A HORA DA ESTRELA
APRESENTAÇÃO: 9,7 (Apresentou o enredo de forma muito bonita, mas poderia ser melhorado explorando melhor as alas. O título, apesar da licença poética comete o deslize de comparar Fernanda Montenegro à Macabéa, personagem que só consegue alcançar seus objetivos depois de morta.)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 (belíssimo tema a ser explorado, mas por se tratar de homenagem não conseguiu demonstrar as demais facetas da atriz)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,9 (muito boa visão sobre a história de vida da atriz)
DESENVOLVIMENTO: 9,8 (desnecessária criação do setor “Suas Grandes Paixões, a Família & o Teatro II” visto que este, nada mais é, do que continuação do setor anterior. As alas ficaram muito presas ao somente representar títulos de obras encenadas pela atriz)
ARGUMENTO: 9,7 (poderia ter sido melhor explorada se não retratasse tanto a biografia da homenageada. Mas, foram muito boas as partes em que o narrador analisa o enredo)
ENREDO: 9,7 (apesar de um tema belíssimo e um bom desenvolvimento o enredo pode ser melhorado ainda mais, ficando menos biográfico)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- faltou o título da ala 2 (consta apenas a explicação da ala, o que a difere das demais)
---------------------------------------------------------------------------------
GUARANÁ
APRESENTAÇÃO: 9,8 (a apresentação do enredo, apesar de simples e objetiva deixou de fora partes importantes do enredo.
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (a maravilhosa sinopse apresentada não foi totalmente retratada nas alas e carros que a representariam)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (excelente, digna de uma grande escola)
DESENVOLVIMENTO: 9,5 (o enredo poderia ter sido melhor explorado se o desenvolvimento não fosse restrito a 16 alas e cinco carros. O que dificultou a historia a ser contada).
ARGUMENTO: 10 (soube como sintetizar o enredo e expor o seu tema)
ENREDO: 9,8 (poderia ter sido melhor explorado se seguisse mais a sinopse).
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
-não apresentou a velha guarda
-não apresentou ala infantil
ASTECAS
APRESENTAÇÃO: 9,7 (apesar do texto não estar bem organizado, o conteúdo apresenta o enredo de maneira muito bonita)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (o tema não foi todo desenvolvido)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (o enredo é belíssimo, mas faltou organização)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (o enredo apesar de belíssimo não foi tão explorado quanto poderia ser. Deixou-se a história para ser contada nos carros e várias alas ficaram ‘soltas’ no enredo)
ARGUMENTO: 9,8 (poderia ser melhorado, dando uma visão mais abrangente do enredo)
ENREDO: 9,8 (trata-se de um enredo belíssimo, mas ao ser todo analisado vê-se as falhas cometidas, principalmente as referentes às alas).
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
A ILHA DE TODOS OS SAMBAS
APRESENTAÇÃO: 10 (emocionante)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (tanto o tema escolhido como a maneira como foi explorado são de um primor excepcional)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (o enredo é belíssimo, mas faltou organização)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (o enredo apesar de belíssimo não foi tão explorado quanto poderia ser. Talvez por ter sido desenvolvido em um número reduzido de alas, o que fez com parte importante do enredo não fosse retratada)
ARGUMENTO: 9,8 (poderia abranger um pouco mais do belíssimo enredo)
ENREDO: 9,8 (apesar de belíssimo não foi tão bem desenvolvido)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
O MAL DÁ AS CARAS
APRESENTAÇÃO: 10 (belíssima e muito bem feita)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (inovadora de certos pontos de vista e feita de maneira brilhante)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (os primeiros setores do desenvolvimento foram muitíssimo bem idealizados, mas perdeu-se um pouco nos três últimos setores)
DESENVOLVIMENTO: 9,8 (foi muito bem desenvolvido, mas, por ter sido idealizado com um número de alas muito grande perdeu-se nos últimos setores)
ARGUMENTO: 10 (exemplar)
ENREDO: 9,8 (o enredo é maravilhoso, mas desvia-se de sua trajetória quando foge um pouco do ‘mal’ antes citado, como na parte que cita os vírus de computador, etc)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
O MISTÉRIO DA VIDA
APRESENTAÇÃO: 10 (simples e direto)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,6 (muito técnica e pouco carnavalesca)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (difícil imaginar uma alegoria que se chama ‘a carne podre e a mosca’. Apresentou-se muito técnico e pouco carnavalesvco)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (bem elaborada, a pesquisa foi muito grande a cerca do tema, mas pode ser melhor desenvolvida)
ARGUMENTO: 9,6 (pode ser melhorado, afinal é o ponto chave para o desenvolvimento do enredo e a carnavalização)
ENREDO: 9,5 (é um tema muito amplo e apesar da tentativa não conseguiu suprir todas as minhas expectativas como jurado. Poderia ser melhor desenvolvido)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou ‘ala das crianças’ apenas ‘baianinhas’
O ENCONTRO DOS CHICOS
APRESENTAÇÃO: 10 (belíssima apresentação, comovente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,7 (um tema maravilhoso, na verdade, dois temas maravilhosos e talvez isso tenha complicado um pouco na hora de unir dois Chicos tão importantes)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,9 (muito bem realizada, com certeza transformaria-se num belo desfile, mas, deve ser um pouquinho melhorada ao unir os dois temas)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (Muito bonita, mas a nota deveria ser dada em dobro, pois da metade do desenvolvimento em diante é como se outro enredo começasse e não uma continuação subjetiva. Outra parte que ficou meio em contradição são: carrancas de 3 metros como adereço de mão)
ARGUMENTO: 9,9 (muito bem feita, mas muito bibliográfica)
ENREDO: 9,8 (o enredo quase conseguiu mostrar tudo o que pretendia, faltou pouco, mas isso não tirou tanto o brilho deste que é um belíssimo enredo.
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
-não apresentou sinopse, apenas a explicação dos setores
TERRA 2500
APRESENTAÇÃO: 10 (muito bem desenvolvida)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9 (apesar de um tema belíssimo, a forma com que foi explorado o enredo não atingiu todas as expectativas, que poderiam tratar de vários outros assuntos, mesmo sendo crítico)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (seria muito bom se pudéssemos resgatar os carnavais ‘humor-críticos’, mas, neste enredo especificamente faltou algo que o tornasse mais homogêneo).
DESENVOLVIMENTO: 9,5 (Encontra-se partes muito bem desenvolvidas, no entanto há também partes e setores e devem ser melhorados)
ARGUMENTO: 10 (soube sintetizar a idéia que o enredo pretende transmitir)
ENREDO: 9,7 (o enredo é maravilhoso, mas a forma com que foi desenvolvido fez com que boa parte de sua criticidade fosse perdida)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
-não apresentou ala infantil.
HOMEM OBJETO
APRESENTAÇÃO: 9,4 (Muito reduzida, o que prejudicou a apresentação do enredo que se pretende desenvolver).
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,3 (o tema é muito bom, mas não souberam o explorar totalmente, o que transformou o enredo em um triste carnaval)
CARNAVALIZAÇÃO: 8,5 (difícil imaginar um carnaval tão triste, onde seriam apenas apresentados os flagelos das civilizações)
DESENVOLVIMENTO: 8,3 (Mal desenvolvido na maioria dos setores, o tema dá abertura a diversos outros temas que não foram citados. Casal de mestre-sala e porta-bandeira fechando o desfile faz com que a importância do casal dentro da agremiação seja levada a zero).
ARGUMENTO: 9,5 (apesar de bastante crítico e criativo perde um pouco de sua história ao ‘contá-la’ de forma muito pessoal)
ENREDO: 9 (poderia ter sido muito melhor aproveitado o enredo, mas, isso não foi feito)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
-a sinopse apresenta-se como explicação de setores
-não apresentou ala infantil
-não apresentou velha guarda
A MAGIA DE CLOW
APRESENTAÇÃO: 8,6 (a apresentação do enredo quase não existiu, visto que se preocupou mais em contar o motivo que levou o autor a compor o enredo).
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,4 (juntar a magia de clow aos 40 anos da escola de samba Boi da Ilha pareceu-me pouco familiar)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,4 (fica confuso levar um desenho animado para a avenida, mas o autor sobre driblar algumas armadilhas que poderiam prejudicar o enredo)
DESENVOLVIMENTO: 8,5 (arriscado demais colocar o carro abre-alas após 7 alas e dois tripés. O desenvolvimento não foi muito bem planejado, várias alas fazem referência às mesmas coisas que o carros alegóricos, ficando assim, repetitivo).
ARGUMENTO: 8,3 (praticamente não houve sinopse, o autor apenas sintetizou os principais episódios, filmes e demais histórias de onde tirou inspiração para escrever seu enredo)
ENREDO: 8,3 (razoável, desaparece a bela história da Boi da Ilha e fica apenas a magia de clow, o que deixou o enredo incompleto, visto que em sua apresentação promete unir as duas histórias)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
PIGMALEÃO
APRESENTAÇÃO: 9 (poderia ter sido melhor desenvolvida se não fosse tão reduzida)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (a história é muito bonita e poderia ter sido muito melhor aproveitada)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (pode ser melhorada, a lenda deve ser melhor desenvolvida para que haja uma melhor carnavalização do enredo)
DESENVOLVIMENTO: 9,4 (muito reduzido, poucas alas, e as poucas que existiam não foram tão bem desenvolvidas. O enredo tinha que ser melhor estudado para que alas ainda mais criativas pudessem ser criadas)
ARGUMENTO: 10 (uma lenda pouco conhecida e bem descrita)
ENREDO: 9,5 (apesar de um belo tema, não conseguiu surpreender nem mostrar tudo o que o enredo dava abertura).
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
INDIA TERRA SAGRADA
APRESENTAÇÃO: 9,7 (para apresentar um enredo tão bonito, uma melhor apresentação deveria ser feita)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (o tema é ótimo, mas não foi tão bem explorado na sua concepção final)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,9 (muito bem realizada, com certeza transformaria-se num belo desfile, mas, deve ser um pouquinho melhorada ao unir os dois temas)
DESENVOLVIMENTO: 9,5 (O desenvolvimento ia muito bem até o quinto setor, mas colocar apenas três alas entre o setor seis e sete foi de muito mau gosto. Muito se perdeu da história no desenvolvimento do enredo)
ARGUMENTO: 10 (soube contar um pouquinho sobre as principais partes do pais homenageado)
ENREDO: 9,6 (uma pena um enredo tão bonito não ser tão bem desenvolvido).
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou ala infantil
MEU ARAGUAIA...
APRESENTAÇÃO: 10 (produzida com primor extremo)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (soube explorar o tema por inteiro)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (está pronto para ser levado para a avenida)
DESENVOLVIMENTO: 10 (muitíssimo bem feito)
ARGUMENTO: 10 (muito bem escrito, muito bem planejado, muito bem desenvolvido)
ENREDO: 10 (pronto para ser levado para a avenida)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
PLANETA AZUL
APRESENTAÇÃO: 9,5 (pouco foi demonstrado para apresentar um enredo tão amplo)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (o tema abre um leque de opções maravilhoso, difícil de se determinar quais opções escolher, mas foram boas as tomadas pelo autor).
CARNAVALIZAÇÃO: 7,5 (não apresentou desenvolvimento, mas o enredo é muito bonito e caso seja bem desenvolvido pode dar origem a um belíssimo carnaval)
DESENVOLVIMENTO: não apresentpu
ARGUMENTO: 9,5 (muito bom argumento, mas poderia ter sido mais enriquecido)
ENREDO: 9 (o mar esconde realmente muitos mistérios, mas é difícil prever o que se levará para a avenida apenas pela sinopse)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
-não apresentou desenvolvimento
BARALHO DA VIDA
APRESENTAÇÃO: 9,7 (Apresenta o enredo de forma bem sintética e de fácil entendimento)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,6 (uma pena que um tema tão bonito não conseguiu ser bem explorado)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (a história do baralho foi muito bem contada, mas perdeu-se ao tentar fazer a crítica social aos problemas dos homens)
DESENVOLVIMENTO: 9,3 (os setores que demonstram a história do baralho ficaram muito bem contadas, mas infelizmente a qualidade das alas cai com as comparações entre as jogos de baralho e os acontecimentos mundiais)
ARGUMENTO: 9,8 (a história foi muito bem criada sabendo unir uma a outra a partir das ‘deixas’ entre elas, mas infelizmente foi mal desenvolvida)
ENREDO: 9,6 (o enredo quase conseguiu mostrar tudo o que pretendia, faltou pouco para que isso fosse conseguido)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
ORQUIDEA
APRESENTAÇÃO: 9,8 (não chegou a apresentar o enredo, mas explicou de forma bem singela sobre o que se trata)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (belíssima lenda, pouquíssimo conhecida, mas muito bem lapidada para ser transformada em enredo)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,7 (faltou criatividade para melhor ‘carnavalização’ da sinopse)
DESENVOLVIMENTO: 9,3 (alas que tem praticamente o mesmo significado ‘27/36, 28/35’. Desnecessário o uso da alegoria ‘bolo à paulicéia’ que fugiu totalmente do enredo)
ARGUMENTO: 9,9 (poderia ser um pouquinho melhor realizado, afinal, não trata-se apenas de um artigo e sim uma sinopse de enredo para carnaval)
ENREDO: 9,6 (trata-se de um enredo belíssimo, que pode dar origem a um grande carnaval, mas precisa ser melhor desenvolvido)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
NAÇÃO KETU
APRESENTAÇÃO: 9,8 (simples e prática, apresenta o enredo, mas poderia ser mais enriquecida, mais abrangente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10
CARNAVALIZAÇÃO: 9,6 (apesar de difícil concepção já que existem tantos carros acoplados, tornaria-se um belo desfile, caso fosse melhor carnavalizado)
DESENVOLVIMENTO: 9,5 (suas alas poderiam ser melhor elaboradas, visto que deixou boa parte da história para ser contada nos carros, mas depois apresenta alas baseadas nos mesmo elementos utilizados para os carros, não havendo assim a continuação e sim repetição de idéias)
ARGUMENTO: 10 (muito bem elaborado)
ENREDO: 9,7 (muito bom, mas precisa ser um pouco melhor elaborado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
CONTOS INDÍGENAS
APRESENTAÇÃO: 9,8 (Belíssima apresentação, mas pode ser melhorada se trouxesse mais elementos do enredo)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (belíssimo tema e muito bem explorado)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,9 (muito bem realizada, com certeza transformaria-se num belo desfile, mas, deve ser um pouquinho melhorada ao unir os dois temas)
DESENVOLVIMENTO: 9,9 (muitíssimo bem feito, mas não soube aproveitar toda a grandiosidade do enredo)
ARGUMENTO: 9,9 (muito bem feito, porém, foram criados setores quase independentes um do outro)
ENREDO: 9,8 (muito bom, mas não atingiu todas as expectativas que o enredo pretendia mostrar em seu desenvolvimento)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES
A HISTÓRIA DA CANETA
APRESENTAÇÃO: 9,3 (muito interessante, mas pode ser melhor trabalhada explorando um pouco mais do tema a ser tratado)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (um tema bem complicado, mas a pesquisa a cerca dele foi bem ampla, o que fez com que tornasse um tema agradável)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,3 (é difícil imaginar um enredo sobre a caneta numa escola de samba, mas caso sejam arrumados algumas falhas no enredo pode se transformar num bom carnaval)
DESENVOLVIMENTO: 8,8 (casal de mestre sala e porta-bandeira atrás do carro abre-alas é diminuir a importância do casal dentro da escola, enquanto deixou-se 8 alas entre o primeiro e o segundo carro alegórico, apenas três ficam entre o 2º e o 3º e 3º e 4º carros, dificultando assim o desenvolvimento do enredo).
ARGUMENTO: 9,4 (soube como aliar a história da escrita junto ao surgimento da caneta e a evolução do mundo, mas poderia ter sido mais enriquecido, melhor explicado)
ENREDO: 9 (seria mais interessante se o enredo fosse sobre a escrita, visto que utiliza elementos como pena, impressora, entre outros para representar a caneta, que em certos pontos foi esquecida no desenvolvimento do enredo)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou ala infantil
- não apresentou velha guarda
FILHOS DE NETUNO
APRESENTAÇÃO: 10 (Soube como apresentar o enredo de maneira clara e objetiva)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (uma belíssima história muito bem recriada)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (o enredo é sensacional, alguns pontos devem ser melhorados para que fique ainda melhor caso seja levado à avenida)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (Bateria como 31ª ala prejudica e muito o desenvolvimento da escola, no mais o enredo foi bem desenvolvido, com ressalvas ao número de carros acoplados e fantasias que poderiam ser unidas)
ARGUMENTO: 9,8 (poderia ter sido um pouco mais enriquecida, mostrando detalhes da história e sendo um pouco menos bibliográfica)
ENREDO: 9,9 (muito bem elaborado, explorado e desenvolvido, mas, pequenos detalhes devem ser acertados).
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
ACREDITO EM SIMPATIA - AXÉ
APRESENTAÇÃO: 9,4 (apresenta o tema de forma muito simples, pode ser melhorado)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,6 (as religiões poderiam ter sido exploradas de outra forma. Sintetizar o tema fez com que vários credos fossem esquecidos)
CARNAVALIZAÇÃO: 7,2 (um enredo impossível de se levar para a avenida, pelo menos nos próximos 100 anos, infelizmente ou felizmente)
DESENVOLVIMENTO: 8 (mal desenvolvido, comissão de frente apenas com seis componentes tira o brilho desta ala tão importante para a escola de samba, entre o carro 5 e o 6, são apresentadas apenas seis alas visto que a bateria deverá entrar no recuo).
ARGUMENTO: 9 (curioso, divertido, mas, não chega a perfeição)
ENREDO: 8 (apesar de interessante, o autor não soube como conduzir a história)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
PERNAMBUCO VOCÊ É MEU
APRESENTAÇÃO: 10 (Soube como apresentar o enredo demonstrando um pouco de tudo o que pretende retratar)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (belíssimo tema, muito bem explorado)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (pronto para ser levado à avenida)
DESENVOLVIMENTO: 10 (muitíssimo bem desenvolvido)
ARGUMENTO: 10 (maravilhoso)
ENREDO: 10 (bom desenvolvimento, bem explorado, enfim... excelente)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
RAUL SEIXAS
APRESENTAÇÃO: 9,5 (não apresentou o enredo, mas deixou a impressão do que se quer mostrar)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,7 (o enredo-homenagem é muito amplo e poderia ter sido melhor explorado).
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (o desenvolvimento precisa ser melhorado para então haver uma maior carnavalização)
DESENVOLVIMENTO: 9,6 (não conseguiu ‘recriar’ todo o ambiente a que fomos remetidos ao ler a sinopse, seus setores podem e devem ser muito melhor desenvolvidos)
ARGUMENTO: 10 (muito criativo e bem estruturado)
ENREDO: 9,8 (soube fazer o estilo do homenageado, mas certos detalhes precisam ser melhorados, como já foi citado nas demais justificativas)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
DAMAS DA LITERATURA
APRESENTAÇÃO: 10 (perfeita)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 (soube como explorar o amplo tema, mas muitos fatos importantes citados até mesmo na sinopse não foram retratados)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (sem dúvida, um excelente carnaval se formaria)
DESENVOLVIMENTO: 9,8 (muito bem desenvolvido, mas fatos marcantes do enredo não foram acrescentados no desenvolvimento de alas e carros)
ARGUMENTO: 10 (emocionante, muito bem estruturado)
ENREDO: 9,9 (maravilhoso, muito perto de ser perfeito)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
MISS SIMPATIA
APRESENTAÇÃO: 10 (soube como apresentar o enredo de forma coesa e simples)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (apesar da observação abaixo da sinopse de que não se trataria de uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro, muitas vezes o enredo ficou focalizado nos monumentos e não no povo, que era o principal ‘homenageado’)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (apesar de um tema muito bonito, o enredo poderia ter suas alas e carros alegóricos mais detalhados, isso fez com que se tornasse mais ‘complicada’ a carnavalização. Mas, com certeza tornaria-se um belo carnaval)
DESENVOLVIMENTO: 9 (tem seu início composto de forma rica e harmônica, mas, desvia-se um pouco de sua proposta. Pontos fracos do desenvolvimento: mestre-sala e porta-bandeira vindo atrás de carro alegórico tira a importância do casal dentro da escola, bateria vindo atrás do sexto carro compromete o andamento da escola)
ARGUMENTO: 10 (alegre e descontraída, muito bem criada)
ENREDO: 9,5 (o enredo em si é muito bonito, mas, diversos fatores precisam ser revisados)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
NELSON GONÇALVES
APRESENTAÇÃO: 10 (excelente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,8 (muito bem trabalhada, demonstrando temas não muito explorados sobre a vida do homenageado)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (seria muito interessante que este desfile fosse realizado, mas diversos pontos precisam ser acertados para melhorar o desenvolvimento e estruturação da escola)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (torna-se por muitas vezes triste, usar o ‘feito’ da LSD num carro que representa a cidade de São Paulo foi de uma infelicidade tremenda, um outro ‘modo’ poderia se dar a este efeito, o desfile poderia ser ‘repensado’ para quem sabe dar uma visão mais alegre da vida do homenageado, retratando menos os flagelos, visto que o carnaval é uma festa alegre, assim como o homenageado)
ARGUMENTO: 10 (muito bom, soube não ser biográfico mesmo contanto a história de vida do homenageado)
ENREDO: 9,8 (o enredo é muito bom, mas poderia ter sido melhor desenvolvido e melhor estruturado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
COMO É BOM SER CRIANÇA
APRESENTAÇÃO: 10 (pode ser melhorado ainda mais, mas já está excelente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (um tema belíssimo muito bem estruturado pelo autor)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (excelente)
DESENVOLVIMENTO: 9,8 (terminar o desfile com um carro alegórico é sempre preocupante, ressalto também que o último carro ‘Os donos do futuro’ pode ter uma segunda ‘interpretação’, visto que pode remeter ao trabalho infantil, já que os destaques infantis estarão trajando roupas de pedreiros e carpinteiros)
ARGUMENTO: 10 (muito bem escrito)
ENREDO: 10 (com exceção da ‘segunda interpretação’ do último carro, o enredo foi excelente podendo ser ainda melhor estruturado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
ANA MARIA BRAGA
APRESENTAÇÃO: 9 (uma pena não apresentar introdução ao enredo)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,8 (muito bem trabalhado, mas diversos fatores inclusive citados na sinopse não foram utilizados no desenvolvimento. No geral, tratou de um enredo riquíssimo e que pode ser melhor ‘lapidado’)
CARNAVALIZAÇÃO: 9 (precisam ser melhorados pontos de seu desenvolvimento para que o desfile possa acontecer com primor total)
DESENVOLVIMENTO: 8,5 (levando em conta que a bateria deve entrar para o recuo, o carro 2 e 3 ficarão separados apenas por 2 alas, o que com certeza prejudicará o desenvolvimento da escola, além de prejudicar a visão dos carros, há poucas alas também (3) entre os carros 3 e 4, ao passo que existem 15 alas entre os carros 7 e 8)
ARGUMENTO: 10 (emocionante e muito bem escrito)
ENREDO: 9,2 (precisa ser melhor trabalhado; apresenta um bela sinopse, boa carnavalização, mas seu desenvolvimento foi mal elaborado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou ‘introdução ou justificativa’
PÉTALAS E ESPINHOS
APRESENTAÇÃO: 9,8 (a justificativa do enredo pode ser melhorada, ainda está confusa para apresentar um tema tão bonito)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 8,5 (pode-se dizer que são dois enredos em um. A sinopse conta uma história e o desenvolvimento em alas e carros outra)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,7 (faltou pouco para que tornasse um desfile ‘exemplar’)
DESENVOLVIMENTO: 9,4 (apesar de ter se desvinculado do tema anteriormente proposto foi bem desenvolvido, ala das crianças atrás da velha guarda não é muito bom)
ARGUMENTO: 10 (uma das melhores sinopses participantes do concurso)
ENREDO: 9 (enquanto a sinopse trata do povo esquecido nos ‘grandes feitos da humanidade’ o desenvolvimento faz-se todo em cima dos povos oprimidos)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou passistas
FÁBRICA DA FOLIA
APRESENTAÇÃO: 9,9 (poderia ter explorado mais a justificativa)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (ótimo tema e muito bem explorado)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (infelizmente o desenvolvimento prejudicou e muito a carnavalização, mas com certeza um belíssimo desfile deverá ser criado)
DESENVOLVIMENTO: 8,5 (as alas e carros foram muito bem desenvolvidos, mas na organização dos mesmo foram cometidos diversos erros que prejudicaram e muito o desenvolvimento do enredo. Erros enquanto se pôs três alas entre os primeiros carros alegóricos, entre o 3º e o 4º quinze alas o intercalam, o que dá uma total desproporcionalidade ao desenvolvimento do enredo, mesmo estando essas alas divididas por tripé. Houve também invasão dos tripés após a ala 21: entre as alas 21 a 25 aparecem nada mais nada menos que 4 tripés, carro 7 e 8 separados apenas 6 casais de mestre-sala e porta-bandeira mirim, )
ARGUMENTO: 10 (excelente)
ENREDO: 9,5 (o tema é maravilhoso, mas foi muito mal estruturado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
DEU BODE NA SAPUCAI
APRESENTAÇÃO: 10 (feito de forma muito inteligente e clara)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (da Grécia ao sertão com muito estilo)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (com certeza um belíssimo carnaval)
DESENVOLVIMENTO: 9,8 (o início do desfile prende-se muito à historia dos deuses gregos fugindo um pouco do enredo, carro 7, da Tecnologia fica perdido interrompendo o união entre as alas que o antecedem com as alas precedidas por ele).
ARGUMENTO: 10 (excelente, uma rica pesquisa muito bem trabalhada)
ENREDO: 10 (é disso que o povo gosta é isso que o povo quer. É sempre bom resgatar a história do povo brasileiro e de quem ajuda a sustentar e o alimenta)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
SOU BLACK, SOU POWER
APRESENTAÇÃO: 10 (excelente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,8 (muito bem trabalhado, mas poderia ter dado ênfase maior ao negro e sua importância na construção deste país como capoeira, congada e demais fatos que constam apenas na sinopse)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (com certeza se for bem trabalhado um grandioso desfile se formaria, mas algumas mudanças deveriam ser feitas, principalmente quanto às alas)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (a ala 10 ‘samba, frevo e maracatu’ poderia muito bem ser dividida em três, visto a importância dessas danças na cultura e dentro do enredo, as alas 24 e 25 ‘embriões germinados’ e ‘nascidos para o mundo’ deveriam acompanhar o carro que representa a geração da vida, mas estão separados por sete alas que as antecedem, deveria ocorrer inversão de posição dessas alas)
ARGUMENTO: 10 (riquíssimo e muito bem elaborado)
ENREDO: 9,8 (muito bem idealizado, mas poderia ter sido mais trabalhado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
- não apresentou ala infantil
O PROFANO REINO DA LUXÚRIA
APRESENTAÇÃO: 9,3 (fraco, pode ser muito melhor desenvolvido, assim como foi a sinopse)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,5 (no mínimo muito ‘diferente’ este enredo, sua exploração temática foi muito bem, mas foi muito infeliz ao fazer a comparação “Pierrô, Arlequim e Colômbia, que no dia-a-dia são as prostitutas, garotos de programas e draq queens”)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,5 (um carnaval com certeza para tirar as crianças da sala, felizmente a ala das crianças veio no começo do desfile, é difícil imaginar um carnaval onde a fantasia de mestre sala e porta bandeira seja ‘orgasmo’ e ‘fetiches de couro’)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (curiosíssimo a idealização de ‘orgasmo’ como fantasia de mestre-sala e porta-bandeira logo atrás da ala da inocência. Inovador e super diferente a bateria vir toda com vestimenta diferente, o ‘kama sutra’ poderia muito bem ser representado em carro alegórico’. Pierrôs excitados? Arlequins tarados?)
ARGUMENTO: 10 (excelente)
ENREDO: 9,7 (muito bem desenvolvido em vários setores e muito curioso também, mas ficou devendo em várias partes, não há como falar de sexo ou luxúria sem citar preservativos, principalmente por ter sido citado diversas vezes ‘garotos de programa’, ‘prostitutas’, ‘travestis’, etc)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
TRACUNHAÉM
APRESENTAÇÃO: 10 (bem desenvolvida, apresentando o enredo de forma clara e simples)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (um tema dificílimo a ser explorado, mas que foi bem trabalhado)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (levar um massacre a avenida da alegria é uma difícil missão, mas que foi cumprida ‘quase’ com louvor pelo ator do enredo)
DESENVOLVIMENTO: 9,5 (a velha guarda fica perdida entre a comissão de frente e a ala 1, casal de mestre-sala e porta-bandeira vindo atrás de carro alegórico e sendo a última ‘ala’ da escola é levar a zero a importância do casal na escola, mesmo sendo o 3º casal, )
ARGUMENTO: 9,9 (muito bem escrito, mas também muito biográfico já que se trata de carnaval, apesar de se tratar de um massacre, poderia ter sido criada mais solta, mais harmoniosa, como se tentou fazer com os versos ‘em vermelho’)
ENREDO: 10 (interessantíssimo)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
O BAILE DO BOLO FOFO
APRESENTAÇÃO: 10 (pode ser melhorada, mas já está muito boa)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,7 (tudo bem que o monumento ao Cristo Redentor é do Brasil, mas algo diferente e semelhante poderia ser usado para substituí-lo, pois desta maneira pareceria um ‘plágio’ da alegoria. Chamar de ‘bobo da corte’ a pessoa em que votaram para lhes representar é chamar o povo de estúpido e não é isso que o enredo pretende)
CARNAVALIZAÇÃO: 9,8 (o desenvolvimento deve ser enriquecido para que o carnaval torne-se mais real, mais emocionante)
DESENVOLVIMENTO: 9,9 (os setores poderiam ser enriquecidos, mais detalhes deste povo que leva sua bandeira por onde passa para convidar a cidade para sua festa. Ala 12 ‘gula’ está totalmente em desacordo com as que a cercam, principalmente por vir após o a ala do lixo)
ARGUMENTO: 9,9 (bem elaborada, mas na parte principal ‘o bolo fofo’ foi mal desenvolvida, fica confusa ao explicar o nome dado a enredo e ao baile)
ENREDO: 9,7 (precisa ser melhor trabalhado)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
DAOMÉ
APRESENTAÇÃO: 9 (não apresentou ‘justificativa ou apresentação)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 10 (belíssimo e muito bem idealizada)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (com exceção do grande número de tripés, um desfile tecnicamente perfeito)
DESENVOLVIMENTO: 9,9 (o tripé que separa a porta-estandarte da velha guarda – ala 1, com certeza atrapalhará a visão do carro abre-alas que é de tamanha importância para a escola)
ARGUMENTO: 10 (muito bem estruturado e escrito)
ENREDO: 10 (muito bom, uma verdadeira saga a ser contada e recontada diversas vezes, os autores nos fizeram sentir dentro de um sambódromo assistindo ao desfile tamanha a preocupação em mostrar cada detalhe do enredo)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
AS SETE DEUSAS VERDES
APRESENTAÇÃO: 9,5 (começou muito bem, mas foi muito sintética, poderia explorar mais o enredo)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 (muito boa, uma única correção, a cor ‘branca’ na bandeira nacional representa a paz e não o ar como citado na ala 4)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (muito bem elaborada, com certeza um belo carnaval)
DESENVOLVIMENTO: 9,7 (fantasias simples, sem muita inovação, correção no 8º carro ‘os campos infinitos’, campos têm vegetação escassa e não apresenta formas rochosas ou revelo acidentado, então título está incorreto, visto que a alegoria apresenta oito picos)
ARGUMENTO: 10 (simples e claro)
ENREDO: 9,8 (pode com certeza ser melhor desenvolvido, mas já está muito bom)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
OS ENCANTOS DO NOSSO MUNDO
APRESENTAÇÃO: 10 (excelente)
EXPLORAÇÃO TEMÁTICA: 9,9 (belíssimo e muito bem idealizada, mas vários pontos importantes citados nos setores ficaram de fora no desenvolver do enredo)
CARNAVALIZAÇÃO: 10 (tecnicamente perfeito)
DESENVOLVIMENTO: 9,9 (bateria vindo atrás do sexto-carro como ala 27 não é bom para escola nenhuma)
ARGUMENTO: 10 (muito bem estruturado e escrito)
ENREDO: 9,8 (muito bom, pode ser melhor desenvolvido, mas já está muito bom)
COMISSÃO DE OBRIGATORIEDADES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário