Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Justificativas Domingo - J2 - Rhamon Quaresma

CONTA OUTRA QUE ESSA FOI BOA

TÍTULO – 9 , 0
O título não tem nada que chame a atenção de quem lê . É um clichê velho e sem nenhum impacto visual .

IMPRESSÃO VISUAL – 9 , 0
Não dei uma nota menor porque não é permitido . O autor do enredo ( que oscila entre Cahê e Luiz Fernando Reis ) colocou um fundo verde em todo o texto e adicionou imagens fora do contexto  , desconexas e sem ligação alguma com o tema proposto .

INTRODUÇÃO – 9 , 0
Ainda estou tentando entender do que se trata o enredo . O autor misturou piadas com homenagens a humoristas , ao mesmo tempo em que tenta fazer um paralelo com a história do Brasil . Nada conseguiu se salvar no texto . Faltaram argumentos , faltou clareza e discernimento na hora de explanar o tema . É sabido que essa sinopse é a mesma da homenageada ( Imperatriz ) e por isso mesmo o efeito decepção se faz maior .

ARGUMENTO – 7, 0
Simplesmente não há argumentos capazes de elucidar o enredo proposto . Fiquei confuso em relação à sinopse ( que não é do autor , e sim da escola em 88 ) e o porque da escolha de um enredo assim . O autor deu os créditos ao Luiz Fernando Reis , mas , em contrapartida nada foi acrescentado a fim de minimizar os pontos negativos observados .


DESENVOLVIMENTO – 7 , 3
O carnavalesco inicia o roteiro com erros gritantes de português  ( “Este enredo vou dividir em 7 setores dividido em 21 alas , 7 carros alegóricos isso e uma reedição do carnaval de 88 “ ) . A frase foi escrita exatamente da forma que aí está : sem acento e sem concordância verbal alguma .
O desfile se inicia com piratas sendo chamados de descobridores da Europa e creditando a eles o roubo e a morte de nossas riquezas . Na imagem seguinte ele credita aos europeus a morte dos índios ( o que de fato ocorreu ) , mas entra em contradição com a suposta comissão de frente .
Outro ponto desastroso é a colocação do primeiro casal junto com o segundo .
O que se observa a seguir é uma total falta de cuidado com todas as alas e alegorias . O autor joga imagens aleatórias e não se preocupa em descrever a função de nenhum setor da escola . São tantos exemplos de falta de pesquisa que eu precisaria de páginas mais páginas para exemplificar tudo .

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA  – 7 , 0
Como já foi dito em outro quesito , não consegui observar a proposta do enredo . O que se viu foi um emaranhado de fotos isoladas que tentaram compor ( sem sucesso ) um enredo .
O carro 3 representou o roubo de nossa riqueza ( ouro ) seguido pela bateria fantasiada de rei dos mares ( falta de coerência e linearidade ) .

CONJUNTO ARTÍSTICO  - 6 , 8
Infelizmente não há nada de positivo a se destacar no enredo . Não houve uma tentativa de desenvolver o tema de forma atrativa , não houve preocupação com  a setorização do desfile e não houve respeito em relação a todo o conjunto proposto .
Os erros se iniciaram já na introdução do texto e na quebra ( ou falta ) de uma sequência minimamente aceitável .
Lamentavelmente eu não pude dar uma nota 10 a nenhum dos quesitos , mas , peço ao autor que continue tentando se aprimorar na tentativa de alcançar um nível apresentável e que lhe renda boas notas . De qualquer forma , parabéns por ter tentado !


ADELE DE CHACRETE



IMPRESSÃO VISUAL – 9 , 2
Foram usadas cores berrantes durante todo o texto do desfile , além dos erros de português . A fonte usada conseguiu cumprir sua missão .

INTRODUÇÃO – 9 , 5
O carnavalesco conseguiu adicionar humor à introdução do desfile . Expressões coloquiais foram usadas na tentativa de sair do lugar comum e fugir da mesmice . Erros de português simplórios me incomodaram durante a leitura , mas , não comprometeram o resultado .

ARGUMENTO – 9 , 0
O autor construiu a sinopse em forma de diálogo . Mais uma vez as gírias foram usadas para explicar de uma forma irreverente  os setores do desfile . A saída foi interessantemas não notou se uma conexão entre os assuntos abordados .


DESENVOLVIMENTO – 9 , 0
O começo do desfile não apresentou nada que justificasse as saídas usadas ali ( travestis fantasiados de Adele e comendo cupcakes ) , além de uma tentativa de fazer uso do humor pastelão ( e que não deu sentido algum ) . Em seguida o casal também veio decorado com cupcakes ( e bacalhau ) , totalmente fora da ordem apresentada na sinopse .
Os setores 2 e 3 estavam corretos mas extremamente simplórios . O carro 2 tentou provocar algum interesse pela sua concepção , mas , acabou caindo na mesmice . Chamo atenção para a pouca importância do  carnavalesco com as partes essências de uma escola de samba . Colocar baianas com roupas extremamente pesadas e esconder a velha guarda atrás do último carro não tem muito sentido .

EXPLORAÇÃO  TEMÁTICA –  9 , 3
Considero válida a tentativa de se carnavalizar a expressão Alô . Apesar da leveza , houve um uso excessivo de gírias , o que acabou tirando um puco do brilho que o enredo merecia . Não houve ligação entre os setores e as partes citadas na sinopse . A tentativa de adicionar leveza em todos os pontos acabou ridicularizando a ideia central .

CONJUNTO ARTÍSTICO – 9 , 5
É louvável a forma como o enredo foi abordado ; conseguiu ser leve , mas, não conseguiu se levar a sério ( no sentido de valorizar as partes que o compõe ).
De qualquer forma , foi um bom desfile , mas, deixou a ingrata sensação de incompletude .

UM NOVO OLHAR SOBRE UMA ÁFRICA TOTALMENTE DIFERENTE

TÍTULO – 9 , 0
Título simplório e pouco atraente .

IMPRESSÃO VISUAL – 9 , 0
O autor usou a letra maiúscula em todo o texto , o que na internet significa que você está gritando com quem o lê . Desnecessário !

INTRODUÇÃO – 9 , 0
O texto introdutório se compromete a apresentar uma África  totalmente diferente “ mas acaba caindo nos mesmo clichês usados até então .

ARGUMENTO – 6 , 5
Mais uma vez foi impossível julgar a totalidade da sinopse , já que , em momento algum fica claro se o que vemos se trata de uma sinopse ou de uma introdução .
Tudo o que se apresenta é repetitivo e sem relevância alguma .

DESENVOLVIMENTO – 6 , 5
O carnavalesco promete novidades em um novo olhar sobre a África , mas, a setorização apresenta exatamente as mesmas soluções já vistas ( baobá , escravidão , fé , rituais ) . Não há qualquer tentativa de lançar luz sob novas propostas e olhares no que se refere ao tema .


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA – 6 , 5
Não há como analisar a exploração temática porque simplesmente não há exploração alguma . O carnavalesco lançou um amontoado de frases e as colocou como sendo parte do desfile .
Não houve criatividade e nem preocupação em apresentar algo carnavalizado .

CONJUNTO ARTÍSTICO – 6 , 5
Infelizmente eu não pude julgar o enredo da forma correta . Não houve nada em que eu pudesse me apoiar para tentar analisar o que me foi apresentado . Não me senti atraído pelo enredo , não houve uma explanação correta do mesmo e também não vi nada que fosse minimamente aceitável para o desfile ( em termos gerais ) .



SOU FRIDA NA VIDA E NÃO ME CALO


DESENVOLVIMENTO    9 , 7
Infelizmente o autor não conseguiu desenvolver seu desfile de forma clara. O primeiro setor se propõe a um tributo em homenagem a Frida , retratando as suas angústias , mas , o casal destoa do restante justamente por representar um momento que só aconteceria anos depois e que não combinou com a proposta apresentada  ( fridolátria).
A ala 3 no segundo setor se mostra criativa ; a partir do setor 3 o enredo começa a se mostrar confuso . O que se vê é uma mistura que nunca conversa entre si e que se mostra equivocada devido ao seu encaminhamento . O setor 3 é vazio em termos de significado e a terceira alegoria se mostra totalmente fora do contexto e destoante da proposta .
O setor 4 é o que apresenta mais deficiências ; ele se propõe a apresentar as particularidades de cada um mas acaba esbarrando nos velhos rótulos impregados aos mesmos . A ala 12 se mostra desnecessária para o setor assim como a ala 15 ( passistas ) onde a semi nudez representa a sexualidade (?) . A alegoria 4 não conseguiu esclarecer sua proposta assim como o setor 5 que mistura homenagens à pintora com alas que poderiam estar inseridas nos setores iniciais .


EXPLORAÇÃO TEMÁTICA    9 , 7
O autor não conseguiu manter o nível apresentado na sinopse e nos setores iniciais . O que se viu foi um começo de desfile altamente poderoso , mas , que se perdeu ao longo de sua apresentação .
Era visível a fragilidade em alguns momentos de toda a setorização . Alas confusas em setores que não condiziam com o determinado assunto abordado e uma sensação de confusão em relação ao enredo . Não consegui entender se a intenção era biográfica ou meramente subjetiva em relação à personalidade de Frida .

CONJUNTO ARTÍSTICO –  9 , 8
Comecei a ler o enredo com a sensação de algo inovador e surpreendente;ao longo dos setores fui me confundindo e me decepcionando com o rumo tomado pelas alas e alegorias .
Algumas alas se mostraram criativas mas acabaram esbarrando no lugar comum e se mostrando confusas e desnecessárias . É louvável a tentativa do autor em homenagear a pintora , mas , faltou clareza à sua proposta e principalmente , faltou uma definição de qual seria essa proposta . De qualquer forma , aplaudo o enredo e o enredista .


O IMPÉRIO DA FORMIGA VEM PLANTAR E COLHER A VIDA

TÍTULO – 9 , 0
Ainda não descobri o título do enredo . Em dois momentos aparecem títulos distintos ( O Império da Formiga vem plantar e colher a vida / O Império da Formiga canta o nascimento do homem do campo ) .

IMPRESSÃO –  9 , 0
Texto com uma fonte extremamente pequena e que conseguiu causar muito incômodo . Erros gritantes de português durante TODO o desfile .

INTRODUÇÃO –  9 , 0
Texto mal escrito e com problemas de concordância verbal (  A fé será uma coisa bem respeitada em nosso desfile , pois além de falar de duas delas : candomblé e catolicismo “ ) .

ARGUMENTO –  7 , 5
A mini sinopse (?) se resume a um poema ( mais uma vez ) com erros de português . Não houve chance para que se entendesse a proposta da sinopse , pois , esta quase não existiu .






DESENVOLVIMENTO –  7 , 5
Setorização confusa e quase inexistente . Em momento algum fica claro qual é a proposta das alegorias apresentadas , pois , o enredo se propõe a exaltar o homem do campo mas acaba caindo no clichê de falar sobre a fauna , flora , elementos da natureza e tudo aquilo que couber no desfile . Não houve harmonia entre sinopse e roteiro justamente porque a sinopse era um minúsculo poema .
O setor 6 mistura escravos e máquinas agrícolas , dois temas completamente distintos e diametralmente opostos .

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA –  7 , 9
O carnavalesco não conseguiu definir qual era o seu enredo . O erro começou justamente na mini sinopse ( com erros de português ) seguida por um desfile sem coesão e sem equilíbrio entre as partes . Houve uma mistura indigesta de diversos elementos retalhados de enredos de 2016 como o da Unidos da Tijuca ( homem do campo , pragas , agrotóxicos ) e da Imperatriz Leopoldinense ( a fé do sertanejo , festas populares ) . Não houve criatividade em momento algum do desfile e parece não ter havido essa preocupação da parte de quem o idealizou .

CONJUNTO ARTÍSTICO –  7
Infelizmente o enredo não rendeu o esperado e por esse motivo não obteve nenhuma nota máxima .
Tudo o que se viu já foi passado diversas vezes em diversas ocasiões . Não houve uma intenção de reciclar , inovar e muito menos de tentar se distanciar de desfiles com a mesma temática .



IEMANJÁ

TÍTULO – 9 , 0
Simplório e pouco atraente .

IMPRESSÃO VISUAL – 9 , 0
Visual extremamente pobre e deficiente de qualquer revisão .

INTRODUÇÃO – 9 , 0
Foi apresentado um poema apenas para preencher espaço . Carente de qualquer avaliação .

ARGUMENTO – 5 , 0
O poema apresentado serve como argumento apenas para julgamento técnico .

DESENVOLVIMENTO – 5 , 0
Sem julgamento

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA – 5 , 0
Sem julgamento

CONJUNTO ARTÍSTICO – 5 , 0
Sem julgamento
E O IMPÉRIO TUPINIQUIM BAILOU ...

ARGUMENTO  9 , 9
O argumento do enredo me incomodou pela forma como a personagem Catarina conduz aquilo que está sendo contado . Tive a impressão de um certo esforço em adicionar os pontos históricos no texto , por vezes , me soou forçado e desnecessário .
Catarina usou  termos destoantes da linguagem vista no restante do texto . Palavras como  tudinho “ quebraram um pouco o encanto . Além disso , expressões como “ depois te conto como acabei conseguindo isso “ e o uso do H A H A H A atrapalharam o andamento e fugiram da ideia central .

DESENVOLVIMENTO  9 , 8
O carnavalesco conseguiu desenvolver um desfile imponente , luxuoso e bem humorado . As alas e alegorias transmitiam de forma correta aquilo a que foi proposto . Percebiuma certa preocupação em manter o nível de fantasias e transmiti las da melhor forma possível .
Apesar dos acertos , alguns pontos devem ser levados em conta : o abre alas se mostrou criativo e diferente , mas , o telão destoou do  restante da alegoria ;  no 5º setor há dois tripés , que , ao meu ver poderiam atrapalhar a evolução da escola .
As alas 34 e 35 chamaram a minha atenção pela notável criatividade do autor do enredo ,mas , o grande momento foi a ala 37 ( o rebu dos militares ) , na minha concepção , simplesmente genial . A alegoria 8 me lembrou o antológico desfile da Imperatriz Leopoldinense de 89 com o marechal Deodoro montado em seu cavalo .




EXPLORAÇÃO TEMÁTICA  -  10
Foram lembrados detalhes minuciosos da época retratada e a forma como esses mesmos detalhes faziam parte da sociedade . Houve um extenso trabalho de pesquisa , o que deu ao enredo um alto nível de classe e bom gosto .

CONJUNTO ARTÍSTICO -  10
Quero parabenizar o carnavalesco e a toda a equipe da escola . Senti uma enorme satisfação ao ler o desenrolar do desfile , é como se eu estivesse dentro de um enredo da Rosa Magalhães na Imperatriz dos anos 90 . Requinte , luxo e muito glamour deram o tom do roteiro .
Faço ressalvas à revisão do texto . O uso de expressões repetitivas poderia causar descontos , mas , não vejo motivos para fazê lo . Não conhecia nada sobre o baile da IlhaFiscal , mas através de seu enredo pude ter uma verdadeira e prazerosa aula de história .




APÓS 4 ANOS ESTOU DE VOLTA AO CARNAVAL ... PRAZER , 29 DE FEVEREIRO


IMPRESSÃO VISUAL  -  9 , 0

Infelizmente a letra colorida atrapalhou a leitura do texto . A fonte também não ajudou e acabou causando um cansaço visual por ser exageradamente chamativa. As figuras usadas conseguiram aliviar o peso das cores , mas , o desrespeito aos parágrafos acabou comprometendo o entendimento em vários momentos .

INTRODUÇÃO – 9 , 0

A introdução não conseguiu dizer a que veio . Apesar da tentativa de provocar curiosidade no expectador o carnavalesco não conseguiu definir de forma clara e objetiva do que se tratava o seu enredo . A falta de pontuação em algumas frases e a expressão  algumas coisas históricas “ deixaram uma sensação de superficialidade .

ARGUMENTO –  9

A sinopse foi apresentada de forma aleatória , sem conexão entre os parágrafos . É sabido que o enredo trata de um tema abstrato , mas , os saltos dados ao longo do texto não conseguiram interligar e nem apresentar pontos coerentes para uma sinopse .
Mais uma vez há de se destacar a falta de pontuação e os inúmeros erros de grafia e de tempo verbal apresentados ao longo do texto .



DESENVOLVIMENTO – 8 , 9

Novamente faltou sincronia entre a proposta e o desfile . O carnavalesco uniformizou o primeiro setor do desfile usando o sol em três alas , e todas com o mesmo propósito . Não houve criatividade nesse primeiro momento .
Não consegui entender a proposta do abre alas (ETS sambando dentro de vários planetas transparentes ) com um sol gigante com o número 29 dentro seguido por uma enorme onça  ( símbolo da escola ) com capacete de astronauta . Não houve ligação alguma com a ideia do carro ( representar os 365 dias e 6 horas ) .
Houve uma excessiva repetição de temas como nos setores 4 e 5 , que apresentaram a mesma proposta , deslocada em diferentes alas . Nenhuma alegoria representou concepção criativa e clara . O carro de número 2 é extremamente previsível . As fantasias também se apresentaram comuns , despidas de um aprofundamento no tema proposto .

EXPLORAÇÃO TEMÁTICA – 8 , 9

Infelizmente o autor não obteve êxito em sua tentava de carnavalizar um enredo de difícil leitura . No decorrer da setorização ficou visível a fragilidade de toda a proposta no decorrer dos setores .
A impressão que tive foi de que o enredo focou apenas nos acontecimentos importantes ocorridos no dia 29 e nas características de quem nasceu nesse dia . Faltou uma exploração maior durante toda a explanação apesar da pesquisa aprofundada feita pelo carnavalesco . Me incomodou a excessiva repetição de assuntos e a pouca criatividade setorial .


CONJUNTO ARTÍSTICO –  9

Parabenizo o jovem carnavalesco pela tentativa de apresentar esse enredo de forma clara , mas , que infelizmente se perdeu em suas próprias limitações temáticas . É louvável a iniciativa de tentar fugir do lugar comum ,mas infelizmente não foi vitoriosa essa tentativa  .
Faltaram argumentos , faltou criatividade , faltou uma boa revisão de texto e uma melhor divisão entre os setores .
No lado positivo eu destaco a boa vontade em criar a escola e desenvolver o tema . Espero que minhas notas lhe sirvam de lição para que possa melhorar e desenvolver os seus pontos fracos .


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