Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 1 de outubro de 2016

JUSTIFICATIVAS SEGUNDA- J2 - Wilton Freitas

JUSTIFICATIVAS
TÍTULO DO ENREDO: Bonecas
·         Título:
·         Impressão Visual:
·         Introdução: o texto introdutório, que cita inclusive um dicionário, destoou o restante da sinopse, que prezou pela poesia. 
·         Argumento:
·         Desenvolvimento:
·         Exploração Temática: o tema é bom, porém foi explorado na proposta de desfile de forma muito repetitiva, ou seja, se tem “boneco de ponta a ponta”, sem uma história que os “amarre” entre si.
·         Conjunto Artístico: o excesso de bonecos, sem que haja uma história que os faça integrar, pode tornar o desfile cansativo.
TÍTULO DO ENREDO: Bagavadguitá
·         Título:
·         Impressão Visual: o autor se descuidou no aspecto visual da sinopse, faltou uniformidade nas fontes, o excesso de verde cansa a leitura e inseriu um conjunto de imagens que não contribuem para o bom entendimento da proposta.
·         Introdução: o texto é pouco explicativo e pouco inspirado, não chama a atenção do leitor para o restante da sinopse que está por vir.
·         Argumento: assim como a introdução, a sinopse é extensa, cansativa e confusa.  O autor inseriu uma canção do Raul Seixas sem se quer explicar o papel da mesma no contexto da sinopse.
·         Desenvolvimento: o desenvolvimento é confuso. O autor inseriu imagens que não correspondem ao tema abordado, o que prejudicou a estética e o entendimento do roteiro.
·         Exploração Temática: o tema é bom, porém explorado de forma burocrática e pouco original.
·         Conjunto Artístico: o autor propôs um enredo que tem um bom tema, porém descrito de forma muito confusa, o que tornaria o desfile difícil de ser compreendido por alguém que é leigo.  Faltou caprichar.
TÍTULO DO ENREDO: Manchete!
·         Título: o título é simplório e, por ser o nome da emissora, pouco criativo.
·         Impressão Visual:
·         Introdução: texto correto, diz qual é o tema, porém não emociona, não “nos convida” e estimula a ler a sinopse.
·         Argumento:
·         Desenvolvimento:
·         Exploração Temática: o tema, por ser “empresarial”, é pouco carnavalesco.
·         Conjunto Artístico: apesar da sinopse estar muito (muito!) bem escrita, Manchete proporcionaria um desfile vibrante? Da forma como o autor propôs, não. Ele apenas reúne elementos da TV Manchete e os apresenta, tal fato prejudica a criatividade da proposta.
TÍTULO DO ENREDO: Mamonas Assassinas
·         Título: o excesso de pronomes indefinidos “um” e “uma” empobreceu o título.
·         Impressão Visual: faltou padronização no uso das fontes, seja no tipo, seja no tamanho. O autor inseriu algumas imagens descontextualizadas.
·         Introdução: o termo “jornal fictício mais famoso dos anos 90” é confuso e desnecessário. A introdução é simples, porém poderia ser melhor redigida. 
·         Argumento: o recurso de escrever a sinopse em “perguntas e respostas” não funciona, torna difícil a compreensão de “início, meio e fim” do enredo.
·         Desenvolvimento: o autor recortou músicas da banda e as inseriu como narrativa do desfile, intercalando-as com imagens que se quer remetem a década de 90. Tais fatos tornaram o desenvolvimento irregular.
·         Exploração Temática: narrar os Mamonas em um CD é uma proposta interessante, porém o autor não foi feliz na exploração do tema. Percebe-se na sinopse que as músicas são “jogadas” uma a uma no roteiro, sem existir qualquer tentativa de ser criativo, original e, sobretudo, de criar uma narrativa que pudesse amarrar os elementos do desfile numa “espinha dorsal”.
·         Conjunto Artístico: da forma como o tema foi abordado, o conjunto artístico mostrou-se pouco inspirado e nada criativo.

TÍTULO DO ENREDO: Uni Duni Tê
·         Título: o título é pouco criativo, uma colcha de retalhos constituída por recortes de músicas da década de 80.
·         Impressão Visual: o autor inseriu imagens na sinopse sem contextualizá-las, tal falha provoca poluição visual.
·         Introdução: não se consegue identificar se o texto inserido pelo autor é apenas a introdução, ou apenas a sinopse. De todo modo, o texto é muito simples, explica de forma muito genérica e pouco criativa / inspirada o enredo.
·         Argumento: segue a justificativa anterior (introdução).
·         Desenvolvimento: não há um encadeamento sensato entre setores, entre alas. O autor sugere um resgate da infância e cria três setores só com músicas, sem qualquer criatividade e originalidade. Outro aspecto negativo é a descrição das alegorias, sobretudo dos dois primeiros carros. Da arquibancada, o que as pessoas pensarão vendo um carro que é um cometa no espaço sideral, sendo o tema “infância”? Como seria um abre alas no formato de “crianças brincando de roda”? Não é factível!
·         Exploração Temática: o tema é lindo, saudosista, porém o autor o abordou com pouca criatividade.
·         Conjunto Artístico: imagina-se um desfile alegre, colorido, porém confuso na concepção, sobretudo das alegorias.
TÍTULO DO ENREDO: Emoções
·         Título:
·         Impressão Visual: alguns itens, como fonte, não estão padronizados. O autor inseriu imagens na sinopse sem que fossem, de fato, necessárias, pois elas não ilustram e nem explicam, dentro do roteiro, os elementos do desfile.
·         Introdução: simples e pouco inspirada. O trecho “emocionante descrição das emoções” não ficou legal.
·         Argumento:
·         Desenvolvimento:
·         Exploração Temática: o tema “emoções” é bom, porém o autor explorou de forma muito óbvia, as vezes muito infantil e simplória. Faltou criatividade.
·         Conjunto Artístico: espera-se um desfile alegre, de fácil entendimento, porém com alguns elementos que mostram pouco inspiração e pouca criatividade.
TÍTULO DO ENREDO: Zé Keti
·         Título:
·         Impressão Visual:
·         Introdução:
·         Argumento: o único pecado desse enredo é o argumento, que está muito “embolado”. Louvo a intenção do autor de construir a sinopse em versos, porém da forma como eles foram apresentados, a leitura ficou confusa e cansativa.
·         Desenvolvimento:
·         Exploração Temática:
·         Conjunto Artístico:
TÍTULO DO ENREDO: Chespirito
·         Título: o termo “do fundo do barril para a avenida” ficou estranho. Passa a impressão de que o Chaves era muito, muito pequeno e ocupava tão somente o “fundo” do barril. Chespirito mereceria um título mais inspirado!
·         Impressão Visual: o aspecto visual é bom, identifica-se apenas alguns deslizes de formatação.
·         Introdução: excessivamente curta, simplória, pouco convidativa para se ler o restante do enredo.
·         Argumento: a sinopse está correta, descreve adequadamente o enredo, porém o texto apresenta falhas graves de construção frasal, ortografia, etc; o que compromete a sua qualidade.
·         Desenvolvimento:
·         Exploração Temática:
·         Conjunto Artístico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores