Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 25 de abril de 2015

Enredo 14 - É dia de feira!






Introdução
"É dia de feira quem quiser pode chegar. Vem maluco, vem madame vem maurício, vem atriz pra comprar comigo..."
Nesse verso da musica do rappa me inspirei pra fazer esse enredo, sobre feiras, um pouco da sua origem, etimologia, brincando com seu nome e falando das mais famosas feiras do nosso país. Da providência, gestantes e bebê, barcos, carros, sapatos... não diferem quase nada do que como começou, lá no 1º reinado o pintor Jean Baptiste Debret  trazido pra corte "brasileira" por D. João pra retratar a familia imperial, só que ele se encantou pelos hábitos e costumes dos nativos e colocou em suas aquarelas os mascates e vendedores de porta em porta com seus produtos, fossem eles as frutas tropicais ou bicho de mesa (porco, aves, codornas, etc...) . Foi assim o primeiro registro!
SINOPSE
Ainda é meio nebulosa a origem das feiras-livres nas grandes cidades, pois alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. já se realizava essa atividade no Oriente Médio e, outros não menos estudiosos, dizem que essas atividades surgiram na Idade Média relacionadas às festividades religiosas.
É certo que, durante séculos, a religião andou de braços dados com o comércio, uma vez que a palavra "feria" (latim) significa "dia santo" ou "feriado". As pessoas se reuniam em lugares públicos a fim de venderem seus produtos artesanais e, a partir desse incremento, o poder público interveio a fim de disciplinar, fiscalizar e – claro – cobrar impostos.
Nestes locais a palavra ainda vale mais do que o código de barras, pois no grito do feirante ou na pechincha dos consumidores as feiras-livres vão sobrevivendo ao avanço dos supermercados. Conforme relatos de alguns feirantes metade dos consumidores de uma feira-livre vêm atrás de preço e a outra metade vem à feira porque gosta de conversar. Talvez essa seja uma boa vantagem competitiva das feiras-livres em relação aos supermercados, uma vez que é impensável um funcionário de supermercado abordar e vender frutas e legumes aos gritos.
E a feira foi se criando...e crescendo, tanto que de uma nasceu uma cidade na Bahia, Feira de Santana! Ganhou de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, a alcunha de "Princesa do Sertão", apesar de localizada no agreste baiano. No final do século, o desenvolvimento do comércio, em particular de gado, deu origem a uma feira, que acabou por se transformar em um centro de negócios. Com o grande número de feirantes, o povoado foi forçado a progredir. Ruas foram abertas, facilitando o trânsito; lojas começaram a aparecer em grande número; e, assim, foi chegando o progresso.
É...mas também a feira não tem só coisa boa. O Brasil está na lista de tráfico e venda de animais silvestres, triste, mas muitos bichinhos ainda são postos em situações degradantes pra serem comercializados, não pode! A feira do rolo, com produtos roubados e sem contar a invasão de contrabando chineses de todo tipo de traquitanas e badulaques de procedencia duvidosa. Isso sem contar os Cd´s e Dvd´s que o povo costuma chamar de "pirata"!
Feira hoje serve também pra trazer novos produtos, mostrar inovações, fazer lançamentos! Na bienal autores divulgam seus livros,  no de carros as montadoras mostram novas tendencias mundiais, na de calçados os fabricantes expandem seus horizontes vendendo ao mundo, a nova mamãe espera comprar tudo mais em conta na feira de gestante ; estica, puxa, pinta, enrola...na feira de beleza e cosmético já inventaram muita coisa e, nem que seja num sonho, o mais humilde pescador sonha numa lancha poderosa na "boat show"
Feira de antiguidades do Lavradio e da praça XV, nos remetem ao passado!
A casa própria ainda no sonho de todo brasileiro, facilitada no anual feirão da caixa!
Segunda-feira...alguém gosta dela?
Sexta- feira...ufa, T.G.I.F!!
Simbora pra feira dos paraíbas, como nós cariocas, carinhosamente chamamos o "pavilhão de São Cristovão", lá tem comida, forró e bebida pra gente se acabar de dançar. Já se tornou ponto turístico do Rio. O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Vamos no arrasta pé, encher o bucho e que a semana logo recomeça, mas já que é carnaval, vamos nós queimar toda tristeza nessa quarta feira que é de cinzas!!
SETOR 1
Os mais antigos documentos que falam da origem ou do que é hoje as feiras livres foram feitos por Debret, francês que D.joão Vl trouxe pra retratar a familia real, o pintor ficou fascinado pelos costumes de nossa terra que retratou em inumeras aquarelas os negros em serviço de venda porta a porta.
-COMISSÃO DE FRENTE: Vendedores de Debret. 14 negros carregando os mais diversos produtos saudando e oferecendo ao publico suas mercadorias.

-MS e Pb frutas tropicais
Em seus trajes, frutas e flores tropicais
1 ALA Frutas, aves, legumes
Tudo misturado, um vestido com frangos no ombro, outros com frutas, outro com legumes...
Carro 1- tropicalia
Um reino das bananas...cajús, jacas,frangos,porcos, laranjas, cocos...e D. João com Carlota Joaquina no abre alas
Setor 2
Mercado de escravo, abertura dos portos trazendo  novos produtos e proporcionando o crescimento .
2 ALA-carne negra
Feira de escravos, ala coreografada
3 ALA negros acorrentados
Ala teatralizada
4 ALA especiarias
Com a abertura dos portos vieram os novos sabores
5 ALA navegadores
Bussolas, cartas nauticas, lemes...
Carro 2- Abertura dos portos
Um enorme carro nautico, varios barris, caixas e dentro deles produtos chegando e vindo "made in brazil". Rodeado por cavalos marinhos, peixes e estrela do mar...
SETOR 3
Na rua, em cada cidade, a dona de casa vai em busca de tudo fresquinho e isso só nas feiras, feirantes cativam com sua simpatia e garante assim a freguesia.
6 ALA Legumes
7 ALA verduras
8 ALA Frutas
9 ALA frutos do mar
quitandeiro (bateria)
Figura ímpar da feira que cativa com sua lábia e com sua simpatia a freguesia.
10-Caldo de cana e pastel (passistas)
Elas de cana de açucar e eles de pastelzinho...não pode faltar na feira!
Carro 3- Feira livre
A nossa feira de cada dia...donas de casa com bobes na cabeça, moleque com carrinho de madeira, barraca com mais diversos produtos, tudo fresco, "moça bonita não paga, mas também não leva!"
SETOR 4
É...mas nem toda feira é legal...muito contrabando, produto roubado, CD pirata e até animais silvestres. Vamos abrir o olho, galera!!
11 ALA ladrões e picaretas (feira do rolo)
Petralhas
12 ALA Contrabando e badulaques
Made in china
13 ALA CD e DVD piratas
14 ALA animais silvestres
Carro 4- Feira pirata
O lado "feio" da feira...uma caveira simbolizando a pirataria feita toda de cd, animais tristes, luzinhas de natal espalhada, cigarro de marca desconhecidas, produtos falsificados! Fumaça, bonecos quebrados, luzes piscando, gaiolas, celular...
SETOR 5
Feira de Santana, a maior "feira" do Brasil.
15-Princesa do sertão
Daminhas  cangaceira
16-Feira de gado
17-Louça, perfumes e tecidos
18-Ala das baianas quituteira
Carro 5- Feira de santana
Retratar a cidade baiana de Feira de Santana que não surgiu de uma fazenda e sim, formada de um eixo com quatro fazendas, onde está hoje a Catedral.Com a Capela do alto da boa vista junto à estrada que se iam ao sertão do Rio São Francisco. Estava formado um povoado com feirantes, a agricultura e animais diversos, como também o gado bovino. Havia acesso a toda parte, com um tabuleiro semiárido, rodeado por excelentes pastagens naturais, uma região rica em olhos d água, córregos e riachos, e por isso tornou-se pouso para os moravam ali e os que passavam. Eles trocavam louças, tecidos, perfumes por outros produtos da terra; como ovos, galinha, verduras, produtos bovinos; originou-se uma das principais atividades económicas da área: ´´ o comercio ``. 
SETOR 06
As feiras de ofertas e produtos trazem as novidades e aproximam o grande público das novidades que já estão ou as que ainda vão vir! Feira de São Cristóvão é a opção carioca arretada para comprar, comer e se divertir, pois oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música.
  O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas está localizado no Bairro de São Cristóvão, local de fácil acesso,com estacionamento para 800 veículos. O reduto funciona como um ímã para mais de trezentas mil pessoas todo mês.
  A Feira sintetiza o Nordeste e oferece ao visitante tudo que a região dispõe, exibindo, nas suas quase setecentas barracas, sua riqueza tradicional e proporcionando, ainda, a animação característica da terrinha: Som do Nordeste,forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros sons bem genuínos.
19-Noivos e noivas
Feiras tematicas explodem em todo país buscando clientes, geralmentes os noivos estão em primeiro lugar
20-Feira mamãe e bebê
mamães gravidas
2º casal de MS e PB:  Antiguidade
Ele de Calça boca de sino e cabelo black Power, bem anos 70, e ela de cabelão, ombreira brinco enorme e roupa florecente, ou seja: anos 80
GUARDIÕES DO CASAL : Feira Hipiies, segurando candelabros antigos. Pois nessa feira tem de tudo de toda época! Uma miscelânea de coisas!
21- Feirão da casa própria
Anualmente a caixa tem a sua feira...quem casa quer casa!
22-EXPO Carros
Feira de carros
23- EXPO tecnologia
Novas modernidades e invençoes são trazida e mostradas em grandes feiras do mundo
24- Livros
Bienal
TRIPÉ MENINO DA FEIRA DA PROVIDENCIA

25- Feira da providencia
Menino que Ziraldo sempre representa nos cartazes, serão as crianças trazendo bandeiras do mundo todo! Onde são vendidos produtos do mundo todo com renda revertida a caridade.
26- Cosmetica e beleza
A maior feira acontece no Brasil, bijuterias, cremes, tinturas, secadores, as maiores novidades pra beleza feminina
27- Sapatos
A cidade de Franca, consegue ser a maior feira de calçados do mundo!
24-segunda FEIRA
Dia da preguiça, pijamas e camisolas e internacional da dieta!!! Serão a fantasia homens com despertador  e mulheres com ursinho de pelucia na mão e toca de dormir na cabeça.
25-sexta FEIRA
TGIF! Dia internacional do happy hour...
Carro 6- Feira dos nordestinos
Pavilhao de são cristovão, ponto turistico já da nossa cidade retratado nesse último carro! Bumba meu boi, bandeirinhas, quadrilha balão, e Luiz Gonzaga reinando no alto. A maior festa junina...
Velha guarda-
Cinzas da quarta feira...
compositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores