Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Enredo 1203: O Samba é meu pastor e nunca me faltará

TÍTULO
O Samba é meu pastor e nunca me faltará

JUSTIFICATIVA/INTRODUÇÃO
Aproveitando o tema religioso proposto, a Mortalha de Turim, e a polêmica discussão para o carnaval do ano que vem pelo prefeito evangélico da cidade do Rio de Janeiro, nossa escola decidiu se inspirar nisso e tentar mostrar que o Samba é também uma religião para muitos.
Apesar de não mergulharmos na ideia dada, sobre a Mortalha de Turim, o famoso pano que cobriu Jesus Cristo após sua crucificação, e que deixou suas feições marcadas nele, traremos as marcas que fazem do Samba uma religião que se impõe e que faz alguns devotos, como nós.
Tudo isso é inspirado numa grande brincadeira, mostrando que tudo pode virar carnaval e o quanto o Samba respeita qualquer tipo de religião. O Samba deve ser respeitado como uma instituição que eleva a alma de todos e que por conta disso, faz devotos e gente que é apaixonada pelo carnaval, assim como nas diversas religiões.
Com o intuito de brincar o carnaval celebramos o Samba como algo espiritualmente maior e rezamos para que seu espírito evolua junto e você seja pastoreado pelos baluartes e pelos sambas enredos que nos conduzem a esta história diferente, fugindo um pouco do tema proposto, mas fazendo com muita alegria e descontração.
Grato pela atenção!
Aleluia irmãos!
Amém!

Fábio Granville
SINOPSE

Minha fé está no samba no pé. Sou sambista e vou para o Samba, pois lá é o meu lugar. E Ele nunca me faltará. O Samba eleva minha alma e me faz alguém melhor. Por isso, fui batizado em Seu altar. O Samba é meu pastor, minha santidade, meu orixá. Ele é minha bênção.

O Samba faz milagres. Acaba com tristezas, faz flutuar os passistas pela avenida, como anjos pelo céu, dá um ar de divindade ao casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, o luxo religioso bailando com nosso manto mais que sagrado. Faz da bateria a Mortalha de Turim, o Santo Sudário do Samba. Sua identidade. Mesmo o Samba sendo crucificado por muitos, é a bateria que deixa marcas milagrosas no pano que é nossa alma, sem deixar o samba morrer. O samba abençoa a vida de todos os trabalhadores que fazem o carnaval acontecer. Aleluia irmãos. O Samba a todos acolhe, não faz distinção. Ao Samba, todos podem se religar. Do pobre ao rico, da favela às mansões, das diversas raças e costumes. Sem senões. O Samba integra a todos e forma uma legião de devotos fervorosos nesse palco abençoado que é a Marquês de Sapucaí, onde fazemos, de ano em ano, uma procissão sem igual. Uma festa em nome do Samba, que é divino e imortal.

O Samba também tem citações memoráveis em diversos sambas enredos, nossas verdadeiras orações. Passagens melódicas que provam ser mantras sagrados. São passagens marcantes do livro do carnaval. Assim como as histórias dos incríveis sábios da velha-guarda, que guardam e resguardam o que ficou na história. As queridas mães baianas, com um coração enorme e amor para dar e vender. Toda uma comunidade guerreira que é pau pra toda obra. Samba alimenta nossa fé, bem como as famosas feijoadas. Tudo em nome do Samba. Em nome de um carnaval que não se apaga dentro de cada um de nós o ano inteiro. Um carnaval que não se vende a dízimos ou a macumbas. Ao Samba sou devoto sem ganhar dinheiro ou ter que dar algo em troca. Visto a fantasia e brinco. Ninguém tem ou terá capacidade de tirar esse espírito divino que o Samba transborda em mim e em muitos. Muitos que estão entre nós e por muitos que já se foram e deixaram muita saudade.

Meu Samba é abençoado e toca profundamente o meu coração.
O Samba é minha religião.

Fábio Granville

DESENVOLVIMENTO

SETOR 1
EM NOME DO SAMBA, AMÉM!
Neste setor iremos pastorear e levar vocês ao Samba, essa religião que agrega a todos em um grande sincretismo.

COMISSÃO DE FRENTE
O Samba é meu pastor!
12 componentes, sendo um vestido de terno, chapéu de malandro e os outros com fantasias de ovelhas, que em certo momento cairiam no samba.

ABRE ALAS – CARRO 1
Samba sincretizado
Neste carro queremos mostrar que o Samba aceita qualquer tipo de religião. Teremos um carro bem colorido, com representantes de todas as religiões, caindo no samba
SETOR 2
MILAGREIRO
Neste setor mostraremos o quanto o samba nos deixa marcas, como as que Jesus deixou na Mortalha de Turim, e o quanto nos dedicamos à esta “religião”

ALA 1
Sorriso!
Ala representando o jeito do samba nos deixar sorridentes. Faremos uma homenagem ao gari Sorriso, que é cheio de alegria e simboliza também a “limpeza” da tristeza

ALA 2 (PASSISTAS)
Angelical
Ala representando o bailado dos passistas que flutuam ao sambar. São os anjos do samba

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
Luxo religioso
Os dois representarão a riqueza desta “religião”, com fantasias bem luxuosas em tons dourados.

ALA 3 (BATERIA)
Mortalha de Turim
A bateria representará o pano da nossa alma, que é marcada pelo Samba.

ALA 4 (COREOGRAFADA)
Bênção à todos
Do Zé Pilintra e Nega Maluca ao Pierrot e Colombina. Ala dividida por fantasias desses dois casais, num grande bailado, seja no requinte da comédia del´arte aos representantes do povo.

ALA 5 (COREOGRAFADA)
Fervorosos
Esta ala representará os fiéis que vão aos ensaios, toda semana para garantir sua fantasia e dar seu sangue à escola.

CARRO 2
Procissão do Samba
Este carro representará o lugar da procissão maior que acontece todos os anos, o desfile da escola de Samba. Será um carro representando o sambódromo e todas as escolas de Samba que fazem parte dessa grande parada de fé e amor pelo Samba.

SETOR 3
Memória sagrada
Neste último setor trataremos sobre o Samba ser algo maior, iluminando-nos espiritualmente, principalmente por conta das pessoas que fazem parte desse Universo

ALA 6 (COMPOSITORES)
Parábolas melódicas
Esta ala representará os compositores e seus sambas que são verdadeiros cânticos de amor ao pavilhão de cada escola.

ALA 7 (VELHA GUARDA)
Apóstolos do Samba
Esta ala representada pela Velha Guarda, verdadeiros baluartes que detém os conhecimentos de todas as histórias do mundo do Samba.

ALA 8 (BAIANAS)
Amor ao próximo
Esta ala das baianas representa o amor ao Samba e ao próximo. Pessoas sempre dedicadas e com um coração maior que o mundo.

ALA 9
Fé que alimenta
Ala representando o alimento mais servido nas quadras e que também serve de alento, não só para o corpo mas também para a alma, alimentando nossa fé.

ALA 10
Espírito: Sambo!
Ala representando que o samba eleva nossa alma e nosso estado de espírito.

CARRO 3
Alguns deixaram saudade...mas não deixe o Samba morrer
Carro representando uma reunião de artistas que infelizmente já se foram, mas que deixaram sua história no mundo do Samba. Pessoas que olham por nós e  nos fazem perceber que podemos ir, mas o Samba nunca irá morrer, afinal, esses todos que já se foram, deixaram uma legião de devotos cujo samba é sua religião.

FIM
AUTOR DO ENREDO

Fabio Granville
36 anos
Professor
Santista
Espírita

CONTATO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores