Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 26 de abril de 2015

H.C. 3 - O MISTÉRIO DA VIDA

O Mistério da Vida


“Com exceção do vácuo e do átomo, o resto, tudo, são somente opiniões”


Introdução
Terra, grande mãe que nos presenteou com o dom da vida. No maravilhoso espetáculo da alegria vamos festejar a vida em todas as suas formas. Os seres vivos que surgiram na Terra e se desenvolveram, chegando ao que são hoje. Desde os organismos mais complexos até os unicelulares, todos têm seu papel em um sistema perfeito. O homem, que tem como uma de suas principais características a curiosidade, busca a resposta para um questionamento muito difícil de ser respondido: “Como surgiu tudo isso?”




Sinopse
O homem buscou durante muito tempo na religião a explicação para a vida. O criador presente em grande parte das religiões. A criação do mundo em sete dias, segundo o Cristianismo. O homem que surgiu do pó. A busca de um ser superior que teria a capacidade de comandar todas as coisas, de ter criado tudo que vemos ao nosso redor.
Mas nem todos conformaram-se com a existência de um ser superior. Então, houve uma divisão. Criacionistas e evolucionistas. A ciência passa a buscar explicação para as perguntas sobre a origem da vida. Mas nunca houve e dificilmente haverá uma opinião comum entre os cientistas.

Já se criou a hipótese de as formas primitivas de vida terem aparecido na Terra vindas de outro planeta, através de um meteorito. Talvez essa hipótese venha de uma polêmica pergunta: estamos sós? Para a vida ter vindo de outro planeta, precisaria existir vida em outro lugar além da Terra. Teria sido dado única e exclusivamente a nós o dom da vida?
Durante muito tempo acreditou-se na Abiogênese, que dizia que os seres vivos surgiam da matéria bruta. Água, calor e sujeira seriam os principais elementos que davam origem à vida. Até mesmo grandes nomes que marcaram a história da humanidade, como Aristóteles, acreditavam nesta idéia. Seguindo esta teoria, Aldrovando, na Idade Média, acreditava que do lodo das lagoas surgiam os patos e os marrecos. Jan Baptist van Helmont acreditava que de uma camisola suada enrolada com grãos de trigo e queijo, colocada em local úmido e escuro, era possível produzir ratos e escorpiões. Para tentar provar as idéias da Abiogênese o principal experimento era feito com a carne, pois dela apodrecendo originariam-se as larvas das moscas. Após muitas discussões e experiências, esta teoria foi derrubada. Foi criada então a Biogênese, que nos diz que para surgir um ser vivo é necessário existir outro.


A partir da teoria da Biogênese, surgiram novas hipóteses para o aparecimento da vida na Terra. A hipótese cientifíca mais aceita atualmente diz que o planeta passou por uma série de transformações até serem criadas condições para o surgimento da vida. E de lá pra cá os seres vivos sofreram uma série de evoluções até chegarem a forma atual. O ser formado por uma célula simples evoluiu para uma célula complexa, e, desta, surgiram os seres formados por várias células. E de lá pra cá os seres vivos evoluíram, até chegarmos às formas atuais de vida.

Atualmente nosso planeta vive um momento crítico, em que é necessário preservar a vida. A destruição está causando sérios problemas para o Meio Ambiente. Vivemos um momento que pode ser um divisor de águas para os rumos da humanidade. Ou nos conscientizamos e paramos com essa destruição ou tomamos cada vez mais um rumo que, se não for alterado a tempo, pode não ter mais volta.



Setor de Apresentação - Uma explosão de vida(comissão de frente e abre-alas)
No Setor de Apresentação festejaremos a vida, com uma comissão de frente vestida de cegonhas. Esta ave que, segundo as histórias contadas às crianças, traz os bebês aos casais, será usada para anunciar a vida, que virá representada em suas diversas formas no abre-alas, e também para anunciar o tema do desfile, a origem da vida.

Setor 1 - Criacionismo(6 alas, 1 tripé e 1 alegoria)
O Setor 1 retratará a hipótese criacionista, a religião explicando a origem da vida, o homem buscando no desconhecido suas origens. Este setor destaca-se pelo uso de diversos “traços” culturais característicos das várias partes do planeta e também de elementos religiosos nas primeiras alas, para representar as religiões de todo o mundo, que ajudaram a “criar” o criador.

Setor 2 - Vida extraterrestre(4 alas, 1º mestre-sala e porta-bandeira, 1 alegoria)
Nos originamos de alguma forma de vida existente em outro planeta? Estamos sós no Universo? Existe vida inteligente fora da Terra? Perguntas que provocam curiosidade e causam polêmica serão mostradas nesse setor. Destaca-se nesse setor o uso da cor prata para dar uma idéia futurista.

Setor 3 - Geração Espontânea(4 alas, mestre-sala e porta-bandeira mirim, 1 alegoria)
A Abiogênese, também chamada de Geração Espontânea. Teoria que nos diz que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta. Os cientistas acreditaram nesta teoria por muito tempo, até que, após muitas discussões, ela foi derrubada. O grande destaque dessa parte do desfile é a fácil leitura das alas e a irreverência nas soluções plásticas, como na alegoria “A carne podre e as moscas”, onde teríamos várias esculturas de peixes e outros animais podres, alguns já em esqueleto, com os destaques fantasiados de moscas. Uma grande mosca como base da alegoria.




Setor 4 - A multiplicação dos seres(4 alas, 1 alegoria)
Biogênese, teoria em que se acredita atualmente. Segundo esta teoria, para existir um ser vivo é necessário existir outro. Logo, os seres se multiplicam. Neste setor traremos a Arca de Noé, porque ela abrigou um casal de cada espécie quando aconteceu o dilúvio, sendo assim, Noé sabia que para criar um ser vivo é necessário que antes exista outro, e já tinha noção de que os seres vivos reproduziam-se. Neste setor é utilizado plástico e outros materiais transparentes para representar as células.

Setor 5 - A evolução da Terra e da vida(6 alas, 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira, 1 tripé, 1 alegoria)
Segundo a hipótese na qual os cientistas acreditam hoje em dia, a Terra sofreu uma série de transformações até chegar às condições necessárias para a origem da vida. Depois de ter surgido, a vida também evoluiu, juntamente com as evoluções que se seguiram em nosso planeta. Destaques para as alas coreografadas “a evolução da vida” e “a evolução do homem”, que são temas que dão várias possibilidades para o coréografo criar e ajudam a “resumir” o enredo, para este não se tornar repetitivo e excessivamente didático.

Setor 6 - A importância da preservação(5 alas, 1 alegoria, comissão de encerramento)
As teorias para a origem da vida na Terra são muitas, mas o mais importante é preservar a vida, para que possamos caminhar para um futuro em que Natureza e homem interajam sem qualquer tipo de problema, um futuro em que os homens saibam conviver fraternalmente, um futuro de paz. O destaque deste setor é a comissão de encerramento, que, com uma fantasia grande, ajuda a encerrar o desfile de forma organizada, evitando aquela dispersão em plena avenida que acontece muitas vezes na última ala.


Roteiro do desfile:


Setor de Apresentação - Uma explosão de vida
Comissão de frente Cegonhas
Abre-alas - A vida e suas manifestações

Setor 1 - Criacionismo
Ala 1(Baianas) - Islamismo
Ala 2 - Religiões Asiáticas
Ala 3 - Religiões Africanas
Ala 4 - Religiosidade Indígena
Ala 5 - Cristianismo
Tripé - O criador
Ala 6 - O homem vindo do pó
Alegoria - Criação do Mundo em 7 dias

Setor 2 - Vida extraterrestre
Ala 7 - A vida que chegou com um meteorito
Ala 8 - Estamos sós?
Ala 9 - Extraterrestres
1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - Estrelas(ele) e Planetas(ela)
Ala 10 - Discos voadores
Alegoria - Civilizações extraterrestres

Setor 3 - Geração Espontânea
Ala 11 - Calor, água e sujeira
Casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim - A matéria bruta
Ala 12 - O lodo e os patos
Ala 13(bateria) - A vida
Ala 14 - Receita para fazer ratos e escorpiões
Alegoria - A carne podre e as moscas

Setor 4 - A multiplicação dos seres
Ala 15 - Multiplicação da vida
Ala 16 - Reprodução assexuada - divisão celular
Ala 17 - Reprodução assexuada - brotamento
Ala 18 - Troca de material genético - reprodução sexuada
Alegoria - Arca de Noé

Setor 5 - A evolução da Terra e da vida
Ala 19 - A explosão da matéria - origem do Universo
Tripé - Terra primitiva
Ala 20 - Seres unicelulares simples
2º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - Unicelulares complexos
Ala 21 - Os primeiros autótrofos
Ala 22(coreografada) - A evolução da vida
Alegoria - A complexidade dos seres atuais
Ala 23 - A terra atual
Ala 24(coreografada) - Evolução do homem

Setor 6 - A importância da preservação
Ala 25 - Destruição pela ganância
Ala 26 - Poluição
Ala 27(baianinhas) - Esgotamento dos recursos naturais
Alegoria - Preservação
Ala 28 - Velha Guarda
Ala 29 - Equilíbrio do planeta
Comissão de Encerramento - Mensageiros da paz




Comentário da organização:
Esse tema e alguns subtemas tem uma grande margem ainda para serem trabalhados, as Eras Geológicas, Paleoclimas, por exemplo, fornecem cenários muito bonitos, além de deixar aquela reflexão sobre a existência da vida, da nossa vida, das transformações, que nada é eterno, tudo se transforma... 

Quem mais abordou isso foi a Beija-flor em 96 e 2006, foi bem em 1996, não tão bem na abordagem feita em 2006 (misturava água, big bang, e Poços de Caldas)... 

Mas é um caminho aí bem inédito para quem quiser arriscar:






 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores