Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 10 de abril de 2016

Julgador: Nil Guimarães

Análise enredo: “As Criações de João Nogueira e seus Companheiros ... Inspiração nas Coisas Simples da Vida’’
- Título
  Nota: 10
  Justificativa: O titulo é simples e eficaz e já deixa transparecer o assunto a ser tratado.

- Impressão visual
  Nota: 10

- Introdução
  Nota: 9,8
  Justificativa: A introdução não esclarece adequadamente a proposta do enredo. Como primeiro texto de apresentação, as informações contidas deveriam ser mais objetivas e melhor agrupadas. Existe certo teor poético, mas, essa minúscula poetização é mal elaborada, como, por exemplo, na frase “voando alto vamos encontrar inspiração”. Qual o real sentido dessa expressão? O que o autor quis dizer exatamente com tal citação?
Logo, achei que a introdução não apresenta e muito menos fecha o diálogo eficientemente.

- Argumento
  Nota:9,8
  Justificativa: A argumentação se apresenta um tanto desconexa. Há um volume de informações que se perdem em meio à falta de cronologia. O autor não organizou adequadamente a sua abordagem, pois faz um apanhado de alguns acontecimentos de ordem cultural ligados a MPB sem, no entanto, aloca-los de maneira coerente.
O mais intrigante é que o argumento não esclarece se o enredo será sobre o artista João Nogueira, ou se será sobre um movimento cultural disseminado num determinado período.

- Desenvolvimento
  Nota: 9,7
  Justificativa: Como já explicado, o principal equívoco é a desordem, tanto cronológica, quanto ao posicionamento do artista e seus companheiros que não é centralizado, ao longo do enredo. É ele o personagem principal? Ou é um determinado período do samba? O mesmo acontece os movimentos sociais culturais que o enredo aborda, tais como .

- Exploração temática
  Nota: 9,7
  Justificativa: O enredo é, sem sombra de dúvida, muito apropriado e é destes enredos fundamentais ao carnaval, já que tem todos os “ingredientes” intrinsecamente ligados à esta festa, além de permitir uma abordagem ampla e muito rica no que tange à música em forma de samba e suas diversas nuances, o carnaval de outrora, os rítimos, os costumes e tradições ligados ao samba.

- Conjunto artístico
  Nota: 9,5
  Justificativa: Novamente falta harmonia, cronologia e, principalmente, uma adequada explanação sobre as possibilidades de criações de todo o conjunto alegórico que o autor pretende realizar.
O autor não fornece detalhes, características, possibilidades que venham esclarecer, auxiliar, facilitar as criações.  


Análise do enredo: “Bienvenidos! É festa no céu, é festa no México! O dia de “los muertos” em celebração da vida.  

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Título abrangente. Já na primeira leitura deixa claro a ideia/proposta do enredo e, ainda, evoca curiosidade do expectador.
A mistura do português com o espanhol é bastante pertinente em se tratando de um evento que se propõe a mostrar, dentro de uma cultura genuinamente brasileira, traços marcantes de uma cultura genuinamente espanhola.

- Impressão visual
  Nota: 9,7
 Justificativa: Apresentação bastante simplória. No tocante à parte gramatical, observa-se alguns erros de grafia e gramatical, o que acaba por interferir de forma negativa sobre a apresentação do enredo. Também chama a atenção a formatação sem qualquer apuro. 
Trata-se de um assunto muito rico, com farta informações que permitem abundantes abordagens, já que a criação dessa tradição espanhola está atrelada a inúmeros aspectos sociais/culturais de outros tempos, outras culturas, outros povos que, ao longo dos séculos foram se amalgamando até “desembocar” na Espanha e solidificar-se nesse ritual tão exótico à nos, brasileiro.
Nada disso é satisfatoriamente explicado. Em se tratando de um enredo que engloba ao mesmo tempo  religiosidade, expressões artísticas das mais diversas, como artes plásticas, teatralização, música, dança que se melhor abordados viriam, com absoluta certeza, acrescentar e enriquecer toda a explanação/apresentação do material.

- Introdução
  Nota: 9,8
 Justificativa: Embora se mantenha dentro do padrão, sucinta, mas  com informações relevantes, faltou certa harmonia na explanação do assunto.  

- Argumento
  Nota: 9,8
  Justificativa: Argumentação modesta em se tratando de um assunto altamente rico.
O autor poderia ter inserido mais informações e detalhado melhor suas perspectivas de modo que viessem a iluminar, numa narrativa mais abrangente, a sua abordagem/percepção  desse enredo e, assim, possibilitar àqueles que o analisem, um grau de esclarecimento mais adequado para a realização de uma apreciação mais proporcional à riqueza do assunto.
Determinadas concepções direcionadas a alegorias e alas parecem frases soltas, não permitindo a compreensão de forma adequada do que exatamente o autor pretende realizar nesses quesitos.
- Desenvolvimento
  Nota: 9,5
  Justificativa: Trata-se de um enredo riquíssimo do ponto de vista cultural e carnavalesco e o autor não foi abrangente da forma que deveria. Suas especificações deixam a desejar por falta de detalhes relevantes em suas resumidas explicações para cada item disposto ao longo do enredo.
Observo certa incoerência cronológica e de alocação de setores, bem como, falta de abrangência em cada setor do enredo, onde – volto a frisar – as informações são carentes de dados relevantes.  

- Exploração temática
  Nota: 9,5
  Justificativa: Como já dito no quesito argumento, faltou na explanação, maiores informações pertinentes ao artista, a essa manifestação cultural vigente e pulsante até os dias atuais, aos demais artistas citados, já que o autor aos aloca profundamente no seu enredo. Enfim, faltou a justaposição cronológica, a adequação dos setores que não seguem uma ordem adequada.

- Conjunto artístico
  Nota: 9,5
  Justificativa: Seguindo as prerrogativas do autor, o conjunto artístico fica confuso, além de contar com falta de subsídios que proporcionem àquele(a) que venha a desenvolver esse enredo a clareza necessária para a elaboração de todo o conjunto alegórico/visual do desfile.
As informações, também nesse sentido, são parcas e as resoluções chegam a ser incongruentes em determinados momentos. Faltou um maior aprofundamento por parte do autor ao assunto no todo e, portanto, os desajustes se apresentam ao longo da sua explanação desse quesito.



Julgador: Nil Guimarães

 Análise enredo: Ceres, a Deusa dos Cereais também é cidade no interior de Goiás”.
- Título
  Nota: 10
  Justificativa: O título é muito bem composto nas informações e, embora nada extenso, informa adequadamente as duas abordagens (Deusa/Cidade) que se verá a seguir. 
- Impressão visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: O enredo apresenta notadamente a preocupação em deixar claras as ideias propostas, bem como, os objetivos e elucidações do autor.
As gravuras escolhidas são pertinentes à abordagem do tema e as explanações subjacentes, idem.
Falta, no entanto, capricho em determinados aspectos como, por exemplo, na gramática, onde percebe-se  pequenos erros e falta de pontuação.
Também, o padrão de formatação utilizado nas abordagens, as diagramações, bem como, as fontes escolhidas deixam um tanto a desejar no aspecto visual.
- Introdução
  Nota: 10
  - Argumento
  Nota: 9,9
  Justificativa: A abordagem sobre a deusa mitológica e a ligação da mesma com a cidade goiana é bem exposta.
A despontuação de um décimo se da por erros gramaticais que interferem negativamente na explanação. Faltou atenção nesse aspecto, o que, infelizmente, faz com que esse quesito não receba a nota máxima.
- Desenvolvimento
  Nota: 9,7
  Justificativa: O enredo não segue uma ordem linear. Falta cronologia em determinados setores, como, por exemplo, a alocação da velha guarda no meio da escola, o que foge totalmente ao padrão vigente, embora não seja uma regra.
Existe, ainda, inversão de posicionamentos de alegorias e alas logo no início do roteiro. O mesmo apresenta a deusa mitológica Ceres e, já em seguida, passa a explanar sobre sua filha, os demais deuses e vários desdobramentos que os mesmos tiveram. Porém, após esse setor, o autor traz, no setor três, uma alegoria e suas respectivas alas com a representação do que a deusa Ceres representa na mitologia. A meu ver, esse conjunto deveria vir logo atrás do primeiro setor, já que a abordagem inicial deveria se dar toda sobre a deusa, principal personagem do enredo e, somente, após essa introdução, os demais segmentos da sua história.
No restante o enredo é bem exposto e adequadamente distribuído.   
- Exploração temática
  Nota: 9,7
  Justificativa: Faltaram dados relevantes em determinados momentos do enredo. Como já exposto, a introdução carece de melhor explanação no tocante as características da cidade em questão.
Embora essas informações estejam no quesito exploração temática, ainda assim faltaram elementos que melhor esclarecessem adequadamente essa junção da deusa com a cidade goiana na introdução do enredo.
No tocante aos demais setores, os erros já destacados interferem negativamente na exploração temática.
- Conjunto Artístico           
  Nota: 10

Julgador: Nil Guimarães

Analise do enredo: “O número 4 – Quebrando profecias!”

- Titulo
  Nota: 10
  Justificativa: Título é bastante adequado e objetivo. Embora pequeno, informa de maneira consistente o que o enredo se propõe a apresentar. 

- Impressão visual
  Nota: 9,5
Justificativa: O enredo apresenta muitos erros gramaticais, tais como falta de pontuação e de execução adequada em determinadas frases que, exatamente, por falta da pontuação e mesmo de palavras que as complementem, tendem a ficar com o sentido comprometido.
A diagramação, bem como a inserção de imagens não seguem um padrão adequado, o que faz com que o visual do texto destoe em determinados momentos. Faltou coerência na alocação das imagens e um mesmo padrão estético. 

- Introdução
  Nota: 9,7
Justificativa: A introdução é bastante instigante e abrangente. O autor explica muito bem e de maneira adequada seus objetivos. Porém, a falta de cuidado no que se refere à gramática e a adequada explanação (já que, como destacado, algumas frases ficam comprometidas por falta de palavras que as complementem adequadamente) tira a capacidade de a introdução receber a nota máxima.

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

Análise do enredo: “Um carnaval de peso – tem gordo na folia – do glutão ao obeso, nossa fome é de alegria”.

- Titulo
  Nota: 10
  Justificativa: Título absolutamente festivo, simpático, pertinente, muito carnavalesco e, o mais fundamental, instigante. 

- Impressão Visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: faço apenas uma ressalva à fonte utilizada em toda a explanação do texto que não se coaduna visualmente com o restante do material.  O tamanho, o formato da fonte em negrito e a dispersão das mesmas acabam por tirar um pouquinho do brilhantismo do visual do enredo.
Também, existem minúsculas falhas gramaticais, tais como junção de palavras sem o devido espaçamento.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: é o tipo de enredo que anualmente deveria estar presente nos desfiles, hoje, tão burocráticos e muito pouco carnavalescos. O enredo é adorável e muitíssimo bem elaborado, assim como a sua apresentação é bem competente. Os únicos detalhes desfavoráveis são totalmente alteráveis e em nada interferem na graciosidade e pertinência do enredo. Parabéns. 



Julgador: Nil Guimarães

Julgador: Nil Guimarães


Analise do enredo: “Os Reinos do Universo”.

- Título
  Nota: 9,8
  Justificativa: O título não deixa clara a abordagem que será feita, Fica solto, sem que o telespectador tenha, já de imediato, a noção do que, exatamente, o enredo se propõe a narrar. Acho que a inserção de uma frase o minimamente mais esclarecedora comporia adequadamente o título.

- Impressão visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: O autor optou por uma fonte em cor verde e em negrito, sendo que, no papel de fundo do texto, ele faz uso da cor preta ao longo de todo o material. A junção desses estilos interfere de maneira incômoda e até cansativa na observação do material.
Além desses aspectos, o autor fez uso de imagens que, claramente, não por opção, não ficaram nítidas, sendo algumas mesmo, bastante embasadas, dificultando a percepção e compreensão das ideias propostas.

- Introdução
  Nota: 9,5
  Justificativa: O autor não fez a introdução e, mesmo recorrendo-se à sinopse, o entendimento do enredo fica bastante confuso. Esse é o tipo de enredo (assunto) que carece inevitavelmente de uma eloquente abordagem introdutória, já que a inserção de elementos e informações ao longo do mesmo é extensa, de tal forma que fica-se, por falta exatamente de uma introdução explicativa à contento, sem saber-se, sem entender-se, exatamente a proposta do assunto.

- Argumento
  Nota: 9,5
  Justificativa: Novamente a falta de uma explanação adequada ao assunto proposto dificulta substancialmente a compreensão do enredo. Como já dito, a sinopse não auxilia, mais uma vez, nesse sentido.

- Desenvolvimento
  Nota: 9,5
  Justificativa: Exatamente pelo enredo não apresentar introdução e nem argumento e, ainda, pela sinopse ser confusa, pouco esclarecedora, fica bastante complicado fazer uma análise adequada do enredo. As informações ficam soltas, sem que se tenha como analisar corretamente, o que o autor propõe e o porquê propõe.

- Exploração temática
  Nota: 9,5
  Justificativa: Novamente o problema da falta de informações esclarecedoras interfere na avaliação da exploração temática.
Percebe-se claramente o enfoque do enredo, mas, por falta de material que permita perceber-se se as posições das alas, das alegorias e demais, a compreensão das mensagens, a finalidade de cada uma delas naquele determinado setor, impossibilitam substancialmente a exatidão do enredo, o que, infelizmente, não permite que se possa dar a nota máxima.

- Conjunto artístico
  Nota: 9,5
  Justificativa: Mais uma vez o autor não se deu ao trabalho de explicar o porquê de cada elemento desse conjunto estar ali, naquele determinado setor. Por exemplo, nos quesitos comissão de frente e mestre sala e porta bandeira, o autor, se quer, se deu ao trabalho de fazer uma pequena abordagem do que eles verdadeiramente representam dentro do enredo e o porquê de eles assim estarem caracterizados. O mesmo ocorre nos demais setores.


Julgador: Nil Guimarães

 Analise do enredo: “2 de Fevereiro, Dia de Festa no Mar”.

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Título direto, objetivo e que já na primeira visualização sabe-se do que o enredo se trata.

- Impressão visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: O autor fez uso de um organograma um tanto confuso. Embora esse estilo de apresentação seja muito interessante e condizente, a maneira como foi feita a formatação não facilitou de maneira adequada a compreensão. Os formatos, os espaçamentos e distribuições, bem como, os tamanhos dos ícones são, a meu ver, mal projetados. Quase se embaralham, tornando a visualização dificultosa, o que contribui para certa confusão no entendimento da proposta.
Além disso, faltou, em meu entender, uma - mesmo pequena - explanação sobre alguns elementos, alguns setores e quesitos, tais como o casal de mestre sala e porta bandeira e as baianas -, só pra citar dois exemplos – que o autor apenas nomeou-os, sem, no entanto, dar qualquer outro detalhe elucidativo sobre a concepção dos mesmos, falha que se vê em alguns outros setores.
Ainda chamo a atenção para alguns erros de gramática encontrados em determinadas narrações ao longo do enredo. 

- Introdução 
  Nota: 9,9
  Justificativa: Infelizmente, como tenho usado o critério de analisar detalhadamente cada enredo e, tendo despontuado todos que apresentem alguma falha, ainda que esta seja quase imperceptível, embora a introdução beire a perfeição, já que é muito bem explicada, objetiva e abrangente, lamentavelmente tiro um décimo por minúsculos erros gramaticais, como falta de letras em poucas palavras.

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Explanação temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 9,8
  Justificativa: Como já mencionado anteriormente, a meu ver, a falta de algum tipo de explicação que auxilie a melhor compreensão em determinados setores, como, por exemplo: “Guardiões Ondas do destino”, que, como se pode observar no texto, não deixa clara a ideia do que exatamente venham a representar, no tocante à concepção de fantasias, de posicionamento e objetivo dos mesmos num provável  desfile. Outro exemplo é: “cavalos marinhos fardados”. O que viriam a ser cavalos marinhos fardados? Qual o objetivo/finalidade dos mesmos na posição em que o autor os aloca  num provável desfile?
São essas faltas de informações que não permitem a compreensão exata do enredo. 

Julgador: Nil Guimarães

 Análise do enredo: “Teko Po-rã, o Bem Viver”.
- Título
  Nota: 10
  Justificativa: é um título misterioso, que não se compreende sem que se tenha acesso a algum outro tipo de informação nesse sentido. Porém, exatamente por instigar substancialmente a curiosidade, essa falta de compreensão imediata funciona, muito adequadamente, para despertar no expectador a ânsia de desvendar esse “mistério” o que é altamente positivo para um enredo.

- Impressão visual
  Nota: 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentários do jurado: Parabéns pelo belíssimo trabalho. Tudo devidamente explicado, com clareza, riquezas de detalhes, bom gosto na formatação, diagramação e escrita, além de se tratar de um enredo totalmente pertinente, adequado à realidade dos dias atuais do nosso universo e altamente rico culturalmente. Trabalho exemplar. 


Julgador: Nil Guimarães

Análise do enredo: “O Império em uma caminhada de fé”.
- Título
  Nota: 9,8
  Justificativa: Já no título encontra-se erro de pontuação. Além do erro gramatical, o título, embora pertinente ao enredo, poderia ter um complemento que “fechasse” mais adequadamente a idéia/aspectos que o enredo englobará.

- Impressão visual
  Nota: 9,5
  Justificativa: O principal problema nesse quesito é a quantidade absurda de erros gramaticais ao longo de todo o texto. É gritante a falta de preocupação do autor com este aspecto o que, lamentavelmente, desabona consideravelmente, o visual do trabalho.
Ainda mais... O texto não possui qualquer formatação e, ainda, é apresentando com fontes diversas, sem um estilo definido, numa algazarra de formas, cores e tamanhos que mais roubam que acrescentam à beleza visual do trabalho.
Acrescento ainda a total falta de adequação e cronologia dos elementos (alas, carros, setores) durante todo o enredo.

- Introdução
  Nota: 9
  Justificativa: O autor não explica a que veio, mas, sim, se preocupa mais em justificar para aqueles que possivelmente não venham a concordar com sua abordagem, suas razoes. Sobre o enredo em si, em se tratando de assunto extenso, já que o autor quer abranger às várias religiões – que, como se sabe, são donas de extensos aspectos culturais, sociais, políticos e etc. -, falta uma introdução o minimamente adequada.

- Argumento
  Nota: 9
  Justificativa: O autor não define exatamente a sua proposta e o que se vê é uma “salada” nada saborosa de informações e idéias desconexas, descontextualizadas, fora de ordem, onde não se pode conceber início, meio e fim da abordagem.
Mais uma vez destaco os incontáveis erros gramaticais de todos os gêneros que dificultam sobremaneira a compreensão do enredo no todo.  
A idéia centra do enredo é muitíssimo interessante, mas, lamentavelmente, o autor não soube conduzir e, muito menos, aprofundar-se adequadamente/coerentemente, no assunto a que se propõe explanar.
É notória a falta de conhecimentos mais condizentes sobre os assuntos inseridos no enredo.

- desenvolvimento
  Nota: 8
  Justificativa: Total falta de coerência, de sincronismo, de pertinência, de cronologia. As idéias, em alguns momentos, chegam a ser quase inverossímeis.
Os argumentos apresentados para defesa de cada setor são ínfimos e pouquíssimos esclarecedores.
Numa avaliação final sobre este quesito, afirmo que há total falta de equilíbrio em praticamente todos os aspectos do enredo, tais como, desordem cronológica, desordem de setorização, desordem de elementos culturais relevantes.

- Exploração temática
  Nota: 9
  Justificativa: Outro quesito muito falho. Conforme já explicado na introdução e em cima da avaliação da sinopse, o autor confunde-se – ou desconhece – diversos aspectos altamente relevantes das religiões propostas e ao tentar essa alquimia em seu enredo, mistura todas numa sequência de erros crassos.
A argumentação é simplória, pra não dizer que é quase que totalmente desprovida de uma lógica mais pertinente á idéia do enredo.

- Conjunto artístico
  Nota: 9
  Justificativa: Os elementos artísticos propostos, tais como alegorias, fantasias, tripés, assim como todo os demais setores, fogem a uma sequência lógica e plausível até, além de muitos deles direcionarem á total falta de pertinência. São idéias de carros e alas sem harmonia entre o enredo e entre si.
Alguns elementos parecem interessantes, mas logo, ao ver-se a explanação do autor sobre eles, nota-se a falta de uma lógica que os adéqüe ao enredo, já que o autor faz a inserção repetida e desproporcional de elementos que ferem substancialmente a harmonia desses elementos.    



Julgador: Nil Guimarães

Análise do enredo: “Dois olhos plantados no chão arado de Santa Luzia. Olhos que vêem, não vêem e fingem que viu”

 

-Título

Nota: 9,9

  Justificativa: Não ficou claro se a intenção do autor foi propositalmente apresentar o título da forma incoerente que se vê, com os erros gramaticais notados e sem a harmonia adequada á frase:

Ex: "Dois olhos plantados no chão arado de Santa Luzia. Olhos que veem, não veem e fingem que viu".

Se for essa a intenção, o autor deveria, a meu ver, ter disponibilizado uma nota explicativa nesse sentido, o que evitará as dúvidas daqueles que venham a analisar criteriosamente seu trabalho.

Exatamente por me ver diante dessa dúvida, tirei um décimo nesse quesito, pois A mim pareceu, sem sombra de dúvida, erros, desatenção no tocante à gramática.

 

- Impressão Visual

  Nota: 9,8

  Justificativa: O texto, no todo, apresenta diversos erros gramaticais. Ainda, algumas gravuras não foram devidamente coladas e, portanto, não abriram durante a análise.

 

- Impressão Visual

  Nota: 9,8

  Justificativa: O texto, no todo, apresenta diversos erros gramaticais. Também, algumas gravuras não foram devidamente coladas e, portanto, não abriram durante a análise.

São essas as duas falhas que me fazer despontuar em dois décimos o enredo no tocante ao visual apresentado.

 

- Introdução

  Nota: 10

 

- Argumento

  Nota: 10

 

-Desenvolvimento

  Nota: 10

 

- Exploração temática

  Nota: 10

 

- Conjunto artístico

  Nota: 10

 

Julgador: Nil Guimarães

 


Análise do enredo: “O ultrarromance entre a Estrela e a Lua”

- Titulo
  Nota: 9,9
  Justificativa: Seria interessante um pouco mais de abordagem (informação) no título, de forma que instigasse e apresentasse melhor a concepção do desfile.

- Impressão visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: Trata-se de um texto simples, sem elementos cenográficos e com diagramação totalmente simplória.
Como se trata de uma ficção e, ainda, de uma ficção bastante difícil de se conceber em forma de um desfile, já que todos os elementos para a construção desse desfile serão, necessariamente, “tirados da cachola” do(s) carnavalesco(s), o autor deveria disponibilizar maiores detalhes, tais como, sugestões de concepções de fantasias, alegorias e demais elementos, de forma que proporcionem a uma eventual realização desse desfile, maior facilidade na concepção das mesmas.
As informações disponibilizadas são poucas e, ninguém melhor que o autor, que em seu imaginário, certamente já deve possuir nítidas e resolvidas estas ideias, para tentar explicá-las o mais a contento.
Assim, visualmente, temos um enredo abaixo do esperado.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 9,8
  Justificativa: embora as ideias sejam muito atraentes e, até, emocionantes, falta, como já dito, maior abordagem, melhor explanação a elas. Tudo é absolutamente fictício e, diante de uma escola minúscula como é a proposta aqui apresentada, o autor poderia ter fornecido maiores subsídios para que a sua historia ficasse mais clara e assim facilitasse, no momento da leitura, uma visualização mais abrangente dos seus objetivos.

- Exploração temática
  Nota: 9,8
  Justificativa: Como já destacado, a falta de mais elementos explicativos/elucidativos interferem negativamente na análise desse quesito.
O tema é razoavelmente explicado, mas, a exploração do mesmo pode perfeitamente ser mais ampla e mais clara, o que, sem sombra de dúvida, proporcionará um belíssimo carnaval sob esse enredo.    

- Conjunto artístico
  Nota: 10



Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “Os saltimbancos Trapalhões”.

- Titulo
  Nota: 10
  Justificativa: Título que dispensa qualquer outro adendo e que, inegavelmente, se apresenta com a simpatia eficaz ao estímulo do desejo de se querer conhecer este enredo.

 - Impressão Visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: Embora belíssima a apresentação, ressalto – e lamento – a falta de cuidado na parte gramatical onde se percebe, infelizmente, alguns erros de pontuação que, inevitavelmente, se tornam necessárias á uma completa e correta explanação de um assunto.
O autor poderia ter optado deliberadamente por um estilo de linguagem informal. Mas, na apreciação de todo o enredo (texto, mais precisamente) fica nítida a informação, que na verdade, essas falhas tratam-se de certo desleixo nesse aspecto.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 9,8
  Justificativa: Embora o texto apresente todas as informações relevantes e pertinentes ao enredo de forma clara, objetiva, divertida, muitas vezes, deixando transparecer a leveza e graça de todo o trabalho, lamentavelmente, os erros gramaticais (falta de pontuação adequada) interferem de maneira constante, o que me obriga a descontar dois décimos por essa falta de cuidado. 
No mais, a argumentação é precisa e muitíssimo bem apresentada.

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto Artístico
  Nota: 10


Julgador: Nil Guimarães



Análise do enredo: “A dama da televisão brasileira”.
- Título
  Nota: 10

  Justificativa: O título é quase uma marca registrada. Sabe-se, de “cara” de quem e de que se trata o material que será apresentado. É o famoso título, objetivo e competente.

- Impressão Visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: Pequenos erros gramaticais, tais como, falta de pontuação adequada e alguns erros de escrita; Ex: “Toda vida da dama é retratado em forma de leveza e bom-humor’ (sic). Ao longo de todo o texto encontram-se outros vários erros de ordem gramatical que vão de falta de concordância à falta de pontuação e até letras.
Fora a isso, a impressão visual é bastante condizente.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

  Comentário do julgador: Um enredo que, sem sombra de dúvida, atrairá muitos expectadores. Por se tratar da artista que foi Hebe Camargo, rainha da tv e dona, mesmo após sua “partida” de uma gigantesca legião de fãs se torna bem adequado aos carnaval, além de ser o tipo de homenagem muito justa.



Julgador: Nil Guimarães

Análise do enredo: “A Ilha das Bruxas”.

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Ainda que esse título não possua nada mais que o nome do lugar, mantem-se objetivo, claro, preciso, sem nada que impossibilite a direta compreensão do assunto que se virá abordar.

- Impressão Visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Pequenas falhas gramaticais impedem que este quesito receba a nota máxima. Além desse importante detalhe, ocorreu uso de fontes em tamanhos e cores desproporcionais (destaco as fontes utilizadas em cor amarela) que acabaram por atrapalhar (a visualização das palavras escritas com essas fontes nessa cor é dificultosa) , em certos momentos, a avaliação do enredo.
No mais, a impressão visual foi muito competente.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10





 - Comentário do julgador: O único ponto desfavorável foi o uso, AM dados trechos do enredo, das fontes e cores destacadas. No mais, o trabalho é primoroso com um formidável trabalho de pesquisas no qual as informações relevantes estão presentes, facilitando a total compreensão do enredo no todo.  


Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “Tudo o que há na Boca do Inferno”
- Titulo
  Nota: 10
  Justificativa: Título “solto”, sem qualquer indicação do assunto que virá apresentar, porém, com a excepcional característica de instigar o expectador, suscitando no mesmo a fundamental curiosidade para  saber do que o enredo trata, já que o título da margem à incontáveis possibilidades.
Isso, a meu ver, é fundamental em um título de enredo.   

- Impressão visual
  Nota: 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Parabéns! Trabalho impecável. Pesquisa muito bem elaborada e apresentada. Enredo oportuno, diferente, totalmente “carnavalizável” e que certamente proporciona infindas possibilidades de criações.


Julgador: Nil Guimarães

 Análise do enredo: A estrela que brilha forte no norte – Fafá”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Embora eu ache que o nome “Fafá” devesse estar no início da frase, dando assim, melhor harmonia ao título, entendo que esta foi uma opção do autor e que a mesma em nada interfere na objetividade do título que mantem a fundamental característica de permitir, de imediato, o entendimento  do enredo.

- Impressão visual
  Nota: 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

 - Comentário do julgador: Trabalho impecável. Parabéns pela clareza e riqueza das informações, pela excelente pesquisa apresentada e pela total adequação das ideias dentro desse enredo biográfico, muitíssimo justo e oportuno.



Julgador: Nil Guimarães
Análise do enredo: “Sempre Maravilha:  uma musa com a cara do Brasil”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Simples, competente, objetivo. Ao ler-se esse título, não se tem qualquer dúvida da proposta do enredo.

- Impressão visual
  Nota; 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Embora não acre a homenageada digna de um desfile (aqui é uma opinião puramente pessoal), não posso deixar de observar e parabenizar a competente explanação, pesquisa e exposição de todos os matérias necessários á execução de um competente enredo. Parabéns. 


Julgador: Nil Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores