Observações: Não trata-se de observar um enredo perfeito no
conteúdo (não está em julgamento se o enredo da Grande Rio é bom ou não) e sim a forma,
sugestão de como pode ser apresentado o enredo no concurso.
Verdes Olhos Sobre o Mar, No Caminho: Maricá
INTRODUÇÃO:
O enredo “Verdes olhos de
Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá” foi construído com base em dois
fundamentos: a história de uma cidade e a relação de uma artista brasileira que
teve sua vida pessoal enlaçada com essa região. Para ilustrar artisticamente
esse desenvolvimento, foi elaborada uma sinopse que apresenta importantes dados
históricos ocorridos ao longo dos 200 anos da fundação da cidade Fluminense,
tendo como fio condutor, a relação apaixonada de uma artista sensível, que
encontrou na localidade, o refúgio seguro para dar início a uma nova vida.
A seguir, a sinopse que ilustra de forma
poética o enredo que a Acadêmicos do Grande Rio propõe para o Carnaval 2014:
SINOPSE:
“Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”
A estação que inspira é o verão…
Nas primeiras horas de uma manhã de sol, ela desperta depois
do que havia programado. O corpo ainda se sente envolvido pelo ócio da noite
anterior. Apressadamente, aproxima-se da janela e vislumbra as primeiras
nuances luminosas do despertar de um novo dia. O brilho invade o ambiente
outrora escuro pela noite e a claridade reflete na retina de seus olhos verdes.
É a vida dando ao destino nova chance de refazer o fim da história. Quem sabe,
nova fase, cantada em outro tom.
O sol aquece seu corpo na varanda da casa. Ela se dirige ao
piano e algumas notas ecoam. No bloco de folha branca inicia o seguinte
rascunho:
“Verdes olhos sobre o mar, a brisa a me levar nas asas do
tempo!
Doce é este lugar, onde o chão guarda suas memórias
E a fé multiplica-se nas águas!
No firmamento a benção de teu “amparo”
Nos livros, páginas passadas que falam de sua história…”
O vento soprou mais forte e fez com que os cabelos se
tornassem empecilho para os olhos. O som do piano cessou, o pensamento foi
longe, e ela reacendeu a inspiração dos versos:
“Confesso que nem tudo vi!
Quando sua beleza fascinou o inglês pela manhã, tudo era
verde e eu não estava lá! Abre-Alas – G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio –
Carnaval/2014
Do seio de fertilidade da mata, do zum-zum-zum dos seres que
lhe encantaram. Da visão noturna do que há pouco era dia, herdei as noites
“negras” .Tornei-me dona das estrelas que emolduravam o céu que foi dele…”
Ainda é manhã e sobre o mar o “barquinho” risca o horizonte.
Ela cessa novamente o som do piano e instaura um demorado silêncio. Seus olhos
verdes, são mais verdes quando fitam o mar. O canto do sabiá rompe a ausência
do som. Ela retoma os versos:
“Ai quem me dera ver tudo
Lançar-me no passado
Correr em tuas plantações verdes, provar de tua laranja mais
doce
Faze-la outra vez cidade que já foi terra de muitos
Que Darwin passou, que o trem prosperou
Hoje meu verso é em tua homenagem, é canção para um samba
que em mim é sempre
carnaval…”
O vento continuou soprando em seus ouvidos a inspiração para
compor:
“A praia o terno convite:
O sol, as ondas, o banho de mar e o surfista solitário que
corta as ondas como quem borda no Espraiado
No Barquinho corro o
mundo, volto e olho: não consigo me acostumar
Não ando só na imensidão, como tantos vem e todos vão, entre
idas e vindas
Daqui ou de qualquer lugar, só fui feliz em Maricá.”
As linhas estavam no papel encontrado entre a casa e o mar.
Como assinatura lia-se
um “M” maiúsculo, seguido de um “A” emendado em um “Y” um
“S” e encerrado
com um “A”. No fim da folha encontrada, lia-se: MAYSA.
Autores: Leandro Vieira e Roberto Vilaronga
Desenvolvimento:
Adiante, uma breve apresentação da setorização histórica
desenvolvida para embasar o
desenvolvimento do enredo proposto pelo GRES Acadêmicos do
Grande Rio.
Primeiro Setor – O mar, a brisa e o som do piano.
Podemos classificar nosso
primeiro setor como a “Inspiração para novos tempos”. Maysa trazia na sua
bagagem ao chegar a Maricá a esperança de viver dias melhores. Levou tudo, e
montou sua vida lá. Fez do piano - que era um sonho de menina – sua companhia,
se apaixonou pela cidade, e por sua casa com vista para o mar. Além de várias
atividades, Maysa contava histórias locais aos filhos dos pescadores da região.
Daí nosso ponto de partida: Ela nos contará a história da cidade fluminense.
Comissão de Frente - PRAIA À VISTA
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - O BRILHO DO SOL E DO MAR
Guardiões do 1º Casal de Mestre-Sala e
Porta-Bandeira - A BRISA
Ala 01 – O SOM DO
PIANO
Alegoria 01 - O
INÍCIO DE UMA HISTÓRIA À BEIRA-MAR
Segundo Setor – “Maricaah” – Uma cidade de histórias pra
contar.
A partir da sinopse apresentada
fica claro que quem narra os fatos históricos ocorridos ao longo dos duzentos
anos de fundação da cidade é a cantora popular. Assim, o segundo setor trata o
universo dos nativos, bem como a formação cultural e a ocupação territorial da
região. Historicamente, Maricá ganha grandiosidade com a entrega das sesmarias
aos colonizadores. A partir daí a cidade passa a ser ocupada, para mais a
frente, o padre José de Anchieta chegar à localidade com a intenção de ensinar
aos índios Tamoios, a filosofia cristã que a Companhia de Jesus disseminava no
Brasil.
Ala 02 – Comunidade - DOAÇÃO DAS SESMARIAS
Ala 03 – ÍNDIOS
TAMOIOS
Ala 04 – CARTAS NÁUTICAS
Elemento Alegórico - NAU DA FÉ
Elemento Alegórico - NAU DA FÉ
Ala 04 – CARTAS NÁUTICAS
Ala 05 –FIÉIS
Ala 06 – Baianas -NOSSA SENHORA DO AMPARO
Alegoria 02 - O AUTO DA FÉ
Terceiro Setor – Um olhar inglês no caminho de Maricá
Dois séculos mais a frente,
Maricá recebe a visita ilustre do Naturalista Inglês, Charles Darwin. Com sua
expedição ele desbrava a Serra da Tiririca – reserva de Mata Atlântica na
cidade - e usa parte dessa pesquisa na elaboração de sua consagrada obra: A
Origem das Espécies.
Ala 07 –
EXPEDICIONÁRIOS
Ala 08 – ESPINHEIRO
MARICÁ – “MIMOSA SEPHARIA”
Ala 09- JOANINHA – “COCCIENELLA SEPTEMPUNTAT”
Ala 10 – BORBOLETAS -
“MACULINEA ALCON”
Ala 11 –GAFANHOTOS – “SCHISTOCERA GREGÁRIA”
Ala 12 –FORMIGAS – “CAMPONOTUS”
Alegoria 03 - ESTUFA DE ESTUDOS
DARWINIANOS
Quarto Setor – Das noites negras, uma nova visão
Hospedado por uma noite em uma
fazenda da região, Charles Darwin toma conhecimento da existência de animais
noturnos e lendas regionais que direcionam sua percepção fantasiosa de uma
Maricá sombria, iluminada apenas pela luz da lua.
Ala 13 –SAPOS
Ala 14 – CORUJAS: A AVE NOTURNA
Ala 15 – PASSISTAS
- MARIPOSAS
Ala 16 –BATERIA - DARWIN E OS VAGALUMES
Ala 17 –MORCEGOS
Ala 18 – A LENDA DO
LOBISOMEN
Alegoria 04 - NOITES NA FAZENDA
Quinto Setor – Memórias de um trem chamado progresso
Pré-dispostos a conseguirem
escoar toda a produção pesqueira e agrícola, os comerciantes locais se juntam e
tornam viável a inauguração da Estação de trem da Cidade. Marco no
desenvolvimento econômico da região, a linha férrea garante o fluxo comercial
da cidade com o restante do Rio de Janeiro.
Ala 19 – A TOQUE DE
GADO
2º Casal de
Mestre-Sala e Porta-Bandeira - PRODUÇÃO CANAVIEIRA
Ala 20 – CANAVIEIROS
Ala 21 – VENDEDOR DE BANANA
Ala 22 – CULTIVADORES DE LARANJA
Ala 23 – PESCADOR DE ARAÇATIBA
Alegoria 05 - UM TREM CHAMADO PROGRESSO
Sexto Setor – Entre o brilho do sol e o barulho do mar, um
paraíso chamado Maricá
Encerrando o desfile que
apresentamos, o sexto setor revela a Maricá agradável e bucólica que Maysa
conheceu. Cidade de turistas, surfistas e banhistas ao mar. A cidade das
Senhoras Bordadeiras do Espraiado. Terra de culinária farta onde prevalece o
pescado. Apresentamos os anos dourados de Maricá com o charme característico da
década de 70.
Ala 24 – Compositores ANOS 70
Ala 25 –TURISTAS
Ala 26 – FESTIVAL DE PESCA
Ala 27 –SENHORAS BORDADEIRAS DO ESPRAIADO
Ala 28 – PEIXES EXÓTICOS
Ala 29 – BANHISTAS
Alegoria 06 -SÓ FUI FELIZ EM MARICÁ
Ala 30 – Velha Guarda da Grande Rio -
DECLARAÇÃO DE AMOR
OBSERVAÇÕES: Esta é apenas um sugestão de modelo.
Por exemplo: O autor poderá apresentar a Sinopse junto com o desenvolvimento as alas.
Qualquer tipo de dúvida basta perguntar. Como comentário ou enviando e-mail
OBSERVAÇÕES: Esta é apenas um sugestão de modelo.
Por exemplo: O autor poderá apresentar a Sinopse junto com o desenvolvimento as alas.
Qualquer tipo de dúvida basta perguntar. Como comentário ou enviando e-mail
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