Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!

Atenção carnavalescos e presidentes de escolas de samba!
Gostou de uma ideia, Clique na lâmpada e leia a nossa recomendação!

domingo, 25 de setembro de 2016

jUSTIFICATIVAS QUINTA- Jurado 4 : Raphael Khaleb

Justificativas:
Jurado: Raphael Khaleb

Enredo 1001:
Título:
  O titulo pecou pela falta de criatividade, tornando se clichê, uma vez que, por ser baseado na Musica do Chico, fica obvio demais apresentar o titulo da música (-0,1);
Apesar de ser uma musica famosa de Chico Buarque, o titulo não desperta interesse em ler o enredo. A primeira imagem é que será apenas vitrines e não tem relação com a Musica. (-0,1)
Identificação Visual:
   A abertura está de parabéns, porem, me incomoda, me fazendo demorar a entender um pouco os títulos devidos a fonte de suas letras serem escolhidos de forma que não ficassem claras de primeiro momento (-0,1)
Argumento:
A sinopse vem com um doce gosto de romance e saudosismo e... ela simplesmente para. É quebrada. Não soa uma conclusão nessa história, nessa sinopse (-0,1)
Roteiro:
Comissão de frente: Há uma descrição inicial da ala e uma concordância deixa a primeira frase sem sentido. Parece que a ala será formada por narradores. Depois, parece que serão narradores e estatuas vivas.  (-0,1)
Posterior a isso, quando se descreve os demais elementos da ala, entende-se que a ala não será mais de um elemento e sim gerando elementos diferentes. Porém, não fica claro o quantitativo podendo ser dois ou mais elementos de cada personagem descrito na comissão (nota-se o uso do plural)   (-0,1)
Mestre Sala e Porta bandeira: O Casal recebe o titulo de Moradores de rua. Porém, na sua descrição, só tem um morador de rua e a sua mulher amada. Gerando assim um conflito no titulo e na descrição (-0,1)

Enredo 1002:
Identificação Visual:
   O enredista escolheu utilizar uma apresentação com uma fonte em arial 12 itálico, associada a cor dificultam a leitura da apresentação.  (-0,1)
Argumento:
A sinopse vem correta, informativa ate demais, contando a historia de Xangô em sua cidade. Porem a sinopse, devido ao tom informativo que apresenta, vai perdendo o ritmo, se tornando desinteressante conforme seu desenvolvendo.  (-0,1)
Por mais que Você seja um leigo na linguagem Yoruba, você , quando coloca o glossário (não identificado como tal), ele precisa ser sinalizado e não sendo colocado no inicio do texto, causando assim uma “bagunça” na cabeça do leitor, achando que a sinopse já começou (-0,1)
Roteiro:
Comissão de frente: Não fica claro que os demais 10 membros da comissão de frente representam. Eles são o Conselho ou o Oráculo?  (-0,1)
As alas 05 e 07, de acordo com as suas respectivas descrições aparentam ser iguais. A sugestão, assim como fez na ala 06, a qual caracterizou a Yabá com a sua ferramenta, é caracterizar Oyá e Obá com as suas respectivas ferramentas. (-0,1)
Exploração temática:
   O tema passou, não houve a busca de elementos que pudesse enriquecer ainda mais a apresentação. O carnavalesco deve ter cuidado com o uso de imagens corretas. Uma vez que elas servem para contextualizar/esclarecer,  a imagem utilizada após a ala de Yemanjá não é da orixá e sim de Oxum, vide as ferramentas, as cores  e as ofertas detalhadas na foto.  (-0,1)
   Obá, Ala 07, não teve nenhuma menção a sua orelha decepada, uma vez que a orelha foi um auto flagelo como prova de amor a Xangô  e a sua saudação, ela coloca a mão próximo a orelha. Sendo uma característica marcante da Yabá, não poderia ficar de fora (-0,1)
Conjunto Artístico:
  Um enredo óbvio  que não conteve nada de especial, diferente ou novo. O recorte foi muito bem feito, pois sabemos que Xangô tem muitas historias, porem me deixou me questionando o fato do enredo ser sobre Oyó ou sobre Xangô. O titulo disperta uma intenção e o corpo do texto apresenta outro (-0,1)

Enredo 1003:
Título:
  O titulo pecou pela falta de criatividade, tornando se clichê, uma vagem no tempo pode parecer bem interessante, porem, a roupagem dada pelo carnavalesco a fez parecer como se fosse uma viagem a esquina. (-0,1);
Identificação Visual:
   O Carnavalesco apresentou muito bem o enredo, explicando cada setor, ilustrando a idéia de cada fantasia através de imagens, usando cores como referencia, entre outros. Porém, os erros de digitação, unificando palavras foram recorrentes na leitura do texto, desde a apresentação até o final do roteiro. Deixando a desejar nesse sentido. (-0,1)
Observação:     Um enredo muito bom, vale a pena ressaltar que foi feita uma viagem no tempo sobre as viagens no tempo. Senti falta de falar sobre desenhos que tinham essa intenção de viagens ao tempo, como a Vilã “Chronus” do Mascara que usava um relógio para essas viagens, ou os “Jetsons” que iam e vinham do Futuro até a pré historia interagir com os “Flinstones”. Fugiu do Clichê, de nos levar a fazer uma viagem no tempo, apresentando momentos da nossa historia ou da historia mundial que marcaram a nossa historia.  E o mais interessante é que, apesar do Titulo do enredo nãos er convidativo, o texto vai te prendendo de forma que você conheça essa história. Linguagem bem fácil, me senti dominando os termos utilizados no enredo. Só Cuidado com erros de digitação, que foram recorrentes e algumas vezes deixaram o texto sem entendimento. Fora isso, Parabéns ao enredista.

Enredo 1004:
Introdução:
  Na Introdução fica difícil compreender a situação cronológica do enredo. Devido a  ser um enredo futurista, o mundo antigo seria 2016? OU o mundo antigo seria ano 0? (-0,1)
Roteiro:
 A ala 05 (Bateria) e a rainha de Bateria representam uma expressão de repetição, (Já Vi esse filme) porém o termo qualquer semelhança não é mera coincidência é usado no inicio do enredo (titulo) e final do argumento (-0,1)
Observação:  A bateria é encaixada no seu retorno de maneira esplendorosa. Parabéns pelo encaixe dela.

Enredo 1005:
Título:
  O titulo pecou pela falta de criatividade, tornando se clichê, uma vez que, por ser baseado na uma historia que já passou na avenida poderia ter sido explorado mais o lado criativo (-0,1);
Argumento:
 A sinopse vem numa formatação diferente das normais, porém, não há uma forma correta para uma métrica, fazendo versos livres. Esses versos destoam uns sendo grandes demais e outros sendo curtas demais causando assim um fácil cansaço na leitura da sinopse (-0,1)
Roteiro:
 As descrições das três alegorias deixam a desejar, fazendo com que as suas definições fiquem evasivas (-0,1)
Conjunto Artístico:
     Um enredo com recorte interessante porém não acrescenta algo de novo, ou algo q seja diferente na sua descrição  (-0,1)
Atenção:
 Enredista cuidado com a inconstância entre o nome Icamiabas e Ycamiabas.

Enredo 1006:
Identificação Visual:
    O texto, apesar de se tratar de uma poetisa, apresenta um formato estranho. NO corpo do texto tem a formatação de três tipos de fontes diferentes Inclusive as do titulo ficam enviáveis de enxergar a primeira vista. (-0,1)
   As cores do corpo do texto destoam, não mostrando um significado para estas serem diferentes. (-0,1)

Introdução:
  A Introdução, fica difícil de ser compreender  devido aos erros de português, principalmente ausência de virgulas e acentos que dificultam o entendimento das orações (-0,2)

Argumento:
 A sinopse, apesar de um titulo que causa curiosidade no publico. Ela se torna didática e cansativa, quando traz a vida de uma poesia, contada em primeira pessoa (muito boa a idéia) porém cheia de datas e informações fazem com que o texto se torne pesado e cansativo (-0,1)

Roteiro:
    Comissão de frente: Não fica claro que os demais 12 membros fazem, deixando assim a aparência da comissão de frente com apenas 03 membros   (-0,1)
    As alegorias e as alas com altos e baixos. Algumas bem descritas, outras bem evasivas (-0,3)
Exploração temática:
    A apresentação do enredo foi de uma maneira muito técnica. Não houve uma emoção ao tratar a vida da poetisa. O carnavalesco deixou a desejar, por ter muita informação e não saber como colocá-las na avenida. Não houve uma harmonia entre os setores, entre os elementos utilizados.   (-0,2)

Conjunto Artístico:
     Uma idéia muito bem aplicada, em ter o seu desfile narrado pela própria poetisa. Muito valido quando você vê que o carnavalesco buscou estudar a biografia da homenageada. Porém, o excesso de informações deixou o enredo pesado e de difícil continuidade (-0,1)

Enredo 1007:
Roteiro:
    Roteiro bem simples e direto. As alas, apesar de descrições curtas, estão bem descritas e bem organizadas. Porém, as alegorias apesar de descrições curtas, encontram-se com altos e baixos nas suas descrições deixando elas com gostos duvido (-0,1)
  Os guardiões do primeiro casal destoam do casal, quebrando o conjunto harmônico. A impressão que se tem é que  a marinha está morrendo (-0,1)

Enredo 1008:
Titulo:
 Quando é abordado “A sorte está lançada”  subentende-se que a a agremiação irá retratar todo o misticismo de sorte ou azar. Através dos jogos. E não simplesmente jogos de baralho, como propõe a introdução (-0,2)

Identificação Visual:
 A fonte dificulta a leitura. A variação dos tamanhos incomodam visual. (-0,2)

Argumento:
   A sinopse, apesar de dividida, se torna uma leitura difícil e arrastada. Não tem  uma harmonia, parecem enredos soltos.  Escrita massante e de difícil leitura, uma vez que acontece a repetição da divisão do enredo na introdução.  Atento para ausência na sinopse de menções ao comunidade, citada na Introdução e  apresentada na sinopse(-0,6)
  
Roteiro:
    O roteiro vem projetado nos padrões da LiESA, as imagens foram bem colocada abrindo os setores. Os carros bem descritos, porem algumas alas confusas, principalmente o ultimo setor inteiro que não aparece na sinopse; (-0,4)

Exploração temática:
    A apresentação do enredo foi de uma maneira muito simples. O carnavalesco deixou a desejar por ter muita informação e não saber como colocá-las na avenida. Faltaram dados importantes para o enredo. A pesquisa ficou um gosto de quero mais não sendo completa.   (-0,2)

Conjunto Artístico:
     A temática boa, porem pouco explorada. O Carnavalesco se perde na construção artística, deixando a desejar principalmente no ultimo setor.   (-0,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores