Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

sábado, 15 de março de 2014

Enredos que disputaram antigos concursos.


 Alguns fragmentos encontrados sobre um enredo que participou do Concurso de Enredos. Tínhamos uma parte do antigo site dos enredos em que homenageamos e recordávamos enredos de sucesso que não ganharam o concurso. 

ATENÇÃO: A formação não é 100% compatível com o site atual. 

Campina Grande, a feira que virou Rainha no planalto da Borborema.  

Ficha Técnica:
Autor: RENÉ DUARTE MARTINS
Posição no Ranking dos Concursos: Nono colocado com 10 vitórias e 31 indicações.
CLASSIFICAÇÃO do Enredo: Sexto colocado do Primeiro Concurso com 294,5 pontos.
Inscrição: Décimo Terceiro Enredo. Terceiro enredo no Desfile dos Campeões.
Comissão de Frente: A corte dos Tropeiros à virgem campina que desabrocha...
Abre-alas: Descoberta e concepção do grande “Elo”
Casal de Mestre sala e Porta bandeira: A flor e o colibri
Bateria: Feira de Flores
Passistas: Ala 22: Feira de Frutas
Baianas: Ala 25: Bloco da Saudade
Velha Guarda: Ala 34: Os Tropeiros do Samba.
CARROS ALEGÓRICOS: 7.
ALAS34.

“Estala arreio marvado, embora burrama gema, quero rever os antigos tropeiros da Borborema...”

Foram Elogios para o enredo pelos Jurados do primeiro Concurso:
Tanto o título como a apresentação visual são impecáveis.
Tema fácil e criativo.
Homenageia uma bela cidade brasileira, não de maneira didática e usando a criatividade tema original.
Perfeito. Realmente a melhor exploração temática do concurso.
Enredo apresenta um tema interessante e de grande riqueza cultural.
Traz varias informações, sobre o enredo, bem organizado que vem a se confirmar nos carros e alas
Talvez uma das maiores surpresas do concurso. É um enredo que se mostra muito competente em todos os aspectos. Aproveitou-se todas as riquezas da região. Explorou o tema em todas suas possibilidades carnavalescas.  Não tenho duvidas que seria um grande desfile.
  Na era dos carnavais patrocinados acho que cairia bem em uma escola sim.
CAMPINA GRANDE:
Campina Grande foi o vice-campeão do Concurso do Netsamba e sexto colocado do Primeiro Concurso Brasileiro de Enredos e ainda vencedor de dois Dona Zica: Exploração Temática e Especial jurado Fábio Mangueira até morrer.
Deu para notar que depois desse apanhado de elogios nas justificativas dos jurados não sobrou muito coisa para se falar sobre esse enredo. Um enredo com Sinopse e Desenvolvimento fortes, com tema bem explorado, muito bem escrito. Um enredo que ficou em sexto lugar, mas que tinha condições de ser Campeão não só do Primeiro Concurso como de qualquer outro concurso de enredos.

Setor 1: “O grande elo”
Setor 2: A primeira feira – “O Grande Mercado”
Setor 3: “Essência da Alegria”
Setor 4: “Festejos Juninos”
Setor 5: “Feira Central”
Setor 6: “Capital da Cultura”
Setor 7: “Rainha da Borborema”
Século XVII, na discrepância existente entre sertão e litoral, da diversidade de culturas que variam do gado sertanejo à cana plantada no solo massapé, surge a necessidade de descobrir um elo que possibilite o encontro entre a “fartura” da capital e a força da pecuária sertaneja, mas como unir em um único lugar terras tão distantes, desconexas?
Tropeiros vagueiam trazendo no lombo de suas mulas as especiarias nordestinas...é rapadura, mel, cana, açúcar...é um pouco de “lordeza” a ser comercializada com a gente do interior. Na caça por um pouso surge no alto do planalto da Borborema, banhada pela virgindade de uma campina, reluzente e formosa...uma terra mágica...uma virgem promissora, a “flor da paraíba”, guardada a sete chaves para aqueles que resolvessem conquistá-la com doçura...e assim foi feito. Os bravos tropeiros cortejaram a virgem e ao conquistá-la fecundaram aquele chão com o brasão do comércio.

Parabéns! Campina Grande! Parabéns René Duarte pelo Grande Enredo.
 Dentre 57 enredos foi o enredo escolhido para ser o enredo Homenageado no mês de Novembro!

Campina Grande é um enredo que ainda não está no site do Terceiro Concurso. O enredo encontra-se disponível apenas no site da Intermega. Mas em breve já estará aqui no Geocities.

ENREDO HOMENAGEADO NO MÊS DE DEZEMBRO
SOUL BLACK, SOUL POWER,  SOU NEGRO, SOU DO RIO:
ESTAMOS AÍ, E A ESTÓRIA CONTINUA...
“Eu sei que aqui não dão diploma ao sofrimento ,
 mas o equilíbrio vem no tempo e é muito lento.
Cante, que eu não sei se você sabe, mas a musica é uma Santa.”

FICHA TÉCNICA:
Autor: Marcelo Prates
Posição no Ranking dos Concursos: Décimo primeiro Colocado com 7 vitórias e 28 indicações.
Classificação do Enredo: Oitavo colocado do SEGUNDO CONCURSO com 298,9 pontos.
Prêmios: 4 Dona Zicas nas categorias: Enredo que dá samba, Especial, Destaque com o jurado Érico, Destaque com a Jurada Letycia.
Inscrição: Enredo afilhado da Portela. Sétimo enredo inscrito no Segundo Concurso.
Comissão de Frente: Mensageiros da Etnia Afro aos povos americanos
Abre-alas: AFRICA, MATRIZ DA CULTURA, RAIZ DAS AMÉRICAS.
Casal de Mestre sala e Porta bandeira: Expressão Cultural africana
BATERIA: Os  donos do baile
Ala de passistas: Lírios negros
Baianas: A mãe África visita a América
Velha Guarda: Ala 48 Tradicional. 
CARROS ALEGÓRICOS: 6
ALAS48

riquíssimo e muito bem elaboradoQue bela é a impressão visual desse enredo! O autor utilizou as caixas de texto que muitos utilizaram em seus enredos, só que de maneira correta e simples.  
Titulo tudo de bom! Muito bem montado e passa todo o espírito do enredo.
 Introdução - Ótima destaca desde o inicio que o enredo é uma homenagem ao Movimento Black Rio, destacando toda a contribuição cultural desse.  
com certeza se for bem trabalhado um grandioso desfile se formaria, 
Ótimo tema, ótima exploração, merecedora de nota 10!    
É um belo enredo. Que seria muito interessante ver na avenida.
Daria um desfile muito rico visualmente, com um samba alegre, exaltando a cultura negra de uma maneira totalmente diferente e nova. Parabéns ao autor pelo cuidado que teve com as alas especiais que vieram muito bem dentro do enredo.  
Desenvolvimento, linear, passa muito bem a história do enredo, mostrando o desejo que o autor tem no setor 1 de mostrar algo diferente sem ser orixás para falar de África,a bela exaltação aos lideres negros, e a ultima alegoria muito bela. Parabéns ao autor, pelo desenvolvimento !  
 É um enredo que merece esse 10,0. É um tema interessante. Com grandes momentos, soube exaltar o negro de uma maneira inteligente, sem desmerecer as outras raças. O autor está de parabéns.
Ótimo argumento, que proporciona uma ótima leitura a todos que se interessam pelo tema, além de tudo dando uma boa base para um desenvolvimento criativo.
Esse enredo é maravilhoso, daria um desfile lindo, exaltando o Movimento e as pessoas num todo! Parabéns ao autor pela criatividade do enredo.

SOUL BLACK, SOUL POWER,  SOU NEGRO, SOU DO RIO:
ESTAMOS AÍ, E A ESTÓRIA CONTINUA...

    Esse enredo enfrentou grandes desafios, falar de um assunto já explorado tantas vezes e mesmo assim apresentar algo de novo, lidar com um assunto complicado como é o preconceito com muito bom gosto, sem extrapolar.    Premiadíssimo com 4 Dona Zicas, destaque com os jurados Érico e Letycia e ainda vencedor na categoria de Enredo pronto para samba enredo e prêmio especial pela criatividade.

INTRODUÇÃO DO ENREDO: 
                                    Este enredo quer prestar uma sincera Homenagem ao Movimento Black Rio, o qual teve importância vital como forma de resistência dos afro-descendentes na tentativa de resgatar a identidade étnica e cultural perdida com a diáspora africana.  Tentaremos rememorar a capacidade de mobilização, de organização do Movimento possuidor de uma dinâmica própria acionada pelo “soul music”, trilha sonora dos movimentos negros pela conquista dos direitos civis. O Movimento mudou valores e padrões de comportamento dos afro-descendentes criando a estética própria na maneira de vestir-se e no jeito de pentear-se, assumindo a imagem que tinham de si mesmos sobretudo na aceitação do cabelo crespo, no sentido “black power”.Os adeptos  do Movimento Black Rio eram submetidos às revistas policiais, onde até seus cabelos eram examinados, sendo que muitos deles foram chamados a depor no DOPS. De forma pacífica, mas não submissa, resistiram.A partir do Movimento foram criados espaços para aqueles  que eram barrados nos bailes da vida, passarem a ser os donos das festas.Enfim, o Movimento Black Rio permitiu uma leitura da identidade cultural do negro brasileiro fazendo surgir a partir dos anos 70, organizações voltadas as questões das comunidades negras.A importância deste movimento, reside na certeza de que temos o direito a viver a própria vida, de sermos únicos e diferentes enquanto iguais a todos.Estamos ai, mas a estória continua.

Marcelo Prates
Explicação inicial dos setores do enredo:
1º SETOR: AFRICA, MATRIZ DA CULTURA E DA ARTE DO SAMBA E DO ROCK – SUA RAIZ É ETERNA E PROJETADA PARA O FUTURO DAS AMÉRICAS.
Neste setor o continente africano em seu esplendor quanto as suas belezas naturais, demonstrando ser a raiz das Américas que também estará representada no Setor, através dos diferentes ritmos musicais herdados da arvore mãe.
2º  SETOR : ANOS REBELDES ( COM CAUSAS)  -  Neste setor, mostraremos os ideais de luta dos povos negros em busca do restabelecimento de sua auto estima e seu lugar ao sol; exaltaremos figuras lendárias de movimentos negros, que plantaram em todo os povos pretos do mundo, a busca pela consciência social, visando  alcançar os seus direitos civis, através valorização da cultura negra).
3º SETOR: DO MOVIMENTO NEGRO AO NEGRO EM MOVIMENTO – Neste Setor  o negro civilmente organizado em busca dos seus direitos civis, políticos e culturais
4º SETOR: BLACK IS BEAUTIFUL – Exaltaremos a Beleza Negra em toda a sua plenitude, a influência do negro na moda, nos costumes, na vida do cotidiano da população.
5º Setor: NOS BAILES DA VIDA, SUINGANDO COM A ALEGRIA – Serão abordados as festas e musicas que marcaram o Movimento, os locais em que se a para dançar, tendo como referencial o Renascença Clube, onde tudo se iniciou . Mostraremos através de alas, grandes sucessos musicais da época que até  hoje ainda são referencia quando se fala em black music brasileira .
6º SETOR: O TEMPO PASSOU E EU ME ADAPTEI - Neste  setor, iremos retratar que todo o resultado daquele Movimento de 69, está sendo revivido através das novas estéticas oriundas da Revolução Black Rio, a exemplo dos raps que cantam e denunciam os males que a raça negra ainda sofre na sociedade atual, retrataremos os grupos de dança de rua, dos grafiteiros, enfim, as formas de arte que estão sendo mostradas ao mundo todo hoje, mas que continuam com o espírito de reinvidicação do passado


A ÓPERA DO BRASIL, O BÊBADO E A EQUILIBRISTA.
Leia com atenção uma das maiores ( talvez a maior) Introduções da HISTÓRIA DE TODOS OS CONCURSOS DE ENREDOS:


1.       INTRODUÇÃO
"... E tanta gente que partiu, num rabo de foguete..."
SAUDADE
Saudade dessa gente que partiu e deixou saudade. Por ter tanta saudade, nossa escola vem homenagear nesse espetáculo, um grande clássico da MPB, que canta a ópera desse povo sensacional, O POVO BRASILEIRO, nos papéis principais de bêbado e a equilibrista. Saudade também da grande intérprete desse clássico, ELIS REGINA, A Pimentinha, que partiu num rabo de foguete e volta esplendorosa na cauda do cometa para interpretar novamente o seu maior sucesso
Embalando essa ópera do Povo, Elis volta para contar a saga de um povo que sofreu os horrores de um dos períodos mais nebulosos da historia brasileira, A DITADURA. Vem cantar em forma de samba enredo O BÊBADO E A EQUILIBRISTA, música de JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC. Música esta que numa metáfora belíssima conseguiu traduzir de uma maneira emocionante o sentimento do povo que viveu uma fase negra da nossa história, tornando-se praticamente um hino pela anistia
Na poesia dos versos dessa música, pode se notar em cada estrofe, um pouco da alma, da vida, do povo, do coração dessa gente que perdeu seus entes para a ditadura. Na voz de Elis, a essência dessa alma foi levada a todo o Brasil numa interpretação que tocou o coração de cada um.
Abrem-se as cortinas, sejam bem vindos a mais um espetáculo do Povo, que conta, que encanta e canta sua história nos braços do carnaval, e você POVO BRASILEIRO é o protagonista principal e o convidado especial deste espetáculo.

A ÓPERA DO BRASIL, O BÊBADO E A EQUILIBRISTA.
Enredo Homenageado no mês de Março/Abril.
Golpe Militar de 64, um assunto que neste momento está com grande destaque, mais um motivo para exaltar esse mês esse brilhante enredo que disputou o Primeiro Concurso.

A PALAVRA DOS JURADOS:
É um grande enredo. Pelo conjunto merece essa nota.
Introdução perfeita. O autor soube retratar seu enredo e apresenta-lo ao público, verdadeiramente como um enredo deve ter. Título e impressão visual muito bons. No geral, o quesito foi excelente.
Ótima sinopse me fez acreditar num grande desenvolvimento!!!
Exploração temática correta e cativante.
Enredo original, criativo, muito bem abordado. Excelente em sua essência
§         setores bem definidos
Perfeito. Com destaque para a cativante introdução, no mínimo brilhante!
Tema riquíssimo, cultural e inovador.
FICHA TÉCNICA
AutorRangel Matos
Posição no Ranking dos Concursos22º Lugar com 2 vitórias e 21 indicações
Classificação do Enredo7º Colocado com 292,8 pontos
Inscrição3º enredo enredo inscrito no Primeiro Concurso, 2º enredo no desfile dos Campeões do Primeiro Concurso.
MadrinhaGrande Rio
Comissão de Frente O Bêbado
Abre-alasA volta da estrela – No rabo do Cometa
Casal de MS e PBO carnaval – A ópera do povo
BaianasA ESPERANÇA
BateriaCoração do povo brasileiro
PassistasArtistas da ópera do povo
Velha GuardaAla 30 Fechando a escola, a velha guarda comemora a volta por cima do país... trazendo bandeiras do brasil na mão, mostrando nosso sentimento de Patriotismo.
Carros Alegóricos7
Alas30
Prêmios
COMENTÁRIO CRÍTICO: ( texto retirado do enredo)
NOVAMENTE JOÃO BOSCO SE VALE DOS RECURSOS DO SAMBA DE ENREDO PARA CONSTRUIR UM DOS MAIORES MONUMENTOS DA MPB: O BÊBADO E A EQUILIBRISTA!
MODERNÍSSIMO, MESMO PARA OS DIAS DE HOJE, ELE SE VALE DE TÉCNICAS EXPRESSIVAS DO TROPICALISMO RADICAL QUE CARACTERIZA BOA PARTE DE SUA PRODUÇÃO PARA RETRATAR OS ANOS DE CHUMBO NO BRASIL.
A PRIMEIRA ALEGORIA É DEMOLIDORA: “CAÍA A TARDE FEITO UM VIADUTO”, REFERÊNCIA PROVAVELMENTE AO DESABAMENTO DO ELEVADO PAULO DE FRONTIN QUE SE ESCREVEU NA ALMA NACIONAL COMO SÍMBOLO DE INCOMPETÊNCIA ASSOCIADA A CORRUPÇÃO DO PERÍODO, DESSA FORMA MOSTRA O MODO ABRUPTO DESSE “CAIR DA TARDE”, QUE TAMBÉM É ALEGÓRICO E SE REFERE AO FIM DAS ESPERANÇAS, IDÉIA REFORÇADA PELO
 BÊBADO DE LUTO, QUE LEMBRA CARLITOS – UM ÍCONE DA LUTA EM FAVOR DOS OPRIMIDOS E DOS HUMILDES EM TODOS OS TEMPOS E LUGARES.
ESSE BÊBADO DEBOXA DA “NOITE DO BRASIL” , UMA PÁTRIA QUE CHORAVA OS QUE ESTAVAM EXILADOS (NUM RABO DE FOGUETE) , CHORAVAM AS MULHERES E MÃES (MARIAS – MÃE DE HENFIL E BETINHO- E CLARISSES – ESPOSA DE VLADIMIR HERZOG) .
MAS COMO O SHOW TEM QUE CONTINUAR, A ESPERANÇA DE SOMBRINHA (IMAGEM PUNGENTE DA FRAGILIDADE DAS ESPERANÇAS BRASILEIRAS NAQUELE MOMENTO) DANÇAVA NA CORDA-BAMBA E A CADA PASSO ENTRAVA EM RISCO! MAS “AZAR” A ESPERANÇA DO POVO SABE QUE É ASSIM MESMO QUE ANDA E SEGUE SEU SHOW QUE TEM QUE CONTINUAR!
MELODIA PERFEITA PARA UMA LETRA QUE É DE TIRAR O FÔLEGO! O SAMBA DE ENREDO PODE VIR ATÉ ESSE PONTO ALTÍSSIMO E PODE IR AINDA MAIS LONGE, DESDE QUE OS SAMBISTAS DEIXEM O MEDO DE LADO E OUSEM CRIAR!
Autor: Rangel Matos
             rsilva@embratel.com.br.  

* Agradeço pela oportunidade de estar expondo meu trabalho.
 1
 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores