Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tudo pronto para a primeira noite de desfiles dos enredos!

A festa começa neste sábado, 11 de outubro! 8 enredos desfilarão em uma grande noite do concurso de enredos. 

18h 30 a festa começa com a apresentação especial de “COCAGNE... FELICIDADE NÃO TEM FIM, TRISTEZA, SIM” do Tricampeão Diogo Gardoni. Essa apresentação não concorre ao título, será um "show de abertura" do sexto concurso. 



E foi assim também que a Europa conheceu Cocagne (lê-se “cocâne”) ou o País da Cocanha. Uma terra onde a fartura e o ócio eram reinantes. Onde a felicidade era sempre atingível e o mal, nunca presente. E de séculos em séculos, de mente em mente, o mito de Cocagne foi percorrendo o mundo, seja pelas mãos de grandes pintores ou de inspirados escritores, seja no desejo intrínseco de cada um em encontrar o seu paraíso próprio, seja na linguagem marcante de um povo sofrido, como o do sertão brasileiro. Assim, a história dessa terra, que desconhece as mazelas do mundo real, atravessou o tempo e, nesse momento, aterrissa nesse sonho chamado carnaval. Aqui, Cocagne é o sorriso da baiana, o garbo da comissão de frente, a felicidade do ritmista, o esplendor das alegorias, o mágico bailar do mestre-sala e da porta-bandeira.
           
19 horas a disputa pelo título do concurso começa para valer com a chegada de “CARIOCAS” DA GEMA de Rênio Ramos, será uma dupla homenagem, ao Rio e a Chico Buarque.
Em março de 2015 o Rio de Janeiro comemora os seus 450 anos de história, sendo assim, o G.R.E.S.V ACADÊMICOS DO ENCANTADO realiza uma dupla homenagem em seu carnaval. A primeira ao Rio de Janeiro em seu aniversário e a segunda ao grande Cantor, Compositor e dramaturgo Chico Buarque que também festeja os seus 70 anos de vida, neste ano de 2014 com um patrimônio de criação que honra a cultura brasileira e ao seu povo Carioca. E sob o olhar deste artista que tanto cantou sua paixão pelo Rio de Janeiro em canções, que faremos essa bela viagem sobre este almanaque de belezas e singularidade. Cantando através de suas canções e através de uma de suas mais importantes obras a CARIOCA, O RIO, sua arte, suas belezas, não a postal e sim a real, e claro sua gente, aqueles que são nascidos Cariocas da mais pura raiz da cidade feliz, os da Gema.

19:30, o couro pega como enredo Afro, TODA ÁFRICA QUE HÁ NO BRASIL de Leonardo Verçosa e Rodrigo Neves.



Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Seja na região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul, a cultura africana está presente. Existe África em todo canto do país, dentro de cada cidadão, então, por isso, todos nós devemos festejar toda África que tem no Brasil!


20 horas será a vez das mulheres Xamãs, uma noite de muita pajelança na avenida no enredo de Rafael de Lima “Xamãs - Pássaros da Noite, Senhoras da Cura.

Celebremos o poder daquelas “que sabem” curar – as xamãs. Coloquemos a mulher em papel de destaque, sejam parteiras, guerreiras, profetas.  Se um dom especial é dado para alguém, é para fazer o bem na luta contra a dor e o sofrimento. Desta forma, a crença nos espíritos de animais ou animais de poder, a força curativa e sagrada das plantas, o transe, o êxtase, a existência de outros mundos paralelos ao mundo material são os principais fundamentos do xamanismo. E a mulher, com o poder feminino do sangue de seu útero que gera a vida, cuja força assemelha-se àquela que cria o universo, é a sacerdotisa deste culto, mediadora entre o mundo espiritual de antepassados ou animais e os seres viventes. Toda magia e misticismo inserem-se na floresta amazônica e com a incorporação da mistura de culturas brasileira, recebe o nome de pajelança.


20:30 O quinto a desfilar e quarto enredo entre os que disputam o título “O pequeno burguês da Vila”, Chavitto Lonson se inspirada em uma música de Martinho da Vila e falará daqueles que batalham para estudar e chegar no topo:


A Vila Isabel se inspira na música “Pequeno Burguês” do mestre Martinho da Vila para homenagear esses brasileiros que estudam e trabalham para poder crescer na vida e ascender socialmente através da educação.
Viva a batalha desse povo sofrido que de pobre coitado não tem nada, pois ralou um bocado para conquistar dignamente uma vida melhor. Viva os diversos “Martinhos”!
Salve a Vila!

21h O desfile mais “fofo” da noite, chegará: “Bem vindos ao paraíso de Chloe - a terra dos dentes de coelho :B” de Heshitag, conheceremos o mundo encantando de um “viral” da internet.


A viral Chloe com certeza merece uma homenagem no carnaval. Ela é uma menina encantadora, que ficou conhecida no mundo após seus pais divulgarem um vídeo em que contavam à sua irmã Lily que eles estavam indo para a Disney. Enquanto a emotiva Lily encontrava-se em lágrimas, Chloe apenas ignorava e fazia uma cara de desentendida. Seus lindos dentes de coelho conquistaram o mundo todo, e a partir daí a mesma começou a virar meme de internet. Seus vídeos são encantadores e todos queriam passar bons momentos com a pequena Chloe. Pensando nisso, o nosso enredo cria o fictício “Paraíso de Chloe”, um lugar onde todos nós somos exemplares de Chloe e podemos conhecer essa linda menina. Nesse paraíso, somos cercados de magia e temos a sonhada experiência de conviver com Chloe (e até como a mesma).


21:30 Até as estatuas e monumentos vão cair no samba, com o enredo “Deixo a Praça e caio na Folia. Só volto pra lá quando amanhecer o dia: é nesse visual que eu vou!” enredo de Renato Coelho Barbosa de Luna Freire.


As chamadas imaginárias urbanas (estátuas, marcos, chafariz, esculturas, monumentos, construções, etc.) demarcam o espaço público através dos grupos sociais que imprimem seus discursos pela via do apelo visual. Procuram retomar o passado, a partir de narrativas históricas, dando novos significados aos episódios, reescrevendo-os.
E os enredos buscam justamente ressignificar as histórias das sociedades, valendo-se representações elaboradas a partir de visões de mundo pautadas no tempo atual, impressas pelos carnavalescos nos desfiles. Mantém diálogo entre o conhecimento sistematizado e erudito e o conhecimento popular. A comunicação é viabilizada através das artes plásticas, artes cênicas, música, arquitetura, história e tantos conhecimentos utilizados na elaboração dos enredos, que desembocam na chamada interdisciplinaridade. Nesta perspectiva, as imagens são colocadas como um dos múltiplos caminhos para se pensar as sociedades e suas histórias.

22hs Fechando o desfile, a caixa preta da Austrália será aberta no enredo Terra Australis - a história da descoberta e a vida australiana do atual vice-campeão do concurso de enredos, Douglas quinto, que promete fazer o povo sambar e pular mais de que os cangurus até o raiar do dia.


A pretensão do enredo e contar a história da terra Australis que significa terras do sul, a terra nativa, e livre que apenas os aborígenes habitam como a Austrália era antes do seu descobrimento. A invasão e colonização Inglesa e busca e conquista da independência.  Vamos ver também a vida, passando pelo esporte, as invenções, os animais exóticos e estranhos. Além de comemorar o dia da Austrália na Sapucaí. O dia que todos saem às ruas para comemorar lá aqui no carnaval o povo brasileiro sai às ruas hoje pra comemorar o dia da Austrália.  

E não esqueça, o sexto concurso de enredos terá 3 noites de desfile, mais 14 enredos vem aí! 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. EITA!"A FESTA VAI COMEÇAR EU VOU MOSTRAR QUE FAÇO SAMBA TAMBÉM ...VEM VÊ MEU BEM, SE VOCÊ FALA DE MIM, NÃO SABE O QUE DIZ , MUITO PRAZER SOU A ENCANTADO..." HEHEHE

    ResponderExcluir

Marcadores