Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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sábado, 15 de abril de 2017

Justificativas 11 - Temático - Jurado Erick Araújo

Enredo: E o samba? Continua sambando...

Título: 10.

Apresentação: 10.

Introdução: 9,6.
Problemas de pontuação (vírgulas e pontos) e ausência da devida revisão no parágrafo 1 (-0,1). O correto deveria ser:
O Bobo da Corte sempre, entre suas piadas, debochava e mostrava os defeitos do reino ao rei e de forma irreverente mostrava a verdade. O carnaval está precisando de algum bobo que deboche e critique a sua folia, então convocamos o Bobo Clemente, grande conhecido pelas críticas em 80 e 90. Ele nos conta o quanto o carnaval está cafona; que nossa folia está sempre duelando contra alguém.

Problema de continuidade entre o parágrafo 1 e 2, bem como erros de português e de pontuação (-0,2). Deveria ser:
Ele nos conta o quanto o carnaval está cafona; que nossa folia está sempre duelando contra alguém; que o dinheiro é quem manda e você vê as escolas se metendo em cada uma por grana, ou por fama. Todos querem aparecer na maior festa do mundo e ela está se tornando cada vez mais do mundo e menos do Brasil, tudo está se internacionalizando cada vez mais. Daqui a pouco os clássicos serão americanizados.

Problemas de pontuação e acentuação (-0,1). Deveria ser:
O Carnaval chegou ao mundo digital e à sombra de um abacateiro azul vimos nascer as maiores pérolas da história. Enfim, o Bobo Clemente consegue o que queria e o carnaval volta a ser o carnaval com muita loucura, diversão, bicheiros e samba no pé.

Sinopse: 9,5.
Os mesmos problemas recorrentes de pontuação se repetem, agora acrescidos de redundância (-0,4) na seguinte parte:
“...e para agradar o plim plim, falaram do chefão que é ‘o astro da televisão’ e da Xuxinha nos tempos de globo, agora bandeou para outro canal.

Informação errônea (-0,1):
O mundo é uma bola não é enredo patrocinado.

Roteiro: 9,7.
Ala 11 – O mundo é uma bola: já citado anteriormente o problema, que acaba influindo no roteiro (-0,1).
Ala 24 – This Today: explicação abstrata, faltou detalhamento (-0,1).
Ala 25 – Dream its free: explicação abstrata, faltou detalhamento (-0,1).

Exploração temática: 9,6
Homenagem interessante a um desfile memorável. O problema é que a introdução e a sinopse deixam a entender que será uma crítica mordaz misturada com deboche, como foi a São Clemente de 1990. Neste enredo, o deboche prevalece e a crítica é bem superficial. Faltou gravar mais a mensagem na carne. (-0,2)
Senti falta de um setor que abordasse como as disputas de samba-enredo, criticadas em 1990, pioraram muito de lá pra cá. (-0,1)
Também fez falta os desvarios dos carnavalescos (-0,1).

Conjunto artístico: 9,8.
O enredo vale pelo deboche sobre o Carnaval atual, sendo interessante o que se tentou fazer nele. Somando todo o apresente, aplica-se o comparativo.



Enredo: Que emoção é ver a Mangueira entrando

Título: 10.

Apresentação: 10.

Introdução: 10.

Sinopse: 9,9.A parte seguinte não ficou clara: (-0,1)
, bem loucas, queríamos começar a brincadeira antes...


Roteiro: 9,6.
Abstração e falta de detalhamento nas alas 3 e 6 e nos carros alegóricos 3 e 4 (-0,4).

Exploração temática: 8,5.
Boa exploração do universo dos trocadilhos envolvendo a Mangueira. Vale ressaltar a coragem de se fazer este tipo de enredo. Entretanto, o que se vê neste tema é uma intensa cruza da linha que separa humor escrachado da ofensa. Não adianta homenagear se isto pode ser potencialmente ofensivo. É preciso haver a dose correta de tudo. Infelizmente, o enredista errou na mão e na dose de como desenvolver o escracho. (-1,5)

Conjunto artístico: 9,7.
É possível visualizar claramente todo o aparato visual trazido pelo concorrente, exceto nas alas e alegorias onde foram detectados problemas. Desta forma, pune-se o simplismo excessivo, levando-se em conta o comparativo (-0,3).



























Enredo: É bafão, é bafônico, é do balacobaco! É o Milton Cunha! Saravá!

Título:
 10.

Introdução: 10.

Sinopse: 10.

Roteiro: 9,9.
Ala 3 – Futebol ou balé? – Faltou a representação do uniforme da Tuna Luso, conforme mostrado na sinopse. (-0,1)

Exploração temática: 9,9.
Uma boa exploração da vida do homenageado, mesmo sem ter como ter conversado com o próprio, já que este ainda é vivo. Porém, faltou a representação do Boi Voador, enredo da São Clemente que o homenageado diz ser algo profético (entrevista no Pop Bola da Rádio Globo). (-0,1)

Conjunto artístico: 10.





































Enredo: Carnavália, um romance no Carnaval

Título: 
10.

Apresentação: 10.

Introdução: 
9,8.
Problemas com acentuação, pontuação e repetição. Deveria ser: (-0,2)
Carnavália conta a história de amor entre Carlos e Açucena. Carlos é um jovem que se apaixonou por uma moça em 2015, durante o desfile da Mangueira. Apesar de ter conseguido descobrir o nome e o número da moça, ficou sem contato com a amada. Um ano e meio depois, durante a disputa para a escolha dos sambas enredo de 2017, o jovem lembra da moça e escreve uma romântica poesia, utilizando uma música de sua banda favorita: Carnavália - TribalistasApesar (repetição) da demora, a dama respondeu a mensagem marcando um encontro na Sapucaí após o desfile da Mangueira, sua escola de coração. O que acontece depois? Qual o motivo que levaram a bela moça não responder as mensagens de Carlos? A sinopse conta tudo, sem spoilers, por enquanto.

Sinopse: 9,6
Contradição (-0,2), na seguinte parte:
Depois do desfile de 2015 a moça teria voltado para solo Soteropolitano e por isso não conseguiu ver as mensagens do amado, além do receio em encontrar alguém sem sequer saber seu nome.

Primeiro se fala que ela não viu as mensagens. Depois, se deixa implícito que ela viu. Isto é uma contradição no argumento.

Os mesmos problemas com pontuação, já apontados antes, se repetem aqui. Eu vou descontar 0,2 devido à recorrência. Uma vírgula, um sinal ou ponto fora do lugar pode mudar totalmente o sentido do que você quer dizer.

Roteiro: 9,3.
Tripé 1 – explicação abstrata e pouco detalhada. (-0,1)
Alegoria 2 – nada do que ela representa é remetido na Sinopse. (-0,2)
Faltam a representação de como teriam se encontrado e do verso
 Cuíca gemeu  (-0,2)
Faltou representar melhor o amor que o enredo propunha. Focou-se muito mais nas homenagens às escolas de samba do que na relação do casal. (-0,2)

Exploração temática: 9,4.
A exploração do tema fica no meio-termo. Poderia ter havido o uso do que de mais emblemático as escolas tiveram no ano de 2017, na parte que cabia homenageá-las (-0,3). Bem como poderia ter havido uma concepção melhor e mais detalhada do amor do casal. (-0,3).

Conjunto artístico: 9,5.
Também no meio-termo, levando-se em conta o comparativo. (-0,5).












Enredo: Orfeu Negro da Vila Isabel

Título: 
10.

Apresentação: 8,8.
Caixa-alta em excesso pode ser um poluidor do texto. No caso, o texto inteiro está em caixa-alta (-0,2). Some isto com o excesso de erros de português, o que torna a leitura nada agradável. (-1,0)

Introdução: 9,4.
Problemas com pontuação, concordância, repetição e sentido(-0,4). Deveria ser:
Vila Isabel vai homenagear o Orfeu Negro da Vila Isabel, o mestre-sala que viveu a história do sequestro de sua amada Eurídice, a porta-bandeira da Vila Isabel (repetição) que foi sequestrada por um traficante do morro rival chamado Hades, além da Coroa do Abre-Alas da Vila Isabel (repetição) ter sido roubada pelo mesmo traficante. Uma história que nosso herói mestre-sala viverá.

Contradição (-0,2). Entre os seguintes trechos:

MESTRE SALA QUE VIVEU A HISTORIA DO SEQUETRO
UMA HISTORIA QUE O NOSSO HEROI MESTRE SALA VAI VIVER.

Se ele viveu a história, como ele ainda a viverá?

Sinopse: 8,5.
A sinopse apresenta problemas muito recorrentes de:

Português (-0,5); Exemplo: PONTUAGUDO (o correto é Pontiagudo).
Concordância (-0,5); Exemplo: ORFEU E SEUS COMPANHEIROS PASSA A MADRUGADA...
Pontuação (-0,5); Exemplo: O CARRO ABRE ALAS QUE AGORA VAI VIRAR O CARRO DE ENCERRAMENTO (sem a devida vírgula).

Só não mostro todos os pontos com problemas aqui, porque teria que copiar a Sinopse inteira e ir apontando cada um. Ficaria uma justificativa muito grande e cansativa.

Roteiro: 9,0.
Faltou representar todo o problema que deu início à história (o beijo, a raiva de Hipólita e a fúria de Hades). (-0,2)
Alegorias – explicação abstrata, faltando detalhamento em três delas. (-0,3)
Alas 9, 10, 15, 16 e 17 não têm uma explicação detalhada, nem por meio das imagens anexadas. (-0,5)

Exploração temática: 10.
Muito louvável é ter o tema sido abortado sem ser uma repetição qualquer do filme ou do enredo da Viradouro de 1998.

Conjunto artístico: 9,6.
Julgando com base no comparativo.









Enredo: O tigre ruge e anuncia: Porto da Pedra, um amor branco e encarnado

Título:
 10.

Apresentação: 10.

Introdução: 9,9.
Palavra errada e redundância na seguinte passagem: (-0,1)
...mas é alegra e traz alegria...

Sinopse: 9,6.
Erro de concordância: (-0,1)
...o vermelha e a branca como as do time.

Problemas com pontuação, recorrentes: (-0,2)
Exemplo: ...e levanta seu primeiro troféu, em 1980 o bloco é bi-campeão celebrando as estações do ano.
Deveria ser: ...e levanta seu primeiro troféu. Em 1980, o bloco é bicampeão celebrando as estações do ano.

Problemas com sentido: (-0,1)
Exemplo: ...e nessa dança tornou-se principal criou seu reino de fantasias

Principal o que?

Roteiro: 9,2.
Alas 1, 8, 11, 12, 13, 16 e 18 – explicação abstrata, faltando detalhamento. (-0,7)

O bicampeonato é representado, mas não as estações do ano, enredo mencionado como o do bi. (-0,1)

Exploração temática: 10.
Eu entendo que o enredo focou nos dias de glória da Porto da Pedra. Sendo assim, vale a nota máxima.

Conjunto artístico: 9,5.
Com base no comparativo.




















Enredo: Paixão e orgulho de uma cidade

Título: 
10.

Apresentação: 
10.

Introdução: 
9,8
Problemas com acentuação e português (nomes próprios com letra minúscula). Deveria ser: (-0,2)
Não contaremos a história e sim a sua chegada ao Rio de Janeiro e como se tornou essa potência.
São Gonçalo.

Sinopse: 9,0.
A sinopse é um texto muito bonito em seu formato em estrofes. Entretanto, ela não explicou como será o enredo, que é uma das funções básicas. Sem isso, a sinopse se torna apenas um texto sem função, o que é muito grave. (-1,0)

Roteiro: 8,7.
Por consequência do erro anterior, nada no roteiro está ligado à sinopse, o que também é muito grave. (-1,0)

Comissão de Frente – explicação abstrata, faltando detalhamento. (-0,1)
Alas 4 (bateria), 5 (passistas), 8, 10, 11, 12, 13, 16, 18 – explicação abstrata, faltando detalhamento. (-0,9)
Alegoria 2 – falta detalhamento e possui uma informação errônea: o ECA tinha 11 anos na época do desfile sobre ele. (-0,2)
Alegorias 3 e 4 – falta detalhamento sobre ela. (-0,2)
Destaque de chão: Solange – faltou detalhamento. (-0,1)
Destaque de chão: seiva materna – informação errônea: o desfile de 2012 foi sobre o Iogurte. O carnavalesco que acabou abordando o leite e suas funções. (-0,1)

Em situações normais, não seria necessário explicar isto. A sua nota original seria 7,4 descontando todos os erros presentes. Entretanto, levam-se em conta os acertos na concepção. Assim, o desconto será metade do original. 

Exploração temática: 10.
Enredo que prima lindamente pelos seus acertos.

Conjunto artístico: 9,8.
Excelente enredo, mas peca pelo excesso de abstrações, por exemplo. O julgamento é comparativo, pesando aqui os problemas já mencionados para entender o enredo.

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