Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 25 de abril de 2015

Enredo 12: A LENDA DO OITAVO CONTINENTE




FICHA TÉCNICA
Nome Oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Acadêmicos do Encantado
Presidente: Rênio Ramos
Fundação: Junho de 2014
Símbolo: Sol e Lua
Cores:  Verde, Branco, Prata e Amarelo
Carnavalesco: Rênio Ramos
Números de Fantasia:  35 Alas
Números de Alegorias:  08 Alegorias em oito setores
Números de Componentes: 4.100 componentes


1º Casal – Mestre-sala e Porta-bandeira: Renata Ramos e André Lemos
2º Casal – Mestre-sala e Porta-bandeira: Claudia e Matheus
Diretor de Carnaval: Ricardo Villar
Comissão de frente: David Nunes
Diretor de barracão: Jorge Almeida
Intérprete: Zé Melodia
Mestre de bateria: Mauro Linhares







G.R.E.S.V ACADÊMICOS DO ENCANTADO EM SEU SEGUNDO CARNAVAL APRESENTA:


A LENDA DO OITAVO CONTINENTE


ILUSTRAÇÃO DO TEMA

       Ilustração de Pedro

SINOPSE  DE  ERENDO

JUSTIFICATIVA DO ENREDO

A origem da Lenda de Atlântida é atribuída a Platão, mais existem em várias outras partes do mundo e em épocas diferentes, histórias que contam uma narrativa muito parecida com a contada pelo filósofo grego, inclusive no Brasil. Cada uma obedece à cultura e crenças de suas regiões, mas as semelhanças e coincidências são no mínimo inquietantes. Mais não são somente lendas. Vários mapas, desenhos e documentos foram encontrados em tempos e lugares diferentes, para muitos pesquisadores e esotéricos, essas "provas" ajudam a confirmar a existência da do Oitavo Continente.
Conta à lenda que uma poderosa e rica civilização localizada no Atlântico Sul, teria se sucumbido após um grande e devastador cataclisma. E o continente teria sido dizimado da face da terra. Registros revelam a existência de fato, deste grande Continente submerso. A história correu o mundo, e logo, surgiram outras historias similares de civilizações que tiveram o mesmo fim e que foram igualmente poderosas.
O mito da cidade perdida influenciou nações, culturas e até as artes pelo mundo todo e ainda hoje vem sendo discutida e estudada, tal importância e relevância obtida. Entende-se que faz parte da identidade do ser humano a busca por verdade em historias encontradas, afinal entre a lenda e a história não existe uma fronteiras clara, só nos é possível entrar na tradição oral e aí encontrar uma série de significados.
A complexidade da sua própria existência. A busca por respostas de segredos escondidos e mistérios da humanidade sempre fascinou o homem em sua sede por conhecimentos. É com este intuito que o G.R.E.S.V. Acadêmicos do Encantado vêm desvendar este mistério e revelar ao mundo a veracidade dos fatos e a existência do Oitavo Continente.




SINOPSE DO ENREDO

A LENDA DO OITAVO CONTINENTE



Embarcando no imaginário e mergulhando nas lendas antigas nos deparamos com historias fantásticas como a do Oitavo Continente - Atlântida, e que ainda hoje povoa o nosso imaginário como um dos grandes mistério da humanidade. Não existem provas de que este reino realmente um dia tenha existido.
Conta-se que o filosofo Platão em sua suprema sabedoria tenha sido à primeira “pessoa” a relatar a existência dessa lendária civilização. Em sua narrativa, o continente era muito grande e se localizava a Oeste do estreito de Gibraltar, no Oceano Atlântico.
¹Segundo relatos de livros e crônicas espelhados pelo mundo, Atlântida possuía uma civilização utópica perfeita. A terra era habitada pelos descendentes de Atlas, filho de Posseidon, deus do mar. A civilização contava com o majestoso Palácio de Posseidon, que possuía muralhas de ouro, revestimentos de prata, teto em marfim e paredes em cobre, revestido em ouro. Essa civilização teria entrado em decadência, o que resultou em terremotos e maremotos provocados pelos deuses para destruir o continente. Assim, Atlântida teria se sucumbido no fundo do mar, em um único dia e numa noite de infortúnio.
O Oitavo Continente desapareceu sem deixar nenhum vestígio de sua existência. Acredita-se que tenha sido o castigo dos deuses em resposta ao excesso de materialismo do povo Ateniense.
²Em 1513 o famoso cartógrafo turco Piri Reis desenhou o Mapa do Atlântico Sul, entre tantos outros mapas, neste ele englobou toda a costa da África, bem como o Oeste da América do Sul e o norte da Antártica. O que contraria a afirmação de que a Antártica teria sido descoberta em 1818, este fato se deu graças á acidental descoberta no palácio-museu de Topkapi em Istabul em meados de 1929.
 O curioso é que se descobriu depois uma série de manuscritos e notas escritas do próprio punho do Almirante o qual, afirmou não ter sido ele o responsável pelo mapeamento e pela cartografia original dos mapas que reproduziu e que estes foram confeccionados a partir de 20 mapas, entre desenhos e esboços alguns de origem desconhecidas que estavam no inventário do palácio-museu. Deixando a pergunta pelo ar?  Quem teria então sido o autor de tais “mapas”?  Os mapas revelam com clareza, milhares de pontos do globo terrestre que só seriam conhecidos, oficialmente, séculos depois graças a todos os navegadores que se lançaram ao mar em busca de novas terras.
²Fatos e lendas de existência de outras civilizações não se restringem apenas a Grécia e a Turquia. Um dos fatos mais curiosos trata-se das escavações arqueológicas no Peru, no deserto peruano em 1960, próximo da cidade de Ica, onde lá, foram encontrados artefatos de pedra de uma antiga e perdida civilização. Esses artefatos feitos em pedra, retirados da chamada "Biblioteca de Pedra" nos mostra provas fantásticas de uma civilização com um alto nível cultural e técnico existente, tal qual como o Oitavo Continente.
Porém, o artefato mais intrigante até hoje é o mapa-múndi de mais de 10.000 anos de idade. Como uma civilização poderia ter mapeado todo o globo terrestre há milhares de anos atrás? Entre tantos pontos e lugares visto no mapa, o mais espetacular  é o aparecimento de um gigantesco e extraordinário continente, chamado MU, no meio do Pacífico. Que fora também completamente engolido pelos mares na Era Glacial.
Diante de tantos fatos curiosos e de semelhanças, é natural pensar que esse mítico continente MU seja, mesmo que em outra língua, o famoso Continente Atlântico, mesmo que no oceano errado? Será?
Mas porque o mito de Atlântida é tão difundido? Porque se tornou numa das lendas mais conhecidas e difundidas de todos os tempos?
Pode-se ter como resposta uma única palavra: a Arte.
Além de ter um conteúdo poético ou até mesmo utópico, Atlântida inspirou centenas de pintores, escritores e poetas em todo o mundo em épocas distintas. Seduzidos pelo romantismo e veracidade da história, a terra submersa se transformou em inspiração para artistas do mundo todo.
²“A quem diga que a mais famosa referência sobre o mito de Atlântida nas artes, esteja contido no livro do escritor francês Júlio Verne "20.000 Léguas Submarinas". Neste, o grande Capitão Nemo comandando o magnífico submarino “Nautillus” encontra a mitológica Atlântida e se põe a transformá-la em seu novo lar. Essa grandiosa obra de ficção científica, escrita no século passado, influenciou muito as gerações de jovens artistas, cientistas e historiadores que vieram depois. Vários arqueólogos de renome, dentre eles o alemão Heinrich Shiliemann também se dedicou à procura de Atlântida, ajudando a popularizar o mito”.
Pelo mundo, hoje centenas de seitas e ramos "científicos" ou não estão espalhados e seguem considerando os "atlantes" como seres superiores e místicos, e para estes a Atlântida é como um lugar sagrado e que seus habitantes vivem ainda hoje nas profundezas dos mares graças aos seus poderes e habilidades ocultas. Há ainda aqueles que acreditam na origem extraterrena dos "atlantes", como respostas para os vários fenômenos, dentre eles conhecido "Fenômeno UFO" e o misterioso "Triângulo das Bermudas", este que possui a mesma origem do Continente Submerso.
A lenda de Atlântida, mencionada pela primeira vez em contos do filósofo grego Platão, falava de uma ilha rica em metais preciosos que teria sido destruída por um cataclismo e afundado no Oceano Atlântico por volta de 9.500 a.C. inspira em terras tupiniquins, fato este devido a uma recente descoberta realizada por uma expedição do Serviço Geológico do Brasil feita em parceria com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (JAMSTEC) e com Universidades nacionais pode ter encontrado uma Atlântida brasileira, também rica em metais. Os pesquisadores levantaram indícios de que o Eleva do Rio Grande do Sul, uma cordilheira submersa a 1.500 quilômetros da costa sul do Brasil, já fez parte da plataforma continental do País. Seria esta de fato a nossa Atlântida?
Sendo assim, a Lenda do Oitavo Continente continua fascinando a humanidade há milhares de anos, e continuará ao longo dos tempos. Verdade? Mito? Para  o G.R.E.S.V Acadêmicos do Encantado, isso não importa. O importante é que os segredos e mistérios que mantemos mais escondidos e que temos como verdade, façam-nos buscar o conhecimento e viajar pela maravilhosa imaginação humana.



 RENIO RAMOS


REFERÊNCIAS


²Atlântida, o Continente Perdido (Atlantis, the lost continent), filme estadunidense de 1961, dirigido por George Pal.

¹http://www.historiadomundo.com.br/grega/o-mito-de-atlantida.htm , acessado em 23 de Fevereiro de 2015.

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/atlantida/, acessado em 02 de Fevereiro de 2015

³TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTE .  N° Edição:  2269 |  10.Mai.13 - 20:45 |  Atualizado em 05.Março.15 – ás  10:23. Uma Atlântida brasileira.

Wikipédia  MóvelNormal
Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.
Termos de UsoPrivacidade.


ROTEIRO DE DESFILE
Ficha Técnica
Enredo | A LENDA DO OITAVO CONTINENTE                                                                                         
 Fundação - 10 de Junho de 2014 |
Presidente-Rênio Ramos (Reninho)
Cores – Verde, Branco, Prata e Amarelo | Carnavalesco -  Rênio Ramos  
 
 Após um conturbado e controverso resultado no último carnaval. O G.R.E.S.V Acadêmicos do Encantado, apresenta sua força e vem mostrar que não está para brincadeira e quer  ser a campeã neste carnaval.
 esta lendaria civilização. Para muitos pesquisadores e esotéricos, essas "provas" ajudam a confirmar a existência do Oitavo Continente, Cidade Perdida - Atlântida". Que segue influenciando artistas e povoando o imaginário humano.

Após um conturbado e controverso resultado no último carnaval. O G.R.E.S.V Acadêmicos do Encantado, apresenta sua força e vem mostrar que não está para brincadeira e quer  ser a campeã neste carnaval.

.




Cante com a Acadêmicos do Encantado

ENREDO:A LENDA DO OITAVO CONTINENTE
Cante com a Acadêmicos do Encantado

ENREDO:A LENDA DO OITAVO CONTINENTE
COMPOSITOR: RENIO RAMOS
INTERPRETE: ZÉ MELÓDIA


ACOMPANHE O DESFILE


1º SETOR: O
SURGIMENTO DE UMA LENDA |

O primeiro relato sobre a existência deste lendário  Continente  vem do filósofo grego Platão, as informações sobre Atlântida acham-se escritas nos diálogos "Timeu" que focaliza a terra de Atlântida, ao passo que o de "Crítias" caracteriza sua civilização.
         Os filósofos cristãos da antiguidade , bem como,  da Idade Média  já conheciam a existente deste mito. São vários os relatos de lendas parecidas com a descrita por Platão em seus diálogos. As histórias foram sobrevivendo aos movimentos socioculturais ao passar dos séculos e até durante a Renascença, que procurou nos mitos realidades, houve várias tentativas de explicação racional desta história. Entretanto, poucos convenceram mais que o próprio mito.


COMISSÃO DE FRENTE

FANTASIA: AEDOS

AEDOS (em grego aoidos, do verbo aidôcantar), eram poeta-cantares que percorriam a Grécia cantando um repertório composto de lendas e tradições populares. O som de liras ou cítaras acompanhava-os.

COREÓGRAFO | DAVID NUNES

A comissão de frente da Acadêmicos do encantado representa uma sintonia em forma de uma narrativa aberta da  mitológica história da cidade submersa, com a leveza dos movimentos das águas do oceano Atlântico, apresenta o nascimento do mito de Atlântida e seu poderoso dono Possêidon.
Cruza os limites do tempo e revela seus segredos, personificando através das ações dos AEDOS, poetas-cantares em movimento e imagem cênica.

1º CASAL MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

RENATA RAMOS E
ANDRÉ LEMOS

FANTASIA:  IMAGINAÇÃO HUMANA

O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira representa os anseios humano, através da sua imaginação, ele, a inquietude humana e ela, a razão do ser.
O importante é que os segredos e mistérios que mantemos escondidos, faça buscar o conhecimento e viajar pela maravilhosa imaginação humana, na busca por respostas.

VELHA GUARDA |
(TRAJE TRADICIONAL)

A Velha Guarda desfila com seu traje tradicional galã.

1ª ALA: ANUNCIAÇÃO FILOSÓFICA-SUFISTAS

A Fantasia representa Os narradores das historias fantásticas, de aventuras inimagináveis em praças e nas ruas, como forma de Educação para a formação social e cultura de seu povo. Tinham a missão de disseminar o mito, fazer conhecer e perpetuar a história através da educação.

1º CARRO - ABRE-ALAS:  A ORIGEM DE UM MITO

A primeira alegoria trata-se de um grande monumento grego em suas laterais grandes colunas gregas e no seu centro uma enorme escultura do filosofo Platão a pontando para o céu, envolta do carro outras esculturas menores de outros importantes filósofos escritores. O carro terá uma iluminação especial e todo em pintura rustica nas cores branca e ouro. O símbolo da escola estará parte frontal da alegoria.
No carro a acoplado outra grande escultura do FILÓSOFO SÓLON, sentado num trono rodeado de Anjos da criação do mito.

DESTAQUE CENTRAL ALTO TRASEIRO:
ROGER VILAR
FANTASIA: PLATÃO
DESTAQUE CENTRAL ALTO DIANTEIRO:
JACKSON BRONK
FANTASIA: A ORIGEM MITOLOGIA
COMPOSIÇÕES: ANUNCIADORES

2º SETOR: O OITAVO CONTINENTE – A LENDÁRIA ATLANTIDA

Reza uma das versões da lenda, que na distribuição do Mundo pelos
deuses, o deus Possêidon recebeu a ilha Atlântida, que seria o Oitavo Continente. Casou-se com a princesa "Kleito" que para sua segurança, construiu em volta do castelo 3 anéis circulares de canais e um outro canal de 50 estádios de comprimento até o mar permitindo a navegação de trieras. Conta ainda, que o primeiro rei de Atlântida foi ATLAS, filho de Possêidon. A fortaleza real tinha um diâmetro de 5estádios protegida por uma muralha de pedras que reluziam. Dentro da fortaleza existia, além do palácio real, um templo consagrado a Possêidon cercado por um muro de ouro. O templo era inteiramente revestido de prata, exceto as alveias que eram de ouro.
2ª ALA: SAUDAÇÕES AO REI ATLAS

O povo que habitava a Atlântida era governado por reis como Atlas. Conta a lenda que este foi o primeiro que o rei de Atlântida, o filho de Possêidon. Na Sapucaí o povo faz o cortejo para saudar o grande rei.

               Fonte: google imagens

3ª ALA: ATLANTIS

A fantasia representa os habitantes da ilha. A fantasia representa trajes da época da Grécia clássica em tons claros de branco e  detalhes de ouro. 

DESTAQUE DE CHÃO | Karla Regina


FANTASIA : ENCANTAMENTO DAS ÁGUAS

4ª ALA: POSSÊIDON
A fantasia clássica do deus do mar, será a de Posseidon segurando o seu tridente  de ouro.

5ª ALA (BAIANAS) : GUARDIÕES DO TEMPLO SAGRADO DE POSSÊIDON
  As sagradas senhoras, mãe do samba(banias) estarão representando as guardiãs do templo sagrado do deus  Possêidon.

2º CARRO: A MITOLOGICA CIDADE PERDIDA

Quando o deus Possêidon recebeu a ilha Atlântida e casou-se com a princesa "Kleito", decidiu para sua segurança desta construir uma grande fortaleza, um grande castelo foi erguido, e a fortaleza real fora protegida por uma muralha de pedras. Dentro da fortaleza existia, além do palácio real, um templo consagrado a Possêidon cercado com um muro de ouro. O templo era inteiramente revestido de prata, exceto as alveias que eram de ouro. Assim será o abre-alas da escola, a representação desta fortaleza real e seu castelo sobre uma grande escultura do grande de PossêidonÉ o que será representado na segunda Alegoria da escola.
 DESTAQUE: EVANDRO LESSA
 FANTASIA: POSSÊIDON


Fonte: google imagens

3º SETOR: FÚRIA DOS DEUSES - UM DIA DE INFORTÚNIO
Fonte: google imagens

Existem muitas versões para o que poderia ter provocado o trágico fim do Oitavo Continente. Como por exemplo, a versão grega, conta que numa proteção divina para a Grécia, veio uma época em que houve terríveis terremotos e inundações, vindos num dia e numa noite horríveis, onde desapareceu todo o exército atlântico. No auge de sua civilização, Atlântida fora engolida pelo Oceano "em umúnico dia e noite de infortúnio".
         Na versão Cristã, teria sido provocado pelo Dilúvio. Querendo ou não, toda a vida na Terra morreu como resultado dessa inundação, supondo que foi o Grande Dilúvio Bíblico que afundou Atlântida e não alguma outra inundação menor.
         Seja na versão grega ou Cristã , o fato é  O oitavo continente foi dizimado. Mas por que Atlântida foi destruída? Foi arrogância contra os deuses que causou sua queda? Foi a arrogância por terem essepoderio mencionado por Sólon que provocou a sua destruição? Foi juízo divino, ou porque os Atlantes não conseguiram administrar um nível de poder e força além de sua compreensão, causando a sua própria destruição? Talvez fosse uma combinação de todos estes motivos.

6ª ALA: POTÊNCIA NAVAL

A ala será coreografada e será composta por 200 pessoas e que representaram um grande mar do atlântico e no centro 20 homens representaram um navio bélico da época, que meteram a potência que era a cidade.

7ª ALA: NAVEGAR É PRECISO

A fantasia representa soldados marítimos, responsáveis por descobrir as novas terras e aumentar o domínio e poder do rei.

8ª ALA: UMA CIDADE EM GERRA

A ala será dividida em duas, pois representa à guerra, ala esta, também coreografa. Com uso de armaduras e espadas farão uma coreografia sincronizada de luta. De um lado os guerreiros atlantes do outro soldados inimigos.

9ª ALA:  DILÚVIO BIBLICO,SERÁ ?

Uma das versões acreditam ter sido o Dilúvio narrado nas sagradas escrituras a causa do desaparecimento total desta mitológica civilização.

2º CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
MATHEUS   CLAUDIA
FANTASIA:  A IRA DOS DEUSES

O segundo casal de Mestre-sala e Porta-bandeira representam a Ira dos deuses, ele, o poderoso Zeus e ela, a ira dos céus, conforme a versão clássica grega
a ira do céus veio do deus Zeus como resposta ao a desmedida ambição  do povo de Atlântida.

10ª ALA:  A IRA DE ZEUS
A fantasia representa Zeus, nas costas de cada componente um resplendor de penas e de raios, a cabeça também de raiz e penas....representando a irá. Fantasia masculina, pois terá o busto aberto, com apenas um colete, e na parte de baixo uma saia grega na cor branca e seguraram um cedro de ouro.

3º CARRO:  A QUEDA DO OITAVO CONTINENTE – UMA NOITE DE INFORTÚNIO

A terceira Alegoria representará a cidade submersa. No centro da Alegoria estará uma grande escultura de um castelo dentro de uma grande bolha de acrílico. Terá esculturas de cavaleiros guerreando em volta da alegoria representando a guerra por poder. O carro terá a borda de ondas do mar, e espumas que remeteram a água. Terá aspecto de um grande naufrágio



Fonte: google imagens

DESTAQUE: JOÃO OLIVEIRA
FANTASIA: NOITE NEGRA

4º SETOR: ALMIRANTE PIRI REIS – AS DESCOBERTAS DA CARTOGRAFIA
Narra a história que um grande Cartografo chamado PIRI REIS desenvolveu vários mapas, dentre estes, o mapa do Atlântico Sul, o qual englobava a costa oeste da África e oeste da América do Sul e o norte da Antártica. Sendo este, descoberto acidentalmente em 1929 no palácio-museu de Topkapi, em Istambul. Mas, é  curioso saber  que o Almirante afirmou em notas escritas de seu próprio punho, não ter sido ele o responsável pelo mapeamento e nem pela cartografia original dos. Os mapas mostram com nitidez, centenas de pontos do globo terrestre que só seriam conhecidos, oficialmente, séculos depois com os navegadores espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses.     Não há dúvida que o almirante Piri Reis obteve fontes da mais alta confiabilidade. Só nos resta agora saber "quem" fez esses mapas. Outro fator defendido por todos é que os mapas foram feitos por uma civilização com grande capacidade técnica e tecnológica. Juntando todos os fatos, coincidências e evidências, são poucos os pesquisadores que não pensam na palavra "Atlântica" nessa altura destes estudos.

Fonte: google imagens

11ª ALA: AS DESCOBERTAS CARTOGRÁFICAS – MAPAS

Grandes desenhos cartográficos, rabiscos, e mapas antigos foram encontrando, mistérios sendo revelados e outros surgindo em meio aos grandes descoberta cartográfica.

12ª ALA: PONTOS DESCONHECIDOS?

As cartográfias encontrada identificou-se varios pontos desconhecidos em várias áreas do globo terrestre, seriam resquício de civilizações antigas, de continentes perdidos?

13ª ALA: BÚSSOLA –NORTE, SUL,LESTE,OESTE  (PASSISTAS )

Não há tempo para mais nada... a ordem agora é navegar, o destino o mar conduzirá, sobre o artefato da direção ser guiado.

RAINHA DA BATERIA | MICHAELLA BARRETO
FANTASIA: ENCANTO MARÍTIMO

14ª ALA: NAVEGADORES (BATERIA )

MESTRE |
MAURO LINHARES

Muitos navegadores se lançaram ao mar em busca de novas terras para serem dominadas eram Portugueses, holandeses, ingleses e espanhóis desbravando os mares, encontrando lugares, pontos desconhecidos.

CARRO DE SOM |
INTÉRPRETE : JOÃO MARIA (ZÉ MELÓDIA)

15ª ALA: OS SEGREDOS DO PALÁCIO-MUSEU DE TOPKAPI
Os segredos do Palácio-museu de Topkapi, iam além das paredes de pedra do castelo antigo... mapas e escritos antigos se escondiam em meio aos esconderijos secretos.

16ª ALA:  ERA GLACIAL


Conta-se que o mundo passou por um período de destruição chama a era glacial a qual destruiu grande parte do mundo, e fazendo desaparecer sobre a face da terra muitas civilizações.

4º CARRO: PIRI REIS E SUAS DESCOBERTAS CARTOGRÁFICAS

A quarta alegoria remente as Descobertas cartográfica e o importante cartografo Piri Reis. No centro da alegoria, a representação do Almirante segurando uma grande bússola em sua volta desenhos, esboços e mapas permeia do a Alegoria na parte de trás do carro o Palácio-museu de Topkapi.

DESTAQUE: MARCOS LISBOA
FANTASIA: PIRI REIS

5º SETOR:HISTÓRIAS DE CIVILIZAÇÕES PERDISDAS,VERDADE OU MITO?

As historias de outras e versões de civilizações que viveram há milhares de anos não se restringe apenas na Grécia e na Turquia. Uma das mais curiosas, foi encontrada em escavações arqueológicas no Peru, no deserto de Ocucajé em 1960, perto da cidade de Ica, onde foram encontrados artefatos de pedra de uma antiga e perdida civilização. Esses artefatos feitos em pedra, retirados da chamada "Biblioteca de Pedra" nos mostra cenas fantásticas de uma civilização com um alto nível cultural e técnico.
         Outro dado curioso faz mesão a um  artefato mais intrigante, o mapa-múndi. Pois como pode uma civilização ter mapeado todo o globo terrestre há milhares de anos? Sendo o ponto mais espetacular do mapa, o aparecimento de um gigantesco continente, chamado MU, no meio do Pacífico, o qual também fora engolido na era Glacial . Diante de tantos fatos curiosos, nãé normal que se pense que esse mítico continente MU seja, em outra língua, o famoso Continente Atlântico mesmo que no oceano errado?

17ª ALA: CIVILIZAÇÃO PERUANA

Cor, alegria e sabedoria se descobrem nas artes, arquitetura e nos artefatos

encontrado no peru, contam os hábitos e costumes antigos desta nação.

18ª ALA: HIERÓGLIFOS DE UMA CIDADE PERDIDA

Muitos desenhos, ensinamentos, e conhecimentos  foram deixados sobre as pedras encontradas no deserto peruano, estes hieróglifos remetem a existência de uma cidade antiga de extremo conhecimento técnico e cientifico.

19ª ALA:  O MITICO CONTINENTE MU

MU assim como Atlântida é considerado um antigo continente que entrou em colapso devido a um cataclismo. Suas descrições e pesquisas ainda estão em níveis primeiros de desenvolvimento.

20ª ALA: OS SEGREDOS DO MAPA-MÚNDI

Os segredos que cercam a origem do Mapa-múndi são instigantes, a final quem desenvolveu essa cartografia a tanto anos atrás, que civilização seria?
Mocidade
21ª ALA: QUEM MAPEOU O GLOBO TERRESTE?

Quem teria então mapeado todo o globo terrestre, que civilização seria esta?

5º CARRO: “BIBLIOTECA DE PEDRA”, O TESOURO DE ICA

Esta alegoria será representada por uma grande Biblioteca no estilo barroca toda revestida por falsas pedras cheias de gravuras remetendo a real forma artística da mítica Biblioteca de Pedra. As gravuras são representações por temas: Medicina, Engenharia genética, Civilizações perdidas e Conhecimentos das Catástrofes Globais.

Fonte: google imagens

DESTAQUE: REGINA LIRA
FANTASIA: O SEGREDO ICA

6º SETOR: O MITO INSPIRA AS ARTES

        Mas porque o mito de Atlântida é tão difundido? Porque um diálogo escrito por um filósofo grego há mais de 2000 anos se tornou numa das lendas mais conhecidas de todos os tempos?
      Essa pergunta é respondida com uma única palavra: ARTE. Além de ter um conteúdo poético ou até utópico, Atlântida inspirou centenas de pintores, escritores e poetas em todo o mundo. Seduzidos pelo romantismo e vigor da história, não foi difícil para que a terra submersa se transformasse em musa para artistas do mundo todo.
       Talvez a mais famosa referência sobre o mito de Atlântida nas artes, está no livro do escritor francês Júlio Verne "20.000 Léguas Submarinas". No livro, o grande Cap. Nemo comandando o magnífico submarino Nautillus encontra a mitológica Atlântida e se põe a transformá-la em seu novo lar. Essa grandiosa obra de ficção científica, escrita no século passado, influenciou muito as gerações de jovens artistas, cientistas e historiadores que vieram depois. Vários arqueólogos de renome, dentre eles o alemão Heinrich Shiliemann também se dedicou à procura de Atlântida, ajudando a popularizar o mito.

22ª ALA: INSPIRAÇÃO PARA OS PINTORES

O mito do continente perdido de Atlântida segue pelo mundo influenciando artistas da pintura, formando e modificando traços. Se tornou a musa inspiradora. E quer fazer na Sapucaí outros amantes.

23ª ALA: INSPIRAÇÃO PARA OS ESCRETORES

Assim como na pintura, os escritores tiveram uma grande  influencia deste mito, seus contos, suas histórias foram recebendo a essência do mito, o prazer do desconhecido, a inquietude da alma humana.

24ª ALA: CAPITAL NEMO


Conta-se que a mais famosa referência nas artes esteja contida no livro do  escritor Júlio Verne "20.000 Léguas Submarinas". No livro, o grande Cap. Nemo comandando o magnífico submarino Nautillusencontra a mitológica Atlântida e se põe a transformá-la em seu novo lar.

25ª ALA: NAUTILLUS – O MAGNIFICO SUBMARINO

A fantasia representa o magnífico submarino Nautillus usado na descoberta da mitológica Atlântida.

26ª ALAHOMENAGEM AO
ARQUEÓLOGO HEINRICH SHILIEMA

Na busca de popularizar  o mito de Atlântida o alemão Heinrich Shiliemann se dedicou à procura deste lendário Continente.

6º CARROO MITO INSPIRA AS ARTES  20.000 LÉGUAS SUBMARINAS"

Nesta alegoria representaremos um grande submarino. No qual, recebera uma pintura toda representativa do mito que inspirou os pintores das mais variadas épocas. A base da alegoria será um grande livro aberto dando a ideia que  o submarino está saindo de suas páginas. Uma síntese da Obra do grande escrito e aventureiro Júlio Verner.

7º SETOR: “MUNDO INTERIOR”
V
Hoje existem centenas de ceitas e ramos "científicos"  consideram os "atlantes" como seres superiores e místicos, acreditando que Atlântida era um lugar sagrado e que seus habitantes vivem até hoje nas profundezas dos mares graças aos seus poderes e habilidades secretas. Outros acreditam na origem extraterrena dos "atlantes". Sendo esta, as respostas para vários fenômenos, dentre eles conhecido como "Fenômeno UFO" e o misterioso "Triângulo das Bermudas" tenham a mesma origem do Continente Submerso. Também nãé descartada a

ligação entre a Civilização Atlântida e o suposto "Mundo Interior".

27ª ALA: SERES MITICOS

Ceitas e religiões pelo mundo consideram os seres “atlantes” como um povo superior de poderes sobre naturais e míticos.

28ª ALA: “UFO’S” seres extraterrestres

 Outra vertente acredita na origem extraterrena dos "atlantes".  Seria está, as respostas para vários fenômenos, dentre eles conhecido como "Fenômeno UFO".

29ª ALA:  TRIAGULO DAS BERMUDAS

Acreditam também que os "Atlantes estariam envolvidos no fenômeno do o misterioso "Triângulo das Bermudas".

30ª ALA: INFLUÊNCIA RELIGIOSA

Crenças religiosas e esotéricas a parte, é bastante comum hoje em dia, ligar novos mistérios à mistérios antigos da humanidade.


7º CARROMUNDO INTERIOR - DESVENDANDO O FENÔMENO UFO E O MISTÉRIO DO  TRIANGULO DAS BERMUDAS

A sétima alegoria representara dois mistérios que possuem a mesma origem do Continente Submerso. Na parte frontal do carro retrataremos o "Fenômeno UFO" e na parte de trás da alegoria retrataremos o misterioso "Triângulo das Bermudas". A alegoria terá 60 metros de comprimento.

DESTAQUE: LUCIA VERISSIMO
FANTASIA: FENÔMENO SER ATLATES

8º SETOR:  A ATLÂNTIDA BRSILEIRA

A lenda de Atlântida, mencionada pela primeira vez em contos do filósofo grego Platão, falava de uma ilha rica em metais preciosos que teria sido destruída por um cataclismo e afundado no Oceano Atlântico por volta de 9.500 a.C. inspira em terras tupiniquins, fato este devido a uma recente descoberta realizada por uma expedição do Serviço Geológico do Brasil feita em parceria com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (JAMSTEC) e com Universidades nacionais pode ter encontrado uma Atlântida brasileira, também rica em metais. Os pesquisadores levantaram indícios de que o Eleva do Rio Grande do Sul, uma cordilheira submersa a 1.500 quilômetros da costa sul do Brasil, já fez parte da plataforma continental do País. Seria esta de fato a nossa Atlântida?

31ª ALA:  O MITO EM SOLO TUPINIQUIM

 A fantasia representa os Seres do Sul, região onde acredita-se está localizada a nossa “atlântida”.

32ª ALA: EXPEDIÇÃO ARQUEOLÓGICA NO BRASIL

A fantasia representa os expedicionários, trabalhador pesquisador das áreas geográficas.

33ª ALA: RIQUEZA ESCONDIDA

Conta-se que fora encontrado uma grande riqueza nas profundezas do solo brasileiro na terras do sul, rica e mateis preciosos.

34ª ALA:  ESTA NO SUL A NOSSA “ATLÂNTIDA” VERDE E AMARELA

Os pesquisadores levantaram indícios de que o Eleva do Rio Grande do Sul, uma cordilheira submersa a 1.500 quilômetros da costa sul do Brasil, já fez parte da plataforma continental do País. Seria esta de fato a nossa Atlântida?

8º CARRO: NUMA EXPEDIÇÃO AO SUL DO PAÍ A ATLANTIDA BRASILEIRA, EU ENCONTREI....

última alegoria retratará a expedição arqueológica realizada na costa sul do Brasil, pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar
(JAMSTEC). É claro, que  a nossa Atlântida estará presente, sendo representada simbolicamente por um castelo em forma de monte todo feito em pedras preciosas. Na frente do carro a figura de um grande pesquisador Japonês, em menção a agência de pesquisa. A borda do carro será toda em forma de ondulações também repleta de pedras brilhantes.

DESTAQUE: RENIO RAMOS
FANTASIA: DEIXA A ENCANTADO TE LEVAR A  REAL ATLÂNTIDA

35ª ALA: COMPOSITORES
 (TRAJE TRADICIONAL )



Referência:

  • Modelo retirado do Roteiro de Desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro 2015.

  • As ilustrações foram retiradas do google, com papel meramente de ilustrar um fato ou momento mencionado no roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores