Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Julgador Nil Guimarães - Parte 3 - Segunda

Análise do enredo: “Amre-bé...”
- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Esse foi o título que tive mais dificuldade de avaliar. Hora achava que deveria descontar um decimo por acha-lo muito sucinto e não fornecer qualquer esclarecimento que proporcione ao expectador se quer desconfiar do que se trata, considerando que é uma expressão totalmente desconhecida de um povo/cultura ao qual não se tem acesso e que não é divulgado, nem mesmo nas aulas de história.
Por outro lado, avaliando melhor, vi nessa “estratégia” uma boa e eficiente “sacada”, já que o fato de não fornecer subsídios que propiciem o conhecimento da abordagem a seguir, nem mesmo, a desconfiança vem a ser um fator positivo, pois, aguça a curiosidade, desperta o interesse em desvendar-se esse “mistério”. 

- Introdução
  Nota: 10

- Impressão visual
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico

- Comentário do julgador: Esse é, sem dúvida, o trabalho mais impecável que analisei. Impecável desde o assunto, a explanação desse assunto, a maneira como o mesmo foi apresentado (grafia, fontes, formatação, diagramação, as imagens escolhidas e disponibilizadas), em suma, no todo.
A pesquisa é formidável, é eloquente, com as informações na medida exata. O enredo possibilita infindáveis possibilidades no que tange ao visual e é, sem qualquer dúvida, desses enredos necessários, fundamentais, imprescindíveis para a riqueza cultural dessa festa e para todos àqueles aonde esse enredo chegar.
Essa rica, bela e grandiosa história merece ser conhecida e valorizada, já que trata-se de um povo e uma tradição nossa e que, lamentavelmente, não possui o conhecimento necessário.
Parabéns.

Julgador: Nil Guimaraes  



Análise do enredo: “VOU TE LAPIDAR! 18 KLT’s O MAIS PRECIOSO DIAMANTE É VOCÊ!”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Simples, objetivo, com a apresentação do tema principal bem exposta e, ainda, com a   qualidade de não fechar a ideia, dando margem a outras especulações que podem ser concebidas à partir desse título, sem que se tenha, no entanto, a certeza do que realmente ele se propõe a contar.

- Impressão visual
  Nota: 9,8
  Justificativa: O texto é apresentado com fontes um tanto desproporcionais, sendo muitas partes em negrito o que tira a leveza visual do texto e ainda causa certo incômodo na sua leitura.
Destaco, ainda, alguns erros de grafia dispersos ao longo do material e, também, erros gramaticais.
Exatamente por isso, despontuo o enredo em dois décimos, infelizmente.   

- Introdução
  Nota: 9,9
  Justificativa: O autor não fez uma introdução, então, recorri à justificativa e sinopse e achei a sinopse pesada, muito extensa (as informações poderiam ser um pouco mais “enxugadas”, tornando mais agradável a sua leitura. A fonte, o estilo de fonte e o tamanho das mesmas, mais a extensa explanação do texto tira um tanto o prazer da leitura e por isso despontuo um décimo.

- Argumento
  Nota: 9,9
  Justificativa: Na falta do quesito argumento, novamente recorri á sinopse e, embora a explanação seja repleta de informações, não existe a argumentação adequada a apresentação/harmonização da mesma ao enredo.
Vou tentar explicar melhor. A sinopse detalha a história do diamante, suas metamorfoses, suas peculiaridades, suas implicações sociais e as personalidades contribuíram para o tornar mais famoso e conhecido, além de desejado. No entanto, a ligação dessas informações com enredo, aqui nesse setor, fica sem a conexão adequada, pois o autor não faz a ligação/apresentação dessas informações junto ao enredo.

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador: Um enredo muito interessante e formidavelmente “rico” (com e sem trocadilho) no que tange ao volume de informações e possibilidades, já que propicia do drama à comédia, envolve conflitos, alterações sociais, comportamentais dentre tantas outras possibilidades. 


Julgador: Nil Guimarães

 Análise do enredo: “SETE A UM FOI POUCO”

- Título
  Nota: 10
  Justificativa: Título bem elaborado. Informa o assunto central e ainda deixa no ar a interrogação... “como assim, foi pouco? (!) Essa indagação é formidável, pois, é ela quem atrairá a atenção do expectador e o fará querer descobrir o que esse enredo quer, exatamente, dizer, o que é fundamental.

- Impressão visual
  Nota 10

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10

- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador. Um enredo muito interessante. A crítica “acida” é pertinente, ainda mais considerando o fato de a mesma se expandir para além do assunto central (o futebol) e trazer, a reboque, outros fatos dignos de vergonha e que não recebem a mesma atenção que o jogo tragicômico da copa. Realmente 7 x 1 foi pouco diante do despreparo, do descaso, da irresponsabilidade que se perpetuam ano a ano e que deveriam nos indignar tanto, ou mais que o famigerado jogo
O autor foi muito feliz em fazer uso desse episódio vexatório para “lembrar” de outras vergonhas nossas e fazer isso de maneira debochada muitas vezes. Trabalho muito bem elaborado, muito bem idealizado. Parabéns.

Julgador: Nil Guimarães


 Análise do enredo: “Entre Babados, Confusões e Gritarias, o brilho desta gente. Com purpurina de alegria, os iguais entre os diferentes”.

- Título
   Nota: 10
  Justificativa: A mistura do escrachado com o formal na construção do título já denota a mistura da galhofa e da seriedade que se verá a seguir.
Cada palavra, cada frase escolhidas foram muito adequadas e inteligentes.
O título apresenta, sem dar margens a qualquer tipo de dúvida, o que enredo trará e ainda o faz de maneira instigante, com o tom pertinente ao universo gay que, como não poderia deixar de ser, é sempre atrelado à indefectível pitada de deboche e irreverência.

- Impressão Visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Tiro um décimo por encontrar minúsculos erros gramaticais, tais como, falta de pontuação adequada em alguns momentos. E acentuação equivocada em outros. Realmente muito raros, mas, presentes.
Outro fator que me fez descontar um décimo foi a fonte e estilo da mesma escolhidas. Por tratar-se de um trabalho visivelmente preocupado em mostrar-se “bafônico”, ou seja, alegre, debochado, irreverente, a fonte foge, a meu ver, da proposta. O autor poderia ter escolhido uma fonte mais próxima à toda a estética do material.
Mais um detalhe que a mim passa como equívoco e que contribui para essa despontuação foi a citação: “… O que não faltam são “Homens com H”, daqueles que durante o dia é Maria e á noite é João sabe ? Vamos nos libertar homens, o importante é perceber que “A alma não tem sexo”! (sic)
Acho que o correto seria e mais lógico, seguindo a proposta do enredo, seria: homens que durante o dia são (no plural) “Joãos” e à noite são “Marias”, já que é esse um comportamento comum entre aqueles que escondem suas orientações sexuais.   

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10

- Desenvolvimento
  Nota: 10
- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10
- Comentário do autor: O enredo, além do totalmente apropriado e oportuno (o carnaval precisa, mais que nunca, de abordagens festivas, escrachadas, satíricas e que ainda tragam mensagens positivas, que façam protestos, que desvendem e desmitifiquem conceitos ridículos e preconceitos boçais que tantos transtornos causam à vida de gigantesca parcela social e só servem para atravancar o necessário desenvolvimento intelectual, cultural e de bom viver entre todas as “tribos” que compõem o universo.
Trabalho bem elaborado, devidamente estudado e apresentado, com cada “purpurina” acoplada em devido lugar. Parabéns.



Julgador: Nil Guimarães
 Análise do enredo: “Era uma Vez”

- Título
  Nota: nota 10
  Justificativa: Um título lúdico, tão comum ao universo infantil, usado, na infinitamente, para dar início às velhas e tradicionais historinhas infantis e que o autor fez uso para contar a sua história nada lúdica, nada enternecedora. Esse contra-senso ficou muito interessante. O fator: “te peguei!” caiu bem à introdução do enredo. Boa saca. 

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: O trabalho é bem organizado, as informações corretamente distribuídas, a diagramação é eficiente.
O desconto de um décimo acontece por pequenos erros gramaticais percebido, já na introdução do enredo.
O autor ainda fez uso de fontes e cores indevidas que, não só não contribuem para a beleza plástica do trabalho como, ainda, interferem na visualização adequada do mesmo.
Ex: (fontes em tamanho pequeno e na cor verde limão, que sobre o texto ficam bastante ebassadas)

- Introdução
  Nota: 9,9
  Justificativa: A introdução, embora sem a necessidade de ser extensa, poderia ser um pouco mais elucidativa. Sabe-se que tipo de história o autor vai contar, mas, fica-se com certa confusão por o texto de introdução carecer de um “bocadinho” a mais de clareza.
Outro detalhe... Embora erros gramaticais não devam ser levados em conta nesse setor do enredo ( e o desconto de um décimo não se da por este motivo), não posso deixar de ressaltar  que na introdução faltou ao autor a atenção necessária na escrita de apresentação. O texto não possui os requisitos de organização gramatical adequados, o que se vendo já no texto que tem por crucial finalidade apresentar o enredo, decepciona um pouco.

- Argumento
  Nota: 9,8
  Justificativa: Usei a sinopse para avaliar esse quesito e a mesma não é abrangente. As informações disponibilizadas pelo autor são escassas, principalmente se considerarmos que se trata de uma mitologia desconhecida, estrangeira. Falta uma narrativa mais ampla, mais detalhada que possibilite compreender-se a contento as nuances que o enredo terá. A sinopse é bastante resumida, não possibilita o entendimento da proposta.

- Desenvolvimento
  Nota: 10
- Exploração temática
  Nota: 9,8
  Justificativa: A falta de maiores detalhes e informações comprometem esse quesito. O autor foi muito feliz na apresentação dos setores, tais como, alegorias, fantasias, mas, infelizmente, deixa a desejar na narrativa tão crucial à essencial elucidação do enredo.

- Conjunto Artístico
  Nota: 10


Julgador: Nil Guimarães
 


 Análise do enredo:  “Eróticos e Pornográficos”

Título:
 Nota: 10
  Justificativa: Título absolutamente direto. Não se tem qualquer dúvida do teor do enredo, embora não se possa prever que tipo de erotismo e pornografia será posto em exibição e é esse um grande trunfo, trunfo muito eficiente, dessa “slogan” de apresentação.

- Impressão visual
  Nota: 10
- Introdução
  Nota: 10
 - Argumento
   Nota: 10

-  Desenvolvimento
   Nota: 10
- Exploração temática
  Nota: 10
- Conjunto artístico
  Nota: 10


 Análise do enredo: “TRATADO DE MADRID – UM FIM DE DISPUTAS QUE DEFINIU LIMITES...”

- Título
Nota: 10
  Justificativa: Título direto, objetivo, coma abordagem do enredo já explicitada em sua leitura.  Informa o assunto “chave” e ainda pontua o resultado final desse acontecimento. Inteligente a forma como, em poucas palavras, o título apresenta e esclarece o final do acontecimento.

- Impressão visual
  Nota: 9,9
  Justificativa: Infelizmente, diante do trabalho muitíssimo bem elaborado e apresentado, o autor se descuidou com a pontuação já na introdução, argumentação e sinopse. Erros muito ínfimos, mas, lamentavelmente presentes. Falta de vírgulas e pontos adequados à correta construção e sentido das frases. No mais, trabalho muito bom em todos os demais aspectos.

- Introdução
  Nota: 10

- Argumento
  Nota: 10
- Desenvolvimento
  Nota: 10
- Exploração temática
  Nota: 10

- Conjunto artístico
  Nota: 10

- Comentário do julgador.
Um bom enredo, histórico e que traz à tona uma fato de fundamental importância para a formação e desenvolvimento do nosso País. O assunto é abundante em possibilidades, tanto na parte temática, quanto na visual. Possibilita muitas e boas criações visuais e, de quebra, elucida fatos que certamente são desconhecidos ou equivocados de uma gigantesca parcela dos cidadãos brasileiros.
É desses enredo sempre oportuno e o material aqui disponibilizado é muitíssimo caprichado. A pesquisa é muito satisfatória e a distribuição dessas informações ao longo do desenvolvimento do enredo e, além de competente, satisfatoriamente ajustadas. Parabéns. 


Julgador: Nil Guimarães
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores