Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 12 de outubro de 2014

Enredo 14- É SÓ DIZER!

                É SÓ DIZER!
As palavras tem força! É a partir dela que entramos em contato com o mundo e algumas dela foram imortalizadas pela literatura e tornaram-se fantásticas no nosso imaginário. Quem nunca ouviu dizer que pra abrir a gruta de Ali baba tinha que dizer a palavra mágica, por exemplo?
O grito que o gênio da lâmpada dava o entregar ao Aladim os seus pedidos?
Mago Merlim usavam desse artificio tb pras suas feitiçarias e assim impressionar os reis e toda corte desfrutando de alguns privilégios, como o Rasputim na antiga Russia, um santo milagreiro, olhar penetrante ou com suas charlatonices tornou-se o homem mais poderoso ao lado do Czar, um verdadeiro bruxo!
E pra se tornar super heróis alguns bastavam gritar a palavra mágica pra se tornar um!!
E a pobre Cinderela? Que se não fosse a danada da Fada- madrinha cantar as palavrinhas a moça nunca iria na festa lindamente vestida e calçada com seu sapatinho de cristal. Sonho de toda menina embalado pelo mantra desse encantamento.
E na literatura infantil brasileira não fica atrás! Mestre Monteiro Lobato com seu pózinho dava poderes a Emilia ao falar "pirlimpimpim!" E lá ía o pessoal do Sítio do Pica Pau amarelo mundo afora!
Não esqueçamos que a palavra é importante elo com o sobrenatural, com a religião... Dos católicos em sua saudação,dos evangélicos gritando mais alto talvez pensando que as palavras cada vez ditas mais alta chegam a Deus, e no candomblé a saudação aos seus orixás.
E hoje em dia? Quais as palavras encantadas? Infelizmente a gentileza anda sumindo entre nós, seja um "por favor",um "obrigado", no trânsito dar a seta pra entrar, tirar o lixo do chão, um "olá", "como vai?" "pois não", essas palavras podem mudar o dia, pequenos gestos, atitudes "mágicas" que transformam o nosso cotidiano. a ONG "Rio eu amo eu cuido" procura divulgar a gentileza carioca para o mundo, pra quem sabe mudar o nosso dia a dia e melhorar a nossa vida em sociedade.


SETOR 01
Abra te sésamo! A história tem a sua origem na saga do rei Ali Babá do Sudão. Aquele rei recusou-se a pagar os impostos a Al-Mutawakkil, o décimo califa legatário de Bagdá. O rei rebelde selou todo o ouro nas montanhas e impediu os funcionários de irem à região do Mar Vermelho. Bagdá enviou o seu exército para manter o seu poder sobre a comercialização do ouro do mundo islâmico. Ali Babá, levado a Bagdá, transportou todo o ouro escondido por seus homens para o legatário. Uma exibição pública do grande tesouro e do rei derrotado passou em todas as cidades importantes no caminho até a capital Samarra, criando o mito da caverna e da lenda dos quarenta ladrões. No final, foi concedida anistia a Ali Babá em Samarra e, ao seu retorno, ele deu o ouro aos necessitados, em todas as principais cidades, ao longo da estrada, como um bom sinal aos muçulmanos contra quem ele lutou.
Comissão de Frente: Ali Babá e os 40 ladrões



11 componentes, 1 de Ali Babá e os outros 10 que se multipilicarão em 40, usando de recurso de bonecos de pano agregados, cada um com 3, numa dança, apresentação pros jurados e bailado de reverência pra arquibancada.
Ali Babá, vitorioso na luta, vai parar de frente ao elemento cenográfico e dizer ABRA TE SÉSAMO! A rocha irá se abrir pra começar a contar nosso desfile.

1ºcasal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Tapeçaria, ouro e pedras preciosas, o tesouro de Ali Babá!
ALEGORIA 01: Abre-alas, uma gruta repleta de pedra preciosas, ouro, incenso, tapetes, verdadeiro abastamento dourado e brilhante abrindo o nosso desfile. Árabes e lindas odaliscas dividindo espaço com camelos no meio da riqueza!

Ala 01- Califa de Bagdá
Ala 02- Exercito carregadores de ouro
Ala 03- Árabes e odaliscas
Ala 04- Camelos
TRIPE: Gênio da Lâmpada e Aladim

Ala 05-Tapete mágico Alakazam!

Ala 06- Princesa árabe
ALEGORIA 02: 1001 noites de Bagdá nesse 1º setor do desfile. Um grande castelo mouro, esfinges e muitos saris arrastando nessa medina! Mercado com muitos temperos, cores e aromas.


SETOR 02
Expectro Patronum! Nosso desfile entra agora na era medieval.Merlin é um dos seres mais enigmáticos que existiu, onde até hoje ninguém sabe se ele existiu mesmo ou se é apenas uma lenda, o que se sabe são apenas fragmentos sobre ele, e estórias confusas, na qual não se consegue definir a sua identidade. Merlin obtinha o conhecimento do presente, passado e futuro, bem como transformar-se em qualquer outra forma (anão, donzela, galgo ou veado). O mago era muito respeitado pelos seus conhecimentos em alquimia e artes ocultas. Levava títulos como mago, conselheiro, profeta e grão- druida. Seu conhecimento era tão superior comparado ao dos demais homens que muitos o enxergavam como um deus, enquanto outros o enxergavam como um feiticeiro mau.
Na antiga Russia, Rasputin e a sua já conhecida reputação de místico introduziu-o no círculo restrito da Corte imperial russa, onde, segundo se dizia, Rasputin teria salvado a vida de Alexei Romanov, o filho do czar, que era hemofílico.Perante este acontecimento, a czarina Alexandra Feodorovna dedicar-lhe-á uma atenção cega e uma confiança desmedida, denominando-o mesmo de "mensageiro de Deus". Com esta proteção, Rasputin passa a influenciar a Corte e principalmente a família imperial russa, colocando homens como ele no topo da hierarquia da poderosa Igreja Ortodoxa Russa.
Em Harry Potter, os feitiços são usados ​​por muitos dos personagens para conseguir efeitos úteis sem o benefício da tecnologia moderna, podendo ser divididos de forma generalizada em encantamentos, maldições, azarações e transfigurações . Maldições são associadas às artes das trevas, e embora estejam relacionadas, as azarações tem um efeito reduzido. A principal representação de um "feitiço" nos livros de Harry Potter é composta de um gesto feito com a personagem varinha, combinada com um encantamento mental ou falado. Nos livros e os associados da série cinematográfica, os nomes da maioria desses feitiços ou encantamentos os usados ​​para fazê-los são derivados das línguas clássicas, especialmente o latim.
Ala 07: Merlin
Ala 08: Corte Medieval

Ala 09: Rasputim

BATERIA: Alunos de Hogwarts (se eles tem a varinha nossa bateria tem a baqueta!)
Passistas femininas: Fadinhas
Passistas masculinos: Gnomos
Alegoria 02: Um enorme castelo medieval (inspirado em Hogwarts), muitas tochas, cor lúgubre, no trono Rei arthur e seus cavaleiros na tavola redonda, Uma imensa bola de cristal na alegoria evocando o sobrenatural e o privilégio que isso dava aos bruxos nas cortes reais. Fumaça de mais diversas cores saindo de tubos e vidros de ensaios de suas alquimias misteriosas. Bruxinhas, fadinhas, gnomos e feiticeiros com suas varinhas mágicas. Na parte de trás do carro, Harry Potter "levitando em sua vassoura" e lutando com dementadores.


SETOR 03
Shazam! O rapaz que grita a palavra mágica forjada pelos deuses e é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-o em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos.É por meio das palavras que os protagonistas canalizam o poder de divindades!Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis heróis lendários que lhe concedem tais características — sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).Eu sempre achei fascinante a ideia de uma criança poder ser um super-herói ao pronunciar uma palavra mágica. Como muitos, eu também murmurava baixinho o nome do mago esperando que um raio me transformasse num ser superpoderoso...Alguns Super heróis transformam-se somente evocando as "super palavras"! Ganham poderes, ficam fortes e salvam a humanidade... Temos o He-man e a She-ra, que empunham suas espadas aos céus e gritam "Pelos poderes de Greyskull!"
E o Bibidi bobidi boo, Palavrinhas que transformaram a gata borralheira, pelas mãos da fada madrinha,  numa linda princesa com sapatinhos de cristal para conquistar o principe e a menina que cresce ouvindo "Tem fé no teu sonho e um dia Teu lindo dia há de chegar Que importa o mal que te atormenta Se o sonho te contenta E pode se realizar..."
Ala 10: He-man e She-ra
Ala 11: Deuses gregos
Tripé: Olimpo e nascimento de Shazam. (pequena elemento cenografico reproduzindo Athenas, colunas gregas e os 6 deuses.
Ala 12: Ala coreografada (baile da Cinderela) 20 casais de principes e princesas valsando
Ala 13: Fada Madrinha  (daminhas)
Ala 14: Irmãs feias (travestis)
2º Casal de Ms e Pb. (Ratinhos costureiros)
Alegoria 03: Uma escadaria, uma abóbora bem grande, torres de castelo com presença de princesinhas e ratinhas bem provocantes, no alto uma Cinderela descalça e logo abaixo um principe com sapato na mão...e o relogio apontando meia noite badalando e ecoando o som do sino.


SETOR 04
Pirlimpimpim! E as palavras mágicas tb, claro, marcam presença na literatura nacional, mais ainda na infantil pelo Monteiro Lobato. Pirlimpimpim, que, segundo ele, é a viagem fantástica que só existe para quem quer. Que transporta as criaturas a qualquer ponto do Espaço e a qualquer momento do Tempo.
Ala 14: Visconde de sabugosa
Ala 15: Emilia
Ala 16: Cuca
Ala 17: Narizinho e Pedrinho (crianças)
Tripé:  2, Um gigante visconde de sabugosa todo feito de milho e de palha de milho. e uma outra boneca tb do mesmo tamanho feita de retalhos representando a Emília...um de cada lado da pista.


SETOR 05
Para entrar em contato com o mundo sobrenatural, usa-se do truque ,uma série de métodos secretos. O mais importante consistia na recitação dos chamados nomes divinos. Retiradas das escrituras sagradas, eram palavras utilizadas tradicionalmente para se referir a Deus e a seus atributos. Os cabalistas acreditavam que, se essas palavras fossem declamadas no momento certo e seguindo determinados rituais, podiam interferir no curso dos acontecimentos.
Ala 18: Cabala

Ala 19: Wiccas

Rá!O mineiro Thomaz Green Morton, o homem do “rá!” (seu grito “energizante”), ficou famoso nos anos 80 como um paranormal capaz de produzir luzes, entortar talheres e fazer perfume brotar das mãos, poderes que teria desenvolvido aos 12 anos, depois de ser atingido por um raio enquanto pescava. Hoje, estudiosos de fenômenos paranormais não têm dúvida de que Morton não passa de um ilusionista e nem é dos melhores, usa a palavra no dom de iludir!

Ala 20: Misticos

Aleluia é uma expressão usada para louvar a Deus nos cânticos e orações rezadas nos cultos e missas dos cristãos. Muito usada pelos evangélicos!
Ala 21: Evangélicos (polemica no desfile, saias compridas, cabelos tb compridos, homens de terno e com bíblia na mão, ala teatralizada vão exorcisando todos , "tá amarrado!"
Amém  A Palavra “amém” é um dos raros exemplos de palavras que mantiveram seu significado original quase imutável por milênios, mesmo após ser adotada por línguas das mais diversas famílias linguísticas. Última palavra da bíblia
Ala 22: Padre de quermese
Axé: na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Ala 23: Baianas (mãe de santo)
Ala 24-Filhos de santo
Alegoria 04: Palavras são caminhos que levam a Deus. Igreja, sinagogas, templos, casa de santo, centro espirita...não importa. Palavra Amor é que une todas elas. Vou transformar esse carro um verdadeiro templo ecumênico!


SETOR 06
Rio eu amo eu cuido! Aposto que você já ouviu falar sobre as tais "palavras mágicas". Claro que já. Quando crianças, nossos pais nos diziam que elas deveriam ser usadas para sermos pessoas bem-educadas e ajudam a gente a viver melhor
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Já na fase adulta, muita gente diz que precisamos usar as tais "palavras mágicas" para criarmos uma imagem positiva perante os outros. Eu prefiro dizer que o uso das "palavras mágicas" nos torna melhores seres-humanos.Essas palavras nada mais são do que um "obrigado", um "por favor", ou até um "com licença". Poderíamos simplificar a coisa toda dizendo que as "palavras mágicas" são o vocabulário da boa educação, do bom comportamento. Sim, é isso... mas é um pouco mais também.Rio, eu amo eu cuido. Gentileza carioca.  O Rio Eu Amo Eu Cuido é um MOVIMENTO que tem o objetivo de SENSIBILIZAR o cidadão da importância das PEQUENAS ATITUDES para o sucesso da nossa cidade. Ser mais gentil, jogar lixo na lixeira, limpar o coco do seu cachorro, urinar em local adequado, manter os cruzamentos livres...– PEQUENOS GESTOS QUE ESTÃO AO ALCANCE DE TODOS e são capazes de transformar uma cidade. Essas palavras nada mais são do que um "obrigado", um "por favor", ou até um "com licença". Poderíamos simplificar a coisa toda dizendo que as "palavras mágicas" são o vocabulário da boa educação, do bom comportamento. Sim, é isso... mas é um pouco mais também. “Transformar o comportamento do carioca, conscientizando-o da importância de pequenos gestos e bons hábitos.” 
"Pois não, olá, obrigado, valeu! O Rio eu amo eu cuido, o Rio é seu e meu!"
Ala 25-  Dondocas com cachorrinho levando sacolinha plástica
Ala 26- Carrinhos coreografados com luz piscando no retrovisor, avisando pra que lado vai virar
Ala 27- Ir na Praia e trazer seu lixo
Ala 28- Gari sorriso
Ala 29: Vendedores de mate e biscoito
Ala 30: Malandro carioca (Velha guarda masculina) As senhoras com saia de calçadão de copacabana
http://vimeo.com/51722301 (recorte e cole no seu navegador)


Alegoria 05: Reprodução do Jardim Botanico, com suas palmeiras, calçadão classico de copacabana, morro dois irmãos, maracanã, calçada musical de Vila Isabel...trazer os traços clássicos do Rio de janeiro. Cidade que amamos e queremos fazê-la melhor.
Demonstrando que não precisa só dizer, basta expressar, com o olhar, com as mãos, bastar querer e assim nos comunicando e divulgar os valores de:
1 Bondade - Praticar o bem faz bem;
3 Positivismo - Foco nos bons exemplos e não da crítica;
4 Comprometimento - Amor é pouco, cuide;
5 Orgulho de ser carioca;
6 Ética - O certo é a única opção;
7 União - O movimento é de todos;
8 Coletivismo - A sua atitude faz a diferença;
9 Mobilização - Vamos fazer juntos!

Ala 31: Surdo-mudos:  Camisa RIO EU AMO, EU CUIDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores