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sexta-feira, 24 de abril de 2015

Enredo 5 - Averci

TÍTULO

#AVerCi, para o Alto e Avante, ao Infinito e Além...



INTRODUÇÃO
Faz-se presente nos registros e soluções das mais antigas sociedades que, desde o começo da história, o homem olha para o céu e tenta explicar fenômenos naturais. Seja por intermédio de senso comum, mitos, religião, filosofia ou ciência, a sabedoria acompanha a evolução da espécie.
Com foco no que chamaremos de “AVANÇO VERTICAL DA CIÊNCIA”, iniciaremos pelos questionamentos básicos e diferentes interpretações; passaremos pelos avanços gerados pela observação e averiguação; e chegaremos nas perguntas até agora inatingíveis. Até agora...
Mas engana-se quem imagina que devemos citar e valorizar fatos somente a partir da Guerra Fria. Revoluções Industriais? Renascimento? Antiguidade? Também não, mas desde que a espécie humana usufrui da RAZÃO, para CRESCER, para SUBIR,PARA O ALTO E AVANTE, AO INFINITO E ALÉM...

SINOPSE

O ponto de partida vem muito antes, na Pré-história, mais precisamente no período Paleolítico Superior. É dessa época que vêm os primeiros registros humanos, a Arte Rupestre, na qual noções básicas de astronomia foram, enfim, retratadas. Além disto, tais noções foram essenciais para o nascimento e desenvolvimento da agricultura. Por que e como solo, sol, chuva, clima e tempo podem nela influenciar? Entender tais questionamentos ajudou – e muito!

Ajudou, por exemplo, ao Homo sapiens sapiens se tornar sedentário e formar civilizações ao redor do globo, na Antiguidade. Surge então, na Mesopotâmia, a civilização formada por grupos diversos. Acreditavam nos fenômenos da natureza como Deuses e tinham o Rei como responsável pela interpretação divina.


Outra civilização muito importante para nossa estória é a do Antigo Egito. Embora o rio Nilo fosse de total importância para a fixação, suas inundações poderiam fazer estragos. Sabendo disto, o Rei controla a inundação por barragens. As águas, consideradas divinas, foram controladas por um humano? Não. O Faraó era DEUS! A astronomia era avançada e usada também na religião. Por exemplo, Rá era Deus do Sol e seu túmulo na pirâmide era iluminado pelo Sol, sempre ao meio-dia. Um fato interessante é que as pirâmides estão no centro da superfície terrestre. Dividindo sua massa em quatro quadrantes, achamos resultados aproximadamente iguais. E assim como a Esfinge, as pirâmides eram sempre alinhadas com os pontos cardeais. Houve o desenvolvimento do calendário baseado na agricultura (períodos de plantio, colheita e inundações) e que originou o nosso atual. Conheciam também alguns planetas e constelações.

Na Grécia Antiga, principalmente Atenas, dava-se bastante importância ao saber em geral, com destaque à matemática, medicina e Astronomia. Enquanto era inventado o computador que calculava o movimento dos corpos celestes, estudiosos dividiam-se entre os que acreditavam que a Terra era o centro do mundo e os que diziam ser o sol o centro orbital de nosso planeta.


Chegando à América, outras civilizações caminhavam por alguns pontos em comum, como as pirâmides. Os Maias também desenvolveram conhecimentos no campo astronômico, tendo inclusive seu calendário próprio, fatídico e o mais avançado entre os povos antigos. Enquanto no Egito as pirâmides serviam de túmulos para Faraós, para os Maias serviam de calendários e observatórios astronômicos. Com 91 degraus em cada um dos 4 lados mais 1 patamar superior (91x4+1), contavam os 365 dias do ano solar.

A Ciência durante a Idade Média era pouco valorizada, sendo considerada por uns como bruxaria. Passados alguns séculos de pouca mobilidade, a idade média, e por conta da crise pela qual a Europa passou durante o século XIV, Portugal começa a chamada Expansão Marítima em busca de mercados, riquezas e terras. Com base em conhecimentos (e dúvidas) sobre o que existiria atravessando o Atlântico, Portugal e Espanha disputam entre si e se aventuraram ao mar. Algo bem parecido com as disputas EUA x URSS pelo céu, que veremos em breve.

William de Occam, frade inglês que viveu no final da Idade Média, propôs que “se há várias explicações igualmente válidas para um fato, então devemos escolher a mais simples”, originando o método científico. Foi também nesta época que os Calculatores de Merton College formularam dados importantes sobre velocidade e aceleração.


Com o Humanismo, Renascimento e Revolução Científica, Galileu e Copérnico afirmam que a Terra gira em torno do Sol. Kepler foi mais específico e definiu a órbita terrestre e dos outros planetas ao redor do Sol como sendo elíptica. Galileu Galilei foi também responsável pelo aperfeiçoamento do telescópio e pioneirismo do uso científico do mesmo. Isaac Newton definiu bases para a compreensão do universo, fazendo surgir a “remota” possibilidade da nossa Exploração Espacial. Nasce também a ideia de John Michell do buraco negro, do qual nada pode escapar, o que depois viria a ser aperfeiçoado por Albert Einstein.


A “coisa” só ficou séria nos contextos de Pós-Guerras Mundiais com a Guerra Fria. Os blocos polos de poder Capitalista (Estados Unidos da América) e Socialista (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) queriam mostrar superioridade, mas evitando o confronto direto, que poderia significar o fim da humanidade. E uma alternativa foi a Corrida Espacial. Os pioneirismos vão se alternando, sendo alguns feitos mais notórios, mas todos com sua importância. Os EUA lançaram o primeiro ser vivo (Moscas da fruta); A URSS lança uma cachorra (Laika); e depois a primeira viagem tripulada por humanos (Yuri Gagarin); e os EUA levam o homem a pisar na lua (Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins).

Com o fim da Guerra Fria, não pense que o avanço parou, nem que somente estadunidenses e russos foram ao espaço. O representante da Nação Brasileira tem nome de Marcos Pontes e viajou em 2006 para a Estação Espacial Internacional. Além de novas áreas do universo serem descobertas todos os dias, alguns projetos – como os de colonização de Marte – estão em estudo ou prontos para sair do papel.


O tema que existe e persiste há muito tempo, talvez mais do que imaginemos, é o da vida oriunda de fora do nosso lar. Sim, os ETs existem. Seria ingenuidade acreditar que em um universo diverso e infinito sejamos o único planeta habitado por vida inteligente. O que instiga ainda mais a raça humana são os sumiços inexplicáveis, aparições mal explicadas, testemunhos de contato com alienígenas... Em quem acreditar? O fato é que as histórias existem. A mais famosa delas é o Caso Rosswell, onde inúmeros soldados foram vistos recolhendo vestígios da queda de um disco voador. Tem também dos “ETs de Varginha” ou do fazendeiro brasileiro que afirmou ter tido relações com uma extraterrestre em uma nave. E a área 51, escondida até os anos 90? E depois disso, com funcionários locais afirmando contato com naves alienígenas?


Mas e aí? O que devemos aprender com o passado e levar para o futuro? Saber que o que aconteceu na Exploração Marítima pode acontecer com a Expansão Espacial – ou vice-versa. Podemos escravizar povos extraterrestres; ou ser escravizados. Podemos estabelecer negócios com seres de outros planetas; ou nossas agências espaciais já podem ter contato com alguns deles – vide mistérios dos parágrafos anteriores. Até agora não sabemos. Até agora...

DESENVOLVIMENTO
SETOR 1
Olhar e aprender com o céu...
Neste primeiro setor serão apresentados os questionamentos inerentes ao ser humano que observa e estuda os fenômenos naturais.
COMISSÃO DE FRENTE
Homem; racional e inconstante
Cidadãos das diferentes épocas e civilizações, cientistas, astrônomos farão descobertas (representadas por bolas diferentes) e as deixarão para seus sucessores. O telescópio será apontado para o abre alas (céu), movendo, aproximando e afastando seu foco.
ABRE-ALAS
Céu; inconstante e irracional
abre-alas possui uma esfera giratória metade sol, metade lua, vide logotipo. Todo em LED, representa o céu, passando imagens de mudanças climáticas e temporais, estrelas, meteoros e outros corpos celestes. Óvnis passarão e sumirão rapidamente, logo, poucos vão ver.
SETOR 2
...para viver em sociedade...
Aparecerão as primeiras civilizações na antiguidade, que utilizam dos saberes por eles desenvolvidos para sua evolução e diferenciação das outras.
ALA 01
Mesopotâmia
ALA 02
Fé no Antigo Egito
ELEMENTO ALEGÓRICO 1
A Lenda do Sol do Meio Dia
ALA 03
Ciência no Antigo Egito
ALA 04 (BAIANAS)
Constelação
Representando os fenômenos e elementos da natureza, divinos para o povo.
Representa os faraós, suas relações com os astros como a lua e o sol.
O povo do Antigo Egito acreditava que, ao meio dia, o sol entrava em pirâmides pela abertura no topo da mesma.
Representa o conhecimento de constelações e planetas, além do fato de no centro da superfície terrestre estarem as pirâmides, alinhadas entre si e os pontos cardeais.
O brilho natural das nossas Baianas será ainda reforçado, vestidas de estrelas.
ALA 05
Grécia Antiga
ALA 06
Maias
ALEGORIA 2
Os Primeiros Passos
Representa a sociedade da Grécia, onde alguns acreditavam que a Terra era o centro do mundo e os que diziam ser o sol o centro orbital de nosso planeta. Metade de ala representa a Terra outra metade o Sol.
Representa as pirâmides dos maias que serviam de observatório astronômico para esse povo. *Os Maias se fazem presentes neste setor para combater visões eurocêntricas que sempre os citam apenas depois da chagada do europeu à América.
Trará as pirâmides Maias e Egípcias, ambas visualizando o mesmo céu, porém com perspectivas diferentes.
SETOR 3
...combater as adversidades...
Mostrar que, apesar de pouco estímulo à Ciência, a Idade Média também apresentou seus avanços. E apresentar o porquê de a expansão marítima poder ser comparada à exploração espacial.
ALA 07
Camponeses
ALA 08
Crise
ALA 09
Mouros
ALA 10
Descobrimento (???) do paraíso
ALA 11
Pré-(re)natal
ALEGORIA 3
Nova Configuração Terrestre
Representa a base do sistema feudal, de valorização da produção agrícola e desvalorização do lucro.
Com humor, retrata o desespero da população ante a fome, a peste negra e as guerras.
Representa os Mouros, povos do norte africano que tinham conhecimentos sobre navegação e contato com os chineses.
Navegadores portugueses e suas embarcações chegando à bela terra brasileira. **Questiona a nomenclatura equivocada de “descobrimento”, já que a terra já era habitada.
Apresenta os cientistas, instrumentos por eles usados e muita ideia na cabeça, iniciando a ciência propriamente dita.
Apresenta uma Terra plana, outra quadrada, outra cilíndrica e enfim, esférica. Além disso, o Sol aparece no centro.
SETOR 4
...já que dias melhores virão...
Chegamos aos períodos nos quais a ciência muito evoluiu. O homem passa a ser mais valorizado e a estudar mais.
ALA 12
Telescópio
ALA 13
Heliocentrismo
MESTRE SALA E
PORTA BANDEIRA
Srta. Sol & Sr. Terra
ALA 14 (BATERIA)
Bateria de Outro Mundo
ALA 15 (PASSISTAS)
Buraco Negro
ALEGORIA 4
Evolução sem fim
Curiosos olhando o céu por outros olhos, agora mais precisos e em nome da astronomia.
Mostra a então configuração do sistema solar, na qual o Sol é circulado pelos planetas.
Retoma a ala 12, com o Mestre Sala (Sr. Terra) transladando a Porta Bandeira (Srta. Sol).
Os componentes virão fantasiados de ETs com os instrumentos sendo suas naves.
Quando começam a sambar, ninguém consegue ficar parado. Nada resiste à força de um Buraco Negro
Apresenta as ideias que foram iniciadas ou aperfeiçoadas durante o período do setor, em um degradê iniciando por preto e terminando por branco, indicando as ideias que começavam a clarear. Entretanto, sabendo que a verdade absoluta nunca será descoberta, já que quanto mais perguntas são respondidas, mais delas são questionadas.
SETOR 5
...respeitar os que estão perto...
Analisamos a Guerra Fria com bons olhos, porque foi uma concorrência “saudável”.
Alternando em avanços, as potências têm seu valor.
ALA 16
Moscas da Fruta (EUA)
ALA 17
Cachorrinha Laika (URSS)
Moscas da fruta são os primeiros seres vivos a serem lançadas ao espaço. São representadas caricatamente as moscas com trajes espaciais.
Laika era um cachorro de rua quando foi escolhida para ir ao espaço. Por complicações, a heroína morreu pouco tempo depois. A fantasia possui uma pequena faixa preta no peito pelo luto.
ALA 18
Homem (URSS)
ALA 19
Lua (EUA)
ALA 20
Brasil (sil, sil...)
O astronauta Yuri Gagarin foi o primeiro homem a sair da atmosfera terrestre.
Neil Armstrong, "Buzz" Aldrin e Michael Collins foram os primeiros humanos a pisarem na lua. Fantasia com “molas” nos pés, representando a frase que ficou famosa: “Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade”.
Homenagem ao primeiro (e único, por enquanto) sul- americano a ir ao espaço, o Brasileiro Marcos Pontes. Fantasia de traje espacial nas cores de nossa bandeira.
ALEGORIA 5
Quando os sonhostornam-se reais
Nos lados, foguetes mirando o espaço e a lua, um com cada bandeira. Ao centro, um menor com a bandeira do Brasil. Um pouco mais afastado e quase fora da alegoria está Marte grudado outros planetas, cada vez menores.
SETOR 6
...pois nunca teremos certeza de nada...
Neste setor serão apresentadas dúvidas e mistérios famosos.
ALA 21
Caso Rosswell
ALA 22
ETs de Varginha
ALA 23
Como Imaginamos
ALA 24
Na Tela
ALEGORIA 6
Área 51: Meio do Nada ou
“Espaçoporto” da Terra?
A ala estará representando o grande mistério do caso Rosswell. Fantasia de soldados e pedaços de metal da nave espacial colados representando a busca pelos pedaços da nave.
A ala vai representar o mais famoso caso de aparições de ETs no Brasil, os ETs de Varginha.
Representará os extraterrestres das maneiras que mais imaginamos. Verdes e gosmentos? Cinzas de cabeça oval? Anões olhudos?
Representando os aliens como se passam nos filmes, desenhos e séries, em geral grandes e poderosos.
A alegoria terá tudo que imaginamos ter dentro da famosa área 51, como naves, teletransportadores, tecnologias de outro mundo, ETs, entre outros, sendo estudados.
SETOR 7
...aprender com o passado por um futuro melhor!
Apresentamos, no fim, a que conclusões podemos chegar, as expectativas futuras e outros questionamentos.
ALA 25
Esperança
ALA 26
Donos da Nova Terra?
ALA 27
Mais Evoluídos?
ALA 28 (VELHA GUARDA)
Conhecimento Acumulado
A ala será toda em verde (cor da esperança). A esperança de avançarmos pra fora da Terra sem deixar de cuidar de nosso planeta, pois assim, não teremos nem a Terra nem o céu.
Ala coreografada que representará humanos escravizando Aliens.
Ala coreografada que representará os Aliens escravizando os humanos.
Representa uma das características que devemos aprender com os antigos egípcios: valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
ALEGORIA 7
Alegoria que representará Marte, habitada por seres
Nova Casa?
humanos e com uma boa qualidade de vida. Será???
No fim, o leitor é convidado a juntar os títulos dos setores e tirar uma lição; tendo ela a ver ou não com o tema principal: “#AVerCi”.
BIBLIOGRAFIA
www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/
pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%B5es_da_Antiguidade/As_primeiras_civiliza %C3%A7%C3%B5es
www.egitoantigo.net/index.html
pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito
pt.slideshare.net/DesignBlack/solsticios-e-maconaria
pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga
greciantiga.org
www.suapesquisa.com/astecas/
www.historiadomundo.com.br/maia/maias.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_medieval
pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_no_Renascimento
educacao.globo.com/historia/assunto/modernidade-na-europa/humanismo-renascimento-e-revolucao-cientifica.html
pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro
www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
www.inape.org.br/colunas/si-belle-la-science/historia-exploracao-espacial
www.suapesquisa.com/guerrafria/
solarviews.com/portug/history.htm
acervo.estadao.com.br/noticias/topicos,corrida-espacial,469,0.htm
www.brasilescola.com/geografia/conquista-do-espaco.htm
g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/ferias-alto-luxo-pode-ter-passeio-em-nave-espacial-por-mais-de-r-540-mil.html
www.megacurioso.com.br/ovnis/36247-conheca-7-dos-avistamentos-de-ovnis-mais-famosos-da-historia.htm

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