Mudanças entre o quinto e sexto concurso:
- Passará a ser exigida como obrigatoriedade a explicação
inicial dos setores no desenvolvimento.
- Carnavalização forma um novo
quesito com o quesito Conjunto. Que se transforma em Quesito Conjunto e Carnavalização.
- O quesito Desenvolvimento
retorna ao seu molde dos primeiros concursos, mas muda de nome, se chamará Quesito Setores, Alegorias e Fantasias.
- O texto do regulamento foi
reduzido buscando mais flexibilidade para os jurados.
- Comissão de obrigatoriedades –
volta ser resultado do conjunto de todos. Assim jurados e participantes podem
fazer denuncias e sugerir penalidades aos enredos que disputam o concurso.
Notas:
Cada jurado
analisará 5 quesitos, fornecendo por tanto 5 notas para cada enredo.
As notas são
decimais, ou seja, 10, 9,9, 9,8... 9,1...7,7. Sendo a nota máxima é 10 (Dez) e
a mínima é 7,0 (Sete).
O sexto quesito
é Comissão de Obrigatoriedades, os jurados podem sugerir penalidades, mas isso
é facultativo a organização é a responsável pela penalização dos enredos.
Os quesitos:
QUESITO APRESENTAÇÃO: Julga a apresentação visual do texto do
enredo (letras, cores, ilustrações), seu título e sua introdução.
QUESITO EXPLICAÇÃO: Este quesito avalia o texto que conta o
enredo. Como estamos em um concurso é solicitado que o texto, curto ou não,
deixe bem claro os pontos que deseja abordar.
QUESITO SETORES, ALEGORIAS E ALAS: Analisa o desenvolvimento apresentado,
a retratação da sinopse na divisão dos setores, carros e alas.
QUESITO TEMA E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: Este quesito analisará o tema enredo e
principalmente a sua exploração temática.
QUESITO CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO: Está em julgamento tudo, se o enredo
está pronto para o desfile, fazendo uma analise do conjunto.
QUESITO COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES: É um quesito separado do julgamento. Faz
os descontos de pontos pela não apresentação de itens do regulamento. Falta de
ala de baianas, tamanho do arquivo do enredo, falta de desenvolvimento,
introdução, entre outros pontos. É responsabilidade da organização do concurso
e não dos jurados.
Quesito
Apresentação (Título, Introdução e Impressão Visual)
O quesito
Apresentação é composto por 3
sub-quesitos, estes quesitos analisam a apresentação do enredo, ou seja, “a
sua casca”, a Apresentação de um enredo é importante para valorizá-lo, atrair o
interesse pela obra. É esperando um bom título, texto bom para leitura, um
texto inicial sintetizado que apresente o que vem por aí.
A nota mínima do quesito é 7,0, cada sub-quesito valerá 1,0 ponto somando com a nota 7,0.
Sub-quesito Título
(peso 1,0, nota mínima 0, nota máxima 1)
O título é
o nome do enredo. Será o primeiro contato que teremos com o enredo, por isso
ele é muito importante. O significado do enredo não precisa estar exposto
explicitamente no título, o julgador deve se preocupar com o bom gosto e
potencial de gerar interesse pela obra.
Itens
importantes para análise do quesito:
- Coerência do título com o
enredo proposto
- Criatividade, evitando
clichês
- Gerar interesse pelo
enredo, atraindo o público para prestar atenção no enredo
- Não tenha erros gritantes
de português.
Obs: A ausência de título a nota do enredo deverá ser zero neste sub-quesito.
Sub-quesito Introdução
(peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)
Esse
quesito avalia a qualidade do texto de introdução, que é um texto que
geralmente vem depois do título e antes da sinopse. Este texto deve cumprir a função de apresentar o enredo nos
informando o que vem por aí.
Pontos importantes deste sub-quesito:
- A introdução deve gerar
interesse pelo enredo
- A introdução deve fazer
uma explicação resumida do que trata o enredo. É com a introdução que esperamos
começar a entender o enredo e a proposta de exploração temática nele contida.
Observação importante:
Obs1:
São muitos enredos que
se apresentam sobre diversas maneiras. Por isso, a introdução de um enredo pode ser apresentar em diferentes obras
com títulos diferentes (introdução, justificativa, histórico ou até, ausência
de identificação).
Obs2: Os diversos enredos podem
apresentar “fixas técnicas”, entre
outras apresentações iniciais, o julgador deve procurar julgar neste
sub-quesito o texto que melhor se encaixar como introdução, geralmente é fácil
para o julgador identificar este texto, é o texto que fala sobre o enredo.
Obs3: Na
ausência de introdução, a nota do
enredo no sub-quesito deve ser Zero. O julgador pode também procurar considerar
o primeiro parágrafo da sinopse como sendo introdução, mas fica sob sua análise
se deseja considerar como sendo introdução ou não.
Obs4: Geralmente a introdução é um texto bastante curto,
mas conforme a obra pode ser mais longo. Depende muito do tipo de enredo,
alguns podem usar a introdução para desfazer eventuais polemicas que envolvem a
sua obra ou diferenciar a sua obra de enredos com temática parecida.
Sub-quesito Impressão
Visual (peso 1,0, nota mínima 0, máxima 1)
Este quesito deve julgar a
apresentação do texto do enredo, as fontes, tamanho de letra, cores,
parágrafos, ilustrações que poderão ser apresentadas.
O concurso de enredos é a
principio todo em texto, preto e branco, sendo facultativa a presença de
ilustrações (fotos), letras coloridas, “efeitos especiais”, e estando presentes, devem ser julgadas.
Com base nisso, a Apresentação Visual julgará conforme o que o autor apresentar:
Em um texto simples o julgador deverá analisar:
- A apresentação e
facilidade na leitura
Em um texto Colorido ou ilustrado:
- A apresentação e
facilidade na leitura
- A coerência das
ilustrações e cores com o enredo
Exemplos de justificativas
no quesito apresentação:
Por ser um quesito que
contém outros 3 sub-quesitos dentro dele, ele pode gerar algumas dúvidas. É
recomendando que o jurado dê as notas de cada sub-quesito separadamente,
deixando claro onde o enredo perdeu a nota.
Exemplo 1: Nota geral e
citando apenas os sub-quesitos em que o enredo foi penalizado.
índia terra sagrada,terra abençoada!
APRESENTAÇÃO: 9,6. Erro primário.
TITULO: 0,6 Achei grosseiro escrever com letra minúscula o
nome de um país. Ainda quando este é o enredo. E não tem justificativa, ainda
mais por estar no começo do Título. A índia com letra minúscula para mim é
aquela indígena e não o país Índia.
Exemplo 2: (Dando nota
e justificando os 3 subquesitos)
DA MAGIA DE CLOW, AO AMOR DE SAKURA, A INCRIVEL
HISTÓRIA DAS CARTAS CLOW
EXEMPLO 3 (NOTA TOTAL
E EXPLICANDO ONDE O ENREDO PERDEU PONTO)
PÉTALAS E ESPINHOS
APRESENTAÇÃO: 9,8 (a
justificativa do enredo pode ser melhorada, ainda está confusa para apresentar
um tema tão bonito)
QUESITO EXPLICAÇAO
Este
quesito irá avaliar o texto que conta o enredo, este texto será encontrado
depois da introdução e deverá explicar e fazer desenvolvimento teórico do
enredo proposto.
Este
texto pode se apresentar na forma de argumento, histórico do enredo com
justificativa do enredo, também pode apresentar-se sob a forma de sinopse ou um
texto mais extenso e detalhado.
A forma
do texto é livre, sendo prosa, verso, misturado, o que o autor achar melhor.
Para este quesito o
julgador deverá analisar:
- Todo o conteúdo
contido nesse texto, o texto deverá ser claro, que conte o enredo de forma
criativa, coerente e interessante;
- A forma que o autor
contou o enredo, a harmonia, tudo tem que estar de acordo com o tema enredo e
bem claro cada elemento presente;
- Informações
polêmicas devem ser bem justificadas;
- O texto não pode
conter informações erradas sobre o tema proposto e assuntos nele contidos.
O julgador deverá
desconsiderar:
- Pequenas falhas de
português (ou digitação), salvo aquelas falhas freqüentes e que comprometem o
entendimento do enredo.
- Penalizar falhas de
Título, Desenvolvimento e Introdução apenas nos quesitos correspondentes e não
na quesito Explicação do Enredo.
Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento,
apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo
Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar
o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e
significado para as alas.
QUESITO SETORES,
ALEGORIAS E ALAS
Este
quesito julgará o desenvolvimento apresentado, ou seja, os setores (capítulos
que são contados o enredo), as alas e alegorias imaginados (neste caso mais os
títulos, seu sentido no enredo).
Ausência de desenvolvimento: a nota é 7,0.
Ausência de desenvolvimento: a nota é 7,0.
Por tanto, o julgador
deverá analisar:
- A armação e o potencial
de leitura do enredo representado em alas e carros baseados no texto anteriormente
apresentado, ou seja, a ordem precisa estar coerente com a sinopse e permitir uma representação em alas e
carros de trechos da história que está sendo contada;
- Não podem faltar trechos
importantes da sinopse, nem aparecer elementos que a sinopse ignora completamente,
pois isso é como se quebrasse um carro, uma ala não desfilasse ou um carro de
escola errada entrasse na avenida;
- O equilíbrio entre os
setores, salvo raras exceções, como o primeiro setor do desfile, o tamanho dos
setores não pode ser desproporcional;
- Criatividade no nome das
alas e carros, ATENÇÃO: não é obrigatório especificação profunda sobre cores de
fantasias, esculturas, presença de elementos plásticos, materiais qualquer
tipo. Isto tudo é facultativo, se apresentado é que deve ser avaliado.
- A divisão dos setores e
sua explicação são importantes para entendermos a proposta dos capítulos que
serão mostrados no enredo. Isto presente no desenvolvimento também nos ajudará
a julgar o quesito seguinte, tema e exploração temática.
- Este quesito também
julga os elementos especiais, os significados e criatividade no lidar com alas
importantes como C de Frente, Baianas, Bateria, Mestre Sala e Porta Bandeira,
Velha Guarda;
- Observações:
Explicação inicial dos setores é esperado encontrar em cada setor
um resumo sobre o que será tratado o setor, o que ajuda no seu entendimento.
Exemplo de explicação inicial
dos setores
4º setor – “Simplesmente
Valesca”
Aqui temos
a Valesca Reis Santos. Neste setor retratamos como é a Valesca do dia a dia, a
Valesca em sua intimidade. Quem ela é por trás da fama. Suas lutas, glórias e
desejos.
Atenção especial com o primeiro e último
setor.
Eles são especiais tem natureza diferente dos demais. É aceito um primeiro
setor só de Comissão de Frente e Abre-Alas, como também um primeiro setor com
Comissão de Frente, Abre-Alas, alas e carro 2. Quanto ao último setor,
poderemos encontrar umas alas como velha-guarda
e ala de compositores depois do
último carro. Nos demais setores, geralmente são abertos por alas e
fechados por carro.
Recordamos
que carro encobre as alas, por isso,
não é correto carro abrindo setor. O carro deve ser encarado como uma
‘’cortina”, ele encobre o que vem atrás dele, e assim não interage com as alas
que vem depois, ele interage com as alas que vem na frente dele, por isso, ele
é bom para fechar o setor e não abrir.
Tripés
podem substituir alegorias ou ficar em posição diversa como encaixados em Comissão de Frente, abertura de setor, posição intermediária entre dois carros. Se substituem um carro é recomendado que
não fechem setores muito importantes do enredo, geralmente devem ficar no meio
do desfile.
A posição
da bateria e MS e PB pode ser variável, podendo ou não o autor do enredo fazer
o aviso de entrada e saída do recuo. Seu significados no enredo também pode
estar de acordo com o setor inicial
(antes de entrar no recuo) ou propostas genéricas que se encaixam em
qualquer setor do desfile.
TEMA
E EXPLORAÇÃO TEMÁTICA
Este
quesito deve analisar o tema e sua exploração, ou seja, o assunto principal do
enredo e todo o conjunto de enfoques dados, a riqueza nas mensagens abordadas,
os sub-temas, enfim, tudo que a exploração deste tema poderá revelar.
Este
quesito deve ser avaliado com base na proposta realizada pelo autor do enredo.
Todo o enredo, explicitamente ou implicitamente, é realizado com base em uma proposta de exploração desse tema.
Caberá o julgador analisar se essa proposta de exploração temática foi exitosa
ou não. E também com base no que o enredo propõe trazer, analisar se cumpriu o
que se esperava.
O tema
sob forma de proposta de exploração temática precisa estar presente de alguma
maneira em todo o enredo, ou seja, interligado, se relacionando de alguma
maneira, seja qual for, com o que será mostrado.
Este
quesito julga introdução, sinopse, desenvolvimento, todo o enredo.
Assim com base no
exposto, o julgador deverá:
- analisar a proposta de
exploração do tema realizada pelo autor
- observar a criatividade
da exploração, a riqueza nas mensagens abordadas, sendo o tema inédito ou não
- analisar o destaque dado
a elementos importantes na proposta do enredo (que não podem ser ignorados, nem
colocados em segundo plano). O julgador deverá considerar que nem sempre tudo
poderá ser retratado, neste caso, o julgador deverá procurar analisar se o que
faltou foi representativo ou não.
- Muitas vezes na busca
por enriquecer um tema, a exploração recorre a elementos externos e de aparente
pouca relação com o tema do enredo proposto. Caberá ao julgador analisar se
esses elementos realmente enriqueceram o tema e se a justificativa para a
presença deles elementos foi convincente.
Obs:
- Nos manifestando sobre
uma questão bastante polêmica: recomendamos que o julgador deva saber
reconhecer os méritos de um tema enredo original, mas nem por isso exigir o
mesmo ineditismo de todos os demais enredos. Aqueles grandes achados, temas
ótimos, devem ser reconhecidos, até mesmo em um enredo que não tenha uma exploração
temática a altura do que o tema poderia proporcionar, ele não deve perder tanta
nota no comparativo com um enredo de tema ruim e exploração ruim. Em
contrapartida, um tema já bastante explorado se apresentar uma exploração
temática interessante, pode revelar-se um ótimo enredo e até ser digno da nota
10. Por isso, a palavra final sobre um enredo ser bom ou não geralmente é dada
pela exploração temática e não o tema, com base nisso, o julgador deverá tomar
cuidado para não ter um pré-conceito sobre o enredo e fazer disto algo
determinante na sua avaliação final.
QUESITO CARNAVALIZAÇÃO E CONJUNTO
Este quesito deve analisar
os pontos positivos do enredo, se ele está pronto para o desfile, o que de bom
ele tem para acrescentar e nos fazer ver esse enredo apresentado em um desfile
de carnaval.
O julgador também deverá
neste quesito analisar o conjunto do enredo, sendo que este conjunto não deve
ser uma média das notas de outros quesitos e sim uma analise dos pontos mais
marcantes. Não é momento de tirar nota por errinhos, os outros quesitos já
fizeram isso. É momento de se fixar nos detalhes mais importantes de cada obra.
Este enredo está pronto
para o desfile? Foi adaptado para o carnaval? Que escola se interessaria por
esse enredo (podendo levar em conta diferentes cidades)? São perguntas que o
jurado pode se fazer.
Recomendamos que o jurado
faça uma avaliação livre, observando os acertos, reconhecendo os méritos e mais
do que nunca comparando os enredos. Diferenciando
os bons enredos dos grandes enredos que serão os campeões deste concurso, esta
nota mais do que em qualquer outro quesito pode ser comparativa.
O julgador deverá considerar:
- Tudo que foi apresentado.
O julgador deverá desconsiderar:
- Pequenas falhas, questões de pouca
importância para o conjunto do enredo. Não
é momento de fazer uma média das notas, nem ficar repetindo penalidades de
outros quesitos.
Obs: O julgador pode dar nota diferente
de 10 nos quesitos anteriores e chegar nesse e resolver premiar o enredo com
nota 10. Também o contrário pode acontecer dar nota 10 nos quesitos anteriores
e agora chegar e dar um 9,9 ou 9,8. Não é um quesito para premiar enredos
corretos, este deve ser um quesito para pensar no que os enredos tem de bom!
QUESITO COMISSÃO DE
OBRIGATORIEDADES:
O julgador não é
responsável por este quesito mas se desejar pode apontar e sugerir penalidades.
COMISSÃO DE
OBRIGATORIEDADES
As obrigatoriedades são
importantes para exigir dos autores uma melhor apresentação de seu enredo
buscando adequar os enredos para uma mais completa avaliação possível. Como
estamos em um concurso não poderemos esperar que seja campeão do concurso
simplesmente alguém que copiou e colou um belo texto da internet no Word e
chamou ele de enredo. Vamos querer observar em primeiro lugar se este texto
sofreu uma adaptação para um o Carnaval. Por isso também é solicitado uma
divisão dos setores, dar nome a alas e carros e mostrar criatividade com alas
fundamentais das escolas de samba como Bateria e Baianas. Lembrar que o Casal
de Mestre Sala e Porta-Bandeira precisa de um significado no enredo.
SÃO ESSAS AS
OBRIGATORIEDADES:
Título para o enredo: O
enredo precisará ter um nome.
Texto de introdução ou Justificativa: E um pequeno texto de
apresentação, uma rápida explicação inicial do que virá por aí é encontrado
depois do título.
Sinopse ou Argumento: Texto que contará o enredo. Podendo este ter menos
de duas ou até mais de 50 páginas. Pode ser em prosa ou verso, misto, qualquer
formato é aceito.
Desenvolvimento: Após a sinopse apresentar uma
explicação inicial para os setores separadamente e apresentar nome e número
para alas e carros. É facultativo explicar ala a ala, espera-se que a Sinopse e
texto inicial dos setores já cumpra essa função. A explicação dos setores deve
ser o significado do setor para o enredo, como se fosse um capitulo, o autor
deve dizer resumidamente o que será mostrando nesse capítulo.
Elementos Especiais: Será obrigatória a presença no
desenvolvimento de Bateria, Casal de MS e PB, Baianas, Velha Guarda e Comissão
de Frente.
Carros alegóricos: Imaginar um enredo para ser
desenvolvido entre 3 e 8 Alegorias, podendo fazer o uso de tripés (o número de
tripés é ilimitado).
Tamanho do arquivo: Não
poderá exceder 5 MB.
Assinatura: No mínimo é exigido nome identificação (apelido, nome
fictício ou verdadeiro) e e-mail para contato (depois do título ou no final do
enredo, esse e-mail pode ser divulgado ou não, o autor deve avisar).
Observação importante: Alguns podem optar por misturar Sinopse e Desenvolvimento,
apresentando em um único texto. Isto é aceito pelo
Concurso se este texto cumprir as funções que se espera dele. Sinopse explicar
o enredo, Desenvolvimento apresentar a divisão dos setores (capítulos) e nome e
significado para as alas.
Penalidades:
O não cumprimento das
penalidades resultará nos seguintes descontos:
Título para o enredo: -5 pontos
Introdução: -2 pontos
Sinopse ou Argumento: -10 pontos
Desenvolvimento: - 20 pontos
Divisão de Setores no
desenvolvimento: -2 pontos
Explicação dos setores no
desenvolvimento: -3 pontos (não é descontado se ao menos
for feita uma divisão de setores na sinopse que deixe claro os capítulos que
serão apresentados).
Divisão de Alas: -3 pontos
Número de alegorias: Cada carro que ultrapassar 8 ou
for inferior ao número de 3, será descontado 1 ponto. Mas a penalidade
será efetuada apenas em caso de ter sido apresentado o desenvolvimento.
Elementos especiais: Velha Guarda: -0,6 ponto. Bateria, Baianas, Ms e Pb (no mínimo 1 casal) ou Comissão de Frente: -1 ponto cada
Enredo sem Assinatura: -0,1 (deve conter no arquivo de
texto de enredo uma assinatura)
Tamanho do arquivo: Deverá conter 5 MB, perderá
-0,1 a cada 500 kb ultrapassado. Assim podemos notar que
o concurso ainda tem uma tolerância de 499 kb, penalizando a cada 500 kb
ultrapassado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário