Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

13º Concurso de Enredos – O concurso que não terá ou terá?

O texto que virá depois é o que estava previamente escrito antes de tantas polêmicas. 
Eu confesso que fiquei pasmo, sigo pasmo, pois era uma criação que a intenção era puramente diversão e propor um belo resultado.  Se desse errado? Seria só uma edição! Parece até que iria cair os dedos e olhos de alguém. 
Será que tem que ser tão difícil assim? Será que as pessoas tem que levar tanto a sério tudo? Me sinto muitas vezes no meio de uma Igreja antiquada, com disputas particulares e interesses particulares e mesquinhos querendo planificar, engessar, limitar, enxergando bruxas e demônios por todo o lado! Se querem caçar bruxas voltem para a idade média. 
EU POSSO, NINGUÉM PODE?
Fico também pasmo com casos de autores que já mandaram enredos falsos, já assinaram com codinomes, irritados que contra o projeto. Como entender isso?
Minha cara de espanto em ver de onde podem vir determinadas coisas. Esse pessoal parece louco! É muita contradição! Vejo que hoje alguém pode fazer algo e daqui a pouco ser contra! Ou contra os outros fazer, mas pode fazer... E já vi casos de tretas assim, não consigo entender. 

INVENCIONICES
Arte é isso! Se hoje existe Concurso de Enredos foi por "INVENCIONICES", para quem não sabe ou tem dificuldade de lembrar. O Concurso de Brasileiro de Enredos já é uma INVENCIONICE, o desfile, o site, tudo são invenciones. 
Se parar para pensar, Concurso de Enredos da Tradicional era pura e simplesmente, enredos lidos por jurados e notas recebidas. Não tinha nada mais que isso!  
Não tinha troca de enredos, conversa entre autores, não tinha nada em site nenhum!
Um dia até o Miguel Paul, o criador da Liesv, foi contra exposição de enredos, pois era contra a ideia de mostrar enredos, ele disputou o primeiro concurso sem mostrar o seu enredo. Ele tinha um site, fazia concurso, mas os enredos não iam para o site. Acreditam?  Pois é... O mundo deu muitas voltas! 
Nas primeiras 4 edições ainda tivemos alguns casos de participantes assim, relutantes em mostrar o seu enredo, herança dos concurso de enredos dele mesmo... Só no 5º Concurso que o pessoal sem saber daquelas ideias veio 100% para ser mostrado. E também é bom olhar, que talvez se alguém surgisse no 1º Concurso contra mostrar enredo e convencesse todos do lado contra de fazer isso, talvez hoje nem teria tido concurso de enredos, talvez nem Liesv, Carnaval Virtual, Liga disso e liga daquilo. 
Graças a deus naquele tempo não tinha facebook!!! No primeiro concurso a maioria não tinha contato com o Miguel Paul para escutar os motivos inúmeros que seria um absurdo publicar enredos em site. Taí uma ideia, né? Vamos acabar com tudo, começar a listar os motivos de que pode ser ruim publicar um enredo? O que acham disso? (pode acontecer... muitos se convenceriam no ato pelo visto). Pois basta um motivo, uma possibilidade de dar algo errado, para querer colocar tudo no chão, assim como quase foi o com agora "proibido e Censurado 13º Concurso de Enredos) 
Felizmente sendo vanguarda e cheio de Invencionices que o "Carnaval Virtual" como um todo saiu das SOMBRAS.  
E ironicamente a treta de hoje é pela ousadia que as sombras iriam proporcionar, e o concurso Censurado, perseguido terá que se ocultar-se para poder existir. Vejam só! O mundo da voltas!  
Vamos ao texto do 13º:
Estamos no terreno do 11º, mas embaralhamos e nos aproximamos da entrada do 12 (signos) e da Lua que entrará em conjunção com a 13ª nebulosa do Concurso de Enredos.

Como será o 13º Concurso de Enredos?
1.    As sombras – Vamos apagar as luzes!! – Vamos deixar  livre para anonimato – Os autores poderão não assinar os enredos e serão julgados pelos jurados sem eles terem a noção da autoria do enredo.
O desfile no site terá todos os nomes e referências aos autores apagados! Internamente vamos ter as versões oficiais, que poderão ser falsas ou verdadeiras. (MUDANÇA DEPOIS DA TRETA: O Concurso será todo oculto, uma edição totalmente interna e restrita, o acesso aos enredos será restrito, até uma parte dos enredistas não terá conhecimento de onde é, o que é, se desejar saber terá que ir atrás para descobrir)

Vantagem: Poderemos ter a completa isenção no julgamento. Embora eu destaque que geralmente os jurados não conhecem os autores dos enredos. Muitos jurados nem sequer participam do Grupo do Concurso de Enredos e nem sabem quem é campeão, quem é último... Mas a mudança pode ajudar ainda mais nisso.

Vantagem 2: A analise no grupo também irá mergulhar nas dúvidas, muitos casos vamos ler um enredo sem saber a real autoria. Não terá o puxa-saquismo tão evidente, poderão surgir críticas inesperadas. (depois da treta, alguns poderiam ter muito medo dessa parte, já que saíram do protecionismo que acreditavam ter)

2.    Lanternas - Os autores terão a liberdade para ficar na “luz” e assinar os seus enredos normalmente. Assim para uma boa parte tudo poderá continuar exatamente como está. SEMPRE SOMOS DEMOCRÁTICOS. Quem não quiser brincar poderá não brincar. 
(Mudança: infelizmente devido ao povo da Lanterna que queria impedir e censurar os demais participantes, foi cogitado até na Linha Marina fazer enquete para decidir o direto de cada um participar como desejar, o povo dá lanterna terá o 14º Concurso de Enredos para disputar, assim não termos lanternas, tudo será apagado)

3.    As miragens – A influência da lua também poderá resultar em enganos e confusões. 
Estará liberado para alguém se passar por outro autor, assim como assinaturas com codinome e até clonagens de outros enredistas. Assim um autor poderá pegar e imitar um outro autor, tentando se passar por ele, apresentando um enredo imitando o seu estilo. Tudo estará liberado.
Mesmo um autor que não participou, poderá ter seu nome envolvido em enredo que não escreveu. 
Vantagem: Além da brincadeira e diversão, lembrando que isto aqui também é espaço para entretenimento (Não precisamos viver sempre nos digladiando por notas). JURO QUE ESCREVI ISSO ANTES DA TRETA!!!! A possibilidade de plena liberdade de assinatura, experimentar outros estilos é algo que o resultado é impossível prever. Poderão sair ótimas obras artísticas, já tivemos Rosa Futurista no carnaval 98, por exemplo. Assim os autores poderão ser convidados a viver o seu dia de OUTRA PERSONALIDADE/ESTILO qualquer um poderá ser “clonado” de maneira “troladora” ou bem séria (enredo pensando em ganhar o concurso, mesmo tentando ser outra pessoa). Justificando depois da treta: Infelizmente alguns não tem visão de arte/estímulo da arte, muitas vezes podemos propor e convidar os autores a buscar sair do seu terreno e escrever outras coisas, outros estilos, tentar fazer algo diferente, poderíamos sim gerar propostas sérias e ousadas e até enredo falsos de imensa qualidade. Lastimo que alguns só imagem que se resume a limitadas porcarias ou visões que tudo deveria ser feito com intenção maléfica de prejudicar alguém. O processo como um todo poderia gerar novas oportunidades e de aprendizado coletivo, mas as pessoas infelizmente só enxergam trevas! 
O cosmos é infinito – O concurso não terá limite de enredos.

A questão não será exatamente limitar o número de enredos que um autor poderá escrever, mas poderão 4 enredistas acabar se inscrevendo como Fulana. Daqui a pouco, a própria não poderia se inscrever. Exatamente, por isso não teremos o limite. Podem aparecer 13 Ciclanos, não temos como prever.
Um autor também poderá enviar 6 enredos, mas 5 serem falsos. Uma oportunidade para quem gosta de esconder o seu verdadeiro enredo. Poderemos inclusive encontrar enredos falsos, logos falsos, temas e enredos anunciados, mas que não participarão. Ou serão mostrados apenas em poucos minutos. Assim como enredos poderão ser anunciados parcialmente com títulos e logos enganosos, chegar na hora e serem outra coisa. Como no caso do enredo “A Menina” que todos pensavam que era sobre a Joelma, mas era sobre um bairro de São Paulo.
Vantagem: Muitos gostam dessa brincadeira de esconder, assim poderão se esconder ainda mais. Iremos ter noites imprevisíveis, poderão ser anunciados 13 enredos em uma noite. Mas chegar ter 7 enredos, 6 serem falsos.
Também poderá ser apresentado um texto rápido, um conceito, um deboche, paródia. Tudo poderá acontecer. Uma vantagem disso também é que com enredos falsos e incompletos, ideias poderão ser apresentadas, mesmo que não disputem. Como “Mulheres gordas”, lembram? E até enredos como Joias e Zabelê (enredos incompletos). Ideias poderão ser despertadas nestas brincadeiras também. Sempre bom lembrar que muito do Concurso de Enredos também é apresentação de ideias, conceitos, quando se multiplica isso, aumenta as possibilidades de exposição destas ideias.
Mesmo ideias incompletas, podem proporcionar coisas, espalhando suas sementes por toda a parte!

E quando o dia clarear!       
Quando terminar o 13º Concurso o sol irá brilhar novamente, por isso temos que estabelecer.
Revelação de autoria:
Não vamos ter, se tivermos será apenas no final e quem se dispuser revelar. Eu nem precisarei ficar informado de quem é o real autor, isso ficará com o autor me informar ou não.
Não sabemos ainda como vamos lidar, por exemplo, se um Neni Cabral escrever um enredo assinado como Danilo e for campeão. E não revelou para ninguém (nem eu sei). Irá depender do Neni se revelar e pegar o caneco ou deixar de herança para o Danilo.
Também o campeão do 13º poderá ser um autor desconhecido que inventou de não se revelar e morreremos sem saber quem ganhou. Assim tem chance de um campeão completamente oculto. DEPOIS DA TRETA: Notem que a visão não é de só produtos lixo, ao contrário é sim possibilidade de bons resultados também. Entendam que somo vanguarda, tentamos ser visionários sim, estar na frente! Quebrar limites, ultrapassar barreiras. Arte é isso também! 
Também não sabemos, se no final dois ou três autores resolverem dizer que escreveram o enredo, mas o enredo não ter sido escrito por eles. O verdadeiro autor não ter como provar como escreveu. Só deus sabe o que poderá acontecer!
E que Deus tenha piedade dessas almas!

                                          Envio de enredo: Poderá ser feita por e-mail falso, atores poderão se trocar, por exemplo, Danilo pede para o Douglas enviar o seu enredo. DEPOIS DA TRETA: Vamos para uma sociedade secreta, site diferente, facebook diferente, grupo oculto, site oculto, e-mail oculto. 
A coisa poderá será muito mais nebulosa!  Também pode acontecer, do Douglas que enviou o enredo pensa que foi o Danilo que escreveu, mas quem tinha pedido para o Danilo enviar pelo Douglas foi o Fábio.
Enredos de dupla poderão ser feitos e trolagem em equipe também poderá ser elaborada.

ENREDO APAGADO:
Terminado o desfile, alguns enredos poderão ser apagados, conforme o autor “trolado” achar algo ofensivo. Lembrando que em brincadeiras, coisas podem ocorrer, erros também. Por isso algumas coisas poderão ser excluídas.
Depois da treta: logicamente quando eu pensei, eu já estava atento com eventuais problemas. Não vejo qual é o DESESPERO e vontade de terminar com algo que não tinha começado.  "Se" acontecer, vai ser apagado, "se" surgisse algo ofensivo, eu mesmo poderia não permitir nem sequer publicação. E "se" fosse publicado, o autor "se" sentisse ofendido, poderia pedir exclusão, logo depois. E ponto! Qual seria a treta depois disso? Que desejo desesperador é esse de complicar alguma coisa? Sem falar que estamos em "se" "se", "se" e iriamos nos precaver.  
O "se" isso acontecer não poderia matar algo que sequer tinha começado, pq poderá Gente, qual a necessidade disso? Viveram sempre antecipando, negativando as coisas?
Eu realmente fique pasmo do quando algo simples foi complicado. Isso também me fez indagar outras possibilidades, por muitas vezes por trás de algo por ter algo de fato oculto! Desculpem, não enxerguei motivos para tantas polêmicas por tão pouco! 
Número de enredos no Concurso e julgamento:
Não sabemos se vamos ter 40, 60, 80 enredos. Poderá ter muito enredo de brincadeira, mas estamos preparados para a disputa séria.
O sistema de disputa do 13º será por duas fases. Vamos ter a votação popular para classificar os melhores enredos, aí que vamos para os jurados.
Assim independente de 100 enredos, teremos apenas 20 classificados para a nota dos jurados. Então não precisam se desesperar quanto ao possível gigantismo do 13º.
É e realmente este tem chances enormes de ser o maior concurso de enredos de todos os tempos!
Tchau 10º!

DEPOIS DA TRETA: 
 (claro como agora seremos ocultos será um projeto CENSURADO, então não deverá ser um projeto tão grandioso na sua concepção inicial). Nem por isso será ruim, podemos testar e ver o que rola, se gerar um concurso pequeno, com alguns trabalhos também não deixará de ser divertido.
Também poderá ser um momento de férias para mim, realizando assim um concurso menor, pequeno e mais leve como foi o Oitavo. Lembrando que quebrou a cara quem pensava que não seria um belo concurso mesmo com apenas 10 enredos!
Pois o formato geralmente funciona! Com 5 ou 50 enredos, com 3 autores ou com 200 enredos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores