primeira cena do anime ser o fim de uma linha do tempo onde Homura fracassou. É o mesmo motivo da ala #01 recuada retornar à pista durante o setor em que as linhas do tempo são apresentadas.

Informações adicionais:

      Um lich é um tipo de morto-vivo que adquiriu a imortalidade, geralmente através da separação de sua alma. Um exemplo simples para facilitar a compreensão é o Lord Voldemort da série Harry Potter.
      Uma máquina lotófaga é uma ilusão de um estado de felicidade plena, geralmente utilizada em histórias por vilões para que os heróis não possam impedi-los de seus objetivos. O nome faz referência a uma passagem da Odisseia, onde Ulisses encontra uma ilha cujos habitantes ficam entorpecidos ao comer as flores e frutos da planta de lótus.
      Para todos os efeitos, “Bruxa” (com letra maiúscula) refere-se especificamente às criaturas que Garotas Mágicas enfrentam, enquanto “bruxa” refere-se ao conceito comum da palavra. O mesmo se aplica a “Garotas Mágicas” e “garotas mágicas”. Analogamente, “Familiar” refere-se ao familiar de uma Bruxa, enquanto “familiar” refere-se ao animal mágico.
      Aqui nos referimos a Kyubey como “ele”, porém ele não possui gênero definido. Sua forma é assim apenas por questão de apelo às garotas que ele quer transformar em Garotas Mágicas.
      O enredo foi escrito baseado somente na história original de Madoka Magica, desconsiderando-se spin-offs e similares, salvo quando coletando informações extras sobre bruxas quando dadas pela própria equipe de produção do anime, seja através de entrevistas, outras mídias, etc.
      Os fatos e citações apresentados no desfile seguem uma ordem cronológica adaptada, de forma a separar melhor os setores. Isso explica o porquê da divisão tão irregular de episódios entre os setores, com alguns cobrindo apenas um episódio enquanto um deles cobre mais de 25% do anime.
      Todos os nomes no desfile foram escritos em orientação ocidental (nome primeiro, sobrenome depois).
      O recuo da ala 1 deve ser adaptado de acordo com as regras de cada Liga. Aqui, a escolha de como funcionaria o recuo foi baseada no que a LIESA adotou para o desfile da Unidos do Viradouro em 2007: a ala que substituiu a bateria da Viradouro no carro alegórico teve de deixar pelo menos metade de seus integrantes desfilando normalmente na pista. Sendo assim, aqui metade da ala recuará e metade continuará desfilando normalmente.

Bibliografia:

      https://wiki.puella-magi.net/ e subpáginas;
      e os 12 episódios do próprio anime.

Enredo para o Concurso Brasileiro de Enredos
Por Humberto Mansur - facebook.com/humberto.mnz.3

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores