Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Enredo 6 - “Há 10 mil anos atrás” – Uma história de amor

“Há 10 mil anos atrás” – Uma história de amor
Sinopse e Pesquisa: Wagner Deczka David


"Um dia, numa rua da cidade Eu vi um velhinho Sentado na calçada
Com uma cuia de esmola E uma viola na mão
O povo parou para ouvir Ele agradeceu as moedas E cantou essa música Que contava uma história
Que era mais ou menos assim:"
“Eu nasci!
Há dez mil'anos atrás
E não tem nada nesse mundo Que eu não saiba demais.”
O Universo foi Criado e nele O Criador colocou tudo o que era necessário para o homem sobreviver. Deu a vida e a alma para sua criação e para o mundo mandou seu filho em forma humana para ensinar a cada criatura o mandamento do amor.
“Eu vi Cristo ser crucificado. O amor nascer e ser assassinado.
Eu vi as bruxas pegando fogo Pra pagarem seus pecados.
Eu vi!...”
O filho do Homem foi condenado e crucificado por amor a toda a humanidade. Como ele, muitos foram também perseguidos por pregarem seus ensinamentos. Começava uma saga em busca do que foi perdido dentro do coração do homem, a busca pelo amor.
A Aliança vai nesta viagem pela história do mundo mostrar que nem sempre a luta foi fácil e nem só de vitórias a humanidade se fez, mas sim do aprendizado cotidiano da vida e da busca pelo legado do Criador.
O meio tempo entre a total perdição da humanidade e o encontro com a razão da existência foi marcado por muitos fatos obscuros, como a inquisição, onde mulheres foram perseguidas e executadas pela própria igreja por cultuarem as forças da natureza.
“Eu vi Moisés Cruzar o Mar Vermelho.
Vi Maomé
Cair na terra de joelhos. Eu vi Pedro negar Cristo Por três vezes
Diante do espelho Eu vi!...”
Mas também por fatos espetaculares, como a abertura do Mar Vermelho para salvar o povo da escravidão do Egito. A vinda dos profetas e as tentações e provações do homem.
“Eu vi as velas
Se acenderem para o Papa
Vi Babilônia
Ser riscada no mapa Vi Conde Drácula Sugando sangue novo
E se escondendo atrás da capa Eu vi!...”
A raça humana seguiu pela história acertando muitas vezes mais também errando em outras. O acertar e o errar, o bem e o mal sempre foram embalando todos. Histórias de medo e destruição dominaram o mundo por muitos séculos e isso fez com que o homem se perguntasse onde estava aquele que o havia criado.


“Eu vi a arca de Noé Cruzar os mares Vi Salomão cantar
Seus salmos pelos ares
Eu vi Zumbi fugir
Com os negros prá floresta Pro Quilombo dos Palmares Eu vi!...”
Porém dos céus muitos sinais ainda surgiam de que Ele existia e que estava nos observando. E que o homem podia vencer se entendesse o seu propósito na Terra.
“Eu vi o sangue Que corria da montanha
Quando Hitler Chamou toda Alemanha Vi o soldado
Que sonhava com a amada Numa cama de campanha Eu li!”
Histórias de dor, sangue e guerra se espalharam por campos de batalha em torno de todo o planeta e a esperança na busca foi abalada novamente. Mas no pensamento do homem na batalha ainda restava um resquício de esperança e a saudade daqueles que havia deixado em casa.
“Eu li os símbolos
Sagrados de umbanda
Eu fui criança pra Poder dançar ciranda Quando todos Praguejavam contra o frio Eu fiz a cama na varanda...”
Mas muitos não se entregaram e outros desacreditaram e na busca pelo bem muitos até se contrariaram. Por outros caminhos buscaram a mesma direção. Fingiram felizes ser e por momentos muito felizes foram.
“Não! Não! Eu tava junto
Com os macacos na caverna Eu bebi vinho
Com as mulheres na taberna
E quando a pedra
Despencou da ribanceira Eu também quebrei a perna Eu também...”
E nessa perda constante é fácil se fazer tolo e difícil encontrar o rumo certo. Por vergonha ou por simples fraqueza o homem muitas vezes se machucou.
“Eu fui testemunha Do amor de Rapunzel Eu vi a estrela de Davi Brilhar no céu
E para aquele que provar Que eu tô mentindo
Eu tiro o meu chapéu...”
(Letra da música “Eu nasci há 10 mil anos atrás” – Composição de Raul Seixas e Paulo Coelho)
Mas no fundo nunca nos perdemos interiamente Por que a nossa essência talvez não compreendemos
Ela sempre esteve dentro de nós na esperança de encontrarmos o caminho.
E o amor então renascerá e ressuscitado mais forte será Quem vence a tribulação cresce na vitória
É o homem, do Criador, a maior glória.
Quem busca o amor nunca esta perdido
Pois é nele que o homem foi feito
E mesmo que para longe dele tenhamos caminhado
Ele sempre esteve ao nosso lado.
E o velhinho sentado na calçada
Me fez pensar bem assim
Se o amor é a resposta pra tudo
Porque ele saí de mim¿
“Raul, maluco beleza, há dez mil anos atrás
Já dava adeus à tristeza, pregando
O amor e a paz.”
(Refrão do Samba Enredo da Escola de Samba Porto da Pedra para o Carnaval 1997 "No reino da folia, cada louco com a sua mania").
A nossa história pode ser resumida assim:
Uma odisseia em busca do amor
Muitos se perdem no meio e outros nem saberão o que ele é
Mas ele sempre esteve dentro da gente
Nos nossos mais puros sentimentos
No resquício da felicidade
Na alegria por pouco
Pois quem busca o amor se faz puro como uma criança
“Quem não conhece o amor não sabe o que é Aliança.”
Sugestão de Roteiro
Há 10 mil anos atrás Uma história em busca do amor
Comissão-de-Frente - A XII Estação da Via Sacra
1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - O Amor nasceu e foi assassinado
ABRE-ALAS – As Bruxas da Inquisição 
1° Ala – Moisés abre o Mar Vermelho 
2° Ala – O Profeta Maomé
3° Ala (Bateria)– Pedro nega Cristo diante do espelho 
4° Ala(Passistas) – Velas acesas para o Papa
Quadripé – Torre de Babel
5° Ala – Um Conde Sanguessuga
6° Ala – A Arca de Noé e os Animais em Pares
2° CARRO – O Templo do Rei Salomão e O Livro dos Cânticos 
7° Ala – Zumbi dos Palmares
8° Ala – Guerra
2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – O Sonho do Soldado na
Campanha: Amada (Ela), Soldado (Ele).
9° Ala - Símbolos Sagrados de Umbanda
10° Ala (Cabrochas)– Ciranda
3° CARRO – A Era do Gelo
11° Ala - Macacos na Caverna 
12° Ala – Taberna
13° Ala- E Eu me machuquei
Quadripé - O Amor de Rapunzel
14° Ala - Estrela de Davi
15° Ala – Eu nasci há 10 mil anos atrás
4° CARRO - Raul Maluco Beleza Há 10 mil anos atrás
Samba Enredo feito para o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Aliança Curitibana para o Carnaval Virtual 2013
Com o enredo: “Há 10 mil anos atrás”
Autor: Wagner David
Vi Fogo na Inquisição
Heresia contra toda magia
Moisés cruza o mar
Salva uma nação
Maomé caiu por terra sob o chão
Por três vezes vi Pedro te negar
Velas acesas pro sucessor passar
Vi toda a Babilônia
Ser destruída, se acabar
Um conde sanguessuga se escondendo atrás da capa
A Arca de Noé singrando os mares pelo mapa
E se você duvida pode até tentar provar
Que isso é mentira quero ver você tentar
Canta Salomão
Pro Rei a salvação
Zumbi tem a força a inspiração
Pro negro é libertação
Sangue correndo na guerra Salvem a luz desta Terra Símbolos Sagrados de Umbanda Criança a cirandar
Vi na caverna o macaco pintar E Rapunzel se apaixonar Guia,
Minha Estrela-GuiaNasceu o amor neste lugar Tô louco para amar você
“Toca Raul” pra eu cantar
Sou Maluco mesmo e eu vou sambar 10 mil anos de história pra contar Vi o sacrifício do meu redentor
Sou Aliança vim salvar o amor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores