Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Regulamento do SEXTO CONCURSO BRASILEIRO DE ENREDOS


Mudanças entre o quinto e sexto concurso:
- Passará a ser exigida como obrigatoriedade a explicação inicial dos setores no desenvolvimento.

- Carnavalização forma um novo quesito com o quesito Conjunto. Que se transforma em Quesito Conjunto e Carnavalização.

- O quesito Desenvolvimento retorna ao seu molde dos primeiros concursos, mas muda de nome, se chamará Quesito Setores, Alegorias e Fantasias.

- O texto do regulamento foi reduzido buscando mais flexibilidade para os jurados.

- Comissão de obrigatoriedades – volta ser resultado do conjunto de todos. Assim jurados e participantes podem fazer denuncias e sugerir penalidades aos enredos que disputam o concurso.

 - Esse regulamento ainda pode sofrer pequenos ajustes, mas a base será esta. Podem fazer os seus enredos tranquilos, que não teremos mudanças substancias, no máximo serão pequenas melhorias para ajustes de avaliação. 


Notas:

Cada jurado analisará 5 quesitos, fornecendo por tanto 5 notas para cada enredo.

As notas são decimais, ou seja, 10, 9,9, 9,8... 9,1...7,7. Sendo a nota máxima é 10 (Dez) e a mínima é 7,0 (Sete).

O sexto quesito é Comissão de Obrigatoriedades, os jurados podem sugerir penalidades, mas isso é facultativo a organização é a responsável pela penalização dos enredos.

Os quesitos:
QUESITO APRESENTAÇÃO: Julga a apresentação visual do texto do enredo (letras, cores, ilustrações), seu título e sua introdução.

QUESITO EXPLICAÇÃO: Este quesito avalia o texto que conta o enredo. Como estamos em um concurso é solicitado que o texto, curto ou não, deixe bem claro os pontos que deseja abordar.

QUESITO SETORES, ALEGORIAS E ALAS: Analisa o desenvolvimento apresentado, a retratação da sinopse na divisão dos setores, carros e alas.

QUESITO TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: Este quesito analisará o tema enredo e principalmente a sua exploração temática.

QUESITO CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO: Está em julgamento tudo, se o enredo está pronto para o desfile, fazendo uma analise do conjunto.

QUESITO COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES: É um quesito separado do julgamento. Faz os descontos de pontos pela não apresentação de itens do regulamento. Falta de ala de baianas, tamanho do arquivo do enredo, falta de desenvolvimento, introdução, entre outros pontos. É responsabilidade da organização do concurso e não dos jurados.




Quesito Apresentação (Título, Introdução e Impressão Visual)

O quesito Apresentação é composto por 3 sub-quesitos, estes quesitos analisam a apresentação do enredo, ou seja, “a sua casca”, a Apresentação de um enredo é importante para valorizá-lo, atrair o interesse pela obra. É esperando um bom título, texto bom para leitura, um texto inicial sintetizado que apresente o que vem por aí.
A nota mínima do quesito é 7,0, cada sub-quesito valerá 1,0 ponto somando com a nota 7,0.

Sub-quesito Título (peso 1,0, nota mínima 0, nota máxima 1)
O título é o nome do enredo. Será o primeiro contato que teremos com o enredo, por isso ele é muito importante. O significado do enredo não precisa estar exposto explicitamente no título, o julgador deve se preocupar com o bom gosto e potencial de gerar interesse pela obra. 

Itens importantes para análise do quesito:

- Coerência do título com o enredo proposto

- Criatividade, evitando clichês

- Gerar interesse pelo enredo, atraindo o público para prestar atenção no enredo

- Não tenha erros gritantes de português.

Obs: A ausência de título a nota do enredo deverá ser zero neste sub-quesito.  

Sub-quesito Introdução (peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)
Esse quesito avalia a qualidade do texto de introdução, que é um texto que geralmente vem depois do título e antes da sinopse. Este texto deve cumprir a função de apresentar o enredo nos informando o que vem por aí.

Pontos importantes deste sub-quesito:

- A introdução deve gerar interesse pelo enredo

- A introdução deve fazer uma explicação resumida do que trata o enredo. É com a introdução que esperamos começar a entender o enredo e a proposta de exploração temática nele contida.


Observação importante:

            Obs1: São muitos enredos que se apresentam sobre diversas maneiras. Por isso, a introdução de um enredo pode ser apresentar em diferentes obras com títulos diferentes (introdução, justificativa, histórico ou até, ausência de identificação).
           
            Obs2: Os diversos enredos podem apresentar “fixas técnicas”, entre outras apresentações iniciais, o julgador deve procurar julgar neste sub-quesito o texto que melhor se encaixar como introdução, geralmente é fácil para o julgador identificar este texto, é o texto que fala sobre o enredo.

            Obs3: Na ausência de introdução, a nota do enredo no sub-quesito deve ser Zero. O julgador pode também procurar considerar o primeiro parágrafo da sinopse como sendo introdução, mas fica sob sua análise se deseja considerar como sendo introdução ou não.

            Obs4: Geralmente a introdução é um texto bastante curto, mas conforme a obra pode ser mais longo. Depende muito do tipo de enredo, alguns podem usar a introdução para desfazer eventuais polemicas que envolvem a sua obra ou diferenciar a sua obra de enredos com temática parecida.
                                                 

Sub-quesito Impressão Visual (peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)

Este quesito deve julgar a apresentação do texto do enredo, as fontes, tamanho de letra, cores, parágrafos, ilustrações que poderão ser apresentadas.
O concurso de enredos é a principio todo em texto, preto e branco, sendo facultativa a presença de ilustrações (fotos), letras coloridas, “efeitos especiais”, e estando presentes, devem ser julgadas. 

Com base nisso, a Apresentação Visual julgará conforme o que o autor apresentar:

Em um texto simples o julgador deverá analisar:
- A apresentação e facilidade na leitura

Em um texto Colorido ou ilustrado:
- A apresentação e facilidade na leitura
- A coerência das ilustrações e cores com o enredo


Exemplos de justificativas no quesito apresentação:

Por ser um quesito que contém outros 3 sub-quesitos dentro dele, ele pode gerar algumas dúvidas. É recomendando que o jurado dê as notas de cada sub-quesito separadamente, deixando claro onde o enredo perdeu a nota.

Exemplo 1: Nota geral e citando apenas os sub-quesitos em que o enredo foi penalizado.

índia terra sagrada,terra abençoada!

APRESENTAÇÃO: 9,6. Erro primário.
TITULO: 0,6 Achei grosseiro escrever com letra minúscula o nome de um país. Ainda quando este é o enredo. E não tem justificativa, ainda mais por estar no começo do Título. A índia com letra minúscula para mim é aquela indígena e não o país Índia.

Exemplo 2: (Dando nota e justificando os 3 subquesitos)
DA MAGIA DE CLOW, AO AMOR DE SAKURA, A INCRIVEL HISTÓRIA DAS CARTAS CLOW
 
APRESENTAÇÃO: 9,3 Exagerou.
INTRODUÇÃO: 0,7 Faltou uma melhor explicação do que seriam as tais cartas, se isso era desenho ou cartas de jogo?
Título: correto nota máxima
I Visual: 0,6 Difícil leitura. Parágrafos gigantescos. Esse fundo amarelo com letras em vermelho detonou a visual do enredo.  

 

EXEMPLO 3 (NOTA TOTAL E EXPLICANDO ONDE O ENREDO PERDEU PONTO)

 

PÉTALAS E ESPINHOS

APRESENTAÇÃO: 9,8 (a justificativa do enredo pode ser melhorada, ainda está confusa para apresentar um tema tão bonito)



QUESITO EXPLICAÇAO

Este quesito irá avaliar o texto que conta o enredo, este texto será encontrado depois da introdução e deverá explicar e fazer desenvolvimento teórico do enredo proposto.

Este texto pode se apresentar na forma de argumento, histórico do enredo com justificativa do enredo, também pode apresentar-se sob a forma de sinopse ou um texto mais extenso e detalhado.

A forma do texto é livre, sendo prosa, verso, misturado, o que o autor achar melhor.

Para este quesito o julgador deverá analisar:
- Todo o conteúdo contido nesse texto, o texto deverá ser claro, que conte o enredo de forma criativa, coerente e interessante;
- A forma que o autor contou o enredo, a harmonia, tudo tem que estar de acordo com o tema enredo e bem claro cada elemento presente;
- Informações polêmicas devem ser bem justificadas;
- O texto não pode conter informações erradas sobre o tema proposto e assuntos nele contidos.

O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas de português (ou digitação), salvo aquelas falhas freqüentes e que comprometem o entendimento do enredo.
- Penalizar falhas de Título, Desenvolvimento e Introdução apenas nos quesitos correspondentes e não na quesito Explicação do Enredo.

Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento, apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e significado para as alas.

QUESITO SETORES, ALEGORIAS E ALAS
Este quesito julgará o desenvolvimento apresentado, ou seja, os setores (capítulos que são contados o enredo), as alas e alegorias imaginados (neste caso mais os títulos, seu sentido no enredo).

Ausência de desenvolvimento: a nota é 7,0. 

Por tanto, o julgador deverá analisar:

- A armação e o potencial de leitura do enredo representado em alas e carros baseados no texto anteriormente apresentado, ou seja, a ordem precisa estar coerente com a sinopse e permitir uma representação em alas e carros de trechos da história que está sendo contada;

- Não podem faltar trechos importantes da sinopse, nem aparecer elementos que a sinopse ignora completamente, pois isso é como se quebrasse um carro, uma ala não desfilasse ou um carro de escola errada entrasse na avenida;

- O equilíbrio entre os setores, salvo raras exceções, como o primeiro setor do desfile, o tamanho dos setores não pode ser desproporcional;

- Criatividade no nome das alas e carros, ATENÇÃO: não é obrigatório especificação profunda sobre cores de fantasias, esculturas, presença de elementos plásticos, materiais qualquer tipo. Isto tudo é facultativo, se apresentado é que deve ser avaliado.

- A divisão dos setores e sua explicação são importantes para entendermos a proposta dos capítulos que serão mostrados no enredo. Isto presente no desenvolvimento também nos ajudará a julgar o quesito seguinte, tema e exploração temática.

- Este quesito também julga os elementos especiais, os significados e criatividade no lidar com alas importantes como C de Frente, Baianas, Bateria, Mestre Sala e Porta Bandeira, Velha Guarda;

- Observações:

Explicação inicial dos setores é esperado encontrar em cada setor um resumo sobre o que será tratado o setor, o que ajuda no seu entendimento.

Exemplo de explicação inicial dos setores
4º setor – “Simplesmente Valesca”
            Aqui temos a Valesca Reis Santos. Neste setor retratamos como é a Valesca do dia a dia, a Valesca em sua intimidade. Quem ela é por trás da fama. Suas lutas, glórias e desejos.

Atenção especial com o primeiro e último setor. Eles são especiais tem natureza diferente dos demais. É aceito um primeiro setor só de Comissão de Frente e Abre-Alas, como também um primeiro setor com Comissão de Frente, Abre-Alas, alas e carro 2. Quanto ao último setor, poderemos encontrar umas alas como velha-guarda e ala de compositores depois do último carro. Nos demais setores, geralmente são abertos por alas e fechados por carro.

Recordamos que carro encobre as alas, por isso, não é correto carro abrindo setor. O carro deve ser encarado como uma ‘’cortina”, ele encobre o que vem atrás dele, e assim não interage com as alas que vem depois, ele interage com as alas que vem na frente dele, por isso, ele é bom para fechar o setor e não abrir.

Tripés podem substituir alegorias ou ficar em posição diversa como encaixados em Comissão de Frente, abertura de setor, posição intermediária entre dois carros.  Se substituem um carro é recomendado que não fechem setores muito importantes do enredo, geralmente devem ficar no meio do desfile. 

A posição da bateria e MS e PB pode ser variável, podendo ou não o autor do enredo fazer o aviso de entrada e saída do recuo. Seu significados no enredo também pode estar de acordo com o setor inicial (antes de entrar no recuo) ou propostas genéricas que se encaixam em qualquer setor do desfile.

TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA

Este quesito deve analisar o tema e sua exploração, ou seja, o assunto principal do enredo e todo o conjunto de enfoques dados, a riqueza nas mensagens abordadas, os sub-temas, enfim, tudo que a exploração deste tema poderá revelar.

Este quesito deve ser avaliado com base na proposta realizada pelo autor do enredo. Todo o enredo, explicitamente ou implicitamente, é realizado com base em uma proposta de exploração desse tema. Caberá o julgador analisar se essa proposta de exploração temática foi exitosa ou não. E também com base no que o enredo propõe trazer, analisar se cumpriu o que se esperava.

O tema sob forma de proposta de exploração temática precisa estar presente de alguma maneira em todo o enredo, ou seja, interligado, se relacionando de alguma maneira, seja qual for, com o que será mostrado. 

Este quesito julga introdução, sinopse, desenvolvimento, todo o enredo.

Assim com base no exposto, o julgador deverá:

- analisar a proposta de exploração do tema realizada pelo autor

- observar a criatividade da exploração, a riqueza nas mensagens abordadas, sendo o tema inédito ou não

- analisar o destaque dado a elementos importantes na proposta do enredo (que não podem ser ignorados, nem colocados em segundo plano). O julgador deverá considerar que nem sempre tudo poderá ser retratado, neste caso, o julgador deverá procurar analisar se o que faltou foi representativo ou não.

- Muitas vezes na busca por enriquecer um tema, a exploração recorre a elementos externos e de aparente pouca relação com o tema do enredo proposto. Caberá ao julgador analisar se esses elementos realmente enriqueceram o tema e se a justificativa para a presença deles elementos foi convincente.

Obs:
- Nos manifestando sobre uma questão bastante polêmica: recomendamos que o julgador deva saber reconhecer os méritos de um tema enredo original, mas nem por isso exigir o mesmo ineditismo de todos os demais enredos. Aqueles grandes achados, temas ótimos, devem ser reconhecidos, até mesmo em um enredo que não tenha uma exploração temática a altura do que o tema poderia proporcionar, ele não deve perder tanta nota no comparativo com um enredo de tema ruim e exploração ruim. Em contrapartida, um tema já bastante explorado se apresentar uma exploração temática interessante, pode revelar-se um ótimo enredo e até ser digno da nota 10. Por isso, a palavra final sobre um enredo ser bom ou não geralmente é dada pela exploração temática e não o tema, com base nisso, o julgador deverá tomar cuidado para não ter um pré-conceito sobre o enredo e fazer disto algo determinante na sua avaliação final.


QUESITO CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO

Este quesito deve analisar os pontos positivos do enredo, se ele está pronto para o desfile, o que de bom ele tem para acrescentar e nos fazer ver esse enredo apresentado em um desfile de carnaval.

O julgador também deverá neste quesito analisar o conjunto do enredo, sendo que este conjunto não deve ser uma média das notas de outros quesitos e sim uma analise dos pontos mais marcantes. Não é momento de tirar nota por errinhos, os outros quesitos já fizeram isso. É momento de se fixar nos detalhes mais importantes de cada obra.

Este enredo está pronto para o desfile? Foi adaptado para o carnaval? Que escola se interessaria por esse enredo (podendo levar em conta diferentes cidades)? São perguntas que o jurado pode se fazer.

Recomendamos que o jurado faça uma avaliação livre, observando os acertos, reconhecendo os méritos e mais do que nunca comparando os enredos. Diferenciando os bons enredos dos grandes enredos que serão os campeões deste concurso, esta nota mais do que em qualquer outro quesito pode ser comparativa.

O julgador deverá considerar:
- Tudo que foi apresentado.

O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas, questões de pouca importância para o conjunto do enredo. Não é momento de fazer uma média das notas, nem ficar repetindo penalidades de outros quesitos.

Obs: O julgador pode dar nota diferente de 10 nos quesitos anteriores e chegar nesse e resolver premiar o enredo com nota 10. Também o contrário pode acontecer dar nota 10 nos quesitos anteriores e agora chegar e dar um 9,9 ou 9,8. Não é um quesito para premiar enredos corretos, este deve ser um quesito para pensar no que os enredos tem de bom!


QUESITO COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
O julgador não é responsável por este quesito mas se desejar pode apontar e sugerir penalidades.


COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES

As obrigatoriedades são importantes para exigir dos autores uma melhor apresentação de seu enredo buscando adequar os enredos para uma mais completa avaliação possível. Como estamos em um concurso não poderemos esperar que seja campeão do  concurso simplesmente alguém que copiou e colou um belo texto da internet no Word e chamou ele de enredo. Vamos querer observar em primeiro lugar se este texto sofreu uma adaptação para um o Carnaval. Por isso também é solicitado uma divisão dos setores, dar nome a alas e carros e mostrar criatividade com alas fundamentais das escolas de samba como Bateria e Baianas. Lembrar que o Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira precisa de um significado no enredo.

SÃO ESSAS AS OBRIGATORIEDADES:

Título para o enredo: O enredo precisará ter um nome.
Texto de introdução ou Justificativa: E um pequeno texto de apresentação, uma rápida explicação inicial do que virá por aí é encontrado depois do título.
Sinopse ou Argumento: Texto que contará o enredo. Podendo este ter menos de duas ou até mais de 50 páginas. Pode ser em prosa ou verso, misto, qualquer formato é aceito.
Desenvolvimento: Após a sinopse apresentar uma explicação inicial para os setores separadamente e apresentar nome e número para alas e carros. É facultativo explicar ala a ala, espera-se que a Sinopse e texto inicial dos setores já cumpra essa função. A explicação dos setores deve ser o significado do setor para o enredo, como se fosse um capitulo, o autor deve dizer resumidamente o que será mostrando nesse capítulo.  
Elementos EspeciaisSerá obrigatória a presença no desenvolvimento de Bateria, Casal de MS e PB, Baianas, Velha Guarda e Comissão de Frente.
Carros alegóricos: Imaginar um enredo para ser desenvolvido entre 3 e 8 Alegorias, podendo fazer o uso de tripés (o número de tripés é ilimitado).
Tamanho do arquivo: Não poderá exceder 5 MB.
Assinatura: No mínimo é exigido nome identificação (apelido, nome fictício ou verdadeiro) e e-mail para contato (depois do título ou no final do enredo, esse e-mail pode ser divulgado ou não, o autor deve avisar).

Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento, apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e significado para as alas.


Penalidades:
O não cumprimento das penalidades resultará nos seguintes descontos:

Título para o enredo: -5 pontos
Introdução: -2 pontos
Sinopse ou Argumento: -10 pontos
Desenvolvimento: - 20 pontos
Divisão de Setores no desenvolvimento: -2 pontos
Explicação dos setores no desenvolvimento: -3 pontos (não é descontado se ao menos for feita uma divisão de setores na sinopse que deixe claro os capítulos que serão apresentados).
Divisão de Alas: -3 pontos
Número de alegorias: Cada carro que ultrapassar 8 ou for inferior ao número de 3, será descontado 1 ponto. Mas a penalidade será efetuada apenas em caso de ter sido apresentado o desenvolvimento.

Elementos especiais: Velha Guarda: -0,6 ponto. Bateria, Baianas, Ms e Pb (no mínimo 1 casal) ou Comissão de Frente: -1 ponto cada

Enredo sem Assinatura: -0,1 (deve conter no arquivo de texto de enredo uma assinatura)
Tamanho do arquivo: Deverá conter 5 MB, perderá -0,1 a cada 500 kb ultrapassado.  Assim podemos notar que o concurso ainda tem uma tolerância de 499 kb, penalizando a cada 500 kb ultrapassado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores