Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 2 de outubro de 2016

Justificativas Segunda- J3 - Marcelo PTavares

//////////////////////////////////////////////////
Enredo:  Bonecas
Título

Impressão Visual

Introdução 9,9
Não vejo estabelecer com clareza a proposta do enredo. Falar que é tradicional é algo muito vago.
Vejo que o seu texto no geral é muito bom! Mas faltou estabelecer com mais clareza o enredo em si.
Falou muito do tema que é algo positivo também, mas esqueceu do enredo.

Argumento 10
Eu já vi bastante enredos com versos, mas a maioria não é eficiente. Não é o seu caso, você escreve muito bem, o enredo passou com clareza quanto a sinopse.
Roteiro 10

Eu vejo o seu tema presente no roteiro, a pior coisa que pode ter é pegar Egito e vir com Egito tradicional.
Você lidou e trabalhou com as suas bonecas:

Com os egípcios para o outro mundo
No Egito antigo, as bonecas eram relacionadas com o famoso ritual de mumificação: possessões pessoais eram costumeiramente enterradas com múmias para serem enviadas para o submundo, e bonecos eram colocados nos túmulos para representar as pessoas próximas. A ala tem uma fantasia inspirada em um sarcófago, com um Ankh no peito e bonecos em forma de hieroglifos nos ombros.

Exploração Temática 10
É um tema muito interessante. O conjunto do enredo é muito bom!
Tema rico e explorado com valentia.

Conjunto Artístico 10
No conjunto geral é um enredo irrepreensível nesta noite.

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: BAGAVADGUITÁ- A CANÇÃO DE DEUS
Título
10 ok
Impressão Visual
9,6
As cores do texto são cansativas, a leitura do texto não é confortável.
Introdução
9,8
Outro caso de enredo que fala mais do tema, mas esquece da proposta  do enredo. Embora em textos adicionais que acaba falando lá no roteiro se entende melhor o que você queria fazer com o enredo.
Poderia já estabelecer isso lá na introdução.

Argumento
7,6

Muitos textos copiados, evite ficar copiando.
Procure escrever com suas próprias palavras todo o enredo. Adapte, crie, converse conosco.


Roteiro
7,2

Tem muitos problemas graves, vai caindo muito principalmente no final, onde fica um carro, uma ala, um carro, uma ala.

Faltou trabalhar mais a ideia.

O roteiro também não apresenta explicação dos setores e nem divisão. Embora seja fácil entender como seriam os setores, que no caso as cores dos raios.

Mas é inconcebível, chegar entre o carro 2 e 3 ter umas 4 alas. Aí depois do carro 4, começar essa sequencia de uma ala e um carro.


Exploração Temática 10
10

A ideia do enredo é muito boa, é uma proposta que sem dúvidas daria um desfile muito bonito.

Eu até pensei em fazer descontos pelo problemático roteiro, mas resolvi deixar o 10como incentivo principalmente por nos trazer um belo tema enredo.

Conjunto Artístico
8,1

Procure escrever com suas palavras, neste enredo você falou bem mais de você, isso fez a sua ideia crescer. Mas ainda precisa trabalhar muito para concorrer com os demais.

Trazer temas que rendem enredo você já mostrou que sabe fazer.

Águia da Portela e este enredo sãoBAGAVADGUITÁ são duas propostas bem interessantes, renderiam sim dois bons enredos.
Você está de Parabéns!

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo:  Manchete!
Título 10
A questão deste título é que temos mais de uma Manchete! A de jornal!  Poderia ser uma enredo sobre temas jornalísticos.
Vejo que seria mais direto com “Rede Manchete!”. Mas optei por não penalizar, apenas fazer o destaque.

Impressão Visual

Introdução
Perfeita! Estabelece muito bem o que vai trazer.
Argumento


E a “Sessão Super Heróis”? Quem não se lembra dos seriados e desenhos japoneses?

Eu não lembro da Sessão SuperHeróis, exatamente por ela já fazer parte de inicio da decadência da Manchete. Até os produtos apresentados ali fizeram sucesso, mas moderados perto dos fenômenos da fase 88-90.

Changeman, Jaspion e Tokusatsus em geral foram programas da grade inteira, passavam até no domingo. Foram um fenômeno sem precedentes.

Esse texto ajuda a dar uma noção:
1988 – 1990
Digamos que este foi o período mais frutífero da emissora, tanto na parte dos super-heróis quanto de suas produções próprias, como famigeradas novelas que chegaram a encher o saco da Rede Globo, como Kananga do Japão, Pantanal e Ana Raio e Zé Trovão. Em fevereiro de 1988, dentro do Clube da Criança da ninfeta de 14 anos Angélica, uma verdadeira tempestade estava por se desencadear.
A estréia de Jaspion e Changeman começou um fenômeno de consumo sem precedentes. Os heróis já haviam sido lançados em vídeo no final de 1986, finalmente chegaram à TV, e como muita gente na época não tinha vídeo cassete, nem sabia da existência dos mesmos. Foi sucesso imediato, levando a Rede Manchete aos primeiros lugares em audiência e fazendo com que a encomenda de novas séries já fosse agilizada.


[...]

Com seis séries de grande sucesso no ar, a Manchete estava bem munida, que rendiam muito à emissora, graças aos patrocínios e audiência nas alturas. Segundo o Jornal do Brasil, Jaspion chegou a dar 15 pontos no IBOPE no seu ápice.
Na metade de 1990, finalmente são exibidos os episódios finais de Jaspion, Changeman,Flashman, Jiraiya e Lion Man. Apenas para dar umaidéia da quantidade de reprises, Jaspion levou dois anos e meio para ser concluído, o mesmo acontecendo com Changeman. Levando-se em conta que as séries tem 46 e 55 episódios respectivamente, e como sua exibição era diária (descontando finais de semana), foram apresentados então no mínimo 660 episódios de cada série até a exibição do derradeiro. Isso que é guardar produto hein?
Foi uma fase de ouro para os fãs, que ainda seriam brindados com a estréia de uma das melhores séries que já passaram por aqui: Cybercop. Aestréia dos policiais do futuro ocorreu na reformulação do Clube da Criança, que foi exatamente no dia das crianças (12/10/90), em quehaviam novos quadros e novos cenários.

Segundo o texto, os episódios finais foram exibidos na metade de 90, exatamente vai de encontro ao que indico, que talvez nem tenham sido sequer exibidos nessa Sessão.

Inicialmente eu iria tirar ponto apenas da exploração temática e leve, mas depois pesquisando e indo mais atrás, vejo que a sinopse vacilou nesta parte.

Roteiro

Exploração Temática 9,8

Pelos Tokusatsus que foram um fenômeno sem precedentes, que eles vieram de maneira muito discreta. São muitos e são marcantes para ficar dividindo atenção com desenhos em uma única passagem. Eu recomendaria um tripé ou ala só para eles (no mínimo).  Muito mais que o tripé dividido da:
Tripé 1: Sessão Super Heróis

Como já falei no quesito argumento, o próprio programa em si já é de uma fase decadente, ele seria de 1991/1992. O fenômeno Changeman e Jaspion principalmente é anterior (1988), tenho até minhas dúvidas se estes foram exibidos na Sessão Super Heróis, já que eles foram retirados da grade nesse período. Eles foram de fato o carro chefe de Cometa Alegria e Clube da Criança. Ali que foi o verdadeiro “fenômeno” que no geral o enredo ignorou.E é umas da maiores grandezas da Manchete, só atrás das novelas. Foram matéria de revistas, jornais da época, foram lançados uma enormidade de produtos que vendiam como água. Considero um vacilo considerável.

                                  
No final como diria a japonesa, vejo o tratamento dos infantis muito Pat Beijo e menos pancadaria!  O que se tratando de Manchete e seu carro chefe infantil é uma grande contradição.

Ainda no setor infantil, o que diferenciouo Manchete das outras, foi exatamente a ousadia. Apostar em “filmes japoneses” foi uma dessas coisas, o risco era enorme e ninguém que heróis de olhos puxados, aberturas com símbolos japoneses, músicas japonesas teriam qualquer possibilidade de sucesso.



Conjunto Artístico 9,9
Eu vejo da seguinte maneira, é um bom enredo, mas não carrega uma força para ganhar um bicampeonato.

É um enredo simpático, com muitos méritos, você é bom, mas hoje não arrebatou.

Exatamente, por isso, eu fico no comparativo com certa folga, até...  com as Bonecas que considerei um enredo muito mais “redondo”.

Por um momento, pensei que até que venceria mais pela fraqueza dos adversários, mas quando eu parei para ler as Bonecas, eu vi que não dava para a Manchete na minha cabine de julgamento.

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: Mamonas Assassinas: Uma utopia, um disco, um sucesso”
Título
É o que eu mais gosto do enredo.  É o que mais me envolveu, mas me tirou do eixo, me fez pensar, refletir.
Arte tem muito disso, fazer você pensar, refletir, lhe envolver de alguma maneira.

Impressão Visual

Introdução
Está ok! A proposta está bem evidenciada. A questão fica pela limitação dela, que vou julgar lá na Exploração Temática.
Argumento 9

Não envolve, não vejo aproveitar da eventual presença cênica do Dinho para fazer o texto crescer.
Também ficar comentando e falando como foi o disco, como surgiu a inspiração de cada música é arriscar mesmo ficar em um terreno muito frágil. Isso já se estabelece bem no começo, não vejo clímax para já cedo começar em uma maratona como era cada música e de onde surgiu a inspiração.

Contei a história de um amigo meu que veio lá da minha terra (Risos)...

Usa bastante o recurso de Risos, só transcrevi este como mero exemplo, mas não e um texto que me faz rir, não vejo eles com clima para rir. Não texto que vejo crescer diante dos meus olhos, ao contrário, é tedioso.
Uma proposta como essa, tem que saber fazer, tem que estar muito inspirado, tem que ter muito cuidado para não passar assim, como passou...

Invencionices podem dar certo, mas exigemmais talento para fazer, elas também aumentam a dificuldade.




Roteiro
E estranho optar para carregar o pavilhão, algo que não teria dado certo:
Mestre Sala e Porta Bandeira
(Fórmula do Fenômeno)

O primeiro CD do grupo Utopia foi “Fórmula do Fenômeno” que de mil exemplares vendeu apenas cem. Foi o primeiro “tombo” do grupo recém-formado.

O setor 2 não acaba nunca!

A sensação que ficou é que o setor 3 acaba do nada!
Ué? Acabou já? Tem mais?  Foi bem assim que eu me perguntei e fui lá para a errata, na esperança de ver mais alguma coisa.

Minha nota é 9,3

Final brusco deixa evidente as fragilidades do enredo.

Exploração Temática 8,1
8,1

O questionamento já começa no seguinte ponto, como um único disco sustentar um enredo inteiro. Não é um enredo que sesustente, que carregue elementos para disputar em igualdade de condições com outros projetos bem mais ambiciosos como As Bonecas.

A sinopse é fraca e aumenta os problemas de um enredo que começa podendo fazer alguma coisa, mas na medida que se vai avançando os problemas vão aumentando.

E o roteiro reforça a fragilidade da exploração temática. Ficou retratando um disco, um sucesso... Faltou mais refletir sobre o sucesso, a saída seria extrair mais coisas dessa  história.

Ficou simples, frágil, não se sustentou.



Conjunto Artístico
8,6

No outro quesito eu já encaminhei uma analise geral do enredo.

É um enredo que ficou faltando muita coisa! Não conseguiu dizer a que veio.  A sensação que eu tenho é bem essa ,veio pouco, podia muito mais.

Acredito que valeu botar a sua escola na rua, mas se tratando de disputa de campeonato esta muito atrás.

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo:  Ciranda
Título

Impressão Visual

Introdução
9
 Não apresentou introdução.

Argumento 8,5
Também apresenta problemas de acabamento e sincronia com o roteiro proposto.
É quase uma Introdução que não veio, falando muito da proposta do enredo do que de fato explicar o enredo e dar o resumo do que vem aí.

Roteiro 7,8
Não apresenta divisão dos setores e nem explicação deles.

O roteiro é inacabado, é um desfile de musicas, mas sem muitas descrições das ideias de fantasias.

Faz descrição de algumas alegorias deixando claro que isto é um problema sério, quando dá atenção para algumas coisas e ignora outras.



Exploração Temática 9
O tema é interessante, mas a exploração não é muito bem clara.
Não se observa um claro encadeamento da proposta.
A impressão que se tem é se trocar de ordem algumas coisas não faz diferença.
Fez muita falta a divisão dos setores e explicação dos setores exatamente para termos a noção da sua narrativa.

A história não ficou bem contata, parece que está tudo bonito, alegre, mas sem sentido para quem está lendo. Falta deixar mais claro os setores, a ideia de cada capítulo do enredo.

A minha nota só não é mais baixa, por uma questão de potencial. O tema é bom, por isso ainda vejo que tem e merece estar com nota melhor de quem não tinha bom tema e não fez uma boa exploração. Por isso, eu ainda neste quesito deixo acima dos Mamonas.  

Conjunto Artístico 8,3

É uma ótima ideia, mas com problemas técnicos de acabamento. Por isso, fica muito atrás da maioria dos enredos da noite, que estão concluídos e arrumados.

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo:  Emovere, emoções entrelaçadas na vida do ser humano.
Título

Impressão Visual
Cuidado com o amarelo da Alegria. Não descontei por ser algo muito pequeno.

Introdução

Argumento

Roteiro

Exploração Temática 9,9
Proposta bem clara e encadeada. OK!
Mas o ultimo setor é muito clichê, acabar em carnaval e vejo que repete tudo que falou e mostrou antes.

Não vejo força para arrebatar, ao contrário vinha razoavelmente bem e murchou.

Conjunto Artístico
9,8

Por incrível que pareça, o enredo não me emocionou.
Está bem feito, mas é mais um típico enredo desta noite que a sensação é de que tem coisa faltando e você fica tentando entender o que está faltando.
Vejo que é um enredo bastante descritivo, pouco reflexivo. Aí que fica na mera descrição de emoções e não emociona, pois não fez muito refletir, não envolve tanto.
Faltou poesia, filosofia, você puxou o leitor para esse mundo de emoções, mas inexplicavelmente passou frio.

É um bom enredo, está bem feito, é uma ótima estreia, vejo que você ainda vai ganhar isso aqui, mas não é agora.


               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: ZÉ KÉTI: Eu Sou o Samba... A voz do morro
Título

Impressão Visual

Introdução

Argumento
9,8

Eu sigo implicando com suas sinopses de versinhos. É preciso muito boa escrita para passar com eficiência.

Apesar de tudo, é um momento de despertar em uma noite bastante sonolenta.

Esse seu enredo pode até ter uns problemas técnicos, mas tem EMOÇÃO!

Roteiro
9,2


Ala 01 – Doces Melodias

Bastante abstrada e sem atenção nenhuma.

Ala 07 – “Se o feio doesse” Ala 10 –“Amor Passageiro”
Ala 11 – “Leviana”

São todas alas abstradas e com muita dificuldade de se enxergar a proposta.

É uma pena, você entrega as chances quando chega no Roteiro. Precisa ler um pouco mais as justificativas, todas as edições você tem problemas sérios com abstrações. Procure descrever um pouco que ideia você tem de ala, alegoria. Como seria a Ala Leviana?
É uma representação muito abstrata.

Um carro como o CARRO 02   CAFÉ NICE
Mesmo você não fazendo uma grande descrição até dá para ter uma noção do que viria. Pois é algo mais concreto. Neste caso está ok!

Não apresenta ala de baianas.
Apresenta trechos copiados da internet sem citar referências.

Exploração Temática

É um tema que sempre vai dar certo, é um enredo simpático, com momentos bem interessantes.

Apesar de falhas técnicas foi um dos grandes momentos de uma noite fria, congelante, foi um momento de calor.

Conjunto Artístico 9,9
Quando eu soube que a sua escola vinha simples, eu achei que realmente você iria bem.

Porque peca exatamente no exagero, na ambição, de trazer uma porção de coisas, impressionar e vejo muitas vezes isso lhe atrapalha.

Você veio mais simples, não inventou tabelas mirabolantes, acabou que criou menos coisas para se enrolar.

O tema e forte, a historia é boa, merece ficar em uma ótima posição.

Em uma noite monótona como esta, foi um dos momentos mais animados, que me fizeram levantar da cadeira!
 Você está de parabéns! Sei que fez esse enredo apressado! Mas foi uma bela e emocionante apresentação!

               /////////////////////////////////////////////////
///////////////////////////////////////////////////
Enredo: Do fundo do barril para a avenida, A Goianos canta Chespirito
Título

Impressão Visual
É sua melhor apresentação de texto. Não grita nos olhos como nos outros enredos apresentados até aqui.

Introdução

Argumento 9,8
Falta nessa sinopse destacar, usar aspas no uso dos bordões.

 estreava o programa mais melhor e menos pior da televisão mundial

Isso é erro de português ou bordão?  

Roteiro 9,5

O roteiro não apresenta a mesma sincronia com a sinopse. Chega nele e você repete o erro dos trapalhões, começa a narrar e repetir episódios e situações.
A sua sinopse no geral é eficiente, conta a história do Roberto Bolanos.
Já o seu roteiro quando vamos ver o seu enredo esmiuçado se perde em episódios.

Você poderia usar essas situações e personagens no seu enredo, mas encadear deuma outra maneira, no ritmo da narrativa da sua sinopse. E não começar, episódio tal teve isso, episódio tal teve aquilo...

A própria Vila do Chaves na brincadeira ficou de lado, sendo trocada por Acapulco.
O que reflete bem o equivoco do roteiro, ficou preso em tópicos e não fez apanhado da essência.

Ala 32 – Aula de desenhos
É um exemplo perfeito, não tem grande representatividade. Era muito mais abordar uma ala que representa  “a escolhinha do Chaves” do que um momento de um episódio.

Ainda no mesmo setor:
Destaque de Chão V: Lívia Andrade – Boa noite Vizinhança!

Está ali na frente do  5º Carro Alegórico – Vamos a Acapulco!

Note a confusão que é esse momento do enredo. Você está misturando noite e vizinhando com ida a praia.

6º Carro Alegórico – ElChanfle ou o filme do Pelé?
O problema de uma piada como essa, é o quanto será que ela não faz parte de uma adaptação, versão brasileira. Já cogitou que na versão original, o tal filme pode ser outro, algum mexicano?
Note que muitos episódios que passaram no Brasil sofreram aquilo se de chama de “versão brasileira”. Por ser uma série de Televisão que iria passar para crianças, na hora de traduzir algumas coisas mudaram o sentido. Pessoas conhecidas do México foram substituídas por pessoas conhecidas no Brasil.

Ala 39 – Os executivos não gostarão
Ao ser proposto o programa “El Chavodel ocho” nenhum acionista do SBT, aprovou o programa e não o queria em sua grade, mal sabia eles que estavam recusando um sucesso de audiência. A fantasia são vários homens de preto com um costeiro e uma plaquinha na mão cheio de NÃO.

Ala bem fraca. Digo não para ela. Leitura difícil.

Junto com a ala 40, parece ficar preenchendo linguiça.

O sétimo setor deveria ter sido aglutinado pelo oitavo e encaminhado o fechamento.
Até tive a impressão que no 7º teria terminado, aí vem o 8º.

A minha nota não é mais baixa por questão comparativa, não é uma noite com nível alto, apesar de muitos problemas ainda fica acima de outras propostas...

É um enredo no geral alegre, divertido, mesmo tecnicamente falho, sabemos que irá render.

Exploração Temática
 9,7
Pela sinopse eu vejo um certoencaminhamento, mas chega nos roteiro os problemas começam a ficar evidentes.

Falha no excesso de detalhes dos episódios e deixa muitas vezes escapar a essência com já justificado no quesito anterior.

O final então, clichê que só. Além de parecer que fica repetindo coisas já abordadas anteriormente.

E festa no céu é de aceitar, mas também já foi usado em outros enredos, até aqui no concurso já tivemos abordagens parecidas só trocando os núcleos.

Conjunto Artístico
É um enredo alegre, um dos momentos de felicidade desta noite, frente a muitas propostas arrumadas, mas frias.
Esse enredo é quente, atrativo, embora falhotecnicamente.

É o seu melhor enredo até aqui, posso contatar que este enredo é um ou até dois níveis acima de Cora, Trapalhões e cia.


               /////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores