Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Enredo 906: Um carnaval de peso – tem gordo na folia – do glutão ao obeso, nossa fome é de alegria.

TÍTULO
Um carnaval de peso – tem gordo na folia – do glutão ao obeso, nossa fome é de alegria.



INTRODUÇÃO
Para este carnaval, trataremos sobre a história da obesidade. Essa doença que já virou epidemia e se alastra pelo mundo. Porém, iremos mostrar que nem sempre o gordo foi tratado como um doente. Pelo contrário. As primeiras visões, de uma sociedade que vivia no caos, eram de que o gordo era um grande poderoso que ostentava sua barriga de glutão. Mas isso durou pouco tempo e a moral do gordo foi sendo afetada culturalmente.
Abordaremos também a importância da introdução dos números na vida dos gordos e a invenção da balança como fator primordial para tratar desse problema. A visão da medicina voltada para os problemas causados por um corpo obeso também será mostrada neste desfile.
Com um tom mais leve, fazendo contraste a este carnaval de peso, daremos exemplos de vários mecanismos para se buscar o emagrecimento. Das dietas às cirurgias, passando pelos exercícios físicos. Além disso, mergulharemos na vida social do gordo, com seus problemas, dilemas e situações constrangedoras e facilitadoras para sua vida em sociedade.
Citaremos também os vários momentos culturais tendo o gordo como destaque, com alguns desenhos animados, e num enfoque maior, para o programa: “viva o Gordo”, fazendo uma homenagem singela à Jô Soares.
Por fim, mostraremos que a vida saudável deve ser prioridade para o obeso, oferecendo-lhes diversas mudanças de atitudes, enfatizando a alimentação funcional e propondo um novo estilo de vida.

SINOPSE
Nossa escola traz para a avenida um carnaval de peso. Na verdade, acima do peso, tal qual mais de um bilhão de pessoas no mundo que estão obesos. Já virou uma epidemia essa tal de obesidade. Vai dizer que não sabia?
O mundo está mais pesado graças a tanta fartura de “porcarias” que se vende nos supermercados. Nas lanchonetes fast foods tudo é muito gostoso e viciante. E por conta disso, alarmante. A obesidade infantil é mais um dilema. Deveríamos olhar com muito mais cuidado a este problema.
Mas se vocês pensam que o gordo sempre foi visto com preocupação, estão muito enganados. Ser gordo já foi sinônimo de ostentação. Significado de poder. Num estado de miséria que grande parte vivia, ser gordo era viver uma utopia. Os poderosos eram glutões, feito os gigantes Gargantua e Pantagruel. Tinham o rei na barriga, um estômago profundo. Nesta época, comia-se o mundo.

Porém, este modo de ver o gordo, não durou muito. Foi-se dando novos valores. Já se ouvia muitos rumores na questão cultural que atingia diretamente o gordo e a sua moral.
A igreja apontava o dedo o chamando de pecador. Os cavalos, coitados, não eram mais páreos para os gulosos. Só andavam de carruagem esses gordos preguiçosos. Nas histórias e lendas, muito gordo boa praça, sem muita inteligência e confiança. Como o companheiro bonachão de Dom Quixote, o Sancho Pança. Mas o mais temível clamor era que o monte de banha acumulado era mesmo um terror. Então vários nomes esquisitos lhe foram atribuídos. E assim o gordo ganhou vários apelidos.
A reputação do gordo estava na lama. Que situação! Era com o porco que, do gordo, faziam mais comparação.

Fazia-se muito de olho essas deduções. Mas os números entraram em cena. E na vida do gordo entraram várias medições.  Dá-se valor à medida da cintura. Atribui-se um número ao percentual de gordura. E o tal do Índice de Massa Corpórea, o IMC, só com calculadora. Peso vezes altura ao quadrado. E ao sangue, vários números são tabulados. Precisamos de números até para saber o quanto de calorias comemos por dia.
E o que há de mais importante quando os números entraram na dança: a invenção da balança. Apesar disso, pisar nela causam grandes preocupações. Dependendo do número dado, esperam-se vários tipos de reações.

Segue-se então a sina de se olhar para o gordo. E a tal da medicina não poderia ficar de fora. E uma nova palavra foi criada sem demora. Obeso. E foi assim que passaram a chamar os que estavam acima do peso. Os médicos, então, lançaram ao gordo um novo olhar. O obeso virou doente. A falta de ar era frequente. Descobriu-se que a gordura era acúmulo dos alimentos digeridos e não queimados. Até o tipo de corpo do gordo foi estudado. Maçã ou pera? Qual formato seu corpo tem?
E se por dentro ocorrem várias reações químicas, acredite, por fora nossa pele sofre com estrias e celulites. Há também descobertas de neurônios que ativam nossa fome fazendo-nos sentir mais fome do que nos convém. E o pobre do esqueleto carrega todo o peso a mais que o corpo do obeso tem.
Mas vem do coração a maior preocupação. O gordo deve olhar para este órgão com carinho e se prevenir. O coração do obeso é uma bomba relógio prestes a explodir.

Preocupados com os problemas do corpo, cabe ao gordo uma única saída: emagrecer. Ou, pelo menos, esconder suas saliências, sem dar pinta. Uma dessas opções é a cinta. Os tratamentos estéticos, em alguns casos, pedem passagem, como a lipoaspiração ou a drenagem. Mas, quem tiver muita grana para emagrecer sem crise, procure um SPA. Nada que um bom banho de ofurô não amenize. Porém, há os que definem metas e traçam planos pra seguir uma dieta.
Tem também os que acreditem em fórmulas milagrosas, pensando na facilidade. Pílulas de emagrecimento dão certo de verdade? Se você não acredita em mágica, o que tem dado muito certo na prática é a tal da cirurgia bariátrica.
Se tiver medo de “entrar na faca”, o jeito é fazer sacrifício. Frequente uma academia e vá fazer exercícios. Isso de emagrecer é um bom negócio. Escolha seu método e saia do ócio.

Falando assim, parece fácil. Mas ser obeso não é opção. A vida do gordo é complicada. Em várias situações ele é motivo de piada. Isso posto, ele não deve se importar tanto com o padrão de beleza imposto. Sigam esse conselho: olhem-se no espelho e falem para ele: “sou um gordinho gostoso”. Coloque uma sunga, um maiô, um biquíni e vá à praia. Qual o crime? Passar em catracas é difícil, coisa e tal, mas hoje já te garantem um assento especial.
Hoje em dia, também, é muito mais fácil encontrar roupa. É tanto tamanho grande que se vê. Aumentaram os Xis, aumentaram os Gês. Tem roupa de todo tipo. XXXXGGGG. Não importa o tamanho, seja o que lhe convém ser. Não há motivo para se envergonhar. Fique bela, faça as unhas, o cabelo e arrasa na passarela com esse seu dom de modelo. Joguemos fora esse padrão de magreza. A modelo plus size também pode e deve mostrar sua beleza.

Os gordos também fazem parte da nossa cultura. Não que nos iluda com seu tamanho, mas dizem que se colocarmos o Buda sobre moedas, teremos mais ganhos. Ganhamos em alegria com o Rei Momo que no carnaval sacode. Vem cá, agora magro também pode? Não tem a mínima graça. É muito cruel. Seria como se emagrecessem o Papai Noel.
Na pintura, um caso à parte, o colombiano Botero fez dos gordos, obras de arte. Podemos ver gordos invadindo a telinha. O Homer Simpsons, o Nhonho e o clube do Bolinha. Tinha também uma dupla que tirava sarro de várias situações. O gordo e o magro - foi uma série sem comparações.
 E aqui, no Brasil, fazendo o que ama, tinha o Jô Soares com seu programa: Viva o Gordo. Suas criações e imitações marcaram época e até hoje, nas madrugadas, faz entrevistas diversas. Ao som do sexteto, manda beijo do gordo segurando sua caneca.

Apesar do obeso garantir seu espaço na sociedade, ele há de convir que não tem saída. É preciso se pensar numa melhor qualidade de vida. Abandonar o sedentarismo, parar de fazer nada e desenferrujar essas articulações de lata.  Praticar esportes não é nenhum horror. Quem sabe ser lutador de sumô? Ou então qualquer outro esporte. Não importa qual, de fato. Mas, além de se mexer, há também que controlar o prato. Há de se buscar elegância. Não comer com os olhos e manter a vigilância.
Será que conseguiremos seguir essas lições? Sabemos que é difícil fugir das tentações. Mas a vida saudável é prioridade. Temos uma longa vida que nos aguarda. Miremo-nos no exemplo da velha guarda para chegar bem na melhor idade.
Alimentarmo-nos bem deve ser coisa corriqueira. Troquemos a lanchonete por comida caseira, os industrializados pelos produtos naturais, troquemos as gorduras e frituras por alimentos funcionais. Mudemos de atitude, busquemos, de uma vez por todas, viver com mais saúde!

