Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Enredo 31: Nosso astro rei tem nome, Winston Churchill

Escrito por: Maurício Vianna]




Texto de Apresentação:
Em uma linhagem cronológica diferenciada vamos contar um pouco da vida do homem mais importante para o povo Brithânico, Winston Churchill. A história começa em sua subida e estadia no céu, deste momento em diante o texto se desenrola em fatos narrados por uma pessoa anonima que contará como foi o dia da morte do nosso homenageado e relatará seus feitos e conquistas, sempre contando a história de trás para frente. Chegando a um ponto de sua história política e pública que é cortado, nessa hora voltamos ao presente quando ele desce dos céus e ... 
O resto não vou contar pra não estragar a surpresa.




Sinopse: Nosso astro rei tem nome, Winston Churchill

Para o céu subia aquele que um dia fora o homem mais importante para a nação Britânica, Winston Churchill cumpriu com seu papel na Terra, mas teve fim seu reinado. Chegava o caixão carregado de lágrimas que escorriam dos olhos de todos, eu não estava no velório, mais me lembro de exatamente o que dizia o rádio: - Morre hoje aos 90 anos o ex-primeiro-ministro Britânico, Winston Churchill, devido a uma trombose cerebral. Naquele momento acabava a agonia que os noticiários publicavam diariamente. Em fim Churchill descansou. 
Nas ruas um o silencio assombrava o comércio, na praça o choro de toda uma nação se ouvia de longe, eu logo baixei as portas de minha mercearia e decretava luto de quatro dias em respeito ao falecido. 
- A rainha da Inglaterra? 
- Nem imagino como ela poderia estar naquele momento, só tenho uma certeza, a certeza que a angustia a tomava o coração.
Churchill, um nome que todos já ouviram falar, e os que ainda não ouviram ouvirão agora. O reconhecimento do povo era o que lhe trará em breve o título de “O Maior Britânico De Todos Os Tempos”, sua maravilhosa oratória transmitia ao povo firmeza e segurança. Devido a enfermidades, foi seu filho Randolph que foi até Washington receber sua medalha de cidadão honorário dos Estados Unidos, título que lhe foi concedido por um ato do Congresso em 1963.
Suas habilidades iam além do campo militar e político, com o seu livro “Memórias da Segunda Guerra”, que mostrava suas experiências nesta guerra,  em 1953 Churchill conquistou o Prêmio Nobel de Literatura, o que lhe engrandeceu mais ainda, principalmente na parte da escrita.
Em 1951 retorna ao posto de primeiro-ministro Britânico, devido a uma vitória de ampla maioria dos conservadores, após a perda do cargo para os trabalhistas, que foram liderados por Clement Attlee. Finalmente chegou a um posto de sua altura, no dia 10 de maio de 1940, Winston Churchill é eleito primeiro-ministro, daí em diante só glória. 
Porém antes de ser eleito Churchill teve frustações, pois após a desastrada expedição dos Dardanelos teve que renunciar ao seu posto de Primeiro Lorde do Almirantado da Segunda Grande Guerra. 
Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, nosso astro rei se viu diante bombardeios alemães em diversas cidades do Reino Unido, assim decidiu atacar soldados e civis alemães com o tão temido gás venenoso, que ia contra as regras internacionais da guerra moderna, assim tomando a decisão mais coerente e responsável, Churchill desiste de seu plano, mesmo assim consegue sair vitorioso da guerra.
Voltando ao presente, em um sonho vi nosso astro rei descendo dos céus para abrilhantar o meu, ou melhor, o nosso desfile. Ele descia do céu como o Deus Thor, dentro de um raio que em questão de segundos atingiu o chão, enquanto descia era possível ver belos seres de assas, creio que fossem anjos, esses serem traziam obras de artes, que Churchill dizia ser pintadas por ele, eram belas pinturas, jamais tinha visto outras iguais.
Quando de repente ao andar pela JJ30 Winston Churchill, em requebros febris divertia aos que lhe viam e o aplaudiam com fervor na passarela.
Em um último gesto seu, declarou o prazer que tinha ao estar junto neste momento lindo, olhando para todos, e todas as mesmas emoções sentindo.
Seus olhos radiavam de alegria ao desfilar pela primeira vez na Sapucaí.

Nota aos julgadores: As fantasias de maior dificuldade de visualização da representação da fantasia descrevi  em algumas palavras como a idealizei. As que ao meu ver não precisão desta descrição apenas expliquei seu significado no desfile.

Enredo: Nosso Astro Rei tem nome, Winston Churchill
Setor 1: A morte de um grande homem.

Comissão de frente: 100 anos no céu – Após sua morte Churchill dedica-se os 100 anos que seguiram a pintar.
(Após chegar aos céus Churchiil realiza um de seus maiores sonhos que era passar anos e anos dedicando-se somente a pintura.)

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: O Choro e o Funeral.
Porta-Bandeira: - O choro
(Esta por sua vez representará as lágrimas de tristeza derramadas por milhares de pessoas em todo o mundo.)
Mestre-Sala: O Funeral
(Sua fantasia simboliza o funeral que em geral todo ser humano tem após sua morte, esta mesma fantasia contará todos os mistérios envoltos nessa tradição milenar)

Ala 1: Anunciação da morte através dos meios de comunicação.
(Esta ala simboliza a anunciação de sua morte através dos meios de comunicação da época, jornais, folhetos, rádio, boca a boca)
Ala 2: A morte chega para o astro rei.
(Nessa ala teremos representada a figura da morte, não aquela que estamos acostumados a ver com capuz e foice, mas uma morte mais diferenciada, a ser produzida pelo carnavalesco que vier a desenvolver este enredo um dia.)

Ala 3 (Baianas): O último suspiro
(Seguindo a cronologia de regressão esta ala vem depois da morte pois a antecede, sendo assim o último suspiro simbolizará o último momento de vida ao deparar-se com a morte o último instante antes de ir. Idealizo esta fantasia em tecidos leves nas cores branca e transparente, simbolizando o ar que nos faz dar o “último suspiro”.)

Ala 4: 9 dias de agonia.
(Essa ala retratará a agonia, o seu nome vem do tempo que nosso astro rei ficou nas últimas em cima de uma cama esperando sua hora)

Carro 1: “Subiu aos céus” e deixou todo um país em luto.
(Esta alegoria sintetizará o setor, idealizo a mesma representando o momento de subir=da do homenageado ao cé, usando uma esculturo do mesmo deitado e uma outra sobreposta usando tecidos leves e claros representando uma alma. Ainda nesta alegoria idealizo fantasias simbolizando o luto)

Setor 2: Grandes Prêmios e Seus Caminhos

Ala 5: O reconhecimento do povo.
(Esta fantasia trará cartazes presos com frases como, “Churchill é nosso Rei”, “Valeu Churchill”, entre outras. Mostrando a gratidão do povo Britânico e o resto desta fantasia será inspirado em roupas típicas de festejos culturais local);

Ala 7 (Bateria): Churchill é cidadão honorário dos Estados Unidos
(Esta ala representará o filho de Churchill recebendo o título que o pai recebeu pois neste período Churchill estava com a saúde debilitada.)

Ala 8: Nobel da literatura
(Simboliza o prêmio que Churchill recebeu  por seu Livro sobre suas experiencias na Segunda G.M.)

Ala 9: Memórias da segunda guerra 
(Simboliza o livro que lhe rendeu o prêmio Nobel de Literatura.)

Ala 10: Prêmios pra que te quero 
(Retratará a vontade de ser premiado, e a vitória que é receber prêmios. Idealizei uma fantasia com esculturas de alguns dos prêmios mais famosos do mundo presos pela fantasia e a palavra “Winner” escrita no costeiro)

Carro 2: O maior britânico de todos os tempos
(Esta alegoria representa o título que Churchill recebeu, este título foi promovido pela BBC de Londres, o tornando o maior britânico de todos os tempos.)

Setor 3: A vida Profissional

Ala 11: O Poder Bélico
(Esta ala trará a representação da força armada, do poder bélico, poder este que Churchill foi fundamental para sua fortificassão.)

Ala 12: Retomada ao posto de primeiro-ministro Britânico
(Em 1951, Churchill é novamente eleito e retoma o posto que era até então dos trabalhistas. Idealizei esta fantasia mostrando do mesmo modo que virá a fantasia seguinte, mas representando a vitória de Churchill e a derrota dos trabalhistas.)

Ala 13: A vitória dos trabalhistas.
(Derrotado pelos trabalhistas nosso homenageado larga o posto de Primeiro Ministro Brithânico, esta fantasia terá duas faces, um lado representa a vitória dos trabalhistas e do outro lado a derrota de Churchill)

Ala 14: E pela primeira vez Churchill é o primeiro-ministro Britânico
(Esta fantasia mostrará em especial a alegria e fará menção ao cargo conquistado, essa menção se dará a partir do número 1º na fantasia)


Ala 15: Dardanelos e a Renuncia.
(Esta fantasia representará a frustrada expedição dos Dardanelos que levou Churchill a renunciar ao seu posto de 1º Lorde do Almirantado na II G.M.)

Carro 3: O Gás Venenoso
(Devido a bombardeios alemães em cidades do Reino Unido Churchill chegou a propor o uso do gás venenoso em civis e soldados alemães, mas logo desistiu, pois o mesmo vai contra as regras internacionais da guerra moderna. Esta alegoria retratará este momento da história)

Setor 4: O astro Rei desce das estrelas e aterrissa na minha avenida.

Ala 16 (crianças): Os anjos a lhes guiar.
(A ala das crianças seram anjos que em nosso enredo guiam nosso astro rei pelo raio até a Sapucaí.)

Ala 17: O raio que desce do céu, Churchill no meu carnaval.
(Esta ala trará uma fantasia de pessoas vistidas de Winston Churchill e na mão um raio.)

Ala 18: Pinturas vindas do céu.
(Esta ala será verdadeiras pinturas, os componentes viram dentro de um cavalhete e um macacão beje por baixo, e no rosto preso ao cavalhete obras de artes não existentes.)

Ala 19 (velha guarda): Levanta e sacode a poeira, pois é Winston Churchill na avenida.
(Nossa velha guarda virá vestida a rigor, mas com o nome de sua galeria fazendo esta menção linda)

Carro 4: A alegria de desfilar.
(Nesta alegoria traremos uma réplica do Sambódromo, lotada de desfilantes e com o destaque central “Nosso Astro Rei”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores