Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fórmula de disputa do 11º Concurso de Enredos

O 11º Concurso de Enredos seguirá o modelo do 10º Concurso que deu certo! Embora será mais contido.

Para entender a disputa do 11º e 10º sugiro entender o Carnaval de 1984, onde tivemos campeãs em cada noite de desfile e no Sábado das campeãs tivemos um SUPERCAMPEONATO.

Como será o 11º Concurso.
Iremos ter 3 campeões (no 10º tivemos 5 campeões/ 1 por noite).

No Décimo Primeiro Concurso os enredos serão divididos em duas chaves. Duas noites de desfile irão gerar 1 campeão.

Assim metade dos enredos de tema livre irão gerar um campeão e a outra metade um outro campeão. 






Ainda vamos ter o Concurso Temático (que será no SÁBADO), que acontecerá se caso este ultrapassar 6 enredos. Caso o concurso de Enredos temático não ultrapasse 6 enredos, os enredos do temático serão absorvidos e entrarão na disputa "tradicional". Metade para um grupo e metade para outro grupo.


Por que duas disputas e não uma?
Com um número imenso de enredos, achamos válido fazer dois concursos dentro de um. Lembrando que poderíamos pegar e fazer um concurso de enredos trimestral ou até bimensal. Como por falta de tempo, não dá para fazer e muitos ficariam de fora, fazemos um semestral, mas que vale por dois.


É uma questão de situação. Concursos enormes exigem adaptações. E com o tempo resolvemos nos adaptar, buscando um formato que resolvesse o número, incluindo todos, não excluído ninguém do desfile. 
Aceitando quem pode escrever só um enredo e não reprimindo quem pode e tem tempo para escrever 3 enredos e na edição passada tivemos até 5 enredos do mesmo autor.

E ainda!!! Pensando nos que ficariam insatisfeitos de não se enfrentar, temos o SUPERCAMPEONATO. Pois ainda para satisfazer TODOS temos um SUPERconcurso de gera um campeão somente. 


Como será gerado o campeão?

Vamos ter duas fases. Na primeira fase os enredos de cada grupo, dentro do seu grupo (o amarelo e o vermelho da imagem lá de cima) irão se enfrentar por votação popular.
Os primeiros colocados, cerca de 10 por grupo irão para a disputa das notas dos jurados.
O formato completo de quantas vagas, só poderemos determinar no final das inscrições. Mas a base inicial será 10 classificados (Quinta+Sexta), 10 classificados (Domingo+Segunda).
Conforme o número de enredos, nível, poderemos variar o número. Em vez de 10 por grupo, poderemos classificar 8 por grupo. 

Triagem e o grande número de enredos:
Ao longo das edições muitos enredistas defenderam que fosse feita uma triagem. Excluindo os enredos de nível baixo. Nós somos contra, sempre fomos contra, excluir os enredistas de 'nível baixo". Ao contrário, recebemos todos de braços abertos! Somos escola! Lugar e espaço de aprendizado. Aqui todos desfilam! E podemos sim aprender muito até com esses enredos de nível baixo. 
Mas adaptando e gerando um formato que agrada gregos e troianos, até exatamente para resolver o problema com o número de enredos, vamos ter um fase com votação popular para "classificar" os enredos. É algo perto da triagem que queriam fazer, com a diferença que ninguém é excluído, rifado da festa!

Ainda destacamos que durantes os desfiles, os enredos recebem comentários, o povo lê, debate comenta. E os enredo que não forem classificados pela votação popular irão receber ainda notas, justificativas e relatórios do seu desempenho. E poderão disputar uma recopa! 
Um campeonato especial só para eles! Que servirá exatamente para receber justificativas sobre o seu desempenho!

Porque não temos grupo de acesso?

A primeira coisa que os participantes sugerem, isso desde segundo concurso enredos aquele dos 38 (bem na linha, acha que eu não pensei nisso antes????) é a possibilidade de termos grupos de acesso e grupo especial.

Sim muitas vezes foi pensando, mas eu como antes de organizar o meu primeiro concurso de enredos, já tinha realizado uns 35 campeonatos diversos, sei que tudo que depende de participantes de maneira espontânea está sujeita a infinitas questões. E ao logo das edições infinitas situações comprovaram que era melhor não ter grupos de acesso. 

1. Nas ligas virtuais, quase nunca o regulamento de quantas sobem e quantas caem é mantido. 
Quem possuir qualquer dúvida, olhe para as disputas das ligas como Liesv, Caesv, Liese (agora). É um entra e sai desgraçado. São poucas as edições que o regulamento de quantas caem e quantas descem é mantido. Problemas acontecem, principalmente quando as disputas dependem de poucas pessoas. 

2. Estreante não poderia ser campeão 
Já tivemos ao longo da nossa história até estreante campeão, grandes enredos seriam "proibidos" de serem campeões por estarem no Grupo A, B ou D. 
Imaginem se o melhor enredo de uma edição está no Grupo B? Vejo isso como uma pena. 

3. Grande participante rebaixado por falta de tempo. 

Já tivemos grandes enredistas que por infinitos problemas não puderam participar da edição seguinte. Muitos estariam rebaixados e  ir para o acesso poderia ser uma grande desmotivação, capaz de fazer um autor desistir de tudo. 
 Assim eles podem ir e voltar que voltam com chances iguais. 

4. A dura vida de um rebaixado

Estamos cientes que tem gente que não aceita um 9,9. Tem gente que arma barracos enormes por não ganhar. Imaginem se determinadas criaturas são rebaixadas? 

5. Grupo de acesso ignorado

Quantas vezes não se observa até uma certa desatenção com as escolas do grupo de acesso?  O público também muitas vezes age com indiferença. Infelizmente a realidade muitas vezes é dura. 
Aqui procuramos tratar e receber todos como "especiais", pensado também nisso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores