Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Julgador Nil Guimarães - Parte 2 - Domingo

Analise do enredo: “Sis puella mágica os encantos da esperança e os assombros do desesespero”

- Titulo
  Nota: 9,9
  Justificativa: Já “de cara” destacam-se alguns erros gramaticais e de falta de pontuação.
 “ Sis puella magica os encantos da esperança e os assombros do desesespero”
  Faltou o acento na palavra “mágica”, a virgula após essa palavra e a correta escrita da palavra “desespero”. 

- Impressão Visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: Além dos diversos erros gramaticais observados, o texto não apresenta uma formatação condizente com os padrões adequados a uma boa apresentação visual.
Embora muito bem explicado, no que se refere a cada setorização, a cada ideia que o autor pretende realizar e muito bem preenchido no que tange o visual, já que possui bastantes imagens ilustrativas que servem de grande auxílio na elaboração de alegorias e fantasias, é imprescindível destacar a desatenção em detalhes básicos e fundamentais, tais como os erros gramaticais e a formatação um tanto desordenada que me fizeram tirar dois décimos nesse quesito.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota; 10

- desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 9,8
  Justificativa: Embora o autor faça excelentes explanações de cada elemento artístico, falta, no entanto, mais “ingredientes” que possibilitem a um(a) carnavalesco(a) elaborar, sem grandes dificuldades, alegorias, fantasias e adereços.
Em muitos momentos o autor deixa de fazer sugestões que “clareiem” a contento, essas realizações, tais como: A alegoria X poderá ter formato, representar tal coisa, trazer tais e tais elementos baseados neste, ou naquele ponto da animação japonesa. No entanto, o autor faz uma pequena explanação de determinados momentos da saga e diz que é dali que se deve confeccionar tal alegoria, ou fantasia, sem fornecer maiores subsídios para tal. 
Por se tratar de uma arte estrangeira, nem tão conhecida em nossa País, uma arte onde o exótico se faz presente a todo instante, achei que faltou, por parte do autor, fornecer um pouco mais de “material” nesse sentido. 

Comentário do julgador: Um enredo original, embora bastante estrangeiro e exótico, mas que não deixa de ser atraente e que ainda fornece muitas possibilidades de criações que tendem a fugir ao lugar comum tão costumeiramente apresentados nos desfiles atuais. 

Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “5 Contos do Caiçara – PARANAGUÁ, Lendas, Mistério e Fantasias”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: É um título que já deixa clara as proposta e abordagens que o enredo trará. Embora comum, bastante usual, já que inúmeras escolas já fizeram uso deste padrão, sempre que vieram abordar certos lugares de cunho místico (Ex: Portela 2004 – “Lendas e Mistérios da Amazônia”), não perde a capacidade de instigar e, muito menos, a objetividade fundamental em um título carnavalesco.

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa; Há, na explanação, pequenos erros gramaticais e por esse motivo despontuo o enredo em um décimo.
No mais, material excelente, muitíssimo bem elaborado e apresentado, com detalhamentos e informações bastantes abrangentes e muitíssimas bem alocadas.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

 - Comentário do julgador: Parabéns! O trabalho é de um bom gosto e detalhamento incríveis! Um enredo muito rico culturalmente que, sem qualquer dúvida, possibilita um formidável desfile.


Julgador: Nil Guimarães

 Análise do enredo: “Bruxas, Magos e Ilusionistas peguem suas varinhas, porque meu Carnaval tem MAGIA!”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Um título atraente, dentro das características do enredo e que tem a virtude de ser funcional, ou seja, já se sabe do que o enredo se trata e, como tudo em circos, já nos deixa curioso em ver o que virá dessa “cartola”.

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Apenas ressalto pequenos erros gramaticais, tais como falta de determinadas pontuações que acabam por interferir no sentido de determinadas frases no momento da apreciação do texto.
No mais, trabalho bem elaborado, com informações e imagens elucidativas que proporcionarão um adequado desenvolvimento de um provável desfile sob esse tema.
Chamo a atenção para o uso adequado das fontes que, sob um enredo sobre magia, se encaixam com muita pertinência ao trabalho textual exibido.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

 - Comentário do julgador: Parabéns! Trabalho sensacional, bem estudado, bem elaborado e corretamente apresentado. Destaco, também, a preocupação com todo o conjunto visual do texto que é quase impecável.


Julgador: Nil Guimarães
Análise do enredo: “Profecia...

- Título
  Nota: 9,7
  Justificativa: O título não diz o que, exatamente, o enredo irá abordar. Na verdade é um título confuso, já que não é possível perceber-se o sentido do mesmo, seja ao enfoque que o autor pretende dar em seu enredo, seja a outro tema qualquer relevante ao assunto. Parece uma frase solta, desconexa, incompleta.

- Impressão visual
  Nota: 9,7
  Justificativa: Podemos começar destacando o uso inadequado das fontes (tipo, tamanho e cor), bem como, a cor verde intensa usada como fundo do texto e que fazem com que a leitura do mesmo se torne cansativa e, até, desanimadora.
Destaco, também, a não preocupação na formatação do material e ato relapso de não excluir elementos (letras e números) totalmente desnecessários encontrados, por exemplo, na exibição da música que o autor usou para enriquecer sua apresentação do enredo. Fica claro que se trata do uso de sistema copia e cola, de algum site de música (o que é perfeitamente aceitável), sem que, no entanto, o autor se desse ao trabalho de fazer uma formatação correta antes de transpor esse conteúdo para o seu enredo.  
Outro aspecto a salientar é a não presença de explicações que possibilitem ao avaliador perceber o que, exatamente, o enredista pretende no tocante às alegorias, fantasias, adereços e demais.
O que existe é somente algumas imagens com uma minúscula informação que, na maior parte das vezes, não se coaduna com a idéia que o autor pretende que seja elaborada.


Ex:    
1 CARRO ABRE ALAS PROFECIAS NA ANTIGUIDADE
O autor faz uso de duas imagens e somente isso. Não há, por parte do mesmo, a preocupação em apresentar algum texto – ainda que resumido – que dê àquele(a) que venha a desenvolver esse trabalho, subsídios adequados para a criação do elemento alegórico.
Que tipo de alegoria se poderia criar baseando-se, somente, nessas duas imagens? Fica absolutamente aberta essa questão.
O mesmo processo se verifica em todo o restante do enredo, seja no tocante às alegorias, às fantasias, ao casal de MS/PB, entre os demais.

- Introdução
  Nota: 9,8
  Justificativa: Embora extensa, a introdução – ou, sinopse, já que não existe uma especificação por parte do autor – é, tão somente, um apanhado de informações diversas apanhadas de algum(uns) site(s), sem, no entanto, a preocupação de adequação, enxugamento e, mesmo, de explicações de cunho do autor que, juntamente com todo o material disponibilizado, explicassem, afinal, o que, exatamente ele tem em mente na abordagem do enredo.
O material carece de certas intervenções por parte do autor que o adéque de maneira a torná-lo mais claro, mais objetivo, mais pertinente às idéias propostas logo a seguir. Neste caso o “mais” se tornou “menos.  

- Argumento
  Nota: 09
  Justificativa: como o autor não especifica o que vem a ser, introdução, sinopse e/ou argumento, baseei-me no material disposto no início do enredo no qual ele faz um extenso apanhado sobre profecias, das mais diversas.
Como já exposto, embora o material seja farto, falta certa eloqüência junto ao enredo já que – mais uma vez, destaco – o autor não se deu ao trabalho de explicar, em nenhum momento, a inserção de todas aquelas informações em seu trabalho. Algo explicativo que as alocasse junto às suas idéias de introdução/argumento, sinopse. Fica-se sem saber o que é o que. Por isso, essa minha nota.

- Desenvolvimento 
  Nota: 9,5
  Justificativa: o desenvolvimento fica bastante comprometido exatamente pela falta de abordagem do autor referente às suas idéias para o desenvolvimento do enredo no todo. É tudo muito solto, muito desprovido de adequação.
Se determinado elemento vai ser usado, cabe ao autor dissecá-lo, ainda que minimamente, e informar qual exatamente o seu objetivo para tal elemento no desfile. Simplesmente citá-lo e não explicar de que maneira o mesmo pode, ou deve se alocado ao enredo fica absolutamente complicado no tocante ao entendimento/desenvolvimento deste enredo.

- Exploração temática
  Nota: 9,5
  Justificativa: Como já destaco acima em diversos momentos, o enredo carece substancialmente, de adequação temática. Não se percebe uma cronologia condizente com a proposta, tão pouco, a coerência fundamental na elaboração do  desfile.

- Conjunto artístico
  Nota: 9,5
  Justificativa: o enredo apresenta uma sequência de elementos artísticos sem a coerência adequada. Os elementos não se juntam aos outros, ficando, assim, tudo muito solto e fora de contexto na maior parte das vezes.
No mais, a percepção que se tem desse enredo, segundo as especificações apresentadas pelo autor, é que se buscou um tema, pesquisou-se os muitos elementos que esse tema engloba, e o jogou-se, quase que de qualquer maneira, num trabalho aprewe3ntado como enredo.  



Julgador: Nil Guimarães
 Analise do enredo: “Mais que gracinha”

- Título
  Nota: 9,9
  Justificativa: Pode-se chamar o título de genérico, já que a expressão utilizada serve a uma infinidade de situações. Mesmo dispondo-se da informação da presença da Hebe na abertura do enredo, o título leva a crer que o mesmo será sobre essa artista, não deixando clara a proposta central do enredo.
A meu ver, faltou um complemento que direcionasse mais eficientemente para a abordagem que o enredo verdadeiramente trará.
O enredo é claramente – e até, duramente – uma crítica social abrangente a vários aspectos intrínsecos do nosso País. Logo, a expressão proposta, considerando toda a abordagem pretendida, é simplória considerando o fato de o título ser a primeira impressão que se terá do enredo.

- Impressão Visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Texto bem elaborado, com a inserção de certeiras imagens que auxiliam/inspiram no entendimento e desenvolvimento dos diversos elementos alegóricos e nas fantasias. Porém, lamentavelmente, pequenos erros de gramática são percebidos. Trata-se, bem mais, de deslize na revisão antes da disponibilização do material. No entanto, a regra do concurso é clara nesse sentido e exige que se despontue qualquer falha dessa ordem.
No mais, o material é excelente, com uma linguagem clara, divertida, bastante popular, apesar de tratar-se de um segmento específico social, e o autor soube, com maestria, fazer uso dessa linguagem e do material visual na abordagem do seu enredo.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Não fosse o título, o trabalho poderia ser qualificado como impecável. Não deixa de ser, já que todos os demais conteúdos são apresentados com coerência, sempre utilizando o sarcasmo acido que tanta falta faz ao carnaval nos tempos atuais e as personagens representativas alocadas no enredo são, indubitavelmente, pertinentes a essa formidável e debochada crítica social que o enredo se propõe a apresentar. Trabalho limpo, muitíssimo bem elaborado e apresentado.


Julgador: Nil Guimarães

Análise do enredo: “Entre encontros e despedidas, a vida se repete na avenida”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: O enredo suscita curiosidade. De que se trata? O que dirá? Não é possível descobrir-se somente através do título se a abordagem será sobre o espiritismo. Esse aspecto é o ponto mais atraente, já que acaba por atrair no expectador o desejo de exercer a descoberta do que exatamente será abordado. Essa característica (curiosidade) é fundamental que ocorra em um título.

- Impressão visual
  Nota: 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Parabéns! Trabalho primoroso, cuidadosamente elaborado e apresentado. Um enredo inusitado e altamente pertinente num momento em que o ser humano gradativamente se desprende de valores e percepções da vida essenciais ao bom convívio aqui nesse plano. Trabalho formidável em todos os aspectos. 


Julgador: Nil Guimarães



Análise do enredo: “Entre encontros e encantos apresento-lhes: ‘Meu Recôncavo’ Baiano.”
- Título
  Nota: 10

  Justificativa: Um título simples, mas, nem por isso, pouco objetivo. E desses diretos, objetivos, que escancaram a proposta carnavalesca na primeira leitura.

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Somente destaco alguns poucos erros gramaticais, que, lamentavelmente, não podem – segundo as regras do concurso – serem deixados de lado, ainda que em nada interfiram na percepção/compreensão do enredo.
No mais, o material é excelente, muitíssimo bem explicado e apresentado com uso adequado de imagens, totalmente pertinente ao tema abordado.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- desenvolvimento
  Nota: 9,9
  Justificativa: Não fica clara a proposta da comissão de frente, considerando que o autor fez uma descrição detalhada da mesma. Exatamente por isso, faltou a precisão em detalhes importantes, tais como: o número de componentes da mesma, observando que o autor relata a presença de uma família saindo de uma casa modesta com pai, mãe e cinco filhos, o que totaliza sete pessoas. Não existe a descrição dos demais membros e nem das suas funções nesse quesito. Essa observação se dá pelo fato de o autor ter tido a preocupação de explicar esse quesito com certeza riqueza de detalhes, portanto, a informação ficou incompleta, infelizmente.
Somente por esse detalhe despontuo o enredo em um décimo.

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10


Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “Padre Miguel, a missão de um independente”.

- Título
   Nota: 10
  Justificativa: Título simpático, bem pertinente, e que traz a informação suficiente à compreensão do enredo.

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: O trabalho beira o primor, não fosse a desatenção, em dados trechos da explanação, com a parte gramatical. Pequenos erros são notados “aqui e acolá”, o que, lamentavelmente, tira a excelência do material.
Por isso o desconto de um décimo no quesito impressão visual.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Enredo muito adequado e necessário ao cenário carnavalesco. É o tipo de abordagem que sempre serve à historia do carnaval, acrescentando e destacando personalidades e acontecimentos relevantes à perpetuação dessa cultura tão brasileira e que, a cada ano, se depreende de seus maios fundamentais ícones e personalidades. Parabéns pela iniciativa e sensibilidade.

Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “A Sapucaí é o mar por onde irão navegar as embarcações”.

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Bastante sugestivo e a analogia é muito eficaz, simpática. Título direto, claro, mas, não o suficiente pra dar logo de imediato a exata ideia do que se verá. Esse pequeno mistério se torna bastante atraente, o que é só acrescenta positivamente.

- introdução
  Nota: 10

- Impressão visual
  Nota: 10

 - Introdução
    Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Trabalho exemplar de elevado bom gosto e capricho. Enredo muito interessante em que a explanação, apresentação e a  organização são muito bem elaboradas e constituídas.
Trabalho de pesquisa muito adequado, abrangente, esclarecedor.
Realmente um formidável trabalho. Parabéns.    


Julgador: Nil Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores