Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

JULGADOR: CHRISTIAN GONÇALVES VIDAL DA FONSECA

JUSTIFICATIVA DAS NOTAS
      JULGADOR: CHRISTIAN GONÇALVES VIDAL DA FONSECA

1    -“ CARIOCAS” DA GEMA
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Título sem criatividade, apropriando-se de clichê para composição do título;
Visual:(0,7)
·         O autor não teve cuidado na formatação do texto tendo entre os parágrafos os espaçamentos incorretos.
·         (-0,1) Desnecessária a seguinte passagem “Um aviso ao povo carioca e aos demais cidadãos deste país: mesmo com a violência que assola nossa cidade, o Rio de Janeiro continua lindo...”, ficando deslocada de forma inadequada.
·         (-0,1) Introdução confusa, num primeiro momento parece que Chico Buarque e o Rio serão representadas de formas distantes.
 Introdução:(0,9)
·         (-0,1) Espaçamento inadequado, poluindo visualmente o enredo;
NOTA: 7+2,5=9,5

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         (-0,1) A sinopse do enredo inicia-se de forma complexa, de difícil compreensão;
·         (-0,1) O primeiro parágrafo está confuso, de difícil leitura;
NOTA: 9,8


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
(-0,0) O autor nos trouxe uma explicação das alas de forma geral, ilustrando as alas com desenhos scaneados.
(-0.1) Infelizmente incoerência na fonte, pois os setores I,II,IV,V,VI,VII,VII estão com a fonte “Times New Roman” e o setor III está com a fonte “calibri (corpo)”.
NOTA: 9,9


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
(0,4) O tema tenta ser inovador trazendo a figura de Chico Buarque, porém cai em clichês como o título. Tenta estabelecer um paralelo, porém não consegue deixar claro se a história do Rio será contada através das canções de Chico Buarque, retratando a cidade como simples ilustração.
NOTA: 9,6


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
(-0,3) Acredito que esse enredo com alguns ajustes poderia até se inscrever em alguma liga virtual e disputar o título. Acho que ainda falta esclarecer o enredo, está confuso. O espaçamento dificulta a leitura do enredo. A explicação das alas poderia ter sido feito uma a uma, porém não descontei nota sobre esse ponto. As fantasias estão de parabéns, carnavalesco demonstrou talento.
NOTA: 9,7

2- Toda África que há no Brasil
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,6)
·         O título “Toda África que há no Brasil” é generalizante, nem criando cem enredos diferentes alguma escola de samba conseguiria falar de toda África que há no Brasil;
·         Para quem pretende falar sobre toda a África no Brasil, não consegui compreender direito a relação do desenvolvimento com o título;
Visual:(0,7)
·         Não há necessidade de usar na introdução tamanho da fonte nº 16;
·         Apesar de não gostar do título, parabenizo quem fez a logomarca do enredo;
·         Espaçamento inadequado entre as linhas.
Introdução:(0,4)
·         (-0,1) Generalizante;
·         (-0,2) Reprodução do senso comum sobre a África;
·         (-0,2) Não traz nada daquilo do que já estamos acostumados a ouvir da África;
·         (-0,1) Faltou ousadia, criatividade, inovação;
NOTA: 7+1,7=8,7

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         (-0,1) Os dois primeiros parágrafos ficaram regulares, porém o desconto de um décimo vai pelo motivo de por se tratar de um tema complexo, faltou algum autor que pudesse fundamentar o que o autor do enredo está querendo nos passar;
·         (-0,5) O parágrafo de número quatro ficou muito extenso, sendo que tem alguns pontos que poderiam ser cortados. Essa parágrafo falou sobre religião e foi todo usado sem nenhuma referência bibliográfica, dando impressão que você nasceu sabendo sobre todas as relações dos santos católicos com a umbanda.
·         (-0,8) Para quem tinha a proposta de demonstrar toda a África que há no Brasil, o desenvolvimento deixou muito a desejar, sem contar que não aparece nenhuma referência bibliográfica no desenvolvimento. Simplesmente o enredo ficou sem amarração, apenas foi jogado diversos itens sobre a cultura africana que já conhecemos sem trazer quase nenhuma novidade.
NOTA: 8,6


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         O casal de MS e PB vem com a representação de Chica da Silva e o contador de diamantes João Fernandes, sendo que no enredo em nenhum momento eles são explorados;
·         Alas 03, 04, 05 e 06 poderiam em uma ala sintetizar tudo;
·         Setor 02 totalmente sem criatividade, simplesmente com uma passagem apagada;
·         De uma forma geral, as argumentações para as alas e os setores são fracos, sem consistência, sem fundamentação.
·         De forma geral, a nomeação das alas são genéricas, sem criatividade.
·         Com a proposta inicial de demonstrar “Toda África que há no Brasil”, ela de fato só vai ser representada no último setor, demonstrando falta de objetividade do enredo.
NOTA: 8,8


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema África sempre é rico, porém foi retratado de forma apagada, sem criatividade e reproduzindo o que o senso comum já sabe sobre a África. A exploração da temática foi feita de forma simples.
NOTA: 9,0


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Acredito que esse enredo está longe de entrar para alguma competição de carnaval virtual ou outros. Primeira coisa que deve ser alterada é o título do enredo, um título generalizante. A introdução comete falhas de espalhar o senso comum. A falta de referência bibliográfica enfraqueceu a riqueza da obra. Os setores, os argumentos, os nomes das alas, demonstram um enredo fraco, sem criatividade e reprodutor do que já sabemos da África. Faltou ousadia do autor do enredo.
NOTA: 8,5



3- Xamãs, pássaro da noite, senhoras da cura.
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         (-0,1) O título do enredo ele é diferente do que estamos acostumado a ver, porém não nos traz curiosidade em nos aprofundarmos.
Visual:(0,8)
·         O visual está prejudicado pelo fato de ser um enredo cujo direcionamento estava ligado a LIESV, isto é, o autor não teve o cuidado de preparar layout para o concurso de enredo.
Introdução:(1,0)
·         (-0,0) Deixa claro o que será abordado, dá voz as mulheres. Parabéns.
NOTA: 7+2,7=9,7

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         (-0,1) Acredito que o enredo está bem amarrado, demonstrando quais foram as referências usadas, parabenizo o autor. Porém, poderia ter explorado a partir das referências, citações para legitimar o que ele estava narrando.
NOTA: 9,9


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Independente de alguns pontos que achei confuso na explicação do enredo, ele parece ser fruto de uma longa pesquisa. Parabéns.
NOTA: 9,9


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Um tema diferente, com exploração recheada de conteúdo e de uma rica pesquisa.
NOTA: 10


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         De forma geral um bom enredo, já deu carnaval na liga do carnaval virtual, demonstra um conjunto rico, bem amarrado.
NOTA: 10





4- Pequeno Burguês da Vila
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Mesmo não tendo tanta coerência o desenvolvimento do enredo, o título parece apropriado, fácil leitura.
Visual:(0,4)
·         (-0,1) Espaçamento inadequado;
·         (-0,3) Ilustra o arquivo com diversas imagens do Martinho da Vila retiradas da internet, porém não sendo referenciadas;
·         (-0,2) Visual sem cuidado estético.
Introdução:(0,4)
·         (-0,6) Falta do uso das referências, simples, sem criatividade, sem objetivo, sem foco, sem intencionalidade.
NOTA: 7+1,8=8,8

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Uso de um dos trechos do samba de Martinho da Vila sem o uso das aspas. A fala de uma forma geral parece algum tipo de discursos, porém faltou referencias, faltou coerência, faltou uma explicação melhor;
·         Faltou ousadia, criatividade, inovação, enredo confuso;
NOTA: 8,5


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         De forma geral, faltou criatividade, ousadia, riqueza poética, escrita. Faltou argumentos para sustentar o nome das alas. Sendo que os nomes das alas ficaram sem criatividade. Falta do uso de referência, uso de trechos do samba sem aspas, sem referência.
NOTA: 8,5


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Martinho da Vila é um grande compositor e um ótimo tema como enredo. Porém ficaria decepcionado se isso fosse apresentado a ele. O texto foi explorado de forma magra, isto é, faltou rechear com mais estudos e pesquisa. Esse enredo parece que foi criado em 10 minutos, feito com pressa. Faltou referências, faltou ousadia do autor do enredo. Poluição visual, imagens retiradas da internet sem referências.
NOTA: 8,4


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Acredito que esse enredo está longe de entrar para alguma competição de carnaval virtual ou outros. Faltou carnavalizar mais, rechear os setores. O conjunto se demonstrou sem consistência e sem legitimação nenhuma.
NOTA: 8,5


5 – Bem vindos ao paraíso de Chloe...
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,8)
·         Mesmo com uma introdução confusa e uma sinopse irregular, consegue-se compreender o enredo, porém o uso do “:B” fica desnecessário no título.
Visual:(0,4)
·         (-0,1) Espaçamento inadequado;
·         (-0,3) Ilustra o arquivo com algumas imagens possivelmente retiradas da internet, porém não sendo referenciadas;
·         (-0,2) Visual sem cuidado estético.
Introdução:(0,5)
·         (-0,2) Falta do uso das referências.
·         (-0,3) Introdução confusa, sem nexo, sem objetivo, sem um foco.
NOTA: 7+1,7=8,7

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Totalmente confuso, sem nenhum norteamento, sem direcionamento. Uso indevido de novos parágrafos.
·         Faltou ousadia, criatividade, inovação, enredo confuso;
NOTA: 8,5


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         De forma geral, assim como enredo sobre Martinho da Vila, faltou criatividade, ousadia, riqueza poética, escrita. Faltou argumentos para sustentar o nome das alas. Sendo que os nomes das alas ficaram sem criatividade. Falta do uso de referência, uso de trechos do samba sem aspas, sem referência.
NOTA: 8,5


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Tema confuso, sem nexo, não consegui até agora compreender.
NOTA: 8,0


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Acredito que esse enredo está longe de entrar para alguma competição de carnaval virtual ou outros. Faltou carnavalizar mais, rechear os setores. O conjunto se demonstrou sem consistência e sem legitimação nenhuma.
NOTA: 8,5

6- Deixo a praça e caio na folia...
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Título faltou algo que atraísse mais o leitor;
Visual:(0,7)
·         (-0,2) O autor não teve o cuidado de preparar layout exclusivo para o concurso de enredo, simplesmente usou seu artigo para inscrever no concurso de samba enredo.
·         (-0,1) Faltou carnavalização do arquivo.
Introdução:(0,6)
·         (-0,4) Uso em excesso de referências, faltou carnavalizar mais.
NOTA: 7+2,2=9,2

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Faltou carnavalizar mais, a escrita do enredo através do recurso acadêmico prejudicou o desenvolvimento da explicação e de outros elementos.
·         Diversos momentos o “artigo-enredo” saia do seu foco;
·         Fazia viagens longas, faltava objetividade e carnavalização.
NOTA: 9,1


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         A forma com que foi composto o desenvolvimento, o cronograma, planejamento da escola ficou de forma estranha;
·         Faltou carnavalizar mais esta parte, ficando difícil a visualização da escola na avenida;
·         Faltou melhor argumentação e estruturação.
NOTA: 8,9


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Tema explorado de forma longa, parecia não acabar mais, sendo que faltou ser mais objetivo sobre o tema proposto.
NOTA: 9,4


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         De forma geral, foi nesse ponto que esse “artigo-enredo” mais falhou, na carnavalização.
·         Descaracterização de uma estrutura de desfile;
·         Conjunto longo demais, faltou poder da síntese.
NOTA: 8,2
7- Terra Australis...
QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Título faltou algo que atraísse mais o leitor;
Visual:(0,7)
·          (-0,1) Faltou carnavalização do arquivo;
·          (-0,1) Faltou espaçamento entre linhas adequado, uso de parágrafo justificado;
·         (-0,1) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(0,8)
·         (-0,1) Esqueceu de usar o verbo “é” em vez de “e” na frase da primeira linha da introdução: “A pretensão do enredo e contar a história...”;
·         (-0,1) Introdução morta, sem algo que empolgue.
NOTA: 7+2,4=9,2

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Enredo sem algo que possa chamar atenção;
·         Enredo que cumpre o básico, falar sobre alguns aspectos de um imenso país;
·         Faltou ousadia do carnavalesco para introduzir elementos diferentes no enredo;
·         Faltaram referências bibliográficas para legitimar o que o autor falou sobre o enredo;
NOTA: 9,3


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Faltou argumentação, rechear a estrutura da escola;
·         Estrutura desconfigurada, falta de explicação ala a ala, falta de explicação dos setores, falta de criatividade no nome das alas. Imagens utilizadas no meio da estrutura do desfile sem referência bibliográfica.
NOTA: 9


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema Austrália poderia ser melhor explorado, faltou ousadia, faltou criatividade, faltou pensar de forma diferenciada. O tema ficou na reprodução do senso comum.
NOTA: 9,2


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Nada está perdido, o tema do enredo não é ruim, então podemos visualizar algum tipo de carnavalização;
·         O conjunto da obra é que complica, faltou fundamentações, criatividade e ousadia.
NOTA: 9,3

8- Passeando em Belém

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,8)
·         Eu até daria 10 por esse título, se o desenvolvimento viesse sintetizado e trazendo pequenos aspectos culturais de Belém. Porém, o passeio proposto pelo autor por Belém é longo, então desconto aqui dois décimos.
Visual:(0,4)
·          (-0,1) Faltou carnavalização do arquivo;
·         (-0,1) Faltou cuidado estético no enredo;
·         (-0,2) Faltou espaçamento entre linhas adequado, uso de parágrafo justificado;
·         (-0,2) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(0,9)
·         (-0,1) Essa introdução não me consegue te levar a passear por Belém. Faltou melhor argumentar.
NOTA: 7+2,1=9,1

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Enredo sem algo que possa chamar atenção;
·         Faltou sintetizar alguns pontos abordados como a religião e o futebol;
·         Uso de imagens sem referência bibliográfica.
·         Faltou ousadia do carnavalesco para introduzir elementos diferentes no enredo;
NOTA: 9,6


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Faltou argumentar o nome das alas;
·         Alas 31 a 34 poderiam ser melhores sintetizadas;
·         Cumpriu com que desenvolveu na sinopse.
NOTA: 9,4


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema Belém é rico, porém já é considerado clichê no carnaval real e virtual;
·         Sugiro que para enriquecer melhor, o autor do enredo poderia apostar em outros pontos do Pará, por exemplo, explorar mais o último setor dos “som de Belém”, sinceramente não conhecia a festa das aparelhagens. Claro que quando falamos em Belém devemos passar pelo futebol, culinária, mais isso é uma coisa generalizante, podemos em um carro matar tudo isso e apostar em coisas diferentes.
NOTA: 9,6


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Consigo imaginar esse enredo desfilando, porém como destaquei acima, precisaria de alguns reparos e novos focos para esse enredo. É um projeto bacana que apostaria.
NOTA: 9,6

9 – São Borja...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,8)
·         Exalta demais, “terra de valor”, cuidado com esses conceitos;
·         Introdução um pouco longa demais.
Visual:(0,5)
·         (-0,1) Faltou cuidado estético no enredo;
·         (-0,2) Faltou espaçamento entre linhas adequado, uso de fonte adequada;
·         (-0,2) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(0,9)
·         (-0,1) Acredito que só faltou exemplificar o que diz no título “Terra de Valor”.
NOTA: 7+2,2=9,2

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Enredo com excesso de informação.
·         Faltou delimitar um recorte temporal;
·         Uso de imagens sem referência bibliográfica.

NOTA: 9,5


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Faltou argumentar o nome das alas;
·         Trouxe tantos elementos que não conseguiu introduzir todos nas alas;
·         Uso de imagem sem referência bibliográfica;
·         Você poderia ter terminado seu enredo quando finalizou as alas... queria saber o motivo de continuar descrevendo São Borja, ficou deslocado.
NOTA: 9,4


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Eu como amante de carnaval, vejo o tema sobre as terras de São Borja inédito, até porque quando ela aparece esta sempre atrelada ao ex-presidente Getúlio Vargas. Nesse caso, faltou explorar mesmo e delimitar um recorte temporal, forçar nisso e desenvolver o enredo.
NOTA: 9,6


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Esse enredo seria bacana na avenida, porém como já disse eu delimitaria um foco e trabalharia em cima disso. Nesse caso o autor perde a chance de termos o enredo com maior destaque desse concurso. Minha diga pro autor do enredo é, faça uma limpeza nesse enredo, pense: O que é relevante para compor as alas, e a partir daí, argumente o motivo dos nomes das alas.
NOTA: 9,6
10 – Sunset Phantom

