Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 25 de abril de 2015

Enredo 11: A menina dos meus olhos.

Enredo: A menina dos meus olhos.
Introdução
“Adeus, tá chegando a hora, acabou o samba
Adeus Barra Funda eu vou me embora
Veio o progresso, fez do bairro uma cidade
Levou a nossa alegria, também a simplicidade
Levo a saudade, lá do largo da banana
Onde eu fazia samba, com os amigos do samba
Deixo está poesia, que eu fiz com muito carinho
Levo no peito a saudade, nas mãos da modernidade.“
Autor: Dionísio Barbosa.

 Andando pelas ruas de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, surge a inspiração pra este enredo, Barra Funda do samba, futebol e modernidade que tem em sua história a origem através de uma chácara as margens do rio Tietê.
 Lá vem o trem ligando a cidade de São Paulo a Jundiaí, fechando os meus olhos relembro os passeios de bonde, viajando no tempo chego à modernidade do metro.
 Sua noite me fascina, do teatro, cinema a roda de samba hoje eu quero me divertir, volto no tempo para desfilar no cordão Barra Funda e hoje me orgulho de fazer parte de uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade, verde esmeralda o branco é pra realçar esperei um ano para no Camisa poder desfilar.
 No largo da Banana encontro Mario de Andrade e Primo Carbonari nas manifestações por melhores condições de trabalho, pela televisão fico bem informado com as noticias do Brasil e do mundo.
 Seu contraste de casarões e cortiços dá o tom do luxo a pobreza, nas indústrias oportunidades de emprego irei de ter, um bom piquenique no parque da água Branca com a minha família vou fazer.
 No Shopping vou passear e comprar a camisa do meu time de coração, no Palestra vou assistir o verdão ser campeão.  
 Hoje o meu sonho é realidade e na fabrica do samba tiro do papel as minhas criações, visto a minha fantasia e no Anhembi eu sou o rei desta folia.

Logotipo
             

Sinopse
              
  Barra Funda era menina dos olhos do conselheiro Antônio Prado o primeiro prefeito da cidade de São Paulo, a grande chácara idealizada pelo seu pai Barão de Iguape que dividia a região as margens do rio Tietê, devido às cheias do rio o príncipe de Gales que sempre se hospedava na chácara de Antônio Prado apelidou a chácara como Barra Funda.
 Chegaram os imigrantes italianos em busca de um futuro promissor, artesãos, carpinteiros, sapateiros, barbeiros, alfaiates e assim a região foi tomando forma e se transformando em um grande bairro.
 No final do século XIX a grande chácara de Antônio Prado foi loteada para dar espaço aos trilhos de Railway que ligava a cidade de São Paulo a Jundiaí, e assim o progresso surgia e a Barra Funda se tornava um bairro operário, as indústrias se instalaram e o crescimento foi muito rápido, com a grandeza também veio os problemas, devido às cheias do rio epidemias como febre amarela, varíola e cólera eram constantes aos seus moradores.
 Quando Matarazzo assumiu a prefeitura de São Paulo uma das suas primeiras propostas que ele colocou em pratica foi implantar plantações de café, algodão e cana de açúcar e assim surgia então a prospera classe media no bairro.
 A vida na Barra Funda ganhou alegria e assim surge o teatro São Pedro com sua imponência e elegância um dos primeiros teatros de São Paulo apresenta peças memoráveis até os dias de hoje, cine paris e o cine Santa Cecilia abrilhantavam as noites no bairro, bailes de gala no salão do estadão o famoso (São Paulo chic) da o tom ao glamour.
                   

 Nos campos de futebol surgem os times de várzeas, Anhanguera, Garibaldi, Flor do Bosque, São Jorge, Santa Cecilia e XV de Novembro dão forma ao esporte na região, com a popularidade do futebol vai se espalhando os terreiros de Umbanda e Candomblé e as rodas de samba que teve origem no histórico largo da Banana.
 As festividades e o samba se tornam característica da Barra Funda, com os imigrantes italianos fazendo desfiles de barcos decorados no rio Tietê e enfeitando os salões com as luxuosas mascaras de Veneza.
                   

 Nas ruas os malandros formavam os cordões carnavalescos, no largo da Banana surge o cordão Barra Funda o primeiro da cidade de São Paulo, criado por Dionísio Barbosa o Cordão desfilava pelas ruas espalhando alegria e emoção, anos mais tarde o seu filho Inocêncio Tobias transforma o famoso cordão em escola de samba, surge então à gloriosa Mocidade Camisa Verde e Branco campeã de tantos carnavais paulistanos, a escola sempre teve a característica de exaltar e declarar o seu amor ao bairro.
 A Barra Funda foi o primeiro bairro de São Paulo a ser iluminada por bicos de gás teve também o primeiro bonde elétrico da cidade, foi cenário das primeiras manifestações de trabalhadores pela redução da jornada de trabalho, no bairro morava um dos seus principais articuladores nas manifestações o poeta Mario De Andrade, o cineasta Primo Carbonari também participava das manifestações e tinha na Rua Boriceia um acervo com mais de 40 mil rolos de documentários sobre o Brasil que anos depois faria sucesso no exterior.
                   

 Na década de 70 a imigração nordestina começou a chegar ao bairro trazendo o contraste de um bairro de casarões, para um bairro com muitos cortiços mais isso durou pouco tempo, porque no começo da década de 80 surge a primeira estação de metro na cidade, a estação Barra Funda que veio trazer a esperança de um transporte novo e moderno para seus moradores e para a cidade, com a valorização do bairro por causa do metro, muitas empresas se mudaram para a região fazendo com que a Barra Funda se tornasse um dos bairros mais importantes para São Paulo financeiramente.
 No inicio da década de 90 a mais antiga emissora de televisão do País a Rede Record se muda para o bairro aumentando ainda mais o prestigio da região, Oscar Niemeyer cria o projeto para o memorial da América latina, e o Play Center foi à alegria e a diversão de muita gente durante anos recebendo turistas de todo o país, considerado como o pulmão verde do bairro o Parque da água Branca é um lugar ideal para fazer um bom piquenique e relaxar.
                     

 Hoje a Barra Funda é um dos primeiros bairros de São Paulo a ter um projeto misto pelos seus governantes, metade comercial e metade residencial, é a casa de um dos maiores times de futebol do país a sociedade esportiva palmeiras e o seu moderno estádio embeleza ainda mais o bairro, tem duas grandes universidades trazendo uma boa formação para seus jovens, além de um Shopping Center que traz lazer aos Barra Fundensses, cultura, lazer e educação é o nome e sobrenome do Sesc Pompeia para a comunidade mais carente do bairro.
                           
 Porem o bairro jamais perdeu a sua identidade sambística tendo atualmente a construção do sonho de todo sambista paulistano, a fabrica dos sonhos que abrigará 14 barracões para as escolas de samba da cidade, e assim esse fascinante bairro vai se destacando na cidade a cada dia, Como diz o samba Exaltação da tradicional Camisa Verde e Branco “Alô, alô gente bamba na Barra Funda é que mora o samba”.
 Entre tradição, samba e modernidade a Barra Funda sempre será a menina dos meus olhos, a menina dos olhos de São Paulo.

Desenvolvimento do Enredo
1° Setor: Nosso primeiro setor relata a origem do bairro da Barra Funda, a grandiosa Chácara do Conselheiro Antônio Prado as margens do rio Tietê idealizado pelo seu pai o Barão de Iguape, também veremos neste setor os imigrantes italianos que foram os primeiros a chegar à região trazendo em suas bagagens tradições e seus costumes.
Comissão de Frente: O grande Barão de Iguape. (Com uma vestimenta luxuosa e Imponente, 15 bailarinos representarão este grande homem que foi o idealizador da chácara que deu origem ao bairro da Barra Funda, os bailarinos irão fazer uma dança tradicional).
1° Casal de mestre sala e porta bandeira: Tietê das águas cristalinas quero um dia beber você. (O casal representará as águas limpas e cristalinas do maior rio que corta a cidade de São Paulo, passeios de barcos e pescas eram comuns, numa época onde nem se ouvia falar em poluição).
Alas
1º Imigração Italiana (Esta ala representa à chegada dos primeiros imigrantes a região).
2º Sapateiros.
3º Artesãos.
4º Alfaiates.
5º Carpinteiros.
(Estas alas representam os costumes e profissões que os imigrantes italianos trouxeram para a região).

Carro Abre Alas: A grande Chácara do Conselheiro Antônio Prado. (O abre alas vem acoplado tendo em sua primeira parte três grandes cavalos articulados, como se estivessem puxando a chácara que é a segunda parte do carro, temos também as esculturas de Antônio Prado, Barão de Iguape e o Príncipe de Gales em cima dos cavalos).
                     

2° Setor: Este setor representa os primeiros passos da região se tornando bairro, quando Matarazzo assumiu a prefeitura de São Paulo um dos seus primeiros projetos foi transformar ate então a antiga chácara de Antônio Prado, em um grande bairro trazendo o trem que ligava São Paulo a Jundiaí e as plantações que atraíram a vinda da classe mediam para o bairro.
                

Alas
6º Trilhos de Railway (Esta ala representa a construção dos primeiros trilhos de trem na cidade de São Paulo, que teve a sua construção dentro da chácara de Antônio Prado).
7º De São Paulo a Jundiaí (Representa o destino do primeiro trem que ligava a cidade de São Paulo a Jundiaí).
8º Plantação de Café.
9º Plantação de Algodão.
10º Plantação de Cana de Açúcar.
(Estas alas representam um dos projetos de Matarazzo no bairro, as plantações que atraíram a classe média para a região).
2° Carro: De Matarazzo a Industrialização. (Temos na parte central uma grande escultura de 15 metros de altura representando o prefeito Matarazzo, em suas mãos a escultura segura à bandeira de São Paulo, as laterais e a parte de traz é uma grande indústria toda em tom de cobre, tendo o efeito de fumaça saindo das chaminés).
                

3° Setor: Este setor tem em sua representação o Glamour e a diversão que foi criada no bairro para o seus moradores, desde teatros, cinemas, futebol, terreiros e o samba que sempre foi a grande marca no bairro.
Alas
11º Cine Santa Cecilia.
12º Cine Paris.
(Estas duas alas representam os primeiros cinemas da cidade de São Paulo, que foram construídos no bairro).
2 º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Morte e vida Severina ( O casal representa a primeira peça de teatro que foi apresentada no Teatro São Pedro).
13º Teatro São Pedro (Representa o primeiro Teatro do Bairro que até os dias de hoje emociona os paulistanos com suas peças).
14º Baile De Gala (Esta ala representa o primeiro salão de dança da cidade o famoso Salão Estadão que foi apelidado por "São Paulo Chic" devido a frequência somente da alta sociedade).
15º Deixa a gira girar (Esta ala representa a chegada dos terreiros de Umbanda e Candomblé ao bairro).
16º Futebol de Várzea (Tem a representação dos grandes times de várzeas que faziam a alegria do esporte no bairro).
3° Carro: Foi o berço do samba, celeiro de bambas. (O carro é em forma de pandeiro, tendo uma grande roda de samba com sambistas famosos na parte central, também teremos a representação de um boteco com os sambistas tomando uma deliciosa cerveja, as laterais têm esculturas de malandros tocando cavaquinho).
               

4° Setor: Este setor representa a criação do carnaval em São Paulo que teve origem no bairro da Barra Funda, desde as tradições Italianas, a criação dos cordões que desfilava pelas ruas do bairro, até o surgimento de uma das mais importantes escolas de samba da cidade de São Paulo.
               

Alas
17º Barcos Decorados (Esta ala representa a antiga tradição da imigração italiana, que no mês de fevereiro decoravam barcos para desfilarem nas águas do rio Tietê).
18º Passistas: Mascaras de Veneza (Esta ala representa a característica principal que os italianos trouxeram da Itália para o bairro, na época de fevereiro as luxuosas mascaras de Veneza faziam a sensação dos moradores).
19º Bateria: Os malandros da Barra Funda (A bateria vem representando a grande característica do bairro quando se fala em samba e carnaval os malandros, que para fugir da policia se fantasiavam de mulheres para poder desfilar nos cordões carnavalescos).
20º Cordão Barra Funda (Representa o primeiro e mais famoso cordão carnavalesco da cidade).
21º Largo da Banana (Representa o local onde aconteciam as rodas de samba e a concentração dos cordões carnavalescos).
22º Ele é capitão, ele é general (Esta ala é uma homenagem a Dionísio Barbosa o grande fundador do primeiro cordão carnavalesco da cidade, tendo em sua característica a personalidade forte que arrastavam multidões para as ruas da Barra Funda, apelidado carinhosamente pelos componentes do cordão de o grande capitão, o grande general).
4° Carro: Deslumbrante na avenida a minha escola realmente a mais querida. (Para representar a tradicional escola da Barra Funda, temos um grande painel em led na parte central mostrando momentos marcantes da escola, na parte central uma escultura de trevo que é o símbolo do Camisa, a escultura subirá a 15 metros de altura e terá o efeito especial de fogos de artifícios, na parte de traz a escultura de Inocêncio Tobias o primeiro presidente da escola tocando surdo, nas laterais estrelas em neon representando os noves títulos da escola).
                 

5º Setor: Este setor mostra a evolução e o crescimento do bairro para a cidade de São Paulo, desde os bicos de gás que iluminavam as ruas ao primeiro bonde elétrico da cidade, as manifestações de trabalhadores no largo da banana por melhores condições de trabalho e o morador mais ilustre e importante que a Barra Funda já teve o poeta Mario de Andrade.
Alas
23º Baianas: Bicos de gás (A Barra Funda foi o primeiro bairro de São Paulo a ser iluminado pelos bicos de gás).
24º Bonde Elétrico (O bairro foi o primeiro a ter um bonde elétrico que ligava a Barra Funda ao Brás).
25º Manifestações por melhores condições (Esta ala representa os jovens que se reunião no largo da banana para reivindicar melhores condições de trabalho).
26º Imigrantes Nordestinos (No inicio da década de 70 a Barra Funda foi invadida pelos nordestinos, que chegavam a São Paulo em busca de uma vida melhor).
27º Velha Guarda: Nelson Carbonari (Nossa velha guarda representa o cineasta Nelson Carborani morador do bairro, que em sua casa possuía um acervo de mais de 40 mil rolos de documentários sobre o Brasil).
5º Carro: O poeta Mario de Andrade. (Sentado em sua cadeira na escrivaninha da sala lendo um jornal, essa será a escultura deste carro, que terá em suas laterais livros que irão se abrir e mostrar as poesias de Mario de Andrade).
                  

6º Setor: Este setor tem a representação do contraste da Barra Funda entre Casarões de luxo e cortiços, também os primeiros ônibus elétrico que circulava pelas ruas, a mais tradicional emissora do Brasil que tem a sua sede no bairro, o parque da água branca e o Play Center que sempre trouxeram divertimento e lazer aos seus moradores.
Alas
28º Dos casarões aos cortiços- ala coreografada (A Barra Funda sempre teve a característica de ser um bairro com muitos casarões, com a chegada dos imigrantes nordestinos o bairro começou a ganhar outra forma mais popular com os famosos cortiços).
29º Ônibus Elétrico (Sendo o primeiro bairro de São Paulo a ter em suas ruas a circulação dos ônibus elétricos).
30º Luz, Câmera e Ação (Esta ala é uma homenagem à emissora mais antiga em atividade, sendo considerada a segunda maior rede de comunicação do Brasil, a Rede Record é um ponto forte de referencia do bairro).
3º Casal de mestre sala e porta bandeira: A Orquídea e o Girassol (O casal representa a festa das flores que acontece todo mês de agosto no parque da água Branca).
31º Sentindo o puro ar da Água Branca (Representando o pulmão verde do bairro, o parque da agua branca é um ótimo lugar pra relaxar e fazer um piquenique).
32º Vamos brincar no Play – ala das crianças (a ala das crianças representa o parque mais importante do Brasil durante anos, o Play Center sempre foi uma atração a parte para o bairro, com sua grandiosidade atraia turistas do Brasil inteiro).
6º Carro: Do metro ao memorial da América Latina a modernidade chegou. (Temos neste carro um grande metro todo futurista em tom de prata representando o transporte mais moderno da cidade, na segunda parte do carro o memorial da América latina que é o símbolo do bairro).
                

7º Setor: Nosso ultimo setor traz referencias importantes para o bairro como a Sociedade Esportiva Palmeiras e seu moderno estádio, as duas universidades que são destaques na cidade como a Uniban e a Uninove, o tradicional Shopping Center West Plaza que gera um bom rendimento financeiramente para o bairro, o SESC Pompéia que tem em sua estrutura cursos, shows, piscinas e muita interatividade para a comunidade da Barra Funda e bairros vizinhos e encerrando com a fabrica dos sonhos que será a grande referencia do carnaval de são Paulo que abrigará 14 barracões das escolas de samba do grupo especial.
                

Alas
33º Quando surge o alvi verde imponente (Tendo seu moderno estádio no bairro e reduto de torcedores apaixonados, a Sociedade Esportiva Palmeiras traz uma boa visibilidade de jogos de futebol para a Barra Funda).
34º A coruja do saber – Formandos (Representando as duas universidades que está situada no bairro Uninove e Uniban formam milhares de jovens paulistanos).
35º Shopping Center (Se a praia de paulistano é Shopping, a Barra Funda se orgulha de ter um dos melhores Shoppings da cidade, West Plaza gera uma economia muito importante para o bairro).
36º SESC da cultura ao lazer (A nossa ultima ala é em homenagem ao SESC que atrai a comunidade do bairro para lazer, cultura, esportes e educação).
7º Carro: Fabrica dos sonhos o carnaval começa aqui! (Nosso ultimo carro é uma grande fabrica do samba que representa o galpão que as escolas de samba abrigarão para montar seus carros e fazer suas fantasias, dentro do galpão à encenação de um carro alegórico sendo construído, e na parte de traz uma escultura do rei momo coroando este sonho de todo sambista paulistano).

                 

Autor: Fábio Cardomingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores