Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

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sexta-feira, 12 de junho de 2020

Justificativas - J3 - Wallace Paiva

1401  A Imperatriz das Rosas

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,4

 

O principal pecado do enredo é não ter dado destaque ao título, dificultando sua localização. (-0,1) Além disso, a utilização de “caixa alta” (upper case) em todo o texto prejudica a leitura que, de modo geral, carece de uma revisão de ortografia e pontuação, além do alinhamento do texto (justificado). (-0,1)

Outro ponto falho na defesa foi trazer literalmente parte da sinopse para a introdução, tornando o texto redundante. (-0,4)

 

Acertos

0,3

 

De grande valor a definição de um título direto, objetivo, dado à princesa D. Amélia, capaz de despertar curiosidade acerca da homenageada. (+0,3)

 

Argumento

Erros

1,7

 

Ao abrir mão de certo lirismo para definir os traços da homenageada, a sinopse se restringe a um processo enumerativo de setores que correspondem a fatos da vida de D. Amélia, opção esta que não empolga a leitura.  Uma citação literal de passagens, apenas, encorre no risco de apenas elencar fatos e personagens, pouca inspiração para os compositores. (-0,3)

 

Acertos

0,3

 

A opção por encadear os fatos em cronologia defende uma proposta de abordagem histórica, fazendo lembrar a inspirada homenagem a Leopoldina, Imperatriz do Brasil. (+0,3)

 

Roteiro

Erros

1,0

 

Algumas falhas históricas ao buscar reconstituir o ambiente em que Pedro e Amélia se conheceram. Ao tratar os anos de 1800, deveria se referir ao século XIX. Misturam-se épocas, como o Barroco Português (de 1580 a 1756). (-0,2)

 

Pensar a forma de defender alguns setores e fantasias, em que se opta por apenas descrever literalmente o significado, tal como “o pianista é um músico que toca piano”, que nada acrescenta ao roteiro. (-0,2)

 

Após o segundo carro, deixa de associar as alas e os elementos alegóricos ao setor a que pertencem. (-0,3)

Os setores referentes ao casamento e à homenagem da “Ordem das Rosas” praticamente inexistem, ao passo que deveriam ser o ponto alto do enredo, à medida que consagrariam a história de amor defendida na apresentação e na sinopse. (0,3)

Acertos

0,4

 

Roteiro defendido em setores que correspondem à cronologia dos fatos. (0,3)

 

Há que se destacar certo esforço em transformar a atmosfera de nobreza europeia em fantasias e alegorias, buscando realizar uma espécie de conto de fadas. Novamente, lembra – e isso é positivo – a Áustria de Leopoldina. (0,1)

 

Conjunto Temático

Erros

1,0

 

O enredo parte de um início em que se busca a pompa do Império, desde a nobreza portuguesa, mas vai-se esvaziando à medida que a princesa chega ao Brasil e se casa, o que deveria conduzir a um “final feliz” – e apoteótico – para o conto de fadas imperial. O enredo dá pouca ênfase a “ordem das rosas”, da homenageada. (-1,0)

 

Acertos

1,1

 

Tem a virtude dos enredos clássicos, com viés histórico (+0,2), e se dedica a buscar apresentar um personagem histórico não tão conhecido (+0,4). Soa interessante, também, a opção por ares de “conto de fadas” – por que não a fantasia em pleno Carnaval?! (+0,5)

 


 

1402  O Mítico Chico

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,2

 

De cara, chama atenção a não acentuação da palavra “mitico” no título apresentado. (-0,1) A utilização do termo, aliás, num título tão direto leva a crer que o enredo irá se ater às lendas e aos mistérios do Rio São Francisco, o que não está exatamente alinhado ao desenvolvimento. (-0,2)

Não apresenta uma seção correspondente à Introdução. Considerados os elementos apresentados na “Defesa”. (-0,5)

 

Acertos

0,5

 

Apresentação limpa, estruturada, bem formatada, destaques corretos para cores e negritos, contribuindo para a fluidez da leitura. (+0,5)

 

Argumento

Erros

1,0

 

Não apresenta uma seção “Argumento”. Considerados os elementos apresentados na “Justificativa”. (-1,0)

 

Acertos

0,5

 

A sinopse/justificativa aborda, de forma abrangente, os elementos que se pretende desenvolver no roteiro. Bem estruturada, clara, objetiva. (+0,5)

 

Roteiro

Erros

1,7

 

O terceiro setor (“Palmos que guiam a vida”) soam deslocados da proposta de uma abordagem “mítica” do Velho Chico, ao abordar literalmente o cotidiano dos ribeirinhos. (-0,3)

Acertos

0,8

 

Roteiro muito bem estruturado (+0,3), defendido de forma robusta, com explicações e ilustrações que agregam valor à defesa. (+0,5)

 

Conjunto Temático

Erros

1,5

 

Embora não seja necessariamente uma abordagem original, o ponto fora da curva que de certa forma confunde a abordagem, reside no setor da vida dos ribeirinhos, o que pouco se enlaça com o mítico Chico. (-0,5)

 

Acertos

1,7

 

Um enredo de forma geral muito bem concebido (+0,1) e muito bem defendido em sua proposta (+0,9), em que pese certa escorregadela para a descrição da economia e do modo de vida dos ribeirinhos. Embora não seja exatamente original, é valente e tira proveito de excelentes imagens das lendas e mistérios que envolvem o Velho Chico. (+0,7)

 

 


 

1403  El Brujo e a Senhora de Cao

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,6

Introdução com redação muito genérica, perdendo a oportunidade de lançar mão de elementos que despertem a curiosidade para a leitura. (-0,3)

Peca por não situar melhor geograficamente o enredo, ficando a cargo do leitor relacionar ao Peru à civilização inca e aos arredores andinos citados. (-0,1)

Acertos

0,6

Merecem destaque a opção pela objetividade do Título (0,1) e pela estrutura da apresentação. (0,5)

Argumento

Erros

1,5

Peca pela citação literal dos elementos arqueológicos, abrindo mão de certo lirismo que caberia à inspiração dos compositores. O que há de inovador e importante em abordar esse enredo? (-0,3)

Há uma quebra de expectativa quanto ao enredo quando encerra o primeiro parágrafo com o trecho “Por isso é tão difícil nos dias de hoje determinar, de fato, quem foram, como viviam e como sumiram”, o que vende a ideia de que o que se segue será impreciso. (-0,2)

Acertos

0,2

Cobre corretamente o enredo, elencando o que será abordado no roteiro.

Roteiro

Erros

1,4

 

As alas de “cerâmica”, “trocas comerciais” e “iconografia” parecem deslocadas no chamado setor “complexo arqueológico”. Na sequência, três alas sobre a geografia da região. (-0,2)

Não desenvolve a informação de expansão por ações bélicas citadas na sinopse. (-0,1)

O setor três, dedicado à “Senhora de Cao”, rende três alas aos “governantes” “sacerdotes” e “sacerdotisas”, não ficando muito clara a associação à historiografia pretendida. Faltou clareza em se tratar de funções da senhora e/ou pessoas que a cercavam. (-0,2)

Descrição das alas com termos referentes a “luxo” e “trajes típicos” pouco acrescenta ao entendimento, e a generalidade da concepção deixa os elementos cabíveis a qualquer enredo de antigas civilizações. (0,1)

Acertos

0,4

Abertura imponente, com uma metáfora significativa para o “florescimento no deserto”. Belo cartão de visitas! (0,3)

Estrutura e divisão dos setores. (0,1)

 

Conjunto Temático

Erros

1,5

 

O enredo pode desenvolver melhor o poder e o significado da Senhora de Cao, que se mostra uma figura instigante na sinopse, mas com um desenvolvimento burocrático no roteiro. Conhecer sua história revela que “algo mais” sobre a estrutura de poder na civilização mochica? Seria um empoderamento feminino? Em que isso se diferencia de outras civilizações antigas?

 

Acertos

2,0

 

Enredo original, com valor significativo ao buscar desvendar uma civilização tão pouco conhecida e com características tão peculiares. (1,0)

 

 


1404  Os Caminhos da Paz

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,9

 

Apesar do lirismo do título, poderia fazer uma referência mais clara à influência rastafári. (-0,1)

 

Acertos

1,1

 

O lirismo do título desperta curiosidade e faz um convite a conhecer tais caminhos (0,3). A introdução é bem competente neste sentido também (0,5), valorizada por uma apresentação muito correta (0,3).

 

Argumento

Erros

1,8

 

A carnavalização da confraternização no setor final, embora interessante, não soa bem resolvida – ou caree de maior fundamentação e encadeamento, para que os elementos não soem tão aleatórios. (0,2)

 

Acertos

1,5

 

A opção pela primeira pessoa leva o leitor a se envolver e se fazer personagem do enredo, o que pode ser bastante inspirador às composições. (0,5)

Sinopse bastante competente em descrever os elementos abordados, elencando as metáforas e se valendo de lirismo e inspiração. (0,5)

A utilização de notas de rodapé e citações agregam muito valor ao entendimento, por envolver regiões, fatos e personagens com os quais não estamos tão familiarizados. Endereça bem a complexidade da abordagem dest forma. (0,5)

 

Roteiro

Erros

1,2

 

Utilização dos carros alegóricos como abertura dos atos (setores). Foge à estrutura de composição, das partes até o todo. (0,3)

Falta clareza no roteiro para a representação de figuras expressivas de diversas chamas religiosas no caminho da Fé: qual a representatividade dessas figuras para os rastafáris? (0,2)

Ala dos Amuletos elencados de forma genérica, sem associação à filosofia rastafária condutora do enredo. (0,1)

Setor da Celebração. Não fica muito clara a proposta de utilização dos personagens da Commedia dell´arte, carnavalizados na versão afro. (0,2)

Acertos

1,3

 

Divisão dos Setores (0,3)

Metáforas escolhidas para as diversas representações (0,5)

Significado das alas (0,5)

 

Conjunto Temático

Erros

1,8

 

Setores da fé (-0,1) e da confraternização final (-0,1) careciam de uma solução mais clara para a referência dos elementos e personagens escolhidos.

 

Acertos

2,5

 

Uma proposta extremamente feliz, adequada aos tempos que vivemos, explorando uma filosofia com abordagem positiva. (+1,2) Exploração de imagens e metáforas muito significativas. (+1,3)

 

 


 

1405  Me Masso, mas experimento meu Teatro: prólogo a uma desbravatura negra

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,5

 

A opção por um título burocrático (-0,1)

Utilização de uma expressão “masso” que não se esclarece na leitura do enredo. (-0,1)

Introdução carece de maior apelo ao leitor, com uma abordagem genérica – tal como “o campo da educação e da política” - poderia indicar algo mais exemplar para a contribuição do TEM. (-0,3)

 

Acertos

0,3

 

Embora falte lirismo na escolha do tema, é inegável que deixa claro o objetivo da abordagem, com o resgate de importante contribuição negra. (0,3)

 

Argumento

Erros

1,8

 

Falta um pouco de lirismo, optando-se por citações factuais para a história do TEN. Poderia abordar melhor o impacto da contribuição, em tom mais emocional. (0,2)

 

Acertos

0,5

 

Abordagem correta para clarear o propósito do enredo. Todos os elementos propostos estão lá, revestidos de seu significado. (0,5)

 

Roteiro

Erros

1,6

 

Falta clareza no desenvolvimento de alguns elementos, tal como a passagem na comissão de frente em que entram 8 miseráveis no tripé e se transformam em 14 atores. Como é possível? Qual o significado? (0,2)

Utilização dos grafismos pré-colombianos para remeter ao Peru. Resolve visualmente o impacto, mas pouco agrega ao desenvolvimento do enredo. (0,2)

Acertos

0,5

 

A divisão dos setores soa bem adequada às mensagens que se pretende passar com as encenações do TEM e sua contribuição à valorização do negro nas artes. (0,5)

 

Conjunto Temático

Erros

1,8

 

O setor inicial, embora valorizado plasticamente pelo visual associado aos grafismos pré-colombianos, dá destaque a elementos pouco representativos do enredo. (-0,2)

 

Acertos

1,8

 

Sempre bem vinda a contribuição dos desfiles das escolas de samba para lançar alguma luz a personalidades tão importantes da cultura brasileira, vez e voz do negro nas artes. (+1,8)

 

 


 

1406  O palanque das amarras

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,8

 

A introdução peca por se valer de expressões genéricas, deixando de valorizar uma abordagem própria de certas personalidades da história política do Brasil. (-0,2)

 

Acertos

1,2

 

Bela sacada na concepção do título, usando imagens que se associam à política e ao cabresto. (+0,5)

Introdução muito competente em configurar o enredo (+0,5)

Apresentação correta. (+0,2)

 

Argumento

Erros

1,6

 

A utilização de muitas expressões genéricas para qualificar certos personagens acaba exigindo um esforço constante de “tradução” das imagens, sem que o leitor tenha certeza de que está identificando corretamente os políticos. (-0,4)

 

Acertos

0,5

 

Sinopse competente, procurando aplicar certa contextualização histórica aos caminhos e descaminhos do sistema eleitoral. (+0,5)

 

Roteiro

Erros

1,4

 

Contextualização histórica não muito precisa, parece remeter à República Velha, ao Café com Leite, deixando de fora raízes mais profundas desse patriarcado. (-0,3)

A utilização de expressões genéricas para identificar certos personagens históricos (o “gaúcho”, o “marajá”, ...) parecem remeter a certo distanciamento político, mas tornam a leitura cansativa. (-0,3)

 

Acertos

1,0

 

A abordagem das relações de poder tem a oportunidade de gerar críticas e reflexões quanto à estrutura de mandos e desmandos. (+0,5)

Interessante a proposta de revelar a metamorfose das relações dos coronéis com o eleitorado com a urbanização do país e a introdução de novas relações e o surgimento de novas lideranças messiânicas. (+0,5)

 

Conjunto Temático

Erros

1,5

 

O grande senão da proposta é a resolução dos personagens através de expressões genéricas que demandam constante exercício de se traduzir para o personagem real. (-0,5)

 

Acertos

 

2,0

 

 

Uma mistura potencialmente rica de crítica e irreverência, com um apanhado histórico do coronelismo até as novas formas de “amarras” eleitorais e/ou eleitoreiras.

 

 


 

1407  Arre égua! Segura na mão do santin e vai

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,7

 

Aborda vários temas sem, contudo, deixar claro qual o fio condutor do enredo. (-0,3)

 

Acertos

0,6

 

Criatividade do título (+0,4)

Opção por termos associados aos temas explorados no enredo, com regionalismos. (+0,2)

 

Argumento

Erros

1,4

 

Falta enunciar claramente qual o enredo. Cabe ao leitor pescar as referências aos santos juninos e à busca de um bom casamento. (-0,4)

Por que a escolha destas cidades? (-0,2)

 

Acertos

0,8

 

Sinopse enxuta, porém competente ao elencar os elementos que vão compor o desfile. (+0,3)

Originalidade da proposta, percorrendo as festividades dos santos juninos em diferentes regiões (+0,5)

 

Roteiro

Erros

1,7

 

Primeiro setor sertanejo se conecta ao setor de Barbalha (CE), mas os seguintes remetem a Corumba (MS) e São Pedro (SP). Geograficamente, soa desconexa uma introdução nordestina, para um tema que se estende por centro-oeste e chega ao Sudeste. (-0,3)

 

Acertos

0,4

 

Divisão dos setores deixa muito clara a regionalização dos temas. (+0,2)

Imagens escolhidas para compor cada um dos setores fecham bem o conjunto das mensagens associadas a cada Santo. (+0,2)

 

Conjunto Temático

Erros

 

 

 

1,8

 

O enredo não resolve bem a abertura nordestina, voltada à seca e às tristezas, sendo que o desenvolvimento que se segue explora também outras regiões brasileiras. (-0,2)

 

Acertos

2,0

 

Abordar outras folias sempre rende bons momentos aos desfiles das escolas de samba. (+0,5)

Valorização da cultura popular (+0,5)

Exploração das peculiaridades de diversas regiões do Brasil para compor o cenário junino da folclórica busca por casamento. (1,0)

 

 


 

1408  Nas asas do Galo de Ouro, os encantos da folia

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,7

 

Opção pela citação literal dos bairros e escolas carece de maior apelo emocional para se conhecer a história a ser contada (-0,2)

A introdução não resolve bem a referência à busca por ser a “quinta força do Carnaval” para quem não identifica historicamente o peso das 4 matriarcas (Portela, Mangueira, Império e Salgueiro). (-0,1)

 

Acertos

0,5

 

Resgate da história das escolas de samba a partir de fatos e escolas de seus primórdios hoje em processo de resgate. (+0,5)

 

Argumento

Erros

1,8

 

Opção pela simples enumeração dos fatos em ordem cronológica já antecipa o desenvolvimento sem um maior apelo à composição e ao lirismo da proposta. (-0,2)

 

Acertos

0,5

 

Sinopse em primeira pessoa convoca o leitor/componente a vivenciar a trajetória do Galo de Ouro (+0,2)

Defesa clara e objetiva dos elementos que irão compor o desfile (+0,3)

 

Roteiro

Erros

1,8

 

Um primeiro setor muito genérico sobre as origens das escolas de samba, sem maior amarração às origens da Parada de Lucas. (-0,2)

 

Acertos

0,4

 

Simbologia da comissão de frente (+0,1)

Divisão dos setores compondo a história e os grandes carnavais das escolas. (+0,3)

 

Conjunto Temático

Erros

1,5

 

Um senão à abordagem do setor inicial, de forma muito genérica, mais à história das escolas de samba que o bairro homenageado no abre-alas.

 

Acertos

1,6

 

Um enredo de resgate vem a calhar em tempos em que as escolas sofrem tantos ataques e, sobretudo no contexto carioca, seguem à margem da atenção do poder público. (+1,0)

Resgate da história de escolas importantes nos primórdios do samba (+0,1), valorizando sua trajetória como forma de resgate de sua tradição. (+0,5)

 

 


 

1409  OS CAMINHOS DA CAPITAL MÍSTICA DA NOVA ERA

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,7

 

Opção por uma citação muito literal dos sub-temas, deixando de carnavalizar e chamar atenção de forma mais empolgante para o valor (atratividade) que o enredo possa ter. (-0,3)

 

Acertos

0,1

 

Objetividade da introdução, não deixando dúvidas do que se trata. (+0,1)

 

Argumento

Erros

0,0

 

Não tem sinopse

 

Acertos

0,0

 

Não tem sinopse

 

Roteiro

Erros

1,2

 

Introdução deslocada de elementos egípcios numa abertura dedicada ao setor indígena. (-0,1)

Figura do bandeirante soa deslocada no primeiro setor, dedicada aos índios, uma vez que o setor seguinte, sim, aborda o desbravamento em busca de pedras preciosas. (-0,1)

Setor das pedras preciosas soa genérico em sua abordagem, sem se ligar particularmente à Brasília. Caberia tranquilamente em um setor sobre o estado de Goiás ou a expansão rumo ao centro-oeste. (-0,2)

Os mesmos comentários acerca de “soluções genéricas” podem ser feitos sobre o setor das águas. (-0,2)

O quarto setor, referente às profecias, cita em sua descrição Dom Bosco e o Vale do Amanhecer, mas o desenvolvimento se restringe à apresentação dos 4 elementos (água, terra, fogo, ar) mais o espírito e a coruja mística, sem explorar melhor o encadeamento de ideias. (-0,2)

Acertos

0,0

 

Conjunto Temático

Erros

1,0

 

Há uma sobreposição de temas entre setores (índios, bandeirantes, pedras preciosas) e algumas abordagens muito generalistas para as profecias. (-0,5) Fica a impressão de que há mais Goiás e Centro-Oeste que Brasília. (-0,5)

 

Acertos

1,0

 

Temas ligados a misticismo, lendas e crenças populares costumam render bons desenvolvimentos

 


 

1410  A INCRÍVEL HISTÓRIA DA LÂMPADA INCANDESCENTE

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,4

 

Erro de grafia no título, “incadescente” em vez de “incandescente”. Descuido no cartão de visitas da escola. (-0,1)

Conflito entre a referência à história da lâmpada incandescente no título e a exploração de outras variações na sinopse e no roteiro. A forma incandescente da lâmpada se reduz a um setor apenas. (-0,5)

 

Acertos

0,1

 

Originalidade da proposta. (+0,1)

 

Argumento

Erros

1,3

 

Foge ao tema da “lâmpada incandescente”, abordando a lâmpada fluorescente, ao neon. (-0,5)

Deixa de abordar outros elementos de “iluminação” como o sol, a lua, as estrelas, as fogueiras. (-0,2)

 

Acertos

0,5

 

Aposta na criatividade ao abordar as metáforas associadas à lâmpada e à iluminação. (+0,5)

 

Roteiro

Erros

1,1

 

Dedicação de apenas um setor ao tema-enredo. (-0,5)

Faltam referências a outras formas de iluminação anterior à invenção da lâmpada por Thomas Edison. (-0,1)

Apresentação de alguns elementos químicos de difícil carnavalização, como os metais os gases nobres da tabela periódica. (-0,2)

Adoção de uma mesma solução alegórica (cidade) para os setores das lâmpadas fluorescentes e de neon. (-0,1)

Acertos

0,4

 

Interessante divisão dos setores, que de certa forma dá “cronologia” ao tema, dos primórdios da iluminação à modernidade dos neons nos letreiros e mesmo no Carnaval. (+0,4)

 

Conjunto Temático

Erros

1,4

 

Em determinados momentos a proposta se perde, desviando-se do tema central – o que poderia ser resolvido estendendo o tema para simplesmente “lâmpada” ou “luz”, a se pensar. (-0,3)

A se pensar também a solução para os setores das lâmpadas fluorescentes e do neon, com elementos de difícil carnavalização (metais e gases) e com uma mesma solução para alegoria (cidade com lâmpadas fluorescentes x cidade com lâmpadas de neon). (-0,3)

 

Acertos

1,5

 

Proposta original, com um viés de desenvolvimento bastante interessante. Ganharia mais corpo se o título e a defesa se permitem generalizar para “lâmpada” ou “luz”.

 

 


 

1411  Um carnaval literal...

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,4

 

A utilização de reticências na concepção do título, dando margem a interpretações e uma possível “continuidade do pensamento” contrasta com a proposta de ser literal, afirmativo, direto ao ponto, sem viagens. (-0,2)

Não apresenta uma introdução, levando-se a avaliar a “Justificativa”. (-0,5)

 

Acertos

0,3

 

Apresentação correta e fluida do enredo, com formatação adequada à leitura.

 

Argumento

Erros

1,9

 

A sinopse tropeça ao se encerrar com a proposta para “(...) ver um carnaval meio desajeitado”, que não se esclarece bem e que quebra o clímax do interesse que vinha sendo despertado. (-0,1)

 

Acertos

1,2

 

Soa interessante iniciar a sinopse com o verbete de dicionário que já esclarece o termo “literal” aplicado à proposta. (+0,2)

A originalidade da abordagem convida o leitor a seguir adiante com a proposta. Lembra a irreverência da proposta do Arranco, em 1989, em subverter certas convenções e rasgar alguns roteiros pré-concebidos. (+1,0)

 

Roteiro

Erros

1,6

 

Utilização de termos como “clássicos” e “comuns” esperam aproximar o leitor do que se está apresentando, mas cai no risco de confundir, uma vez que a história e a evolução das escolas de samba transformaram esses elementos ao longo do tempo. (-0,2)

Embora se aplique à proposta do enredo, a descrição de algumas fantasias empobrecem o tom da carnavalização, como “suvaco” com pelos e “bafo” com efeitos de fumaça. (-0,1)

Terceiro setor não esclarece a escolha de determinadas escolas e de outras, não. Apenas a sinopse remete à lembrança de antigas escolas. (-0,1)

Acertos

0,3

 

Abordagem original para o desfile das escolas de samba. (+0,3)

 

Conjunto Temático

Erros

1,8

 

Apenas alguns deslizes na opção por algumas imagens menos convencionais (pelos de suvaco, fumaça do bafo, ...) e a falta de clareza de escolha de algumas homenagens no setor final comprometem o todo original da proposta. (-0,2) No mais, uma proposta de muita criatividade e irreverência.

 

Acertos

2,0

 

Um enredo extremamente original, na contramão de todas as invencionices de alguns carnavalescos. Palmas para a imaginação e a criatividade. (+2,0)

 

 


 

1412  ACRE, SUA ESTRELA IRÁ BRILHAR

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,5

 

Dispensa muita atenção à motivação (realidade, mazelas, preconceitos, ...), deixando o enredo para mera citação no período final da introdução. (-0,5)

 

Acertos

0,0

 

Argumento

Erros

1,7

 

A sinopse dispensa alguns parágrafos à apresentação do modo de vida do menino nilopolitano, o que não vai se realizar no roteiro de desfile. Com isso, perde-se de certa forma o foco do entendimento acerca do que virá a seguir. (-0,3)

 

Acertos

0,1

 

Em concepção, soa interessante a citação de 2 meninos, um acreano e outro nilopolitano, para efetivar o contraste entre os modos de vida. (+0,1)

 

Roteiro

Erros

1,2

 

Em nenhum momento o enredo resolve e/ou explica o título sobre “brilhar a estrela do Acre” – seria a estrela de sua bandeira ou apenas a força de uma expressão? (-0,1)

Não fica clara a escolha de neandertais e dinossauros para representar o preconceito com o Acre, de modo que o setor mais serve aos quesitos plásticos que ao entendimento do enredo em si. (-0,3)

O texto faz referência duplicada a um “6º setor”. (-0,1)

7º setor muito genérico, caindo na tentação de que “no Brasil, tudo acaba em Carnaval” (-0,3)

Acertos

0,0

 

Conjunto Temático

Erros

 

 

1,2

 

Por si só, o Acre tem muita história para contar, sobretudo pelo pouco conhecimento que a maioria dos brasileiros tem acerca deste Estado brasileiro. Neste sentido, o primeiro e o último setor tentam carnavalizar a passagem do completo desconhecimento até uma revelação apoteótica do potencial acreano, mas a proposta não fica bem resolvida em termos de personagens e imagens.

 

Acertos

1,5

 

Deve-se reconhecer o valor de trazer ao conhecimento do público, no maior espetáculo da Terra, as curiosidades desse território tão pouco familiar à maioria dos brasileiros. Pontos também por abordar o Santo Daime e suas conotações religiosas.

 

 


 

1413  LUCITA D’ARAGON A RAINHA DAS SOMBRAS

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

1,4

 

Introdução corresponde ao primeiro setor da sinopse. Apenas situa a personagem quanto à linhagem e a geografia dos fatos, mas não há maior ênfase no texto a convencer e empolgar o leitor quanto ao enredo. (-0,5)

O excesso de negritos e caixa alta (upper case) deixa o texto pesado. (-0,1)

 

Acertos

0,0

 

Argumento

Erros

0,0

Não apresenta sinopse

Acertos

0,0

Não apresenta sinopse

Roteiro

Erros

0,5

 

Em nenhum momento o roteiro se dedica a esclarecer, com fatos ou passagens, por que a personagem recebe a alcunha de “rainha das sombras”. (-0,5)

O roteiro se resume a uma extensa apresentação de geografias, linhagens e personagens, de difícil assimilação. (-1,0)

Acertos

0,0

 

Conjunto Temático

Erros

1,0

 

O roteiro não resolve bem o encadeamento de geografias, linhagens e personagens, carecendo de utilizar fatos que valorizem a história sendo contada.

 

Acertos

0,5

 

A sugestão de um tema original.

 


 

1414  Voar, Voar, Subir, Subir Falta identificação dos setores, conforme listados na sinopse. (-0,2)

Quesito

 

Nota

Justificativa

Apresentação

Erros

2,0

 

 

 

Acertos

0,2

 

A utilização de verbete de dicionário para iniciar a introdução traz logo o clima literal dos voos que se pretende apresentar. (+0,2)

 

Argumento

Erros

1,9

 

Trechos como “(...) um pouco da curiosidade do que paira sobre os nossos céus, tudo isso e mais um pouco” não servem ao esforço de delimitação do tema, dando margem a especulações. (-0,1)

 

Acertos

0,3

 

A utilização de versos de “Sonho de Ícaro” para pontuar a sinopse dá certo tom lírico e introduz bem o tema.(+0,1)

A estrutura do texto é correta e objetiva, contribuindo para o entendimento a apresentação dos setores e suas conotações. (+0,2)

 

Roteiro

Erros

1,2

 

Falta identificação dos setores, conforme listados na sinopse. (-0,2)

De certa forma, a abertura com o personagem Ícaro permite um investimento plástico imponente. Entretanto, a opção pelo astro Sol como elemento principal no abre-alas enquanto os ícaros se fazem coadjuvantes não contribui para o entendimento do enredo. (-0,1)

A composição do enredo não deixa clara a opção por iniciar o desfile com Ícaro e só depois introduzir o voo das aves no contexto. A princípio, a natureza seria a inspiração e o mote do desejo de o homem voar. (-0,1)

Algumas opções de fantasias para as alas parecem contribuir mais para o visual da escola do que para o entendimento do enredo. O destaque dado em alas para o reinado de D.João V no setor das invenções e o mercado europeu de balão (ala 13) soam periféricos ao tema. (-0,2)

Último setor, ao tentar carnavalizar os voos, devaneios e estranhamentos, acabou agregando diversos elementos (esquilos, padres voadores, Byafra, ...) sem construir uma unidade entre eles. (-0,2)

 

Acertos

0,4

 

A escolha do andorinhão como majestade dos céus tem ares de originalidade e a defesa é competente. (+0,2)

A reserva de um setor para descrever o “lado B” da utilização dos aviões em cenários bélicos traz uma crítica e uma reflexão que sempre caem bem ao carnaval. (+0,2)

 

Conjunto Temático

Erros

1,6

 

Apesar de uma concepção bastante interessante para o enredo, a organização do roteiro confunde com a ordem de alguns setores (o voo de Ícaro antes da inspiração dos voos das aves) e a reunião não tão bem formatada de elementos diversos no último setor (de esquilos a Byafra).

 

Acertos

1,9

 

Uma abordagem correta para um tema clássico, com infinitas possibilidades – basta lembrar que em 2020 tivemos simultaneamente Salgueiro e Beija-Flor explorando este tema. A variedade de imagens é bem explorada no enredo, misturando metáforas e cronologias. Um destaque é a crítica à utilização dos aviões e demais equipamentos voadores para fins bélicos.

 

 

 


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