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Como é uma palavra estrangeira, poderia no inicio da sinopse ser explicada seu significado;
Visual:(0,8)
·          (-0,2) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(1,0)
NOTA: 7+2,7=9,7

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Sinopse composta toda de tópicos, prejudicando a narrativa;
·         Lamento que não foi criado em texto corrido, pois além de separado estava bem amarrado.
NOTA: 9,6


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Faltou argumentar o nome da ala do casal de mestre sala e porta bandeira; Ala 27 e 28 poderiam ser melhores recheadas; Alas 29 e 30 poderiam ter sido melhores exploradas;
·         Uso de imagem sem referência bibliográfica;
NOTA: 9,7


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema é bem diferente, acredito que o autor do enredo se inspirou numa mistura de rock com samba do futuro + robôs e possíveis monstros do período da metade do século XXI. Muito interessante diferente.
NOTA: 9,8


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Confesso que nesse quesito 5 fico um pouco em dúvida sobre a carnavalização de elementos imaginários. Acredito que isso ao mesmo tempo em que pode ajudar, pode atrapalhar, pois a pessoa pode se atrapalhar com sua própria obra. De forma geral, achei bem interessante esse enredo. Parabéns.
NOTA: 9,8








11 – O carnaval tributário – A folia dos tributos

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Vejo que só “A folia dos tributos” se encaixaria melhor no enredo, ficou repetitivo referenciar a tributação duas vezes.
Visual:(0,8)
·          (-0,7) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
·         (-0,1) Texto com espaçamento inadequado, dificultando a leitura do enredo.
Introdução:(0,7)
·         Precisamos relativizar essa frase “Quando o homem deixa de ser nômade e passa a viver em grupos começa a surgir o tributo”, pois irá depender do conceito de tributo que cada autor vai utilizar;
·         Introdução longa e sem demonstrar o objetivo que quer alcançar.
NOTA: 7+2,4=9,4

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Não fica clara a real proposta do enredo;
·         Mesmo da confusão na qual o desenvolvimento se encontra, destaco aqui o debate trago pelo autor com a Revolução Francesa. Parabéns.
·         Enredo muito longo, faltando carnavalizar mais ele.
NOTA: 9,2


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Alas sem argumentação;
·         Uso de imagem sem referência bibliográfica;
NOTA: 9,6


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema é bem bacana, porém foi explorado em excesso, faltou ter um foco mais específico.
NOTA: 9,6


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Acho que esse foi o problema principal do autor: CARNAVALIZAR. Trouxe diversos elementos e faltou transformar tudo isso em carnaval.
NOTA: 9,3


12 – Emilia

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Ficou bacana, pois tem muita conexão com a pergunta feita na introdução, será que ela teria história para nos contar? Então o enredo trazendo a polêmica do nosso século sobre as biografias autorizadas, logo causa um impacto e te desperta a ler. Parabéns.
Visual:(0,9)
·         (-0,1) Texto com espaçamento inadequado, dificultando a leitura do enredo.
·         De forma geral, muito bem organizado, dividindo os pontos de avaliação e facilitando o jurado. Parabéns.
Introdução:(1,0)
·         Muito bacana a proposta, diferente, carnavalizada, clara, objetiva.
NOTA: 7+2,9=9,9

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Na seguinte frase, houve o uso indevido da vírgula: Sou Emília, conhecida em todo o reino de Monteiro Lobato e fora dele, como a A MARQUESA DE RABICÓ” muito prazer...   Porém, não descontarei nenhum décimo por isso.
·         Alguns espaçamentos entre vírgulas inadequados;
·         Enredo de caráter lúdico, bacana, porém acredito que poderia dar uma carnavalizada maior, contudo não tira o mérito do enredo;
·         Sinopse um pouco longa demais, poderia ter sintetizado alguns itens.
NOTA: 9,6


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Destaco principalmente a comissão de frente, sai dos clichês de fazer uma narrativa cronológica, e encena uma disputa entre 14 bonecas em busca do estrelato. Parabéns;
·         Infelizmente faltou o nome das alas (I casal de mestre sala e Porta bandeira e das baianas), contendo apenas a explicação das alas citadas;
·         A partir da ala 02 em diante, houve uma falta de cuidado em separar o nome das alas da explicação. Além disso, as explicações passaram a ser pequenas, faltando dar um incrementada no desenvolvimento.
NOTA: 9,5


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema de inicio parece clichê, porém no desenrolar dele podemos perceber que o autor tenta fugir disso. O tema é bem explorado, porém com alguns pontos a ser melhorado, mas nada que prejudique o belo tema desenvolvido.
NOTA: 9,9


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         De forma geral, o enredo foi bem apresentado. Porém, precisa mexer em diversos pontos no desenvolvimento do enredo, e dar uma revisada na sinopse, porém não é algo tão grave. Alguns ajustes e estaria pronta para entrar na avenida.
NOTA: 9,8


13 – Susana soberana

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,5)
·         Título do enredo exalta demais sem conseguir argumentar direito o porque dele. A explicação foi de fácil desconstrução, faltando consistência para explicá-la.
Visual:(0,4)
·         (-0,1) Texto com espaçamento inadequado, dificultando a leitura do enredo.
·         (-0,2) Faltou organização para facilitar a leitura do enredo;
·         (-0,1) Fonte inadequada;
·         (-0,2) Imagens utilizadas de Susana Vieira sem referência bibliográfica.
Introdução:(0,2)
·         Apresenta erros de espaçamento entre palavras na introdução;
·         Enredo um pouco prepotente demais, exaltando alguém a ponto de menosprezar o restante. Devemos relativizar... Cadê o restante do pessoal? Susana subiu na vida sozinha? Nunca precisou de ninguém? É soberana porque? Argumentações fracas. O que diferencia ela dos outros para ser soberana? Apenas dinheiro?
·         (-0,1) Uso de imagem da Susana Vieira sem referência bibliográfica.
NOTA: 7+1,1=8,1

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Faltou uma maior carnavalização na sinopse;
·         Só as entrevistas não excitam o leitor, poderiam ser usadas como aliadas na composição da sinopse, porém ficaram jogadas sem nenhuma análise;
·         As entrevistas dificultam a real leitura do enredo... O que será trabalhado? Porque escolheu esse tema? Quais pontos vão ser abordado?
NOTA: 8,5


QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Falta uma melhor lógica narrativa para composição das explicações;
·         Faltou uma melhor estruturação do desenvolvimento;
·         Explicação com argumentos fracos;
·         Desenvolvimento sem empolgação;
NOTA: 8,2


QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Susana vieira é uma grande atriz, porém colocar no patamar da melhor, “abaixo de Deus e acima de todos”, colocar ela num nível inalcançável;
·         Faltou problematizar mais o tema;
·         Faltou uma melhor exploração, não fica claro se vai retratar a vida dela, se vai falar de sua carreira artística.
  
NOTA: 8,8


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Faltou carnavalizar mais a Susana Vieira, apareceu de forma geral acima de todos, porém abaixo de um carnaval. Acredito que as entrevistas poderiam ser usadas como fonte e não como sinopse. Faltou objetividade, faltou um foco específico para esse enredo.
NOTA: 8,4


14 – É só dizer...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,5)
·         Título não explicado na introdução e nem no corpo da sinopse;
·         Título sem cunho criativo.
Visual:(0,3)
·         (-0,1) Texto com espaçamento inadequado, dificultando a leitura do enredo.
·         (-0,2) Faltou organização para facilitar a leitura do enredo;
·         (-0,1) Fontes inadequadas;
·         (-0,1) Falta de um cuidado estético;
·         (-0,2) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(0,0)
·         Não percebi introdução no enredo;
NOTA: 7+0,8=7,8

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Faltou uma maior carnavalização na sinopse;
·         Erros na ortografia (falta de plural, uso de palavras com Tb);
·         A falta de introdução dificulta o desenrolar da sinopse;
·         Falta de contextualização e de um foco específico;
·         Parágrafos jogados, faltando amarrar mais sua proposta de enredo.
NOTA: 8,5

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Setores bem estruturados;
·         Problema está na falta de explicação das alas.
·         Falta referenciar as imagens.
·         Imagens ficaram jogadas, sem uma explicação adequada. Foi usada apenas como ilustração.
NOTA: 9,2

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Tema de difícil leitura. Não consegui compreender o objetivo real do tema;
 
NOTA: 9,1


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         A idéia da setorização em diante é bacana, porém antes ficou mal estruturado. A carnavalização é possível, mas deve ser revisto vários pontos.
NOTA: 8,8

15 – Ada Rogato...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Bacana.
Visual:(0,8)
·          (-0,2) Imagens utilizadas sem referência bibliográfica.
Introdução:(1,0)
·         Bom.
NOTA: 7+2,8=9,8

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Faltou uma maior carnavalização na sinopse;
NOTA: 9,8

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Setores bem estruturados;
·         Explicações boas;
·         Organização.
NOTA: 10

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Tema diferente. Não conhecia Ada, e fiquei feliz em reconhecê-la através dessa obra. Mais alguns ajustes e estaria pronto para a avenida.
NOTA: 9,9


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         De forma geral, o autor está de parabéns. Contudo, falta dar uma carnavalizada a mais no enredo.
NOTA: 9,9






16 – Sorrir...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Título não é tão instigante.
Visual:(0,9)
·          (-0,1) Uma das imagens está sendo usada sem o uso de referência.
Introdução:(1,0)
·         Bom.
NOTA: 7+2,8=9,8

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Faltou uma maior carnavalização na sinopse;
NOTA: 9,8

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Poderia desenvolver mais sobre as alas;
·         Algumas alas nem explicação têm, apenas o nome delas;
NOTA: 9,7

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Falar de alegria sempre é bom, e combina muito com carnaval. Gostei do caminho que você colocou a alegria, falando alusões a carnavais famosos como da Mocidade (Sonhar não custa nada, ou quase nada). Parabéns.
NOTA: 10


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         De forma geral, o autor está de parabéns, conseguiu carnavalizar, tema auto astral... Apto ao desfile.
NOTA: 10






17 – Grito...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Título inteligente. Um dos melhores.
Visual:(0,8)
·          (-0,1) Uma das imagens está sendo usada sem o uso de referência.
·         (-0,1) Uso indevido da “Cor de realce do texto”.
Introdução:(0,9)
·         Faltou direcionar mais a idéia do grito com carnaval.
NOTA: 7+2,7=9,7

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         DEZ
NOTA: 10

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Poderia desenvolver mais sobre as alas, porém não tira o mérito do ótimo enredo.
NOTA: 9,9

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         DEZ
NOTA: 10


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         DEZ
NOTA: 10








18 – Capoeira...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Boa.
Visual:(0,9)
·          (-0,1) imagens sem o uso de referência.
Introdução:(0,7)
·         Ficou um pouco confusa a segunda frase, a falta de uso de pontuação dificulta uma leitura corrida.
·         A introdução tem informações valiosas, porém devem ser melhores amarradas;
NOTA: 7+2,6=9,6

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
Na seguinte passagem do enredo:
No Brasil colonial, os colonizadores necessitados de mão-de-obra, após à recusa dos indígenas nativos em prestarem o serviço escravo, viram na áfrica a salvação e solução para o problema, então começava aí o processo de escravidão, foram navios e navios vindos da África, os negros viajavam sem condições nenhuma, muitos morriam no caminho, mas os que chegaram trouxeram muitas coisas em suas bagagem, e tentaram aqui fazer sua terra, sua cultura, seus costumes, suas danças, a culinária e religiões que 
juntou-sé com a cultura indígena e branca, formando a miscigenação do povo brasileiro
.”
Os seguintes problemas foram constatados:
·         Período muito longo;
·         Reforço de um estereótipo enorme sobre a escravidão e a África, generalizando o processo escravista;
·         Os índios não chegaram e simplesmente disseram NÃO para os portugueses e ficaram de braços cruzados, existe muita coisa por trás disso; E dá impressão que chegando à África, o africano disse SIM feliz da vida;
·         Alguns erros básicos na ortografia.
Seguindo seu texto:
As raízes do N'golo vieram também junto do povo africano, que junto de outras culturas, nas senzalas escondidas fazendo sons disfarçado de música de dança surgiu a capoeira, que na linguagem tupi advém de kapu'era que significa "mata que foi cortada", a capoeira surgia como forma de defesa.
Os seguintes problemas foram constatados:
·         Período muito longo;
·         Dá impressão que a capoeira já veio na primeira viagem de escravos que chegaram ao Brasil colonial, e não foi assim, teve todo um processo até o desenvolvimento da capoeira.

De forma geral:
·         Existem diversos problemas ortográficos (um dos exemplos: momento filhos de escravos não eram mas escravos...”) Nesse caso o correto seria MAIS.
·         Erros graves na pontuação;
·         Problemas na conjugação do verbo (No passa dos tempos”).  Nesse caso o correto seria PASSAR.    Outro exemplo: (“ Hoje em dia a capoeira e uma luta ou dança”). Nesse caso o correto seria É
·         As palavras não conseguem se conectar, sinopse muito confusa;
NOTA: 7,6

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Diversos erros ortográficos;
·         Setor 1 reforça estereótipos sobre a África. Faltou contextualizar e carnavalizar mais, explicar a representação das alas;
·         Setor 2 generalizante diante ao processo escravista, faltou contextualizar e carnavalizar melhor;
·         Setor 5 poderia explicar o porque dos nomes das alas;
·         Explicação da ala 23 muito superficial;
NOTA: 9

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         África é um dos temas mais ricos do carnaval, porém tem que tomar cuidado para não reforçar estereótipos dela. O autor generalizou demais o enredo, ficando confuso qual o real objetivo dele. A exploração de forma geral foi feita de forma genérica, parecendo que ele fez 2 horas antes da entrega final.
NOTA: 8,5


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Conjunto totalmente desconexo, sem ligações. Vi apenas informações jogadas e nenhuma carnavalização. As alas ficaram jogadas sem ter uma explicação decente. 
NOTA: 9

19 – Suassuna...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (1,0)
·         Título bacana.
Visual:(1,0)
·         Visual bem definido.
Introdução:(1,0)
·         Muito bem criado.
NOTA: 7+3,0=10

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Poderia ter sido mais bem explorado as fontes citadas;
NOTA: 9,8

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         De uma forma geral, foi um autor que parece que leu o regulamento e fez um arroz com feijão, tudo bem certinho e amarrado.
NOTA: 10

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         DEZ
NOTA: 10


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         DEZ
NOTA: 10

20 – Um conto de amor...

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,8)
·         Título clichê que não se liga com a introdução;
Visual:(0,5)
·         Visual poluído;
·         O lado A e B das sinopses enviadas não se conversam esteticamente;
·         Uso de “cor realce de texto” em localidades inadequadas;
Introdução:(0,9)
·         Genérica demais. Acredito que poderia dar uma carnavalizada nessa introdução.
NOTA: 7+2,2=9,2

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Gostei da idéia de narrar sua sinopse através de lendas, trazendo a discussão para a idéia de carnaval.
NOTA: 10

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Alas de todos os setores sem explicação, dificultando a leitura do desenvolvimento do enredo.
NOTA: 9,3

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         Tema diferente, só acho que poderia ter sido melhor esclarecido logo na introdução e melhor explorado no desenvolvimento.
NOTA: 9,6


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         Acredito numa possível carnavalização, porém ainda precisa de alguns reajustes. No geral está na média 7.
NOTA: 9,7



21 – O homem no espelho

QUESITO 1 – APRESENTAÇÃO
Titulo: (0,9)
·         Não consegui entender com tanta clareza o título do enredo.
Visual:(1,0)
·         Bom
Introdução:(1,0)
·         Bom.
NOTA: 7+2,9=9,9

QUESITO 2 – EXPLICAÇÃO
·         Acredito que poderia ser explorado um pouco a mais, até porque muitos parágrafos ficaram deslocados.
NOTA: 9,7

QUESITO 3 – DESENVOLVIMENTO
·         Bem detalhada, facilitando e fazendo o jurado imaginar essa escola na avenida.
NOTA: 10

QUESITO 4 – TEMA E EXPLORAÇÃO
·         O tema de certa forma foi bem explorado, mesmo achando que precise de alguns ajustes, merece 10.
NOTA: 10


QUESITO 5 – CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
·         DEZ.
NOTA: 10








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores