Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 25 de abril de 2015

Enredo 9 - A CRIOULA IMPERATRIZ DE FRANÇA

VII CONCURSO BRASILEIRO DE ENREDOS
TÍTULO DO ENREDO:
A CRIOULA IMPERATRIZ DE FRANÇA
AUTOR: ODENIR MACEDO
E-MAIL: Odenir.macedo@hotmail.com

RETRATO DE JOSEFINA
JUSTIFICATIVA DO ENREDO:
- OLHAR PARA O PASSADO É UMA ATIVIDADE SEMPRE FASCINANTE. RELEMBRAR A HISTÓRIA DA HUMANIDADE É PODER REVIVER OS GRANDES ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM A SOCIEDADE. DENTRE TANTOS ACONTECIMENTOS MARCANTES E DIGNOS DE SEREM REVISITADOS, PROPOMOS UMA LINDA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA IMPERATRIZ JOSEFINA.
A PRIMEIRA ESPOSA DO LENDÁRIO NAPOLEÃO BONAPARTE, PRA MUITOS TEM UMA HISTÓRIA MAIS INTERESSANTE DO QUE O PRÓPRIO IMPERADOR. PARTIREMOS DE UMA ILHA PERDIDA NO CARIBE, ONDE NOSSA PERSONAGEM PRINCIPAL NASCEU, A MARTINICA. E VISITAREMOS UM DOS MAIS IMPORTANTES EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE A REVOLUÇÃO FRANCESA JUNTO COM A IMPERATRIZ QUE VIVEU NA PELE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA FRANÇA NESSE PERíODO. EMBARQUE NESSA VIAGEM E CONHEÇA COMO UMA CRIOULA DO “NOVO MUNDO” CHEGOU A SER COROADA IMPERATRIZ DE FRANÇA, E ASSIM SE TORNANDO UMA DAS MULHERES MAIS MARCANTES DA HISTÓRIA.
SINOPSE:
- SOU MARIE JOSÉPHE ROSE TASCHER DE LA PAGERIE, NASCI EM UMA ILHA LOCALIZADA NO CARIBE, MEU BERÇO CRIOULO A MARTINICA. SOU FILHA DE FAZENDEIROS QUE PLANTAVAM CANA-DE-AÇUCAR. LÁ NA MARTINICA SEMPRE SONHEI COM A VIDA EM PARIS. UM DIA UMA VELHA EMPREGADA DA FAZENDA LEU MINHA MÃO E PREVIU QUE EU TERIA UM FUTURO DOURADO, COM MUITA GLÓRIA E FAMA.
AOS 16 ANOS ME CASEI COM ALEXANDRE DE BEAUHARNAIS, PARA SALVAR MINHA FAMÍLIA DE UMA GRAVE CRISE FINANCEIRA QUE SE ABATEU SOBRE NÓS, APÓS UMA TEMPESTADE TROPICAL TER DESTRUÍDO NOSSAS PLANTAÇÕES. COM MEU MARIDO ALEXANDRE MUDEI PARA PARIS, MAS PUDE CONSTATAR QUE A VIDA DE LUXO E NOBREZA DA CAPITAL FRANCESA CONSTRATAVA COM O LUGAR QUE EU MORAVA, MINHA VIZINHANÇA ERAM LADRÕES E MENDIGOS.
COM O INÍCIO DA REVOLUÇÃO, TUDO PIOROU, MEU MARIDO FOI CONDENADO Á MORTE E EU MANDADA PARA PRISÃO ACUSADA DE CONSPIRAR CONTRA REVOLUÇÃO. VIÚVA, POBRE E COM DOIS FILHOS FUI OBRIGADA A FAZER USO DOS MEUS CHARMES PARA SOBREVIVER. COMECEI A RELACIONAR-ME COM OS HOMENS PODEROSOS DA FRANÇA PÓS-REVOLUÇÃO NA CASA DE UMA GRANDE AMIGA. LÁ MEU PODER DE SEDUÇÃO ME RENDEU BONS CONTATOS.
ENTRE OS SENHORES PODEROSOS, HAVIA UM QUE SEMPRE ME CORTEJAVA, UM JOVEM GENERAL DO EXÉRCITO CHAMADO NAPOLEÃO  BONAPARTE. ENXERGUEI NELE, SEU FUTURO PROMISSOR E DECIDI CEDER AO CORTEJO. INFLUENCIADO POR SEUS AMIGOS DO ALTO COMANDO DO DIRETÓRIO ELE ME PEDIU EM CASAMENTO,  EU ACEITEI E CASAMO-NOS NO CIVIL, POUCO TEMPO DEPOIS.
ELE CONTINUOU SUAS CAMPANHAS COM O EXERCITO FRANCÊS A CONQUISTAR NOVOS REINOS, EU RECEBIA CARTAS AMOROSAS DELE DEMOSNTRANDO TODO SEU AMOR. APÓS NOVO MOMENTO REVOLUCIONÁRIO DENTRO DA REVOLUÇÃO, A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO FRANCESA ESCOLHEU NAPOLEÃO PARA SER SEU LÍDER REAL. AINDA APAIXONADO POR MIM BONAPARTE TORNOU-SE NAPOLEÃO I, IMPERADOR DE FRANÇA E FEZ DE MIM SUA IMPERATRIZ EM UMA CERIMÔNIA INESQUECÍVEL NA CATEDRAL DE NOTRE DAME. ENCARNEI COM GRANDE NATURALIDADE O PAPEL DE SOBERANA E DEI AO IMPÉRIO MILITAR DE NAPOLEÃO UMA FACE FEMININA.
O GRANDE IMPERADOR ENLOUQUECIA POR CAUSA DO MEU ÁVIDO DESEJO DE CONSUMO. MEU JARDIM TINHA FLORES ESPECIAIS DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO, EM ESPECIAL MINHAS BELAS E ADMIRÁVEIS ROSAS. MEU PÁLACIO, O CHATEAU DE MALMAISON ERA DECORADO COM OBRAS DE ARTE DE VALOR INESTIMÁVEL, EM SUA GRANDE MAIORIA ROUBADA POR NAPOLEÃO EM SUAS CAMPANHAS CONTRA OUTROS REINOS. MEU GUARDA ROUPAS TINHA MILHARES DE PEÇAS, ENTRE VESTIDOS, CHAPÉUS, PARES DE LUVA E XALES. LANCEI MODA E RAPIDAMENTE TODAS AS NOBRES DA EUROPA PASSARAM A SE INSPIRAR EM MIM AO SE VESTIREM. MEU PORTA-JÓIAS, DO TAMANHO DE UM HOMEM, TINHA DIAMANTES E PEDRA PRECIOSAS VARIADAS, ERA UM TESOURO PARTICULAR.
OS ANOS SE PASSARAM, E NÃO CONSEGUIA DAR A NAPOLEÃO O HERDEIRO QUE ELE TANTO DESEJAVA. O DIVÓRCIO ERA INEVITÁVEL, DECIDIMOS AMIGAVELMENTE POR ELE. ASSIM O MEU IMPERADOR PODIA CASAR-SE COM OUTRA MULHER QUE TIVESSE O DOM DE DAR-LHE O SUCESSOR DE SEU TRONO. E ASSIM FOI, ELE CASOU-SE COM UMA PRINCESA AUSTRIÁCA, MARIA LUISA E TEVE SEU TÃO ESPERADO FILHO.
NAPOLEÃO COMO GRANDE SENHOR QUE ERA, ME DEIXOU COM O TÍTULO DE IMPERATRIZ E O PÁLACIO DE MALMAISON, ONDE ME RECOLHI PARA CUIDAR DE MEU JARDIM. MESMO COM A DISTÂNCIA, MANTIVEMOS UMA RELAÇÃO CORTEZ, NOS CORRESPONDIAMOS FREQUENTEMENTE.
MEUS FILHOS, HORTÊNSIA E EUGÉNE ESTAVAM ESTABELECIDOS , ELA CASADA COM O IRMÃO DE NAPOLEÃO, TORNOU-SE RAINHA DA HOLANDA. E ELE, POR INFLUÊNCIA DE NAPOLEÃO TAMBÉM, CASOU-SE COM UMA NOBRE DA REGIÃO DA BAVIERA. TENHO CERTEZA QUE MINHA DESCENDÊNCIA REINARÁ POR MUITO TEMPO AINDA E FASCINARÁ TODA VELHO EUROPA.
TENHO QUE PARTIR, MAS COM A CERTEZA QUE MINHA HISTÓRIA SERÁ LEMBRADA, COMO MINHA VELHA EMPREGADA PREVIU, AINDA LÁ EM MINHA TERRA NATAL, TIVE SIM UMA VIDA DOURADA, ALCANCEI TODA A GLÓRIA E FAMA E PARTO COM O SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO. TODA A HUMANIDADE JAMAIS SE ESQUECERÁ DA IMPERATRIZ JOSEFINA, A CRIOULA DA MARTINICA QUE ALCANÇOU O TRONO DE FRANÇA.

IMPERATRIZ JOSEFINA, PALÁCIO DE MALMAISON, FRANÇA, 1814.



                                               
                                                ROTEIRO
SETOR I – A ILHA DE MARTINICA

PAISAGEM DE MARTINICA

COMISSÃO DE FRENTE: GUERRA TRIBAL – ARUAQUES VS CARAIBAS
CONTEXTO: OS INDIOS ARUAQUES FORAM OS PRIMEIROS COLONIZADORES DA MARTINICA. ELES VIVIAM DISPERSOS PELA AMAZÔNIA, BAHAMAS, FLÓRIDA E NOS CONTRAFORTES DA CORDILHEIRA DOS ANDES. OS INDIOS CARAIBAS POR SUA VEZ DEIXARAM AS FLORESTAS TROPICAIS DA VENEZUELA PARA SE ESTABELECER NO CARIBE. AO CHEGAREM À ILHA ONDE HABITAVAM OS ARUAQUES O CONFLITO FOI INEVITÁVEL E APÓS SANGRENTAS BATALHAS OS CARAIBAS VENCERAM A GUERRA TRIBAL E EXILARAM OS ARUAQUES DA ILHA DE MARTINICA. A COMISSÃO REPRESENTA ESSE PRIMEIRO MOMENTO DE POVOAÇÃO DA MARTINICA, SÃO 7 HOMENS TRAJADOS DE GUERREIROS ARUAQUES E 7 DE GUERREIROS CARAIBAS. AS FANTASIAS RETRATAM O TRAJE TIPICO DOS GUERREIROS INDIGENAS DIFERENCIADOS POR ELEMENTOS DAS DUAS ETNIAS.  COR PREDOMINANTE: PRATA (ARUAQUES) E OURO (CARAIBAS)
1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA:  CRISTOVÃO COLOMBO E SUA AMERICA
CONTEXTO:  CRISTOVÃO COLOMBO FOI UM NAVEGADOR E EXPLORADOR GENOVÊS, RESPONSÁVEL POR LIDERAR A FROTA QUE ALCANÇOU O CONTINENTE AMERICANO EM 1492, SOB AS ORDEMS DOS REIS CATÓLICOS DA ESPANHA NO CHAMADO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA. O MESTRE SALA REPRESENTA O NAVEGADOR CRISTOVÃO COLOMBO E A PORTA BANDEIRA O “NOVO MUNDO’” POR ELE DESCOBERTO. A FANTASIA DE MESTRE SALA RETRATA AS ROUPAS USADAS PELO NAVEGADOR À EPOCA DA DESCOBERTA E A FANTASIA DA PORTA BANDEIRA RETRATA OS ELEMENTOS NATURAIS DA FAUNA E FLORA ATÉ EM TÃO DESCONHECIDOS PELOS EUROPEUS. COR PREDOMINANTE: OURO
ALA 1 – TERRA Á VISTA – MARTINICA
CONTEXTO: CRISTOVÃO COLOMBO AVISTOU A ILHA DE MARTINICA EM 1502, EM SUA QUARTA VIAGEM A AMÉRICA, NA NOVA ILHA DESCOBERTA FEZ CONTATO COM SEUS HABITANTES ORIGINAIS, OS CARAIBAS. A ALA COM DUAS FANTASIAS RETRATA NA 1ª O HOMEM BRANCO E NA 2ª OS INDIGENAS CARAIBAS. COR PREDOMINANTE: BRANCO (HOMEM BRANCO) AMARELO (CARAIBAS)
CARRO ABRE-ALAS (ACOPLADO) -  EXUBERANCIA NATURAL DE MARTINICA
CONTEXTO: MARTINICA É UMA ILHA DE ORIGEM VULCÂNICA, AS ROCHAS MAIS ANTIGAS SÃO LAVAS DATADAS DE 24 MILHÕES DE ANOS. SUAS BELEZAS NATURAIS IMPRESSIONARAM OS EUROPEUS À EPOCA DE SUA DESCOBERTA. SUA FLORA É DESCATADA POR JACARANDÁS, BAMBU E MOGNO E FAUNA POR COBRAS, LAGARTOS E AVES TROPICAIS. ALÉM É CLARO DA PULSANTE VIDA MARINHA EM TORNO DA ILHA. O PRIMEIRO CHASSI DO ABRE-ALAS RETRATA SUA ORIGEM VULCANICA COM UM GRANDE VULCÃO AO CENTRO E SUA LAVAS SE ESPALHANDO POR TODO O RESTO, SIMBOLIZANDO A FORMAÇÃO TERRESTRE DA ILHA. O SEGUNDO CHASSI RETRATA A EXUBERANTE VIDA NATURAL DA MARTINICA, COM OS ANIMAIS MARINHOS NAS LATERAIS E A FAUNA E FLORA NO CENTRO RETRATADO POR GRANDES LAGARTOS EM MEIO HÁ UMA FLORESTA DE BAMBU. COR PREDOMINANTE : VERMELHO (1º CHASSI) E VERDE (2º CHASSI)
COMPOSIÇÃO ( 1º CHASSI) – LAVAS FERVENTES
COMPOSIÇÃO (2º CHASSI) – BELEZAS NATURAIS
DESTAQUE CENTRAL (1º CHASSI) – ERUPÇÃO
DESTAQUE CENTRAL (2ª CHASSI) – BELEZAS NATURAIS

SETOR II – FORMAÇÃO DO POVO CRIOULO
POVO CRIOULO


ALA 2 – CORSÁRIOS
CONTEXTO: OS FRANCESES ORGANIZAVAM ALGUMAS EXPEDIÇÕES QUE TINHAM COMO OBJETIVO A AMÉRICA, NA MAIORIA DE CORSÁRIOS E PIRATAS, DEDICANDO-SE AO ATAQUE E SAQUE DAS POSSESSÕES LUSO-ESPANHOLAS.A FANTASIA RETRATA A INDUMENTARIA DOS CORSÁRIOS FRANCESES. COR PREDOMINANTE: PRETO
ALA 3 – COLÔNIA FRANCESA
CONTEXTO: EM 1635 O GOVERNADOR FRANCÊS PIERRE BELAIN FOI EXPULSO PELOS INGLESES DA ILHA DE SÃO CRISTOVÃO E DESEMBARCOU COM 150 COLONOS NA ILHA DE MARTINICA ALEGANDO-A PARA O REI FRANCÊS LUIS XIII ESTABELECENDO O PRIMEIRO ASSENTAMENTO EUROPEU NA ILHA. A FANTASIA RETRATA OS 150 COLONOS FRANCESES. CORES PREDOMINANTES: AZUL E VERMELHO
ALA 4 – NATIVOS RENEGADOS
CONTEXTO: O GRUPO DE COLONOS EXPULSOU OS NATIVOS CARAIBAS DA ILHA EXILANDO - OS PARA A PARTE ORIENTAL DA NOVA COLÔNIA. A FANTASIA RETRATA OS INDIGENAS CARAIBAS DERROTADOS. CORES PREDOMINANTES:  VERDE E PRETO
ALA 5 – COMPANHIA DAS INDIAS OCIDENTAIS
CONTEXTO: EM 1674 A ILHA PASSOU A SER COLONIZADA PELA COMPANHIA DAS INDIAS OCIDENTAIS, CRIADA PELO MINISTRO FRANCÊS COLBERT. AS TERRAS, ATÉ ENTÃO IMPRODUTIVAS COMEÇARAM A FORNECER PRODUTOS TROPICAIS COMO TABACO, AÇUCAR, ALGODÃO, CACAU E CAFÉ. A FANTASIA REPRESENTA OS NOVOS COLONOS E OS PRODUTOS TROPICAIS. CORES PREDOMINANTES:  AMARELO E VERDE.
ALA 6 – OS ENGAJADOS
CONTEXTO: A COLONIZAÇÃO FRANCESA USOU O TRABALHO DOS ENGAJADOS, BRANCOS REINÓIS QUE TRABALHAVAM EM MOLDES COMPULSÓRIOS POR TRÊS ANOS E DEPOIS RECEBIAM TERRAS DA COROA. A FANTASIA RETRATA OS ENGAJADOS E SEU INTERESSE EM TRABALHAR PARA CONQUISTAR TERRAS NA FRANÇA. CORES PREDOMINANTES: BRANCO E ROSA.
ALEGORIA 2: FRANÇA CRIOULA
CONTEXTO: COM A CONSOLIDAÇÃO DA COLONIZAÇÃO FRANCESA NA REGIÃO A ILHA DE MARTINICA FICOU CONHECIDA COMO PARIS TROPICAL, INCORPORANDO SEUS COSTUMES E TRADIÇÕES. A PRESENÇA DOS ENGAJADOS DEU ORIGEM AOS CASAMENTOS MISTOS, CRIANDO-SE UMA POPULAÇÃO MESTIÇA, OS CRIOULOS-FRANCESES OU FRANCESES-CRIOULOS. A ALEGORIA RETRATA A ARQUITETURA FRANCESA INSERIDA NA ILHA CONTRASTANDO COM O NASCIMENTO DA POPULAÇÃO PREDOMINANTE NA MARTINICA, OS CRIOULOS. A ALEGORIA TRAZ O SAGUÃO DE UM PALACETE ONDE OS CRIOULOS FESTEJAM UM GRANDIOSO BAILE À MODA PARISIENSE, EM TORNO DO PALACETE OS PRODUTOS TROPICAIS PRODUZIDOS NA COLÔNIA QUE ABASTECIAM A FRANÇA. CORES PREDOMINANTES: OURO, AMARELO E VERDE.
COMPOSIÇÃO: CRIOULOS
DESTAQUE CENTRAL: LUXO FRANCÊS TROPICAL

                         SETOR III – NASCIMENTO E PARTIDA
PARIS, A ÉPOCA DA CHEGADA DE JOSEFINA

ALA 7 – O NASCIMENTO
CONTEXTO: MARIE JOSEPHE ROSE TASCHER DE LA PAGERIE NASCEU EM 23 DE JUNHO 1763, FILHA DE UM NOBRE FRANCÊS QUE COMO MUITOS CHEGOU A MARTINICA FUGINDO DAS PRESSÕES SOCIAIS. CORES PREDOMINANTES: ROSA E OURO
ALA 8 – DAMES DE LA PROVIDENCIE
CONTEXTO: A MENINA FOI EDUCADA EM UM COLÉGIO DE FREIRAS CHAMADO FORT-ROYAL DAMES DE LA  PROVIDENCIE. LÁ ADQUIRIU GOSTO PELA LITERATURA E ARTES. CORES PREDOMINANTES: AZUL CLARO E OURO
ALA 9 – CANAVIAL
CONTEXTO: A FAMILIA DE JOSEFINA TINHA UMA PRÓSPERA FAZENDA PLANTANDO CANA-SE-AÇUCAR. EM MEIO A LIBERDADE DO CANAVIAL JOSEFINA TOMOU GOSTO PELA CANA-DE-AÇUCAR E SEUS DERIVADOS, NÃO ERAM RAROS OS MOMENTOS QUE A JOVEM DELICIAVA-SE COM A IGUARIA TROPICAL. COR PREDOMINANTE: VERDE E ROXO
ALA 10 – ORÁCULO
CONTEXTO: UMA VELHA EMPREGADA DA FAZENDA DE SUA FAMILIA PREVIU A JOSEFINA UM FUTURO DOURADO, COM MUITA GLÓRIA E FAMA. COR PREDOMINANTE: OURO
ALA 11 – TEMPESTADES TROPICAIS
CONTEXTO: A PROSPERIDADE ECÔNOMICA DA FAMILIA DE JOSEFINA FOI GRAVEMENTE AFETADA POR UM FURACÃO QUE ATINGIU AS PLANTAÇÕES DE CANA-DE-AÇUCAR, O FUTURO DOURADO PREVISTO PELA VELHA EMPREGADA ESTAVA CADA VEZ MAIS DISTANTE. CORES PREDOMINANTES: BRANCO E CINZA
ALA 12 – CONVENIENTE CASAMENTO
CONTEXTO: COM A GRAVE CRISE QUE SE ABATEU NA FAMÍLIA DE JOSEFINA, SUA TIA ARRANJOU UM CASAMENTO DE CONVENIÊNCIA QUE OS VOLTARIAM A PROSPERAR. INICIALMENTE O CASAMENTO SERIA COM A IRMÃ MAIS NOVA DE JOSEFINA, MAS COMO ESSA ACABOU FALECENDO, COUBE A ELA A TENTATIVA DE SALVAR FINANCEIRAMENTE SUA FAMÍLIA. CORES PREDOMINANTES: BRANCO E OURO.
ALA 13 – ENFIM, FRANÇA
CONTEXTO: JOSEFINA CHEGOU NA FRANÇA COM SEU PAI PARA SE CASAR EM 1779, COM ALEXANDRE DE BEAUHARNAIS. EM PARIS ELA TEVE AULA DE ÉTICA, LITERATURA CLÁSSICA E ESCRITA PARA MOVER-SE CONFORTAVELMENTE  NA NOBRESA FRANCESA. CORES PREDOMINANTES: AZUL, BRANCO E OURO.
ALEGORIA 3 – FRANÇA REAL
CONTEXTO: AO DESEMBACAR NA CAPITAL FRANCESA JOSEFINA CONSTATOU QUE A REALIDADE ERA BEM DIFERENTE DA QUE IMAGINAVA EM SEUS SONHOS DOURADOS AINDA NA MARTINICA.  AO CASAR-SE FOI MORAR EM UM BAIRRO QUE OUTRORA FOI LUXUOSO HAVIA EMPOBRECIDO, BEM PERTO DOS MERCADOS COBERTOS DE PARIS E DA ENTRADA PARA O TRIBUNAL DOS MILAGRES, LOCAL PREFERIDO PARA MENDIGOS E LADRÕES. A REGIÃO FOI CELEBRIZADA 50 ANOS MAIS TARDE NA OBRA DE VICTO HUGO. A ALEGORIA RETRATA A ESTA REGIÃO CINZENTA, NA PARTE CENTRAL UMA GRANDE FONTE ONDE MENDIGOS SE BANHAM, NAS LATERAIS RATOS GIGANTES CARREGANDO LADRÕES. CORES PREDOMINANTES: CINZA E PRETO
COMPOSIÇÃO 1: MENDIGOS (FONTE)
COMPOSIÇÃO 2: LADRÕES ( MONTADOS NOS RATOS)
DESTAQUE CENTRAL: SUJA FRANÇA


SETOR IV – UMA REVOLUÇÃO PRA MUDAR MINHA HISTÓRIA
A LIBERDADE GUIANDO O POVO
ALA 14 – REVOLUÇÃO, O ÍNICIO
CONTEXTO: EM MEIO A UMA CRISE FISCAL, O POVO FRANCÊS ESTAVA CADA VEZ MAIS IRRITADO COM A INCOMPETENCIA DO REI LUÍS XVI E COM A INDIFERENÇA E DECADÊNCIA DA ARISTOCRACIA. ESSE RESSENTIMENTO ALIADO AOS IDEIAIS ILUMINISTAS ALIMENTARAM SENTIMENTOS RADICAIS E A REVOLUÇÃO COMEÇOU EM 1789 COM A CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS. CORES PREDOMINANTES: BRANCO
ALA 15 – REVOLUÇÃO, GIRONDINOS E JACOBINOS
CONTEXTO: ENTRE OS REVOLUCIONÁRIOS HOUVE UMA DIVISÃO. OS GIRONDINOS, FORMADOS PELA GRANDE BURGUESIA NÃO QUERIAM APROFUNDAR A REVOLUÇÃO, POR OUTRO LADO OS JACOBINOS, FORMADOS PELA PEQUENA BURGUESIA E A MASSA POPULAR  QUERIAM APROFUNDAR A REVOLUÇÃO AUMENTANDO AINDA MAIS O DIREITO DO POVO. CORES PREDOMINANTES: AZUL E VERMELHO
ALA 16 – REVOLUÇÃO, A COMUNA
CONTEXTO: OS JACOBINOS, COM O APOIO POPULAR E DA COMUNA DE PARIS, DESIGNAÇÃO QUE FOI DADA AO NOVO GOVERNO LOCAL DA CIDADE, ASSUMIRAM O PODER  NO MOMENTO CRÍTICO DA REVOLUÇÃO.  CORES PREDOMINANTES: BRANCO E PRATA
ALA 17 – REVOLUÇÃO, PRIMEIROS ANOS
CONTEXTO: OS PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO FORAM MARCADOS PELA QUEDA DA BASTILHA, A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO E A ÉPICA MARCHA SOBRE VERSALHES QUE OBRIGOU A FAMÍLIA REAL A RETORNAR A PARIS. CORES PREDOMINANTES: BRANCO E ROSA
ALA 18 – REVOLUÇÃO, A REPÚBLICA
CONTEXTO: A PRIMEIRA REPÚBLICA FRANCESA FOI PROCLAMADA EM 1792 E O REI LUÍS XVI FOI CONDENADO A MORTE  JUNTO COM SUA RAINHA MARIA ANTONIETA NO ANO SEGUINTE. COM A PRIMEIRA REPÚBLICA INICIARAM-SE AS GUERRAS REVOLUCIONÁRIAS, QUE CONQUISTARAM VITÓRIAS ESPETACULARES ANEXANDO VÁRIOS TERRITÓRIOS A FRANÇA.  COR PREDOMINANTE: VERMELHO
ALA 19 – REVOLUÇÃO, O DIRETÓRIO
CONTEXTO: O DIRETÓRIO FOI UMA FASE CONSERVADORA ENTRE 1794 E 1799 ONDE A ALTA BURGUESIA RETORNOU AO PODER E AUMENTOU O PRESTÍGIO DO EXÉRCITO APOIADO NAS VITÓRIAS OBTIDAS NAS CAMPANHAS EXTERNAS. COR PREDOMINANTE: OURO
ALEGORIA 4 – REVOLUÇÃO FRANCESA
CONTEXTO: ALEXANDRE, MARIDO DE JOSEFINA FOI PRESO E CONDENADO A MORTE POR DECAPITAÇÃO DEVIDO A UMA SUSPEITA DE TRAIÇÃO CONTRA OS JACOBINOS, QUE FORAM AINDA MAIS FORTES QUANDO SEU IRMÃO PARTICIPOU DA TENTATIVA DE LIBERTAR O REI LUÍS XVI. JOSEFINA COMO ESPOSA DE ALEXANDRE ERA SUSPEITA DE UMA POSSÍVEL LIGAÇÃO EM CÍRCULOS ANTIRREVOLUCIONÁRIOS, E FOI PRESA NA PRISÃO DE CARMES. A ALEGORIA, NA PARTE FRONTAL RETRATA A PRAÇA DE DECAPITAÇÃO COM VÁRIAS GUILHOTINAS ONDE ARISTOCRATAS E SUSPEITOS DE TRAÇAM ESTÃO PRESTES A SEREM DECAPITADOS. NA PARTE CENTRAL A FIGURA DO REI LUÍS XVI E SUA ESPOSA MARIA ANTONIETA DECAPITADOS E NA PARTE TRASEIRA AS CELAS DA PRISÃO DE CARMES ONDE MARIA JOSEFINA FOI PRESA. CORES PREDOMINANTES: VERMELHO, AZUL E BRANCO
COMPOSIÇÃO 1 (GUILHOTINAS) – ANTIREVOLUCIONÁRIOS
COMPOSIÇÃO 2 (CELAS) – PRISIONEIROS DE CARMES
DESTAQUE CENTRAL: SANGUE DE REIS

SETOR V – NAPOLEÃO E A COROAÇÃO
RETRATO E NAPOLEÃO E JOSEFINA NA COROAÇÃO
ALA 20 – SEDUÇÃO
CONTEXTO: APÓS SER LIBERTADA, JOSEFINA SE VIU VIÚVA E COM DOIS FILHOS, O QUE A FEZ PASSAR POR SÉRIOS PROBLEMAS ECONÔMICOS. COMO FORMA DE SE MANTER ELA PASSOU A SER COMPANHIA INTIMA E AMOROSA DE VÁRIAS FIGURAS POLÍTICAS, ENTRE ELES PAUL FRANÇOIS DE BARRAS, QUE NA ÉPOCA ERA A FIGURA MAIS PODEROSA DO DIRETÓRIO. CORES PREDOMINANTES: VERMELHO E OURO
ALA 21 – CASA DE MADAME TALIEN
CONTEXTO: ERA NA CASA DA MADAME TALIEN QUE ACONTECIAM OS ENCONTROS INTIMOS DA ALTA SOCIEDADE FRANCESA À ÉPOCA DA REVOLUÇÃO, LÁ OS SENHORES COM OS MAIS ALTOS CARGOS DO GOVERNO PODIAM SE ACALMAR DO COTIDIANO REVOLUCIONÁRIO COM A COMPANHIA DE BELAS DAMAS, ENTRE ELAS JOSEFINA. COR PREDOMINANTE: ROSA
RAINHA DA BATERIA – MADAME TALIEN
CONTEXTO: JOSEFINA TORNOU-SE AMIGA DA MADAME TALIEN NA PRISÃO, ONDE ESTAVAM JUNTAS, A RELAÇÃO DE AMIZADE DELAS ERA BEM SIGNIFICATIVA, TANTO QUE JOSEFINA SERIA A MADRINHA DE UM DOS FILHOS DE MADAME TALIEN. CORES PREDOMINANTES: ROSA E OURO.
BATERIA – NAPOLEÃO APAIXONADO
CONTEXTO: FOI NA CASA DE MADAME TALIEN QUE NAPOLEÃO VIU PELA PRIMEIRA VEZ JOSEFINA, QUE NA OCASIÃO TINHA 32 ANOS. ERA FATO CONHECIDO QUE NAPOLEÃO PREFERIA MULHERES MAIS VELHAS. APÓS TORNASSE GENERAL DO EXÉRCITO FRANCÊS NAPOLEÃO COMEÇOU A CORTEJAR JOSEFINA, QUE SABIDA DE SUA INFLUÊNCIA NÃO RECUSOU O CORTEJO. CORES PREDOMINANTES: VERMELHO E AZUL
PASSISTAS – CASAMENTO CIVIL                
CONTEXTO: FORTEMENTE INFLUENCIADO PELOS AMIGOS POLÍTICOS, INCLUSIVE BARRAS QUE HAVIA TIDO UM RELACIONAMENTO COM JOSEFINA, NAPOLEÃO PEDE A MÃO DE JOSEFINA EM CASAMENTO. OS DOIS SE CASAM NO CIVIL EM 1796. CORES PREDOMINANTES: AMARELO E OURO
ALA 22 – CARTAS DE AMOR
CONTEXTO: DURANTE AS CAMPANHAS DE NAPOLEÃO COMO GENERAL DO EXÉRCITO O MESMO ENVIOU A SUA ESPOSA VÁRIAS CARTAS NAS QUAIS DEMONSTRAVA TODO O AMOR QUE SENTIA POR JOSEFINA, QUE POR SUA VEZ CONTINUAVA SUA VIDA FRÍVOLA NAS CONSTANTES AUSÊNCIAS DE NAPOLEÃO. CORES PREDOMINANTES: BRANCO, LARANJA E OURO.

ALA 23 – 18 DE BRUMÁRIO
CONTEXTO: OS ADMIRADORES DE NAPOLEÃO CRIARAM UM JORNAL EM PARIS QUE DIVULGAVA A IMAGEM DE UM GENERAL PATRIOTA, INVENCÍVEL E ADORADO PELOS SEUS SOLDADOS. O NACIONALISMO, AS GLÓRIAS MILITARES E O IDEAL DE IGUALDADE DE NAPOLEÃO FASCINAVAM OS FRANCESES. OS PROMOTORES DO GOLPE DERRUBARAM O DIRETÓRIO E CRIARAM O CONSULADO E NOMEARAM COMO PRIMEIRO-CÔNSUL NAPOLEÃO BONAPARTE. CORES PREDOMINANTES: OURO E BRANCO
ALA 24 – IMPÉRIO
CONTEXTO: A OPINIÃO PÚBLICA FOI MOBILIZADA PELOS APOIADORES DE NAPOLEÃO, QUE LEVOU A APROVAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DEFINITIVA DO GOVERNO DO IMPÉRIO. EM 1804 60% DA POPULAÇÃO APROVOU A RESTITUIÇÃO DO REGIME MONÁRQUICO NA FRANÇA E INDICOU-SE NAPOLEÃO PARA OCUPAR O TRONO. COR PREDOMINANTE: OURO.
ALEGORIA 5: A COROAÇÃO
REALIZOU-SE UMA FESTA EM 2 DE DEZEMBRO DE 1804 PARA SE FORMALIZAR A COROAÇÃO DO AGORA NAPOLEÃO I NA CATEDRAL DE NOTRE DAME. UMDOS MOMENTOS MAIS NOTÓRIOS DA HISTORIA OCORREU QUANDO, SURPREENDENTEMENTE NAPOLEÃO RETIROU A COROA DAS MÃOS DO PAPA PIO VII E ELE MESMO SE COROOU, NUMA POSTURA PARA DEIXAR CLARO QUE NÃO TOLERARIA AUTORIDADE ALGUMA SUPERIOR A DELE. LOGO APÓS TAMBÉM COROOU SUA ESPOSA, A AGORA, IMPERATRIZ JOSEFINA. A ALEGORIA RETRATA A CATEDRAL DE NOTRE DAME NOS SEUS MÍNIMOS DETALHES, COM OS DOIS TRONOS, DO IMPERADOR E DA IMPERATRIZ, EM POSIÇÃO DE DESTAQUE, NA PARTE TRASEIRA DA ALEGORIA UMA GRANDIOSA COROA PARA REPRESENTAR O PODER DOS NOVOS IMPERADORES DE FRANCA. CORES PREDOMINANTES: OURO, VERMELHO E LARANJA.
COMPOSIÇÃO: NOVA CORTE FRANCESA
DESTAQUE FRONTAL: PAPA PIO VII
DESTAQUE CENTRAL (TRONO): IMPERADOR NAPOLEÃO I
DESTAQUE CENTRAL (TRONO): IMPERATRIZ JOSEFINA.


SETOR VI – A CONSUMISTA IMPERATRIZ

JARDIM DE MALMAISON
ALA 25 – DIAMANTES
CONTEXTO: JOSEFINA ERA CONSUMISTA AO ULTIMO GRAU, DIFICIL ENTENDER POR QUE A FAMA DE OSTENTADORA FICOU PARA MARIA ANTONIETA. EM SUA CAIXA DE JÓIAS IMENSA, DO TAMANHO DE UM HOMEM ELA TINHA MAIS DIAMANTES QUE A RAINHA DECAPITADA. DENTRE SUAS ENCOMENDAS REAIS, UM COBERTOR DE PENAS DE TUCANO RECOBERTO POR DIAMANTES DEMONSTRAM A OPULÊNCIA. CORES PREDOMINANTES: BRANCO E PRATA
ALA 26 – VINHOS
CONTEXTO: SUA ADEGA CONTINHA MAIS DE 13 MIL EXEMPLARES, EM SUA MAIORIA DE BORDEUAX, QUE MAIS TARDE FICARIA FAMOSA POR PRODUZIR ALGUNS DOS MELHORES VINHOS DO MUNDO. NUMA ÉPOCA QUE SÓ SE FALAVA DE BORGONHA E CHAMPAGNE ELA FOI VISIONÁRIA. COR PREDOMINANTE: VINHO E OURO
ALA 27 – OBRAS DE ARTE
CONTEXTO: DURANTE SUAS CAMPANHAS DE EXPANSÃO NAPOLEÃO ROUBAVA AS OBRAS DE ARTE DOS REINOS QUE CONQUISTAVA E PRESENTEAVA SUA AMADA JOSEFINA COM ESSAS OBRAS. O PALÁCIO DE JOSEFINA ERA DECORADO COM OBRAS DE ARTE DE VALORES INESTIMÁVEIS. CORES PREDOMINANTES: AMARELO, AZUL E OURO
ALA 28 – MODA
CONTEXTO: A IMPERATRIZ ERA OBCECADA PELA MODA. INSUFLADA PELO SEU COSTUREIRO ELA CHEGOU A COMPRAR EM UM ÚNICO ANO 985 PARES DE LUVAS, 556 XALES, 520 SAPATOS E 136 VESTIDOS. SUAS ROUPAS AINDA GUARDAVAM AS LINHAS SIMPLES E DESPOJADAS DO PÓS-REVOLUÇÃO, MAS RECOBERTAS POR UMA CAMADA DE SUNTUOSIDADE EXIGIDA PELO NO STATUS IMPERIAL FRANCÊS. CORES PREDOMINANTES: BRANCO, AZUL E OURO.
ALA DAS BAIANAS – ROSAS DA IMPERATRIZ
CONTEXTO: JOSEFINA ERA UMA AMANTE DE FLORICULTURA, TENDO INTRODUZIDO VÁRIAS ESPÉCIES DE FLORES NA FRANÇA. SEU JARDIM TINHA PLANTAS E FLORES DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO. SUAS FLORES PREFERIDAS ERAM AS ROSAS, QUE SE SUPONHA QUE TINHA 250 TIPOS DIFERENTES EM SEU ENCANTADO JARDIM. CORES PREDOMINANTES: VERMELHO, ROSA E VERDE.
ALEGORIA 6 – ENTRE JÓIAS, VESTIDOS E FLORES
CONTEXTO: JOSEFINA ERA CONHECIDA POR SEUS HÁBITOS FINOS QUE INCLUÍAM LER ROMANCES E FAZER COMPRAS NAS MAIS SELETAS LOJAS DE PARIS. SEU PALÁCIO, O CHATEAU DE MALMAISON, ERA REPLETO DE RELIQUIAS CONQUISTADAS POR NAPOLEÃO DURANTE A OCUPAÇÃO DE REINOS, ALÉM DE OBRAS DE ARTE, JÓIAS E MILHARES DE ROUPAS JOSEFINA TINHA UM APREÇO ESPECIAL POR SEU JARDIM, COM ESPÉCIE DE PLANTAS DE TODO O MUNDO. A ALEGORIA RETRATA O REINADO DE LUXO E OSTENTAÇÃO DA IMPERATRIZ JOSEFINA, NA PARTE FRONTAL DA ALEGORIA SUA GIGANTESCA CAIXA DE JÓIAS COM SUAS JÓIAS E PEDRAS PRECIOSAS. NA PARTE CENTRAL A FIGURA DA IMPERATRIZ COM SUA OPULÊNCIA NA INDUMENTÁRIA JÓIAS E RETRATADA EM UMA GRANDE ESCULTURA DA MESMA, COM SUA FLOR PREFERIDA NA MÃO, A ROSA. NA PERTA TRASEIRA SUA ADEGA COM SEUS VINHOS BORDEAUX E CALICES DOURADOS. AS ROSAS DECORAM A PARTE LATERAL DA ALEGORIA. CORES PREDOMINANTES – VERMELHO, ROSA E OURO.
COMPOSIÇÃO – OPULÊNCIA DA IMPERATRIZ
DESTAQUE CENTRAL – PADROEIRA DAS ROSAS.


SETOR VII – DESCENDÊNCIA REAL


HORTÊNSIA E EUGÉNE, FILHOS DE JOSEFINA
ALA 29 – DIVÓRCIO
CONTEXTO: POR CONSEQUÊNCIA DOS MAUS TRATOS QUE RECEBERA NA PRISÃO JOSEFINA NÃO CONSEGUIU DAR A NAPOLEÃO UM HERDEIRO. ELA CONCORDOU COM O DIVÓRCIO PARA QUE O IMPERADOR PUDESSE SE CASAR COM OUTRA MULHER NA EXPECTATIVA DE TER UM HERDEIRO. O DOCUMENTO FOI ASSINADO EM 10 DE JANEIRO DE 1810. COR PREDOMINANTE: NUDE E OURO
ALA 30 – MARIA LUÍSA DE AUSTRIA
CONTEXTO: A SEGUNDA ESPOSA DE NAPOLEÃO FOI MARIA LUISA DE AUSTRIA, COM QUEM SE CASOU EM 11 DE MARÇO DE 1810. DO CASAMENTO NASCEU O FILHO NAPOLEÃO II, O HERDEIRO DO TRONO DE NAPOLEÃO, COMO ELE TANTO DESEJAVA E JOSEFINA NÃO TEVE O DOM DE PRESENTEAR-LHE. CORES PREDOMINANTES: VERMELHO E BRANCO
ALA 31 – EXILIO
CONTEXTO: APÓS O DIVÓRCIO JOSEFINA EXILOU-SE EM SEU PÁLACIO. LÁ VIVEU SEUS ÚLTIMOS ANOS, CUIDANDO DE SEU JARDIM. MESMO DIVORCIADA NAPOLEÃO, POR CONSIDERAÇÃO, NÃO RETIROU-LHE O TÍTULO DE IMPERATRIZ. MESMO COM A DISTÂNCIA AMBOS MANTIVERAM UM RELACIONAMENTO AMISTOSO, SE COMUNICANDO POR CORRESPONDÊNCIA. CORES PREDOMINANTES: VIOLETA E OURO
ALA 32 – DESPEDIDA
CONTEXTO: JOSEFINA FOI ACOMETIDA POR UMA PNEUMONIA, PROVAVELMENTE ORIUNDA DE UM PASSEIO QUE FIZERA COM O CZAR RUSSO ALEXANDRE I PELOS JARDINS DE MALMAISON. ELA FALECEU EM 1814.NAPOLEÃO FICOU SABENDO DA MORTE DE SUA PRIMEIRA IMPERATRIZ NA PRISÃO ONDE ESTAVA APÓS SER DESPOSTO DO TRONO DE IMPERADOR. ELE VIERA A FAZER 7 ANOS DEPOIS. CORES PREDOMINANTES: AZUL E ROXO
ALA 33 – HORTÊNSIA
CONTEXTO: A FILHA JOSEFINA COM SEU PRIMEIRO MARDIO CASOU-SE COM LUIS BONAPARTE À PEDIDO DE NAPOLEÃO. ELES TIVERAM TRÊS FILHOS. POSTERIORMENTE TORNOU-SE RAINHA DA HOLANDA QUANDO O IMPERADOR NOMEOOU SEU IRMÃO PARA OCUPAR O TRONO DE HOLANDA. ELES VIVERAM EM HAYA ATÉ 1810. APÓS A SEPARAÇÃO ELA FOI VIVER NA SUIÇA, E VEIO FALECER EM 1837, SENDO SEPULTADA JUNTO COM SUA MÃE JOSEFINA, NA IGREJA DE SAINT PIERRE. CORES PREDOMINANTES: ROSA E OURO
ALA 34 – EUGÉNE
CONTEXTO: O FILHO DE JOSEFINA FOI ADOTADO POR NAPOLEÃO, POR INFLUÊNCIA DO IMPERADOR ELE CASOU-SE COM A FILHA MAIS VELHA DE MAXIMILIANO I, REI DA BAVIERA. COM SUA ESPOSA, AUGUSTA, TEVE SETE FILHOS QUE IRIAM MAIS TARDE ESPALHAR-SEM PELOS TRONOS DA EUROPA. CORES PREOMINANTES: AZUL E OURO
ALEGORIA 7: HERANÇA
CONTEXTO: O NETO DE JOSEFINA, CARLOS LUÍS BONAPARTE SE TORNARIA EM 1848, NAPOLEÃO III. ELE FOI O ÚLTIMO MONARCA QUE REINOU SOBRE A FRANÇA. ATRAVÉS DE SEU FILHO EUGENE, JOSEFINA ERA AVÓ DE POSTERIORES REIS E RAINHA DA SUÉCIA E DINAMARCA. E AS CASAS REINANTES DE BÉLGICA, LUXEMBURGO E NORUEGA TAMBÉM DESCENDEM DELA. MESMO APÓS SUA MORTE, A IMPERATRIZ JOSEFINA CONTINUOU REINANDO NA EUROPA, SUAS HISTÓRIAS E GLÓRIAS FORAM CONTADAS POR SEUS DESCENDENTES AGORA, REIS E NOBRES DE OUTROS REINOS. A ALEGORIA RETRATA AS CASAS REAIS NA QUAL OS DESCENDENTES DE JOSEFINA SE TORNARAM REIS E RAINHAS. A PARTE FRONTAL DA ALEGORIA TRAZ RETRATOS DE JOSEFINA E SEUS FILHOS, HORTÊNSIA E EUGÉNE. UMA GRANDE CARRUAGEM PUXADA POR CAVALOS ALADOS REPRESENTAM A DINASTIA DA IMPERATRIZ QUE SE ESPALHOU POR TODA A EUROPA. NA PARTE TRASEIRA OS BRASÕES DAS CASAS REAIS ONDE SEUS DESCENDENTES REINARAM. COR PREDOMINANTE: OURO
COMPOSIÇÃO 1: HERDEIROS
COMPOSIÇÃO 2: CASAS REAIS
DESTAQUE CENTRAL: NAPOLEÃO III
GALERIA DE VELHA GUARDA: GLÓRIAS
CONTEXTO: CONFORME SUA VELHA EMPREGADA PREVIU, JOSEFINA TEVE UMA VIDA DE GLÓRIAS, FAMA E RIQUEZA. O ORÁCULO ACERTOU EM CHEIO QUANDO DISSE QUE SEU FUTURO SERIA DOURADO.


2 comentários:

  1. Sensacional, enredo com a classe de uma Imperatriz inesquecível. A cara da Imperatriz Leopoldinense e Rosa Magalhaes!

    ResponderExcluir
  2. parabéns enredo bem concebido e criativo.

    ResponderExcluir

Marcadores