Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 3 de setembro de 2017

ENREDO 1219 - TOTEM






Ficha Técnica
Carnavalesco > Neni Cabral
Presidente > Chico Virilha
Presidente de Honra > Tião Medonho
Baluartes > João Gravata / Alemão Vanusa
Diretor de Carnaval > Serginho Piroca
Diretor de Harmonia > Chulipa
1° Casal de Mestre- Sala e Porta- Bandeira> Morena Rosa e Dengoso
Coreógrafo Comissão de Frente > Deco Ama’rola
Bateria > Marcha Lenta
Mestre de Bateria > Xoxonho
Interpretes > Criolo e Juvenil 
PAPAI > Castor Farid Drummond
Cores > Azul, preto e Branco
Lema > “Simplesinha, mas bonitinha”
Introdução
A acadêmicos do Cabral apresenta o enredo TOTEM.
Segundo estudiosos os Totens surgiram ainda na pré-história mas ainda não se sabe em que parte do mundo originou-se. A palavra ou nome Totem como conhecemos, foi dada pelos índios peles vermelhas da costa oeste do Estados Unidos, na linguagem indígena Ojibwe esta palavra significa brasão ou armas. Os Totens são vistos como talismãs e objetos de veneração e de culto entre um grupo, dando origem ao Totemismo, crença religiosa que utiliza o Totem como elemento espiritual de adoração.
Mostraremos de uma forma simples e clara a origem do Totem, seus significados e detalhes, ala a ala, carro a carro, você vai entender a importância dessas “imagens” para determinados grupo de pessoas e como elas influenciam diretamente em suas vidas.

Sinopse
Totem, símbolo de força e poder do homem primitivo, objeto de respeito, crença e proteção das forças da natureza.
De Haída o culto, dela o totemismo, marcando um “Odoodem” em família. Em cerimônia um símbolo de identidade e respeito para veneração, um talismã que vela e protege. Um brasão, uma arma cravado em cores mostrando um patamar espiritual e social elevado.
Em um portal a entrada, saudando a quem merece, envergonhando os sem palavras e mentirosos registrando histórias de dentro e de fora. Totem, o pilar a estrutura, a direção a ser seguida, uma homenagem a quem se eleva a líder e aquele com sua alma liberta encontra o descanso merecido.
A águia marcada, o voo alto corajoso aterrissando junto a força do urso, enxergando o oculto na coruja da noite. Mudando a vida, trazendo novos rumos e riqueza o sapo comunica novos tempos, como a chegada do lobo protetor das famílias e necessitados e anuncia a volta da humildade e pés no chão trazidas pela lentidão da tartaruga.
No vermelho entalhado na madeira o anuncio da guerra, o preto revela o poder e a liderança, o amarelo é o sol a luz que dá fim aos conflitos. Em um novo tempo o branco é o céu e paz, a pureza de um recomeço que está refletida no azul dos rios e lagos, e na sinceridade de quem busca um verde paraíso junto a natureza traduzida em felicidade.
Totem, imagem, amuleto e esperança.


Desenvolvimento
1° Setor: Na pré-História – Os primeiros relatos dos Totens foram na pré-história. Quando um homem caçava um animal colocava a pele do bicho em frente a caverna para mostrar poder e pedir proteção.

Comissão de Frente – Homens das Cavernas
Nossa comissão de frente terá quinze componentes, todos vestidos como homens das cavernas. Junto a eles teremos dois grandes totens, nossa coreografia terá mistura de samba e movimentos “brucutu” de homens das cavernas típicos que vemos em filmes para melhor forma de visualização, por fim alguns subiram nos totens para “colar” supostas peles de animais.
Abre-Alas – Na idade da Pedra
O carro abre-alas será todo em Totens de pedra, com diferentes formas de animais, todos muito simpáticos e engraçados, teremos as peles formando uma armação com diversos animais em movimento, vários homens e mulheres das cavernas e muitas mudanças de cores.



2° Setor: Peles Vermelhas – O nome e características dos Totens que conhecemos hoje foram dados pelos índios da costa oeste dos Estados Unidos. Vamos entender o que se tornou o Totemismo para eles.

1° Ala: Tribo Haída – O primeiro registro de Totens em tribos nos EUA, foi na tribo Haída, este grupo tornou-se adepto da fabricação e no desenvolvimento do Totemismo. Fantasia toda em vermelho com grandes cocares da mesma cor com detalhes em branco.
2° Ala: Totemismo – O Totemismo é uma crença religiosa que utiliza o Totem como elemento espiritual de adoração. Em vermelho com desenhos semelhantes aos feitos nos Totens.

3° Ala: “Odoodem” (Baianas) O significado de “Odoodem” na língua indígena Ojibwe é “marca de família”. Os Totens servem para dar uma “identificação” para cada família com diferentes desenho e cores. Em diversas cores, com uma costeira em forma de asas e um chapéu com o rosto de um pássaro.
4° Ala: Identidade – Muitas tribos fazem cerimonias onde trocam Totens grandes ou até mesmo pequenos em respeito e veneração aqueles que os merecem por grande façanhas ou por apenas prestigio. Fantasia em preto com detalhes em ouro e o chapéu um rosto ameaçador presente em alguns Totens.
5° Ala: Talismã – Muitos acreditam que os Totens são Talismãs que velam e protegem todos os indivíduos. Nas cores ouro e azul, na cabeça um chapéu com o rosto do componente.

2° Carro – Armas e Brasões

Nosso segundo carro estará nas cores vermelho e branco basicamente. Nele teremos alguns totens em forma de águia. Componentes fantasiados de peles vermelhas, grandes imagens de armas e brasões com desenhos de animais e rostos ameaçadores. 



3° Setor: Símbolos -  Neste momento do desfile mostraremos o significado de alguns símbolos entalhados nos Totens.

6° Ala: Entrada (Portal) O símbolo entrada, é como um portal, serve para saudar os visitantes. Fantasia nas cores prata e bronze, nas costas uma moldura com diversas cores.
7° Ala: Vergonha - Este símbolo é feito para aqueles que quebram promessas e mentem. Basicamente branca, mas com desenhos engraçados espalhados de rostos envergonhados.

Mestre Sala e Porta Bandeira (Pilares) Os Pilares gravados em Totens significam a estrutura da casa e conta a história da família aponta a direção a ser seguida. Nosso casal estará ambos com uma fantasia nas cores vermelho com detalhes em amarelo (pilares) lado a lado como nos Totens, o chapéu seria uma coroa.

8° Ala: Brasão (Bateria) Este símbolo normalmente fica dentro ou fora das casas, acredita-se que ele registra todos os acontecimentos de dentro e fora das casas. Fantasia na cor amarelo ouro com pequenos detalhes em vermelho.
9° Ala: Memorial – O símbolo memorial homenageia um líder com sua imagem no topo. Toda nas cores prata, o chapéu seria um rosto com traços agressivos.


3° Carro – Mortuário
O símbolo mortuário fica no topo da colina e leva os restos mortais do falecido daquela propriedade. Carro com desenhos e cores parecidos com a foto ao lado.
Ao centro um destaque com a fantasia “O descanso do Guerreiro”
A Frente do carro NOSSOS COMPOSITORES com a fantasia “O som do silêncio” Algumas tribos rezam em silencio pelos mortos frente aos Totens

4° Setor: Os animais – No quarto setor de nosso desfile mostraremos o significado de alguns animais entalhados nos Totens.

10° Ala: A Águia – Uma Águia gravada em seu voo alto serve para detectar problemas de longe, é também uma representação de coragem e prestigio. Na cabeça a cara de uma Águia, fantasia em branco com detalhes em azul.
11° Ala: O Urso – Um Urso entalhado em um Totem denota força, aprendizado e maternidade. Em preto com detalhes em azul, na cabeça a cara ameaçadora de um Urso.
12° Ala: A Coruja – A Coruja representa a sabedoria e capacidade de enxergar coisas ocultas, além de representar a alma dos falecidos.Fantasia em cinza com pequenos detalhes em branco e azul, nas costas pequenas asinhas, o chapéu a cara da coruja.
13° Ala: O Sapo – O Sapo atrai riqueza proporcionando uma mudança de vida, e também simboliza a comunicação. Em branco com detalhes em verde, pequenos detalhes em relevo na fantasia, o chapéu a cara de um sapo simpático.
14° Ala: O Lobo – O Lobo é considerado o protetor das famílias e dos necessitados. Fantasia com um cinza bem escuro e branco, um grande rabo, e claro na cabeça a cara do lobo todo sorridente.

4° Carro – A Tartaruga

A Tartaruga ajuda a deixar os “pés no chão” para que as coisas terrenas tenham a devida atenção. Essa carro será em sua base uma grande Tartaruga, em cima, vários índios peles vermelhas, e várias tartaruguinhas coloridas (Nossas Crianças)
A frente, no carro a VELHA GUARDA, com a fantasia “Com os pés no chão”



5° Setor: Em Cores – No último setor do nosso desfile, mostraremos o significado e a importância das cores nos Totens.
15° Ala: Vermelho Guerra – O vermelho em um Totem representa o sangue da guerra. Fantasia completamente vermelha, na mão apenas um arco e flecha dourados, e um grande cocar na cabeça.
16° Ala: Preto Líder – Poder e liderança, esse é o significado da cor preta. Toda em preta, mas a fantasia terá pontos metálicos para dar um brilho.
17° Ala: Amarelo Sol – A cor amarela remete ao sol e a luz. O chapéu será raios de sol amarelos, a fantasia toda em amarelo com pequenos detalhes laranjas.
18° Ala: Branco de Paz (Passistas) A pureza, paz e o céu é o significado do branco em um Totem. Fantasia toda branca, com detalhes em branco fosco, parecendo ser véus entrelaçados.
19° Ala: Azul da Sinceridade – O Azul simboliza os rios, lagos e a sinceridade. Em azul com detalhes verdes, fantasia será também véus mas diferente da ala anterior, este serão soltos.
5° Carro – Verde Paraiso

A cor verde representa a natureza, árvores e montanhas. Carro com muito verde, vários tipos de plantas e flores. Componentes estarão no carro como diversos tipos de animalzinhos diferentes. Um pequeno rio passando no meio do carro e dos lados grandes pedras com diversos desenhos entalhados.


                                Fontes de Pesquisa
Ø Livro – Totemismo: Um tratado sobre primeiras formas de superstição e sociedade (1° Edição -1915) Autor – Andrew Lang
Ø  Livro – Espirito do Totem: Religião e Mito (1988) Autor – Irena Maryniak
Ø Imagens retiradas da internet, meramente ilustrativas.


Pré -historia 
Comissão de Frente
Abre-Alas
Índio americanos
“Odoodem” – marca de família (Ojibwe)
Talismã
Totemismo  
Tribo Haida
Cerimonias
Brasão e armas
Significados
O pássaro trovão
O Urso
O corvo
O lobo
A tartaruga
Mortuário
Cores
Vermelho
Amarelo
Verde
Preto
Branco
Azul
Pelo mundo
Africa
Asia
Europa
Zimbábue
Os mais – américa central
Os maiori

Animais
ANIMAL DO LESTE
ANIMAL DO SUL
ANIMAL DO OESTE
NORTE
ACIMA
ABAIXO
DENTRO – DIRETA - ESQUERDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores