Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 16 de março de 2014

QUESITO APRESENTAÇÃO





QUESITO APRESENTAÇÃO

O quesito Apresentação é composto por 3 sub-quesitos, estes quesitos analisam a apresentação do enredo, ou seja, “a sua casca”, a Apresentação de um enredo é importante para valorizá-lo, atrair o interesse pela obra. É esperando um bom título, texto bom para leitura, um texto inicial sintetizado que apresente o que vem aí.
A nota do quesito é 7,0, cada sub-quesito valerá 1,0 ponto somando com a nota 7,0.

Sub-quesito Título (peso 1,0, nota mínima 0, nota máxima 1)
O título é o nome do enredo. Será o primeiro contato que teremos com o enredo, por isso ele é muito importante. O significado do enredo não precisa estar exposto explicitamente no título, o julgador deve se preocupar com o bom gosto, além disso esperamos que um bom título:

- Seja coerente com o enredo proposto;
- Criativo, evitando clichês;
- Gerar interesse, atraindo o público para prestar atenção no enredo;
- Não tenha erros gritantes de português.

Informações adicionais importantes sobre as questões levantadas:
- Um título deve ser coerente com o enredo, ou seja, não pode gerar confusões. Como por exemplo: “Os países da América Latina” e na verdade tratar-se sobre as cidades da América do Central, ou como em outro exemplo, usar um termo afro no título e na verdade ser um enredo indígena.

- Devemos cobrar um título criativo, evitando repetições (cópia idêntica de um título de enredo já conhecido), fórmulas já desgastadas como o tradicional “disso até aquilo”, que salvo algumas propostas coerentes é um dos maiores clichês que eu conheço.
- O julgador precisa ser receptivo as diferentes estilos e propostas, em via de regra um bom título é aquele que atrai interesse para o enredo, que pode ser de várias maneiras, grande, curto, ou apresentar algum tipo de reação positiva frente ao enredo, por exemplo, gerar curiosidade, ou exaltar o tema, ou ser bem humorado, enfim cada titulo terá a estratégia de conquistar os leitores.
- O concurso não é de redação, nem de normas da língua culta, mas esperamos que um título não contenha erros de português. O concurso recomenda uma certa tolerância com alguns termos coloquiais, palavras estrangeiras (se coerentes com o tema proposto), mas o julgador não deverá perdoar erros de língua portuguesa. Ex: “Eliz Regina.... Uma grande cantora” (Escreveu Elis com z e ainda utilizou quatro pontos de reticências, temos duas penalidades aqui).
- A ausência de título a nota é 0,0 no sub-quesito.

Sub-quesito Introdução (peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)
Esse quesito avalia a qualidade do texto de introdução, que é um texto logo depois do titulo e que deve cumprir a função de apresentar o enredo com base nisso o julgador deverá analisar a capacidade da introdução em:

- Gerar interesse pelo enredo
- Iniciar a explicação do que se trata o enredo, depois do título, esperamos começar a entender o tema, sua delimitação, mesmo que ainda não comecemos a ler o enredo propriamente dito, esperando visualizar a sua proposta, imaginar o que vem aí;
- Em casos específicos, se necessário é recomendado desfazer mal entendidos ou diferenciar-se de enredos já utilizados.

Informações adicionais importantes sobre as questões levantadas:
- Por sermos um concurso virtual em que os enredos são divulgados na internet e o texto do enredo é o principal, cobramos dos enredistas uma introdução. Esse pequeno texto, com alguns parágrafos deverá “introduzir”, apresentar sinteticamente enredo para a comunidade.  É quase como se perguntássemos para um presidente de escola ou carnavalesco, o seu enredo trata de que? O que vem por aí?

- Uma boa introdução fará uma apresentação resumida do enredo que pretende apresentar, não dá para a pessoa imaginada ficar meia hora explicando o que se trata o enredo, para só depois termos o interesse na leitura dele;

- O principal que devemos esperar de uma Introdução é ainda gerar o interesse no enredo, mas já iremos pensar em fazer mais cobranças, já é hora de termos uma ideia inicial do que se trata o enredo.

- O enredista não precisa começar a explicar em detalhes, a introdução deve ser encarada como o inicio, como diz a palavra é INTRODUÇÃO (se interar do que vem aí), teremos o depois o texto do enredo para isso saber de detalhes mais aprofundados.

- O tamanho da introdução não é fixo, imaginamos algo entre um parágrafo de duas páginas, o julgador deve analisar cada caso, temos exceções que podem fugir a regra. A introdução poderá ser um pouco maior se o autor resolveu fazer um pequeno resumo de todo o enredo ou decidiu fazer uma justificativa, demonstrando porque o seu enredo é importante. Recomendamos que o julgador seja compreensivo com as propostas e procure não pensar unicamente no tamanho da introdução e sim no conteúdo e capacidade de gerar interesse pela leitura de toda introdução e do enredo que vem aí.

- Na ausência de introdução, a nota do enredo no sub-quesito deve ser Zero
- A introdução do enredo não precisa estar necessariamente identificada com um título “Introdução”, o julgador deve reconhecer como o texto entre o título e a sinopse.

Sub-quesito Impressão Visual (peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)

Este quesito deve julgar a apresentação do texto do enredo, as fontes, tamanho de letra, cores, parágrafos, ilustrações que poderão ser apresentadas.
O concurso de enredos é a principio todo em texto, preto e branco, sendo facultativa a presença de ilustrações, letras coloridas, “efeitos especiais”. Todo o tipo de ilustração é por conta e risco dos autores dos enredos.

Assim temos duas propostas de Apresentação Visual para lidar: Texto simples e texto colorido ou ilustrado.

Em um texto simples o julgador deverá analisar:
- A apresentação e facilidade na leitura

Colorido ou ilustrado:
- A apresentação e facilidade na leitura
- A coerência das ilustrações e cores com o enredo

Informações adicionais importantes sobre as questões levantadas:
- Deve ser digno de nota máxima no quesito, um texto simplesmente “correto”, escrito em preto e branco, que apesar de simples, cumpriu a sua função. Pois o principal que o julgador deverá observar é a facilidade na leitura. Porém, considerando que um enredo também é arte, permitimos e aceitamos que os enredistas que assim desejarem possam recorrer a todo o tipo de ilustrações. Neste caso, o julgador deverá avaliar se o apresentado está coerentes com o enredo e se apresenta fácil leitura.

- O concurso não estabelece nenhum tamanho padrão de letra, cor, fontes. É livre. Não somos um concurso de monografia, nem sustentamos a ABNT, deixamos isto livre para o que os autores utilizarem os formatos que desejarem, simples ou não.

- Em quatro concursos realizados, e mais de 100 enredos participantes, já tivemos apresentações de enredos de todo o tipo: letras de tamanho gigante, fontes de cores amarelas, impossível de ler não? Se o julgador observar que é obrigado a mudar a formatação original do texto é sinal que este enredo merece sofrer penalidades neste sub-quesito.

- A respeito da coerência das fontes, letras, figuras com o enredo proposto, no caso dos enredos coloridos e ilustrados. É inconcebível, alguém fazer um enredo sobre a Glória Pires e colocar uma foto da Glória Perez, ou qualquer tipo de ilustrações, que geram dúvidas em relação com o enredo. Espera-se que as figuras tenha fácil identificação com o enredo proposto (texto anterior ou posterior) ou uma legenda que justifique, como no exemplo citado, uma Glória Perez faria em um enredo sobre a Glória Pires.

Sugestão de justificativa de nota para o quesito:
Como são 3 sub-quesitos é bom que o jurado deixe claro onde ocorreu a penalidade.
Ex: 9,8 (-0,9 pelo título: Justificativa, -0,9 pela impressão visual e justificativa). Se a penalização é única não é necessário, veja exemplos sugeridos:

Exemplo 1 (Nota total e depois nota no quesito que foi perdido a nota)
índia terra sagrada,terra abençoada!

APRESENTAÇÃO: 9,6. Erro primário.
TITULO: 0,6 Achei grosseiro escrever com letra minúscula o nome de um país. Ainda quando este é o enredo. E não tem justificativa, ainda mais por estar no começo do Título. A índia com letra minúscula para mim é aquela indígena e não o país Índia.

Exemplo 2: (Dando nota e justificando os 3 subquesitos)
DA MAGIA DE CLOW, AO AMOR DE SAKURA, A INCRIVEL HISTÓRIA DAS CARTAS CLOW
 
APRESENTAÇÃO: 9,3 Exagerou.
INTRODUÇÃO: 0,7 Faltou uma melhor explicação do que seriam as tais cartas, se isso era desenho ou cartas de jogo?
Título: correto nota máxima
I Visual: 0,6 Difícil leitura. Parágrafos gigantescos. Esse fundo amarelo com letras em vermelho detonou a visual do enredo.  


Exemplo 3 (Nota total e explicando onde o enredo perdeu ponto)


PÉTALAS E ESPINHOS

APRESENTAÇÃO: 9,8 (a justificativa do enredo pode ser melhorada, ainda está confusa para apresentar um tema tão bonito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores