Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 8 de junho de 2014

Enredo 3 “Os Crimes Momescos – Uma Viagem aos Personagens dos Detetives. Elementar, Meu Caro Folião!”.











G. R. E. S. V. 18 KLTs
INFORMAÇÕES GERAIS:
Nome Oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual 18 KLTs.
Presidente: Danilo Guerra.
Fundação: Março de 2003.
Símbolo: Diamante.
Cores: Azul, Verde e Branco.
Carnavalesco: Danilo Guerra.
Classificação: 8º lugar no 1º Concurso de Enredos Abacate 2003, Sou Sombrio, Anfitrião das Tragédias, Sou do Desgosto, Quem Sou Eu?... O Mês de Agosto!?”, Comissão de Carnaval, abriu o Desfile das Campeãs.
Participou também do Concursos de Enredos Abacate com o Enredo: “A Hora da Estrela” com Fernanda Montenegro. A Grande Dama da Cultura Nacional na Ribalta do Carnaval.
Enredo: “Os Crimes Momescos – Uma Viagem aos Personagens dos Detetives. Elementar, Meu Caro Folião!”.
N.º Alas: 39 Alas.
N.º de Carros Alegóricos: 7.
N.º de Componentes: 3.700.
_______________________________________________________________

Enredo: “Os Crimes Momescos – Uma Viagem aos Personagens dos Detetives. Elementar, Meu Caro Folião!”
Justificativa do Enredo: Histórias policiais sempre despertam a nossa imaginação e chamam a nossa atenção. Histórias de detetives são verdadeiros quebra cabeças sem pecinhas. Tentar elucidar o crime, descobrir o culpado antes do término do livro/filme, seguir e desvendar suas pistas, seus enigmas, charadas, seus anagramas, que são deixadas pelo autor/diretor do livro/filme, deixar-se envolver pelo enredo da trama, pelos seus personagens, captar todos os detalhes, sem deixar escapar nada, sempre foram um desafio e uma fixação aos aficionados pelo gênero policial. E acertar, ah acertar, ou melhor, adivinhar o final é mágico. Às vezes temos quase certeza que estamos no caminho certo e quando o desfecho chega perto não é nada disso. Vários elementos estão envolvidos nessas tramas como o medo, o mistério, a investigação, o suspense, a atenção, a curiosidade, o espanto, a dúvida e a inquietação. Por isso foi criada uma pequena história policial unindo duas de minhas paixões: O Carnaval e os Romances Policiais. Tramei uma história e convoquei uma “trupe da pesada” para tentar desvendar “Os Crimes Momescos”. Os maiores detetives, investigadores, polícias internacionais e até serviços secretos foram convocados, agora eles terão essa árdua tarefa de revelar antes do final deste desfile e das últimas linhas desta trama o resultado tão aguardado, os verdadeiros culpados. Bom divertimento.

Sinopse do Enredo:
No País do Carnaval...
Uma série de fatos e acontecimentos vem agitando e assustando toda a corte e os foliões do País do Carnaval. Primeiro foi o roubo dos troféus de campeões da folia. Sucessivos sequestros e ligações anônimas aos jurados do pleito da grande festa aterrorizam a todos. E agora os criminosos atacam novamente...
Notícia Urgente: O valioso símbolo da escola 18 KLTs, um enorme Diamante, foi roubado, e não virá no carro Abre-Alas da agremiação, e precisa ser recuperado logo para que ele venha no último carro da escola.
Sem respostas para dar a comunidade carnavalesca, a policia do país do Carnaval, juntamente com o chefe da cidade, o Rei Momo, decidem, numa ação inédita, convocarem todos os investigadores e detetives particulares, profissionais ou amadores, mais famosos do mundo da “ficção” (dos livros, dos filmes, novelas, quadrinhos e até dos desenhos animados) e alguns nem tão da ficção assim, de várias épocas, para “unir as forças” e elucidar os fatos o mais rápido possível e que a paz volte a reinar para alegria de toda a corte e de seus súditos. Seja perseguindo pistas e pegadas com a ajuda de uma lupa na mão ou bolando teorias entre uma baforada e outra de cachimbo, eles desvendaram os mistérios mais intrigantes dos policiais e ajudarão a elucidar os Crimes Momescos.
Estes crimes são de grande repercussão e chocam a toda a comunidade do samba. Os foliões e foliãs querem a solução para o caso o quanto antes. É oferecida à população em geral uma recompensa para quem der uma pista para a tentativa de elucidação deste lamentável ocorrido.
Com todas essas medidas a escola acredita que os mais famosos detetives conseguirão recuperar O SÍMBOLO de nossa Agremiação antes do fim deste desfile, tanto que um lugar de destaque já foi reservado pela escola na sua última alegoria. É preciso que nossos “Heróis” elucidem os fatos e que a Justiça seja feita, pois para toda “obra Policial” não há crime perfeito, logo, não há lugar para a impunidade.
Vários apetrechos serão usados para a elucidação dos Crimes Momescos: Lupas, binóculos, algemas, rádios transmissores, câmeras fotográficas, escutas telefônicas, disfarces, entre muitos outros métodos mais sofisticados e outros nem tanto assim.




Vamos aos convocados:

Inspetor Clouseau: Não está reconhecendo nosso personagem? É o policial francês fictício dos filmes e desenhos da série “A Pantera Cor-de-Rosa”. Tem uma mente muito aguçada, mas é desajeitado, inábil e faz e fala muitas coisas absurdas. Oficial da Sûreté (termo que define a força policial francesa), condecorado, ele é o sinônimo do desastre em pessoa: tem aptidão para quebrar mesas e cadeiras, está sempre batendo a cara em alguma porta, rasgando as calças ou tropeçando em objetos ao seu redor. A estreia de Clouseau no cinema foi no filme A Pantera Cor de Rosa, de 1963. A trama que apresentou O Inspetor ao público trata de um diamante raro, o chamado Pantera Cor de Rosa, e sobre o ladrão profissional conhecido como Fantasma, que passa o filme tentando descobrir o paradeiro da joia para roubá-la. Clouseau é encarregado de proteger o diamante e descobrir a identidade do ladrão. De sotaque forçado, a pronúncia incorreta das palavras, caretas impagáveis caprichava nos olhinhos parcialmente fechados em meio à suspeita, ou nos infalíveis golpes de mão aberta de um caratê que só ele considera letal. Outra característica que viria a apareceria em filmes posteriores era o uso de disfarces e acessórios, geralmente peças esdrúxulas (como bigodes enormes, narizes postiços e bichos empalhados) e que geravam mais gargalhadas do que ocultavam propriamente a sua identidade.

Sûreté força policial francesa.
A Scotland Yard é a sede central ou quartel general da Polícia Metropolitana de Londres.

Agência Central de Inteligência é uma agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos responsável por investigar e fornecer informações de segurança nacional.

A Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pela sua sigla Interpol.

Mossad é o serviço secreto do governo de Isarael.

Comité de Segurança do Estado. Esta era a principal organização de serviços secretos da antiga União Soviética, que desempenhou as suas funções entre 1954 a 1991.

Batalhão de Operações Especias do Rio de Janeiro (BOPE).
A policial do País do Carnaval acaba de divulgar que alguns suspeitos foram capturados e vão ser interrogados.
Xiiii... Parece que eles caíram nas mãos, logo de quem? Desses nossos convidados, um dos primeiros que chegaram ao nosso País, os Inquisidores.

O Nome da Rosa: O livro de Umberto Eco narra uma série de assassinatos em um monastério no fim da era medieval (século XIV), que coloca um frei franciscano em rota de colisão com a alta cúpula da Igreja foi adaptado ao cinema. O personagem central, William de Baskerville (Sean Connery), assemelha-se a Sherlock Holmes, dado o uso que faz do método dedutivo para conduzir as investigações e tentar solucionar os crimes. Ao lado de seu "Dr. Watson" (o noviço vivido por Christian Slater), ele descobre que os assassinos por envenenamentos ocorridos no monastério estão ligados à leitura de um livro considerado profano - Poética, do filósofo grego Aristóteles. Em determinado momento o caminho do frei cruza com o do bispo Bernardo Gui, também envolvido na investigação. Este personagem foi inspirado em uma figura histórica real, um dos principais líderes da Inquisição, conhecido pelo rigor com que tratava os réus e por ter sido o autor de uma espécie de "manual do inquisidor".
Inquisição é o termo pelo qual é mais comumente conhecido o Tribunal do Santo Ofício, órgão de investigação e repressão instituído pela Igreja Católica na Idade Média. A preocupação maior da Igreja era com os hereges, pessoas ou grupos de católicos que se desviavam da conduta regulamentada pelo Papado e criavam novos dogmas. A Inquisição perseguiu cristãos-novos, feiticeiras, formas de sincretismo religioso, homossexuais, entre outros.

O Inquisidor: Aquele que inquire, pergunta, questiona, interroga. Era a máxima autoridade oficial da Inquisição. Retirava de seus prisioneiros até inverdades através da tortura.

Xerife ou Sheriff é um oficial legal, eleito pelo povo, responsável por manter a paz de um condado ou município. O termo tornou-se popular devido ao gênero faroeste e a figura do "Xerife de Norttingham", tradicional inimigo do folclórico Robin Hood.

Xerife de Norttingham: sujeito desonesto, tarefa de capturar bandidos, como Robin Hood, e garantir a segurança das rotas de comércio através da floresta de Sherwood. Na versão da Disney de Robin Hood, o Xerife é um grande lobo cinzento e o Robin é uma raposa.

Olho vivo (gato) e faro fino (rato): Dupla de detetives particulares. Desenho americano de 1959 de produção de Hanna-Barbera. Snooper (Gato) vestido em um estilo parecido com Sherlock Holmes e Blabber (Rato) vestido à la Humphrey Bogart (ator de cinema e teatro americano eleito pela American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema americano de todos os tempos, até então claro). Quando estão em perseguição Snooper pede para Blabber ligar a sirene, é ele próprio quem põe a cabeça para fora do carro e começa a gritar.

Inspetor Bugiganga: É um desenho animado. Narra as aventuras de um inspetor policial trapalhão que ao sofrer um acidente, foi transformado numa espécie de robô com mil e uma bugigangas diferentes. Porém o maior vilão da cidade, causador do acidente do inspetor, perdeu sua mão no tal acidente e se transformou no "Dr. Garra" (seu rosto assim como o resto de seu corpo nunca são mostrados, apenas braços e mãos enluvadas). Agora bugiganga tem que salvar o mundo dos crimes do Dr. Garra, que acha que bugiganga o fez perder a mão e por isso vive tentando destruí-lo. O detetive ciborgue conta com a ajuda de sua sobrinha Penny e do cão Crânio, mestre dos disfarces e tenta manter o inspetor longe dos perigos. Na verdade a menina é a grande responsável pelo fracasso dos planos malignos do Dr. Garra. Usa sua ferramenta de combate ao crime é um livro-computador de alta tecnologia. Dr. Garra possui também seu animal de estimação, que está sempre ao seu lado, é um gato gordo chamado Gato Louco.

Velma Dace Dinkley e sua turma (Scooby-Doo, Fred Jones, Salsicha Rogers, Daphne Blake): é o membro mais inteligente da Mistério S/A. Sua inteligência só não é maior que a sua capacidade de fazer deduções lógicas, essas que quase sempre descobrem o vilão fantasiado, normalmente disfarçado de algum “Monstro”. Quando Scooby-Doo está com muito medo de ser voluntário em uma missão, Velma oferece a ele um "Biscoito Scooby" como um incentivo. Scooby-Doo é o protagonista da série, é o animal de estimação e companheiro de longa vida de Salsicha. É medroso, porém tem um coração de ouro e é muito comilão, assim como Salsicha.

Rabugento, o cão detetive: É um desenho também de produção de Hanna-Barbera. Estreou em 1976 e teve 16 episódios. Conta a história de Rabugento, um cachorro detetive que irrita os bandidos com suas aparições surpresa e sua ironia extrema. Famoso por sua risada e por resmungar o tempo todo. Seu carro é uma lata-velha que anda com muita dificuldade.
Xerife Woody de Toy Story
Mickey
Guarda Belo da Turma da Manda-chuva
Coronel Cintra Comandante da polícia de Patópolis.

Berloque Gomes e SirLock Holmes
Ratinho Detetive: Em 1986, os estúdios Disney criaram mais um dos ratinhos (Mickey, Bernardo e Bianca, Despereaux e Remy e Ratatouille) mais queridos da animação, o corajoso e excêntrico detetive Basil. O filme foi nomeado como “As Peripécias do Ratinho Detetive” ao ser relançado nos cinemas em 1992. O filme que se passa dentro das engrenagens do Big Bem. É uma clara homenagem as aventuras de Sherlock Holmes. Desde Dr. Dawson, personagem que virá a se tornar companheiro de aventuras de Basil assim como Dr. Watson é para Holmes até a presença do violino, instrumento tocado pelo detetive. Logo no início do longa, inclusive, Basil solta para Dawson uma das frases mais icônicas de Holmes: “Elementar, meu caro Dawson!”. Só para dar um toque a mais, os criadores resolveram colocar os próprios Sherlock Holmes e Dr. Watson no filme, mesmo que por alguns segundos, ao mostrar que os ratinhos vivem dentro de sua casa na Baker Street.

Comissário (James) Gordon: Personagem fictício, um aliado de Batman, aparece nas histórias em quadrinhos e nos fimes da série. Comissãrio de Policia de Gothan City. A relação de Gordon com o Batman, como seu contato na polícia; é comparável à relação entre Sherlock Holmes e o Inspetor Lestrade.

Batman: Ok, esse personagem tem muitas facetas, mas uma das melhores é certamente seu aspecto detetivesco. No universo DC um de seus epítetos é “o melhor detetive do mundo”. E ele certamente o é. Sua habilidade investigativa é insuperável. Sua primeira aparição, meio controvérsa, foi em maio de 1939, na revista Detective Comics #27.
Os detetives protagonistas da série Moonlighting, aqui mais conhecida como A Gata e o Rato, fizeram sucesso. Após ir à falência devido a um golpe de seu empresário a modelo Maddie Hayes tem uma única propriedade: a agência de detetives chamada Blue Moon. David Addison, interpretado pelo famoso Bruce Willis, a convence de que a agência poderia dar lucro. O mais interessante na série eram menos as investigações e mais a interação entre a dupla principal, que culminou num romance.

Gil Grissom CSI: É um é um entomólogo forense e o gênio por trás da equipe de investigações da polícia científica americana de Las Vegas.

Ace Ventura – Um detetive diferente: Filme americano de 1994, do gênero comédia, dirigido por Tom Shadyac. Ace Ventura (Jim Carrey) é um detetive muito trapalhão, especializado em desvendar crimes envolvendo animais. Foi contratado para resolver o que ocorreu com golfinho Snowflake (mascote da equipe do Miami Dolphins do futebol americano) que aparentemente foi sequestrado.

Magnum: Se você tem em torno de 30 anos ou mais deve se lembrar do “detetive número 1 do Havaí”. Ex-oficial da marinha e veterano do Vietnã, Thomas Sullivan Magnum III torna-se investigador particular no Havaí. Seu treinamento engloba espionagem e contra espionagem, além de possuir habilidades como atirador de elite e treinamento em diversas armas de fogo. Aqui ficou mais conhecido pelo tema de abertura da série, por suas camisas floridas e por um jeito menos metódico de fazer suas investigações, um tanto – para usar uma palavra da moda – fanfarrão, que contrastava com jeito mais sisudo de seu companheiro Higgins. (Fantasia de Hawaianos).

Kojak: É uma série de TV produzida e exibida nos EUA em 1973. Nos anos 80 o personagem retornou em duas ocasiões, em telefilmes de maior duração. Charmoso e com um estilo que incorpora alguns elementos da malandragem das ruas de Nova York, Theo Kojak era um competente e extravagante tenente de polícia, que trabalhava no 13º Distrito, zona sul de Manhattan. Apesar de manter um certo ar conservador, Kojak muitas vezes usava de métodos que aprendia nas ruas, escandalizando seus superiores. Algumas particularidades do detetive (sua careca lustrosa e a mania de chupar pirulitos, por exemplo), aumentaram ainda mais a simpatia do público pelo personagem. No Brasil, a série foi apresentada nos anos 70 pela Rede Globo em horário nobre. A popularidade foi tanta que o nome Kojak tornou-se sinônimo de calvície, e o personagem acabou virando até marchinha de carnaval.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) Johnny Depp é o detetive nova-iorquino Ichabod Crane que investiga casos que acontecem no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Seus métodos investigativos serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural.
O filme “Uma Cilada Para Roger Rabbit”. O enredo se passa em Hollywood, em 1947, onde os personagens de desenho animado coexistem e interagem naturalmente com os seres humanos. O filme conta a história de Eddie Valiant, um detetive particular capturado em um mistério que envolve Roger Rabbit, um famoso astro dos desenhos animados acusado de homicídio.

Dick Tracy: É um detetive das tiras de quadrinhos e um personagem popular na cultura pop norte-americana. Foi criado pelo cartunista Chester Gould em 1931 para uma tira de quadrinhos do jornal que também se chamava Dick Tracy e retratava a violência e o cotidiano da Chicago da época. Exímio atirador. Apesar de se passar nos anos 30 Dick Tracy já possuía um super gadget, um relógio que funcionava para diversas tarefas. Dick ficou famoso por possuir inimigos grotescamente feios. Dick Tracy passou das tiras pelo rádio, cinema, séries e quadrinhos. Dentre os vilões, Big Boy, chefe de quadrilha e primeiro vilão das tiras, responsável por matar os pais de Tess, sua namorada. No filme lançado em 1990, a bela e sedutora cantora de cabaré, Breathless Mahoney, que deseja Tracy só para ela, é vivida por Madonna. O vilão Big Boy é interpretado por Al Pacino (Seu vilão é uma versão cômica e desvairada de um gangster sádico, elemento dominado com maestria pelo astro). A trama é a seguinte: Há bandidos novos na cidade e eles são liderados pelo “barra pesada” Big Boy Caprice. Ele quer acabar com Tracy e para isso cria diversos planos para chantagear e fazer com que o detetive fique desacreditado perante a cidade. Em meio a isso, Tracy precisa cuidar de sua namorada Tess e seu novo amigo, um garoto de rua muito esperto.

Philip Marlowe: É um personagem de ficção criado pelo escritor Raymond Chandler para protagonizar uma série de histórias de detetive. Marlowe é beberrão, tem uma atitude contemplativa e filosófica. Ele gosta de xadrez e poesia. O detetive não teme riscos físicos nem de usar violência quando necessário. Moralmente correto, ele encontra em suas aventuras várias "mulheres fatais".

Auguste Dupin: Detetive fictício criado Por Edgar Allan Poe, precursor dos detetives da literatura. Aparece pela 1ª vez com o conto “Os Crimes da Rua Morgue”, de 1841, o autor traça as três propriedades do detetive clássico: o emprego da lógica e métodos dedutivos na solução de mistérios, as histórias narradas por um segundo personagem e a incorrigível mania do detetive de explicar, passo a passo, o seu raciocínio. Esse estereótipo, personificado pelo detetive Auguste Dupin, inspirou a criação de outros personagens da literatura policial. Dupin aparece em três obras de Poe: Os Assassintos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada. Ele investiga Os Assassinatos na Rua Morgue por diversão e para provar a inocência de um homem acusado injustamente, não aceitando recompensas. Em A Carta Roubada Dupin sai propositalmente em busca de recompensa. Auguste Dupin é um parisiense recluso, um cavalheiro com voz de tenor e amante absoluto dos livros. Sua família, outrora rica e de prestígio, perdeu a fortuna com o passar dos anos e foi à falência. É por causa da cortesia dos credores que Dupin consegue salvar uma parcela do seu patrimônio, e assim passa seus dias isolado, mantendo-se longe dos círculos sociais. Resolver charadas e explorar hieróglifos estão entre os passatempos favoritos deste personagem. Na Cidade Luz, ele mora com seu melhor amigo, o narrador anônimo das histórias. A capital francesa também ambienta os três únicos contos de Dupin, trazendo retratos bem situados da geografia de Paris e dos antigos costumes daquela capital. Quando se dispõe a resolver um mistério, o detetive toma como base as notícias publicadas nos jornais da cidade para se informar. Sua técnica é calcada na análise dos fatos e apreensão dos detalhes geralmente ignorados pela polícia. Este processo de investigação resulta na elaboração de uma teoria particular do crime e das circunstâncias em que foi cometido. Puramente cerebral, Dupin aplica técnicas dedutivas e explora suas exclusivas faculdades de percepção para resolver os casos que investiga. O detetive dá atenção especial aos detalhes e peculiaridades do crime, aplicando a estes um significado maior. Entre baforadas no cachimbo de âmbar, ele passa horas refletindo em silêncio, abstraído e com os olhos vagos em alguma direção, até desenrolar o nó do mistério. A mágica de Dupin nada mais é, segundo o próprio afirma, resultado do emprego correto da lógica, aliado à observação de qualidade e dedução psicológica dos fatos. Apesar da aptidão natural, Auguste Dupin não é policial nem mesmo investigador profissional. Ele se torna uma espécie de detetive amador por pura curiosidade, e também para satisfazer as exigências do ego. Faz pouco caso da polícia, pois acha que a corporação francesa age sem método e deixa-se levar pelas superficiliadades do momento, não explorando as evidências mais importantes na cena do crime.

Arsène Lupin, Ladrão de Casaca: “O Homem dos mil disfarces”. É uma coletânea de nove histórias do escritor francês Maurice Leblanc. Surgiu em 1907 com o título francês Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur — literalmente, Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro — por encomenda para a revista francesa "Je Sais Tout": Pierre Lafitte, o editor da revista, encomendou a Maurice Leblanc uma novela policial, cujo herói fosse para a França o que eram para a Inglaterra Sherlock Holmes (de Sir Arthur Conan Doyle) e A.J. Raffles ao mesmo tempo. Nasceu assim Arsène Lupin, personagem vivo, audacioso, impertinente, desafiando sem cessar o Inspetor Ganimard, arrastando corações atrás de si, zombando das posições conquistadas e ridicularizando os burgueses, socorrendo os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque. Como não poderia deixar de ser, Lupin se defronta diversas vezes com o maior detetive de todos os tempos, seu rival "Herlock Sholmes" (nome de Sherlock Holmes na obra de Leblanc; nas primeiras edições não havia tal modificação, mas teve de ser feita após protestos de Conan Doyle), e cria várias situações embaraçosas para o grande detetive de Doyle. Lupin tinha uma característica peculiar: avisava sempre a vitíma antes do roubo.


Sherlock Holmes além de seu grande sucesso no mundo literário, também está presente nas telonas desde 1939.
1. Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. O personagem apareceu pela primeira vez em 1887, em "Um Estudo em Vermelho", conto publicado numa coletânea natalina. 2. O personagem foi inspirado em Joseph Bell, professor de Conan Doyle. Bell conseguia dizer muitas características psicológicas de uma pessoa apenas olhando seus trejeitos e roupas. 3. O detetive vivia na Rua Baker, 221b, em Londres. O endereço existe, e hoje é ocupado por um museu totalmente dedicado a Sherlock Holmes. 4. Uma de suas maiores marcas registradas, a frase "Elementar, meu caro Watson" não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle. A frase foi criada pelo ator norte-americano William Gillette, um dos primeiros a adaptar a obra para o teatro. 6. A peça ganhou uma versão cinematográfica em 1916, com Gillette no papel principal, e foi responsável pela difusão do personagem pelo mundo. 7. Até 2012, o personagem Sherlock Holmes tinha aparecido em 213 filmes, representado por 76 atores diferentes. 8. Sherlock Holmes morreu e depois ressuscitou por influência da mãe de Conan Doyle, criador do personagem. Holmes acabou morto ao despencar do alto das cataratas de Reichenbach, na Suíça, durante uma luta com o seu oponente James Moriart. Essa aventura chama-se "O Fim do Problema". Os fãs não gostaram — a primeira a protestar foi a mãe de Doyle —, e obrigaram o autor a ressuscitá-lo. 9. O professor de psicologia John Radford lançou, em 1999, um livro sobre o QI de Sherlock Holmes. A conclusão da pesquisa é que, levando em conta os textos, o detetive criado por Conan Doyle é bastante inteligente — e não apenas sortudo. 10. "Sherlock Holmes" (1922) é um filme mudo no qual o detetive é interpretado por John Barrymore, e Watson, seu ajudante, é vivido por Roland Young. "A Vida Privada de Sherlock Holmes" (1970), em que Robert Stephens e Colin Blakely interpretam a dupla Sherlock e Watson, foi o segundo filme do personagem. Passaram-se 15 anos até que "O Enigma da Pirâmide" (1985) fosse lançado, com Nicholas Rowe no papel de Sherlock e Alan Cox como Watson. No brasileiro "O Xangô de Baker Street" (2001), o ator Joaquim de Almeida vive o detetive, enquanto o papel do ajudante ficou a cargo de Anthony O’Donnell. Já em "Sherlock Holmes" (2009), Robert Downey Jr. ficou com o papel principal, enquanto Jude Law viveu Watson. 11. Sherlock Holmes aparece ao todo em cerca de 60 obras de autoria de Arthur Conan Doyle, compostas por cerca de 56 contos e 4 romances (Um Estudo em Vermelho; O Signo dos Quatro; O Cão dos Baskerville; e, O Vale do Terror), onde Sherlock Holmes resolvia casos insolúveis até mesmo para a Scotland Yard. 12. É habilíssimo em boxe, esgrima e bastão.
Dr. John H. Watson: É um personagem de ficção, biógrafo e companheiro dos casos de Sherlock Holmes. Em 1881, encontra casualmente, em Londres, seu antigo auxiliar de enfermagem, o jovem Stamford, que lhe apresenta Sherlock Holmes. Encontro esse da necessidade de ambos em encontrar alguém para dividir as despesas de acomodação. Os dois passam, então, a compartilhar os aposentos do 221B, na Baker Street. Logo Watson descobre as habilidades dedutivas de seu novo companheiro, acabando por envolver-se em seu primeiro caso com o detetive, "Um Estudo em Vermelho". Watson é descrito como um homem troncudo, de estatura mediana, queixo quadrado, pescoço grosso e um modesto bigode. Casa-se com Mary Morstan no final do livro O Signo dos Quatro, porém, mais tarde, fica viúvo. Gladstone é o cão do Dr. Watson.
Irene Adler: É uma personagem de ficção da série de romances e contos sobre Sherlock Holmes. É uma das personagens femininas de destaque nas aventuras do famoso detetive, embora apareça somente num conto, Um Escândalo na Boêmia, que faz parte da coletânea As Aventuras de Sherlock Holmes. Muitas vezes ela é apresentada como o interesse romântico do personagem Sherlock Holmes. É também a protagonista principal de sua própria série de contos e romances de mistério, concebidas pela escritora estadunidense Carole Nelson Douglas.
Delegado Mello Pimenta é um dos personagens do romance O Xangô de Baker Street do humorista, escritor e apresentador de televisão brasileiro Jô Soares.

Mandrake, o sedutor personagem criado por Rubem Fonseca em 1967, estreou na literatura policial nas páginas do livro "Lúcia McCartney". Ele não é propriamente um detetive particular, e sim um advogado criminalista, mas, quando um crime cruza o seu caminho, persegue a solução até o fim. O detetive de Rubem Fonseca é quase um anti-herói, um homem cínico e de valores morais questionáveis. Mandrake tem posicionamentos e hábitos particulares, tem qualidades e defeitos. É apaixonado pelas mulheres, mas não costuma manter relacionamentos duradouros. Aliado às bebidas e aos charutos. é um advogado do Rio de Janeiro, especializado em resolver casos de chantagem e extorsão, se envolvendo tanto com indivíduos da alta sociedade carioca, como com as camadas mais baixas da sociedade.

Guarda Juju: Personagem da “Praça É Nossa”, interpretado por Roberto Marquis.
Mário Fofoca, ou melhor, Mário Cury, era um detetive desajeitado, sempre vestido de terno xadrez e gravata borboleta, notório pela sua ingenuidade. Luiz Gustavo revive o famoso detetive Mario Fofoca na segunda semana de "Ti ti ti".

A Próxima Vítima foi uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo em 1995 no horário das oito e teve 203 capítulos. Foi escrita por Sílvio de Abreu com a colaboração de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando, Rogério Gomes e Marcelo Travesso. A novela fez um mega sucesso na Rússia, no último capítulo exibido lá no dia 14 de maio de 1997 fez com que a cidade de Moscou parasse por uma hora para descobrir que era o assassino da trama. Esse fato também aconteceu em Portugal, Venezuela e, claro aqui, no Brasil. Uma série de assassinatos, aparentemente sem motivo e conexão entre si, ocorre no desenrolar da trama. Instigada com a seqüência de mortes inexplicáveis, a jovem estudante de direito Irene (Viviane Pasmanter) tenta descobrir não só o matador, mas quem será a próxima vítima. Ela inicia uma minuciosa investigação dos fatos, depois de ter o pai e a tia também assassinados. Irene descobre uma lista com códigos. É a famosa lista do "Horóscopo Chinês" com a data de nascimento de todas as sete vítimas. Paulo Betti é o detetive Olavo, na novela A Próxima Vítima.

Delegada Helô, personagem vivida por Giovanna Antonelli na novela “Salve Jorge”.

Ed Mort: Personagem criado por Luís Fernando Veríssimo em 1979 como paródia das histórias norte-americanas de detetives. É um detetive particular trapalhão e sempre sem dinheiro, que se mete em todo o tipo de encrencas. Ele divide seu espaço - um escritório em Copacabana, que ele chama apenas de "escri" porque é muito pequeno - com 117 baratas e um rato albino chamado Voltaire. Suas 17 histórias estão compiladas nos livros Ed Mort e Outras Histórias (1979) e Sexo na Cabeça (1980), editados pela LP&M. O personagem também foi adaptado para tiras diárias de jornal nos anos 80, os quadrinhos foram desenhados por Miguel Paiva, peça de teatro, especial de TV e para o cinema. No cinema o personagem foi interpretado por Paulo Betti em 1997.

Agatha Christie: Romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrados em 103 idiomas diferentes. Venderam mais de 4 bilhões no total e são superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. “Duquesa da Morte", "Rainha do Crime", dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple e Parker Pyne, entre outros, Em seus 56 anos de carreira Agatha escreveu mais de 80 livros, várias peças teatrais e adaptações cinematográficas e televisivas de suas obras. Principais Obras: O Assassino de Roger Ackroyd, Assassinato no Expresso Oriente, O Caso dos Dez Negrinhos e Cai o Pano.

Hercule Poirot: é um grande detetive fictício e protagonista da maioria dos livros de Agatha Christie, comparável apenas a Sherlock Holmes. Aparece em mais de 40 romances da autora. Detetive belga, 1,60 de altura, Poirot é uma personagem extremamente extravagante, não é nada modesto, e está sempre se gabando da forma como usa as suas células cinzentas, diz que pode resolver um crime estando "apenas sentado na sua poltrona". Um pouco rabugento de vez em quando. Possui um grande e belo bigode que é o que melhor o identifica, e tem sempre uma aparência elegante e impecável. Não é um detetive de ação, mas meramente dedutivo, que para resolver seus crimes prefere interrogar todos os envolvidos, porém muitas vezes precisa investigar, a pedido de Hastings ou por extrema necessidade. Poirot não se casou. No entanto, teve pelo menos uma grande paixão relatada pela autora: a condessa russa Vera Rossakoff, que conheceu durante investigações de um engenhoso roubo de jóias, ainda no início de sua carreira como detetive particular em Londres. Poirot fez sua primeira aparição em O Misterioso Caso de Styles, chamado por seu amigo o Capitão Arthur Hastings, começou sua carreira como oficial de justiça, mas passou a atuar como detetive particular, e auxiliar a polícia em casos complicados. O personagem já protagonizou diversos filmes e ganhou sua própria série de TV, Agatha Christie’s Poirot onde é interpretado por David Suchet.

Miss Marple: Presente em 12 Romancese e 20 contos policiais de Agatha Christie. Não se parece em nada com um detetive. É uma senhora à moda antiga. Prefere tomar xarope a usar comprimidos, gosta de fazer crochê e se encanta com os acordes de uma valsa. Ela mora no pequeno vilarejo de St. Mary Mead, uma típica cidade de interior no sudeste da Inglaterra, onde todos se cumprimentam pelo nome e repartem histórias em comum. Seus passatempos mais corriqueiros são cuidar do jardim, plantar peônias e arrancar ervas daninhas, e desempenhar funções paroquiais, angariando donativos para campanhas e associações locais. Solteirona, altamente astuta, Jane Marple resolve seus crimes de uma forma muito diferente de outros detetives, ela não faz interrogatórios, não procura pistas, só usa o seu conhecimento da natureza humana e consegue solucionar os mais obscuros mistérios. Sua primeira aparição em um romance se deu em Assassinato na Casa do Pastor em 1930. Desde então, já apareceu em centenas de filmes, séries e peças de teatro. O personagem de Jane Marple em seu primeiro livro, Assassinato na Casa do Pastor, é notadamente diferente de como ela se parece em livros posteriores. Esta versão de Miss Marple é fofoqueira e não é especialmente agradável. Os cidadãos de St. Mary Mead estão cansados de sua natureza curiosa e de como ela parece esperar o pior de todo o mundo. Em livros posteriores, ela se torna mais amável e moderna.
Comissário Maigret: É um personagem de ficção de novelas policiais, o mais popular dentre os personagens criados pelo escritor belga Georges Simenon. O comissário Jules Maigret apareceu em 75 novelas e 28 contos, além de vários filmes para a TV, dirigidos por Pierre Granier Deferre. Foi o cachimbo sempre em mãos e o talento para interpretar semblantes que transformaram o taciturno comissário Maigret em um dos detetives mais populares da literatura. Maigret é um homem comum, sem talentos extraordinários. Não é um detetive exclusivamente dedutivo ou cerebral.

Sam Spade - O Livro “O Falcão Maltês”: é um romance policial de 1930 do escritor americano Dashiell Hammett. Considerada uma das melhores obras do autor, sua trama foi adaptada diversas vezes para o cinema. Seu personagem principal, Sam Spade, se tornaria o primeiro detetive durão da literatura policial. As histórias do carismático Samuel Spade, um homem que fala a linguagem das ruas e não leva desaforo para casa, foram um divisor de águas no mundo dos detetives da ficção. O detetive mora e trabalha em San Francisco, uma das mais belas cidades da Califórnia, famosa por seus bondes hoje centenários e pela prisão insular de Alcatraz. Lá, mantém um modesto negócio de investigação, tendo como assistente a fiel secretária, a senhorita Effie Perine. Um hábito constante de Spade é o fumo sagrado de todo dia. Os cigarros, preferencialmente da marca Bull Durham, são cuidadosamente feitos à mão. A técnica é simples: ele peneira os flocos de fumo escuro sobre um papel curvo, enrola-os com os polegares e os lacra com uma lambida certeira nas extremidades. Para acendê-los, usa seu isqueiro de níquel. Uma das exclusividades do detetive é o trato com as mulheres.
Miss Maud Silver Patrícia Wenthworth querida velhinha que tempera investigação com máximas morais e habilidade nos pontos e laçadas do tricô. Punhal de Marfim.

007 James Bond: Agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953, adaptado muitas vezes para o cinema. O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com o romance Casino Royale. São 23 filmes oficiais se tornando a segunda franquia mais lucrativa nas bilheterias de todos os tempos, perdendo apenas para Harry Potter. Bond é descrito como um homem alto, moreno, de olhar penetrante, viril, porte atlético e sedutor, com idade estimada entre 33 e 40 anos, apreciador de vodka-martini (Batido. Não mexido), exímio atirador com licença 00 para matar (sétimo agente desta categoria especial, daí seu código 007) e perito em artes marciais, que combatia o mal pelo mundo (muitas vezes representado pela URSS naqueles tempos de Guerra Fria), a serviço do governo de Sua Majestade, com charme, elegância e cercado de belas mulheres, sempre se apresentando com a famosa frase "Meu nome é Bond, James Bond".
Para quem achava que o mordomo ficaria fora desta trama, enganou-se, ele continua sendo o nosso principal suspeito. Representado pelo mordomo Lurch da Família Adams
Nossos heróis encontraram o verdadeiro culpado dos Crimes Momescos, melhor dizendo, os culpados. Não é um, mas seis criminosos, uma verdadeira quadrilha. E quem são eles? Alguém arrisca um palpite? Ah! São os integrantes do famoso jogo de tabuleiro “Detetive”. O motivo deles estarem cometendo todos esses crimes não foram divulgados, nem quais foram as táticas que os nossos heróis usaram pra desvendá-los. Mas nada mais importa, o importante é que os criminosos foram presos, que a nossa escola recuperou seu símbolo maior, o Diamante 18 KLTs, e que o País do Carnaval pode curtir a folia na paz e na alegria!
Jogo Detetive (originalmente em Portugal Cluedo e nos Estados Unidos, Clue) é um jogo de tabuleiro originalmente criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949. Fabricado no Brasil pela empresa Estrela. O jogo é desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e vários objetos. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas), qual dentre seis armas e qual dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato. Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes. Os Suspeitos: Coronel Mostarda (amarelo), Dona Branca (branco), Sr. Marinho (azul), Dona Violeta (lilás), Professor Black (preto) e Srta. Rosa (vermelho).


Roteiro do Desfile:
Responsável pelo Roteiro do Desfile: Danilo Guerra
Comissão de Frente: Crimes Momescos. (14 Vilões mais conhecidos do mundo da espionagem, como o Lord Henry Blackwood, de um dos filmes de Sherlock Holmes, e um detetive interagem nesta Comissão de Frente)
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Inspetor Closeau e a Pantera Cor-de-Rosa (que representa a Joia que é o nosso prórpio Pavilhão).
Guardiões do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Pantera Cor-de-Rosa e o Fantasma (Vilão).
1º Setor: Polícias Secretas Internacionais:
Ala 1 – Policia Francesa Surete;
Alegoria 1 Abre-Alas: Nossas Pistas estão lançadas.
Um grande Anagrama, como o da figura, formará o nome da nossa escola. Neste carro acoplado, vêm Ampulhetas/Relógio (tempo), Revólveres, Lupas, Esfinge (xaradas/enigmas), Lanternas, Caximbo, Pegadas, Passagens secretas, joias, quadros, impressões digitais, etc.
Ala 2 – Polícia Inglesa Scotland Yard;
Ala 3 – Polícias CIA USA x KGB (duas fantasias);
Ala 4 – Interpol;
Ala 5 – Polícia de Isarael Mossad;
Ala 6 – BOPE;
Ala 7 – Inquisição - Personagem William de Baskerville x O Inquisidor do livro “O Nome da Rosa” de Umberto Eco;
Alegoria 2: Inquisição. Representa os interrogatórios “nada ortodoxos” para os suspeitos capturados. Destaque: Dalton Vighi como o Inquisidor, papel de destaque na novela “Xica da Silva”.
2º Setor: Desenhos/Filmes Infantis:
Ala 8 – Robin Hood e o Xerife de Norttingham;
Ala 9 – Olho Vivo e Farofino;
Ala 10 – Inspetor Bugiganga;
Ala 11 – Velma e Scooby-Doo;
Ala 12 – Rabugento, O Cão Detetive;
Ala 13 – Xerife Toy Story;
Alegoria 3: Carro Infantil (Traz estes e outros personagens infantis como Mickey, Guarda Belo da Turma do Manda-chuva, Coronel Cintra, O Ratinho Detetive, Berloque Gomes e SirLock Holmes).
3º Setor: Filmes/Minisséries:
Ala 14 – Batman;
Destaque de Chão: Mulher-Gato;
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: A Gata e o Rato;
Ala 15 – CSI;
Ala 16 – Ace Ventura;
Ala 17 – Magnum (Ala com fantasia de hawaianos, lugar onde se passava a série);
Ala 18 – Kojak (Ala caracterizada como o personagem: careca, óculos escuros e o pirulito).
Ala 19 – Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (com duas fantasias, uma do cavaleiro sem cabeça e outra do personagem de Johnny Depp, o detetive da história);
Alegoria 4: Cinema (O universo dos quadrinhos de Dick Tracy que foi adaptado para a telona será o tema principal da parte frontal do carro carro, a Chicago da década de 30, o cabaré, o carro será todo em branco e preto. Rolos de filmes, Cartazes de filmes de Detetives, como “Uma Cilada Para Roger Rabbit” entre outros, também virão nesta alegoria na parte traseira).
4º Setor: Literatura I:
Ala 20 – Personagem Philip Marlowe (do escritor Raymond Chandler);
Ala 21 – Personagem Auguste Dupin (do escritor Edgar Allan Poe);
Ala 22 – Personagem Arsene Lupin (do escritor Maurice Leblanc);
Mestre da Bateria: Dr. Watson;
Rainha da Bateria: Irene Adler (grande amor de Sherlock Holmes);
Madrinha da Bateria: Amor de Sherlock à Música (tocava violino);
Ala 23 – Bateria: Sherlock Holmes (Personagem de Sir Arthur Conan Doyle. São 300 Ritmistas, interpretando o maior Detetive da história da ficção);
Ala 24 – Ala de Passistas (Representa a luta e a esgrima, suas outras paixões);
Ala 25 (Representam os 4 romances das mais de 60 obras onde nosso famoso personagem aparece).
Alegoria 5: Inglaterra, Londres, Baker Street, 221B (Representa todo o ambiente de Sherlock Holmes).
5º Setor: Brasil:
Ala 26 – Delegado Mello Pimenta (do Livro O Xangô de Baker Stret de Jô Soares);
Ala 27 – Mandrake (personagem de Rubem Fonseca);
Ala 28 – Guarda Juju (Personagem de Roberto Marquis);
Ala 29 – Mário Fofóca (Personagem de Luiz Gustavo);
Ala 30 – Novela “A Próxima Vítima” (Fantasia de Horóscopo Chinês);
Ala 31 – Ed Mort (Personagem de Luís Fernando Veríssimo; fantasias de baratas);
Alegoria 5: Brasil (Traz a atriz Giovanna Antonelli, a Delegada Helô, o ator Luiz Gustavo, Mário Fofóca, e o ator Paulo Betti, Ed Mort, como destaques).
6º Setor: Litertura II: A Retomada
Ala 32 – Hercule Poirot (Personagem de Agatha Christie);
Ala 33 – Ala das Baianas, Miss Marple (Personagem de Agatha Christie e fazem uma homenagem a “Rainha do Crime”. São 300 Baianas);
Ala 34 – Comissário Maigret (Personagem de Georges Simenon);
Ala 35 – Livro Falcão Maltês (Sam Spade do escritor Dashiel Hammett);
Ala 36 – Miss Maud Silver (Personagem de Patricia Wenthworth);
Ala 37 – 007 (Personagem de Ian Fleming)
Tripé 007
7º Setor: Grand Finale – Desfecho desta História Policial:
Ala 38 Compositores: Mordomos;
Ala 39 Velha Guarda (Representa a essência do Carnaval, a Alegria; Encerram a festa).
Alegoria 7: A Alegria Volta a Reinar no País do Carnaval (Os integrantes do jogo Detetive são presos, o grande Diamante, símbolo da nossa escola é recuperado e vem no centro carro, com o Rei Momo em cima, com foliões fazendo a festa. Pierros, colombinas e arlequins compõem a alegoria).

Obs: Diretores de Alas, de Harmonia e de Evolução: Xerifes, Paparazzis, Peritos, Repórteres e Cinegrafistas. Vendedores de jornais (atializando o desenrolar dos fatos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores