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domingo, 4 de março de 2018

Justificativas RECOPA - Erick Araújo


Enredo: Sertanejo Universitário, a música popular do Brasil

Título: 9,8.

Por consequência da inserção de temáticas estranhas ao tema, o título acaba perdendo sua função. Ele serviria se o enredo fosse somente sobre sertanejo universitário. (-0,2)

Apresentação: 10.

Introdução: 10

Sinopse: 9,6

Informação errônea:

Você disse que o sertanejo surgiu no Centro-Oeste. Entretanto, não há como dizer exatamente onde teria surgido unicamente pois, segundo o Dicionário Cravo Albin da MPB, esse surgiu em vários lugares diferentes e foi compilado por Cornélio Pires. (-0,2)

Não há uma relação clara entre Maxixe e os ritmos do Pará, bem como também entre estes e os ritmos do Sertanejo. (-0,2)

Roteiro: 8,6

Pequenos erros de português, como “belemense”, “pernanbuco”, e a confusão com a numeração dos setores (no terceiro você disse que era o quarto; no quarto disse que era o quinto e assim sucessivamente). (-0,1)

CF, Alas 1, 5, 9, 11, 13, 14, 16, 17, 18 e Alegorias 4, 5, 6 – explicação abstrata. (-1,3)

Ex.:
Ala representa o Sertanejo Universitário mais romântico. Com destaque para as letras que citam as raízes do interior, com fortes influências do Sertanejo Caipira e do Forró trazifdo por Luiz Gonzaga”...

Você disse o significado, mas não como seria representado.


Exploração temática: 9,5

É um tema complicado. Deu-se mais destaque às ditas influências do estilo do que a ele em si, que só apareceu no final. Ou seja, o tema central sumiu.
Ao mesmo tempo, a abordagem pareceu corrida / apressada, indicando que não havia material suficiente para o enredo.

Conjunto artístico: 9,7

O julgamento é comparativo.










Enredo: A liga dos assassinos

Título: 10.

Apresentação: 9,7.

Preto e amarelo é algo que precisa saber ser usado. Não ficou bom pra leitura fazer o fundo todo ser amarelo.

Introdução: 9,9

Há recorrência de diversos erros de português pelo texto, como problemas com a concordância (povo assamitas) e repetições que atrapalham o sentido.

Sinopse: 9,6

Recorrência dos mesmos erros de português já aludidos. (-0,1)

Partes do texto estão confusas e emboladas. (-0,3)
Ex.:
TUDO COMEÇOU NA PRIMEIRA CIDADE E NOS OS CHAMAMOS EN´ESH, ALI, KHAYIN CESSOU SUA ANDANÇA NA PRIMEIRA CIDADE, QUE NOS CRIOU A SEGUNDA CIDADE, CUJO O NUMERO ERA CINCO.
OS KAFIN FALAM EM TRÊS, MAS ERA O CINCO SEU VERDADEIRO NUMERO, POIS FOI EM EN`ESH QUE O NOSSO ANCESTRAL HAQUIM VIVEU, E ONDE AS SUA CRIANÇAS VIVEM.”


Roteiro: 8,8

Alas 2, 3 e 4 – como foi explicado, elas viriam iguais. Se cada uma representa algo diferente, então teria que haver diferenças. (-0,1)

Há trechos da sinopse que não foram representados no roteiro: (-0,5)
Ex.:
“HAQUIM REUNIU CONTIGO SOLDADOS CUJO O CORAÇÃO JÁ CONHECIA, E ELES FORAM ATÉ O REI E A RAINHA DE DIA E AS MATARAM CORTANDO A SUA CABEÇA RECOLHENDO O SEU SANGUE NUMA TAÇA PARA FAZER UM RITUAL”.

O quarto setor ficou pequeno em relação aos demais. (-0,1)

Ala 17 – explicação abstrata. (-0,1)

Ala 18 – o nome e a explicação não batem. Parecem estar trocados. (-0,1)

Faltou representar o sexto setor. (-0,3)

Exploração temática: 9,7.

Sem o último setor, não se explorou a totalidade do tema proposto.

Conjunto artístico: 9,6.
O julgamento é comparativo.