Pelo menos, neste carnaval de peso, a fartura está liberada. Sorria! Nossa fartura é de alegria. E essa é uma boa epidemia.
Falar de nossos exageros, dos nossos erros, do nosso peso, é nosso calcanhar de Aquiles. Mas esse desfile é para todos. Para quem está acima do peso, para quem é glutão, para quem é obeso, para quem respeita o desigual. Mas, em especial, a festa é para eles. Nossa escola, com muita alegria, faz do gordo a sua folia, nesse nosso carnaval.

Fábio Granville
ROTEIRO

Setor 01
Farturas
Neste primeiro setor vamos mostrar que vivemos num tempo em que a obesidade já é tida como uma epidemia. Há uma fartura de gordos pelo mundo. Fartura, aliás, que nos remete à Idade Média, onde ser gordo era próprio de pessoas abastadas. A gordura era sinal de riqueza. O poderoso era um glutão, um pantagruélico. Comia-se o mundo.

COMISSÃO DE FRENTE
A EPIDEMIA
Homens e mulheres magros vestem uma roupa que infla toda vez que eles mergulham na piscina de guloseimas (1º Tripé). Dois deles estão vestidos de palhaços tentando, de todo modo, atrair os outros para a piscina. Aos poucos, um a um vai entrando e chamando os outros para curtir a tal piscina. Quando saem dela, a roupa já está inflada e estão todos gordos. Um deles fica na piscina por não conseguir sair. Ele vai afundando sobre as guloseimas, como se estivesse em uma areia movediça, e some. Um balão infla de dentro da piscina e estoura espalhando guloseimas para a arquibancada, num sinal de propagação da epidemia.

1º TRIPÉ
A PISCINA DE GULOSEIMAS
Como se fosse uma piscina de bolinhas, mas ao invés das bolinhas, doces e salgadinhos.

ALA 01
Carrinhos de supermercado
Todos com enchimento simulando a obesidade, com carrinhos de supermercado cheios de alimentos industrializados e nos estandartes os encartes de ofertas. Fantasia simbolizando a farta oferta de alimentos industrializados.

ALA 02
Oferta fast food
Fantasias de listras verticais, amarelas e vermelhas, com uma bandeja com hambúrguer, batatas fritas, refrigerantes. No estandarte um sorvete de casquinha.
Com essa fantasia abordamos o crescimento da indústria de fast food e sua contribuição para o aumento da obesidade.

ALA 03
Mamãe eu quero
Um grande balão inflável de um bebê obeso com uma chupeta de pirulito na mão, caracterizando a obesidade infantil.

2º TRIPÉ
NO PAÍS DA FARTURA
Um grande portão dourado com uma placa escrita “Fartura”, com anjos barrocos gordos em sua volta e relógios girando no sentido anti-horário.
Um rei Momo sentado sobre um trono, com a chave deste portão, convidando a todos a entrar nesta história sobre as metamorfoses do gordo durante os séculos.

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
PRIMEIRO CASAL
Realidade e utopia
Os dois remetem ao quadro de Bosch, o Jardim das delícias, e à dualidade que existe sobre o mundo real e a utopia idealizada no mito da Cocanha, o país da fartura.  A porta bandeira virá simbolizando este mito da Cocanha, símbolo utópico de um mundo maravilhoso, onde a fartura imperava. Fantasia com tons de verde, azul, vermelho e dourado. O mestre sala simboliza a fome, o inferno que era a realidade vivida por alguns. Fantasia em tons preto, vermelho e cinza.


ALA 04
Com o rei na barriga
Bonecos de espuma, com a cara e corpo rechonchudos, em tons de azul e vermelho, controlado por pessoas, na região da barriga, vestindo uma coroa e traje de rei.

CARRO 01 (acoplado)
ABRE ALAS
Comendo o mundo

O primeiro carro presenta uma grande mesa de banquete, com carnes gordas, guisados, carnes assadas, frutas aos montes e pão branco, também diversas taças de vinho e cerveja. A segunda alegoria será baseada na ilustração do livro “Gargantua e Pantagruel” (conforme a figura). Uma escultura grande, gorda, com a língua de fora, e no garfo o globo terrestre, simbolizando o devorar do mundo.

Setor 02
A moral do gordo
Neste segundo setor mostraremos que os gordos perdem a moral em determinado período da história e vários outros rótulos são dados a eles, atribuindo aos gordos algumas características por conta das suas condições físicas.

ALA 05
Gordo pecador
Fantasia em tons vermelhos, uma fogueira no estandarte e chifres na cabeça.

ALA 06
Gordo preguiçoso
Um cavalo de espuma à frente, envolto sobre uma abóbora, simbolizando uma carruagem, e roupas em tons brancos.

ALA 07
Gordo bonachão
Fantasia em tons branco, verde e preto com um burro de espuma entre a cintura e moinhos no estandarte, simbolizando o personagem Sancho Pança.

ALA 08
Gordo escroto
Fantasia em tons verdes e brancos, representando uma bola de sebo, inspirado no “Jabba” do filme Guerra nas estrelas.
CARRO 02

O chiqueiro

O gordo alcança uma imagem que antes não tinha, dando destaque ao bestialógico, associando o porco ao glutão e a lama à gordura, comparando também a forma corporal de ambos. A escultura de um grande porco, deitado sobre a lama, caído, derrotado pela depreciação de sua imagem. Em volta da imagem do porco, uma cerca com várias esculturas de pessoas apontando o dedo e dando risadas do porco.

Setor 03
Gordo em números
Neste setor contaremos que a vida do gordo mudou quando alguns números foram atrelados a ele, desde as medições da cintura à invenção das balanças e as anotações diárias primordiais para a diminuição da gordura no corpo.

ALA 09
Circunferência abdominal
Fantasia em tons pastéis, com uma fita métrica amarela circundando o corpo. Estandarte com marcações de centímetros.

Ala 10
Percentual de gordura no corpo
Fantasia em tons brancos, representando o adipômetro.

Ala 11
IMC
Fantasia em tons amarelos com uma calculadora no estandarte escrita nela “(peso)÷(altura)²”

Ala 12
Dados do sangue
Fantasia vermelha, colada ao corpo com vasos azuis circundando o corpo.

ALA 13
Cálculo de calorias
Fantasias em tons rosa, com um raio no estandarte simbolizando a energia dos alimentos.

CARRO 03 (coreografado)
As balanças
Algumas balanças enfileiradas nos dois lados do carro e algumas pessoas fazendo coreografias sobre o ritual de se pesar na balança, levantando algumas máscaras com as reações que geralmente todos têm.


Setor 04
A obesidade
Neste terceiro setor mostraremos o gordo sendo estudado pelos médicos, descobrindo-se várias doenças a essa gordura acumulada e como o corpo reage com ela. O estudo da medicina muda o foco do gordo na sociedade. Não se olha mais para o gordo apenas culturalmente, mas agora, também cientificamente, atribuindo a eles o título de obesos.


ALA 14
Sem fôlego
Fantasia em tons vermelhos e azuis, trazendo em seu estandarte a imagem de um rosto com a língua de fora.

ALA 15
Queimação
Fantasia em tons vermelhos e amarelos, simbolizando a queimação.

RAINHAS DA BATERIA
Tipos de corpo
Mulher pera e Mulher maçã
Fantasia em tons de vermelho (maçã) e verde (pera).


ALA 16
BATERIA
Reações químicas
Fantasia em tons azuis representando as reações químicas que nosso corpo faz com os alimentos.

ALA 17
PASSISTAS
À flor da pele
Fantasia em tons pastéis, vermelho e azul, representando a metamorfose da pele e doenças como a celulite e a estria.

ALA 18
Neurônios

Uma grande lona preta, com elementos encaixados em algumas partes, com fantasias vermelhas, e dizeres entre as ligações dizendo “coma mais”

ALA 19 (Coreografada)
O osso também sofre
Fantasia em tons preto e branco, simbolizando o esqueleto, carregando um saco nas costas escrito gordura e andando com o corpo curvado.


CARRO 04
Coração do gordo – uma bomba relógio
Um grande coração pulsando, com um relógio no meio correndo para trás, como se estivesse diminuindo o tempo de vida do gordo.


Setor 05
Combatendo a obesidade
Neste quarto setor apresentaremos as várias formas de emagrecimento e alguns artifícios e sacrifícios feitos para não engordar. Alguns métodos eficazes e outros que servem só para disfarçar.

ALA 20
Cinta
Fantasia com corpete preto e uma saia bem longa, cheia de babado em tons de rosa.

ALA 21
Drenagem
Fantasia em tom de branco, com mãos bem grandes no estandarte.

ALA 22
Lipoaspiração
Fantasias em tons prata, com uma roupa parecida de um astronauta, e um grande aspirador nas mãos.

3º TRIPÉ
SPA
Um ofurô cheio de pétalas de rosa, com uma mulher obesa nele e um rapaz abanando-a, com uma grande folha de alface.


ALA 23
Dietas
Fantasia com um SIM bem grande no peito e uma bandeja com alimentos saudáveis, e nas costas, um boneco colado ao corpo com um NÃO bem grande no peito com a mesma bandeja com alimentos industrializados.

ALA 24
Pílulas de emagrecimento
Fantasia em tons escuros, representando uma bruxa com, ao invés da maçã, comprimidos na mão.

ALA 25(coreografada)
Redução do estômago
Fantasia em tons de azul, com uma calça do tipo de palhaço e um pano em volta da calça até o pescoço, dando a impressão de obesidade. Um grande pano, do tamanho da ala,  escrito “DEPOIS DA BARIÁTRICA”, em alguns momentos, passa por cima da ala e os desfilantes desamarram o pano do pescoço e ficam apenas com a calça (do tipo de palhaço) comprida, demonstrando o emagrecimento. O pano passa por cima novamente e do outro lado deste está escrito “ANTES DA BARIÁTRICA” e os desfilantes voltam ao estágio original. Este processo se torna cíclico durante o percorrer da avenida.


CARRO 05

A academia de ginástica
Uma academia com esteiras, bicicletas ergométricas, lutas marciais, várias atividades de ginástica e uma piscina na parte da frente do carro. Cordas, pesos, bolas e elásticos complementam os adereços do carro.


Setor 06
Viver sendo gordo
Neste setor mostraremos as dificuldades marcantes que os gordos enfrentam no mundo, mas também um crescimento constante de uma indústria que faz o possível para que os obesos vivam com melhor qualidade de vida e possam conviver melhor socialmente, sem passar por alguns constrangimentos.

ALA 26
Apelidos
Fantasias do tipo de caubói, com uma arma na mão, caindo sobre ela um pano com alguns apelidos dados para gordos como BALEIA, ROLHA DE POÇO, BOLA, BARRIL, e alguns outros.

Ala 27
Sou um gordinho gostoso
Fantasia com um grande cordão prateado, óculos e boné. No estandarte um espelho emoldurado, representando a importância deste elemento para aceitação do seu corpo.


ALA 28
Ir à praia
Ala apenas com gordinhos (homens, mulheres e crianças) em trajes de praia, com adereços de guarda-sol, boias, pranchas, esteiras e pipa. À frente da ala, uma faixa com os dizeres:
“COMO TER UM CORPO DE PRAIA:
TENHA UM CORPO, VÁ À PRAIA E DIVIRTA-SE”



ALA 29(coreografada)
Passando na catraca
Fantasias em forma de ônibus e outras pessoas fantasiadas com os braços estendidos. Há uma coreografia onde se abre espaço entre a ala e aparece uma catraca onde uma pessoa gorda faz uma encenação, com todos olhando para ele.

ALA 30
Cadeiras especiais
Fantasia com uma cadeira de grande proporção sobre o peito, um estandarte com o desenho de assento especial.


ALA 31
BAIANAS
XXXGGG
Saia das baianas com as letras X completando um lado inteiro e do outro lado com a letra G, detalhados com carretéis, dedais e agulhas de tricô. O chapéu representando uma almofada de agulhas, com representação de agulhas e alfinetes na cabeça.

CARRO 06
Desfile plus size
Uma grande passarela, com modelos plus size desfilando em trajes variados. Manequins gordos e costureiras complementam o carro, que, ao fundo, tem um telão mostrando imagens de novos padrões de beleza. O gordo entrou na moda.


Setor 07
Viva o gordo
Neste setor mostramos algumas representações de gordos na nossa cultura, como alguns personagens já famosos por serem gordos e programas de televisão inspirados por isto, mostrando que, enxergamos o gordo de diferentes formas.

ALA 32
CADEIRANTES
Buda
Fantasia dourada, com moedas sobre a cadeira, com pernas falsas cruzadas e na cabeça a expressão feliz do Buda.

ALA 33
Rei Momo
Fantasia tradicional de rei momo, colorida, no tom dourado, vermelho e azul com uma placa agora na mão escrito – “Porque magro agora também pode ser rei?”

ALA 34
Papai Noel
Fantasia no tom vermelho metálico, com um chaminé entre a cintura, gorro e saco vermelhos completam a fantasia.

MESTRE E SALA E PORTA BANDEIRA
SEGUNDO CASAL
Boterismo
Saia da Porta-bandeira feita com algumas pinturas de Botero, representado pelo Mestre-sala, com uma fantasia em cores vermelha, amarela e azul, lembrando a bandeira da Colômbia.

4º TRIPÉ
HOMER
Homer Simpsons sentado em seu sofá com um controle remoto na mão

ALA 35
Nhonho
Macacão em tons verdes, camisetas de mangas compridas com babado e meias compridas. Balões coloridos de adereço.

ALA 36
CRIANÇAS
Clube do Bolinha
Fantasia característica, como no desenho.


ALA 37
O gordo e o magro
Ala formando duplas, com fantasias no tom preto com gravatas prateadas.



CARRO 07
VIVA O GORDO
Uma grande escultura de Jô Soares segurando sua caneca e na periferia do carro alegórico, outros personagens famosos criados por ele no programa “viva o gordo”. Na parte de trás do carro, o sexteto.


Setor 08
Por uma vida mais saudável
Nossa escola propõe uma mudança de comportamento aos gordos, privilegiando a vida e fazendo prevalecer a saúde em primeiro lugar.

ALA 38
Desenferrujando
Fantasias de homem de lata, com um óleo nas mãos.

ALA 39
Pratique esportes
Fantasia característica dos lutadores de sumô com um estandarte com a bandeira do Japão

ALA 40
Não coma com os olhos
Fantasia com um grande olho com uma língua salivando


ALA 41
Vigilância
Fantasia com um boneco sobre os ombros do desfilante olhando por um grande binóculo.

ALA 42
Resistindo às tentações
Fantasia com um anjinho magrinho em um dos ombros e um diabinho gordinho no outro.

ALA 43
VELHA GUARDA
Almeje uma vida longa
Fantasia de terno vermelho e camisas brancas e as mulheres de vestido vermelho com detalhes em branco e o dizer “VIDA LONGA” nas costas das roupas.

CARRO 08
As substituições alimentares
O carro terá dois lados, um embaixo do outro e terá uma engenharia para que ele possa virar e se transformar durante o desfile. Em um lado, a escultura de um rapaz gordo deitado com um notebook no colo e vários alimentos fast foods, congelados e industrializados em volta dele. Do outro lado do carro, um rapaz magro, na mesma posição deitada, mas, com as mãos entre a cabeça simulando um abdominal e, em sua volta, alimentos funcionais, peixes, legumes e vegetais.


Fim

AUTOR
Fabio Granville
35 anos
Professor
Santista

Campeão do V Concurso de enredos
Enredo: “Respeite a majestade da nossa coroa”Vice-campeão do VI concurso de enredos
Enredo: “O Grito saiu da tela...e invadiu a passarela”
Vice campeão do VII concurso de enredos
Enredo: “De restos e sobras também se faz carnaval”
Sexto colocado do VIII concurso de enredos
Enredo: “Indícios, vestígios, memórias – resquícios da nossa história”.


PESQUISAS

- Livro: As metamorfoses do gordo – História da Obesidade – George Vigarello (Editora Vozes)

- Livro: Culinária funcional – Penny Brohn Cancer Care – Publifolha




- Filme: Super Size Me – a dieta do palhaço – Morgan Spurlock


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores