Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 26 de abril de 2015

Enredo 21: “A GRANDE BATALHA DO ESCORPIÃO CONTRA OS MONSTROS DA VIDA”

“A GRANDE BATALHA DO ESCORPIÃO CONTRA OS MONSTROS DA VIDA”
Cleiton Almeida
cleitonyrrypiaiou@hotmail.com



ApresentaÇÃo
O que leva uma pessoa a se prostituir? E o que leva a mesma a sair desse mundo? Ao ler esse enredo, você é convidado a conhecer a história de uma menina que tinha tudo para triunfar na vida. E realmente triunfou. Mas não da maneira como todos esperavam. Quando se trata de uma menina paulista de classe média alta, logo pensamos em uma trajetória de sucesso. Mas nossa protagonista não viveu isso. Ela conheceu todos os monstros da vida e chegou ao fundo do abismo. Mas, com o poder do Escorpião, enfrentou todos eles e finalmente conheceu o poder do amor. Estamos acostumados a julgar a prostituição com nossos olhos preconceituosos, mas olhando a história com os olhos do Escorpião, com certeza isso mudará. Vencer batalhas e preconceitos é o verdadeiro triunfo. 
Sinopse
Viver. As vezes não é o desejo de quem vive um mundo cercado por monstros. Monstros. De todas as formas, cores, tamanhos e reações. Reações. O que nos leva a querer que tudo acabe.
A infância, que é uma fase de magias e encantos, é destruída quando monstros começam a rodear uma criança de classe média alta que morava em São Paulo. Uma menina, mais especificamente. Não é fácil descobrir o sentimento da rejeição, saber que está inserida naquela família por piedade, por pena. Não é o real sentido da adoção, mas as palavras exercem poder na cabeça de uma ingênua criança. E o que era encanto, se transforma num monstro apavorante. Após um infortúnio da vida, conheceu a liberdade, e esta logo perdeu. Após viver livre em um sítio no interior, voltou a viver em São Paulo, onde não podia brincar, sair e nem se divertir. Cresceu rodeada de assombros.
A adolescência é a fase das descobertas. Espera-se que a jovem ganhe juízo e responsabilidade. Mas não é isso que acontece quando ela encontra a mentira. O monstro da mentira ganha espaço, atormenta. Leva a novos pesadelos e agonias. A descoberta do prazer pelo roubo, de pegar só pela sensação do perigo. Roubar dinheiro e joias vira rotina, o que leva ao encontro de mais um monstro: o consumismo. Comprar roupas, objetos, comida e tudo o que ver pela frente vira obsessão. Não roubava e comprava por necessidade, pois os pais podiam dar tudo o que quisesse. Fazia isso por diversão. Em pouco tempo sua cabeça estava tomada pelas trevas. Seu coração já tinha sido roubado pelos monstros da adolescência. A bulimia e o bullying que sofria por seu peso e aparência a levou a tentativa de suicídio. Duas tentativas que, infelizmente, foram em vão. Sem mais psicológico para continuar vivendo na mesma casa que os pais, resolve fugir e conquistar sua liberdade. Resolveu virar garota de programa.
A fase adulta, onde chega a hora de “viver para viver”. Prostituição, a tal “vida fácil” que não é mole não. Já sem coração, ela segue sendo atormentada pelos monstros da vida. Trabalhar na mesma casa que outras mulheres, tem suas desvantagens. A inveja é o que se pode ver nos olhos das companheiras. A inveja do corpo, dos clientes, do lucro. Cobras que atiçaram-na até ser expulsa da casa. Nessa vida, não se pode confiar em todo mundo. A falsidade é tão grande quanto a inveja. Pessoas que estão ao seu lado em todos os momentos bons, mas quando o mundo desaba, não olham mais na sua cara. São verdadeiros monstros, na lista dos piores. E quando tudo desmorona na vida de uma prostituta, chega a hora de conhecer o Vintão. Um lugar imundo, nojento e abominável cheio de depravados loucos por sexo rápido. É um lugar onde o respeito é deixado de lado e dá lugar ao tesão. Pagando corretamente, qualquer um pode chegar e usar. E percebe-se que o fim está próximo quando o monstro das drogas ataca. É o fundo do poço, a queda do precipício. As drogas surgem na promessa de espantar a saudade e a solidão, que mais do que nunca agoniam a vida de uma pessoa no limite do suportável. Porém, as drogas se tornam um vício. Um vício que leva embora a alma. Sem seu coração e sem sua alma, nossa pequena morre. Morre sem deixar de viver, o que é a pior morte.
Mas uma luz desce do céu numa última tentativa: ou enfrentar todos esses monstros da vida, ou morrer como uma infeliz cretina que não acertou uma. E assim, ela veste sua armadura e entra na batalha contra todos os monstros que atormentaram-na. Um blog na internet é sua maior arma. Um lugar onde ela compartilha seus sentimentos e recebe o carinho de uma legião de fãs. Em um programa, conhece o amor. O amor de alguém que aceita suas diferenças, defeitos e qualidades. Alguém que entra na batalha contra os monstros da vida de sua amada. Ela é presenteada com outra arma: um livro, “O doce veneno do Escorpião”. Este que ela mesma escreveu e que mudou completamente sua vida. Um best-seller poderoso. Nessa sequência de vitórias, ela descobre os sonhos. Ela aprende que é possível sonhar e acreditar em um futuro melhor. E para realizar esses sonhos, ela larga a prostituição. O Escorpião, então, vence a batalha contra todos os monstros que o torturou durante toda sua jornada. O Escorpião, mestre da supervivência e símbolo de vitória perante as adversidades.  Após a conquista, conhece a fama. E a fama chega em boa hora. Ela vira uma estrela nacional, reconhecida por sua luta e por sua vitória. Torna-se exemplo de vida e de superação.
Adepta da doutrina do espiritismo, nossa guerreira, enfim, descobre a paz. Recupera seu coração, sua alma e sua vontade de viver. Vê no seu casamento uma oportunidade de construir a família que sempre quis e idealizou, mas nunca teve. Ganha, em sua homenagem, um filme. Este, que ajudou várias meninas que enfrentavam o mesmo problema e mostrou que por trás de uma garota de programa existe um passado nebuloso e uma vontade de prosperar.
Raquel Pacheco. Bruna Surfistinha. Duas pessoas em um só corpo. A primeira, protagonista desta história, a menina que lutou contra todos os monstros da vida e triunfou. A segunda, personagem criada pela primeira. Bruna será eternamente símbolo de peleja. Seu legado está presente na história desse país, e até hoje luta contra preconceitos, contra o machismo, contra a desigualdade de direitos. Raquel. Hoje uma escritora e DJ repleta de sonhos. Uma mulher que merece todas as homenagens possíveis. Hoje, pedimos humildemente para tocar uma para nós. Tocar uma música de amor e alegria para embalar nossa escola nesse carnaval.
Muito obrigado, Bruna! Muito obrigado, Raquel!
Fontes de pesquisa:
Filme: “Bruna Surfistinha”
Livro: “O doce veneno do escorpião”
Sites:
Desenvolvimento
1º setor: “O domínio dos monstros sobre a menina”
        A abertura do nosso desfile é a apresentação da batalha ao público. Mostramos os primeiros monstros e como Raquel entrou nessa vida.

Comissão de frente: "Os monstros e o Escorpião"
        A abertura do desfile é uma síntese do enredo. É composta por 14 monstros e 1 escorpião, que representa Raquel na luta contra as coisas ruins de sua vida.

Ala 1 (Baianas): "Pesadelos da infância"
        A ala interage com o carro e representa os pesadelos da infância. As fantasias trazem elementos infantis, como bonecas e brinquedos.

Carro Abre Alas: "Assombros de uma 'não tão bela' menina"
        Raquel sofreu muito quando teve que sair do sítio no interior para voltar a morar na cidade grande. Ela sentia falta de brincar na rua e do ar puro. Foi então que o sentimento de rejeição, por considerar que seus pais biológicos a renegaram, tomou conta dela. O primeiro carro traz a menina aprisionada na cidade grande, atormentada pela solidão. Uma grande cegonha negra representa a adoção e a saia do carro é composta por monstros.

2º setor: “Atormentos da juventude”
        Em nosso segundo setor, conhecemos os monstros da adolescência da Raquel. Cores fortes e escuras prevalecem, mostrando o que a menina passou até a hora que decidiu ir embora da casa de seus pais, para onde nunca mais voltou.

Ala 2: "A mentira"
        A menina desde cedo inventava coisas. Mentia sobre suas notas, sobre suas amizades e sobre o que fazia depois da aula. Ala que representa o monstro da mentira, com uma grande boca vomitando impurezas.

Ala 3: "Adrenalina do roubo"
        Logo Raquel conheceu o roubo. Sentia prazer em roubar balas no mercadinho. Conforme foi crescendo, começou a roubar dinheiro dentro de casa e até as joias de sua mãe a menina roubou por puro prazer. Fantasia de ladrão, com listras em preto e branco e tons alaranjados no costeiro. Joias e dinheiro compõe a fantasia.

1º casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: "Consumismo obsessivo"
        Com o dinheiro que roubava, Raquel passou a comprar tudo o que via. Comprava coisas que nem usaria, só para ter. E para conseguir alimentar seu vício por consumo, passava a roubar cada vez mais. O primeiro casal representa a compulsão por compras. Muito dinheiro, cheque e cartão de crédito. O mestre sala é o monstro e a porta bandeira são os objetos.

Ala 4(Bateria): "Efeito bulimia"
        A bateria representa a doença que Raquel enfrentou na adolescência. Ela sofria por seu peso, e era uma chocólatra. Por ser gordinha e comer muito, ela passou a praticar bulimia. Toda vez que comia, ela ia ao banheiro e jogava tudo para fora. Fantasia com comidas podres e muito chocolate.

Ala 5(Passistas): "Monstro do bullying"
        Raquel sofria bullying por seu peso, sua aparência e suas atitudes. A ala de passistas representa esse monstro que a menina enfrentou.

Destaque de chão: "Adeus coração"                    
        Ao decidir cometer suicídio, Raquel perdeu seu coração. A menina fracassou nas tentativas, mas não conseguiu o recuperar. Tinha caído na depressão profunda.

Carro 2: "Em busca da liberdade, no caminho da prostituição"
        Após seus pais descobrirem suas mentiras e passarem a controlar a menina, Raquel decidiu buscar sua liberdade. A saída foi virar uma garota de programa. Então, a menina pesquisou algumas casas de prostituição e pediu abrigo em uma. Começou ali sua trajetória.

3º setor: “Desmitificando a ‘vida-fácil”
        A sociedade acha que garota de programa tem vida fácil, mas não sabe todos os monstros que aterroriza as meninas. Aqui, ela deixa Raquel de lado e se transforma em Bruna Surfistinha. Raquel conhece monstros que não conhecia e cede para eles, chegando assim a perder sua alma e morrer. Tons escuros prevalecem.

Ala 6: "O olhar da inveja"
        Raquel, por ser a menina mais jovem da casa, era a preferida dos clientes. A maioria dos que iam ali, queriam fazer programa com ela. Em alguns dias, tinha fila de homens. Com isso, as outras meninas olhavam para ela com inveja, por onde ela olhava se sentia odiada.

Ala 7: "Cobras destilando falsidade"
        Raquel teve muitas amigas falsas. Meninas que roubavam ela, que faziam de tudo para derrubar ela. Quem ela achava que podia confiar, mas quando ela precisou, virou as costas pra ela. Monstro este que levou ela a ser expulsa de diversas casas.

2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: "Bruna no Vintão"
        Raquel a esta altura do campeonato já se transformou em Bruna Surfistinha, e conhece o “Vintão”, um lugar onde meninas fazem programa com qualquer cara, por pouco dinheiro. Raquel viveu esta realidade, mas viu que ali era o fim de qualquer menina. Na fantasia, estão representadas as nojeiras e impurezas do local.

Ala 8: "Monstro das drogas"
        Raquel viu nas drogas uma alternativa de sair da realidade. No começo, ela apenas fumava para se sentir menos mal. Mas o vício começou a tomá-la, e então drogas mais perigosas tomaram sua vida. Começou a cheirar e perdeu tudo o que tinha.

Ala 9: "Solidão"
        Raquel sentia falta da família, dos amigos e de alguém para conversar. Ela se sentia cada vez menos humana, cada vez mais tinha vontade de sair dessa vida, porém não conseguia. Sua companhia eram os monstros queatormentavam ela sua vida toda.

Destaque de chão: "A morte da alma"
        Os monstros levam a alma de Raquel. Ela acredita que já não há mais nada a fazer e que o escorpião perdeu a batalha.

Carro 3: "O fundo do abismo"
        Certa vez, Raquel exagerou nas drogas e sofreu uma overdose. Foi parar no hospital e conta que pensou ter morrido. Ela pensava que já estava no hospital “do outro lado da vida”. Ali ela percebeu que tinha chegado ao fim de tudo, estava no fundo poço e já tinha caído do precipício. Porém, algo disse a ela que ainda havia tempo de virar o jogo e vencer os monstros.

4º setor: “O renascer do Escorpião para a vitória”
        Neste setor, Raquel acorda para a vida. Ela se veste armada de poderosos artifícios e mata todos os monstros. O Escorpião se consagra o grande vencedor dessa grande batalha. A partir desse setor, cores claras e vibrantes fazem parte do desfile.

Ala 10: "Uma luz intercessora"
        A luz que alertou Raquel e a incentivou a lutar contra os monstros e vencer a batalha. Ala que abre a paleta de cores claras no desfile.

Ala 11: "Armada para o combate"
        Raquel, após decidir mudar o rumo de sua vida, veste sua armadura e vai à batalha. Sua arma é um blog na internet, onde ela passa a compartilhar sua rotina e se sentir menos sozinha. É o primeiro passo da sua vitória.

Ala 12: "A descoberta do amor"
        Através do blog, ela conhece aquele que seria o amor da sua vida. Raquel encontra um homem que ama ela e respeita sua profissão. Ele está disposto a ajudar a menina a mudar de vida e se torna uma arma importante na batalha contra os monstros.

Ala 13: "O poder do livro"
        Alimentando uma vontade antiga, Raquel escreve sua história em um livro chamado “O doce veneno do Escorpião”. O livro virou best-seller nacional, e foi sucesso de vendas em outros países. O livro trouxe reconhecimento nacional para Raquel, que impressionou com sua história.

Ala 14: "Sonhos"
        Com uma sequência de coisas boas, Raquel começa a sonhar. Então, ela larga a prostituição e vai em busca da sua felicidade. Ela conhece sentimentos que nunca tinha sentido, e vence a grande batalha.

Destaque de chão: "A vitória do Escorpião"
        Raquel consegue destruir todos os pesadelos que a assombram a vida toda. Com a derrota dos monstros, o Escorpião se consagra o vencedor da batalha. É coroado como exemplo de superação.

Carro 4: "A fama e a consagração do Escorpião"
Raquel ganha fama nacionalmente. Passa a ir em programas de televisão, a contar sua história de vida e ganha o carinho do Brasil. Os fãs e admiradores começam a aparecer e sua trajetória muda a vida de muita gente.
5º setor: “O legado de Bruna e o triunfo de Raquel”
O setor de encerramento mostra as consequências da vitória do Escorpião. Raquel se transforma em exemplo de vida e Bruna símbolo de luta contra preconceitos da sociedade. E terminamos com uma grande festa de amor e alegria, como deve ser o carnaval.
Ala 15: "A paz de espírito"
Através do espiritismo, ela recupera seu coração e sua alma. Raquel goza de muita felicidade, sem ser atormentada por seus monstros. Bruna fica apenas na história, e Raquel toma conta de sua vida e seus sonhos.
Ala 16: "Um elo de união"
        Raquel se casa com o amor de sua vida e recria um cenário de família que nunca teve. É a celebração de suas conquistas e a realização do sonho de uma menina romântica, que sempre buscou seu “príncipe encantado”.

Ala 17: "O filme de ajuda"
        Seu reconhecimento foi tão grande, que ganhou um filme biográfico apoiado pelo Ministério da Cultura. O filme mostra sua batalha e os perigos da prostituição. Foi uma forma de ajudar meninas que enfrentavam os mesmos problemas de Raquel, e foi de grande importância na vida delas.

Ala 18: "O legado de Bruna"
        Por fim, Bruna Surfistinha é a garota de programa mais famosa do Brasil. Ela deixou sua mensagem de que sempre há tempo para recomeçar e buscar a felicidade. Mostrou para a sociedade que prostitutas merecem respeito e não devem ser julgadas. Deixou claro que não existe vida fácil e que todos têm direito de ser feliz.

Ala 19: "O triunfo de Raquel"
        O triunfo de Raquel são todas as suas vitórias. Hoje, ela é uma grande escritora e grande DJ. Para quem tanto batalhou, nada mais merecido do que a realização de todos os sonhos. Raquel é um grande exemplo de vida a todos.

Carro 5: "Uma homenagem de amor e alegria"
        Para comemorar, damos uma grande festa para esta mulher-escorpião. Dedicamos nosso carnaval a essa guerreira. Uma festa onde ela toca o coração de todos ao som de um belo samba. O carro é uma grande festa, cheia de cores vivas e alegres. Um grande escorpião de brilho e purpurina fecha nosso desfile.

Ala 20(Velha Guarda): "Agradecimento"
        A velha guarda é nosso sentimento de muito obrigado a esta grande mulher!

Ala 21(Amigos e convidados): "Um grito contra preconceito"
        Cartazes e faixas contra preconceitos, injustiças e desigualdades fecham a mensagem do enredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores