Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Comunicado XI CONCURSO DE ENREDOS - O que muda e fórmula de disputa!

Aqui eu vou recapitular as mudanças de regras do XI CONCURSO DE ENREDOS e também já aproveitar e informar novas mudanças.

ANTES DE TUDO: Não é necessário fazer um regulamento totalmente novo, as mudanças são pequenas e já foram informadas e neste comunicado vamos recaptular as mudanças, para ninguém que tenha perdido alguma coisa venha aos 48 minutos do segundo tempo querer mudança de regras.

Obrigatoriedades novas no 11º Concurso de Enredos:


Quanto as bandeiras
Perderão 2 pontos enredos que apresentarem bandeira de escola virtual como primeira imagem do enredo.

Bandeira poderão ser apresentadas, mas devem estar depois do logo ou imagem relativa ao enredo. Não temos nada contra bandeiras, apenas queremos os enredos como principais, pois somos Concurso de Enredos.

Quanto aos figurinos
Número de figurinos e esquemas de alegorias é máximo é de 15, com tolerância de até 20. Considera-se figurinos e esquemas de alegorias desenhos feitos pelo enredista ou equipe. Imagens não são consideradas, fotografia de fantasia também não contam.

Exemplo de figurino: 



Imagem do enredo Expulsos do Paraíso que disputou o Quarto Concurso de Enredos.

Enredista que apresentar mais de 15 imagens será advertido. Acima de 20 perderá 0,1 por imagem. Entre um comunicado e outro, houve uma dúvida entre 15 e 20, por isso, refletindo cheguei nesta regra de tolerância. Para o 12º Concurso de Enredos vamos fechar em 15 de máximo. 



Limite do número de enredos por autor:

O limite é de 2 enredos no Concurso de Enredos Tradicional e 1 enredo no temático, totalizando assim 3 enredos por autor. 



Tamanho do arquivo:

Não tem mudança. Isso já tinha sido mudando do Nono para o Décimo. Apenas alguém teve dúvida e me perguntou. 6000 kb é o limite, igual ao Décimo Concurso de Enredos. 

FÓRMULA DE DISPUTA 
O Décimo PRIMEIRO Concurso de enredos terá uma fórmula de disputa totalmente nova. A intenção é exatamente resolver o problema do número de enredos, continuaremos com 40, 50, poderemos ter 200 enredos em uma única edição. Mas com a nova fórmula vamos resolver o problema. 


Vamos apresentar uma disputa em duas fases.

A primeira fase será classificatória - Os enredos durante o desfile serão classificados para a segunda fase.
Os melhores colocados por aclamação irão para a segunda fase, serão feitas enquetes, com base em analises, comentários, vamos chegar aos melhores colocados. 

O número de enredos classificados ainda está indefinido, dependerá do número de enredos e até do desempenho dos enredos. Mas a meta é classificar metade dos enredos para a segunda fase ou um número que seja inferior a 20. Mas só poderemos informar com exatidão o número de enredos que irão participar da segunda fase quando finalmente obtivermos o número final de inscritos, além de acontecimentos do  dia do desfile que poderá deixar a nossa lista final de classificados com 16, 18 ou 21, mas a meta é ficar no 20, não passando disso, os serão divididos em dois grupos. Grupo ">" e grupo "<". 

Enredos de mesmo autor: 


A meta também é classificar apenas um enredo de mesmo autor. Mas nem tudo é ruim, também vamos classificar "pelo menos um" enredo de autor que enviar mais de um enredo.

Assim autor com apenas um enredo, precisará se classificar entre os 20, precisa ser um Top 20. 

Autor com mais de um enredo teremos a classificação do seu melhor enredo. Já o seu segundo melhor enredo, terá que apresentar um desempenho digno de TOP 5 para se classificar. A ideia é ainda ser receptivo com casos de autor que apresenta um Costinha e Eróticos e Pornográficos na mesma edição (campeão e terceiro lugar o Nono Concurso de Enredos). 

Os enredos eliminados da primeira fase irão disputar uma Recopa, receberão notas de jurados, mas participarão de uma disputa particular entre eles. O julgamento também será mais aberto, inclusive com julgamento dos enredistas. O campeão da Recopa estará classificado para a segunda fase do 12º Concurso de Enredos. Ou seja, é uma maneira de ainda dar uma segunda chance para esses enredos eventualmente não classificados. Nenhum enredo será jogado fora, eles sempre terão chance de continuar no Concurso de Enredos. 
Já os enredos classificados da segunda fase irão para o julgamento tradicional, mas o formato de Campeonato de grupos será mantido. Assim teremos dois campeões pelo menos.

Concurso de Enredos temático
Precisará de no mínimo 6 enredos para se sustentar. Menos de 6 enredos os enredos terão que disputar o campeonato tradicional. 
Caso tenha menos de 6 enredos, o campeão temático saíra entre o melhor colocado no concurso tradicional. 

SUPERCAMPEONATO

É uma lástima terminar algo que sequer teve a chance de acontecer. Mas não teremos supercampeonato no 11º. Mas no desfile dos campeões vamos proporcionar troféu simbólico de SUPERcampeão do DESFILE DOS CAMPEÕES. 
Provavelmente uma combinação de abacatibope com votação popular. 
O Abacatibope vai indicar 3 enredos com melhor desempenho e por enquete o povo irá votar (qualquer participante ainda poderá fazer uma 4ª indicação). Embora quem larga na enquete já teria uma pequena vantagem, mas ainda deixaremos abertos para um outro enredo não cotado surgir eventualmente e "zebrar" o resultado. Este sistema será testado na Recopa e SUPERCAMPEONATO do DÉCIMO CONCURSO.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores