Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 12 de outubro de 2014

Enredo 13 - “Susana Soberana – Abaixo de Deus. Acima de todos.”

“Susana Soberana – Abaixo de Deus. Acima de todos.”
Cleiton Almeida
cleitonyrrypiaiou@hotmail.com
Apresentação:
(O título do enredo apresenta um paralelismo para dar ênfase ao fato de Susana estar abaixo de Deus, porém acima de todos). O enredo é sobre uma das maiores atrizes do país. Não é um enredo com foco bibliográfico, mas sim um enredo que enfatiza a incrível personalidade de Susana Vieira. A sinopse, em forma de entrevista, retrata bem o jeito de falar da mesma. O texto é formado por entrevistas reais da própria atriz e por adaptações de informações para o jeito único de Susana, que é conhecida por não medir palavras e sempre ser sincera e cheia de amor próprio. O enredo é uma exaltação à naturalidade e simpatia que Susana esbanja, sua maneira de levar a vida e lidar com as situações cotidianas na vida de uma pessoa famosa. Inclusive, Susana Vieira poderia virar um adjetivo, sinônimo de “superei, sou demais, me amo”. Nos livros de auto-ajuda: “Olhe para o espelho e diga EU SOU SUSANA VIEIRA.” Foi desenvolvido esse texto para o carnaval do grupo especial de São Paulo, que é composto por cinco setores. Todos muito bem aproveitados para mostrar quem é Susana Vieira.



(Susana em uma cerimônia de premiação)


Sinopse:
(Carnavalesco) Susana, conte-me como foi sua vida até chegar à televisão.
(Susana Vieira) Então, meu querido. Nasci na capital paulista, mas como sou de família de diplomatas, vivi em vários países e aprendi vários idiomas. Entre Montevidéu, Buenos Aires e Londres estudei em escolas tradicionais e estudei balé. Entrei na Rede Globo em 1970, e a partir daí comecei a atuar em novelas. Não sou modesta, hoje faz 44 anos que sou uma das melhores atrizes da TV Globo e do Brasil.
(Carnavalesco) Mesmo com 72 anos de idade, você é uma mulher muito jovem. O fato de você ter sempre namorados mais novos gera muita polêmica. Quais foram seus principais relacionamentos e o que você tem a dizer a respeito da diferença de idade?
(Susana Vieira) Meu primeiro marido, Régis, era mais novo que eu e é o pai do meu único filho. Ele era contra minha carreira, mas como sou dona da minha vida, me divorciei, sai de casa e levei meu filho. Depois vivi com Carson, 16 anos mais novo. Ficamos juntos de 1986 a 2003, mas terminamos após desentendimentos. Depois veio o meu pior pesadelo: Marcelo Silva, 28 anos mais jovem. Ele me traiu, me roubou e me chantageou. Mas não tenho problemas com idade. Não me nego ao amor e estou cheia dessa história de que mulher de 60 anos tem de namorar homem de 70. Estou cheia de ouvir que velha tem de arrumar garotão só para transar. Em primeiro lugar, sou uma estrela brasileira, não estou nem aí para preconceitos. Em segundo lugar, minha vida não é pautada por encontrar homem. Sempre gostarei de alguém, sempre beijarei e transarei. A gente tem o direito de amar quem quiser, idade não existe para mim. Envelhecer deve ser horrível, mas, como não envelheço, estou ótima. Não fico procurando garotão em porta de universidade, mas não tenho culpa se sou desejada por jovens.
(Carnavalesco) Você teve vários projetos importantes durante sua vida. Comente os que você considera os principais.
(Susana Vieira) Meu primeiro papel como protagonista foi em “Anjo Mau”. Nessa novela fiz sucesso no papel de Nice, que era uma vilã. Cheguei a levar um tapa por causa da personagem. Depois fui protagonista em “A Sucessora”, interpretando Marina Steen. Foi um sucesso! Fui chamada para participar de duas novelas mexicanas e uma estadunidense. Além disso, posei nua duas vezes: primeiro para a Status Plus e depois na Playboy. Lancei um CD chamado “Brasil Encena”, onde regravei grandes músicas da MPB e trilhas sonoras de novelas que participei. Também já fui professora de workshop. “A Arte da Interpretação” é em parceria com o roteirista Newton Cannito, e é voltado para jovens atores. Não gosto de contracenar com ator relapso e medíocre. Chamo a atenção, sim, e digo que lugar de estudar texto é em casa. A Carolina Dieckmann trabalha como eu. Aliás, o meu melhor trabalho foi com ela e a Renata Sorrah em Senhora do Destino. No carnaval, minha maior paixão, já fui rainha de bateria duas vezes, e em 2015 vou reinar pela terceira vez na Acadêmicos do Grande Rio, escola do meu coração, na qual também sou madrinha.
(Carnavalesco) Seu nome sempre está envolvido em polêmicas. O que você acha sobre isso?
(Susana Vieira) Ah, filhinho, isso é consequência da fama. Meu ex-marido Marcelo se escondeu atrás da porta do banheiro e me filmou tomando banho, dando close nas minhas partes íntimas. Depois ia usar o filme para me chantagear. Sabe por que isso? Porque sou rica e famosa. Muito foi comentado quando roubei o microfone da repórter Geovanna Tominaga no Vídeo Show. Mas é claro, fiz e faria de novo. Não tenho paciência com gente que ta começando, o tempo era curto e eu não sou apresentadora para ensiná-la.  Uma vez no Domingão do Faustão, em um descuido, acabei pagando peitinho (risos). No Altas Horas me confundi e usei o microfone do lado errado, brinquei e dei uma lambida. “Sabor morango!”. Sou uma pessoa boa, legal e extrovertida, e quando a questão é as minhas “pérolas”, eu simplesmente as transformo num colar deslumbrante (risos). Mas é meu jeito de ser feliz, levar as coisas na brincadeira. As pessoas acabam fazendo tempestade num copo d’água.
(Carnavalesco) Agora, para terminar com chave de ouro, uma simples pergunta: Quem você é?
(Susana Vieira) Sou uma atriz com mais de 50 anos de carreira e sete premiações na bagagem. Nunca precisei trabalhar para dar uma casinha para os meus pais, sempre vivi a Pão dê ló, moro em uma casa de seis andares, tenho seis cachorros que eu amo, meu filho é vice-presidente da Sony Music nos EUA. Minha pele é ótima, não faço plástica. Faço ginástica, esteira e como de tudo. Nunca precisei dar a volta por cima, os outros é que deram a volta por baixo, né querido? As pessoas acham que eu me acho. E eu me acho mesmo, porque eu posso, sou amada! Sou jovem, posso namorar e transar muito ainda, sexo não é fundamental, pois não preciso dele para sobreviver, mas ele é essencial. Sou uma das melhores atrizes do Brasil, sou apoiada pelo meu público, por que o que é uma ou duas pessoas que querem meu mal, para 130 milhões de brasileiros que me amam? Então, meu amor, ninguém pode mais que Deus e eu. Quem se aproxima de mim para o meu mal, quebra a cara. Porque eu sou Susana Vieira (risos).


Desenvolvimento:


1º setor: Do berço de ouro à televisão brasileira
        O primeiro setor da escola retrata a trajetória de Susana, acompanhando seus pais por vários países, até retornar ao Brasil e entrar para a televisão e para a Globo.
Comissão de frente: Diplomatas pelo mundo
        A comissão de frente mostra a infância de Susana, estudando ballet em diferentes países, vivendo em torno de culturas diversas e aprendendo valores únicos.
1º MSPB: No Brasil estreia na televisão
        O primeiro casal é a entrada de Susana na televisão. Primeiro como dançarina na TV Tupi e depois atuando em novelas na TV Globo.
1º carro: Susana – Ícone da televisão brasileira
        O primeiro carro é Susana no cenário atual. Uma atriz global conceituada, com diversos trabalhos em novelas e no teatro. O carro tem um símbolo que faz alusão ao da Rede Globo, de onde desponta Susana Vieira. Em torno composições que relembram trabalhos da atriz.

(Susana mandando um recado usando trecho da música “Beijinho no ombro”)


2º setor: Relacionamentos
        O segundo setor aborda a maneira como Susana leva sua vida amorosa. Começa com os principais relacionamentos de Susana (todos com homens mais novos) e depois alguns conceitos da mesma sobre amor e juventude.
1ª ala: Abandonado Régis
        O primeiro casamento de Susana. Régis também é pai do único filho da atriz. Após insistir para ela abandonar a carreira, Susana fez suas malas e abandonou-o. Esses elementos compõe a fantasia.
2ª ala: 17 anos de Carson
        Carson foi o relacionamento mais duradouro de Susana. Ele era 16 anos mais novo, e os dois ficaram juntos 17. Uma vida toda. Mas depois de discussões o relacionamento chegou ao fim.
3ª ala: O jovem e delinquente Marcelo
        Uma fantasia com um tom mais escuro, retratando o pesadelo. Marcelo roubou Susana e fez muito mal a ela. Os componentes usarão uma sunga branca, fazendo alusão à morte de Marcelo, que foi encontrado morto nesses trajes.
4ª ala (Bateria): Não há idade para o amor
        A bateria vem vestida de amor. Certidões de nascimento rasgadas também compõe a fantasia. (No carnaval de São Paulo é comum a bateria nesse setor).
5ª ala (Passistas): Jovens vorazes na cama
        A ala de passistas vem vestida de fetiches e fantasias eróticas.
2º carro: Cobiçada por todos... Um pecado de mulher
        Nesse carro temos uma escultura de Susana seminua comendo uma maçã. Em torno vários jovens com várias coisas para oferecer a ela. O carro também representa o apetite que Susana tem por sexo.
(Em uma fotomontagem, Anitta tenta tirar uma “selfie” com Susana, que a ignora, pois não tem paciência com gente que tá começando) – Imagem fictícia


3º setor: Mulher de sucesso, projetos de sucesso
        Susana é uma mulher de grandes sucessos em diferentes áreas. Nesse setor estão retradados os principais da vida dela. Desde os papéis importantes na teledramaturgia até os hobbies.
6ª ala: Nice: anja má
        A ala retrata o primeiro papel da atriz como protagonista. Ela interpretou uma vilã, que proporcionou um tapa em Susana na vida real. Como o nome da telenovela era “Anjo mau”, a fantasia é inspirada numa anja.
7ª ala: A sucessora: sucesso internacional
        A atuação que rendeu-lhe fama internacional é mostrada nessa ala. Através desta, Susana pode participar de produções mexicanas e estadunidenses. Tudo retrada nessa fantasia.
8ª ala: Exemplares de como veio ao mundo
        Aqui está representado as duas vezes que a atriz posou nua. Uma vez foi capa de revista, e outra teve fotos apenas dentro da revista. As revistas foram sucesso de vendas.
9ª ala: “Per amore” o “Brasil Encena”
        Susana lançou seu CD “Brasil Encena” e tentou carreira como cantora. O single de maior sucesso foi “Per amore”, o qual a atriz cantou no palco do “Domingão do Faustão”. Nas redes sociais, o CD foi apontado como melhor do que de divas da música pop internacional.
10ª ala: Professora para relapsos
        Conhecida como não ter paciência com pessoas iniciantes, Susana teve a ideia de dar aulas de como atuar bem. O projeto começou no Rio de Janeiro e tem planos de alcançar outras regiões do Brasil. Ter aulas com Susana é uma honra para poucos.
Destaque de Chão: Senhora do Destino
        A novela que Susana mais gostou de participar foi “Senhora do destino”, em que foi a protagonista que teve sua filha sequestrada. A atriz ainda pôde unir suas duas paixões: televisão e carnaval.
Carro 3: Um “Grande Rio” de amor é ela!
        Susana Vieira faz parte da escola Acadêmicos do Grande Rio desde o começo. É declaradamente apaixonada por ela. É considerada a madrinha da escola, pois sempre está ali presente na quadra e estrelando nos desfiles. Atualmente ocupa novamente o cargo de rainha de bateria, pela terceira vez. O carro traz réplicas de todas as fantasias que Susana usou na Grande Rio, e uma homenagem à escola.
(Montagem feita por uma fã-base, em que colocam uma cena da novela “Amor à vida”. Na imagem, o CD de Susana aparece como destruidor dos CDs de outras cantoras)


4º setor: Falatórios consequentes da fama
        O penúltimo setor é sobre as polêmicas envolvendo Susana. A fama tem seu lado bom e seu lado mau. A atriz conhece bem este último, pois sempre no foco dos holofotes, qualquer deslize já está na rede.
11ª ala: Chantagem íntima
        Susana teve sua privacidade invadida quando seu ex-marido a filmou durante o banho. Adereços que fazem alusão à espionagem e vídeo compõe a fantasia.
12ª ala: Uma mulher sem paciência
        O episódio com a repórter do Vídeo Show é o tema dessa fantasia. Conhecida pelo jogo rápido, Susana não tem paciência com iniciantes, e isso está representado na fantasia em forma de elementos que remetem a paciência.
2º MSPB: Reveses de uma mulher famosa
        Como em nos jogos, a vida também tem suas cartas de sorte e revés. Famosos lidam com estas todos os dias, e Susana já está calejada, consegue sair da situação por cima.
13ª ala: O peitinho dando oi
        Fantasia que recorda o dia que Susana deixou seu peito escapar durante o “Domingão do Faustão”. O acontecimento foi muito comentado, porém Susana não saiu de si e encarou com naturalidade.
14ª ala: Microfone saboroso
        O famoso “microfone sabor morango” que Susana experimentou durante o programa “Altas Horas”. Fantasia de fácil leitura.
15ª ala (Baianas): Um lindo colar de pérolas
        As baianas vêm vestidas de luxo e pérolas. As pérolas, também conhecidas como gafes, de Susana são transformadas em um colar. Não há motivos para ela guardar mágoas ou envergonhar-se de suas atitudes, ela é rica independentemente das bolas fora.
Carro 4: Levando a vida numa boa. Sorrir rejuvenesce.
        Um carro alegre que mostra essa espontaneidade da atriz, de sempre sorrir e encarar seus problemas com naturalidade. O vai e vem da vida de uma celebridade é representado no carro com seus movimentos. Elementos de gargalhadas e uma fonte da juventude em que jorra felicidade também estão no carro.

(Susana em forma e espontânea no carnaval)


5º setor: Abaixo de Deus, acima de todos
        O enredo encerra-se com uma síntese de quem é Susana Vieira. Como a mesma descreve-se, uma mulher jovem que nunca precisou trabalhar para ajudar os pais. Aqui terminamos com a certeza de que a atriz ainda vai nos proporcionar muita coisa boa.
16ª ala: Carregada de prêmios
        A ala que representa todos os prêmios de Susana. Uma bagagem bem pesada de vários troféus.
17ª ala: Rica desde sempre
        Susana nunca precisou trabalhar para sustentar sua família, nasceu em berço de ouro e sempre foi tratada como uma princesa. Vivia a pão dê ló e hoje tem sua vida estabilizada. Formas que fazem referência a isso compõe a fantasia.
18ª ala: Naturalmente maravilhosa
        Cirurgias plásticas nem pensar! Uma rotina regular, alimentação boa e muita ginástica é a fórmula perfeita para uma vida saudável e ter corpo e mente jovem.
19ª ala: Jovem e cheia de amor para dar
        Susana tem um espírito de amor muito grande. A atriz também é conhecida por considerar o sexo essencial. Elementos eróticos compõe a fantasia, sem deixar o lado romântico de fora.
20ª Ala: Deus no céu e Susana na Terra
        A ala traz Susana como uma deusa. Enquanto Deus é o ser maior, Susana vem logo atrás com sua supremacia e divindade. 
21ª ala (Velha Guarda): Amada e reverenciada pelo povo
        A velha guarda é o povo brasileiro e representa todos os 130 milhões de cidadãos que amam essa mulher.
Destaque de Chão: Blindada contra todo o mal
        A destaque vem blindada de virtudes para que todo mal bata e volte em forma de purpurina. Vem representando que nenhum mal alheio pode atingir a atriz que é cercada de amor.
5º carro: Susana Soberana, para sempre no auge do sucesso
O carro encerra trazendo a homenageada no topo, cercada de elementos que a rementem felicidade e poder. Uma espécie de coroação compõe o clima do carro e encerra com a afirmação de que quem é rainha nunca perde a majestade


(Na foto, Susana sendo erguida durante um ensaio técnico para o carnaval, e na legenda a famosa frase da atriz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores