Justificativas
Jurado André Wonder
Conflitos da História
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Título
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Apesar
de claro, o título é pouco atrativo.
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Apresentação
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O uso
de verde e amarelo fez crer que se tratava de algo mais “nacional” por se
tratarem das cores da nação, para além disto, senti falta de uma melhor
diagramação e da inclusão de ilustrações que ajudassem na compreensão do
enredo e de sua estética.
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Introdução
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Com
bom poder de síntese, contudo apresentou alguns pequenos erros de
concordância de gênero e sua estrutura também está um pouco confusa.
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Argumento
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O
argumento se apresentou de forma apenas cronológica, sequencial, sem
apresentar alguma abordagem mais criativa, que fosse mais atraente, e também
possui erros de pontuação e concordância.
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Roteiro
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Há
uma má divisão em relação a proporção do desfile, por exemplo a existência de
apenas duas alas entre a primeira e a segunda alegoria.
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Exploração
Temática
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A ala
das passistas apresenta um corte temporal que representa século XVI ao XIX,
como um período tão longo e rico de mudanças pode ser representado em apenas
uma ala ? Senti falta da presença do deus da guerra, acho que colocar a ala
14 vestida de azul, apenas para significar guerra fria porque frio é azul
fica um argumento um pouco fraco.
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Conjunto
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Nota
aplicada de forma comparativa.
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Singular Geister Maschinen
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Título
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Ao
mesmo tempo que desperta curiosidade, o título é bem pouco elucidativo.
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Apresentação
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Introdução
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Apesar
de super bem escrita, apresenta uma complexidade tal que não esclarece o
título ou a temática do desfile. Além disto, é muito longa e com excesso de
termos em inglês.
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Argumento
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Roteiro
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Como
o tema é confuso, de difícil assimilação o roteiro acaba por se comprometer,
não é capaz de dar conta de tanta referência, informação e afins.
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Exploração
Temática
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Conjunto
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O
texto é muito bem escrito, apresenta um ritmo angustiante, sufocante que é
totalmente coerente com o “tema” e o delírio-sonho-barato lisérgico que se
propõe ser, com o uso inteligente dos hiperlinks, fórmulas, imagens e todo o
resto que tornam este enredo uma nova linguagem, que merecia se tornar um
romance ficcional, há uma genialidade e técnicas incríveis nele, contudo, não
creio que como desfile, como linguagem do mundo do carnaval ele seja eficiente.
Mas retomo o quanto o texto é precioso e rico e merecia ser trabalhado em
outra plataforma/linguagem.
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Drag-se !
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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Exploração
Temática
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Conjunto
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O milagre das Raposas Azuis
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Título
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O
título não deixa clara a temática e além disto tem a cacofonia da junção das
palavras “rapozazazuis”.
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Apresentação
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Introdução
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Apesar
de escrita em forma fabular e atraente, não explicita a intenção do enredo.
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Argumento
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Há um
excesso de personagens e sequências que complicam o entendimento do enredo,
que por fim é uma analogia para a trajetória de um time.
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Roteiro
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Exploração
Temática
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Conjunto
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Nota
comparativa
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Dinheiro
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Título
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Longo,
apesar da rima, não se tornou interessante.
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Apresentação
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A
diagramação e escolha de fontes e tamanhos não se deu de forma interessante,
de tal moda que o título do enredo ficou escondido, por exemplo.
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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O
carro do Egito veio a frente da ala que representa o mesmo, isto geralmente
quebra a harmonia visual, o olhar do desfile que é de forma transversal,
tende a ver a ala que vem a frente da alegoria unida a mesma, quando este
elemento de proporções maiores passa, é como que virássemos a página de um
livro para observar outra sequência de formas, cores, volumes e temas.
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Exploração
Temática
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Estrutura
bem curta, com pouco número de alas, e talvez por esta razão se dê pulos tão
grandes de períodos da história.
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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Ciço, meu padim.
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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Exploração
Temática
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Conjunto
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Alquimídia
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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A
divisão dos setores não ficou bem clara, alguns elementos parecem desconexos
como Carmem Miranda e “Com que roupa eu vou”, por exemplo.
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Exploração
Temática
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Me
aparentou haver uma reincidência da imagem do peixe no desfile, além disto o
uso dos “POPstars” das Escolas de Samba não deixa claro o porque da escolha
de tais escolas, se elas tem relação com a mídia e tal.
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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Percorrendo caminhos, ultrapassando
fronteiras, historiando o Brasil
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Título
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Pelo
título não faço a menor ideia de que se trata, se é uma pessoa, uma empresa,
etc. Me lembrou propaganda do governo.
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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A
sétima parte do roteiro ficou desproporcional em relação ao restante do
enredo.
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Exploração
Temática
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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Sem perder o fio da meada de fio a fio
nossa história é contada.
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Título
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Além
de longo, é um pouco repetitivo ao tentar unir duas expressões com o termo
fio.
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Apresentação
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Introdução
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Não
apresenta uma coesão textual bacana, parece um sucessão de frases soltas.
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Argumento
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Roteiro
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O
setor 5 está um pouco salpicado, não fica claro o motivo de escolha dos
elementos, como por exemplo o Bonde.
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Exploração
Temática
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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Santo Agostinho, confissões de uma vida
profana sagrada.
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Título
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Pouco
atraente.
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Apresentação
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Introdução
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Reduzida
demais.
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Argumento
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Escrita
pouco atraente, e linear.
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Roteiro
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Algumas
fantasias possuem descrição e outras não, baianas e baianinhas muito
próximas, além da ala das passistas está na cabeça da escola e “distante” da
bateria e em frente a uma imagem sacra.
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Exploração
Temática
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Para
mim, a utilização do símbolo da lâmpada como uma boa ideia, relacionado a um
santo que viveu antes da criação da mesma não ficou bom, além disto, a ala número
06 está vestida como um ator (o que seria estar vestido de ator ?)
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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Totem, imagem, amuleto, esperança.
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Alguns
erros de concordância.
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Roteiro
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Exploração
Temática
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Apesar
do tema principal ser o totem, a repetição do mesmo em praticamente todas as
alegorias e em soluções acabaram por criar uma monotonia.
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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SOLARIS
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Título
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Pouco
atraente.
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Embora
aparente possuir um bom embasamento teórico e de pesquisas, o argumento ficou
confuso por apresentar um número grande de culturas e referências não tão
familiares, que talvez carecessem de uma introdução melhor destas culturas.
Houve momento em que eu não soube precisar se o “sol” era um deus, deusa,
objeto ou outro elemento.
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Roteiro
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A ala
das passistas na cabeça da escola, distante da batria, não acho interessante.
Também não compreendi a escolha dos meteoros congelados como guardiões do
casal.
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Exploração
Temática
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Como
devoto, senti falta da presença de Santa Clara e de São Francisco, conhecidos
como Irmão Sol e Irmã Lua, além de que quando se deseja um dia de Sol se pede
ou faz simpatias à Santa Clara.
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Conjunto
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Nota
Comparativa
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1,2,3...já contei e vou contar outra vez
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Argumento
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Roteiro
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Alas
um pouco repetitivas, sobretudo o primeiro setor, com alas, tripés e
alegorias de ovelhas, outro exemplo é a fantasia dos dedos e da mão,
empobreceram a estética do desfile.
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Exploração
Temática
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A
introdução deu a entender que se abordaria não só números, mas também as
formas e no desfile esta “geometria” não apareceu. Senti falta das operações
básicas, da nota 10 do carnaval, do infinito, dos números negativos e
primos...
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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O místico encanto da Ayahuasca
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Título
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Apresentação
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Introdução
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Na
introdução senti falta do nome do enredo, nome da planta Ayahuasca.
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Argumento
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Muitos
erros de digitação, fiquei confuso com a ideia de uma “alta sociedade
indígena”, mas admito não ser conhecedor das hierarquias indígenas, contudo,
a história que sempre ouço é que nas tribos brasileiras não há questão de
hierarquia, aparentemente todos são iguais.
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Roteiro
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O Roteiro
apresenta uma alegoria e já afirma que tem um grande número de diretores de
harmonia, pois, ela pode dar problema na avenida, criar uma alegoria pensando
que ela já não vai funcionar, não é bacana. O destaque central do carro
abre-alas não tem descrição. Na ala dos incas há uma contradição, fala que
eles tem roupas simples mas no mesmo padrão de detalhe e ouro (ou é simples,
ou é no mesmo padrão com detalhes e ouro ).
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Exploração
Temática
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Conjunto
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Nota
comparativa.
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