Enredo:
“DO MUNDO REAL AO MUNDO IMAGINÁRIO... UMA VIAGEM PELO UNIVERSO DAS CRIANÇAS”

Título:
10.

Apresentação: 10.

Introdução:
10.

Sinopse: 9,8.

Poderia ser mais desenvolvida em alguns pontos, como por exemplo:

“... Impedi-las de vivenciar o espirito de natal, a magia dos brinquedos e o sabor sedutor dos doces.”

Roteiro: 8,0

Nenhuma ala ou alegoria foi explicada. Isso dificulta que se possa ter uma ideia da imagem que se queria passar.

Faltam também as referências feitas na sinopse a monstros e criaturas maléficas, bem como há alas que representam fatos que não estão na sinopse, como as crianças desaparecidas. Há ainda inversões, como no caso das bruxas e das alas referentes à qualificação profissional, que pela sinopse viriam antes.

Exploração temática: 9,7

Como a armação do enredo indica que era para ser compacto, talvez fosse melhor condensar as ideias em um ponto único. Ficou relativamente atropelado e sobreposto.

Conjunto artístico: 9,4.

Aplica-se o comparativo.





















Enredo: Réquiem para Kolônia

Título: 10

Apresentação:
10

Introdução:
10

Sinopse:
9,7

Um enredo é escrito para as pessoas e não para si. Quem ler precisa entender o que está escrito. Falta maior clareza nas ideias.

Roteiro:
9,6

Para ser tripé, não pode ter mais que 2 componentes em cima (tripé 2). (-0,1)

Não tem a velha guarda no roteiro. (-0,3)


Exploração Temática:
9,7

Lendo a sinopse, parece tudo dentro do que se poderia esperar. O problema começa no roteiro. Em alguns setores, como o 2 e o 5, a sobreposição de ideias da sinopse passou a ser atropelada, como se se entulhasse o máximo possível de conceitos. Provavelmente, isso se dá pelo excesso de informações da sinopse, o que dificulta passar tudo pro roteiro. É algo que precisa ser dosado. Como foi feito, prejudicou a exploração do tema.

Conjunto artístico: 9,9

O julgamento é comparativo.






























Enredo: Abram as asas para o Grito de Liberdade!

Título:
10.

Apresentação: 10

Introdução: 10

Sinopse: 9,3.

Informação errônea:

Lei Áurea e Lei da Abolição são a mesma coisa. O enredista tratou como se fossem diferentes. (-0,2)

No seguinte trecho pareceu que Dom Pedro veio depois da Princesa Isabel, quando na verdade é o contrário.
“Princesa Isabel, surge nesse cenário como grande Libertadora. Dom Pedro também surge nesse cenário, mas não somente por independência, mas sim por interesses em reger a nação”. (-0,2)

Não existiu no Brasil uma “Revolta do Café”. (-0,2)

Problemas com pontuação se repetem pela sinopse, como por exemplo: (-0,1)

“O sofrimento do povo, desde pequenos muitos tem que trabalhar e diversas pessoas até existirem leis pertinentes, foram escravos, nosso índios e escravos vindos de outros países, lutaram muito para que tudo se normalizasse.”


Roteiro: 8,5

Alas 4 do Setor 1, 4 do Setor 3, 1 e 3 do Setor 4 – explicação abstrata. (-0,4)
Ex.: “Crianças vem com roupas coloridas e divertidas, felizes pela lei do ventre livre, que os salvou da escravidão”.

Os mesmos problemas com a pontuação se repetem exaustivamente no roteiro. (-0,1)

O roteiro não conversa com a sinopse. Há coisas que faltam, com as referências ao Império, bem como coisas que estão simplesmente jogadas no meio do roteiro, como a Fênix do Setor 3. Existe também do problema de coisas da sinopse serem somente uma pincelada no roteiro, como os ritmos e a força do povo. Assim, não ficou bem arrumado. (-0,7)

Informação errônea – não existe “São Sebastião Batista”. (-0,2)


Exploração temática: 9,5

Como num Efeito Dominó, a má armação do enredo prejudicou a exploração temática. Não se explorou a potencialidade do tema como se propunha na sinopse.


Conjunto artístico: 9,4.

Julgando com base no comparativo.

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