Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Enredo 0 - Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação

Abrindo as páginas da história. Egito, a saga de uma nação

Motivo do enredo:

Por mais que seja internacional, é um tema que encanta muita gente. Egito, a terra dos faraós, das pirâmides, do Nilo. Mas será mesmo só isso? Será que esse magnífico país teve apenas uma grande história em 2000 a.C. e depois foi esquecido?
Não, foi um país de lutas, guerras e conquistas. Vamos fazer esse enredo o seguinte: como se um grupo de arqueólogos descobriram vestígios de uma grande civilização, e eles contarão toda a história dela, até os dias atuais. Seus grandes feitos, suas vitórias e derrotas.

Introdução à sinopse:
Atenção!!!!!!!!!!!
Um grupo de 13 arqueólogos achou nesse último fim de semana no Egito uma série de oito livros perdidos dentro de uma catacumba em ruínas soterrada na areia. Os livros contam a história de uma civilização que evoluiu até hoje. Essa civilização tem o nome de Egito.
Vamos ver o que contém nesses oito livros que permitem ver como esse magnífico país evoluiu.

Sinopse:

Conteúdo do livro número um: o antigo Egito.
Uma grande civilização floresce no meio do deserto. Grandes templos, estátuas e tumbas pontilham as areias do vasto deserto da Núbia, região no extremo nordeste da África. Esse deserto possui um rio que o corta no meio, chamado Nilo. Cidades imensas e magníficas encantaram historiadores, maravilhados com a arquitetura local. As tumbas triangulares, que eles chamaram de pirâmides, são feitos impressionantes, a maior possui 140 m de altura, tudo isso feito à mão e sem a utilização de nada para colar os blocos!!!!!!!!!
Além desses magníficos mausoléus, temos ainda um farol gigantesco, que fica na cidade de Alexandria. Esse farol talvez seja a mais alta obra da antiguidade, com 155m. não é só de construções que essa civilização é feita, é feita também de reis, ou melhor, faraós gloriosos e muito famosos. Temos até o faraó menino, chamado Tutancâmon, que morreu com apenas 18 anos. Existe também o Ramsés II, com seus 50 anos de glórias em terras egípcias. Construiu até uma nova capital.
E quem não se lembra da bela Cleópatra? A rainha da sedução e a última governante desse grande reino? Pena que tudo acabou com apenas uma mordida de cobra.

Conteúdo do livro dois: o Egito greco-romano.
Com a morte de Cleópatra, o Egito se tornou uma província romana, com capital em Mêmphis (atual Cairo). Os deuses foram esquecidos e o abandono foi evidente, já que os grandes monumentos arquitetônicos caíram em ruínas. Após a divisão entre o império romano do ocidente e império bizantino, o Egito ficou como província bizantina, esse império prosperou bastante, e o comércio fez a nação prosperar de novo.

Conteúdo do livro três: o Egito árabe, a terra das 1001 noites.

Poucos séculos se passaram até o Egito passar de bizantino para árabe, isso aconteceu no ano de 642 d.C., quando os seguidores de Maomé realizaram a conversão pela península arábica e pelo norte da África, chegando até a Espanha.
Nessa época, mais precisamente em 653, ocorreu a fundação de Cairo, a capital do Egito até hoje. Essa bela cidade possui a 2ª maior mesquita do mundo, a mesquita de Al Qasar.
Era de grande prosperidade e beleza no Egito. Uma evolução enorme no campo da ciência e da cultura.


Conteúdo do livro quatro: o Egito otomano.
Depois de quase um milênio de dominação árabe, chegam os turcos, bárbaros guerreiros que tomaram Constantinopla e 300 anos mais tarde, tomaram a península arábica e o Egito.
Mais uma época de abandono e estagnação. Já que os bárbaros não tinham a cultura evoluída que os egípcios já tinham. Eles destruíram grande parte dela e estagnaram as evoluções.

Conteúdo do livro cinco: a briga entre França e Inglaterra.

Em 1799, a França destrói as tropas turcas que estavam no Egito e toma posse dele. É um período de grande renovação tecnológica e urbanística, marcado por construções muito suntuosas, como o museu egípcio do Cairo, o teatro da ilha de Gezira, o canal de Suez, entre outros.
Mas, em 1835, os franceses são expulsos pelos ingleses, que jogam a maravilhosa nação egípcia na lama. Foi o pior momento para o Egito, que provou o abandono, a exploração e a fome da maioria da população. A miséria crescia junto com as favelas que tomavam conta da ex-maravilhosa Cairo, enquanto pouquíssimos generais ingleses desfrutavam de tudo do bom e do melhor. Mas um dia isso mudaria.
Conteúdo do livro seis: basta, queremos liberdade!!!!!!!!


A Inglaterra destruiu tanto o Egito que este reagiu bastante. Após a abertura do canal de Suez, a última obra francesa, o Egito andou para trás. A revolta popular contra a dominação britânica aumentava ano a ano. Foi aí que começaram os atentados e emboscadas. Os ingleses resistiram em 40 anos, mas nãoagüentaram, deram independência para o país, que passou a ser chamado de República Árabe do Egito, com sede em Cairo. Mas, veio a 2ª guerra. Os ingleses pediram auxílio aos egípcios contra os italianos fascistas que tinham dominado a Líbia, país vizinho. Foram facilmente derrotados pelas tropas anglo-egípcias. Depois vieram os alemães, que conquistaram a Cirenaica (área da fronteira do Egito com a Líbia.) e rumavam ao Cairo. Foi a primeira derrota alemã, quando o general conhecido como raposa do deserto, perdeu a batalha e acabou morrendo. Isso ajudou bastante, pois o norte da África não ficou totalmente dominado.
16 anos após o término da 2ª guerra, após vários atentados e protestos, a Inglaterra finalmente retira suas tropas do território egípcio.

Conteúdo do livro sete: o retorno da maravilha. Voltemos à evolução!!!

Após a independência, o Egito é governado pelo ditador Muhamad Nasser, dentre outras obras de grande importância, destaca-se a revitalização do Cairo, de Alexandria, a reforma do canal de Suez e a construção da represa de Assuã (nome original: Aswan). Época de grande desenvolvimento da industrialização egípcia. Veremos a reconstrução do templo de Abu Simbel, patrimônio cultural da humanidade e uma das mais audaciosas obras do general Nasser.

Conteúdo do livro oito: preservando a cultura e a natureza, patrimônios egípcios.

Fechamos esse desfile falando das maravilhas egípcias. Os paraísos naturais, como o rio Nilo, a costa mediterrânea e a costa do mar Vermelho serão muito homenageados.
Os patrimônios culturais, as maiores riquezas egípcias, serão também lembrados.
E também, falaremos do Egito atual, onde o progresso e o desenvolvimento não regridem, e também uma riqueza mineral que fará do país uma potência: o petróleo, que vai levá-lo à OPEP em poucos anos.

Assim termina a saga de uma nação gloriosa e guerreira, que não hesitou em ganhar a liberdade. Quem sabe um dia não veremos essa glória chegar às alturas e este país tão fascinante não chega a ser uma potência?
Somente o tempo dirá, e que procuremos os próximos livros!!!!!!!!!

Assinado,
Luiz Eduardo Thannús dos Reis.


Partes principais do desfile:
Comissão de frente: os arqueólogos
Baianas: a dádiva do Nilo
Crianças: Tutancâmon, o faraó menino
Bateria: fiéis muçulmanos- madrinha de bateria: a dança dos sete véus.
Velha guarda: passado preservado, os patrimônios culturais
Passistas masculinos: guerreiros romanos
Passistas femininos: odaliscas
Primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: Marco Antônio e Cleópatra.
Segundo casal de mestre sala e porta bandeira: as 2001 noites.
Baianinhas: corais do mar Vermelho

Divisão de setores:
Setor de apresentação: os arqueólogos e a civilização milenar
Setor 2: a era greco-romana
Setor 3: as mil e uma noites egípcias
Setor 4: o Egito turco
Setor 5: a rixa anglo-francesa, o vôo do falcão egípcio
Setor 6: a segunda guerra mundial
Setor 7: a evolução egípcia, valeu Nasser
Setor 8: encantos do Egito, patrimônio da humanidade. Venha ver onde tradição encontra modernidade!!!

Ordem do desfile:

SETOR DE APRESENTAÇÃO: os arqueólogos e a civilização milenar: nesse setor falaremos dos arqueólogos que acharam os oito livros (comissão de frente). E do conteúdo do primeiro livro (o Egito antigo.).

Comissão de frente: os arqueólogos: serão 13 arqueólogos vestidos a caráter, com uma roupa bege creme. Eles farão a coreografia com um tripé, que será em forma de oito livros. Esses livros terão o aspecto de um papiro. Os arqueólogos examinarão cuidadosamente os livros e os apresentarão para o público.
Carro abre alas: a civilização maravilhosa: o carro será todo dourado, creme, azul, verde, amarelo e laranja. Serão três carros acoplados:
Carro acoplado da frente: será a esfinge, trazendo o nome da escola. Essa esfinge será dourada, com a coroa azul e branca, e a cobra da cabeça será amarela. Em volta da esfinge, vários hieróglifos formando palavras.
Carro acoplado do meio: será o palácio do rei. Todo em colunas em formato de papiro, nas cores creme, verde, azul e dourado. Na frente, um jardim com um lago e um chafariz cercado de patos e jacarés. No palácio terá uma grande escultura do faraó Ramsés, e na frente dele, o destaque que será o faraó Tutancâmon.
Carro acoplado de trás. Será o panteão dos deuses egípcios. Um imenso chafariz com papiros, patos, íbis, hipopótamos e jacarés. No topo do chafariz sairá uma estátua da deusa Mut, o céu, segurando uma estátua em tamanho natural, que será o deus Shu, o ar. Atrás do chafariz virá o deus Geb, a terra, sentado. A base do carro será o deserto, feito de espuma. Na parte do meio do chafariz, virão 11 destaques, que estarão em uma plataforma giratória. Esses deuses serão: Osíris (a água e o deus dos mortos), Ísis (deusa da fertilidade), Amon Rá (o sol e deus dos deuses), Anúbis (o deus dos mortos), Hapi (o rio Nilo),Sekmet (deusa da guerra), Bastet (deusa dos animais), Thot (deus da escrita), Hórus (o faraó), Bes (deus da família) e Seth (o deus do mal e do deserto). Avisando que a parte que os 11 destaques estiverem não cairá água, apenas será a base, decorada com papiros. Acima desses papiros, virá o chafariz que virá com patos, hipopótamos, íbis e jacarés.

Ala 1- Ramsés II, o rei dos reis: o chapéu da fantasia será a coroa fundida do alto e do baixo Egito (coroa azul). O esplendor será o deus Hórus, o deus que é o faraó. A fantasia será um colar egípcio ricamente decorado com pedrarias azuis e verdes, dele sairá uma túnica branca pregueada. O pé será calçado com sandálias de fita dourada. Os braços virão com braceletes em estilo egípcio.

Ala 2- arquitetura maravilhosa: o esplendor será as pirâmides. O chapéu será a coroa semelhante à que a esfinge usa (será azul e dourada.). A ombreira será uma representação de Maat (a deusa da justiça, aquele condor com cabeça de bode). O braço será um bracelete egípcio e a perna será uma representação das colunas em forma de papiro.

Ala 3- baianas- a dádiva do Nilo: a saia será toda azul clara e verde água, em cores intercaladas. O corpo dela será uma túnica cheia de hieróglifos, e o esplendor será um buquê de papiros, com um pato de cada lado. A cabeça das baianas será o turbante dourado com folhas (feitas de acetato verde) de papiros pregadas nas laterais.

Ala 4- múmias: a fantasia será um tanto simples: um capacete semelhante àqueles do sarcófago (nas cores vermelho e amarelo) e uma ombreira dourada, que será um colar. O resto da fantasia será um macacão com a estampa de faixas, sendo que os braços virão com braceletes egípcios e desses braceletes cairão faixas. A bota da fantasia será uma caneleira egípcia, com o pé em estampa de faixa.
Lembrando que o rosto do sambista será pintado de dourado e terá maquiagem egípcia nos olhos. Haverá uma barba falsa também, semelhante ao sarcófago.

Ala 5-crianças- Tutancâmon, o faraó menino: a fantasia será leve e vazada. Terá uma coroa do baixo Egito. A ombreira será um colar egípcio enriquecido com pedrarias vermelhas, rosas, verdes e azuis. A saia será uma estrutura dourada e com tecido azul e vermelho. Virão com caneleira egípcia e uma sandália de fitas dourada. Terá braceletes egípcios e carregarão aqueles adereços dos faraós (que são vistos no sarcófago)

SETOR 2- A ERA GRECO-ROMANA: nesse setor falaremos dos últimos reis egípcios (que eram gregos) e a tomada do país pelos romanos

Primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: Marco Antônio e Cleópatra:  
Fantasia do mestre sala: será uma sandália de fitas finas que dará até o joelho. Uma túnica até o início da canela com pregas no ombro. O esplendor de plumas será em vermelho, amarelo e laranja. Portará uma espada. Uma capa dourada sairá do esplendor. A cabeça será enfeitada apenas por uma coroa de louro.
Fantasia da porta bandeira: será uma peruca toda enfeitada com pedrarias douradas, azuis, verdes e lilases. O ombro portará aquele colar egípcio com muita pedraria nas cores das pedrarias da peruca. Um vestido pregueado de linho egípcio será o resto da fantasia e recobrirá a saia de porta bandeira (que será a saia estufada mesmo). Na saia, veremos dois grandes desenhos da deusa Maat (deusa da justiça) que será feito em miçangas e pedrarias. Nas laterais da saia (simétrica e na linha dos desenhos de Maat) virão tufos de plumas de faisão em cores azul claro e verde grama. A borda da saia virá com plumas verde bem claro mesclado com azul celeste. Sairão da borda da saia penas de faisão azul turquesa e verde grama. O esplendor da fantasia será de plumas de avestruz tingidas de verde bem claro e azul celeste, com plumas de faisão espetadas nas cores azul turquesa e verde grama. A porta bandeira terá uma maquiagem especial, imitando a de Cleópatra.
Tripé: o trono de Cleópatra: o tripé será realmente uma obra de arte. Duas najas douradas virão nas laterais. Uma enorme concha azul turquesa claro será o esplendor. No meio da concha, um trono dourado, todo decorado. Nele estará uma estátua de Cleópatra.

Ala 6- a cidade de Alexandre: o esplendor será o busto de Alexandre magno. O chapéu será o farol de Alexandria e o resto da fantasia serão papiros e pergaminhos, simbolizando a grande biblioteca.

Ala 7-passistas masculinos- guerreiros romanos: será uma túnica curta (até o joelho) azul clara em estilo romano. A cabeça do passista terá uma coroa de louro. Uma sandália até a altura do joelho de fitas douradas. Um bracelete dourado (não será egípcio). Carregarão uma espada.

Ala 8-queda egípcia, a época das ruínas: o esplendor será uma entrada de templo, só que todo deteriorado e faltando pedaço. A cabeça será uma coroa de louro e o corpo será uma parede com hieróglifos, todos apagados, faltando pedaços e alguns borrados.

Carro 2- a era romana, villas no lugar de pirâmides: TODOS os componentes virão com túnicas greco-romanas. Os homens estarão perto das videiras e roseiras. As mulheres estarão em volta do lago, segurando um jarro. Apenas um destaque, que virá vestido de imperador romano. Estátuas de homens e mulheres no estilo greco-romano. Colunas circundarão um lago cheio de papiros, que terá chafarizes com mulheres segurando jarros (a água sairá dos jarros). Veremos o acabamento em videiras e roseiras. Tudo para simbolizar uma villa romana. Carro nas cores branco mármore, verde, azul e cinza gelo.

SETOR 3- AS MIL E UMA NOITES EGÍPCIAS: nesse setor falaremos da expulsão dos romanos e da tomada pelos árabes.

Ala 9- generais árabes: o chapéu será um fez (aquele chapéu que parece com um vaso de violetas) na cor vermelha vinho. Uma capa dourada, uma túnica creme cheia de desenhos árabes, um peitoral todo bordado com arabescos verdes e azuis, uma espada árabe (daquelas que possuem uma lâmina curvada) e um escudo também bordado com arabescos. A bota será aquela que possui uma ponta.

Ala 10- bateria- fiéis muçulmanos: uma fantasia bem leve. O chapéu será um turbante branco. O resto da fantasia será uma túnica azul clara. Os pés serão calçados com uma sandália de fitas grossas na cor marrom escura. As mulheres da bateria virão com aquela túnica que cobre até os pés e um véu. Para dar um visual melhor, a roupa das mulheres virá cada uma de uma tonalidade. Todas com cores claras e suaves (azul claro, verde claro, creme, rosa claro, lilás, laranja bem claro e branco).

Ala 11- passistas femininos- odaliscas: mais uma fantasia leve, mas muito decorada. A roupa será uma roupa de dança do ventre. Elas virão portando o véu e será de duas tonalidades: metade das passistas virá em verde esmeralda e a outra metade em azul marinho. Ambas as fantasias terão contas e linhas douradas, enriquecidas com pedrarias azuis escuras (fantasia azul) e verdes escuras (fantasia verde). A sandália será dourada com azul (fantasia azul) ou dourada com verde (fantasia verde).

