Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Justificativas Sábado Temático- J2 - André Monte Pereira Dias

Julgador: André Monte Pereira Dias

Enredo: “Castor de Andrade – o doutor da malandragem”
1 . Impressão Visual (9,9)
A utilização de cores e fontes para remarcar as divisões de setores, carros, alas e afins foi bem empregada, contudo seria mais interessante a presença de mais imagens.
2. Introdução (9,9)
A introdução apresenta poucas informações acerca do enredo que virá após. Ressalto a relevância de introduzir que o desfile não se dará em ordem cronológica sobre o homenageado, mas sim por fatos marcantes da trajetória do mesmo.
Obs: A presença de características negativas do homenageado, se tornam para mim um paradoxo, pois, não sei se na atualidade “políticamente correta”, se louvar personagens tão controversos são uma atitude bacana.
3. Título (9,9)
O título apesar de bem sucinto, não é bem claro quanto a relação do termo doutor empregado ao homenageado.
4. Argumento ( 9,0)
O argumento apesar de escrito de forma interessante, não se torna claro quanto a decisão de se manter o contraponto entre doutor e malandro, alternados a cada parágrafo.
5. Roteiro (10)
A divisão e escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias se apresenta de forma muito interessante e eficaz.
6. Tema e Exploração Temática (9,5)
O tema é bem complicado, pois apesar da grande importância que o personagem tem no mundo do samba e em sua comunidade. A sua atuação com roubo, contravenção, apoio a ditadura e afins invalidam um pouco a escolha do tema. Ao mesmo tempo que não negar esse lado do mesmo é uma atitude correta e inteligente. No que tange a exploração temática, esta se dá de forma bem feita, com os elementos mais importantes do patrono.
7. Conjunto artístico (9,0)
Algumas alas se apresentam de forma confusa, quanto a suas descrições estéticas como por exemplo a ala 18 (O descobridor de títulos) que pela descrição da roupa, creio ser uma referência aos descobridores portugueses.

OBS: Retomo que a escolha de personagem tão controverso é uma “ousadia” (não sei se no sentido positivo do termo), pois falar que o patrono trabalhou para a ditadura, bebia champagne na prisão (suas férias ), subornava juízes de futebol, quando não os ameaçava com revólveres, em um tempo que a população luta para modificar esse comportamento não só de seus políticos, quanto da população é ir na contramão. Se fosse apresentado em um desfile real seria massacrado pela opinião pública. Não levei este fato em conta no meu julgamento, porém acho que devo ressaltar.

Enredo: “O bailado da mãe com o filho – Maria Helena e Chiquinho”

1 . Impressão Visual (10)
A utilização de fontes, cores, negritos e imagens é bem eficaz.
2. Introdução (9,8)
A introdução é bem curta, contudo dá um bom panorama da forma que o enredo será desenvolvido. Contudo, há uma repetição de alguns termos, que comprometem um pouco a qualidade da escrita.
3. Título (10)
O título é bem eficiente e delicado ao reforçar não só o bailado (performance do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira) como a relação afetiva de parentesco em ter a dupla, o que reforça os laços da dupla.
4. Argumento ( 9,0)
A sinopse se apresenta de forma cronológica e quase enciclopédica, pouco poética, sem grandes figuras de linguagem ou humor.
5. Roteiro (9,0)
A divisão e a escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias se apresenta de forma muito interessante e eficaz.  Contudo, creio que haja outros elementos a serem abordados na trajetória dos dois homenageados, parece faltar algo. Algumas alas não foram bem explanadas, como por exemplo a ala 13 (O tri campeonato, a homenagem musical). O casal tem 25 anos de história e algumas das alas parecem louvarem mais a escola e outros elementos que a dupla em si.
6. Tema e Exploração Temática (9,0)
O tema é muito atraente, a dupla tem grande respeito e admiração no mundo do samba, além de uma trajetória longa e premiada. No que tange a exploração temática, esta se dá de forma bem reduzida e objetiva, além de em alguns momentos aparentar se distanciar da história da dupla.
7. Conjunto artístico (9,0)
As cores são muito repetitivas e algumas alas e formas são confusas e repetitivas, como o excesso de estandartes, outra ala que não consegui compreender foi a bateria ( Arlequim de Armadura) que une o arlequim a uma armadura e um elmo. Creio que se as descrições das intenções existentes nas alas fossem mais completas, eu seria capaz de captar qual o conceito que se pretendia apresentar.

OBS: Senti falta da presença da relação mãe e filho, que é tão presente no título, alem de outras histórias do casal. O enredo quando chega em sua parte final, se atém mais aos títulos que a agremiação conquistou, do que aos momentos da dupla. Para além disso, acho a escolha da ultima alegoria como o ano de despedida da dupla, com um tom não tão alegre. Para alguns o momento da despedida pode apresentar uma lembrança ruim. Sei que a escolha se deu por elementos que possuem pregnância no consciente do público como as comissões de frente de Rosa Magalhães.

Enredo: “Estação Primeira: a coroa, o surdo, os louros e as estrelas

1 . Impressão Visual (9,9)
A utilização de fontes, cores, negritos e imagens é bem eficaz, além do grande número de imagens. Ressalto apenas a falta de legenda nas imagens e alguns erros de digitação.
2. Introdução (9,6)
A introdução não elucida em nenhum momento a relação do título com o enredo. Não menciona o surdo, louros, estrelas e coroa.
3. Título (9,5)
O título ao ser lido , em um primeiro momento causa certa estranheza. Pois, se demora a associar os objetos mencionados, e após feita esta associação com o emblema da escola, leva a crer que o enredo será sobre a bandeira. O que não é o caso. Estes elementos estão bem explorados na introdução do roteiro. Mas tanto na justificativa, quanto na sinopse ficam em segundo plano.  
4. Argumento ( 8,0)
A sinopse se apresenta como a narrativa de um sonho, feito com viagens no tempo, que vão desde a década de 20 até os dias atuais. A ideia de narrar a trajetória da agremiação por meio de um sonho, após se afirmar que só a acompanha a partir de 2010 é bem inteligente. Contudo creio que poderia ter feito um corte maior e uma organização menos confusa de fatos e personagens.  
5. Roteiro (9,5)
A divisão, e a escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias se apresenta de forma muito interessante e eficaz. No roteiro, com a breve introdução do que representa cada setor, de acordo com os termos utilizados no título pode se esclarecer qual a intenção do enredo.  Contudo, ressalto que a ordem de apresentação de alguns elementos deveriam ser repensadas, como a ala das passistas distante da bateria, ou uma ala homenageando a rainha da bateria na parte musical( admiro bastante a rainha, mas não sei se ela está no mesmo nível de relevância que os intérpretes apresentados, talvez pudesse ser realocada em outra parte).

6. Tema e Exploração Temática (9,0)
O tema é muito atraente, a escola é um dos maiores patrimônios culturais do Estado do Rio de Janeiro, e do país. No que diz respeito a exploração temática, creio que o corte temático poderia se dar de forma mais clara e organizada.

7. Conjunto artístico (9,0)
O conjunto artístico proposto, apesar de monótono (em relação a cores), é o que se espera ao se imaginar uma homenagem a Mangueira. No mais, as ideias propostas de alegorias e fantasias foram bem defendidas.

OBS: A opção por se falar dos títulos por décadas foi bem eficiente. E a escolha da divisão do enredo de acordo com os elementos presentes na bandeira foi muito agradável.

Enredo: “Eu sou unidos amor”... um aperto de mão, um laço de união... UPM e 18 KLT´s no coração”

1 . Impressão Visual (10)
A utilização de fontes, cores, negritos e imagens é bem eficaz.
2. Introdução (10)
A introdução é muito bem escrita, assim como todo o texto e apresenta de forma clara qual é a intenção do enredo e da sinopse em forma de curriculum.
3. Título (10)
O título é bem eficiente e melódico.
4. Argumento ( 9,5)
A sinopse se apresenta na forma de entrevista de emprego, composta não só de falas, mas também de um currículo e de um book de referências. O texto tem uma ótima escrita, com referências, imagens e observações que facilitam sua compreensão, além disso, trabalha com o humor e a ficção ao torna a escola em uma personagem de 60 anos que se pretende jovem, com gírias e risos e brincadeiras. A entrevista segue o ritmo e divisão tanto do currículo quanto do roteiro do desfile. Está tudo muito bem amarrado. A única observação que faço é que o excesso de gírias e risos, pode ter quebrado um pouco o ritmo, se tornou um pouco repetitivo nesse aspecto. E a 18KLT´s deveria apresentar também algumas gírias do Sul do país para se manter a identidade das duas partes do texto.
5. Roteiro (10)
A divisão, e a escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias se apresenta de forma muito interessante e eficaz. Seguindo a proposta da sinopse e com setores bem definidos e defendidos.  
6. Tema e Exploração Temática (10)
O tema é bem interessante, ao propor uma homenagem a uma escola de fora do Grupo Especial, mas que tem uma história muito representativa e atraente. No que tange a exploração temática, esta se dá de forma bem sedimentada, tanto em textos, quanto em imagens. A proposta apresenta um ótimo panorama da agremiação, indo desde sua fundação até o carnaval do ano que virá. Além de sua identidade de enredos afro e nacionais.
7. Conjunto artístico (10)
As alas e alegorias apresenta uma grande variedade de propostas, formas e materiais, como espuma, estandartes, roupas com led, etc.  Além de que a divisão dos setores divide a estética de forma bem objetiva, unindo estéticas afros, folclóricas, etc. Tornando assim o conjunto de fantasias, cores e formas agradável quando vistos em sequencia.

Enredo: “PEROLA NEGRA MULHER VEM NO BATUQUE DE OXUM-IMPÉRIO DA TIJUCA E SEUS TRÊS ANOS DOURADOS... A BUSCA A FELICIDADE.

1 . Impressão Visual (9,0)
O texto se apresenta com a mesma fonte e tamanho em todas as suas partes, sem títulos e subdivisões, além de nenhuma cor ou imagem.
2. Introdução (9,2)
A introdução não está sinalizada, a parte que escolhi como introdução apresenta de forma muito ineficiente o enredo que se segue.
3. Título (9,5)
O título consegue apresentar a proposta ao unir três enredos recentes da escola e que forma de grande sucesso no público do carnaval.
4. Argumento ( 6,0)
O argumento não está escrito de forma clara, além de apresentar inúmeros erros de concordância nominal e verbal, falta de pontuação entre outros erros que dificultam muito a leitura e compreensão do mesmo.
5. Roteiro (6,0)
A divisão, e a escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias apresentados no roteiro, também está confusa, são seis setores os quais não ficou explicitado quais são esses cortes, se cada um se refere a um enredo, se os três enredos do título etão misturados, se existem outros enredos misturados, etc. No mais, a falta de justificativa de cada ala, e alegoria com explicação de formas e cores tornou ainda mais complicada a leitura.
6. Tema e Exploração Temática (6,5)
O tema apresenta uma escolha muito pessoal do autor, ao pegar três desfiles recentes e seguidos da agremiação e apenas apresentá-los. Creio que por serem enredos com certa semelhança, e mesma equipe a exploração temática acabou por se tornar superficial. Creio que a opção por outro tipo de texto e corte, tornariam o enredo mais interessante. (Sei que todas as escolhas são pessoais, mas não sinto que o tema tenha peso o suficiente para uma homenagem. Sem desmerecer a agremiação.

7. Conjunto artístico (5,0)
Como não há a presença de imagens e/ou descrição das alas e alegorias o julgamento do quesito se torna impossível de ser realizado.

OBS: Desejo reforçar meu voto para que o responsável pelo projeto siga seu desejo de defender seus enredos, mas que observe às criticas aqui feitas e aprimore para enredos futuros. E se sentir dificuldades em relação à ortografia, à gramática e à programação visual peça para que terceiros o auxiliem. Pois muitos dos erros apresentados eram de simples solução.

Enredo: “As fases da águia na mística do povo brasileiro”

1 . Impressão Visual (9,7)
O texto apresenta diferentes fontes e tamanho, relativos às partes dos enredos, além de imagens. Contudo, a borda azul sobrecarregou a leitura, o texto também apresenta alguns erros de concordância e digitação.
2. Introdução (9,4)
A introdução apresenta uma “pobreza estilística” ao repetir em demasia alguns termos. Além de não deixar explicito o caminho que o enredo seguirá. E cita muito o povo brasileiro, mas o enredo foge dessa “mística do povo brasileiro” em determinados momentos, como por exemplo a fuga do povo hebreu.
3. Título (9,5)
O título é forte e atrativo, contudo não representa bem o enredo que foi desenvolvido. Faltou organizar melhor, tanto o essa mística, quanto a brasilidade.
4. Argumento ( 7,5)
O argumento apresenta erros ortográficos e sua escrita se dá de forma metódica, apenas com as divisões dos setores (fases da águia [faCE]), não vejo uma boa relação desse desenvolvimento com a canção proposta como samba enredo, e nem onde a mística se encaixa. Estes aspectos não foram bem defendidos. Por exemplo, se fosse assim: 1ª fase: A águia na mística cristã, trazida pelos portugueses. 2ª fase: A águia na mística indígena, 3ª fase:  A águia na mística Africana, 4ª fase: A águia brasileira, o fruto da miscigenação, etc . Não fui capaz de entender onde a segunda guerra e a tropicália entram como “Mística do povo brasileiro”.
 5. Roteiro (6,0)
A divisão e a escolha da ordem dos elementos, alas e alegorias apresentados no roteiro está um pouco confusa, há um salto enorme cronológico, que parte do povo hebreu do antigo testamento, para a segunda guerra, depois vai para África e depois volta para tropicália e assim sucessivamente. No mais, algumas das ideias propostas são de certa forma um plagio do desfile deste ano, ou da proposta do desfile do ano que virá. Ressalto ainda que há um escesso de ala de baianas e casais de mestre-sala e porta-bandeiras. Setores com apenas duas alas entre outras opções que tendem a atrapalhar a evolução e o ritmo da escola durante o desfile.

6. Tema e Exploração Temática (7,5)
O tema é bem interessante, um enredo sobre a mística da águia relacionado ao povo brasileiro seria algo inovador e de grande apelo estético. Porém, a exploração do tema ficou perdida no desenvolvimento do enredo. Tanto o lado místico, quanto o povo brasileiro se perderam, e acabou se tornando um enredo citacional, com setores sem muita conexão entre si, ou com o tema proposto.
7. Conjunto artístico (8,0)
A escolha de imagens e fantasias, assim com alegorias é interessante, apesar da repetição de formas e volumes (sete alas de baiana, e inúmeros casais de mestre-sala e porta-bandeira) e de águias em todas as alegorias.
Enredo: “O mundo Gavião”

1 . Impressão Visual (10)
O texto apresenta diferentes fontes e tamanho, relativos às partes dos enredos, além de imagens e links para uma melhor compreensão do tema pelo jurado.  
2. Introdução (9,9)
A introdução apresenta de forma concisa a proposta do enredo, minha única ressalva é a necessidade de introduzir uma comemoração de um cinquentenário três anos antes.
3. Título (10)
O título é forte, curto e atrativo. Representando de forma direta a proposta do enredo que é mostras o “mundo” da escola.
4. Argumento ( 9,0)
O argumento se apresenta por vezes de forma confusa por misturar elementos que seriam de eixos temáticos distintos.
5. Roteiro (8,0)
Creio que os cortes temáticos dos setores poderiam ser revistos. Pois alguns elementos estão misturados, como cidades, objetos, personagens, lendas e elementos da história do time. No mais eu trocaria a ala de passista para perto da bateria. Por esta ser uma ala geralmente necessária para cobrir possíveis buracos causados na evolução pela entrada no recuo.
6. Tema e Exploração Temática (10)
O tema é bem interessante, por se tratar de duas paixões unidas em uma representação só. Samba e Futebol. Quanto a exploração temática, nota-se profundo conhecimento da história da agremiação e de seus desfiles.
7. Conjunto artístico (9,0)
A escolha de imagens e fantasias é interessante, mas creio que o excesso de águias pode apresentar uma certa monotonia estética.

Enredo: “De moro a academia: Salgueiro: a glória vermelha e branca do carnaval”

1 . Impressão Visual (10)
O texto apresenta diferentes fontes e tamanho, relativos às partes dos enredos, além de imagens e um organograma pra auxiliar a compreensão do desfile pelo julgador. 
2. Introdução (9,7)
A introdução apresenta a proposta do enredo de modo um pouco confuso, talvez por sua escrita não ser bem estruturada. 
3. Título (9,9)
O título é bom, apresenta o enredo de forma clara, mas um pouco longo.  
4. Argumento ( 9,0)
O argumento apresenta vários erros de ortografia, principalmente em verbos no infinitivo, que estão escritos como são pronunciados. No mais, não compreendi a opção de começar no morro e a história do morro, e terminar no morro, se o título é progressista (do morro à academia )
5. Roteiro (8,5)
A divisão dos eixos temáticos está muito bem sedimentada, contudo não concordo com o ultimo setor ser das origens, já que o primeiro também é dessa mesma origem, ele deveria ser realocado como segundo setor, algo relativo ao caldeirão cultural do morro com as danças, religiões e etc. Outra observação que faço é a presença da ala das baianas no final da escola, elas teriam que correr muito, e acho injusto com senhoras de idade, que carregam geralmente a fantasia mais pesada de toda a escola.  
6. Tema e Exploração Temática (10)
O tema é bem bacana ao resgatar a origem e história de uma das agremiações mais opulares do carnaval carioca. Quanto a exploração temática, nota-se profundo conhecimento da história da agremiação, seus ícones, seus personagens e seus desfiles.
7. Conjunto artístico (10)
A escolha de imagens e fantasias é muito bem feita, apresenta fácil leitura e uma gama interessante de cores e formas.




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