Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 2 de outubro de 2016

Justificativas Segunda - J5 - Teresa Cristina de Carvalho Piva




10º Concurso Brasileiro de Enredos

Comentários/Justificativas/Sugestões

Julgador: Teresa Cristina de Carvalho Piva

Enredo: 1035

Título: ESPELHOS DA IMAGINAÇÃO AOS MOLDES DO CORPO A CASA DE BONECAS DO NINHO DO YATA

Agremiação: GRESV Ninho do Yata

O título remete ao tema “bonecas”, porém, ao usar a expressão espelhos da imaginação leva ao espectador a ideia de que toda boneca/boneco refletirá alguma imaginação, algo mágico o que não ocorre, muitas bonecas são retratos da vida do ser humano.

Introdução clara e explicativa. Pesquisa bem elaborada e com riqueza de detalhes.
O Tema escolhido é bastante interessante e certamente prenderá o público. Abordaram os mais diferentes tipos de utilização de bonecos, tanto nas expressões artísticas quanto em outras utilizações, foi muito bem explorado e com coerência.
Desenvolvimento segue em parte uma linha temporal, uma opção didática e interessante, pois levará o público a um conhecimento histórico cronológico. A meu ver uma contribuição será lembrar que na Pré-História, no Período Paleolítico já faziam esculturas em pedra, barro, ossos. Esta informação não é dada seguindo a linha temporal. Aparece no final no Carro Alegórico 4, quando cita os bonecos e a arte. Se existe uma cronologia histórica, faz-se necessário deixar isso claro, que a confecção/expressão artística através das bonecas é anterior a História. Uma sugestão criativa será a agremiação encerrar o desfile não só com uma boneca que represente a GRESV Ninho do Yata, nas suas cores e características, o Carro Alegórico 6 ser chamado de  Barbie Boneca do Ninho do Yata!
 .
Conclusão: Enredo bem adaptado ao Carnaval, educativo, criativo, mesmo sendo um tema que não é original certamente será um ótimo espetáculo de cores, formas e conhecimento.

Enredo: 1036

Título: BAGAVADGUITÁ - A CANÇÃO DE DEUS
Agremiação:  GRESV Mocidade Independente
O título do enredo ficou limitado a tradução do título do texto religioso. Causa um impacto inicial por se tratar de uma palavra desconhecida na Língua Portuguesa, mas a seguir é feita a tradução.
Introdução/Roteiro é explicativa e justificativa a escolha do tema. Pesquisa boa, mas não detalhada. Há necessidade de fazer uma revisão nas concordâncias verbais e em algumas palavras, até porque a pesquisa tem como objeto de estudo um texto.
O Tema escolhido nem sempre é do agrado geral por tratar de religião e reflexões filosóficas. Mesmo se tratando de um assunto antigo é um tema original para o Carnaval, poucos conhecem ou escrevem sobre o assunto.
Desenvolvimento valorizado por fazer uso de imagens elucidativas. As alegorias facilitam a explicação do tema e estão interessantes plasticamente. Transformar um texto em um espetáculo teatral, como é a proposta do autor é uma tarefa difícil. Algumas idéias precisam de uma maior explicação. Os pontos mais relevantes do tema foram apresentados, mas existem lacunas para o observador.
Conclusão: Enredo original e criativo. Um tema que irá elucidar ao público uma religião/filosofia pouco conhecida é enriquecedor, porém, nem sempre do agrado geral.

Enredo: 1037

Título: MANCHETE

Agremiação: GRESV Folia Caipira
O título utilizando apenas a palavra Manchete não deixa claro ao público o tema em si. A palavra possui vários significados e utilizações. O ideal será adicionar um subtítulo, como por exemplo: Manchete: a Rede de televisão que marcou a comunicação brasileira!

Introdução clara e explicativa. Pesquisa bem elaborada e com riqueza de detalhes apresentando as várias atuações da emissora de televisão
O Tema escolhido é interessante a medida que irá trazer recordações/informações de que muitos dos presentes participaram. Certamente prenderá o público. Fazer a narrativa histórica de uma instituição, personagem ou pessoa ilustre é educativo. O foi bem explorado e com coerência, porém, não foi citado a Radio Manchete. Claro que o objeto de estudo foi a emissora de televisão, mas já que apresentou a Revista Manchete, caberia pelo menos citar a Radio Manchete
Desenvolvimento optou por fazer uma histórica temporal, o que facilita o entendimento do enredo. As diferentes áreas de atuação da emissora de televisão foram apresentadas bem como os principais programas e seus apresentadores. A adaptação do tema para um desfile carnavalesco foi feita com elementos artísticos bem escolhidos e com criatividade.
Conclusão: Enredo interessante, leve e alegre, bem adaptado ao Carnaval. Mostrar para o publico um meio de comunicação de massa como uma emissora de televisão será uma exibição enriquecedora.


Enredo: 1038

Título: MAMONAS ASSASSINAS: UMA UTOPIA, UM DISCO, UM SUCESSO

Agremiação: GRESV Flor de Açucena
O título é pertinente e instigante. Por si só já faz um resumo do tema.

Introdução
Não é clara, relata que foram encontradas páginas de um jornal impresso e fictício.  Se o texto foi impresso... existiu...logo não pode ser hipotético, é melhor dizer que para motivar o público a agremiação Flor de Açucena imaginou como seria uma entrevista com o Grupo Mamonas Assassinas. Pesquisa foi bem elaborada e citou a obra do grupo.
O Tema escolhido é instigante e irá levar o público a recordar momentos felizes do Grupo Mamonas Assassinas. Foi uma opção alegre e de agrado do público. O tema foi explorado com coerência, porém, se limitou a apresentar as músicas do grupo.
Desenvolvimento
Apresentou a capa e as músicas do único disco apresentando soluções plásticas interessantes e criativas. Os componentes principais do desfile carnavalesco foram contemplados com fantasias pertinentes e as alas complementaram a narrativa do enredo de forma criativa. Uma sugestão é colocar a Ala 17 dos Passistas também fazendo alusão de que os componentes do Grupo não só foram estrelas na Terra como estão brilhando no céu. O final do desfile com a Alegoria De Guarulhos para o Brasil, não sei se terá o efeito desejado, uma vez que a morte prematura do grupo foi com um acidente com uma aeronave.
Conclusão:
Enredo alegre, satírico e interessante.  Apresentar e relembrar para o publico um grupo que fez um sucesso grandioso e teve seu termino de forma tão avassaladora será uma oportunidade para homenagear e não deixar o grupo cair no esquecimento.

Enredo: 1039

Título: CIRANDA CIRANDINHA, TODO MUNDO PEDE BIS NO UNI DUNI TÊ DA SAPUCAÍ
Agremiação: GRESV BIS No Uni Duni Tê da Sapucaí

O título está claro e valoriza o enredo. Facilmente o espectador identificará o tema,  músicas infantis. Ficou ainda mais enfatizado ao acrescentar o nome da agremiação.

Introdução está um pouco confusa, pois a temática são as músicas infantis e não os interpretes das musicas infantis nem os temas de personagens. São muitos os artistas que interpretam/cantam músicas infantis tanto no Brasil como no mundo e certamente a escolha de quais foram/são os principais é subjetiva. Pelo que percebi inicialmente foi feito um recorte temporal, mas posteriormente apresentou-se músicas do cancioneiro popular. Houve também a mistura de músicas infantis com folclore. Finalmente fazer uma homenagem a Prof e Carnavalesca Maria Augusta é louvável, porém não foi a única carnavalesca que trabalhou com esta temática.
O Tema escolhido canções infantis é muito rico, porém, tem que se atentar para não misturar as canções, com outras temáticas afins, como: os personagens infantis, os programas de televisão infantis, os cantores que se dedicam ao público infantil, ou ainda com a magia do circo, que não se limita ao sabor infantil.
Desenvolvimento: A agremiação aborda vários opções em que são utilizadas as músicas infantis, iniciando com canções populares, na sequencia mistura duas situações: Mestre Sala e Porta Bandeira, um personagem infantil e uma música infantil. A seguir apresenta brincadeiras infantis. A Ala das baianas representada por Mary Pops, um personagem de filme infantil que é caracterizado pela vestimenta e não por uma canção. Esta situação aparece em outros momentos no desenvolvimento do tema. A Alegoria 4, o Circo, ao apresentar o ator Marcos Frota, não irá transmitir a idéia de músicas infantis e sim da magia do circo, até porque nem todas as músicas que são utilizadas no circo são infantis, muitas são clássicas ou populares, mas não dirigidas somente ao público infantil. Ainda são utilizadas no desenvolvimento do tema brincadeiras infantis e temas folclóricos e personagens infantis não valorizando a idéia principal que é a canção infantil.
.
Conclusão: O tema cancioneiro infantil é muito rico, porém, é necessário ter um foco visando não confundir o espectador e o autor não se perder no tema misturando elementos/temas afins.

Enredo: 1041

Título: ZÉ KÉTI : EU SOU O SAMBA... A VOZ DO MORRO
Agremiação: GRESV Acadêmicos do Encantado

O título está claro, coerente  e valorizando o enredo biográfico.

Introdução/Sinopse
 Escrita, com clareza e detalhamento. Apresenta uma seqüência lógica que certamente facilitará o público a conhecer a vida e obra do compositor e sambista José Flores de Jesus, “ Zé Keti”.
O Tema escolhido é bastante pertinente ao Carnaval e é sempre importante homenagear personalidades brasileiras valorizando o patrimônio e a cultura popular, além de mostrar didaticamente com criatividade e alegria a vida de um sambista de gabarito.
Desenvolvimento: A narrativa da vida e obra do compositor e interprete flui de forma harmônica e pertinente nas diferentes Alas e composições do desfile. Segue uma seqüência lógica, de bom gosto e compatível ao que se propôs apresentar. Possui início, meio e fim com coerência e unidade.

Conclusão: Enredo bem escolhido e com ótima pesquisa, se a agremiação evoluir com harmonia e conjunto certamente será um grande desfile.
Enredo: 1042

Título: DO FUNDO DO BARRIL PARA AVENIDA A GOIANOS CANTA CHESPIRITO

Agremiação: GRESV Goianos da Folia

O título é criativo, põem não é o nome mais conhecido do artista Roberto Gomez Bolaños. O nome inicial da carreira foi Chespirito, mas não foi o que ficou mais conhecido do publico. Pode ser confuso para o espectador.

Introdução /Sinopse
Detalhada demonstrando uma pesquisa elaborada, porém algumas partes, devido a tantas informações e períodos muito longos dificultam a interpretação do texto. Fazer uma revisão ortográfica em todo o enredo.
O Tema escolhido é bastante interessante e certamente o público se interessar. Chaves/Chapolin e a sua turma são até hoje lembrados e muito queridos do público brasileiro e em outras partes do mundo. A abordagem biográfica está rica, mas nem sempre trazer tantas informações que não são relevantes prenderá a atenção ao longo do desfile.
Desenvolvimento faz uma apresentação biográfica do artista e de seus personagens principais ao longo da sua trajetória profissional atuando em várias funções. Algumas alas não possuem a descrição da fantasia e existem algumas que poderiam ser suprimidas como por exemplo, a Ala 5, que não são relevantes.A fantasia  do personagem Chapolin se apresenta em várias situações muito parecidas.
.
Conclusão:
Enredo pode ser adaptado ao Carnaval, é criativo e educativo. A biografia de Roberto Gomez Bolaños  tema é relevante e que certamente agradará ao publico.  




10º Concurso Brasileiro de Enredos

Comentários/Justificativas/Sugestões

Julgador: Teresa Cristina de Carvalho Piva

Enredo: 1040

Título: EMOVERE, EMOÇÕES ENTRELAÇADAS NA VIDA DO SER HUMANO

Agremiação: GRESV Acadêmicos da Lira

O título por si só já é parte do tema, mas não sei iniciar com uma palavra que não pertence a Língua Portuguesa seja uma boa idéia. Será bastante provável que a pronúncia seja errada e não trará uma curiosidade para o conhecimento.

Introdução  Pesquisa simples e o texto não está muito  convincente.
O Tema escolhido é interessante, mas já é/foi muito explorado nos desfiles carnavalescos. Não trouxe novidade e existem outras tantas emoções importantes que não abordadas.
Desenvolvimento Proposta de apresentação plástica com idéias interessantes em algumas partes do desfile, mas não empolgantes. A troca de iluminações das roupas da Comissão de é uma solução que poderá gerar uma confusão e não a reação esperada.
 .
Conclusão: Enredo pode ser adaptado ao Carnaval mesmo sendo um tema que não é original, a profusão de cores será grande, mas não creio que trará a emoção ao público que o autor propôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores