Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Justificativas - JEXTRA - Júlia Rodrigues

 

JUSTIFICATIVAS CONCURSO DE ENREDOS

Jurada: Júlia Rodrigues

 obs: As notas dela não valeram, pq ela só julgou 5 enredos. E isto seria uma grande desvantagem para quem foi julgado e quem não foi. 


1601 — A saga da cloroquina patriota

Título: 10

Introdução: 9,8

A introdução não nos fornece uma delimitação temática ou fio condutor, mas se limita a exaltar o medicamento de forma caricata, mas over.

Apresentação: 9,9

Não existe um padrão nas fontes ou cores utilizadas para apresentar o enredo. O documento também apresenta um excesso de imagens que não acrescentam muito ao que é apresentado.

Argumento: 9,3

Neste momento, a autoria do enredo é mais feliz em trazer de fato um enredo (diferente de tema) e apresenta o fármaco como salvador de um país. A proposta de trazer a sinopse em forma de poema é bem-vinda. A autoria envereda por caminhos perigosos em dado momento do texto e se perde. As três últimas estrofes em nada acrescentam à compreensão do enredo e, além disso, não se saem bem no intuito de serem descontraídas ou irônicas.

Desenvolvimento: 9,0

O desenvolvimento passa por diversos lugares-comuns dentro do universo Jair Bolsonaro. É importante lembrar que o enredo tem como foco a cloroquina, e não o presidente. Por isso, alguns elementos — como a presença da ministra Damares — não são descabidos, mas carecem de uma amarração melhor. O roteiro reproduz meramente imagens marcantes da política nacional do último ano, sem que haja necessariamente uma carnavalização. Algumas alas são tão literais que me lembram o desfile da Tijuca de 2014, e não de uma forma boa.

Exploração: 9,0

A proposta de trazer um tema menos óbvio é ousada e deve ser apreciada, mas o objetivo de trazer um enredo debochado e crítico do enredo não foi atingido, e o enredo tornou-se uma reprodução pouco elaborada dos mandos e desmandos do atual governo.

 

 

1602 — O profeta da Gehena

 

Título: 10

Introdução: 10

A introdução é simples, enxuta, mas precisa. Tive uma dúvida em relação ao início do segundo milênio acontecer na era medieval, mas me questiono se é uma licença poética e, por isso, não despontuei.

Apresentação: 10

Autor muito cuidadoso com o aspecto visual do documento. Parabéns.

Argumento: 0

Infelizmente não encontrei o argumento delimitado no texto. Aceito recorrigir e atribuir nota a ele, caso o organizador o aponte e me reenvie.

Desenvolvimento: 9,9

O desenvolvimento é cronológico, bem descrito e sólido. Os setores finais do enredo conferem um tom profético e esperançoso ao texto e isso é coerente e desejável na atual conjuntura. Despontuo 0,1 por crer que a descrição dos poderes dos cavaleiros tornou-se um pouco repetitiva pela forma como foi redigida. Além disso, nem sempre a ideia de níveis (algo ascendente, que a cada nível ganha mais poder) pareceu coerente com o que estava descrito.

Exploração: 10

Obs: esse enredo precisa ter uma penalização em 2 pontos por apresentar, como primeira imagem, o pavilhão da escola, em vez de algo relacionado ao enredo. Não sei onde despontuar!

 

 

1603 — Sambalanço, a bossa que dança

 

Título: 10

Introdução: 10

Introdução excelente. Cumpre o papel de nos fazer compreender o enredo e nos instiga a conhecer o sambalanço. Traz história, nos apresenta nomes da música que são referência no gênero. Como se diz por aí: introdução feita com o regulamento embaixo do braço.

Apresentação: 10

Argumento: 10

Samba muito bem construído. Vale destacar o seguinte trecho “Estrelas que me traduzem tantas saudades, ah saudades.../passeiam... sagradamente sob a luz de um canto imortal/Prazer, meu nome é Sambalanço, minha raiz é o carnaval!”, que me chamou a atenção positivamente.

Desenvolvimento: 10

O desenvolvimento do enredo traz elementos culturais e históricos, mas mantém o tom lúdico. A compreensão do enredo é fácil, a leitura é fluida. Não se pretende inventar a roda aqui, e é tudo muito bem executado.

Exploração: 10

A dupla de enredistas opta por um caminho seguro e com amplas possibilidades de carnavalização. Isso não é demérito, mas sim uma inteligência. Ao falar sobre um gênero musical pouco conhecido na atualidade, a dupla torna seu enredo relevante e rico.

 

 

1604 — O canto das lavadeiras

 

Título: 10

O título é simples, mas correto. Feita a leitura da introdução, compreende-se que ele é certeiro.

Introdução: 10

A introdução está bem redigida e com todos os elementos necessários para uma primeira compreensão do enredo. Sugiro apenas atenção para que troque, por exemplo, o uso da palavra “índio” pela palavra “indígena”.

Apresentação: 10

Argumento: 9,9

O detalhe de iniciar e finalizar a escrita da sinopse com o mesmo trecho traz uma noção de ciclicidade, e aqui o autor foi muito feliz. Senti falta de uma maior caracterização do início daquele povo, antes da chegada dos males. Além disso, fiquei confusa com esse trecho: “Porém, num certo dia, ouviu-se o rugido de criaturas. O barulho atraiu os males do mundo para a beira do rio. O carneiro secou as águas; o urso queimou as matas; o cachorro entupiu os rios com areia; e o gavião surgiu para se aproveitar dos humildes.”. Não compreendi se as criaturas são os animais presentes no antigo mundo e se o rugido (inesperado? Desencadeado por algo?) atraiu os males do mundo ou se o rugido das criaturas já seria um presságio dos males que estavam por vir.

Desenvolvimento: 10

Nota-se que o autor fez uma pesquisa cuidadosa para desenvolver o enredo. A representação do surgimento das rezadeiras é muito bem-feita e a caracterização do Vale do Jequitinhonha está riquíssima, com menções a artistas de Kiau (Araçuaí) e Almenara. O Vale não é meramente descrito como um local de miséria, apesar de ter sido ressaltado o uso do termo Vale da Fome (um termo correto e infelizmente real). A arte e cultura próprias da região são retratadas. Sendo moradora do Vale do Mucuri, fico extremamente satisfeita.

Exploração: 10

 

1605 — Folias de Jucú

Título: 10

Introdução: 9,8

Confesso que tive certa dificuldade em enquadrar o enredo no tempo e espaço. Faltou uma contextualização melhor, e isso afetou a compreensão do texto.

Apresentação: 10

Argumento:

Desenvolvimento:

Exploração:

 

Obs: esse enredo também precisa ter uma penalização em 2 pontos por apresentar, como primeira imagem, o pavilhão da escola, em vez de algo relacionado ao enredo. Não sei onde despontuar!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores