Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 10 de março de 2017

Enredo 1106 - As reviravoltas do medo




G.R.E.S.
COROA IMPERIAL
Ficha Técnica:
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Coroa Imperial.
Fundação: 15/03/16.
Escola-Madrinha: Acadêmicos do Salgueiro.
Cores: Vermelho e Branco.
Símbolo: Coroa.
Presidente e Carnavalesco: Jerlânio Souza.
Comissão de Frente: Hélio Bejani, Priscilla Motta e Rodrigo Negri
M.S. e P.B.: Sidcley e Marcella Alves
Rainha de bateria e Madrinha de bateria: Viviane Araujo e Lívia Andrade
Mestre de bateria: Marcão.
“As reviravoltas do medo”



Ficha técnica do desfile:
Setor: 7
                                                 Alegoria: 7
Alas: 36



Carnavalesco: Jerlânio Souza
Justificativa:
A Coroa imperial apresenta para o próximo carnaval o enredo “As reviravoltas do medo”, que foi desenvolvido pelo carnavalesco e estudante de pedagogia Jerlânio Souza. Em meio ao lúdico e ao real, entre vales que são enfeitados com os traços do medo e terras que são pintadas de vermelhas pela sacrificação de pessoas, simplesmente pela obstinação do poder. O enredo leva os personagens principais “Caronte e os anjos dissolutores do medo”, para refazerem o que ficou manchado na história e escreverem um novo rumo para a nação.
Pessoas acham que fobias são medos, mas não são! Medos maiores foram os das pessoas que viveram em meio a guerras e não falaram nada, apenas obedeceram às ordens impostas por colonos, militares e governo fajutos. Eles não pensavam no povo e sim apenas na ganância do dinheiro e das riquezas das terras, e por isso, hoje a terra está debilitada pedindo: Socorro! Socorro! Este é o eco que pode se escutar das entranhas da terra, terra sofrida e castigada. Mas, podemos ter um novo justiceiro do bem que estar fazendo coisas boas, o barqueiro dos mortos está do nosso lado, para colocar o “trem nos trilhos” do bem comum.
Em um mundo de reviravoltas tudo pode acontecer, até um barqueiro da morte virá um navegador da esperança. Caronte hoje fez tudo que podia para ser uma pessoa melhor. Venha embarque com Caronte e o quinteto de superação, esta história vai conquistar seu coração. Sambe com Caronte!

                                                                                     Jerlânio Souza





Sinopse:
O DESFILE
ABERTURA- O MUNDO OBSCURO DE CARONTE COMEÇA A GANHAR LUZ!
Para você o que é o medo?
Segundo os pensadores medo é um estado emocional que surge a partir da consciência afetada por algum risco de perigo. Para mim medo é uma sensação que desperta diversas variações de pensamento, desde o pavor de ver uma aranha ao ver um crime. O medo é algo inexplicável na mente de uma pessoa!
    “Se tens medo pode entrar, hoje Caronte está louco e não quer te levar”
No começo, dentro de si existe uma alma e essa alma é o que nos liga ao nosso corpo, aos ligar-se a matéria faz despertar em nós medos, inexplicáveis. Ao morrermos essa alma sai e leva com ela os mesmos medos que a acompanham, e vão em direção a barca de Caronte, para serem levadas para o fim de sua linha, a morada dos mortos. Mas, de um tempo pra cá deu a louca em Caronte, anda amedrontado com os dissolutores deste sentimento, o medo. Anda a vagar na terra, nos cantos de magia e na passagem para o lugar do nada. O barqueiro dos mortos não é o mesmo, ele anda com medo e não consegue, mas fazer suas vítimas. Esses seres que fazem isto a Caronte são enviados pela mais suprema corte da vida, os anjos das reviravoltas do medo, um quinteto que muda tudo e faz reviver o que passou, além de premunir o que vem por aí. Este quinteto vem para ajudar a Caronte a se redimir de seus atos. Dando a ele uma missão de navegar por fobias, passados, presentes e o futuro, isto fará com que o barqueiro dos mortos torne-se um espírito redimido de suas loucuras mortais. Hoje, entre na barca de Caronte, mas não com medo e sim para fazer a reviravolta do seu medo.
SUPERANDO MEDOS E FOBIAS
Com a vida revigorada, e navegando por vales diferentes Caronte coloca todos os que não foram à morte, em provações! Seguem, agora, as almas medrosas e os dissolutores do medo rumo a sanar e superar em seu corpo encarnado tudo o que se passa em suas vidas medrosas! Nestes vales diferentes, encontram-se galerias onde os mistérios do medo são decifrados e superados, guiados somente pelo extinto de pavor. Mas, se vamos superar, por que ainda este receio? Chegou à hora de você colocar seus medos e fobias à prova! Pegue a aquela aranha, sinta aquela cobra, veja aquele leão rugir e sinta a brisa do medo sem o mesmo. Aflore seus sentimentos e supere os pensamentos!
SUPERANDO MEDOS E REVIVENDO O PASSADO DE INGLÓRIAS
Numa navegação Caronte leva essas almas para reviverem e mudarem a história mundial.
No passado várias pessoas viviam em situação de constante medo por guerras sanguinárias contra a população. Hoje, ao olharmos para trás não vemos algo que podemos se vangloriar, mas sim, queremos esquecer as marcas que ficaram e não esquecer as pessoas que defenderam algo e tiveram em sua vida um estrago. Temos que voltar atrás e refazer essa história!
SUPERANDO MEDOS E REFAZENDO O COMEÇO DE UM FLAGELO
Caronte chega ao passado do Brasil e fica abismado com a nossa história.
Da nossa história não podemos tirar marcas que ficaram e ficam cravadas na pele e na alma. Nos tempos de colonização aos tempos mais próximos, nada mudou apenas se disfarçou. Índios que tiveram suas terras tomadas, negros que viviam como ratos, brancos que se achavam a soberania maior. Trazendo a épocas mais catequizadas o país sofreu por revoluções, rebeliões e choques de ordem para a libertação de uma nação. Caronte vê-se em uma situação muito difícil, tirar manchas da cabeça de uma nação fragilizada.
SUPERANDO MEDOS E VIVENDO UMA POLÍTICA VERGONHOSA
Caronte chega ao presente.
Se no passado nos envergonhamos de batalhas sangrentas, hoje temos o mesmo sentimento da falta de caráter de alguns políticos no nosso país. Estes são colocados pelo povo como “os seus representantes”, aí vem à pergunta: Representa quem, para quem e fazem o que? Simples, representam eles mesmos, para eles mesmos e fazem o que querem, e tudo isto, com o dinheiro nosso. Mas, o povo abriu o olho e deixou de ter medo, saiu às ruas e manifestou-se não contra a um político e sim pela política, pela recuperação de algo que é presente nos setores da sociedade. O povo abriu o olho e agora tenha cuidado “seu” político!
SUPERANDO MEDOS E COMBATENDO OS OPRESSORES DA NATUREZA
Caronte chega ao futuro
Todas essas guerras e corrupções acarretaram a destruição de nosso planeta, hoje estamos à beira de um colapso onde temos que lutar pelo bem da vida natural. O presente é algo certo, certo de que o homem não ajuda a preservar algo essencial. E o futuro? O futuro é incerto, incerto pelo homem que no presente não cuida da natureza. Mas, podemos lutar junto com a mãe natureza ela que joga sobre a terra a sua ira em meio a vulcões, enchentes e vendavais. Temos que lutar, lutar pelo o bem comum da vida. A natureza que era bela, hoje da uma angústia de olhar ela, por estar destruída.

Caronte cumpre sua missão!
O JULGAMENTO FINAL
Ele fez todos reviverem os seus medos e os superá-los entre o tempo e o vento.
Todos possuem o direito de conversão. Até mesmo as almas mais carregadas de horrores podem um dia alcançar a luz. Aquele que por longas eternidades carregou estas almas manchadas pelo pecado e vontade de destruição para o seu juízo final, para que pagassem por suas maldades terrenas. Nem mesmo a alma de Caronte, presa nesta missão angustiante, se tornou inteiramente negra, obscura, permitindo então que transformasse seus dias eternos em missões particulares de salvar almas de tristes fins. E assim então, o barqueiro medonho se vê em seu próprio julgamento final. Algo em que jamais havia imaginado se encontrar, virando os papéis e vendo todas suas atitudes em seu livro de vida. A luz divina se torna mais forte quando a pureza domina a escuridão, transformando a vida de Caronte e iluminando o seu coração. Culpado então ele deixa de ser, a absolvição Caronte consegue receber. O barqueiro que levava almas perdidas ao inferno, agora as leva para o céu. Transforma a vida de perdidos em esperança de conversão, hoje ele vem em nosso carnaval contar esta história de salvação.
Roteiro:




1° SETOR: ABERTURA- O MUNDO OBSCURO DE CARONTE COMEÇA A GANHAR LUZ!





                            









Ficha Técnica de explicação de elementos
Responsável: Jerlânio Souza
1° SETOR: ABERTURA- O MUNDO OBSCURO DE CARONTE COMEÇA A GANHAR LUZ!
Este setor irá mostrar como a mente humana age por impulso do medo. Além de expor como Caronte vive ao redor dos conflitos entre o mal e o bem. Depois de conflitos o barqueiro dos mortos recebe sua missão da remissão dos seus pecados.
Comissão de Frente:
CÓRTEX- O RISCO DE PERIGO
Sabemos que todos nós temos medos e não sabemos explicar como eles começam. Ao começar o medo sentimos sensações diferentes um do outro, podemos estar com uma ilusão que acontece no Córtex cerebral. O córtex age quando estamos inerentemente expostos ao perigo e por isso espalham em nosso corpo diversas sensações para que possamos saber o que pode nos atingir ou fazer algum mal.
Representação: A comissão fará menção ao nosso cérebro o córtex, este responsável pela sensação de medo que sentimos. Nesta encenação teremos ao todo 14 componentes, que representarão cientistas loucos com jalecos, e a todo o momento procuram entender a mente humana e a reação que o cérebro tem sobre o corpo e 1 componente será o córtex.


Tripé:
CÉREBRO: A MÁQUINA
Será uma estrutura com mãos segurando o cérebro humano, e neste elemento, o cérebro, terá cápsulas que os integrantes girarão dentro delas. Todo o cérebro será feito em ferragens com acrílico, onde poderá ver os integrantes analisando o cérebro e terá luzes que farão o papel dos neurônios e o córtex trabalhando. E na parte de cima da estrutura sairá o córtex.
Resumo da apresentação: A apresentação será feita em dois atos: o 1° ato os componentes estarão dentro do cérebro fazendo análises e o público verá um show de luzes que mostrará o funcionamento cerebral. Depois pelas cápsulas começam a girar os integrantes, ocorrendo à liberação de fumaça para assimilar ao trabalho que uma máquina tem em funcionamento. Ao saírem eles fazem o 2° ato em uma coreografia contemporânea. E assim que ocorrer essa coreografia no topo do cérebro sairá o componente córtex, este com um macacão todo feito em led. Assim que o componente ficar visível em uma grande altura, poderá se ver fitas que mostram toda a ligação do cérebro saindo para fora com o córtex, e na estrutura que o erguerá terá led formando cenas de medo.
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:


A FORÇA DO MAL CONTRA O BEM
O casal será a representação das forças do mal contra o bem, na figura de Yin, a escuridão do mal e yang, a claridade do bem. Dentro de todos nós a forças que se opõem e nós mesmos temos que combatê-las, de uma forma interligada com a razão. Em forma de representação eles são as forças que se opõem nas nossas vidas.
Fantasia: A vestimenta deles serão em concordância um para o outro, tendo um caimento de fantasia com traços atemporais. Cor: ele- Preto e ela- branco, todas as penas serão tingidas nessas nuances em cada fantasia. Ela terá penas brancas e led branco, em um costeiro ousado e na barra de sua saia, e ele penas preta e led vermelho em seu costeiro ousado.
Guardiões:
FORÇAS ANGELICAIS DO MAL E DO BEM
Em meio a diversos conflitos anjos são tomados de um lado para o outro, onde recebem funções boas ou más. Mas, dentro de cada um existe um sentimento bom ou até mesmo um ruim.
Fantasia: Uma roupa de anjo com detalhes atemporais que se remetem a roupa do casal. Cor: 10 são pretos com leds vermelhos, e 10 brancos com leds brancos.


Abre-Alas


A BARCA DE CARONTE NAVEGANDO SOBRE O VALE DO PERDÃO
Representação: Caronte sempre carregou as almas para a morada eterna dos mortos. Mas, de um tema para cá ele vem se sentindo estranho tomado por um sentimento de horror pelo o que ele faz. Então tenta livra-se desta função do mal e para isso ele navegou até o vale do perdão. Um vale que tem suas águas turbulentas, difícil de chegar, para se redimir mais ainda traz suas últimas almas que capturou, para estas terem o descanso correto. Ao saber que Caronte chegou, o quinteto do bem vem ao encontro dele, o barqueiro ao vê-los pede, implora e suplica pelo perdão. O quinteto oferece uma missão a ele e as almas e se eles cumprirem o barqueiro dos mortos e almas terão o julgamento correto, e de pronta rapidez eles concordaram.
Alegoria 1 : O abre-alas é composto por duas alegorias acopladas que juntas somam cerca de 50m de comprimento. Esta alegoria representa a jornada de Caronte até o vale do perdão, para obter o perdão.  Na parte frontal da alegoria, duas esculturas de almas seguram uma faixa que anuncia o nome da escola. A saia da alegoria será ondas, sendo que na primeira parte ondas negras e na segunda parte ondas límpidas e claras. Na parte central do primeiro carro é uma grande escultura de Caronte navegando em sua barca com diversas almas que serão componentes. Já na parte central do segundo carro terá 5 esculturas do quinteto do bem e um grande carrossel, que simboliza os anjos das reviravoltas do medo. Nas laterais da segunda parte do carro, composições fazem o papel de anjos de luz, onde ficam sobre estrelas que caíram do céu e ao se chocarem no vale se tornaram luminárias deste local. Na primeira parte em cima da ponta da barca, um semi destaque representando a escuridão. Na segunda parte em cima do carrossel o destaque central representando a luz divinal. Na parte da acoplação terá uma encenação das almas que implorarão pela sua entrada na morada de luz, mas para chegar do outro lado tem que nadar um grande lago de águas revoltosas. A iluminação do vale da escuridão será por baixo das ondas e em algumas partes da barca. O nome da escola virá em neon vermelho. E na parte do vale da luz neon azul e Branca. Nas composições iluminação branca para maior visualização do conjunto e ocorrendo o mesmo nos destaques. E embaixo de toda a saia de ondas terá neon para ilusão de a alegoria flutuar. Luzes mistas, nuvens e anjos terão nesta alegoria.
Destaque Central alto: Luz divinal
Semi Destaque baixo: A escuridão
Composições: Almas e anjos de luz
 Composição performática: Almas em busca da luz
2° SETOR: SUPERANDO MEDOS E FOBIAS
Este setor mostrará as fobias que as pessoas acham serem os maiores medos que existem. Será uma galeria aberta de medos e fobias que vão ser revirados por Caronte.
Ala 01-
AEROFOBIA- “VOANDO ALTO!”
Aerofobia, como o nome mesmo diz é uma fobia causada pelo medo de voar. Mas ela não é só sentida na hora do vôo, ela pode ser notada a parti do momento que têm-se necessidade de voar. Mas, Caronte vai colocar as almas para vencerem o medo de voar e nada melhor do que voar para acabar com essa fobia.
Fantasia: A fantasia é composta por uma saia toda brocada que se remete a nuvens em um tom de azul bebê para um branco gelo. Da saia para a cabeça do componente uma ferragem que segura uma nuvem com um avião e este um asa delta. No corpo do componente um macacão em um tom cinza com detalhes vermelhos. As pernas do componente ficarão escondidas e para se remeter que o brincante está voando de asa delta por cima da saia terá pernas falsas feitas de espumas. Na cabeça do componente um capacete de proteção de asa delta.
Ala 02

CLAUSTROFOBIA- “QUE LUGAR AMPLO!”
Claustrofobia, como o nome já diz é uma das fobias mais comuns no mundo, sentida pela sensação compressão e causada pelo medo de lugar fechados e pequenos. Pode ser acometida em qualquer lugar e principalmente em locais apertados com muita gente. Caronte coloca as almas em lugares fechados para elas vencerem o medo de locais apertados.
Fantasia: A fantasia é composta por um macacão cinza que é sobreposto por um sobretudo também preto. Na cabeça um chapéu na cor cinza com penas na mesma cor. No costeiro um caixa que se remete a um cubículo muito apertado, que o componente vai fechar com o intuito de mostrar como a claustrofobia acontece, ao abrir todos verão uma sensação de medo. Esse costeiro é todo feito em material leve e na cor cinza. O sapato é uma bota preta de cano alto.
Ala 03-
NICTOFOBIA- “QUE CLARIDÃO!”
Nictofobia, como o nome já diz é uma fobia causada pelo medo do escuro. Atinge principalmente as crianças, mas que pode acontecer raramente com adultos. Ao estarem em ambientes escuros eles vêem e ouvem coisas e barulhos que não existem e tudo isto por causa do medo da escuridão. Caronte vai lhe trancar dentro de uma sala escura e vai mostra a você que o escuro é algo temporário.
Fantasia: A fantasia é composta por um macacão todo listrado em preto e branco com um colete feito em led branco. Este colete se acenderá e apagará em determinado momento, quando este se apagar um costeiro que tem um fantasma se erguerá nas costas do componente. Na cabeça estrelas que se remetem a escuridão da noite. Nos braços do integrante, luminárias que simbolizam os abajures do quarto, mas que nos mesmo momento que os leds apagarem a estrela e as luminárias apagarão. E o fantasma será feito em tecido branco tingindo-se para o cinza nas pontas. Botas pretas.
Ala 04-

BRONTOFOBIA- “EU GOSTO DE RAIOS E TROVÕES!”
Brontofobia, como o nome mesmo diz é uma fobia causada pelo medo excessivo de raios e trovões. As pessoas que tem essa fobia uma simples chuva ou tempestade se torna algo desagradável. Mas num é que Caronte conseguiu uma tempestade para botar em provação o medo dessas almas.
Fantasia: A fantasia é composta por um casaco listrado em azul e lilás, e com uma bermuda bufante nos mesmos tons de listras. No costeiro plumas cinzas desbotando para o branco e preto, fazem a ilustração da tempestade, assim como um tecido que vem do costeiro para a mão dos componentes nesses mesmos tons. Botas pratas compõem a fantasia assim como um chapéu com raios. Por todo o costeiro e na vestimenta raios farão parte da fantasia. Nas mãos do componente um adereço, que se remete a um cajado, neste elemento tecidos da mesma cor do costeiro estarão sobrepostos a raios, na ponta terá uma pequena caixa de som, por onde está ala passar o publico escutar os trovões.


Ala 05- Compositores

GLOSSOFOBIA- “HOJE VOU FALAR!”
Glossofobia, como o nome já diz é uma fobia causada pelo medo de falar em público. Esta fobia é uma das que mais pessoas a tem, onde ao ser colocadas em situações que precisem falar ou até mesmo cantar em público, ficam nervosas e podem até desmaiar. Caronte fez questão de levar eles para fazer uma palestra e cantarem.
Fantasia: A fantasia é composta por um terno preto, representando uma roupa de político. No costeiro dois rostos um de cada lado do ombro, os rostos terão nas suas bocas esparadrapos que mostram o seu nervosismo. Nos braços dos componentes textos representando os discursos dos políticos e músicas e também presentes no costeiro. Na cabeça um chapéu com um microfone antigo.
Destaque de Chão
(Ludmila)
ENFERMEIRA- LÁ VAI AGULHADA
Representa o medo das pessoas de tomarem injeção, a aicmofobia. Mas, com uma enfermeira tão bonita que Caronte arrumou no mesmo instante criaram coragem.
Alegoria 2

A CASA DO MEDO- SENSAÇÕES AFLORADAS
Representação: Todos nós temos medos, diversos medos. Mas, temos como superá-los e a melhor forma é o enfrentar. Caronte recebeu a missão de ajudar as almas a superaram seus medos. Ele combateu colocando frente a frente o causador do medo e a vítima, ele fez essas almas sentirem suas sensações afloradas e reagirem para combater todo esse sentimento de horror. Essas perceberam que nada desses medos são maiores que dores e marcas que ficam por toda a vida. Sentir medo de uma aranha, de uma cobra, de sangue e entre outros é algo normal, mas não se remetemos ao que passou em nossa história mundial, nacional e social. Vamos entre na casa do medo e seja forte, pois tocará e sentirá tudo o que vier por ai.
Alegoria: A alegoria representa o interior de uma casa onde Caronte levou suas almas para botarem a prova os seus medos. Toda saia da alegoria é em formato de pele de cobra e com algumas serpentes prontas para dar o bote, representando a ofidiofobia. Para as composições terão queijos representando mãos com sangue escorrendo por tubos transparentes de plástico, essas mãos estarão presentes em toda a lateral da alegoria. O carro será tridimensional. Possui a frente à cabeça de uma grande serpente que se entrelaçou por todo o rodapé do carro e está pronta para da o bote, mas não para picar as pessoas e sim os ratos. Na parte de trás da alegoria uma grande aranha que no centro da alegoria criou sua grande teia, mas não para capturar as pessoas e sim os insetos. Essas teias são feitas de ferragens para que os componentes, insetos, consigam escalar, além disso, essa teia é suspensa do chão e anexada nos ferrões do escorpião, pois foi o único bicho que Caronte não conseguiu domar. Em baixo dessa teia da aranha, tem uma grande piscina onde pessoas vão simular afogamentos, mas lembram-se que estão de coletes salva-vidas. O nome do medo de aranha é aracnofobia, o medo de se afogar é aquafobia e o medo de sangue hematofobia. Em cima da cabeça da cobra um semi destaque representa o domador de cobras e em cima da aranha o destaque central representa a viúva negra. A iluminação da saia da alegoria é toda em neon vermelho, assim como a iluminação das mãos ensanguentadas para enaltece o sangue. A iluminação do resto da alegoria é em tom branco, e na teia refletores multicoloridos em efeito de pisca.
Destaque Central alto: Viúva negra
Semi Destaque baixo: Domador de cobras
Composições: Sangue bom e banhistas sem medo
 Composição performática: Insetos
3° SETOR: SUPERANDO MEDOS E REVIVENDO O PASSADO DE INGLÓRIAS
Este setor mostrará as guerras, conflitos e choques de ordem, por um simples motivo a ganância pelo dinheiro e terras. Mas Caronte vai revirar tudo isso e muda o curso da história.
Ala 06-
CAVALO DE TRÓIA- ISTO É UM PRESENTE DE GREGO, PENSA QUE MIM ENGANAM
A guerra de tróia foi um conflito entre aqueus e troianos. Esta guerra se sucedeu pelo rapto da princesa Helena de Tróia por Páris, e isto ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta cumprir uma missão e se apaixonou por Helena. Com isso o pai da princesa organizou o seu exército e foi em direção a Tróia. Esta jornada durou 10 anos com o cerco contra os troianos. A guerra acabou quando um guerreiro colocou em prática o seu plano, ele ofertou a Tróia um grande cavalo produzido em madeira e oco por dentro. Para dizerem que estavam desistindo da guerra, só que dentro deste cavalo de madeira diversos soldados estavam escondidos esperando o momento do sono de todos para atacarem. Mas mal os gregos sabiam Caronte os traiu e foi contar este fato aos troianos, e este mesmos ficaram escondidos próximos aos cavalos esperando a saída do cavalo. Ocorrendo então a reviravolta do medo dos troianos sobre os gregos, os troianos tocaram fogo no cavalo e em alguns soldados.
Fantasia: A fantasia é composta por um cavalo que ficara preso na cintura do componente e na parte do busto do componente uma roupa tradicional de um soldado troiano. O cavalo é feio em vime, que faz a ilusão de madeira. E a armadura é toda em dourado. Na cabeça um capacete de origem troiana. E nas costas o escudo com o símbolo de Tróia. Plumas em tom branco.
Ala 07-
GUERRAS PÚNICAS?- OS ROMANOS ACHAM-SE LEAIS
As guerras púnicas foram um conjunto de três conflitos entre Roma e Cartago. Ocorreu este conflito pelo interesse romano pela expansão territorial. Foram diversos tipos de conflitos territoriais e navais em busca da derrocada um do outro somente por buscas de glória. Os Romanos tinham uma arma de enfretamento os elefantes, eram ornamentados com capas, coletes feitos de ferro e ouro. Mas Caronte reagiu e fez um encantamento sobre o elefante fazendo com que este se revoltasse contra os romanos e os fizessem cair sobre Cartago.
Fantasia: A fantasia é composta por uma armadura dourada que representa a roupa originária dos exércitos romanos. Na cabeça um capacete de que protegia a face dos soldados. No costeiro plumas vermelhas com um capa que saia das costas para as mãos, também em tom vermelho. O sapato são umas sandálias de origem romana. E também no costeiro um dois elefantes um do lado e um do outro, eles simbolizam o principal transporte e arma romana.



Ala 08-

AS CRUZADAS- CRUZEI, MAS NÃO VI NENHUM REI!
As cruzadas foram tropas do ocidente enviadas para a Palestina, em busca da entrada livre de cristãos a Jerusalém. Também conhecida como a guerra da terra santa. Esta guerra perdurou por alguns séculos. Um rei não contente com a decisão turca de não deixar os fiéis visitarem a terra santa, o rei convoca diversos fiéis para lutaram pela retomada do direito de visita deles a Jerusalém. Mas logo na primeira batalha houve o fracasso. Caronte vendo isso traz o exercito Francês para lutar por essa causa, e os seus soldados empunhavam em suas armaduras o sinal da cruz. Caronte coloca suas mãos para tentar da força e a França conseguiu ganhar. E o ocidente com o oriente começam a serem amigos e tudo isso por Caronte.
Fantasia: A fantasia é composta por uma armadura toda em ferro prateado. No costeiro plumas brancas anexadas em uma cruz, essa cruz é o símbolo do exército francês nas cruzadas. Do costeiro sai uma capa branca que se estende até as mãos, mas que também pode fica solta. Na mão esquerda um escudo com o brasão do exército e na mão direita um cajado que tem uma bandeira com o desenho de uma cruz, fixado no cajado.
2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

GUERRA DAS ROSAS- A ROSA OS UNIU
A guerra das rosas foi um conflito pelo trono inglês. Entre os Lancaster, rosa vermelha e os York, rosa branca. “Os rosas vermelhas” estavam no poder e “os rosas brancas” queriam o poder. Mas Caronte não vê a necessidade de briga entre algo tão lindo, as rosas. Então o barqueiro da como fim a guerra e junta os brasões em forma de uma flor bicolor vermelha e branca.
Fantasia: O mestre sala terá uma fantasia de cor branca com detalhes ingleses da época, assim como a fantasia da porta bandeira. A porta bandeira será toda em cor vermelha representando os Lancaster e o mestre sala representa os York, com uma fantasia toda branca. O costeiro dos dois será em penas de faisão. Já a saia da porta bandeira terá o brasão dos Lancaster e na camisa do mestre sala o brasão dos York.
Ala 09-
GUERRAS NAPOLEÔNICAS- ÉS TU NAPOLEÃO UM HERÓI NACIONAL?
A França passava pelo seu processo revolucionário e com isto a disseminação de idéias conquistaram o continente europeu. E tudo isso pelas vitórias da França revolucionária. Ameaçada pela fase jacobinista, o general Napoleão Bonaparte teve destaque, simbolizando o avanço das idéias de liberdade, fraternidade e igualdade. Mas a Europa e o resto do mundo tinham idéias diferentes conservadoras. Caronte coloca nos pensamentos de Bonaparte essa idéia de revolução, e depois de um curto tempo ganha o mérito de imperador. Nem todos ficaram felizes, mas a população aclamou a sua chegada ao comando da França. Com planos ambiciosos sofreu diversos ataques, Bonaparte não se acuou e reagiu vencendo suas batalhas. Napoleão foi considerado um louco, por institui diversas idéias contrárias a algumas monarquias, mas tudo isso é obra de Caronte, pois ele mudou o curso de uma história que enfraquecia o pobre.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa referente a Napoleão, tendo um chapéu que se assemelha ao dele. No costeiro, uma cabeça de um cavalo esculpida em espuma, mas com pintura representando pedras, essa pintura em pedra representa Napoleão o louco de pedra. Além de plumas brancas com tiras em de um tecido branco. No chapéu plumas brancas com pontas azuis.
Ala 10-





TRÍPLICE ALIANÇA É A SAÍDA?
A guerra do Paraguai ou a tríplice aliança foi um conflito do ditador paraguaio Fernando Solano Lopes, em busca de aumentar a terra de seu país e também para obter uma saída para o oceano atlântico. Colocou diversos obstáculos as embarcações brasileiras que trafegavam em direção ao Mato Grosso. Ele consegue a terra do Mato Grosso pela falta de segurança da região, e depois vai à busca de conquistar o Rio Grande do Sul, mas antes invadiu a Argentina. Então Caronte tem uma idéia coloca na cabeça dos representantes desses países para criarem um acordo, conhecido com tríplice aliança. Esta formada por Brasil, Argentina e Uruguai, estes lutaram e conseguiram deter e derrotar o autoritarismo de Solano Lopes.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa típica de um soldado latino, que nela contém uma espada e toda ornamentaria de um soldado. O costeiro é composto por três bandeiras de cada país que participou: Brasil, Argentina e Uruguai. Na cabeça três arcos que simbolizam a tríplice aliança.
Ala 11-

HITLER- HERÓI OU DIABO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL?
A segunda guerra assim como todos os conflitos, teve origens em regimes totalitários que visavam exclusivamente à expansão de suas terras. E além desses regimes surgiu uma vertente muito triste da história da humanidade o nazismo, liderado por Hitler. Hitler vê o país afundado em uma crise econômica, então resolve criar indústrias de armamentos bélicos. A guerra sucedeu-se pela invasão alemã na Polônia. Então os países que pertencia à aliança entraram em choque com os países do eixo fazendo o início dessa triste história. E, além disso, a segunda FOI responsável pelo maior genocídio de pessoas, Hitler instituiu campos de concentração onde: homossexuais, negros, judeus e entre outros, foram extremamente torturados pelo simples fato de serem diferente. Mas Caronte viu toda essa falta de amor ao próximo e coloca no pensamento de Hitler, a morte, e o que ocorreu todos já sabem.
Fantasia: A fantasia é composta pela roupa tradicional de Hitler. Tendo suas características como o bigode e o cabelo. Na cabeça um kepe que ele usava. O costeiro é uma capa que é ligada a mão. Nessa capa várias imagens da guerra, assim como dos campos de concentração. E também no costeiro a suástica nazista e ao seu redor plumas. A cintura do componente uma ferragem prata formando uma saia com diversos crânios, que representam as pessoas que foram mortas nos campos de concentração, e de dentro da boca dos crânios fitas brancas escritas palavras de apelo contra o nazismo.
Tripé-
MURO DO BERLIM- LIBERDADE?
A guerra fria foi o movimento que se iniciou logo após o fim da segunda guerra mundial com o envolvimento dos Estados Unidos e a união soviética, eram conflitos e estratégias indiretas, e tudo isto para buscar a hegemonia em diversos setores. Este conflito se caracteriza pelo o não uso de armas. Caronte bota fim a esta guerra derrubando o muro de Berlim que dividia as duas Alemanhas: Ocidental e Oriental.
Tripé: Representa o maior símbolo da guerra fria, o muro de Berlim. O tripé é composto por uma grande escultura de um manifestante de aproximadamente de 8m de altura. A escultura é feita metade homem e metade tijolos, a metade homem é a parte da cabeça e um pouco do busto, já a metade tijolos é confeccionada com os tijolos do muro que foi derrubado. Na Parte traseira representa as bandeiras das duas Alemanhas: a oriental e a ocidental, elas estarão feitas em formato triangular. Em toda a base da alegoria assim como na saia do tripé, será todo feito em tijolos representando os resquícios do que sobrou. E com uma iluminação na cor branca.
Destaque- Tijolos ao chão
Ala 12-

CORÉIA- TERRA PROMETIDA?
A guerra da coréia foi um conflito militar. Tendo de um lado a Coréia do Norte apoiada pela China e do outro lado a Coréia do Sul, com o apoio dos Estados Unidos e a força das nações unidas. Caracterizou-se porque o norte era socialista e o sul capitalista, ocorrendo então um conflito entre estás duas nações. Em toda extensão de terra coreana houve vários ataques sangrentos que findaram diversas pessoas. Caronte vendo isto manda os Estados Unidos ameaçarem os envolvidos do norte com bombas nucleares e também pede para a ONU, incentivar a paz entre as coréias. Com medo de novos ataques a Coréia do Norte aceita o fim da guerra e assina o tratado de paz com a Coréia do Sul.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa tradicional da coréia, o hanbok. A roupa será toda em tons vermelho, branco e azul. Tendo a sua cabeça um chapéu também originário coreano. Na saia da fantasia, cenas da guerra entre as coréias. A blusa da fantasia é um mesclado das cores da bandeira desses países. O costeiro é composto por a palavra paz, na língua dos países, além de conter a bandeira dos dois países.


Destaque de Chão
(Anitta)
SOLDADO DO BEM, MAS PARA QUEM?
Representa os soldados que pareciam defensores da nação mais que eram tremendos destruidores sanguinários. Mas Caronte ninguém engana.
Alegoria 3
O MARCO- HERÓIS OU CRUÉIS?
Representação: Em todos os conflitos a um lado do bem e do mal, ou um lado correto e outro errado. Nas guerras, conflitos ou manifestos sempre existem heróis e vilões. Porém, é mais fácil lembrar-se dos vilões, pois estes são responsáveis por fazer a destruição de cidades, morte de pessoas inocentes e até mesmo colocar em risco os seus soldados. Mas, será que devemos se ater apenas aos vilões, sabemos que não. Se lembrar de um herói é saber que ele lutou por você, mas é difícil esquecer a dor que os vilões fizeram com nossos semelhantes. Os vilões são pessoas com rostos bonzinhos, apenas com um, porém, agem de forma cruel. Caronte fez o que pode para lutar contra o mal e defender o bem, e para mostrar suas ações bem aventuradas, construiu um grande marco ou museu, na cidade sede da ONU, para que todos se lembrem dos seus verdadeiros heróis, mas que não se esqueçam que tempo ruim foi aquele.
Alegoria: A alegoria representa um grande salão de um marco mundial, neste cenário Caronte colocar as almas para enfrentarem as suas angústias, levando-as para um tour pelo museu. Toda a saia da alegoria é feita por armas atemporais, mostrando os armamentos usados nas guerras. A alegoria será acoplada, tendo 40m de comprimento.  Em sua primeira parte, um grande tanque de guerra, onde uma flor abre e fecha-se, mostrando que uma flor calou os canhões. Na segunda parte, telões representaram imagens de quadros, que encenam as imagens dessas guerras. As composições estarão sobre flores vermelhas, em toda a lateral da alegoria. Em toda a alegoria terá detalhes barrocos em dourado. Em cima da segunda parte dois queijos gigantes em forma de estrelas que giram, e em cima deles diversas esculturas de heróis que lutaram pelo melhor do povo no mundo. Em cima do tanque de guerra, um semi destaque representando a quebra do mundo de aço. E em cima da segunda parte em cima de uma grande rosa representando a flor que cala guerras é o destaque central. A iluminação da saia é em led branco, assim como a iluminação em todo o resto da alegoria, menos nas rosas que tem led vermelho.
Destaque Central alto meio: A flor que cala guerras
Semi Destaque frente: Quebrando o mundo de aço
Composições: Flores de aço
4°SETOR: SUPERANDO MEDOS E REFAZENDO O COMEÇO DE UM FLAGELO
Este setor mostrará os conflitos internos do Brasil, assim como as revoluções que acometeram diversas mudanças no nosso país.
Ala 13-




CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS- FLECHANDO OS COLONOS
Foi um movimento liderado pela nação tupinambá, que vivia no litoral brasileiro. Este movimento foi contra os colonizadores portugueses, pois estes reagiam de forma brutal contra as nações indígenas que ali viviam. Mas Caronte não deixou barato e fez com que os índios criassem coragem para lutar contra os colonos, então os índios criaram coragem e lutaram. E fizeram com que os colonizadores dessem produtos a eles, para estes explorassem a terra.
Fantasia: a fantasia é composta por um macacão que faz a segunda pele representando a pele indígena, e neste macacão em tom vermelho, vários riscos que são a forma do povo tupinambá de se pintar. Na cabeça um coca feito em penas amarelas e laranjas. Em vez de usarem um saiote, usaram calças bufantes dos portugueses. Na mão um estandarte com a bandeira portuguesa e acima da bandeira no mastro, o rosto de um português com diversas correntes amaradas no pescoço, que representam que eles são os verdadeiros escravos. No pescoço do índio diversos colares indígenas. O Sapato é uma sandália de couro. E na ponta do estandarte penas nas cores do coca.
Ala 14-
GUERRA DOS PALMARES- OS ESCRAVOS SÃO OS PORTUGUESES
O quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do período colonial do Brasil, localizado na capitania de Pernambuco. Em determinada época o quilombo foi entendido como ameaça a organização social da colônia. Caronte vendo isto coloca Zumbi como o líder dessa organização para tentar reagir contra os bandeirantes. Só que em uma emboscada mataram Zumbi, conhecido como dos palmares. Ele morreu mais deixou um legado de resistência contra a exclusão e exploração negra desde o início do Brasil.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa portuguesa, mas com detalhes que se remetem aos escravos como os colares de ossos e búzios africanos. Em todo corpo do componente corrente mostrando que os verdadeiros escravos não foram os negros, e sim o povo da coroa de Portugal. O costeiro é composto por palha da costa, que representa um grande balaio onde se colocava as mercadorias dos portugueses. Na cabeça uma grande estrutura em vime retrata de forma fidedigna o rosto de Zumbi dos Palmares.
Ala 15-
GUERRA DOS MASCATES- JUROS ALTOS A COROA
A guerra dos mascates foi um movimento nativista entre Recife e Olinda. E tudo isto ocorreu pelo o enfraquecimento da economia após a expulsão dos holandeses do país. Ocorrendo isto, a economia açucareira entrou uma grande crise, mas este cenário só ocorria em Olinda, pois no Recife ocorria intenso fluxo de comércio dos mascates, estes além de suas atividades normais também emprestavam dinheiro aos moradores de Olinda juros altos. Mas os moradores de Olinda queriam tira a autonomia de Recife e por isso tentaram enfrentá-los. Caronte sabendo disso armou os mascates e mando de prontidão atacar Olinda.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa toda feita em sacos costurados em todas as partes da roupa. Nestes sacos os nomes açúcar. Para detalhar a fantasia moedas de ouros estarão fazendo todo o detalhamento da fantasia. Nas costas um pedaço de madeira e em cada ponta um saco de ouro, com moedas caindo para fora. Na cabeça um coroa, assemelhando a usada pelos governadores do reino.
Ala 16-
REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS- FORCA A PORTUGAL
Foi o primeiro movimento de reação dos nativos contra os colonos, e é considerado um precursor da inconfidência mineira. Descontente com os altos impostos e juros que a coroa cobrava Felipe dos Santos reagiu com um grupo de pessoas contra a coroa, mas de uma forma brutal foi enforcado como sentença de morte. Caronte decretou forca a Portugal e plantou uma semente de esperança no coração de cada um.
Fantasia: A fantasia é composta por uma túnica branca utilizada para os enforcamentos. No pescoço do componente que representa Felipe dos Santos, uma corda. Mas da cintura para baixo do componente terá uma saia, que nela foi esculpida pedras, semelhantes às colocadas no show da cidade. Da saia para o costeiro uma estrutura feita em espuma que se remete a forca.
Ala 17-
REVOLTA DOS ALFAIATES- NENHUM TERNO A COROA
Conhecida por revolta dos alfaiates, pois estes desenvolviam esta atividade. Foi um movimento de emancipação, além de pregar a libertação dos escravos e a instalação de um governo igualitário. Mas o principal foco era a criação de uma república na Bahia e da liberdade do comércio. Caronte vendo que os pedidos não seriam atendidos, diz aos alfaiates para não venderem nenhum terno à coroa portuguesa.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa que os alfaiates da época utilizavam. Nas mãos, alfinetes da época. No costeiro, rolos de tecido que são utilizados para a confecção dos ternos. Na cabeça, uma coroa com tiras de tecido rasgados.
Destaque de Chão
(Valesca Popozuda)
CRUZEIRO DO SUL
Representa um dos primeiros brasões do Brasil e um dos maiores símbolos do país.
Tripé-
INDEPENDÊNCIA MESMO QUE TARDIA
A independência do Brasil ocorreu depois de muitas batalhas internas entre os colonos, a coroa portuguesa e os nativos.  Mas perguntamos por que Dom Pedro I não defendeu a nossa independência mais cedo. O Brasil foi utilizado como um pedaço de terra onde podia se extrair de tudo sem nenhuma declaração. Chega o dia que Dom Pedro I desobedece à coroa de Portugal e fala para o povo: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.” Caronte vê que o povo sofreu, mas pela boa ação de Dom Pedro I, o Brasil conseguiu continuar.
Tripé: No tripé será representando a cena do fico onde Dom Pedro I disse que ficava nas nossas terras, não atendendo ao pedido da coroa de Portugal. Terá uma grande escultura de um cavalo branco e também com uma escultura do imperador montado no cavalo. Todo tripé é rodeado com pinturas da época e que ilustram a cena do fico. A iluminação do tripé é toda em luz branca. Terá uma grande coroa, representando Portugal.
Destaque: Riquezas roubadas





Ala 18-

REVOLTA DOS FARRAPOS- É ASSIM QUE FICARÁ A ROUPA DOS NOBRES
Também como conhecida de revolta farroupilha, a guerra dos farrapos foi um conflito na região sul. Sua principal característica era a idéia contrária ao governo imperial. A revolta ocorreu por diversos fatores um deles foi os impostos cobrados no comércio de charque e couro. Vendo isto, Caronte manda as tropas enfrentarem o exército dos nobres. Os líderes deste movimento atacaram os nobres e deixaram como vingança as roupas destes em farrapos. 
Fantasia: A roupa é ilustrativa a da coroa. Toda roupa estará recortada se remetendo os farrapos verdadeiros da guerra. Nas mãos dos componentes um estandarte com a bandeira que eles usavam. No costeiro a cabeça de um cavalo e no final da cabeça plumas brancas.
Ala 19-
GUERRA DOS CANUDOS- O PROFETA PREVÊ A SUA DERROCADA
O que acarretou essa revolta foi à falta de pagamento de impostos dos habitantes de canudos, e isto fez com que o governo da Bahia, acredita-se que o líder Antonio Conselheiro estava querendo a volta da monarquia. Caronte manda Antonio fundar canudos e pregar as idéias de igualdade de todos. Antonio Conselheiro pode ter sido morto mais a semente que ele plantou no sertão do Brasil perdura até hoje.
Fantasia: A fantasia é composta por uma túnica que Antonio Conselheiro usava, mas com tiras de tecidos rasgados. Nos pés, sandálias de couro. Na sua mão esquerda, o seu cajado e na sua mão direita uma cruz. Uma grande barba e cabelo compõem essa fantasia, assim como um chapéu de palha com detalhamento em couro. Na barra de sua túnica o retrato do sertão. No seu costeiro um cacto com uma carcaça de animal.



Ala 20-
REVOLTA DA CHIBATA- HOJE QUEM ESTÁ COM O CHICOTE SOMOS NÓS!
A revolta da chibata ocorreu mediante um ocorrido com o marinheiro Marcelino Rodrigues ele recebeu 250 chibatadas, por ter ferido um colega da marinha. E esta punição acarretou o estopim da revolta. Caronte vendo este sinal de covardia coloca o chicote nas mãos de Marcelino e ele começa a reagi contra os oficiais.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa de marinheiro em tons azul e branco. No costeiro o símbolo da marinha do Brasil, rodeado de plumas brancas. Na cabeça o chapéu utilizado pelos marinheiros, com plumas brancas. Nas mãos dos componentes um chicote. E nos pés uma âncora.
Destaque de Chão
(Paola Oliveira)
PASSADO DE LUTAS
Representa o povo que sofreu em meio a conflitos, sua fantasia tem origens africanas.
Alegoria 4
MEMÓRIAS HISTÓRICAS DO BRASIL
Representação: Como tantas revoluções no Brasil sempre há algumas que se sobressaem uma das outras. Para lutar contra os altos impostos que eram exigidos pela coroa, Tiradentes lutou com o braço forte, mas como não se podia ter uma opinião diferente a de Portugal. Tiradentes foi enforcado em praça pública assim como Felipe dos Santos, mas o que fica de bom é a sua luta, mesmo que ainda tardia. Outro movimento que marcou nossa história foi à revolta constitucionalista, que defendia a saída de Getúlio Vargas. Caronte viu um cenário de possível guerra então apoia, o exército dos revoltosos, só que sabia que não daria em nada. Mas viu que o exército de Getúlio fez vítimas, cerca de 5 estudantes. Outro fato que aconteceu tempo depois foi à ditadura militar, este por sua vez foi um movimento de governo militar que não dava a menor liberdade possível de escolhas e a liberdade de falar o que quiser. Caronte vê a injustiça de algumas prisões e tempo depois coloca o ponto final na derrocada militar. Caronte viu diversas formas de calar povo em toda a história do Brasil, então assim como fez na cidade cede da ONU, cria em Brasília um museu de homenagem aos heróis nacionais. Este museu simboliza as pessoas que ajudaram a forma a grande e perpetuada história do nosso país.
Alegoria: A alegoria representa três dos principais movimentos do Brasil. Essa alegoria será acoplada em três partes e possui 35m de comprimento.  Na frente Circular possui uma grande coroa imperial de 9m de altura, que na sua parte interior vazada tem um carrossel que gira e nele pessoas com roupas portuguesas enforcadas no lugar de Tiradentes. A coroa fica fixada e só gira o carrossel. Na parte superior da coroa imperial, um semi destaque representando Tiradentes. Na parte do meio, um grande muro onde nele serão esculpidos diversos rostos que participarão da revolução constitucionalista, e com maior destaque os rostos dos estudantes. Na parte detrás, uma grande estrutura de pilares que forma o salão interno do museu. Nas paredes deste museu terá quadros com as imagens destes conflitos. Em cima de pilares menores terá bustos de heróis nacionais, mas esses bustos serão pessoas reais. O piso da alegoria é feito em um tapete que relembra o tempo imperial, assim como o detalhamento em todas as partes da alegoria. No teto da alegoria um telão formará a representação de um cinema, neste cinema pessoas verão um filme da história do Brasil. No teto o destaque registros de nossa história. À saia da alegoria é toda feita em Pau-Brasil, principal responsável por o início da nossa colonização. A iluminação da saia da alegoria é toda feita em luz branca, assim como em todo o resto da alegoria.
Destaque Central alto: Registros de nossa história
Semi Destaque frente: Tiradentes
Composições: Visitantes do museu e do cinema, esculturas dos heróis nacionais e portugueses enforcados.




5°SETOR: SUPERANDO MEDOS E VIVENDO UMA POLÍTICA VERGONHOSA
Este setor mostrará as marcas de uma política vergonhosa por causa da corrupção, além de mostrar a lábia dos políticos.
Ala 21-
CAFÉ COM LEITE, NÃO VENHAM ME ENGANAR
Foi uma política de alternância de poder. Por certo tempo governava um presidente de São Paulo e por outro certo tempo governava um presidente de Minas Gerais. Esta política ficou conhecida como política café com leite, pois o café era de São Paulo e o leite de Minas Gerais. Estes dois estados eram as principais economias do Brasil na época. Vieram obrigar Caronte e ofereceram tudo até o café com leite, mas Caronte tomou o café com leite e desapareceu de lá.
Fantasia: A fantasia é dividida em duas partes de um lado a cor branca e de outra a preta, simbolizando a cor do leite e do café. Do lado branco manchas semelhantes de vaca, além de garrafas de leite penduradas nos braços. Do lado preto, diversos grãos de café colocados sobre a fantasia. O costeiro é feito do lado do café de galhos com os grãos no pé, e do lado do leite de plumas brancas com um rosto de vaca. No corpo uma faixa com o nome presidente.
Ala 22-
CORONÉIS- OS FAJUTOS NORDESTINOS
Foi um movimento que se utilizava da má fé dos sertanejos nordestinos, estes não sabiam nem ler e escrever. Por isto, ocorria o tão chamado voto de cabresto. Onde os coronéis em épocas eleitorais mandavam seus jagunços atrás do povo para votarem obrigados no seu candidato e se estes não votassem ocorria a represália. Caronte vendo isto, mostra ao povo a verdadeira história e o povo se revolta contra os coronéis e os tira do poder.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa típica de coronel. Tendo na cabeça do componente, feito toda em espuma e vime, uma cabeça de burro. No costeiro, uma figura de um sertanejo feito em espuma, com um cabresto amarrando o coronel.


Ala 23-
GETÚLIO- SANTO OU DIABO?
Getúlio foi um dos principais presidentes que impulsionaram a economia do Brasil. Alguns o consideravam herói outros diabo, sabemos que ele ajudou ao nosso país a prosperar, mas como todo político tem os seus deslizes.
Fantasia: A fantasia é composta por uma roupa da época de presidente com uma faixa nas cores do Brasil. No costeiro de um lado um anjo e de outro um diabo, estes rodeados de penas de um lado brancas e do outro vermelhas. Na cabeça, um chapéu típico dos que ele usava. Das costas para as mãos tecidos de um lado vermelho e de outro branco.
Ala 24-
LÁ VEM ELE SE FAZER DE BONZINHO
Em quatro e quatro anos, lá vem eles se fingirem de bonzinhos, dizerem sonhos de ilusão, apenas para iludir o eleitor. Os políticos dizem que o culpado deles não terem feito nada foi à crise, apenas contam mentiras. Caronte abriu o olho de todos e pedi ao povo que escute o que eles têm para falar, mas que na urna vote certo, e lhe dêem o troco.
Fantasia: A fantasia é composta por um macacão em listras pretas e brancas remetendo-se a presos. Nas mãos maletas que ao abrirem terá dólares. Nos pés tornozeleiras eletrônicas, que é a nova tendência. O costeiro será feito em diversas notas de dinheiro, que ao longo do desfile deixará o seu rastro na avenida.


Madrinha de Bateria                                               Rainha de Bateria
(Lívia Andrade)                                                                                                   (Viviane Araújo)
                                                         
Representa o povo que nunca deixa de sonhar
 


Representa o povo do Brasil que supera tudo pela a alegria.

 
 A SUPERAÇÃO DO POVO- A ALEGRIA                            O SONHO DO POVO
                                                        

Ala 25- Bateria
HISTÓRIAS PARA NINAR UM POVO SONHADOR
Todos os políticos têm suas artimanhas. As propostas que eles fazem é apenas um cartaz para iludir o eleitor. Caronte mostra ao povo que essas propostas são conversas pra boi dormi.
Fantasia: A fantasia representa as assas do deus do sono Morfeu, assim como a túnica. Nesta túnica diversas canções de ninar e nos pés pantufas.

Ala 26- Passistas
O SONHO DE UM POVO
Mesmo tendo desilusões com os políticos o povo ainda sonha em um país melhor. Dorme e acorda acalentado em suas entranhas da alma por esse simples de desejo de sonhar.
Fantasia: A fantasia é composta por um pijama estilizado para os passistas. Neste pijama estampas de um mundo melhor. No costeiro um travesseiro, rodeado de plumas brancas. Na cabeça um balão transparente dentro dele uma imagem de um Brasil melhor.
Destaque de Chão
(Bianca Salgueiro)
VOTO LIVRE?- NÃO SEI AONDE É ISSO
Representa a luta de um povo pelo voto não obrigatório.
Alegoria 5
O PODER DO POVO ESTÁ NAS MÃOS
Representação: Todos nos temos direitos e nós eleitores temos o maior poder, o poder do voto. Com ele podemos escolher de uma forma democrática quem será nosso representante. Nós temos certamente um direito e sim uma obrigação, pois deveríamos ter o poder de escolher em votar sim ou não, mas isto não ocorre no Brasil. Mas Caronte consegui mudar esta situação e o voto agora é livre, e o povo coloca os políticos corruptos na cadeia.
Alegoria: Representando uma zona eleitoral, a alegoria possui forma quadrada, toda detalhada com torres de dinheiro que sai de tubulações, representando a lava jato. Toda a base da alegoria é com cartazes de incentivo de não ao voto obrigatório e o fora de políticos corruptos. No centro, uma grande cela de cadeira, onde os políticos estão presos, em cima desta cela o destaque central representando a lavagem da corrupção. Nas laterais do carro várias tubulações que servem de queijo para os componentes da alegoria. Nas laterais traseiras da alegoria duas esculturas de Têmis, a senhora da justiça. Na frente da alegoria possui uma grande urna, onde aparece uma mensagem de não ao voto obrigatório, assim como o não a corrupção. Em cima da urna um semi destaque representando o voto. As pilhas de dinheiro na alegoria fazem o formato de mãos, com um papel escrito voto. Toda a iluminação da saia da alegoria é verde, assim como nas tubulações. Nas esculturas de Têmis, luzes brancas, assim como todo o resto.
Destaque Central alto meio: Lavando a corrupção
Semi Destaque frente: O voto
Composições: O dinheiro do povo e políticos presos.
6°SETOR: SUPERANDO MEDOS E COMBATENDO OS OPRESSORES DA NATUREZA
Este setor representa que as ações dos políticos prejudicam a natureza. Então Caronte manda a mãe natureza dá seu alerta, reagindo e mandando sua fúria.
Ala 27- Baianas
MÃE NATUREZA- JOGA SOBRE O HOMEM A SUA REVOLTA
A mãe natureza estar cansada de tanta falta de respeito com ela, e induzida por Caronte manda sua fúria sobre a terra, em seus quatro elementos. O ar tóxico da indústria, a chuva racionada, a terra que não produz nada e o fogo que destrói as matas, essas que dão vida as pessoas.
Fantasia: A fantasia é composta por troncos de árvore, folhas que pelo fogo estão sendo queimadas e ficando amarela, além de animais da fauna e flores da flora. Na cabeça os troncos seguram o globo terrestre. Todo busto feito em troncos de árvores que se estendem ao costeiro e cabeça. Na saia também contém estampas indígenas. E na base o fogo.
Ala 28-
AR TÓXICO- O PROVOCADOR DE DOENÇAS
As fábricas não se importam com a emissão de gases poluentes e estes causam diversas doenças, além de afetar e desequilibrar o equilíbrio ecológico. A mãe natureza junto com Caronte reagiu e mandou sobre a terra, uma imensa ventania.
Fantasia: A fantasia é composta por um vestido, com tecidos colocados sobrepostos sobre ele. Nas mãos dos componentes tecidos de aramados para ao giraram fazerem o movimento de vento. No costeiro, uma grande rosa dos ventos feita em papel brilhoso aramado. Toda a fantasia é em tom branco desbotando para o cinza.
Ala 29-
CHUVAS RACIONADAS
Assim como o ar poluído pelas empresas, a água também não fica imune a esse tipo de agressão. Vendo isto, a mãe natureza junto com Caronte manda para terra chuvas fracionadas, deixando por um determinado tempo as regiões em seca. Além da poluição pelas fábricas, o povo também não fica atrás desperdiçando água sem nenhuma utilidade.
Fantasia: A fantasia é composta por uma saia vazada, com pedrarias simbolizando as gotas de água. Na mão uma sobrinha coberta de pedraria representando água e pendurado na sobrinha tecidos picotados fazem o movimento das águas. No costeiro plumas azuis. E na cabeça ondas.

Ala 30-
A terra sem as chuvas não é nada. O chão rachado não produzirá uma flor, e tudo isso pelo o abuso do homem por não cuidar dos elementos da natureza. Temos que preservar as águas não a poluindo e derramá-las sem nenhum intuito. Hoje pessoas podem estar sem comer, tudo isso porque o homem não cuidou bem da terra e neste exato momento ela se encontra esgotada.
Fantasia: A fantasia é composta por uma vestimenta de árvore. O componente ficará dentro de um tronco, toda a árvore está seca com seus galhos secos. Está árvore terá uma barriga de grávida. As raízes de toda árvore assim como o tronco estará em uma coloração feia, pois a árvore esta doente.
Ala 31-
FOGO PARA QUEIMAR SUA INGRATIDÃO
O fogo é a maior resposta que a mãe natureza tem para mandar contra a ingratidão do povo. A mãe natureza que dá tudo a todos e hoje se vê desolada com o que o povo faz com a sua natureza. Hoje a mãe natureza e Caronte jogam o fogo sobre a terra, mas não para destruir e sim para alerta para um novo recomeço.
Fantasia: A fantasia é composta por uma saia toda feita em led que pisca em uma coreografia com os outros leds. Os leds têm cores vermelho, amarelo e laranja. No costeiro plumas nas cores do fogo. Na cabeça chamas em led.



Destaque de Chão
(Milena Nogueira)
ECOLOGISTA
Representa os defensores das florestas, dos bichos e dos animais.
Alegoria 6
O ZOOLÓGICO MUDOU E A ATRAÇÃO É OUTRA!
Representação: Por séculos passamos por mudanças em nossa natureza. Vemos que pessoas estão devastando florestas, onde animais de todas as espécies vivem. Eles acham que para amenizar a situação, é só coloca os animais dentro de gaiolas, nos chamados Zoológicos. Mas Caronte fez a reviravolta antes os animais tinham medo do homem, hoje os animais vão dar o troco. As gaiolas, celas e aquários que estavam lotados de animais, hoje quem vive dentro delas é os agressores.
Alegoria: A penúltima alegoria de nosso desfile representa a tomada de poder dos animais sobre os agressores. A alegoria tem cerca de 34m de comprimento. Toda a saia da alegoria é feita em folhas que no agrupamento geral simbolizam moitas cortadas redondamente. Nestas, 20 composições coreografadas farão a representação de animais revoltosos com o homem. Na frente da alegoria um grande letreiro com os dizeres: Novo zoológico, ainda neste letreiro duas esculturas de rosas que sobem em rosas feitas em feltro por todo o letreiro feito em led branco. Nas laterais das alegorias grandes gaiolas, dentro destas agressores da natureza e os animais ficam do lado de fora observando o humano. Ao total são quinze gaiolas em toda a alegoria. No centro da alegoria um grande tanque de água com animais nadando atrás dos humanos. Em cima do tanque marinho o semi destaque, Livres espécies. No piso da alegoria terá uma encenação de animais correndo atrás de um agressor, este para se livra, segue em voo livre na tirolesa até cair em uma gaiola que fica sobre uma estrutura formada por animais no final da alegoria. E em cima desta gaiola o destaque central, Te capturei. A iluminação da saia será toda em neon verde, refletindo no chão o verde da floresta. Nas gaiolas luzes brancas, assim como os refletores do letreiro.  No tanque de água neon azul. E todo o resto de iluminação na alegoria em tom branco.
Destaque Central alto: Te capturei
Semi Destaque frente: Livres espécies
Composições: Animais e agressores.
Composições performáticas: Animais violentos
7°SETOR: O JULGAMENTO FINAL
Este setor mostrará como Caronte conseguiu entender que o bem é o melhor caminho. E também mostrar seu julgamento final.
Ala 32-
O TEMPO E O VENTO- AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO
Todos nós nos transformamos assim como o tempo e o vento. O tempo vai passando e junto com ele coisas vão ficando para trás e novas coisas vão sendo adquiridas. O vento que sentimos tocar a pele é a maior sensação de que a vida esta passando, quando somos jovens sentimos o vento como um leve soprar, ao ficarmos mais velhos sentimos uma brisa revolta com as sensações que vivemos, sendo lembradas ao mesmo tempo. Caronte sentiu isto, e hoje esta a caminho do seu julgamento pelo o vale do perdão. Tempo ele sentiu passar e o vento o tocar.
Fantasia: A fantasia é composta por um costeiro que nele contém um imenso relógio rodeado de plumas brancas. Do costeiro para a mão esquerda, um tecido branco. A roupa será toda feita em tule branco, que ao girar do componente fará a representação da leveza do vento. Na mão direita um cajado que na ponta tem saco medido da velocidade do vento.



Ala 33-
O BEM PARA O BEM- A CONVERSÃO
Todos nós temos o direito de conversão de se redimi dos nossos pecados. Com Caronte não é diferente ele sentiu-se cansado de ficar nesse mesmo marasmo de carregar as almas, apenas fazendo o papel de maldoso com que apenas ter seu descanso eterno. A cada minuto que passa aproxima-se da hora de Caronte ser julgado. A coisa, mas importante, independente do resultado é que ele se redimiu dos seus pecados e não vai, mas carregar as almas para o vale da escuridão.
Fantasia: A fantasia da ala das crianças é uma roupa típica de um anjo. E porque ser na ala das crianças o anjo, pois as crianças têm toda doçura da figura que conhecemos do anjo. A roupa será uma bermuda e uma blusa toda feita em tecido branco, com diversos brocados em tons de prata e dourado. Nas costas, asas de anjo que interligam a cabeça uma auréola.
3° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
ANJOS DIVINAIS- OS GUARDIÕES DA LUZ
Assim que Caronte chega ao vale do perdão um casal de irmãos gêmeos, estes os dão boas vindas. E o reverenciam com uma dança encantadora. Estes anjos que Caronte encontrou são os guardiões da luz divina.
Fantasia: A fantasia é criação de dois irmãos gêmeos que são responsáveis por cuida da luz divinal. A fantasia dele será em tom de azul claro, além de conter asas de anjo como costeiro e uma auréola na cabeça. A fantasia dela também é em tom de azul claro, e com as mesmas características da dele. A saia dela terá esculpido rostos de anjos em nuvens.


Ala 34-
O REGISTRO DA VIDA- O LIVRO
Ao chegar à porta do tribunal Caronte entrega o seu livro com as suas perversidades que ele fez, mas também nesse livro constam as boas ações que ele realizou a mando do quinteto dos dissolutores do medo. Ele assina seu nome no livro de São Pedro, aquele que é guardião das portas do céu. Caronte entrega a sua vida.
Fantasia: A fantasia é toda ilustrada nas páginas do livro da vida de Caronte. No costeiro um grande livro aberto que dele cai tiras de fitas com textos do livro. Todo o fundo da roupa é branco, com letras adornadas em dourado. Na cabeça um livro de cabeça para baixo. O modelo da fantasia é uma túnica.
Ala 35-
A PUREZA DOMINA A ESCURIDÃO
Caronte tinha em toda sua áurea, a escuridão. Mas dentro dele existia a luz que ele deixou aflorar. Hoje em Caronte não existi mais escuridão e sim a luz divina que compõem a sua luz exterior. A luz que domina a vida.
Fantasia: A fantasia é composta por uma túnica, toda detalhada em dourado e com leds que ficam em sintonia com toda ala piscando. A cor da túnica é preto desbotando para o cinza, mas que com o acender  dos leds a roupa fica toda branca e cheia de luz. Nas costas asas de anjo feitas em led e na cabeça uma auréola feita em estrelas.


Ala 36- Velha guarda
ÉS O CORAÇÃO MAIS LÍMPIDO!
Caronte está de coração aberto para receber sua sentença. E nada melhor do que escolher para representar o coração mais límpido do que a velha guarda. Caronte só que ser uma alma que possa trabalha para o bem.
Fantasia: A fantasia da velha guarda é composta por ternos brancos tantos para os homens como para as mulheres. Bordado do lado esquerdo do peito um lindo coração vermelho.
Alegoria 7
O JULGAMENTO FINAL- CARONTE É ABSOLVIDO E SE TORNA O BARQUEIRO DO VALE DO CÉU
Representação: É chegado o dia. Caronte hoje pode ser inocentado ou culpado. Os jurados deste julgamento são os anjos dissolutores do medo, tendo como testemunhas as últimas almas que Caronte capturou e o juiz é o todo poderoso, Deus. Percorrendo todo o julgamento o barqueiro dos mortos contou suas boas ações e também contou sobre seus atos perversos realizados antes da luz em sua vida. Depois de um intenso julgamento, chega a hora da sentença. Deus lê a sentença: “Declaro Caronte absolvido de todos os atos cruéis que ele fez, em um demorado consenso analisamos que Caronte é inocente, e se ele fez tudo isso é porque ele não tinha encontrado o caminho da luz. Mas, declaro uma nova missão, ele será encarregado de levar as almas a caminho do reino dos céus, para elas terem o descanso eterno”. Caronte concorda e já na mesma hora a sua negra se desfaz agora ele traja uma túnica branca e ganha uma face. A sua barca é mudada e agora é a mais linda embarcação. Caronte hoje começa o trabalho do resto da sua eternidade.
Alegoria: Este é um grande dia de luz. À frente da alegoria é um tribunal todo esculpido em nuvens, onde tem as bancadas onde cada deve estar e o trono maior que é de Deus. Acima do tribunal terá um grande coroa que é o símbolo da escola, além disso, será o teto do tribunal. A coroa simboliza que o único reino coroado é o de Deus. Todo o piso da alegoria será em tecido drapeado que forra toda a base em um tom de branco gelo. A alegoria será acoplada e ter 45m de comprimento. Na primeira parte, além de ter o tribunal terá anjos sentados em nuvens tocando arpas. Na segunda parte depois que Caronte foi inocentado a sua nova barca já esta toda adornada com os símbolos do bem, em cima desta barca uma grande escultura de Caronte com sua nova roupa. Os queijos da alegoria são todos feitos de nuvens, que se estendem por toda a lateral da alegoria. O destaque central é aliança de deus, que estará em cima da coroa. Na parte da frente ainda terá um portal que simbolizará a entrada do céu com o semi destaque representando São Pedro. A saia da alegoria é toda feita em nuvens com anjos tocando cornetas. No tribunal composições encenaram o julgamento. A iluminação da saia da alegoria será em tom azul e branco, com o uso de fumaça artificial para da à sensação de flutuar. Em todo o resto da alegoria é usado as luzes azuis e brancas. E dentro da barca de Caronte os amigos da escola.
Destaque Central alto: A aliança de Deus
Semi destaque: São Pedro
Composições: Anjos e Almas de luz
Composições performáticas: Deus, Caronte, anjos dissolutores do medo e almas.

A bateria sai do recuo.



Referências bibliográficas
http://www.sohistoria.com.br/ef2/cronologiaguerras/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lutas_e_revolu%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caronte
http://redeclinicadahipnose.com.br/blog/voce-tem-medo-de-que-confira-as-10-fobias-mais-comuns/
Livro de história da editora: Scipione; Edição: 11 (1 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores