FICHA TECNICA DO DESFILE
NOME OFICIAL: Grêmio Recreativo Escola de Samba de Enredos Goianos da Folia
Cores: Laranja, Preto e Verde
Símbolo: Onça Pintada
Presidente: Lucas Xavier
Carnavalesco: Lucas Xavier
Enredo: Do fundo do barril para a avenida, A Goianos canta Chespirito
Número de Setores: 8 Setores
Número de Alegorias: 8 Alegorias e 3 Tripés
Número de Alas: 52 Alas
Bateria: Ritmo Feroz
Mestre de Bateria: Mestre Carlos Felino
Rainha de Bateria: Munik Nunes
Interprete: Tião Carrero
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Cacau e Fefel
Introdução
A Goianos da Folia orgulhosamente apresenta Chespirito, o pequeno Shakespeare, o mestre dono de Dr. Chapatin, do Chapolin Colorado e do Chaves, como não amar, ele o mexicano mais amado do Brasil, vai tomar conta do abacatodromo, para nos contar sua carreira, na publicidade, na direção, na roteirização, na atuação, na tela da TV e na telona do Cinema, Roberto Gomez Bolaños, bem-vindo a Goianos da Folia.
Sinopse
Não contavam com a minha astucia! Ninguém imaginaria esse enredo fabuloso. É, pois é, pois é, pois é, Roberto Bolaños vai voltar, vai voltar para se divertir com a Goianos. Nossa história começa com duas filas uma para aprendiz de produção, ah, mas ela é tão grande, melhor evitar a fadiga, aquela outra é pequena, é aprendiz de redação também é bom, então seguiu Roberto.
Seguiu no ramo publicitário, fazia tudo, escrevia, compunha, dirigia, tudo. Até que seu talento para roteirista foi descoberto, então Roberto foi “promovido” para escrever roteiros para uma dupla de comediantes radialistas, um era Viruta o outro Capulina, o sucesso foi tanto que foram para a TV e depois para o cinema e zas! Roberto substituía alguns atores e logo seu talento foi reconhecido. No cinema virou Chespirito o pequenino Shakespeare.
Em 1968 ganhou seu programa “O cidadão Gomez”, com um elenco com nomes de peso como Maria Antonieta de las Nieves (futuramente Chiquinha), Ramón Valdéz (futuro Seu Madruga) e Ruben Aguirré (futuro Mestre Linguiça “TÁ, TÁ, TÁ”), lá estreava o programa mais melhor e menos pior da televisão mundial, estreava “os supergênios da mesa quadrada” lá nascia o nosso doutor predileto o doutor Chapatin
- Não fala isso, que isso me dá coisas.
Esse doutor que é a mosca do seu café, que é o padrinho da noiva e que é até um assassino? Esse Chapatin que é mestre no golfe e que já consultou o Rajá de Kalambur e até decretou um futuro defunto e descobriu dois doentes por conveniência.
-------------- alguém roubou minhas letras! Oh! E agora quem poderá me defender!
- Eu! (tan tantan tan tan)
O Chapolin Colorado, é que....
- Palma, palma não criemos cânico já sei o que de fato há de ter acontecido, mas não se preocupe que agora é a minha vez, saiba que eu já enfrentei o abominável homem das neves, que já venci a Bruxa Baratuxa e até seres de outros planetas, como todos meus movimentos são friamente calculados já ajudei a Branca de Neve, os setes churin churin fun flays e o menino Chaves, agora diga-me porque não volta a digitar?
É para já, nossa história chega a uma bela vizinhança, nessa vila mora o Chaves lá dentro do barril, quer dizer lá no oito, já que ninguém mora num barril, Chaves tem a mesma idade que Chiquinha e Quico (gentalha! Gentalha!) Que de tão burro já engoliu um radinho, bobo ele que deveria ter tomado o delicioso refresco de groselha que parece de tamarindo e tem gosto de limão. Nessa vila também moram Dona Florinda, Seu Madruga e Dona Clotilde, a quase que temida e quase que respeitada bruxa do 71, todos são inquilinos de Seu Barriga que não tem do que reclamar ah não ser das pancadas que recebe de Chaves assim que o Disco Voador chega na Vila, e claro pelos quatorze meses de aluguel que Seu Madruga o deve, mesmos pobres festejam com festivais da boa vizinhança, viajam juntos para Acapulco e vão para o cinema. E por falar em cinema ...
Chespirito também brilhou nas telonas como em Charrito, Musica del viento e Don Ratón e Don Ratero, sem falar no incrível, na fabuloso, no fantástico, ah não deu! Sem falar no El Chanfle, o melhor roupeiro de futebol do mundo, e pode acreditar com todos esses filmes ainda seria melhor ter ido ver o filme do Pelé. E por falar no Pelé, no Brasil ...
Sabia como Chespirito chegou ao Brasil? Ele chegou junto com a TV mais feliz do Brasil, inicialmente Chaves foi negado pelos execultivos da recém formada emissora, mas o nosso querido Silvio Santos disse que iria colocar na grade de programação, jogou dez aviõezinhos, deu adeus e foi-se embora para sua humilde residência, então já que o patrão mandou colocaram o Chaves para caçar lagartixa no programa do Bozo e ele foi e ficou como sucesso até hoje.
Ah Chespirito, tu es imortal, seus personagens reais ou em desenhos são imortais, você ajudou muitos com sua fundação e hoje faço de você o meu Carnaval, então sigam-me os bons e “vem sambar, vem sambar, sambaremos, sambaremos sem parar”.
ROTEIRO
1º Setor – O começo do desfile e da história
Este primeiro setor trará, o começo da carreira de Chespirito, no ramo publicitário, seu primeiro encontro com o que seria sua grande parceira no futuro, a máquina de escrever e mostraremos a criação de seus personagens.
Comissão de frente: Da criação, a diversão
A comissão de frente, retrata a ingressão de Roberto na área criativa, inicialmente no ramo publicitário e num segundo momento na criação de personagens. A coreografia começa com duas filas indianas uma com 10 integrantes outra com 4 todos de ternos e com uma maleta, as filas representam o começo da carreira de Chespirito, a maior é a fila de Aprendiz de produção e a menor era aprendiz de redação e para evitar a fadiga, Chespirito opta pela menor, continuando a coreografia chega o 15º integrante representando o Roberto, ele vai para a menor fila, ao chegar na fila, os outros 14 integrantes montam um escudo sobre o nosso “Chespirito” o tampando completamente, quando isso ocorre, lá dentro o ator tira o terno que tem velcro para facilitar a troca, e se transforma no CHAPOLIN COLORADO, quando reaparece para o público os outros dançarinos também tiram seus ternos e se transformam em (Chaves, Chaveco, Dr. Chapatin, Pancada Bonaparte, Seu Madruga, Quico, Chiquinha, Nhoño, Dona Florinda, Super Sam, Professor Girafales, Seu Barriga, Tripa Seca e uma moça indefesa que Chapolin Salvará do Tripa Seca), eles encenam os seus personagens fazem a saudação e saem como na coreografia da música “que bonita sua roupa” (no caso saem pulando).
Tripé 1(Pede-Passagem): A porta da Vila
O pede-passagem da Goianos da Folia representa a porta para a entrada na vila do Chaves, aqui representa a porta para entrar no desfile. Temos um belo portão em cobre com as portas abertas, segurando uma porta uma escultura do personagem Chaves, e segurando a outra Chapolin, na parte de cima do portão o nome da agremiação “Goianos da Folia”, em cima temos um local para um destaque, que será a atriz e cantora Thalía, com uma fantasia colorida, representando a alegria que Roberto causa em todos nós.
Ala 1 (Velha-Guarda) - Os Publicitários
Roberto Gómez Bolaños, começou sua carreira no ramo publicitário onde fez várias campanhas e jingles, por isso a velha guarda, vem com jingles escritos por Chespirito no terno que é todo em preto e branco.
Ala 2 - A máquina de escrever
Ao conseguir o emprego de redator publicitário, teve o encontro com a máquina de escrever, sem saber usar, ficava disfarçando que sabia para o chefe até aprender a datilografar. A fantasia, tem uma máquina de escrever a frente da fantasia que contém uma calça quadriculada em laranja, uma camisa branca, um suspensório e um chapéu verde.
Destaque de Chão I – Carol Helena – Do papel à cena
A musa Goiana da Goianos Carol Helena, vem a frente da Abre-alas representando a criação dos personagens, do papel a cena, a fantasia é em ocre, com pedaços de papel, temos colagens de letras.
Carro Abre-Alas: O começo da história
Ao finalmente aprender a usar a bendita máquina de escrever, logo começou a escrever roteiros e consequentemente seus personagens. O carro tem duas partes a primeira vemos uma escultura de 10 metros de Chespirito jovem escrevendo na máquina, ao lado dele duas onças pintadas de 7 metros de altura, uma de cada lado. A segunda parte, temos vários livros formando várias torres com 20 espaços de cada lado, nesses espaços ao primeiro momento estarão cartas datilografadas descrevendo os personagens de Roberto, em determinado momento, essas cartas virão e dão lugar aos brincantes vestindo os personagens que estavam descritos.
2º Setor: Cómicos, canciones y carnaval!
Ala 3 – Viruta y Capulina
Pouco tempo depois de ingressar no ramo publicitário, Roberto foi chamado para fazer o roteiro de uma dupla de comediantes na rádio, essa dupla era Viruta e Capulina. A fantasia é um terno dourado no ombro dois bonequinhos um magro e um gordo, no costeiro o “No Ar” da rádio.
Ala 4 – Da Rádio para a TV
Com o sucesso na rádio pouco tempo depois a dupla de comediantes foi para a tela da TV, para o meio desse povo, mas vamos nos ver no SBT (perdão não pude evitar), então o roteirista passou a ser também diretor no programa cómicos y canciones. A fantasia é um rádio antigo na frente e uma TV nas costas tudo em espuma.
Ala 5 – Ator substituto
Por ser quem escrevia o roteiro quando algum ator faltava Roberto era chamado para substitui-lo, logo começou a fazer sucesso e a ficar conhecido do grande público.
Ala 6 – Dos locos en encena
O filme dos locos en encena foi a primeira pequena participação de Roberto no cinema, junto a Viruta e Capulina. Fantasia preta com várias estrelas prateadas.
Ala 7 – Los legionários
Fugindo vestidos de mulher e vendidos como escravos para o harém do príncipe Omar. Fantasia de shake árabe.
Ala 8 – Pequeno Shakespeare
Graças ao filme Los Legionarios Roberto passou a ser chamado de Chespirito, que significa pequeno Shakespeare. Roupa como a de roberto no nosso logo todos com uma caveira na mão.
Destaque de chão II – Ticiane Pinheiro – Mais uma no harén.
Uma roupa de Odalisca, representando uma escrava do príncipe Omar no filme Los Legionarios de Viruta y capulina
2º Carro Alegórico – Los Legionarios Viruta y Capulina
Temos ao centro do carro uma escultura de Virulta e Capulina, quatro esculturas de odaliscas, 5 camelos a frente, o carro é inspirado no oriente.
3º Setor: Esse carnaval me dá coisas!
No terceiro setor da Goianos da Folia vamos trazer um dos primeiros personagens de Bolaños, o Dr. Chapatin, que surgiu nos supergênios da mesa quadrada e ganhou fama, vamos recordar os lendários episódios do personagem.
Ala 9 – Os Supergênios da mesa quadrada
Em 1968, estreou “Os supergênios da mesa quadrada”, ao lado de Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves, O Doutor Chapatin nasceu ali. São quatro fantasias diferentes, uma para cada personagem, todos tem uma mesa quadrada em volta da cintura.
Ala 10 (Compositores) – Aulas de golfe
Episódio onde Dr. Chapatin tem aulas de golfe no lugar de um paciente. A fantasia tem uma roupa laranja e verde, calça quadriculada bem leve e uma boina preta, atrás da camisa uma onça, todos trazem um taco de golfe nas mãos. Reveja o episódio:
Ala 11 – Doentes por conveniência
Você já viu pessoas que fingem passar mal para não ir a um lugar? Esse é o caso do episódio do Dr. Chapatin. A fantasia traz uma peruca cheia de bobs na cabeça, um termômetro gigante na mão, uma roupa de pijama de oncinha e um travesseiro na outra mão. Reveja o episódio:
Ala 12 – Futuro Defunto
Um corintiano que foi decretado de morte pelo Dr. Chapatin, mais se recusa a morrer. A fantasia traz um caixão com pernas falsas enquanto as verdadeiras são escondidas, uma camisa do Corinthians, e uma maquiagem horripilante. Reveja o episódio:
Ala 13 – O Rajá de Kalambur
Um hipnotizador vai se consultar com o Dr. Chapatin, claro que isso não vai dar certo, né. A fantasia é parecida com a roupa de Ramon na cena, com um costeiro onde termos um olho grego, e plumas cinzas. Reveja o episódio:https://www.youtube.com/watch?v=kd9DAQNzjxw
Ala 14 – A mosca no café
Com uma mosca no café, pode se evitar uma conta, essa era a ideia do Dr. Chapatin: A fantasia é uma roupa de mosca com uma xicara falsa na cintura, e um tecido imitando café. Reveja o episódio:
Ala 15 – O doutor é um assassino
O doutor se revela um assassino de cachorros para a enfermeira, a fantasia de Dr. Chapatin com um carrinho vermelho e um cachorrinho de pelúcia amarrado. Reveja o episódio: https://www.youtube.com/watch?v=cZmapWBAQMU
Ala 16 – O casamento da enfermeira
A enfermeira vai se casar mais o doutor não foi com a cara do noivo, o que fazer. A fantasia feminina de noiva, com a saia mais curta e a fantasia masculina de noivo, ambos têm no ombro um boneco do doutor Chapatin. Reveja o episódio:
Destaque de chão III – Babi Muniz – A enfermeira do Dr. Chapatin
A musa da Goianos da Folia, Babi Muniz, vem representando a enfermeira do consultório do Dr. Chapatin, uma roupa branca, com plumas da mesma cor, e cruzes vermelhas, compõe a fantasia.
3º Carro Alegórico – O consultório do Dr. Chapatin
O carro representa o consultório do Dr. Chapatin, temos ao centro uma escultura exatamente igual à da imagem, com movimentos nas mãos, representando a celebre frase “me dá coisa”, temos ao lado, quatro esculturas de esqueletos, duas de cada lado, elas funcionarão como marionete, os componentes que vão controlar os esqueletos estarão a mostra, os componentes tem fantasia de enfermeiro.
4º Setor: Pensou que eu não viria? Então não contavam com a minha astucia!
No quarto setor vamos recordar do maior herói do México, ele que é mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato e mais inteligente que um asno. Ele é o Chapolin Colorado!
Ala 17 – Mi! Super. Sam
Super. Sam, é um super. Herói americano e com “Money”, ele ajuda Chapolin a solucionar o caso de um ladrão que fugiu da prisão. A fantasia é igual á do personagem (imagem), todos trazem um saco de dinheiro, e no costeiro muitas estrelas azuis e vermelhas. Reveja o épisodio:
Ala 18 – A Bruxa Baratuxa
A bruxa Baratuxa, foi a vilã de um episódio, nele chapolin é chamado para proteger uma “simples moça de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha”, pois a Bruxa queria que ela se casasse com seu filho. A fantasia é igual à da personagem com uma vassoura na mão. Reveja o episódio:
Ala 19 – Branca de Neve e os sete Churi Churin Fun Flays
Dois episódios especiais, onde Chapolin era chamado para contar uma história para a turma do professor Girafales, ele conta a história da Branca de neve, no episódio temos a música “Churi Churin Fun Flays” cantada pelos 7 anões. A fantasia é uma roupa de princesa mais curtinha, com uma maça na cabeça, um costeiro com plumas rosas, e os 7 anões bordados na barra da saia. Reveja o episódio: https://www.youtube.com/watch?v=Hf5ctx_QLY
Ala 20 – “Lá! Os astronautas vão pelo céu”
Trecho da música “Os Astronautas”, que esteve na segunda parte do episódio “o menino que jogava fora os brinquedos”. A fantasia tem um avião como o da imagem com o componente dentro, um capacete de astronauta, e a roupa do Chapolin Colorado. Reveja o episódio:
Rainha de Bateria: Munik Nunes – A moça indefesa
A rainha de bateria da Goianos da Folia, Munik Nunes representa a moça em que o Chapolin Colorado ira salvar, teremos o SOS na fantasia.
Bateria – O Chapolin Colorado
A Bateria vem representando o próprio Chapolin Colorado, que foi chamado pela Goianos para tocar na bateria, a fantasia é a roupa do Chapolin Colorado, toda vermelha, com as anteninhas de vinil.
Ala 21 (Passistas) – Chapolin no cinema
A ala de passistas vem representando 7 episódios, “Chapolin em Acapulco” onde um filme do herói foi gravado, e um combo de seis episódios com o título “O show deve continuar” onde Chapolin viaja pelos filmes gravado em um antigo estúdio como a pantera cor de rosa e Chaplin. A fantasia é prata com preto com rolos de filme e uma anteninha de vinil. Reveja os episódios:
Ala 22 – Os Marcianos
Episódio lendário do Chapolin, onde dois marcianos invadem a terra com suas tecnologias que os “terrinos” não estão preparados para ver. A fantasia é verde com detalhes prateados, uma cabeça de ET e luvas dando dedos enormes aos componentes. Reveja o episódio:
Ala 23 – O Abominável homem das neves
Episódio que traz o Yeti, ou O abominável homem das neves, já imaginou como o Chapolin reagiu. A fantasia é branca e azul, uma peruca cinza enorme, um floco de neve serve de costeiro. Reveja o episódio:
Ala 24 – Chapolin e Chaves
Possivelmente um dos episódios preferidos de todos brasileiros do Chapolin Colorado, o seu encontro com o Chaves, chamado para proteger o Seu Madruga de Dona Florinda, será que o nosso herói conseguiu? A fantasia é a roupa do Chapolin Colorado, com o barril do Chaves. Reveja o episódio:
Destaque de chão IV – Ildi Silva – A vilã
A musa da Goianos da Folia Ildi Silva, representa a vilã do Chapolin Colorado, uma fantasia preta, com chifres, lentes nos olhos vermelhas, enfim uma fantasia aterrorizante.
4º Carro Alegórico – Não contavam com a astúcia do Chapolin Colorado
A alegoria vem representando o nosso querido Chapolin Colorado, com uma escultura do herói empunhando sua marreta biônica, a escultura é apenas de meio corpo, em volta do Chapolin, várias casas amotoadas, onde estarão saindo bandidos atacando moças e vários Chapolins que as salvarão.
5º Setor: E eu tinha um setor, e eu desfilava na Goianos e zas!
Chegamos a Vila do Chaves, o menino que mora no Barril, ou melhor, o menino que mora no oito, sabe se lá com quem, vamos relembrar os episódios marcantes deste enorme personagem.
Ala 25 – Já Chegou o disco voador
Antológica frase do episódio “O Disco Voador”, onde Chaves tem a missão de alertar Seu Madruga caso Seu Barriga chegue para cobrar o aluguel. A fantasia prateada com um disco voador vermelho com luzes, os componentes giram o disco dando um efeito especial na fantasia. Reveja o episódio:
Ala 26 – Seu Madruga Professor
Fugindo de Dona Florinda, Seu Madruga entra na sala do Professor Girafales e por um instante tomou conta da turma. A fantasia tem a roupa do seu Madruga, com um quadro negro nas costas onde temos uma caveira desenhada, vale lembrar que essa caveira representa PERIGO. Reveja o episódio:
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira – Chaves e Chiquinha
Nosso primeiro casal Cacau e Fefel vem representando Chiquinha e Chaves, o casal de amigos que muitos fãs e a própria menina sonhava em ser um casal de namorados. A fantasia da Cacau tem vários cachorrinhos de pelúcia representando o peludinho na saia, plumas verdes no costeiro, pano com colagens de pirulito, o cabelo dela vem amarrado como a da personagem, e junto aos cachorros plumas de diversas cores, já a fantasia de Fefel tem a mesma camiseta e suspensório que o personagem, a calça será comprida com lantejoulas coloridas, no costeiro, plumas laranjas, com um pirulito.
Ala 27 – Os Espíritos Zombeteiros
Os pratos da casa do Seu Madruga estão desaparecendo e no barril do Chaves estão aparecendo pratos, parece coisa do além, é melhor fazer uma sessão espirita para ver se não é coisa de espíritos zombeteiros. São três fantasias, uma de Chaves, uma de Chiquinha e outra de Quico, as três roupas tem fantasminhas de lençol nos ombros e no costeiro. Reveja o episódio:
Tripé 2 – A Casa da Bruxa
Episódio onde Chaves, Chiquinha e Quico, entram na casa número 71, a casa da bruxa. O tripé é uma escultura da Bruxa do 71 mexendo em um caldeirão, ao lado do tripé temos duas bruxinhas que darão pirulitos para o público. Reveja o episódio:
Ala 28 – Os Refrescos do Chaves
Todos sabemos que Chaves é um garoto pobre, mas poucos sabem que tem um espirito empreendedor, com seus deliciosos refrescos de limão, que parece de tamarindo e tem gosto de groselha. A fantasia é a roupa de Chaves com uma mesinha a frente onde temos três copos diferentes uma de cada refresco, no costeiro três balões de frases com os seguintes dizeres: “é de limão? ” “é de groselha?” “é de tamarindo?”. Reveja o episódio:
2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira – Que milagre aparecer por aqui
O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira representa Dona Florinda e Professor Girafales, a roupa dela tem bobes na cabeça, rosas vermelhas na sala e colagens remetendo a porcelana da xicara de café, já ele traz uma rosa na mão.
Ala 29 (Baianas) – Dona Neves
A Biscavó de Chiquinha vem para tomar conta da neta quando Seu Madruga sai da série, ela que também foge do aluguel onde até de louca já se fingiu. Todas as bainas tem uma peruca de cabelo branco, como a da personagem, uma blusa verde, uma saia vermelha com corações dentro dos corações sua biscaneta Chiquinha, todas trazem uma boneca da Chiquinha na mão.
Tripé 3 – O ladrão da vila e os episódios perdidos
No Brasil vários episódios foram perdidos, e com certeza a culpa é do ladrão da vila, o Senhor Defumado, quer dizer o Senhor Furtado, é uma escultura de ladrão, tipo de desenho animado, levando um saco cheio de fitas roubadas, ao lado do tripé teremos componentes dando sanduiches de presunto para o público, mesmo presente que o Chaves gana no fim do episódio. Reveja o episódio:
Ala 30 – Volta o cão arrependido
Quem não se lembra do inesquecível festival da boa vizinhança, quem não se lembra da “Mamãe querida...”, e do cão arrependido lembra? Isso é aquela com as orelhas tão fartas, o osso roído e o rabo entre as patas. A fantasia é de um cachorro, com enormes orelhas fartas, e claro um rabo entre as patas. Reveja os dois episódios completos:
Ala 31 – O Radinho do Quico
Meu Deus! O tesouro engoliu o radinho. A fantasia é de rádio antigo com a gravata de marinheiro do Quico e seu chapeuzinho. Reveja o episódio:
Ala 32 – Aula de desenhos
Os desenhos do Chaves e do Quico são realmente incríveis, tem até um tabuleiro de xadrez para iniciantes, esses desenhos conquistaram até o mestre Linguiça, ops Girafales. A fantasia é um caderno que se abre, ao ser aberto tem estampado todos os desenhos apresentados na aula. Reveja o episódio:
Destaque de Chão V: Lívia Andrade – Boa noite Vizinhança!
Ah essa música é inesquecível, por isso a musa Lívia Andrade vem a representando, uma roupa preta, com várias luzes que ficarão piscando representando as estrelas.
5º Carro Alegórico – Vamos a Acapulco!
Esse episódio te marcou com certeza, ah Acapulco é ótimo então esse carro te leva para lá, então vamos a Acapulco? O Carro tem vários coqueiros nas laterais, uma fogueira a frente, ao centro uma piscina onde um integrante pulara de um trampolim, atrás do trampolim temos uma escultura do Chaves, com sua belíssima roupa de praia, no seu gorro teremos os atores vivos do seriado, Carlos Vilagrán (Quico), Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha), Edgar Vivar (Seu Barriga), Rúben Aguirré (Professor Girafales) e Ana Lilian de la Macorra (Paty), todos muito felizes e contentes assenando para o público. Reveja o episódio:
6º Setor: Vamos ao Cinema! Com Roberto
Não era só na TV que Chespiritio brilhava, ele fez vários filmes ou dirigindo ou atuando ou os dois, grandes filmes que tiveram Roberto como protagonista será lembrado, vamos ver vários filmes, ou seria melhor ter ido ver o filme do Pelé?
Ala 33 – Charrito, um herói mexicano
Charrito interpreta um vilão de um filme de ação do velho oeste que está sendo gravado em um pequeno vilarejo, tudo bem até quando Charrito captura os irmãos Brothers bandidos reais. A fantasia é igual à do pôster com um enorme sombreiro, e dois revolveres no costeiro.
Ala 34 – Don Ráton y don Ratero
Um exterminador de ratos contra duas gangues esse é o enredo que leva o filme Don Ratón e don Ratero. Duas fantasias de mafiosos uma verde e uma laranja, todos tem um nariz e duas orelhas de rato.
Ala 35 – Música del viento
Um pum escapado bem na hora do assassinato, uma verdadeira música ao vento, né, fantasia de terno com calças verdes, temos atrás um gramofone com notas musicais.
Ala 36 – O Time de futebol
No filme El Chanfle, temos um time de futebol o América do México. A fantasia são vários botões enormes representando o jogo de botão alguns estarão de grama.
Ala 37 – El Chanfle
Chanfle é o roupeiro do time de futebol. A fantasia leve roupas sujas todos com um saco de roupa suja e uma bola de futebol.
Destaque de chão VI – Aline Riscado – Na tela do cinema
A musa Aline Riscado, representa todos os filmes de Roberto, com uma fantasia dourada, vários rolos de filme completam a fantasia.
6º Carro Alegórico – El Chanfle ou o filme do Pelé?
Depois de todos esses filmes ainda acho que era melhor ter ido ver o filme do Pelé. Ao centro do carro temos sentado em uma poltrona Pelé com o uniforme da seleção, com óculos 3D e um balde de pipoca na mão, várias bolas de futebol servem de queijo remetendo ao filme El Chanfle. Teremos dois jogadores de futebol que jogarão bolas para o público.
7º Setor: Entre lagartixas e aviõezinhos chegou ao Brasil
Neste setor mostraremos como nosso homenageado chegou ao Brasil, inicialmente não aprovado, estreava no programa do Bozo e se tornaria sucesso de audiência no horário nobre.
Ala 38 – Chaves e a TV mais feliz do Brasil
Em 1981 entrava no ar a TVS (futuro SBT), e para compor a programação da recém-inaugurada TV, foi comprado um pacote de programação mexicana da Televisa. A fantasia tem uma televisão antiga no rosto colocando o componente na tela da TV, eles estarão com o gorro do Chaves, no peito do componente estará a frase a TV mais feliz do Brasil.
Ala 39 – Os executivos não gostarão
Ao ser proposto o programa “El Chavo del ocho” nenhum acionista do SBT, aprovou o programa e não o queria em sua grade, mal sabia eles que estavam recusando um sucesso de audiência. A fantasia são vários homens de preto com um costeiro e uma plaquinha na mão cheio de NÃO.
Ala 40 – O patrão aprovou
Os acionistas negaram, mas o patrão Silvio Santos mesmo assim colocou no ar. A fantasia tem uma cabeça do boneco acima, um terno, e um enorme microfone, no bolso aviõezinhos falsos de 100 reais e uma plaquinha escrito SIM.
Ala 41 – Alô criançada, o Bozo chegou
O seriado Chaves estreou no programa do Bozo. A fantasia é igual à do palhaço original, todos maquiados, felizes e cantando o samba.
Ala 42 – O caçador de lagartixa
O episódio “o caçador de lagartixas” foi o primeiro da série a ser passado no Brasil. A fantasia é uma lagartixa verde e amarela abraçada sobre o pescoço do brincante e no costeiro um estilingue.
Ala 43 – Sucesso de audiência
Desde sua estreia no Brasil até hoje, todos os programas do Chespirito são sucessos de audiência. A roupa é um termômetro como uma explosão vermelha na ponta escrito audiência.
Ala 44 – O menino mexicano tipicamente brasileiro
“Especialistas” falam que o sucesso do Chaves se deve ao fato de um humor simples e de um menino pobre que se encaixa em qualquer lugar do mundo. Uma roupa do personagem toda em verde e amarelo, no costeiro a bandeira do Brasil com plumas verdes e amarelas.
Destaque de chão VII – Lucilene Caetano – O amor brasileiro
O Brasil ama Chespirito e Chespirito ama o Brasil, esse amor correspondido é o que a Musa Goiana Lucilene Caetano representa, a fantasia tem plumas verde e amarelas com corações vermelhos.
7º Carro Alegórico – “Todo mi amor, para Brasil”
Em um paraíso tropical chamado Brasil um menino pobre fez história, no carro temos a bandeira do BRASIL, enorme e diferente, na parte verde (as laterais do carro), teremos vários periquitos verdes e muitas folhas, na parte amarela termos os personagens do Chespirito tomando sol em cadeiras de praia rodopiantes, e saindo da parte azul (o centro) vários aviõezinhos de 100 reais, dentro desses aviões outros personagens, saindo dos aviões temos o boneco do Silvio Santos, lançando um aviãozinho para o público com um movimento especial, dentro desse aviãozinho teremos atores fazendo Chaves e Chapolin. Na parte de trás do carro teremos a frase “Todo mi amor, para Brasil” último tweet da vida de Roberto Gomez Bolaños.
8º Setor: Seu Nome é imortal
Vamos encerrar mostrando tudo que Roberto no deixou, o seu legado que sempre ficara na história e hoje Chespirito faz uma enorme festa no céu.
Ala 45: Seus personagens
Apesar de ser conhecido mais por Chaves, Chapolin Colorado e Dr. Chapatin, Chespirito também tem outros personagens como o ladrão Chaveco e o louco Pancada Bonaparte. A fantasia tem molduras de quadros douradas passando a frente da cintura ao rosto do componente, a roupa será igual a dos personagens na foto acima.
Ala 46: Chaves em desenho animado
Em 2007 Chaves e sua turma virou desenho animado escrito pelo próprio Roberto e com a ideia de seu filho. A fantasia são várias folhas de papel falso grudados ao corpo com o desenho dos personagens animados.
Ala 47: Chaves Kart
Em 2012 o desenho virou jogo, o Chaves Kart, todos os personagens com seu carrinho disputam corridas em diversos lugares como a casa da bruxa e aqui no Brasil. Fantasia te todos os personagens com seus respectivos carrinhos na cintura.
Ala 48: Fundação Chespirito
Chespirito é fundador da Fundación Chespirito, uma ONG criada em setembro de 2007, que leva saúde e educação à crianças carentes, ajudou mais de 200 mil crianças de 13 instituições do país. Uma fantasia de pessoas simples, pedreiros, enfermeiras, motoristas, etc com o coração do Chapolin Colorado no peito e no costeiro, rodeado de plumas amarelas.
Ala 49: Nome na eternidade
Roberto Gomez Bolaños é um nome que jamais será esquecido, um nome que sempre brilhará. A fantasia é laranja, com várias estrelas verdes na fantasia, temos um pergaminho no ombro escrito Roberto Gomez Chespirito.
Ala 50 (Crianças): O Chavinho está no céu
Aos 85 anos Roberto Chespirito nos deixou, e virou mais um anjo no céu protegendo as crianças. A fantasia da ala de crianças vem vestidas de chaves com asas de anjo.
Destaque de chão VIII – Michelly Santana – Anjos anunciam
A última musa goiana da Goianos vem vestida de anjo trazendo o último carro que é a atual casa de Roberto, o céu, a roupa branca e dourada, plumas representam asas.
8º Carro Alegórico – Festa no céu
O carro tem várias caveiras mexicanas nas laterais, um enorme barril ao centro em cima do barril Florinda Meza e os filhos de Roberto, em volta do barril e espalhado pelo carro vários anjos com as anteninhas do Chapolin e o chapeuzinho do Chaves.
Referencias:
https://en.wikipedia.org/wiki/Viruta_y_Capulina