Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Jurado Icaro Volpato

JUSTIFICATIVAS POR ENREDO/QUESITO
JULGADOR: ICARO VOLPATO

ENREDO

LARANJA MECANICA

Quesitos:

TITULO: 0,9 - interessante, mas não é de fácil assimilação com o tema. Poderia ter um subtítulo.
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 1
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,9

EXPLICAÇÃO: 9,0 - Como não sou conhecedor do livro, ficou muito "avulso". Quem são os personagens. Qual o intuito? O que está em jogo? Qual a temática? Infelizmente, não consegui aprender nem entender nada através da explicação. E ainda por cima foram colocados temas polêmicos, sem nenhuma defesa, como pede o manual. Sexo, Violência....não critico os temas, mas faltou dar uma breve explicada no contexto.

DESENVOLVIMENTO: 8,0 -
1 - abertura não compatível com uma festa de carnaval e um tanto obscena.
Baianas de gosto duvidoso.
2 - O setor da violência está muito criativo com o carro do octógono, mas sugiro diferenciar de alguma forma da questão do esporte.
3 - "No caso desta ala, a ideia é representado por um diamante; pra brincar a conotação usual da palavra raw" ; - , não e de fácil compreensão, uma fantasia justificada pelo nome da palavra em inglês?
"Estruturas de ferro que são usadas como estimuladores da uretra masculina" - Definitivamente, isto não e carnavalesco INCOMPREENSIVEL.
Na alegoria "shopping. Enquanto as pessoas fazem suas compras normalmente, uma galera trepa de tudo quanto é jeito" - Desculpa, mas ao imaginar este carro eu penso num filme pornográfico não em um desfile de escola de samba.

APENAS OS 3 PRIMEIROS SETORES SAO APRESENTADOS. A PARTIR DA 3ª ALEGORIA NAO HA DESCRIÇÃO DO NOVO SETOR.
Ala 11: BATERIA - Citação a obra ‘Mário e o mágico’, de Thomas Mann. Logo, os componentes virão de mágico - QUEM E THOMAS MAN?

AS ULTIMAS ALAS E O ULTIMO SETOR NÃO HA EXPLICAÇÃO ALGUMA. DIFERENCIANDO DO INICIO QUANDO APRESENTOU COM RIQUEZA DE DETALHES

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,0 - O diretor e o filme ficaram em segundo (ou terceiro, quarto) plano. Os elementos apresentados soaram forçados e de aspecto visual/carnavalesco um tanto grosseiros.

ENREDO: 9,0 - titulo + apresentação = altíssima expectativa. Quando chegou a explicação e desenvolvimento se perdeu e ousou demais. A ousadia excessiva prejudicou, além de ter faltado explicar as personagens, as intenções e mensagens pretendidas com cada elemento ousado apresentado.









ENREDO

VEM , PODE ACREDITAR... AQUI NÃO ÉS...

Quesitos:

TITULO: 0,9 - Gera interesse, mas comparativamente não alcança a nota máxima que outros conseguiram.
VISUAL: 0,7
INTRODUÇÃO: 0
TOTAL APRESENTAÇÃO: 8,6

EXPLICAÇÃO: 8,5 - extremamente mal escrito e confuso. Ideias repetidas, sem cronologia nem recorte de tempo/espaço ou finalidade. Entendo que deseja mostrar os desejos do ser humano, em todos os momentos da vida - e tudo que foi citado (perdoando as falhas de escrita e frases incompletas, dados incompletos como os da ONU) faz parte destes grandes anseios da população..mas a maneira que está apresentado parece mais uma redação do ENEM do que um desenvolvimento de enredo para escola de samba.

DESENVOLVIMENTO: 8,0 -

No AA vem, entre outros sonhos de meninos, ser jogador de futebol e jogar pelo time de coração..em seguida vem a ala 1, com o sonho de ser astronauta..depois temos uma ala com times de futebol e a seguir outra ala com seleção brasileira? Está fora de contexto e repetitivo. O SONHO será representado por uma infinidade de uniformes de futebol? No AA, em mais duas alas?

Os setores são abertos pelas alegorias, o que dificulta o entendimento (inclusive citado e cobrado no manual).

NAO ESTA CLARO NAS EXPLICAÇÕES COMO O SONHO SERA REPRESENTADO...PARECE UM DESFILE SOBRE PROFISSOES: JOGADORES, ASTRONAUTAS, MEDICOS, ARTISTAS, ADVOGADOS, PROFESSORES..O ENTENDIMENTO DO ENREDO ESTÁ TOTALMENTE PREJUDICADO. O ENREDO FICOU GENERICO..PODE SER SOBRE QUALQUER TEMA..O SONHO NAO ESTA REPRESENTADO EM NENHUM MOMENTO.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,5 - Apesar da relevância e ser um tema carnavalesco e atraente, como já ressaltado, o SONHO não apareceu no desenvolvimento.

ENREDO: 8,5 - bastante frágil os quesitos, os argumentos. Carece de maior profundidade, estudo e testes antes de ser colocado em produção. O tema é rico!!!
CHÕ POLUIÇÃO??? à (XÔ!!!!!!)
















ENREDO

Os Crimes Momescos – Uma Viagem aos...

Quesitos:

TITULO: 1
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 0
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,0

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 9,8 -

O carro AA deveria estar posicionado antes da ala 1, para não prejudicar o desenvolvimento do setor referente às policias..que termina na alegoria da inquisição.
O tripé 007 não tem descrição.
Parabéns em especial pelo AA altamente didático e criativo e também pelos diretores de harmonia/alas/evolução.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 - excelente pesquisa e criatividade total. Acaba nos apresentando personagens desconhecidos, relembrando os esquecidos e divertindo com os que nunca saíram de nossas mentes. Parabéns.

ENREDO: 10



ENREDO

São Lourenço da estrada real das Minas...

Quesitos:

TITULO: 0,5 - Pouco original ou interessante, além de confuso. Quem é a vida? A agua ou São Lourenço?
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 0
TOTAL APRESENTAÇÃO: 8,5

EXPLICAÇÃO: 8,8 - O texto vai seguindo e tem uma quebra, que perdi o entendimento. Como fiquei curioso para entender sobre o assunto recorri ao google, me levando exatamente ao texto da gruta do carimbado - a explicação do enredo vai seguindo e DO NADA foi inserido um texto extraído da internet..ficou desconexo e parecendo se tratar de um texto informativo de turismo, distante do que espera-se de um encadeamento de ideias carnavalescas para composição de um enredo.

DESENVOLVIMENTO: 9,7 -

O primeiro setor apresenta: 5 alas, dois tripés, dois carros, cf e casal..de acordo com manual está muito desproporcional do restante dos setores e referencial comparativo das outras escolas. O AA deveria encerrar o primeiro setor.
EXCLUINDO O TERCEIRO CARRO AS SOLUÇÕES PROPOSTAS SAO POUCO CRIATIVAS E ORIGINAIS, APESAR DO BOM GOSTO E LUXO.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 - algumas partes do desenvolvimento acabam transformando a cidade em uma "cidade comum" para em outros momentos exaltar a cidade como ícone. No final das contas, apesar do belo desenvolvimento, fica a duvida: será que vale a pena?

ENREDO: 9,5 - à exceção do titulo e do CTRL C + CTRL V na explicação sem nenhum ajuste o enredo cumpriu seu papel com correção técnica. Porem, pelo referencial comparativo com enredos ousados, originais e que abusaram da criatividade e humor, este acaba sendo penalizado.
























ENREDO

O País da Corrupção

Quesitos:

TITULO: 1
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 0
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,0

EXPLICAÇÃO: 9,5 - as explicações envolvem fatos graves, alguns ainda atuais e não comprovados. Sinto falta de um embasamento por trás das denuncias.

DESENVOLVIMENTO: 9,8 -
CF de pouco apelo e difícil reconhecimento por não serem personagens conhecidos do grande publico nem de nosso tempo. A não ser que tenha um trabalho de teatralização e efeitos surpresas (não descrito) a CF ficou fraca para abrir o desfile.
AA - por ser o carro de abertura e como dito, a síntese do enredo, gosto plástico duvidoso e pouco criativo, apesar da coerência com o enredo.
MUITA CRIATIVIDADE NOS NOMES DAS ALAS - PARABENS (em especial ala das crianças).

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 - O receio que ficou na apresentação, de o enredo ficar agressivo e polemico, foi superado pelo desenvolvimento, que aliou o humor como forma de amenizar e carnavalizar o importante tema.

ENREDO: 9,8 - Com um pouco mais de atenção ao manual e alguns ajustes o enredo pode render.
INSISTAM NA LINHA DO HUMOR
ENREDO

Meu cheiro é mágico, do oriente ao...

Quesitos:

TITULO: 0,8 - é atraente, porém fica meio prolixo e sem originalidade.
VISUAL: 0,8 - visualmente atraente, porém o próprio Word indica os erros de português. Custava corrigir automaticamente? Rever?
INTRODUÇÃO: 1
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,6

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 9,5 -
Soluções plásticas das alegorias muito previsíveis.
Alas não estão explicadas.
As alegorias estão abrindo o setor, ao invés de fechar (conforme manual orienta).

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 - o tema é rico, interessante e original. No entanto, de difícil carnavalização, sendo que muitas vezes recorreu-se ao auxilio de aromas para representar o que se pretendia.

ENREDO: 10 - A proposta é original e interessante, fica a vontade de assistir ao desfile, logo, é 10!




ENREDO

VALESCA REIS SANTOS, DIVA DO BRASIL

Quesitos:

TITULO: 1
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 0,7 - a introdução deixa a entender que vai homenagear uma mulher...batalhadora..criou seu filho..venceu na vida sem nunca descer do salto..mas não deixa interessante nem valoriza quem é essa mulher..sinceramente, pelo descrito, poderia ser qualquer mulher brasileira.
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,7

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 8,7 -
Apesar da descrição dos setores, é necessário e importante explicar cada ala e alegoria, para poder julgar a carnavalização, criatividade, originalidade e didática. Nada disto foi possível ser julgado pela ausência de descritivos.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,5 - tema polemico (o que e um ponto positivo). Contudo, não materializado - ficou a impressão de ser um enredo sobre uma mulher comum, trabalhadora que venceu na vida - a figura da homenageada não se destacou.
Acredito que um enredo sobre mulheres que venceram...sobre pessoas que venceram através do funk...algo assim..seria mais abrangente e melhor carnavalizado.

ENREDO: 9,3 - A questão de não ter conseguido comprovar o argumento e justificar a homenagem. Os enredos polêmicos precisam de mais argumento, pesquisa, "sacadas"..

ENREDO

Nas águas do Rio Amazonas

Quesitos:

TITULO: 1
VISUAL: 1 – mais atenção aos erros de portuguê e acentuação, além de formatação (esta x está; é x e).
INTRODUÇÃO: 1
TOTAL APRESENTAÇÃO: 10

EXPLICAÇÃO: 9,0 - mais um texto de ensino médio. Tive dificuldade de entender o inicio da apresentação: inicia falando que "estamos na Amazônia" e logo em seguida fala que "vamos partir dos Andes" em seguida vai traçando o caminho do rio ao longo de países e cidades, mas acaba misturando o nome dos lugares com o nome que o rio assume em diferentes momentos. Ficou confuso o que é nome de cidade e o que são outros nomes do rio.

DESENVOLVIMENTO: 9,6 -
O mesmo padrão utilizado para descrever a abertura, com explicação e detalhe do tripé/alegorias deveria ser usado nas demais alegorias. Apesar da ótima descrição, nenhuma informação sobre as alegorias foi dada, assim não consigo avaliar a criatividade e carnavalização das ideias.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 - O tema não é original, nem apresentou desenvolvimento original/criativo. No entanto, é de extrema relevância e foi desenvolvido de forma correta e didática, superando as impressões confusas geradas na explicação.

ENREDO: 9,7 - Ao lançar um tema como este, seria muito atraente propor um novo olhar, talvez sobre o futuro, as possibilidades, o olhar infantil para o rio, o olhar segundo diferentes povos...sei lá...algo diferente. O tratamento foi correto, mas, comparativamente penalizo, pois tivemos enredos muito originais e mais atraentes.


























ENREDO

Malandro é Malandro, e Mané é Mané

Quesitos:

TITULO: 1
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 0,7 - o que entendi ser a apresentação deixa pouco situado o enredo e seu campo de abrangência
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,7

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 0

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 0

ENREDO: 7,5 - quem sabe no próximo. Procurem observar os campeões, se atentem ao manual e desenvolvam com cuidado que o tema é muito bom.








ENREDO

Nosso Bloco tá na rua...

Quesitos:

TITULO: 1 - como sugestão, acho dispensável a parte "seus blocos e suas canções" além de ser incompatível com o NOSSO do titulo.
VISUAL: 0,5 - Rio com letra minúscula no titulo. Na introdução muitos erros de concordância entre singular e plural, "zé pereira" em minúsculo. Falta de pontuação torna o texto cansativo e extenso.
INTRODUÇÃO: 0,5 - achei perdido e confuso. Compreende-se a intenção pelo fato de ser obvio e de conhecimento popular, mas o texto propriamente dito é confuso, além de apresentar-se sem pontuação adequada, o que ajuda a gerar confusão e certo cansaço. SUGESTÃO: inicie a apresentação expondo que será uma homenagem aos blocos e cordões, através das marchinhas. Isso vai permitir melhor entendimento.
TOTAL APRESENTAÇÃO: 9,0

EXPLICAÇÃO: 10 - cuidado com os erros de português e concordancia.

DESENVOLVIMENTO: 9,0
Desenvolvimento compreendido e didático, não poderia ser diferente  tamanha obviedade (falta de originalidade e criatividade). Nenhuma ala ou alegoria foi detalhada

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 - Outro enredo não original que não apresentou nenhuma inovação ou impulso de criatividade. No entanto, diferente do Rio Amazonas, este enredo é mais amplo e de fácil carnavalização. Esperava-se maior ousadia e criatividade. É sempre bom exaltarmos o carnaval, os blocos e cordões. Porém, o carnaval é dinâmico e mutante, não podemos repetir as mesmas formulas sempre.

ENREDO: 9,3 - Faltou apuro e cuidado, questão de detalhes que foram se somando para impedir que o enredo se destacasse como merecia.


























ENREDO

Brasil o país da música

Quesitos:

TITULO: 1.
VISUAL: 0,4 - perdi o folego ao ler - sem pontuação nenhuma e não está formatado.
INTRODUÇÃO: 0,4 - difícil detectar se existe uma introdução ou se passa direto do titulo para sinopse - a introdução é muito perdida - repetições, confuso, não tem uma linha logica, não tem inicio, meio e fim. Fala de musica, passa por festas, miscigenação, influencia estrangeira e termina numa louvação ao samba. Tudo sem pontuação - não pareceu logico. Ficou confuso demais.
TOTAL APRESENTAÇÃO: 8,8

EXPLICAÇÃO: 8,5 - Não está dividido conforme explicação do manual. Estou julgando como desenvolvimento as explicações das alas e carros que são, a meu ver, carentes de maior profundidade e embasamento histórico/cultural. Pareceu um texto de ensino médio onde o aluno deveria "jogar" alguns ritmos e cantores favoritos.

DESENVOLVIMENTO: 8,5
Incoerente no desenvolvimento, confuso e sem linha definida - não ficou conectado os setores e os subtemas. Trata-se de uma exaltação à musica de protesto urbano e ao samba. Não tem espaço definido de atuação (trata-se da musica em todos os tempos? era para retratar todos os estilos? qual  recorte foi feito?
Isoladamente cada setor é bem construído, porem, o recorte não está definido. Começa com grandes personagens...depois o casal esta vestido de gala..ai vem o abre alas num "LOUCO show" aí entra nas musicas de protesto e rock, depois festas típicas..passando pelo samba e termina numa confusa volta ao mundo (por que a escolha desses países? Não há influencia da musica brasileira na China, por exemplo!). Ao mesmo tempo, tantos ritmos, estilos, festivais, movimentos da musica brasileira não foram sequer citados.
TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,0 - O enredo apresentou sérios problemas de recorte, de enfoque. Não havia um caminho traçado, acabando por contrariar as expectativas que o riquíssimo tema pode proporcionar. Lembrando que nossa musica popular é extremamente rica e abrangente, sendo difícil carnavalizar em um único desfile, este enredo ainda por cima dedicou um setor inteiro para a exportação da musica popular brasileira e outro exclusivo para rock/protesto. Assim, o tema MPB ficou reduzido ainda mais.

ENREDO: 8,0 - Muito penalizado em todos os quesitos. Uma pessoa de fora poderia auxiliar na revisão e novas ideias/criticas, pois o tema é rico, permite muitas opção, mas requer cuidado e análise.



















ENREDO

Respeite a majestade da minha coroa

Quesitos:

TITULO: 1.
VISUAL: 1
INTRODUÇÃO: 1 - sugestão: quando for dar exemplos, selecione alguns poucos mais expressivos, não precisa gastar duas linhas com palavras isoladas para servir de exemplo, fica cansativo e a gente acaba não gravando nenhum: "trazendo todas as histórias, as festas, os jogos, os reis abstratos, os reis da natureza, as batalhas, as conquistas, as riquezas, as joias"
TOTAL APRESENTAÇÃO: 10

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 10
Algumas vezes fica impressão de excessivo uso de elementos religiosos, o que não se faz necessário devido a abrangência do tema e pode ser perigoso. Mas o enredo e desenvolvimento são fantásticos! Parabéns.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 – SUPEROU!

ENREDO: 10 - Está pronto para Avenida. Parabéns!!




ENREDO

EM NOITE DE LUA CHEIA... DEU A LOUCA...

Quesitos:

TITULO: 1.- O melhor de todos, Parabéns!
VISUAL: 0,9 - entendo a opção pelo vermelho e roxo, mas se torna cansativo, até porque muitos dos julgadores irão ler este material no período da noite, cansando ainda mais as vistas. Ademais alguns pequenos erros de concordância e gramática. "iram" quando deveria ser "irão" e "tem uma desenvolvida" quando deveria ser "tem um desenvolvimento".
INTRODUÇÃO: 0 - De acordo com o manual, o que está descrito no inicio da sinopse deveria ser colocado na introdução - vou julgar a sinopse completa no quesito desenvolvimento - tive que achar uma forma de julgar que considerasse mais coerente, infelizmente optei por penalizar no subquesito introdução.
TOTAL APRESENTAÇÃO: 8,9

EXPLICAÇÃO: 10

DESENVOLVIMENTO: 10
PERFEITO! Parabéns em especial pelo detalhamento e cuidado com elementos tão importantes como casais, baianas, bateria, crianças...HUMOR É FUNDAMENTAL e é muito fácil errar no humor...vocês acertaram em cheio!!

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 – MARAVILHA!

ENREDO: 10 - Está pronto para Avenida. Parabéns!!



ENREDO

De 2009-2014 Ramos vira um bairro...

Quesitos:

TITULO: 0,2.- É incoerente. Primeiro que a escrita deveria ser "De 2009 a 2014". Porém, o erro maior é você indicar que o bairro "se tornou" um bairro de altos e baixos! Ora bolas, quando você afirma que ao longo do tempo um lugar se "transformou" ele tem que ter transformado para melhor OU para pior...é a mesma coisa de você chegar para um amigo que você não vê ha muitos anos e falar: "nossa, como você ficou mais magro e mais gordo". Não entendi este titulo e não me parece atrativo nem criativo.
VISUAL: 0
INTRODUÇÃO: 0
TOTAL APRESENTAÇÃO: 7,2

EXPLICAÇÃO: 8,0 - Extremamente desconexo, as ideias e intenções não estão ligadas, inclusive não há pontuação para ajudar a entender a ligação entre o inicio das frases (falando de uma coisa) e o final da frase (falando de outra completamente diferente). Infelizmente, parece que pela falta de tempo, o desenvolvimento ficou muito prejudicado.

DESENVOLVIMENTO: 0

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 0

ENREDO: 7,0 - Estágio muito inicial, nem mesmo o que ficou pronto é compreensível ou atraente.



Um comentário:

  1. ESCLARECIMENTO

    o q seria um texto de ensino medio?
    *antes de citar os andes eu cito q o rio nasce la ou seja sua usencia seia uma perda da historia e de conteudo, a eferencia da amazonia no inicio e pra lembra q apesar de nascer ora do brasil a maior parte do rio amaznas a grande parted o rio fica na amazonia.

    douglas quinto

    ResponderExcluir

Marcadores