Segundo casal de mestre sala e porta bandeira: as 1001 noites:
Fantasia do mestre sala: o sultão: será aquele turbante de seda com uma pluma de avestruz roxa presa à uma pedra azul safira. O turbante será branco com detalhes em dourado. O resto da fantasia será nessas cores. Uma túnica até o joelho com as bordas douradas e uma calça balão com aquele sapato pontudo. O esplendor será plumas cor de creme, com plumas de faisão dourada espetadas.
Fantasia da porta bandeira: Sherezade (nome original): a fantasia será azul turquesa e azul celeste. Será uma roupa de odalisca, com um véu transparente no rosto, segurado por aquele chapéu cilíndrico. A saia será simétrica e feita em pedrarias azuis claras e douradas, seguindo os padrões de desenho da roupa das odaliscas.

Tripé: a fundação do Cairo, os minaretes da mesquita de Al Qasarnas bordas do tripé, virão dois minaretes da mesquita de Al Qasar, a segunda maior do mundo árabe. Entre os dois minaretes, escrita em uma parede de pedras e decorada em arabescos, virá escrito: bem vindos à nova cidade do Cairo. Em cima dessa parede, virão mais três minaretes, sendo que o do centro será o mais decorado e o mais alto. O tripé terá 12 m de altura.

Ala 12- alquimistas e magos, a ciência toma conta: um turbante estufado de seda roxa e dourada com uma pluma de avestruz tingida de amarelo preso por uma pedra azul será o chapéu (alusão a mago). O costeiro será composto por duas ampulhetas, uma infinidade de vidros de laboratório (formando uma experiência). Da boca de um béquer sairá uma “fumaça” (que será feita de plumas) rosa e em cima dessa fumaça virá a pedra filosofal. O resto da fantasia será composto por uma túnica saindo da ombreira (que serão alguns pergaminhos e o do meio estará aberto, com a pedra filosofal contida nele.) cobrirá o corpo inteiro, inclusive os pulsos. A sandália será de faixas grossas de couro.

Ala 13- riqueza da pérola do Nilo: o costeiro será uma concha de ostra. O chapéu será uma bola representando a pérola. O resto da fantasia será de algas verdes, panos azuis e conchas, toda decorada com imitações de pérolas.

Carro 3- Cairo, a jóia árabe: o carro será cheio de minaretes, arabescos e cúpulas. Será acoplado em dois carros. O da frente será uma grande fonte circular, cheia de arabescos dourados e azuis. O fundo será verde. Na parte de trás, uma pirâmide dourada toda decorada com arabescos atrás de uma cúpula da mesma cor. A pirâmide  será rodeada de minaretes, todos decorados com arabescos e no topo virá um componente de carro,  que serão todos mulheresvestidas de odaliscas com as roupas em rosa e dourado. O destaque virá no topo da pirâmide, com a fantasia de sultão nas terras do faraó.

SETOR 4- O EGITO TURCO: nesse setor falaremos da tomada dos turcos, que destruíram a modernidade e estagnaram as pesquisas de desenvolvimento.


Ala 14- bárbaros turcos: o chapéu será um turbante de faixas com um fez (aquele que parece um vaso de planta) e uma capa em couro mal feita. A roupa será bege e toda com pelúcia, fazendo alusão aos bárbaros, que se cobriam com peles. Portarão uma espada de lâmina curvada e um escudo de madeira. O esplendor será a lua e a estrela na cor vermelha.

Ala 15- a destruição das 1001 noites: o costeiro será composto por dois minaretes, um quebrado, como se tivesse sido saqueado, e o outro com fogo, simulando um incêndio. O minarete com fogo ostentará  plumas vermelhas, laranjas e amarelas. O restante da fantasia será uma parede com arabescos apagados e borrados, como se tivessem sido abandonados. O chapéu será uma espécie de toca (aquele que possui uma parte que protege o pescoço, que tem uma fita na testa que segura o pano) uma bota com o bico pontudo será o sapato da fantasia.

Ala 16- período das trevas: fantasia totalmente preta. O chapéu será um crânio, simbolizando a morte. O resto da fantasia será desenhos árabes em preto brilhante, para destacar-se do preto fosco que será a base da fantasia. O costeiro será uma grande quantidade de plumas de avestruz preta.

Tripé: a lua e a estrela, o símbolo dos turcos: a base do tripé será todo decorado com estrelinhas prateadas, que ostentará a bandeira da Turquia, que é vermelha com a lua e a estrela branca. Essa bandeira também era a bandeira turco-otomana.

Ala 17- o saque do Cairo: o costeiro da fantasia aparecerá a pirâmide em chamas, ostentando um esplendor de plumas vermelhas, amarelas e laranjas. O resto da fantasia será o sangue derramado, que será o escorrer de um líquido vermelho. O chapéu será um fez vermelho sangue. No corpo da fantasia, veremos a silhueta da mesquita de Al Qasar e a silhueta das pirâmides.

Carro 4- as ruínas árabes, adeus desenvolvimento: outro carro dividido em dois. O carro da frente será a esfinge (metade do tamanho da esfinge do abre alas) com as pirâmides. A esfinge estará toda desfigurada e ruída. As pirâmides estarão escavadas, gastas e em ruínas também, uma grande deterioração. No carro de trás, minaretes em ruínas e apagados (com os seus arabescos deteriorados), os de trás simulando fogo, cercarão uma grande fonte, que no topo terá um general turco, sustentando a bandeira da Turquia. Os componentes virão vestidos de mendigos no carro da frente e de soldados turcos no carro de trás. O destaque do carro da frente virá de ruínas e o do de trás virá de general turco.

SETOR 5- A RICHA ANGLO-FRANCESA, O VÔO DO FALCÃO EGÍPCIO.: nesse setor falaremos da briga das duas potências para decidir qual delas será a metrópole das terras egípcias. Falaremos também da independência egípcia.

Ala 18- dominação francesa: a fantasia será azul, vermelha e branca. Com a torre Eiffel como costeiro, cercada de plumas azuis. O corpo será o brasão da França, o chapéu será um chapéu daqueles com a peruca cacheada. Botas e cullotes serão a parte de baixo. Portarão  uma espada de esgrima.

Ala 19- o museu egípcio: o costeiro da fantasia será o busto de Nefertite.  A cabeça será uma coroa dos Egitos unidos (baixo e médio Egito, coroa azul). As ombreiras e o tronco serão vasos e esculturas da era do novo império, do Egito copta e arabescos. Da cintura para baixo, veremos o Egito pré-histórico.

Ala 20- o canal de Suez: o costeiro será uma proa de um navio. A fantasia será azul turquesa e azul marinho. Algas e canos completarão a fantasia.

Tripé: Torre Eiffel contra o Big Bem: o tripé será feito de duas esculturas: uma torre Eiffel e um Big Ben. Ambos em tamanhos reduzidos. A torre Eiffel terá uma bandeira francesa à sua frente, e o Big Ben, uma bandeira da INGLATERRA (não uma bandeira do reino unido, e sim a bandeira da Inglaterra, que é a cruz vermelha no fundo branco.).

Ala 21- passo marcado- a guerra anglo-francesa: será dividida em duas: a ala da esquerda será a parte francesa, com uniforme azul e calça vermelha, ostentarão a bandeira da França. Os ingleses virão de uniforme vermelho com a calça branca, e ostentarão a bandeira da Inglaterra (a mesma do tripé). Todos estarão fardados e o costeiro será uma insígnia de condecoração.

Ala 22- dominação inglesa: fantasia vermelha e branca. O costeiro será o Big Ben todo dourado, rodeado por plumas vermelhas. As ombreiras/ corpo da fantasia virão com o brasão da Inglaterra, envolto às cores do país. A calça será vermelha com uma bota branca. O chapéu será um semelhante ao da guarda real inglesa.

Carro 5-caindo nas garras inglesas: o carro será vermelho e branco. Na parte da frente, mãos gigantescas com unhas muito afiadas segurarão um mapa do Egito, que virá nas cores do país, como se o país estivesse caindo nas “garras” da Inglaterra. Atrás dessas mãos gigantescas, virá o brasão do país, que também ganhará proporções bem grandes (o brasão será uma gigantesca coroa dourada e vermelha cercada por unicórnios brancos e dourados e por leões coroados). Atrás desse brasão, o Big Ben, que ostentará a destaque, que virá de Rainha da Inglaterra. A saia do carro será vermelha e branca.

Ala 23- adereços- revolta popular: os adereços serão cartazes enormes, que dirão: liberdade, queremos independência, fim do imperialismo. Todos os cartazes virão com esses dizeres. O resto da roupa, será uma coisa simples, bata masculina das mais variadas cores para os homens e túnica e véu nas mais diversas cores para as mulheres.

Ala 24- soldados ingleses: fantasia vermelha e branca. O colete da roupa será branco, com poucos detalhes em vermelho. Será todo condecorado e possuirá aquela ombreira de general. Um quepe branco e uma calça vermelha. Portará uma espada daquelas usadas na época de dom Pedro (que tem bainha). Usarão botas pretas. O costeiro será a bandeira da Inglaterra rodeada de plumas vermelhas e brancas.

Tripé: chega de escravidão! O vôo do falcão egípcio: o carro virá com duas grandes bandeiras do Egito. E virá com um grande falcão egípcio (prateado com o bico dourado), símbolo do país. O falcão egípcio virá com uma faixa escrito:
“ República Árabe do Egito” e “Jumhuriyyat Misr Al-Arabiyya”. O nome em português e o nome árabe do Egito. Em cima dessa faixa, o mapa do Egito.

SETOR 6: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: nesse setor falaremos do Egito na segunda guerra, que foi o primeiro país a derrotar o eixo em uma batalha.

Ala 25- o eixo do mal: fantasia que dará alusão ao eixo da segunda guerra (Alemanha, Itália e Japão). A fantasia virá com o costeiro que será a suástica, o símbolo do reich, circundada pelas bandeiras do Japão, Itália e Alemanha. Virá com um kimono japonês e uma boina italiana. 

Ala 26- a raposa do deserto: o chapéu será uma cabeça de raposa com um turbante (aquele pano usado pelos beduínos). O corpo será um uniforme do exército alemão, todo condecorado, botas pretas e um costeiro de palmeiras. Lembrando que a fantasia terá um rabo de raposa.

Carro 6- a 2ª guerra mundial: será um carro impactante, talvez o mais triste do desfile, mas não será de mal gosto. Um grande tanque de guerra na frente do carro  que serão ruínas de casas. No meio do carro, o cogumelo de fumaça da explosão atômica, que será feito de acrílico com luzes (o fogo) e de espuma (a fumaça). No topo dele, virá a fantasia de aliança do “bem”. O carro estará lotado de soldados e “soldadas”, que serão a composição do carro. No fundo do carro, as bandeiras da França, do Reino Unido e dos EUA em perfeitas condições, e as bandeiras da Alemanha, da Itália e do Japão dilaceradas, mostrando os vencedores e os derrotados.

Setor 7- A EVOLUÇÃO EGÍPCIA, VALEU NASSER: nesse setor falaremos do presidente Nasser, que ajudou bastante o Egito a evoluir novamente. Promoveu grandes obras no país.

Ala 27- a evolução industrial egípcia: o costeiro serão engrenagens. O chapéu será um capacete de pedreiro. O resto da fantasia virá com engrenagens, ferramentas e motores. A fantasia prevalecerá com cores metálicas.

Tripé: Nasser, o governante das mudanças: o tripé será um busto do governante Nasser, cercado de rodas denteadas para representar a revolução industrial egípcia. O busto será cor de prata, cercado por rodas denteadas em vermelho metálico, preto brilhante e branco brilhante (as cores do Egito metalizadas.).

Ala 28- a reforma do canal de Suez: essa fantasia será uma das três fantasias com andaimes. Nessa, um navio estará envolto neles (costeiro). E o resto da fantasia será uma estrutura em canos azul. cobrindo uma textura de água (em tecido azul). O chapéu será um capacete de pedreiro azul claro

Ala 29- a revitalização do Cairo: a segunda fantasia com andaimes. Só que no costeiro veremos as pirâmides envoltas neles. Nessa fantasia, a estrutura de canos estará pintada de cor de areia recobrindo um tecido da mesma cor. O chapéu será um capacete de pedreiro azul escuro

Ala 30- a revitalização de Alexandria: a terceira fantasia com andaime. O costeiro será o farol de Alexandria envolto neles. O corpo da fantasia será uma estrutura de canos na cor verde água escuro encobrindo um tecido verde água claro. Um capacete de pedreiro verde água claro será o chapéu.

Carro 7- a represa de Assuã, um salto para a modernidade: na frente do carro, veremos os templos de Abu Simbel, que são as quatro estátuas de Ramsés II esculpidas na rocha. Em cima mais atrás desse templo, veremos a réplica da represa de Assuã, que terá um tanque de água cheio de fontes. No meio dessa represa, erguerá o templo de Ísis na ilha de Elefantina, que sustentará o destaque: encantos preservados na modernidade. Os componentes do carro estarão com roupas antigas do Egito, mas essas serão prateadas e em cores metálicas (menos dourado). O carro será nas cores areia, concreto e azul. O motivo de eu colocar os templos de Ísis e de Abu Simbel é por que eles foram deslocados de lugar quando a represa foi construída.

SETOR 8- ENCANTOS DO EGITO, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE. VENHA VER ONDE A TRADIÇÃO ENCONTRA A MODERNIDADE!!!nesse setor falaremos dos patrimônios culturais do Egito, das riquezas naturais e da preservação da tradição, sem estagnar a modernidade.

Ala 31- encantos do rio Nilo: será um costeiro grande, mas leve (pois será feito de fibra carbono, acetato e plástico leve) que representará papiros e patos. O chapéu será a cabeça de um hipopótamo. As ombreiras virão de cabeça de crocodilo, que delas sairão fitas azuis claras e escuras que será o resto da fantasia (essas fitas serão até a altura da canela.) as botas serão imitando algas e os braços também.

Ala 32- oásis do deserto: o costeiro será feito de dois coqueiros, que penderão com uma fonte feita de tecido que irá até a altura da barriga. O abaixo dessa fonte, um tecido imitando areias. O chapéu será semelhante ao da esfinge, em verde e azul.

Tripé: golfinhos do Mediterrâneo: o tripé será um quadro mostrando o mapa do Mediterrâneo, só que em volta do quadro saltarão golfinhos (que são animais comuns nesse mar). Para tampar a calda desses golfinhos, o fundo do carro será todo em fibra de vidro imitando água revolta e respingando.

Ala 33- baianinhas- corais do mar vermelho: prometerá ser uma das mais bonitas fantasias. A saia será um coral, de sete cores: azul turquesa, verde água, amarelo canário, laranja forte, vermelho fogo, vinho e amarelo limão. O corpo da baianinha será em textura de água, feita nas cores azul celeste e azul marinho. O chapéu será um turbante de baiana azul metálico com um peixe palhaço em cima. O costeiro serão dois peixes palhaços.

Ala 34- velha guarda- passado preservado, patrimônios culturais: será uma bata branca dizendo: patrimônios. Um costeiro feito de fibra carbono e acetato tomarão a forma de uma pirâmide. O chapéu será uma coroa do baixo Egito.

Ala 35- o faraó do século XXI: será uma roupa comum de faraó, só que a cobrinha da coroa será substituída por um robozinho. A roupa será toda metalizada, dando destaque para azul metálico, verde metálico e prateado. Pedrarias enriquecerão a fantasia, que terá asas (iguais àquelas asas de hieróglifo) como costeiro.

Ala 36- a esperança do petróleo: o costeiro será um cavalo de pau (instrumento que tira petróleo da terra). A fantasia inteira (o corpo inteiro, incluindo as botas e os punhos) virá de petróleo bruto escorrendo, com as gotas desenhadas em linhas vermelhas escuras. O chapéu será um foguinho, simbolizando o combustível.

Ala 37- encantos do velho e do novo: fantasia dividida ao meio. O chapéu da esquerda será um semelhante ao da esfinge, em vermelho e branco. Do outro lado, será um fez (aquele chapéu em forma de vaso de violetas). A ombreira do lado esquerdo será um colar egípcio, assim como a cintura é uma daquelas saias usadas pelos faraós, enquanto do lado direito virá em terno. Uma sandália em linhas finas no pé esquerdo e um sapato social no pé direito. O costeiro estará escrito Egito. “Eg” estará escrito em linhas antigas, “i” estará dividido ao meio(metade velho e metade novo) e “to” estará escrito em letra de computador.

Carro 8: o Egito atual, terra de tradição e de modernidade: o carro será uma esfinge toda metalizada, com óculos escuros e asas de avião com turbinas ao invés da de penas. Ela será toda prateada. Em volta dela, uma série de engrenagens, turbinas e motores darão o toque da modernidade. No fundo do carro, as estátuas de pedra do templo de Abu Simbel, que terão 11 m de altura. O destaque virá na frente da esfinge, vestido de: em uma nova era eu estou, mas a tradição eu sigo.
Vale destacar que veremos várias fontes no redor do carro, jorrando água a mais ou menos um metro de altura.

Ala dos compositores.


Fonte de pesquisa: revista Egitomania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores